Page 41

Especial

O

scar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares, conhecido como Oscar Niemeyer, nasceu no Rio de Janeiro em 15 de dezembro de 1907. Esteve nas vanguardas artísticas dos anos 50 no Brasil e é considerado um dos nomes mais infuentes da Arquitetura Moderna Internacional. Foi pioneiro ao explorar a plasticidade do concreto armado, criando obras cheias de curvas, como o edifício do Congresso Nacional e os palácios do Planalto e da Alvorada, em Brasília. Apesar de aguerrido defensor do Comunismo como opção política, projetou

diversas igrejas que tornaram-se atrações turísticas em suas cidades, como a da Pampulha, em Belo Horizonte. Atuou também como escultor, assinando obras como o “Memorial da América Latina”, em São Paulo, e é um dos primeiros designers de móveis do País. Também é escritor, com 14 livros publicados e diversas colaborações. Recebu 27 títulos, entre eles Prêmio Lenin da Paz (URSS), Doutor Honoris Causa da UnB, da USP e da UFMG, Prêmio Leão de Ouro da Bienal de Veneza e Prêmio Unesco de Cultura.

“ Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível,

criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu País, no curso sinuoso de seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher perfeita. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein” Oscar Niemeyer.

CONHEÇA MAIS ALGUMAS DAS OBRAS FAMOSAS

Croqui do monumento “Tortura Nunca Mais” (RJ / 1986)

41

Praça dos Três Poderes (Brasília) Conjunto Ibirapuera (São Paulo) Edificio Copam (São Paulo) Museu de Arte Contemporânea (Niterói) Museu Oscar Niemeyer (Curitiba) Conjunto Arquitetônico da Pampulha (B.Horizonte) Centro Cultural Internacional ON (Espanha) Sede das Nações Unidas (EUA) Serpentine Galery (Londres) Estação Cabo Branco (João Pessoa) Museu Pelé (São Paulo) Universidade de Música e Arte (Araraquara)

LAICA | Fevereiro 2012

Dicas de Site Instituto Niemeyer: www.niemeyer.org.br Museu Oscar Niemeyer: www.museuoscarniemeyer. org.br/ Textos livres Livro - “As Igrejas de Niemeyer” (Editora Nosso Caminho): http://ow.ly/99PMG Análise - “Curvas na Obra de Oscar” (Edurado Pizzato / UFRGS): http://ow.ly/99PQE

Laica  

Revista Laica

Advertisement