Page 1

MAI.| JUNHO’14

Publicação distribuída nas perfumarias aderentes P.V.P. 2 IVA incluido

BELEZA ANTIOXIDANTES | NOVIDADES PERFUMES | SER&ESTAR DESINTOXICAR

90

www.perfumesecompanhia.pt


www.chanel.com


CHANEL APRESENTA LE LIFT. UM PRODUTO DE TECNOLOGIA INTUITIVA QUE SE ADAPTA ÀS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DA SUA PELE. OS CONT ORNOS DO ROSTO FICAM RE D E S E N HAD O S , RE FIRMAD O S E ALISADOS. DIA APÓS DIA, A FIRMEZA IDEAL DA PELE É REVELADA…. ASSIM COMO A SUA BELEZA.

ONDE A BELEZA COMECA


editorial

> beleza

08

Antioxidantes, o escudo natural da pele

Habituámo-nos a aceitar as rugas e outros sinais visíveis do envelhecimento da pele como consequências inevitáveis da idade quando, na verdade, eles são causados principalmente pela exposição prolongada a fatores ambientais agressivos, tais como a radiação ultravioleta, a poluição urbana, os ambientes secos, o fumo do tabaco e outros agentes como o stresse e desequilíbrios alimentares.

18

> ao vivo

O que é que pode haver de mais estimulante do que uma primavera a despontar alegremente, fazendo esquecer a chuva e os dias cinzentos? Ainda não chegou o calor do verão, mas a luminosidade crescente e as horas de luz fazem-nos vibrar e procurar absorver toda essa boa energia. Teimosamente, regressamos aos temas recorrentes da estação, animados com a ideia de que está ao nosso alcance reinventar os dias e partir à procurar de novas e boas sensações. E que melhor do que uma perfumaria para oferecermos aos nossos sentidos o prazer da primavera? Chegou o momento de apagar o inverno do nosso rosto e antecipar as cores que a natureza nos proporciona ou acrescentar-lhe as cores que nos dão alegria. Entre a maquilhagem e os autobronzeadores, tudo é possível para oferecer aos nossos rostos boas cores, a condizerem com a luminosidade dos dias. O tema em destaque nesta edição é o do combate à oxidação, da importância de desintoxicar e de purificar, um tema muito transversal porque nos remete também para hábitos de vida que é sempre bom questionar. A vida nas perfumarias nos próximos tempos refletirá inevitavelmente a época do ano para o prazer dos sentidos. Novos perfumes, novas cores e texturas de maquilhagem, novos cuidados para o rosto e o corpo, mas sempre uma atividade intensa a pensar na beleza e no bem-estar.

Armando Faria

SumáriO maio/junho 2014

90

Massagem japonesa rejuvenescedora com Shiseido

À semelhança de anos anteriores, uma equipa de consultoras japonesas de Shiseido veio a Portugal para mimar as nossas clientes com uma rejuvenescedora massagem facial, com a sabedoria acumulada ao longo de séculos e com os produtos mais avançados da marca. A blogger Mónica Lice desfrutou destes cuidados e deixa-nos o seu testemunho.

20

> novidades

Aromas em estreia

08 beleza 12 novidades 18 ao vivo

Antioxidantes, o escudo natural da pele

BELEZA da pele

Massagem japonesa rejuvenescedora com Shiseido

20 novidades

aromas em estreia

DIREÇÃO Catarina Faria Edição Pondera Marketing e Serviços, Lda. – Largo de Santos, 4 - 3º, 1200-808 Lisboa Produção e Design Companhia das Cores, Lda. – Rua Sampaio e Pina, n.º 58, 2.º Dto, 1070 -250 Lisboa Redação Francisco Sá da Bandeira, Iole Sala, Sofia Sá da Bandeira, Vera Saldanha PAGINAÇÃO Ana Gil, Carlos Salvado Coordenação Iole Sala, Pondera imagens © istockphoto.com | shutterstock.com | thinkstock.com IMPRESSÃO E ACABAMENTO inPrintout Tiragem 50.000 exemplares Depósito Legal n.º 156264/00 Revista distribuída pelas perfumarias: Perfumes & Companhia, Perfumarias Barreiros Faria, MARS Perfumarias, Quinta Essência Perfumaria e Perfumarias Anita | PROPRIEDADE: Transperfe, Perfumaria e Cosmética, Lda. – Rua Cordeiro Ferreira, 9, 1750-071 Lisboa, Tel. 21 751 36 00

maio/junho2014

05


sumário

26 perfumes 28 novidades 32 beleza

MAQUILHAGEM

Desintoxicar, purificar...

Nina Gruntkowski – o chá é uma atitude

42 lugares

Memórias vivas em Cabeceiras de Basto

46 os mais vendidos

> novidades

maquilhagem

Autobronzeadores O bronzeado mais seguro

34 ser&estar 38 conversando

28

Bulgari, Omnia Indian Garnet

Top 20

ser&estar

34

Desintoxicar, purificar...

>

A caminho do verão, com o bom tempo a chamar-nos para atividades ao ar livre e para uma vida mais próxima da natureza, queremos sentir o corpo mais leve e ágil, a pele mais fresca e luminosa e o espírito mais desperto. Aproveitemos a inspiração para mudar de vida e adquirir hábitos saudáveis.

SumáriO maio/junho 2014

> top 20

perfumes

46

90

> lugares

42

Memórias vivas em Cabeceiras de Basto

No ano em que se comemoram os 500 anos do Foral concedido por D. Manuel I a Cabeceiras de Basto, eis um bom pretexto para uma visita a esta vila nortenha à beira do Tâmega, num verdejante vale entre as serranias da Cabreira e do Marão, onde o Minho e Trás-os-Montes se abraçam. 06

perfumes&co.90


KARL.COM #KARLPARFUMS

O NOVO PERFUME DE ASSINATURA PARA ELA E PARA ELE


beleza

Antioxidantes

OS ESCUDOS NATURAIS DA PELE

08

perfumes&co.90


H

abituámo-nos a aceitar as rugas e outros sinais visíveis do envelhecimento da pele como consequências inevitáveis da idade quando, na verdade, eles são causados principalmente pela exposição prolongada a fatores ambientais agressivos, tais como a radiação ultravioleta (UV) do sol, os químicos presentes na poluição urbana, as condições climáticas desidratantes (ambientes secos, calor ou frio extremos, vento), o fumo do tabaco e também agentes internos tais como o stresse e desequilíbrios alimentares. Estes inimigos são nocivos para a saúde a muitos níveis. Têm em comum a capacidade de causar uma reação química nas células que é conhecida por oxidação e que produz radicais livres de oxigénio – moléculas de oxigénio instáveis, com um eletrão a menos, que para recuperar a estabilidade «roubam» eletrões às moléculas mais próximas, desequilibrando-as por sua vez. Inicia-se assim uma reação em cadeia a que os especialistas chamam stresse oxidativo que pode conduzir a um estado inflamatório o qual, está provado cientificamente, acelera o envelhecimento das células. Todos os seres vivos produzem estas moléculas destruidoras no decurso dos seus processos fisiológicos. «O corpo produz energia queimando os nutrientes que a contêm. Esta combustão passa-se ao nível das células e, do ponto de vista químico, pode ser descrita como a oxidação dos nutrientes», diz o livro Não Envelheça – Cuide da Sua Pele, de Fernando Guerra e António Hipólito de Aguiar, um dermatologista, o outro farmacêutico. O oxigénio é um elemento indispensável para a realização deste processo mas infelizmente deixa esses resíduos indesejados, os radicais livres.

