Issuu on Google+

Iº EVENTO – ABERTURA EM ÁGUAS INTERIORES 2012 REGULAMENTO 1.

OBJECTIVOS DO EVENTO

Os principais objectivos deste Iº EVENTO – ABERTURA EM ÁGUAS INTERIORES 2012, sob a égide e organização do fórum www.pescacomamostras.com são os seguintes: 1.1. Divulgar a pesca de predadores em águas interiores com amostras artificiais, de uma forma consciente e responsável, bem como a importância da sua devolução ao seu meio ambiente, em condições de bom estado de sobrevivência, como forma de preservação das espécies. 1.2. Promover o convívio entre todos os membros do Fórum Pesca com Amostras. 1.3. Desenvolver a camaradagem, entreajuda e o espírito da pesca unicamente como desporto. 1.4. Promover, divulgar e captar a atenção de todos os interessados, para o fórum http://www.pescacomamostras.com/forum onde com tolerância e espírito construtivo se tenta implementar nos pescadores lúdico/desportivos portugueses uma nova mentalidade na abordagem destas temáticas para que todos tenham uma atitude mais consciente na preservação das espécies, no contacto com a natureza e um entendimento puramente desportivo.

2.

CONSTITUIÇÃO DO EVENTO 2.1. O Evento é composto por 2 (dois) Encontros:

Encontro Centro/Sul: Domingo, 10 de Junho de 2012 Local de realização: Barragem de S. Domingos – Peniche Hora: das 7:00h em 13:00h Encontro Norte: Domingo, 1 de Julho de 2012 Local de realização: Lomba – Gondomar Hora: das 7:00h em 13:00h 2.1.1. Ponto único: Por motivos de força maior, poderão vir a ser alteradas as datas e local de realização deste Evento. Das eventuais alterações, será oportunamente dado conhecimento aos interessados no fórum ou através de outros meios.

3.

CLASSIFICAÇÃO NO EVENTO 3.1. A Classificação em cada Encontro é individual e será declarado vencedor do Evento o participante que obtiver maior número de pontos, atribuídos da seguinte forma: 3.1.1. A cada exemplar será atribuída uma pontuação igual à medida do seu comprimento, em centímetros e aplicável a qualquer espécie capturável nessa massa de água, sendo que a pontuação caso incida sobre a espécie Achigã resultará na duplicação pontual dessa catura. 3.2. À “grade” é atribuído o número de zero pontos. 3.3. Os empates na classificação no Evento serão desfeitos em conformidade com o seguinte critério: 3.3.1. pelo maior exemplar capturado pelos participantes em causa (medido em cm) 3.3.2. por sorteio. 3.4. Considera-se “Vencedor Absoluto” do Evento o pescador que obtiver melhor classificação do Encontro onde tiver participado, permitindo-se assim que possam participar em ambos se assim o desejarem.

4.

REGULAMENTO DO ENCONTRO 4.1. Os Encontros realizam-se em uma única “mão” ou “manga“ com a duração máxima de seis (6) horas, sem qualquer interrupção, podendo a acção de pesca ser praticada apeada dentro ou fora de água; 4.2. Só será permitido o uso e utilização de amostras artificiais, sejam elas duras ou moles. 4.3. Os participantes agrupar-se-ão em conjuntos de dois ou três pescadores, sendo estes “grupos” constituídos por sorteio 4.4. O primeiro participante de cada “grupo” a ser sorteado será o responsável do respectivo “trio” ou “duo” e terá o poder de decidir o local para início da acção de pesca. 4.5. O responsável pelo “grupo” alterará a cada 2 horas de prova por cada um dos elementos que compõem o “grupo”. 4.6. Em acção de pesca, os elementos de cada “grupo” não deverão distar uns dos outros mais de 50 metros. 4.7. A distância mínima permitida entre “grupos“ será de 50 metros. 4.8. Para que um “grupo” mude de pesqueiro, é necessária a concordância dos seus elementos. 4.9. A mudança de pesqueiro só poderá fazer-se pelas margens, e por fora de água. 4.10. Os elementos de cada “grupo” deverão assistir-se mutuamente na medição dos exemplares capturados, confirmando a correcção da mesma e rubricando obrigatoriamente a folha de prova que será distribuída pela organização. 4.11. Cada exemplar pescado, após medição e registo na folha de prova, deverá de imediato, ser libertado, devendo antes sempre ser efectuado o registo fotográfico junto da bitola para confirmação da medição da captura devendo portanto existir no mínimo uma câmara fotográfica por cada "grupo".


