Edición Dezembro de 2023 - Janeiro de 2024 Número XXXII
B.A.P "Unión" y la Fragata Marroquí "Mohamed V"
Cumanana
Boletim Virtual da Cultura Peruana para a África MINISTÉRIO DE RELAÇÕES EXTERIORES
Chegada do navio B.A.P. "Unión" à África
ARTIGO 1
Chegada do navio B.A.P. "Unión"
Em 1857, a Fragata Amazonas – o primeiro navio sul-americano a dar a volta ao mundo – contornou a África e aportou no Cabo da Boa Esperança para se abastecer de alimentos e carvão (Ortiz Sotelo, 1988). Depois de mais de 160 anos dessa jornada, em janeiro de 2024, foi registrada a histórica chegada ao Norte da África do Navio-Escola à Vela, Navio da Marinha do Peru (“Buque Armada Peruana” em espanhol - B.A.P.) "Unión", o segundo maior veleiro do mundo.
A visita do B.A.P. "Unión" se apresenta como um acontecimento de notável significado e marca a confluência de diferentes marcos históricos. O navio permaneceu em Tânger, Reino do Marrocos, durante cinco dias, de 26 a 30 de janeiro de 2024, ano em que se celebra o sexagésimo aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Peru e o Marrocos.
Nesse contexto, o Peru e o Marrocos realizaram diversas exibições de intercâmbio cultural e diplomático com base na renovação dos vínculos bilaterais. Nesse sentido, a Embaixada do Peru no Marrocos, juntamente com as autoridades locais, conseguiram preparar um programa encantador. A continuação, teremos um breve relato sobre este trabalho conjunto.
Uma semana antes da chegada do navio, esta foi amplamente promovida com a exibição em todas as telas da cidade de um vídeo de divulgação convidando o público a visitar o navio. Ainda, foi realizada a exposição fotográfica "Retratos do meu sangue" do fotógrafo David Díaz nas dependências da antiga estação de trem, onde era realizado o cadastro dos participantes.
Na sexta-feira, 26 de janeiro de 2024, o B.A.P. "Unión", acompanhado pela fragata "Mohamed V" da Marinha Real marroquina, entrou na baía de Tânger. Os 85 cadetes a bordo do navio peruano se posicionaram nos mastros e entoaram os hinos nacionais do Peru e do Marrocos.
Fuente: Marina de Guerra del Perú
Durante as boas-vindas ao porto, o Capitão de Navio José Arce, Comandante do Navio, e a tripulação foram prazerosamente recebidos pelo Comandante do Setor Marítimo Norte; o Comandante da 5ª Base Naval; o Comandante de Armas delegado da praça de Tânger Larache; o Secretário-Geral do Wali, Presidente e Diretor Geral do porto, Comandante do Porto e Diretor de Operações; e a equipe da Embaixada do Peru no Marrocos.
A recepção foi acompanhada pela apresentação de vários grupos folclóricos e danças marroquinos, bem como da banda de músicos da Marinha Real do Marrocos. As autoridades locais também prepararam tendas árabes decoradas (barracas), tapetes e ofereceram um café da manhã marroquino de boas-vindas.
Durante la noche, se llevó a cabo una recepción a bordo del buque, en la que participaron las más altas autoridades políticas y militares de la región
Posteriormente, o Peru convidou as autoridades marroquinas a embarcar no navio e uma coletiva de imprensa foi realizada a bordo, na qual participaram o Comandante Arce e o Embaixador Arturo Chipoco, Embaixador do Peru no Marrocos. Depois disso, as autoridadesvisitaram o navio juntamente com o Capitão de Fragata Mohammed Anouar Kachkach, oficial delegado da Marinha Real
Durante a noite, foi realizada uma recepção a bordo do navio, na qual participaram as mais altas autoridades políticas e militares da região de Tânger. O evento contou ainda com a presença da Diretora das Américas do Ministério de Relações Exteriores, Cooperação Africana e Marroquinos Residentes no Exterior, membros do corpo diplomático, representantes da sociedade civil, e membros proeminentes da comunidade peruana no Marrocos. Nesta ocasião, o Embaixador do Peru no Marrocos entregou ao Comandante José Arce uma placa comemorativa como testemunho da visita. Em relação a essa recepção, o segundo artigo Cumanana inclui a transcrição das palavras do Embaixador do Peru no Marrocos, Felíx Arturo Chipoco Cáceda, proferidas nesta ocasião.
No dia seguinte, sábado, 27 de janeiro, uma representação da equipe do navio se dirigiu às instalações do porto de Tânger Med para realizar uma visita guiada por seus funcionários, durante a qual foram fornecidas informações detalhadas sobre o funcionamento e a operatividade do principal porto de carga da região. Depois de retornar à cidade de Tânger, a tripulação desfrutou de um almoço comemorativo em homenagem ao oitavo aniversário do BAP "Unión".