Os cremes para o rosto que contêm ingredientes antioxidantes oferecem uma proteção ambiental mais completa do que aqueles que só têm filtros solares. A natureza concedeu-nos algumas defesas, tais como os mecanismos de autorreparação das células, a capacidade de absorver nutrientes com propriedades antioxidantes ou os pigmentos que protegem a pele do sol. Mas o vício dos cigarros, a poluição industrial e a moda do bronzeado não estavam previstos… e a capacidade de resposta da pele é frequentemente ultrapassada. As células da pele são as que estão mais expostas aos agentes ambientais, daí que a proteção seja uma das três palavras-chave dos cuidados básicos de beleza, a par da limpeza e da hidratação. Os cremes para o rosto que contêm ingredientes antioxidantes oferecem uma proteção ambiental mais completa do que aqueles que só têm filtros solares. Estes ingredientes, de que agora tanto se fala – os antioxidantes – são substâncias que atraem e bloqueiam os radicais livres, travando a sua ação destruidora e criando as condições ideais para que a pele se regenere sem interferências externas. O que faz deles uma arma poderosa para combater o envelhecimento precoce da pele em todas as suas fases. Atualmente, quase todas as fórmulas incluem alguma percentagem de antioxidantes, independentemente da sua ação específica de tratamento, pois os especialistas da cosmética chegaram à conclusão de que a adição desta vertente de proteção não só complementa, como otimiza o efeito dos restantes ingredientes.

Cosmética gourmet

As vitaminas são nutrientes essenciais que não podem faltar no organismo, e algumas desempenham um papel protetor importante pelas suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A eficácia nos cosméticos ficou demonstrada em 1998 pelo SU.VI.MAX – um estudo europeu destinado a avaliar o papel real das vitaminas antioxidantes e dos suplementos dietéticos na saúde e na prevenção da doença que reuniu cientistas de várias áreas e que, neste ponto, concluiu o seguinte: «A aplicação tópica de vitaminas antioxidantes na pele traz benefícios de proteção significativos e permite às células reparar parte dos danos causados por agressões ambientais». A, C e E são as vitaminas antioxidantes por excelência e podemos encontrá-las em muitos cuidados cosméticos. Também há minerais com propriedades antioxidantes (zinco, selénio, magnésio) e outras substâncias naturais como os polifenóis e os carotenoides, presentes nos frutos e legumes de cores vivas (cenoura, abóbora, batata doce, alperce, manga, tomate, melancia, uvas, mirtilos, outros frutos silvestres) e também no vinho e no chá.

Maio/Junho2014

09


beleza

O grande desafio que a cosmética moderna enfrenta é incorporar estes ingredientes nas fórmulas de uma forma que permita à pele absorver todos os seus benefícios – já que quando os ingerimos eles passam por complexos processos metabólicos que os conduzem às células, mas aqui é preciso encontrar tecnologias que os deixem disponíveis logo que são aplicados na pele.

O trio Maravilha

• Vitamina A: reparar, rejuvenescer Estimula a regeneração celular no interior da pele, promovendo a firmeza e também a correção dos sinais visíveis do envelhecimento (rugas, manchas, textura irregular). É o ingrediente principal de muitos cuidados para pele madura, pois tem um efeito rejuvenescedor. • Vitamina C: iluminar, dar energia Ótimas propriedades protetoras e reparadoras. Muito eficaz na eliminação das manchas, é o ingrediente habitual das curas de luminosidade e também para pele fatigada. Participa na síntese e na reparação do colagénio, por isso é muito utilizada em cremes para prevenção da flacidez.

• Vitamina E: a guardiã das células Fixa-se na pele, formando um «escudo protetor» que trava os radicais livres e interrompe a cadeia da oxidação. Embora também estimule a reparação celular, o seu forte é a prevenção do envelhecimento, sendo por isso presença obrigatória nos cremes para pele jovem.

Proteção solar: Todo

Tratamento Celular Antioxidante Swiss Perfection (90 minutos)

Na cabine Swiss Perfection dos nossos Beauty Studio, um tratamento facial altamente ativo e concentrado em antioxidantes que utiliza o poder da vitamina C Pura para rejuvenescer visivelmente a pele. Combate os sinais prematuros do envelhecimento e os danos causados pelos radicais livres, recupera a luminosidade e a firmeza da pele, sendo especialmente indicado para “animar” a pele desvitalizada após o inverno e fortalecer as suas defesas, preparando-a para o verão. Informe-se junto das nossas conselheiras de beleza ou no nosso site, e marque uma sessão. www.perfumesecompanhia.pt/pt/beauty-studio

10

perfumes&co.90

o ano!

A maioria das pessoas só usa protetores solares na praia, mas o sol é o mesmo na cidade, no campo ou numa esplanada. Ainda que não chegue a queimar a pele, os raios UVA vão danificando, lenta e impercetivelmente, o seu «capital de juventude». Basta comparar as costas das mãos ou o decote com a face interna do braço, por exemplo, para perceber que o grau de envelhecimento da pele se mede mais em horas de sol do que em anos de idade! Para manter a sua pele sempre a salvo do fotoenvelhecimento e do stresse oxidativo que diminui as suas defesas naturais, use: protetores solares tradicionais na praia, cremes de dia com filtro solar quando o sol da primavera começa a aquecer e cremes com propriedades antioxidantes durante o resto do tempo.


novidades

Beleza da pele 2. ESTÉE LAUDER Re-Nutriv Ultimate Contouring Eye Lift Gel para o contorno de olhos de efeito “lifting”

2

1. NOVEXPERT The Expert Radiance Exfoliator, Sérum Vitamine C, Peeling Night Cream Programa luminosidade intensa e suavidade da pele A marca cosmecêutica, de base médica, que alia a biotecnologia à eficácia, apresenta um programa de renovação da pele. Passo 1: eliminar as células mortas com o Exfoliator. Passo 2: unificar a tez com o Sérum Vitamina C. Passo 3: acelerar a renovação noturna da pele com um Peeling noturno. Resultados imediatos e a longo prazo: pele renovada, mais lisa, luminosa e protegida, com aparência mais jovem. Exfoliator e Peeling de noite:Tubos 40 ml; Sérum Frasco 30 ml

1

O cuidado de olhos mais luxuoso de Estée Lauder. Com efeito de alisamento, firmeza imediata e densificação da pele, transforma a aparência do contorno de olhos rejuvenescendo-a, também reduzindo gradualmente os papos. O aplicador refrescante em cerâmica reforça o efeito da fórmula. Tubo 15 ml

4. CLINIQUE Superdefense SPF 20 Daily Defense Moisturizer Creme de dia protetor antioxidante, rosto

4

Creme de dia formulado com uma tecnologia avançada que reforça a capacidade da pele se proteger dos primeiros sinais de envelhecimento, permitindo-lhe também prevenir danos futuros. Multifacetado, hidrata, protege dos UV e radicais livres, e repara a pele ao longo do dia, todos os dias. Boião 50 ml

12

perfumes&co.90

3 5

3. DIOR Capture Totale DreamSkin Antienvelhecimento embelezador imediato da pele do rosto Este cuidado global atua simultaneamente sobre a qualidade da pele e sobre a uniformidade da tez, seja qual for a sua idade e o seu tom. Correção antirrugas, poros, manchas, vermelhidões e tez baça. Para uma pele perfeita ao natural, de imediato, e uma melhoria gradual em profundidade. Frasco 30 ml

5. EISENBERG Pure White Gama completa para uma tez uniforme e perfeita - sem manchas O essencial é utilizar cuidados específicos corretores do processo de pigmentação da pele e assegurar uma proteção eficaz contra os raios UV. Todos os produtos da gama contêm a fórmula Trio-Molecular®, anti-idade, e dois ingredientes-chave que bloqueiam a hiperpigmentação (impedindo a formação de manchas), protegem a pele e atenuam as manchas existentes uniformizando a tez. Para todos os tipos e tons de pele.


