Page 54

Fitness

Vida

VICTOR NOGUEIRA é educador físico especializado em fisiologia do exercício pela UFSCar fitness@revistalaica.com.br

golpe certeiro

As artes marciais chegaram para ficar nas academias e já são as aulas mais disputadas. é hora de dar adeus ao treino monótono e entrar em forma!

A

s academias estão lotadas, horas e horas são gastas nas aulas de musculação, corrida e spinning, mas se enganam os que pensam que essas estas sã as mais procuradas pelo público. As artes marciais invadiram as academias e chegaram para ficar no mundo fitness. Recentemente, a exibição pela televisão aberta do UFC, sigla para Ultimate Fight Championship, popularizou o MMA ou Mixed Martial Arts (Artes Marciais Mistas), estilo de luta que utiliza técnicas de várias artes marciais tais como: boxe, muay thai, jiu-jitsu, karatê, judô, capoeira entre outras.

Body System Na imagem, uma das fotos de divulgação do chamado “Body Combat”, aula para academias da rede Body System que reúne estilos como Karatê, Boxe, Kung Fu, entre outras.

Com essa oportunidade, as academias incorporaram às suas rotinas, aulas de ginástica baseadas nos mais diversos estilos de artes marciais, realizadas ao som de músicas eletrônicas para estimular os participantes. A ideia é propor uma aula dinâmica para os que já estão cansados da monótona rotina de levantamentos de peso da musculação. As aulas tem um ritmo acelerado e são organizadas em três partes. Na primeira, os praticantes colocam as luvas e simulam movimentos em frente ao espelho como se estivessem diante do adversário aplicando socos, chutes, joelhadas e cotoveladas no ar. A segunda etapa inclui uma série de deslocamentos e os golpes são aplicados em sacos de areia e no “Bob” (boneco de borracha semelhante ao corpo humano). Para finalizar, o grupo se divide em duplas, nas quais uma pessoa aplicará os golpes e a outra irá defendê-los com a ajuda das manoplas e dos equipamentos de segurança - sempre lembrando que não há lutas, apenas simulações de combate. Esse modelo de aula, geralmente denominado nas academias como “Combat”, oferece vários benefícios físicos aos seus praticantes. Além de ser uma aula dinâmica e com alto gasto calórico, entre 600 Kcal a 1000 Kcal por hora, ela também melhora o condicionamento cardiovascular, resistência aeróbia, resistência anaeróbia, coordenação motora, agilidade, força, flexibilidade, noção de espaço e direção, além de ensinar algumas técnicas de defesa pessoal, trabalhar a autoconfiança e aliviar o estresse de um dia de trabalho. E aí? Vai encarar? Voltar ao Índice

54

LAICA | Fevereiro 2012

Laica  

Revista Laica

Advertisement