Durante o restante de sua estadia em Tânger, a tripulação do B.A.P. "Unión" participou de uma variedade de atividades culturais, banquetes oficiais e visitas protocolares com o objetivo de promover o intercâmbio cultural e fortalecer os laços entre o Peru e o Marrocos. Essas atividades englobaram passeios por locais históricos e culturais de destaque na cidade. Além disso, um emocionante encontro futebolístico foi realizado entre os membros do navio-escola e seus homólogos da Marinha Real. Também foram realizadas visitas à “Creche de Tânger” (lar para acolhida infantil) e ao Centro de Educação Intelectual para Pessoas Autistas.
De 27 a 29 de janeiro, o navio esteve aberto ao público para apresentar exposições sobre a história e a cultura peruana na "Casa Peru", um espaço especialmente preparado dentro do navio-escola à vela. Graças aos esforços promocionais da Embaixada do Peru no Marrocos e das autoridades marroquinas, bem como ao interesse gerado pela visita do navio, foi registrada a presença de cerca de nove mil pessoas.
O B.A.P. " Unión" terminou sua estadia no Marrocos em 30 de janeiro, data em que zarpou do porto de Tânger rumo à cidade de Cádiz. Como despedida, o secretário-geral da província de Tânger deu alguns presentes ao Comandante Arce e ofereceu um tradicional café da manhã marroquino, animado por música típica interpretada por grupos locais.
Certamente, a partida do B.A.P. "Unión" marca o fim de uma experiência memorável que deixa um legado na relação bilateral e, em especial, na memória daqueles que participaram deste intercâmbio cultural e diplomático. Esta visita ocupa um lugar de destaque e faz lembrar o poder unificador do mar e da navegação na promoção da cooperação internacional e da amizade peruano-marroquina.
ARTIGO 2
Discurso do Embaixador do Peru no Marrocos, FelIx Arturo Chipoco Cáceda, durante a recepção a bordo do B.A.P. "Unión"
Tânger, 26 de janeiro de 2024
Senhores:
Wali da região de Tânger-Tetuán-Al Hoceima
Prefeito de Tânger
Representante do Inspetor Geral da Marinha Real
Embaixadores
Comandante Maior do Setor Marinho Norte
Comandante da 5ª Base Naval
Coronel Maior, Comandante de Armas Delegado da Praça Tangêr Larache
Comandante BAP "Unión"
Autoridades Portuárias
Senhoras e senhores
Amigos todos:
É uma honra dirigir-me a vocês neste momento tão especial, marcado pela histórica chegada do navio-escola à vela BAP "Unión" em terras marroquinas e, em particular, nesta bela e histórica cidade de Tânger.
Este acontecimento representa um capítulo significativo na história da nossa relação com o Marrocos, e também faz parte das comemorações do 60º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre o Peru e o Reino do Marrocos.
A visita do B.A.P. "Unión" é um grande esforço realizado pelo Peru, a Marinha, o Ministério das Relações Exteriores, entre outras instituições do meu país, e tem como objetivos, por um lado, promover o Peru e estreitar as relações entre dois países amigos, como são o Reino de Marrocos e o Peru e suas marinhas; e, por outro lado, dar a oportunidade, neste caso, ao povo marroquino - e em particular a Tânger -, de apreciar e conhecer mais sobre sua história, cultura, folclore, artesanato, etc., porque só quando nos conhecemos melhor é que se estreitam mais os laços, emergindo semelhanças e irmanação entre os nossos povos, que nos fazem entender melhor a nossa proximidade e amizade.
Fuente: Embajada del Perú en Marruecos
A presença do B.A.P. "Unión" nestas águas denota o compromisso que mantemos com o Marrocos, demonstrando a nossa intenção de fortalecer e ampliar as nossas relações em diversas áreas e é um testemunho tangível da vontade de consolidar laços fraternos e
Cabe recordar que as relações diplomáticas entre os nossos dois países foram estabelecidas em 27 de junho de 1964; posteriormente, no caso peruano, foi nomeado um embaixador representante em Londres, e foi em 1985 que o Peru decidiu estabelecer uma embaixada residente, e desde essa data a embaixada em Rabat manteve-se permanentemente aberta, refletindo a amizade e a relação que une o Peru com o Reino irmão do Marrocos.
Ao longo destes anos, foram lançadas bases sólidas para o fortalecimento dos nossos vínculos, compartilhando uma visão comum do futuro correspondente aos interesses fundamentais do progresso e do bem-estar dos nossos povos.