CRYOFORM F Ó R M U L A

T R I O - M O L E C U L A R

®

Uma figura de sonho com Cryoform, cuidado ativo anticelulítico e antienvelhecimento.


novidades

Beleza da pele 2. LA MER The Lifting Contour Serum

1. EISENBERG Desodorizantes

1 2

Desodorizantes específico para homem e mullher, 24 horas Duas fórmulas para pele sensível, sem álcool, sem fragrância, sem parabenos e sem sais de alumínio. Para além da ação desodorizante, impedem a proliferação de bactérias causadoras do mau odor. Frascos vaporizadores sem gás 100 ml

Sérum de efeito tensor para o rosto e pescoço Um gel-sérum que ajuda a redesenhar os contornos do rosto melhorando a densidade e firmeza da pele. Além do efeito a longo prazo, com ativos eficazes e o Miracle Broth™, tem um efeito tensor imediato, para uma aparência mais jovem. Frasco 30 ml

3

4. EISENBERG Cryoform Femme e Homme Anticelulíticos, refirmantes, anti-idade, duas fórmulas para senhora e homem Porque a pele dos homens e das mulheres é diferente, duas fórmulas de embelezamento do corpo de efeito frio. Anticelulite e refirmante para ela, refirmante e tensor para ele. Sempre com o efeito antienvelhecimento da fórmula Trio-Molecular®. Para efeitos mais visíveis, aplicar 2 vezes por dia. Tubos 240 ml

14

perfumes&co.90

4

3. GUERLAIN Super Aqua-Crème e Super Aqua-Serum BB Hydra+ Novidades da linha Super-Aqua: creme de dia, de noite e BB Super Aqua é a linha anti-idade de hidratação de Guerlain. O novo creme de dia, para pele normal a seca, hidrata-a em profundidade. O creme de noite revitaliza-a mantendo a hidratação e o BB Hydra+, em 2 tons, tem o poder de um sérum hidratante e proporciona o embelezamento imediato de um BB Creme. Boiões 50 ml; Tubo 40 ml

5. SISLEY Cellulinov Cuidado anticelulite intensivo

5

Combinando duas ações adelgaçantes, através de novos ativos de origem natural, abranda o desenvolvimento da celulite e elimina o aspeto “casca de laranja”. Além de redefinir assim a silhueta, nutre, alisa e refirma a pele para um aspeto mais jovem. Usar duas vezes ao dia com a massagem aconselhada na embalagem. Tubo 200 ml


STARRING AMANDA SEYFRIED


novidades

Beleza da pele 2. ANTHONY Instant Fix Oil Control Absorve a oleosidade e reduz imperfeições da pele masculina Com a eficácia de Anthony, um creme específico pele oleosa. Absorve a oleosidade instantaneamente, controla o brilho durante o dia, reduz a aprência dos poros e das imperfeições causadas pelo excesso de óleo. Solução perfeita para a zona T oleosa, o couro cabeludo rapado ou como matificante S.O.S. Tubo 85 g

3. CLINIQUE FOR MEN Nova linha completa Renovação da linha A nova linha Clinique for Men oferece aos homens um portfolio de cuidados da pele altamente especializados (limpeza, hidratação, esfoliação, barba e cuidados específicos). Intuitiva e fácil de usar, proporciona à pele dos homens exactamente aquilo de que ela precisa para estar no seu melhor, todos os dias. Três passos, três minutos, duas vezes ao dia e os produtos adequados. A receita é simples.

16

perfumes&co.90

2 3

1

1. SHAVEWORKS Cool Fix Gel apaziguante pós depilação/barbear Um produto masculino formulado também para mulheres! Ajuda a “apagar” o ardor e vermelhidão do barbear ou da depilação, reduz os pelos encravados e os “altinhos” deixados pela lâmina. É perfeito para depois da depilação a cera e mesmo na zona bikini e nas axilas. Tubo 156 ml

4

4. SHISEIDO MEN Total Revitalizer Eye Cuidado masculino global para o contorno dos olhos Combinando ingredientes específicos com a tecnologia de ponta Shiseido de Total Revitalizer, um creme para a zona mais frágil do rosto que reduz todos os sinais de envelhecimento. Hidratante, protetor, atenua olheiras e papos ao mesmo tempo que combate as rídulas e rugas, e melhora a firmeza da pele. Tubo 15 ml


ao vivo

Uma

experiência japonesa

NA Perfumes & Companhia

Um tratamento especial

Massagem japonesa

rejuvenescedora com Shiseido

E

ste ano, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, uma equipa de consultoras japonesas de Shiseido veio a Portugal no passado mês de março. Estiveram presentes em algumas das nossas Perfumarias para mimarem as nossas clientes com uma rejuvenescedora massagem facial, com a sabedoria acumulada ao longo de séculos e com os produtos mais avançados da marca. No interior da perfumaria na Av. Guerra Junqueiro, criou-se uma acolhedora “sala japonesa” onde as clientes puderam beneficiar de uma experiência em todos os sentidos. Um ambiente calmo e depurado, um relaxante chá verde japonês e, o melhor de tudo, as mãos de Risa Arikawa.

18

perfumes&co.90

Para cada, fase os gestos são lentos, harmoniosos e delicados, lembrando asas de borboletas. A massagem segue um protocolo preciso, variando apenas os produtos usados, em função do estado da pele da cliente e das suas preocupações. Começa pela limpeza e esfoliação, segue-se uma massagem profunda e termina-se com a aplicação dos produtos adequados para o contorno dos olhos, rosto e pescoço. A blogger Mónica Lice desfrutou destes cuidados. A sua prioridade eram as manchas devidas a borbulhas, oleosidade da pele, primeiras rugas e sinais de perda de firmeza.

Os produtos Shiseido escolhidos: Limpeza e loção antimanchas: White Lucency Olhos: Bio-Performance Super Corrective Eye Cream Rosto e pescoço: Bio-Performance Super Corrective Serum e Ibuki Refining Moisturizer Emulsion Finalização e proteção solar: Perfect Hydrating BB Cream SPF 30


Risa Arikawa Na Shiseido Japão há 10 anos, foi formada como massagista, maquilhadora e conselheira de beleza. Periodicamente a Shiseido abre um concurso no Japão para selecionar as embaixadoras que irão pelo mundo demonstrar as suas técnicas. É um concurso difícil, com muitas participantes em que apenas algumas, as melhores, são escolhidas. É a segunda vez que Risa vem a Portugal, coisa muito rara. Perguntámos-lhe qual é o segredo da sua pele perfeita, qual o seu ritual de beleza. Diz que o segredo é não falhar na rotina diária, de manhã e à noite. Limpeza e suavização, sérum e creme. Para um dia especial, uma máscara e uma massagem com Benefiance Firming Massage Mask. O seu produto favorito: Future Solution LX Ultimate Regenerating Serum.

