CUMANANA XLII-POR

Page 1


EDIÇÃO DE FEVEREIRO DE 2025

Cumanana

BOLETIM VIRTUAL DA CULTURA PERUANA PARA A ÁFRICA

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO PERU

EDIÇÃO DEDICADA AO REINO DE MARROCOS

RELAÇÕES PERU-MARROCOS: ALGUMAS NOTAS SOBRE OS PRIMEIROS 60 ANOS DE AMIZADE

Conselheiro Pedro Díaz Vargas

Conselheira Yngrid Velásquez Portugal

60 ANOS DE RELAÇÕES BILATERAIS: CONQUISTAS NAS ÁREAS POLÍTICA, CULTURAL E DE COOPERAÇÃO PÁG. 5 PÁG. 7

PÁG. 2

RECEITA

Maakouda
Me. Juan Pablo Sánchez Montenegro

60 ANOS DE RELAÇÕES

BILATERAIS: CONQUISTAS

NAS ÁREAS POLÍTICA, CULTURAL E DE COOPERAÇÃO

Conselheiro Pedro díaz Vargas

Conselheira Yngrid Velásquez Portugal

Acomemoração do 60º aniversário das relações diplomáticas entre Peru e Marrocos abre as portas para uma breve revisão da evolução do diálogo bilateral, bem como das conquistas alcançadas e dos desafios futuros.

As conversações para o estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países foram realizadas em Nova York, em 1964, no âmbito das Nações Unidas, entre o Sr. Taibi Benhima, representante do Marrocos, e o embaixador Víctor Andrés Belaúnde, representante do Peru (Pereyra, 1964).

As relações diplomáticas foram formalizadas em 27 de junho de 1964, com a nomeação do Embaixador Adhemar Montagne Sánchez como o primeiro Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Peru no Marrocos, com residência em Londres. Em 1970, o embaixador Felipe Valdivieso Belaúnde assumiu a representação peruana em Marrocos, simultaneamente na Argélia e na Tunísia. No entanto, em março de 1973, a Embaixada do Peru em Rabat foi temporariamente fechada, sendo reaberta em 1985, com a nomeação do embaixador Alejandro Gordillo Fernández como chefe de missão.

Por sua vez, Marrocos nomeou seu primeiro embaixador simultâneo no Peru em 1966, com residência em Washington. A primeira Embaixada Residente Marroquina em Lima abriu suas portas em 1986, com a nomeação do Embaixador Mohamed Ben Mufti, que assumiu o cargo em junho do mesmo ano.

Atualmente, ambos os países mantêm embaixadas residentes em Lima e Rabat. A Embaixada do Peru no Marrocos é concorrente no Senegal e na Mauritânia, enquanto a Embaixada do Reino do Marrocos no Peru é concorrente na Bolívia.

Impulso histórico e legado cultural comum

Ambos os países partilham um rico patrimônio histórico e cultural, influenciado pela presença árabe na Península Ibérica. Essa herança se reflete na arquitetura, gastronomia e tradições como o cavalo peruano de passo e a música. Historiadores destacaram a chegada dos mouros ao Peru no século XVI, que introduziram seus elementos culturais no país.

APRESENTACAO DAS CREDENCIAIS DO EMBAIXADOR MONTAGNE EM 1964

Fonte: Arquivo histórico do MRE

Relação bilateral na esfera política: situação do relacionamento e atividades

Ambos os países fortaleceram seu relacionamento por meio das Reuniões Bilaterais de Consulta, mecanismo criado em 1999, cuja sétima reunião foi realizada em Lima em março de 2024.

O marco jurídico bilateral inclui o Acordo de Cooperação Econômica, Científica e Técnica, assinado

CAVALO PASO PERUANO

Fuente: Andina.pe

durante a visita do rei Mohammed VI ao Peru em 2004. No entanto, a Comissão Mista de Cooperação estabelecida nesse acordo ainda não aconteceu.

Ambos os países também promoveram a aproximação por meio de seus respectivos congressos, que formaram uma Liga Parlamentar de Amizade.

A cooperação técnica entre os dois países se refletiu em vários acordos em vigor, registrados no "Arquivo Embaixador Juan Miguel Bakula Patiño".