Ambos os países são membros da Cúpula América do Sul-Árabe (ASPA), bem como da Cúpula de Cooperação América do Sul-África (ASA). O Marrocos é membro da União Africana e o Peru é um Estado observador desta organização desde o ano de 2005. Da mesma forma, o Marrocos foi o primeiro país africano a aderir como membro observador da Aliança do Pacífico em 2014 e, desde 2020, o Marrocos é membro observador da Comunidade Andina de Nações e, além disso, uma cooperação parlamentar sólida e frutífera foi sendo desenvolvida.
Nos últimos anos, a relação bilateral progrediu através do intercambio de visitas de autoridades de alto escalão, entre as quais a mais notável foi a visita feita por Sua Majestade o Rei Mohammed VI no ano de 2004, da qual o Peru guarda lembranças muito gratificantes.
No futuro, esperamos aprofundar ainda mais nossos laços político-diplomáticos, ampliar nossas relações econômico-comerciais e fortalecer a cooperação Sul-Sul, maximizando o potencial e o bem-estar de nossos países e povos.
A viagem de treinamento do navio-escola à vela "Unión" é um projeto ambicioso que abraça a diversidade e a colaboração internacional. Esta viagem de circum-navegação o leva a 21 portos em 15 países, e esta travessia de instrução não só envolve a formação de cadetes da Escola Naval do Peru, mas também recebe jovens marinheiros do México, Panamá, Bolívia, Canadá e Reino Unido, bem como fazem parte da tripulação dois jovens diplomatas peruanos, aos quais transmito cordial saudação do Serviço Diplomático Peruano.
Essa troca de conhecimentos e experiências não só enriquece nossos jovens, mas também fortalece os laços entre nações que compartilham o mesmo espírito de cooperação e aprendizado.
Nesse contexto, quero destacar, mais uma vez, a contribuição do Navio-Escola à Vela B.A.P. “Unión” que, na qualidade de Embaixada flutuante e itinerante, contribui para nossa política externa no objetivo de mostrar o Peru ao mundo, não só no âmbito naval, mas também nos âmbitos cultural, comercial e diplomático nesta circum-navegação que se iniciou em junho de 2023 e terminará em abril de 2024 - certamente o Comandante do navio-escola à vela nos fará uma explicação mais detalhada da viagem de treinamento.
Gostaria de partilhar com vocês o que significou para nós a concretização da visita do B.A.P. “Unión”. Tenho na memória aqueles meses em que essa viagem era um projeto e não sabíamos se poderia consolidar-se, algo sobre o qual tínhamos grandes expectativas e porque significaria também embandeirar a comemoração dos 60 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Peru e o Marrocos, fortalecendo a imagem do Peru e avançando na relação com este país irmão. Como diríamos aqui "Alhamdulillah", esse desejo se concretizou e hoje temos o B.A.P. "Unión" iluminando esta formosa baía.
Nossos mais profundos e sinceros agradecimentos à Sua Majestade o Rei Mohammed VI, ao Ministério das Relações Exteriores, à Marinha Real do Marrocos, ao senhor Wali da Região de Tânger-Tetouan-Al Hoceima, ao Prefeito de Tânger, às autoridades do Porto de Tânger-Ville, às autoridades de Tânger-Med e a todas aquelas instituições, autoridades e indivíduos que colaboraram e apoiaram a Embaixada do Peru para tornar possível a visita do Navio-Escola à Vela B.A.P. “Unión” e que hoje é uma realidade palpável, muito obrigado de coração.
Aproveito também esta oportunidade para transmitir o meu agradecimento ao Comandante da B.A.P. “Unión”, Capitão da Marinha AP José Luis Arce Corzo, ao Capitão de Fragata Roberto Nieto e à toda a tripulação, incluindo os jovens cadetes que aspiram se unir à Marinha de Guerra do Peru, pelo profissionalismo demonstrado na organização desta visita, por seu amor e convicção pelo Peru e pelo sacrifício que significa deixar suas casas e família. Estou certo de que esse profissionalismo e dedicação, que demonstra a tripulação nesta viagem de circum-navegação, refletem o sucesso desta viagem.
Muito obrigado a todos por se juntarem a nós esta noite. Espero que aproveitem esta festa, onde terão a oportunidade de apreciar uma parte de nossas tradições, do calor e da amizade peruanos e, acima de tudo: desfrutar desta joia flutuante.
A presença do Navio-Escola à Vela, B.A.P. “Unión” no Marrocos, é mais do que um evento protocolar; é um testemunho palpável da importância que atribuímos às relações bilaterais com o Marrocos, é um momento para consolidar a amizade entre os nossos países, para aprender uns com os outros e para construir um futuro de colaboração e entendimento mútuo. Obrigado a todos por sua atenção e que este encontro seja o início de uma nova etapa nas nossas relações bilaterais. Viva o Marrocos! Viva o Peru!
Muito obrigado.