Mónica Lice Mónica Lice é açoriana e formada em direito. Numa estadia na Guiné-Bissau criou o blog de moda e beleza que mudou por completo a sua vida. Regressada a Portugal em 2008, tirou um curso de Styling e outro de Consultora de imagem e é, desde 2009, blogger profissional. O seu blog Mini-saia tem uma audiência considerável e uma grande interação com seguidoras. Já publicou um livro, Dicas de Beleza. http://mini-saia.blogs.sapo.pt/

Testemunho de Mónica Lice Recentemente fui convidada a experimentar uma massagem de rejuvenescimento, com assinatura Shiseido, pelas mãos duma consultora japonesa. Para o efeito, parte da Perfumes & Companhia da Guerra Junqueiro estava parcialmente transformada numa espécie de jardim japonês, onde era possível relaxar e cortar, por alguns instantes, com o stress do dia-a-dia. Antes da massagem propriamente dita, o ritual do chá, a acompanhar uma conversa sobre os meus hábitos de cuidado de rosto e o protocolo de cuidados Shiseido mais adaptado à minha pele. Posteriormente, e já nas mãos da consultora japonesa, todo o meu rosto foi limpo delicadamente. De seguida, passou-se para a massagem de rejuvenescimento, com movimentos e técnicas japonesas, guardadas a sete chaves pelas mãos de quem realmente percebe muito do assunto. E a consultora japonesa que estava comigo era uma dessas pessoas! A massagem fez-se com gestos precisos, relaxantes e sincronizados. Nada foi descurado – incluindo pescoço e contorno de olhos. No final, a pele estava visivelmente mais luminosa, flexível e hidratada. Um ritual seguramente a repetir, em Lisboa ou em Tóquio, mas sempre, e de preferência, pelas mãos das consultoras japonesas Shiseido! Mónica Lice 25 de março de 2014

maio/junho2014

19


novidades

Aromas

em estreia

2

4

1. Dolce & Gabbana Dolce

1

Esta nova fragrância anuncia uma viagem emocional e sensorial ao coração do ADN de Dolce&Gabbana, a nobre terra da Sicília. Feminino e fresco, Dolce personifica o delicado equilíbrio entre a perfeição intemporal e a inovação na arte da composição de um perfume. Suave mistura feminina de flores brancas, introduz pela primeira vez num perfume a flor Amaryllis Branca. Eau de Parfum Vapo 75 ml, 50 ml e 30 ml; Body Lotion; Shower Gel

3 5

6

7

2. Estée Lauder Modern Muse Um aroma amadeirado floral exuberante com uma inovadora estrutura de dupla faceta. Jasmim cintilante por um lado, madeiras elegantes por outro. Eau de Parfum Vapo 100 ml, 50 ml e 30 ml 3. DKnY Be Delicious Skin Um ícone de sedução reinventado, agora com benefícios de hidratação e nutrição para a pele. Com uma tecnologia de vaporização ultrafina para o corpo. Eau de Toilette Vapo 100 ml e 50 ml 4.Michael Kors Sporty, Sexy, Glam Coleção de 3 fragrâncias, para ocasiões ou estilos diferentes. Desportiva, sexy, glamorosa? Sempre com o selo de qualidade Michael Kors. Eau de Parfum Vapo 100 ml, 50 ml e 30 ml 5. GivenchyVery Irrésistible L’Eau en Rose Esta versão do clássico Very Irrésistible transmite o arrepio de um sorbet de rosas. Almíscares suaves conferem-lhe uma permanência subtil e delicada. Eau de Toilette Vapo 50 ml 6. Juliette Has a Gun Anyway Um cítrico-floral-amadeirado original, nem muito sofisticado, nem excessivamente imponente. Algo delicioso, que se pode usar com prazer durante todo o dia. Eau de Parfum Vapo 100 ml e 50 ml. 7. Fendi Fan di Fendi Eau Fraîche Um floral luminoso, com uma nota de chá verde Sencha. A assinatura Fan di Fendi reinventada tornando-se fresca, tónica e luminosa. Eau de Toilette Vapo 75 ml e 50 ml

20

perfumes&co.90


novidades

Aromas

em estreia

1

3

2

5 6 7

1. Lacoste Eau de Lacoste Sensuelle Uma fragrância

4 8

elegante e informal que ganha intensidade e sensualidade noturnas através da nougatine e do âmbar. Eau de Toilette Vapo 90 ml, 50 ml e 30 ml 2. Thierry Mugler Alien Eau Extraordinaire Um versão floral-amadeirada-ambarada de Alien, com uma sensualidade sublimada por notas frescas e luminosas. Eau de Toilette Vapo 90 ml, 60 ml e Recarga 90 ml 3. Hermès Jour d’Hermès Absolu Jour d’Hermès ganha uma nova luz e maior intensidade nesta versão floral, aveludada e sensual que acompanha a mulher ao longo do dia. Eau de Parfum Vapo 85 ml, 50 ml e 30 ml 4. Escada Born in Paradise Esta 22.ª edição limitada de Escada é um cocktail inebriante de aromas exóticos que nos transportam para paraísos tropicais. Um aroma a verão! Eau de Toilette Vapo 100 ml, 50 ml e 30 ml; Body Lotion 5. Sisley Eau Tropicale Alegre, colorida, viva, abre com notas florais e frescas, tem um coração floral intenso e termina num acorde sensual de madeira, patchuli e grãos de ambreta. Eau de Toilette Vapo 100 ml e 50 ml. 6. Karl Lagerfeld For Her O novo perfume de assinatura tem a elegância contemporânea de Karl Lagerfeld. Um aroma floral verde com uma base de almíscar, âmbar e madeiras. Eau de Parfum Vapo 85 ml, 45 ml e 25 ml 7. Bvlgari Omnia Indian Garnet Fragrância cheia de energia, dominada pela tuberosa, flor preciosa da Índia, e pela delicada sensualidade do âmbar. Eau de Toilette Vapo 65 ml, 40 ml e 25 ml 8. Cartier La Panthère Novo símbolo de Cartier, este floral misteriosamente selvagem, dominado pela gardénia, deixa um rasto inconfundível, com a sensualidade de um chypré. Eau de Parfum Vapo 75 ml, 50 ml e 30 ml

22

perfumes&co.90


BORN IN PARADISE THE NEW SUMMER FRAGRANCE


novidades

Aromas

em estreia

4 2

1. Davidoff Cool Water Night Dive

1

Fragrância oriental verde, é uma construção contrastada e requintada. Baseada na madeira de lentisco, um ingrediente natural qualitativo raramente usado em perfumaria, a riqueza das suas facetas ressoa em toda a fragrância. Um novo toque de frescura, mais sensual e mais viciante que nunca. Eau de Toilette Vapo 125 ml, 75 ml e 50 ml; After Shave Balm; After Shave Splash; Shower Gel; Deo Stick