4.12. Para medição dos exemplares capturados é obrigatório o uso exclusivo da “´régua PcA” fornecida pela organização. 4.13. Apenas serão considerados, para medição e registo, os exemplares com a medida mínima de Lei, medidos desde a extremidade da boca fechada até à extremidade da cauda (pontas). 4.14. Não será permitido pescar fora da área definida pela organização, sendo esta mesma área indicada no briefing que precede a final. 4.15. Cada participante deverá escolher uma técnica de pesca, Spinning ou Casting, podendo mudar de técnica durante a prova. 4.16. Cada participante poderá fazer-se acompanhar de um máximo de duas canas, das técnicas acima referidas. 4.17. É expressamente proibida qualquer ajuda à pesca, nomeadamente qualquer ajuda electrónica e engodos de origem animal. Compostos artificiais de feromonas para as amostras são admitidos. 4.18. Não será permitida a utilização de qualquer tipo de veículo motorizado ou não para deslocações nos pesqueiros. 4.19. A não observância de alguma destas normas pode promover a imediata desclassificação do participante.

5.

PARTICIPAÇÃO NO EVENTO 5.1. Poderão participar no Iº EVENTO – ABERTURA EM ÁGUAS INTERIORES 2012, os concorrentes: 5.1.1. Membros registados no Fórum www.pescacomamostras.com. 5.1.2. Membros não registados no Fórum www.pescacomamostras.com, que pagarão inscrição, no valor de €10,00. 5.1.3. Todos os participantes neste Evento, terão de ser possuidores de licença válida de pesca lúdica em águas interiores para o local da prova, seja ela Nacional ou Regional. 5.2. A organização do Evento tem competência para não permitir a inscrição a participantes que sejam reconhecidamente transgressores das leis da pesca, ou que, pelo seu comportamento em acções de pesca desportiva ou no fórum www.pescacomamostras.com, tenham praticado nefastamente actos ética e desportivamente reprováveis.

6.

INSCRIÇÕES E PAGAMENTOS 6.1. As inscrições validadas para a Final do Iº EVENTO – ABERTURA EM ÁGUAS INTERIORES 2012 terão de obedecer aos prazos estipulados pela organização, pelo fórum www.pescacomamostras.com e através do pagamento por transferência bancária. 6.2. O pagamento das inscrições para a Final do Iº EVENTO – ABERTURA EM ÁGUAS INTERIORES 2012 serão efectuados antecipadamente e através de transferência bancária, cuja conta será disponibilizada, até ao último dia da data estipulada pela organização para esse efeito.

7.

ATITUDES ANTI-DESPORTIVAS E ATENTADOS AO MEIO AMBIENTE 7.1. Atitudes anti-desportivas e nocivas ao meio ambiente implicarão a desclassificação do participante dos Encontros. 7.2. Assim, cada participante deverá, durante a acção de pesca, manter na sua posse o lixo produzido que, no final da prova, será depositado em local apropriado existente no local da concentração.

8.

CLASSIFICAÇÕES E PRÉMIOS 8.1. No final da prova, o responsável de cada “grupo”, fará a entrega da folha de registo a um dos membros da organização e através desta, será elaborada a classificação provisória, bem como a entrega da bitola. 8.2. Haverá um prémio em material de pesca e troféu para o “Vencedor Absoluto” do Evento. 8.3. Todos os participantes receberão uma lembrança de participação no Iº EVENTO – ABERTURA EM ÁGUAS INTERIORES 2012.

9.

RECLAMAÇÕES 9.1. Todas as reclamações previstas no presente Regulamento serão obrigatoriamente apresentadas, após a afixação e/ou leitura da classificação da final do Evento. 9.2. Todo o participante que for desclassificado e que pretenda reclamar de tal decisão tem o direito de solicitar uma reapreciação do seu caso, sendo esta reapreciação analisada e discutida pela organização.

10. ALMOÇO 10.1. Todo os participantes no Iº EVENTO – ABERTURA EM ÁGUAS INTERIORES 2012 terão direito gratuitamente a um Lanche de Confraternização que será oferecido pela organização. 11. CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS 11.1. Após a realização do Encontros será realizada a cerimónia de entrega de Prémios ao vencedor e participantes Iº EVENTO – ABERTURA EM ÁGUAS INTERIORES 2012.

12. OMISSÔES 12.1. Qualquer situação omissa ou não prevista neste Regulamento, será resolvida pela Organização.

Uma Organização


Regulamento - Iº EVENTO – ABERTURA EM ÁGUAS INTERIORES 2012