VII REUNIÃO DE CONSULTAS BILATERAIS ENTRE O PERU E MARROCOS

Fonte: Arquivo histórico do MRE

Comemorações dos 60 anos de relações diplomáticas

No âmbito dos 60 anos de relações diplomáticas entre o Peru e o Reino de Marrocos, foram realizados diversos eventos comemorativos, entre as principais atividades culturais da Embaixada do Peru, destacouse a chegada do navio-escola BAP "Unión" em sua viagem de circunavegação 2023-2024, que recebeu

cerca de 9 mil visitantes. A visita à cidade de Tânger incluiu um festival de cinema peruano e a exposição fotográfica "Retratos do meu sangue" de David Díaz.

Além disso, um concerto de homenagem a Chabuca Granda e à poesia peruana foi realizado pela cantora Miryam Quiñones, que também apresentou o 'cajón peruano' aos alunos da Colegio Espanhol de Rabat. O escritor Santiago Roncagliolo participou do Festival de Cinema Espanhol em Rabat e apresentou seu livro "O ano em que o diabo nasceu" em Tânger.

Em Rabat, a "Exposição Numismática do Banco Central de Reserva do Peru" foi inaugurada no Museu do Banco Al-Maghrib. Também foi assinado um Memorando de Entendimento entre o La Salle Collège de Marrocos e o Centro de Formação Turística do Peru, promovendo a gastronomia de ambos os países. A celebração dos 60 anos de relações diplomáticas culminou com a exposição fotográfica "Retratos do Peru e Marrocos" de Nicola Moreno.

Fonte: Arquivo histórico do MRE

Cooperação Comercial e Econômica

Embora o comércio bilateral ainda não tenha atingido todo o seu potencial, existem oportunidades significativas de crescimento. Entre 2014 e 2023, as exportações peruanas para Marrocos totalizaram US$ 95 milhões, com destaque para produtos como lulas congeladas, abacate e quinoa. O Marrocos, por sua vez, exporta fosfatos de cálcio e óleo de peixe para o Peru (Comexperu, 2024).

INTERCÂMBIO COMERCIAL TOTAL PERU - MARROCOS

(2014-2023)

Fonte: Arquivo histórico do MRE

Desafios e Perspectivas

O futuro das relações bilaterais se concentra no fortalecimento da cooperação comercial, cultural e acadêmica e na coordenação em organizações internacionais. O anúncio por parte do MINCETUR sobre a intenção de iniciar conversas que levem à assinatura de um Acordo de Livre Comércio entre os dois países levará a um redesenho das relações comerciais entre as duas economias.

A celebração dos 60 anos de relações bilaterais entre Peru e Marrocos não apenas comemora um legado histórico compartilhado, mas também reafirma o compromisso de ambos os países em continuar construindo uma relação forte e mutuamente benéfica no futuro.

Fontes

Pereyra, H. (2014). O início das relações diplomáticas entre o Peru e o Reino de Marrocos (1964). Em F. Benlabbah (Ed.), Marrocos e Peru (pp. 43-45). Instituto de Estudos HispanoPortugueses, Universidade Mohammed V – Agdal.

Comexperu. (2024). O próximo acordo comercial com o Marrocos melhoraria o acesso das exportações peruanas https://www. comexperu.org.pe/articulo/proximo-acuerdo-comercialcon-marruecos-mejoraria-el-acceso-de-las-exportacionesperuanas

NAVIO DE TREINO À VELA B.A.P. “UNIÓN” NO PORTO DE TÂNGER, MARROCOS

RELAÇÕES PERU-MARROCOS: ALGUMAS NOTAS SOBRE OS PRIMEIROS 60 ANOS DE AMIZADE

Me. Juan Pablo sánChez Montenegro

No ano passado, as relações diplomáticas entre a República do Peru e o Reino do Marrocos comemoraram seus primeiros 60 anos. Durante este período, os laços entre os dois países têm passado por um processo lento, mas constante, de aprofundamento dos laços de amizade e cooperação mútua. Em particular, desde a ascensão ao trono de Sua Majestade, o Rei Mohammed VI, as relações entre os dois países têm se tornado mais dinâmicas.