3

5

2. Givenchy Gentlemen Only Intense Fragrância amadeirada acariciante, ganha sedução pelos seus acordes de pele e couro. Uma versão sensual, poderosa e subtil de Gentlemen Only. Eau de Toilette Vapo 100 ml e 50 ml 3. James Bond 007 Ocean Royale Uma fragrância revigorante, uma combinação refrescante, discretamente exótica e sensual de ingredientes marcadamente masculinos. Eau de Toilette Vapo 125 ml, 75 ml e 50 ml; After Shave Lotion; Deo Stick 4. Mercedes-Benz Club Uma fragrância amadeirada frutada com um rasto vibrante. Assinada por Oliver Cresp, afirma o contraste subtil entre elegância e energia. Fiel à marca Mercedes-Benz. Eau de Toilette Vapo 100 ml e 50 ml; Shower Gel; Deo Stick 5. Karl Lagerfeld For Him Intemporal e simultaneamente ultramoderna, esta fragrância fougère aromática tem a elegância, o estilo e a sensualidade das criações de Karl Lagerfeld. Eau de Toilette Vapo 100 ml, 50 ml e 30 ml; After Shave Balm; Deo Stick

24

perfumes&co.90


perfumes

Bulgari

OMNIA INDIAN GARNET Fotos Bulgari

V

m novo capítulo na história perfumada de Omnia: viagem ao coração fascinante da Índia. A mais recente joia-perfume da coleção Bulgari Omnia é um tributo moderno à beleza deslumbrante de uma região cujas cores, texturas e aromas têm inspirado as mais belas joias e os mais maravilhosos perfumes: Jaïpur, na Índia.

A fragrância, assinada pelo nez Alberto Morillas, é inspirada numa pedra preciosa mítica, a Mandarin Garnet. É uma luxuriante viagem olfativa ao fascinante coração da Índia, envolta nos mais exclusivos e preciosos ingredientes da alta perfumaria. Há mais de 5000 anos que o perfume faz parte da vida, tanto secular como sagrada, na Índia. Também as pedras e metais preciosos sempre ocuparam um lugar importante. Sob os Mughal e os Marajás, a arte da Perfumaria iguala-se à da Joalharia, alcançando novos patamares.

26

perfumes&co.90


Depois da ametista, do coral e do cristal, outra pedra preciosa excecional inspira uma nova fragrância da coleção Omnia. Pedra Imperial, tão rara como a mais preciosa das esmeraldas, a Mandarin Garnet tem um lugar especial no luxuoso caleidoscópio de Bulgari, conhecido no mundo da alta joalharia como o “mestre da cor”. Destaca-se pelo brilho extraordinário e pela cor única, um extraordinário vermelho alaranjado profundo que evoca a luz cambiante do pôr do sol. É um dos talismãs de Bulgari. Em 2009, deu vida a um sublime colar floral inspirado em Botticelli. Em 2013, a sua extravagância acentuou a intensidade dos verdes, roxos e rosas da maravilhosa coleção Diva. As sumptuosas Mandarin Garnets de Bulgari são cortadas no Jaïpur, de onde vêm muitas das suas pedras preciosas.

Mandarin Garnet: do talismã ao perfume

“Um perfume como uma coleção de saris”, nas palavras do seu criador, o mestre perfumista Alberto Morillas. “A faísca para esta criação foi uma joia Bulgari, “Capriccio a Portofino”, um colar com esplêndidas Mandarins Garnets cravadas em forma de folhas que remete para as tradições das joias de Indian Mughal, do século XVII. Quando compus as notas de coração, imaginei em cada uma delas a cor de um sari.” Pirâmide olfativa: as vibrações florais e amadeiradas de Omnia Indian Garnet revelam uma fragrância colorida, feminina e cheia de energia. Dominada pela Tuberosa, uma das flores mais preciosas da Índia, oferenda reservada às divindades e para enfeitar os véus de casamento.

27


novidades Anny Hollywood Super Moms Pensando nos festejos do nascimento, ANNY criou uma coleção de 8 cores em tamanho mini. Para todas as mães à espera de bebé... agora ou no futuro.

Maquilhagem …já a pensar no verão OPI Brazil Collection As cores das florestas tropicais e das tórridas praias paradisíacas para as unhas das mãos e dos pés nesta primavera/verão 2014

Estée Lauder Pure Color Envy Sculpting Lipstick Cores intensas, lábios modelados através de pigmentos multifacetados, hidratação contínua. 20 tons, numa nova e sofisticada embalagem.

28

perfumes&co.90


novidades Make Up Factory Eye Color Sticks Com as sombras de olhos Eye Color Sticks, é fácil conseguir uma maquilhagem perfeita, mesmo quando o tempo é escasso. O acessório de viagem perfeito, 8 tons.

Chanel Les Beiges Base de maquilhagem fluida multiação, e 2 novas harmonias de pós “boa cara”, para uma beleza natural em todos os tempos e tons.

Dior Look Trianon Tez de porcelana e boca chamativa, maçãs do rosto com blush e pálpebras em tons pastel, a heroína Dior da Primavera, a cultura pop, os filósofos do século das Luzes e os vestidos de Alta Costura. Uma verdadeira marquesa do seu tempo. Moderna.

Guerlain Terracotta Joli Teint Base de maquilhagem líquida em 6 tons que confere um ar luminoso e saudável “beijado pelo sol”. Uma textura leve e confortável.

Make Up Factory Escape to Paradise A Make Up Factory criou um look que anticipa as cores do verão. Tons pastel perlados, suavemente brilhantes, rosa delicado, azul suave, verde menta ou ouro elegante dão brilho aos olhos. Um rosa-verão mima os lábios e apontamentos dourados brilhantes nas maçãs do rosto revelam uma tez de verão.

30

perfumes&co.90


© Lancaster

beleza

autobronzeadores

o bronzeado

O

s dias bonitos e as temperaturas amenas convidam, finalmente, a estrear as primeiras peças do guarda-roupa de verão. Os biquínis, as toalhas e os protetores solares já estão a postos para as primeiras idas à praia. Para completar o quadro, só falta um belo tom moreno na pele e esse podemos obtê-lo num instante, com um produto autobronzeador. Este “bronzeado instantâneo” está disponível durante todo o ano e a nova geração de fórmulas, muito aperfeiçoada em relação aos primeiros produtos do género, consegue produzir uma cor idêntica ao bronzeado do sol, sem nenhum tipo de efeito prejudicial e sem o odor desagradável nem o efeito desidratante que algumas pessoas ainda recordarão de experiências passadas. Hoje, há fórmulas para todos os gostos e tipos de pele – com texturas agradáveis, em creme, leite, gel ou spray – e com diversas percentagens de agentes de coloração para que tanto as peles claras como as morenas consigam um bronzeado com a intensidade adequada ao seu tom natural. O autobronzeador é a alternativa mais segura para quem não quer ou não pode apanhar sol, mas não abdica de se bronzear e, por isso mesmo, a única que é recomendada pelos dermatologistas. Ao contrário da exposição exagerada ao sol e às radiações dos solários que envelhecem a pele, multiplicam rugas e manchas e podem causar cancro cutâneo, este produto é totalmente inofensivo.

32

perfumes&co.90

mais seguro A cor provém de ingredientes de origem natural que oxidam quando entram em contacto com o ar e com os aminoácidos da camada superficial da pele, tingindo-a temporariamente. É uma espécie de maquilhagem de longa duração que dura só três ou quatro dias, pois essa camada é constituída essencialmente por células mortas em processo de descamação. Isto significa que, para efeitos de exposição ao sol, a pele continua tão pálida e desprotegida como no inverno e não dispensará os cuidados de proteção habituais quando estiver na praia, principalmente nos primeiros dias.

Ingredientes naturais O ingrediente base dos autobronzeadores é a Dihidroxiacetona (DHA), um açúcar natural com três moléculas de carbono que reage com os aminoácidos, os péptidos e as proteínas do estrato córneo da epiderme produzindo um tom acastanhado. As fórmulas modernas baseiam-se numa combinação de DHA com Eritrulose, outra molécula de açúcar que torna a cor mais homogénea e não seca tanto a pele. Estas substâncias não representam nenhum perigo para a pele e o risco de irritação é praticamente nulo, pois são de origem natural, não passam da superfície da pele nem têm qualquer outra ação.


Como aplicar para obter uma cor uniforme, sem manchas: Antes • Exfolie a pele para uniformizar a superfície, alisar irregularidades e zonas ásperas (isto pode ser feito na véspera). • Decida se quer aplicar no rosto e/ou no corpo, pois existem fórmulas específicas para cada caso. • Hidrate a pele todos os dias, mas não antes do autobronzeador. • O ideal é aplicar a seguir ao banho, pois a pele deve estar limpa e seca, sem cremes. Durante • Use umas luvas descartáveis para o produto deslizar melhor (também evita manchar as unhas e as palmas das mãos). • Procure espalhar bem, da maneira mais homogénea possível. Comece nos pés e vá subindo, tentando não esquecer nenhum recanto nem passar duas vezes no mesmo sítio. • Aplique uma quantidade menor nas zonas onde a pele é mais seca ou mais espessa, tais como cotovelos, joelhos e tornozelos, pois absorvem mais produto. • Se aplicou no rosto, não se esqueça das orelhas e do queixo. Tente não aproximar o produto do cabelo e das sobrancelhas (ou isole estas áreas com um pouco de creme). • No fim, lave as mãos e as unhas, seque e aplique o autobronzeador nas costas das mãos com algodão. Depois • Espere até o produto secar para se vestir. • Evite o contacto com água, aplicar outros cremes ou maquilhagem no rosto nas primeiras horas. • Evite praticar desporto ou atividades que façam transpirar nas primeiras horas. • Se quiser intensificar a cor, repita a aplicação no dia seguinte. Para manter o efeito, reaplicar a cada dois ou três dias. • Hidrate a pele diariamente para manter a cor fresca e luminosa. • Use exfoliante para atenuar alguma mancha que tenha ficado.

Esfoliação, o segredo

de um “autobronzeado” perfeito

Para garantir que o autobronzeador lhe vai proporcionar uma cor uniforme e luminosa, prepare a pele com esta limpeza profunda que remove as células mortas e deixa a superfície da epiderme lisa e suave. É um gesto simples que se integra no banho ou duche. Basta massajar o produto na pele molhada, com delicadeza, para que os seus pequenos grãos arrastem as impurezas, e enxaguar. Nas nossas perfumarias encontra produtos exfoliantes para uso quotidiano e para todos os tipos de pele, divididos em duas categorias: corpo e rosto. Mas também pode optar por uma esfoliação profissional, para maior comodidade e perfeição.

Esfoliação Corporal Celular Swiss Perfection

Um serviço profissional que combina uma esfoliação de todo o corpo ao prazer de uma massagem relaxante, disponível nas cabines Swiss Perfection dos nossos Beauty Studios. O tratamento começa por uma esfoliação com o Cellular Regenerating Salt que estimula a circulação sanguínea, remove as células mortas e regenera a pele. Elimina impurezas e desintoxica a pele, deixando-a lisa e suave. Inclui uma massagem Swiss Perfection, para uma experiência de relaxamento total. Para saber mais sobre este tratamento, conhecer outras opções ou obter a morada das lojas em que estão disponíveis, consulte: www.perfumesecompanhia.pt/pt/beauty-studio

Maio/JUNHO2014

33


ser&estar

34

perfumes&co.90


DESINTOXICAR, PURIFICAR:

Leveza para o corpo e para o espírito

(mas com conta, peso e medida) por Vera Saldanha

A

caminho do verão, com o sol a brilhar e o bom tempo a chamar-nos para atividades ao ar livre e para uma vida mais próxima da natureza, sentimos uma vontade especial – quase uma necessidade – de sentir o corpo mais leve e ágil, a pele mais fresca e luminosa e o espírito mais desperto. Aproveitemos, pois, a inspiração para mudar de vida e adquirir hábitos saudáveis. Como ponto de partida, comecemos pela alimentação e por uma ideia fundamental que está na base da beleza e do bem-estar: somos o que comemos.

A moda

das dietas detox

Já deve ter ouvido falar das “dietas detox”, à base de frutas e legumes, vai ao encontro deste estado de espírito. “Limpar o organismo”, “eliminar toxinas”, “ajudar a desinchar e a perder peso” através de um regime alimentar à base de sumos que misturam vegetais crus de todo o género: frutas, legumes, raízes, ervas aromáticas e os chamados superalimentos – spirulina e clorela (algas), sementes de chia ou bagas goji. A ideia que está na base destes regimes alimentares é que é necessário purificar o organismo, que todos os dias absorve substâncias consideradas prejudiciais para a saúde: as “toxinas”, uma designação um pouco vaga no contexto mas que soa como uma ameaça e na qual cabem todos os inimigos da saúde e da beleza, incluindo as gorduras e os açúcares,

os corantes e conservantes e até os medicamentos e os químicos que absorvemos ao respirar o poluído das cidades. Há duas maneiras de introduzir os sumos detox na sua vida: em programas detox curtos e intensivos (um, dois ou três dias em que não se comem outras coisas) ou inclui-los na rotina diária, de modo mais disperso. Os sumos mais completos equivalem a uma refeição, mas como geralmente não contêm hidratos de carbono nem proteínas, não é aconselhável manter uma dieta líquida destas durante muito tempo.

A opinião da especialista: sem exagero!

Para a nutricionista Maria Paes de Vasconcelos, a moda dos sumos detox é mais um produto da procura constante de “soluções milagrosas” para emagrecer. Não concorda com extremismos, mas vê vantagens no aumento do consumo diário de frutas e os legumes. “É o que nós, nutricionistas, sempre aconselhámos; a roda dos alimentos que se aprende nas escolas é dos anos 80, e é isto. Cerca de um quarto da roda é fruta e outro quarto é legumes, ou seja: estes alimentos deveriam representar metade de tudo o que comemos num dia. Isto raramente se verifica, e estas dietas novas podem ser uma excelente forma de introduzir o hábito de comer mais vegetais”, diz. Não advoga o hábito de fazer dietas em que só se ingerem estes sumos durante vários dias, a não ser em casos especiais, prescritos e acompanhados por um médico ou nutricionista: “A VLCD, ou very low calory diet é, basicamente, fome. O corpo precisa de energia para viver, e 400 ou 500 calorias não chegam para uma atividade normal. O problema é que não as vai buscar às reservas de gordura, vai ao músculo, o que é prejudicial, principalmente nas pessoas sedentárias, como pouca massa muscular”. Com algumas exceções – “Claro que se alguém fizer um dia de dieta líquida, depois de um fim de semana em que comeu demais, para compensar, não faz mal. É o próprio corpo que pede, aquela sensação de se estar um pouco nauseado, sobrecarregado” – mas ainda assim prefere recomendar a substituição permanente de uma refeição inteira por um destes sumos. E é claro que se pode acrescentar ingredientes mais energéticos, como sementes ou cereais. “Modas à parte, o que são estes sumos detox, senão uma versão moderna da sopa? Contêm sais minerais, fibras e o volume de água necessários para o efeito detox que se pretende e que é, de facto, importante para uma boa saúde. Eu prescrevo sempre nas minhas dietas um jantar leve, de sopa maio/junho2014

35


ser&estar e fruta. A refeição a substituir pode ser de manhã, com um destes sumos, mas nesse caso é importante saber que se trata de um quebra-jejum e não de um verdadeiro pequeno-almoço, porque tem poucas calorias. Vai ser preciso comer alguma coisa a meio da manhã”, diz.

poucos minutos. O segredo? Uma grande concentração de ingredientes específicos. Podem ser usadas como tratamento s.o.s, mas a sua utilização regular é útil como reforço dos cuidados básicos. Há soluções à medida de cada caso; basta fazer o diagnóstico da pele para escolher uma fórmula calmante, hidratante, purificante, anti stresse ou revitalizante.