Nesse sentido, as relações peruano-marroquinas atualmente apresentam duas características distintas relacionadas aos instrumentos jurídicos utilizados entre os dois países e aos mecanismos institucionais que favorecem o diálogo bilateral.

Por um lado, no que diz respeito à primeira

característica, é importante notar que, embora os tratados bilaterais ainda sejam escassos , os laços de cooperação entre os dois países são fundamentados em vários acordos interinstitucionais celebrados entre os ministérios de ambos os países. Por outro lado, com relação à segunda característica, o diálogo bilateral se desenvolve nas esferas diplomáticas e paradiplomáticas por meio da Reunião de Consultas Bilaterais e da Liga Parlamentar de Amizade PeruMarrocos, respectivamente.

1. Ver o Acordo entre o Governo da República do Peru e o Governo do Reino de Marrocos sobre a Proteção e Restituição de Bens Culturais Roubados ou Transferidos Ilicitamente, assinado em 2011.

VISITA DO REI DE MARROCOS, MOHAMED VI, AO PERU Fonte: Arquivo histórico do MRE

No entanto, é necessário ressaltar que as relações bilaterais entre estes dois países não se resumem aos instrumentos jurídicos assinados, uma vez que limitaria as relações internacionais à única formalidade legal que as regula ou tenta moldálas. Nesse sentido, vale destacar a pendência de integração comercial por meio de um acordo de livre comércio como um dos principais eixos da agenda bilateral.

De fato, o Marrocos é um país interessante para a política externa do Peru, pois oferece uma variedade de oportunidades de crescimento econômico, especialmente para o setor de exportação de produtos não tradicionais, como os produtos da pesca. A economia marroquina é também uma das mais importantes, pois é também um dos cinco maiores mercados da África com seus mais de 37 milhões de habitantes. No entanto, o mercado marroquino ainda possui algumas barreiras tarifárias que não permitem implantar todo o poder de integração comercial entre os dois países.

Por essas razões, nosso Ministério das Relações Exteriores tem apoiado firmemente as iniciativas recentemente empreendidas pelo MINCETUR para a eventual conclusão de um acordo de livre comércio entre os dois países, que são canalizadas através das esferas diplomáticas e paradiplomáticas.

Com base no exposto, verifica-se que a nossa política externa em relação a Marrocos já se encontra numa segunda fase, caracterizada pela consolidação de relações bilaterais que começam a transcender as abordagens iniciais para o estabelecimento de laços de amizade e cooperação em matéria cultural entre os dois países, até chegar ao aprofundamento desses laços por meio de esquemas de integração comercial.

Portanto, é oportuno refletir sobre novas estratégias que contribuam para aumentar o intercâmbio comercial e de investimentos, aproveitando os benefícios oferecidos pelo posicionamento do Peru na região da Ásia-Pacífico e levando em consideração o recém-inaugurado porto de Chancay, que coloca o Peru como um ator-chave e como uma porta de entrada para as economias da APEC.

LIGA PARLAMENTAR DA AMIZADE PERU - MARROCOS
Fonte: www.comunicaciones.congreso.gob.pe
COSTUMES E TRADIÇÕES DE MARROCOS
Fonte: vivirenelmundo.com

RECEITA MAAKOUDA

INGREDIENTES:

- 4 batatas

- 2 ovos

- 2 colheres de sopa de salsa picada

- 2 colheres de sopa de coentro picado

- 4 dentes de alho triturados

- 1 colher de sopa de cominho

- 1/4 colher de chá de curcuma

- Sal e pimenta a gosto

- Farinha (para empanar)

- Óleo (para fritar)

PREPARAÇÃO :

Descasque e corte as batatas em pedaços grandes. Pique a salsa e o coentro e triture os alhos. Em uma panela com água e sal, cozinhe as batatas até ficarem macias. Escorra e deixe esfriar por 15 minutos.

Amasse as batatas até obter um purê. Adicione um ovo batido, salsa, coentro, alho, cominho, curcuma, sal e pimenta. Misture bem.

Forme bolinhas com a mistura e passe-as pelo ovo batido e pela farinha. Achate-os levemente e reserve.

Em uma frigideira com óleo bem quente, frite as maakoudas até dourar. Retire e coloque sobre papel absorvente antes de servir.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.