Guerra à celulite

O aspeto irregular e granuloso da pele, a que chamamos celulite, é geralmente atribuído a um excesso de gordura. Mas há muitas pessoas magras que a têm. Trata-se de uma questão complexa, relacionada com a retenção das gorduras, dos líquidos e das toxinas no corpo, na qual são determinantes a circulação do sangue e a circulação linfática – dois sistemas “de limpeza” fundamentais para eliminar as toxinas do organismo. Está provado que um estilo de vida pouco saudável pode originar a celulite ou, pelo menos, agravá-la. Por isso a primeira coisa a fazer, para se ver livre dela, é uma revisão dos seus hábitos diários no que diz respeito à alimentação, ao exercício físico e ao tempo reservado ao descanso – o equilíbrio saudável destes três fatores é a base da silhueta ideal. Junte à sua rotina os cuidados cosméticos ou os tratamentos de estética adequados, para aperfeiçoar o aspeto e a textura da pele, e verá como o seu corpo recupera as formas ideais num instante.

Libertar a pele das impurezas

Os cuidados de limpeza diários, incluindo a limpeza profunda de uma exfoliação ocasional, nem sempre são suficientes para purificar a pele e revelar toda a sua energia. Nessas ocasiões, aconselha-se a aplicação de uma máscara de beleza. As máscaras são fórmulas concentradas, com uma ação mais intensiva e profunda do que os produtos de cuidado diário. Permitem corrigir diversas carências e devolver à pele o equilíbrio perdido, deixando-a absolutamente radiante, em

36

perfumes&co.90

Nos espaços Beauty Studio, encontrará diversos tratamentos de estética profissional para o corpo e para o rosto vocacionados para desintoxicar, purificar ou simplesmente revelar a luminosidade da pele.

Swiss Perfection Tratamento Celular Purificante

para o rosto – 60 minutos – 50€ Purifica e revitaliza a pele, libertando-a do excesso de células mortas e dos pontos negros. Perfeito para renovar, purificar e equilibrar a pele, deixando-a mais recetível ao seu ritual de tratamento.

Swiss Perfection Tratamento Corporal

Celular Desintoxicante – 75 minutos – 60€ Tratamento destinado a drenar as toxinas do corpo, complemento ideal de uma dieta de perda de peso. O calor do envolvimento ativa os produtos e favorece a eliminação das toxinas. Combate a retenção de água para eliminar a celulite. O resultado é uma ótima sensação de leveza e de energia, e uma pele muito suave.

Skin Care Pure

– 20 minutos – 15€ Um mini-facial de rosto que é elaborado na perfumaria, à medida das necessidades de cada cliente, acrescentando uma ação específica ao efeito de embelezamento. Pode utilizar uma máscara de limpeza, regenerante, hidratante, ou outra. Para saber mais sobre estes tratamentos, conhecer outras opções ou obter a morada das lojas em que estão disponíveis, consulte: www.perfumesecompanhia.pt/pt/beauty-studio


3 PASSOS PARA UM BRONZEADO PERFEITO

ATREVA-SE A

BRONZEAR

*

* com a proteção solar adequada

-1PREPARE

-2-

BRONZEIE TECNOLOGIA DE INFRAVERMELHOS

-3-

PROLONGUE


conversando

Nina

Gruntkowski o É UMA ATITUDE Texto: Sofia Sá da Bandeira Fotos: Nina Gruntkowski

38

perfumes&co.90

O

seu sonho de vir um dia a ter uma plantação de chá a sério tornou-se mais palpável quando plantou com sucesso as primeiras plantas. Seria o primeiro passo num longo caminho a percorrer para conseguir produzir um chá verde de alta qualidade em Portugal.


Encontrámo-nos num terraço perto do mar. Numa mesa, um bule e duas malgas para o chá, «o chá verde japonês amplia o aroma quando bebido nas malgas certas, como manda a tradição, um pouco como o vinho em relação ao copo…» - diz Nina Gruntkowski, ao mesmo tempo que vai deitando a água aquecida sobre o verde-esmeralda das plantas. O seu sorriso é luminoso, o tom de voz muito suave, por um segundo, olha-me nos olhos quando me passa o chá já no ponto. Sai-se de um mundo e entra-se num outro. Dir-se-ia que, por instantes, todos os relógios se desmancharam. Como veio viver para Portugal? Trabalhava para uma rádio alemã como freelancer. Fazia reportagens em países de expressão portuguesa, como o Brasil, Moçambique e Guiné Bissau. Um dia, pediram-me que fizesse uma reportagem sobre o vinho do Porto no Douro. Nunca tinha estado em Portugal, já falava a língua, tinha curiosidade em conhecer o país e perguntei-me: «porque não»? Como surgiu a ideia de produzir chá? À medida que me fui entusiasmando por este país fui deixando para trás a minha vida na Alemanha. Era aqui que queria viver. Ao mesmo tempo sentia que queria fazer alguma coisa que me realizasse e que tivesse a ver com Portugal. Tinha conhecido o meu marido, ambos éramos apaixonados por chá. Como ele é produtor de vinhos e já tinha muita experiência de produção, começámos a sonhar em ter um chá feito por nós. É claro que, no início, tudo isto me pareceu um sonho um pouco irreal. Como é que se foi tornando real? Um dia fomos à Suíça visitar a única plantação de chá que existe na Europa

Queremos criar um produto, mas, também, um estilo de vida mais consciente que possa envolver a natureza e o ser humano.

continental. Um amigo, Peter Oppliger, que tinha acabado de escrever um livro sobre chá verde japonês, explicou-nos que a planta do chá é a Camellia sinensis. Achei que era uma grande coincidência porque vivíamos no Norte de Portugal, numa zona conhecida por terra das Camélias, ou Japoneiras como é mais famoso o nome por cá. O nosso amigo ofereceu-nos uma planta e assim trouxemos da Suíça para o Porto a primeira Camellia sinensis.  A planta sobreviveu e parecia dar-se muito bem no nosso jardim. Decidimos, então, encomendar mais 200. Foi o primeiro grande passo desta aventura. Entretanto, começaram a importar chá verde do Japão. Porquê do Japão? Porque achamos que o Japão produz os chás mais finos e delicados. Para além de uma bebida, o chá é para os japoneses uma atitude, um modo de estar na vida. Produzem-no com o máximo cuidado. O tratamento de vaporização, por exemplo, é feito de forma a preservar o verde característico da folha fresca e os aromas delicados, assim como os antioxidantes, vitaminas e minerais que acabam por fazer do chá uma bebida muito terapêutica. Aperceberam-se, desde logo, que seria um processo a longo prazo? Sim. Vimos logo que seria um processo que exigiria muita aprendizagem, muita perseverança. Sabíamos que teríamos de esperar pelo menos 5 anos até á primeira colheita. Além

disso, queremos respeitar todo um ciclo natural, biodinâmico, evitando pesticidas e fertilizantes, o que faz parte de um princípio da agricultura japonesa que queremos muito respeitar. Queremos criar um produto mas, também, um estilo de vida mais consciente que possa envolver a natureza e o ser humano. O casal Morimoto, produtores de chá no Japão, tem tido um papel importante nas vossas vidas. Foram uns “padrinhos” fantásticos. Começaram com uma empresa muito pequena há 30 anos, foram ampliando a sua produção à medida que iam ganhando experiência e hoje cultivam cerca de doze campos de chá. Continuam a trabalhar praticamente só os dois. São as pessoas mais especiais e puras que alguma vez conheci. Apaixonaram-se por Portugal, pelo nosso projeto e apoiam-nos em tudo o que podem. A sua ligação com as plantas tem sido para nós uma lição de vida. O que tem aprendido a nível pessoal com este projeto? Acima de tudo, tenho aprendido a ser paciente. Eu não sou uma pessoa paciente por natureza, e o chá, com todo o processo de criação que envolve, tem sido, para mim, um óptimo exercício de perseverança. Porque o chá não é qualquer coisa que se possa plantar hoje e colher amanhã. Por outro lado, acompanhar todo o ciclo natural envolvente ajudou-me a aproximar-me muito mais da natureza. A minha sensibilidade,

Maio/Junho2014

39


conversando

em relação a tudo o que me rodeia, aumentou substancialmente. Não só em relação aos seres humanos como a todos os seres em geral, plantas, animais, à natureza no sentido lato. Posso dizer que a minha vida ganhou uma direção nova em todos os sentidos. O que a fascina mais no universo do chá? A fineza do gosto, a variedade dos sabores, o efeito terapêutico em nós, na nossa saúde, na nossa consciência e na nossa concentração. Gosto também de todo o ritual de preparação do chá. O que é torna o ritual tão importante. Preparar o chá com amor faz mesmo a diferença? Sem dúvida, porque toda a nossa vida é uma troca de energias, sejam boas ou más. Tudo o que fazemos com boa energia condiciona à partida uma resposta positiva. A preparação de um bom chá feito com consciência e carinho tem sempre um resultado muito melhor e provoca um prazer muito maior em quem o bebe. Que diferença estabeleceria entre o ritual do café e o do chá? O chá ajuda a parar. O que é muito importante nos dias de hoje, em que as pessoas andam todas a correr de um lado para o outro. De um modo geral, as pessoas pedem um café para ganharem energia e continuarem a correr. O ritual do chá, pelo contrário, apela mais à contemplação, à reflexão, ao estar no momento. O próprio chá tem em si substâncias que nos purificam e ajudam a concentrar. A loiça utilizada, o ritual de preparação também ajudam a estimular e a valorizar o lado estético, o belo nas nossas vidas, o que para mim é essencial.

40

perfumes&co.90

Sente isso nas degustações que tem apresentado ao público? Sim, é muito interessante. Nas degustações, desfrutando de um produto como este, as pessoas parecem tranquilizar e querer prolongar o momento. O que, para mim, é muito bonito de ver, num tempo em que se está sempre a correr de um compromisso para outro. As pessoas querem ficar um pouco mais, como se se sentissem um pouco aliviadas. Fizeram também degustações em escolas, como reagiram os alunos? As reações foram muito boas entre os alunos que eram pré-adolescentes e adolescentes. Mostraram-se muito curiosos, muito interessados no Japão, em perceber as origens, o ritual envolvente. Correu mesmo muito bem. Acha importante a troca entre masculino e feminino, como acontece com o casal Morimoto, homem e mulher, num projeto em comum? Sim. Cada um transmite a sua sensibilidade. No meu caso, com o meu marido, sinto que tem aproximado as nossas vidas. A produção de vinho e de chá; aprendemos muito com ambas, a nossa visão amplifica-se e torna tudo mais enriquecedor.

Fala muito no passo a passo, no respeito pelo tempo. Acredita nas sincronicidades da vida? Acredito que nada acontece por acaso, que as coisas só acontecem quando de alguma forma estamos preparados para elas. Depois, a decisão de as agarrarmos é só nossa. Mas, quando as agarramos, acredito que todas as portas se vão abrindo. A vida é feita de escolhas. É claro que as escolhas implicam sempre decisões mais profundas. Nunca é muito fácil. Talvez, por isso, haja tanta gente que feche os olhos às oportunidades que vão aparecendo. Os obstáculos são nossos mestres? Sem dúvida. Sem eles não cresceríamos nunca. www.chacamelia.pt


o novo perfume

visite o site Armanibeauty.com Cate Blanchett


lugares

Memórias vivas

Cabeceiras de Basto

de

No ano em que se comemoram os 500 anos do Foral concedido por D. Manuel I a Cabeceiras de Basto (1514), eis um bom pretexto para uma visita a esta vila nortenha, à beira do Tâmega, num verdejante vale entre as serranias da Cabreira e do Marão, onde o Minho e Trás-os-Montes se abraçam. Fotos: C. M. Cabeceiras de Basto e Francisco Sá da Bandeira

42

perfumes&co.90


Onde há um velho mosteiro há sempre uma longa história humana, guardando memórias e segredos. Para irmos bem longe, começaríamos por falar da lenda do Basto, que trouxe o nome a esta região e que nasceu à porta do mosteiro beneditino de Miguel de Refojos. Uma lenda de mouros e cristãos, ainda no tempo dos visigodos, em que se destacou Hermígio Romarigues, um hercúleo monge-guerreiro que se postou junto à ponte de acesso ao mosteiro e aí desafiou os mouros com a frase “Até ali, por São Miguel, até ali basto eu!”. E assim repeliu uma horda de sarracenos, imortalizando-se com nome de “O Basto”, nome da estátua que lhe foi erigida, que simbolizou o heroísmo dos monges e dos habitantes da região. Com uma lenda por inspiração, Cabeceiras de Basto convida-nos à descoberta da vila e da região circundante. Um bom começo será pela Casa do Tempo, junto ao Mosteiro de São Miguel, um espaço que resume toda a vida do concelho, as suas freguesias, património, fauna e flora, mas também o seu lugar na história. Depois de se visitar este lugar, certamente se visitarão com outros olhos os pontos de interesse da região.

“Quem visitar Cabeceiras na presente primavera, encontrará uma terra colorida e florida, com o desafio do 5º concurso de Cabeceiras de Basto em Flor – Varandas Floridas.”

Ex-líbris de Cabeceiras, a granítica estátua do Basto ergue-se olhando o Mosteiro, como que velando por ele. As vicissitudes da história retiraram-lhe uma parte da sua traça original, tendo sofrido alterações nos Sécs. XVII e XIX, em que passou a ter uma barretina e fartos bigodes, para lhe compensar a acefalia, além de lhe terem calçado meias e botas e uma inscrição no peito (1612). O Mosteiro, à semelhança de tantas construções religiosas portuguesas, exibe as metamorfoses do tempo e dos estilos, pouco existindo do que foi nos princípios do Séc. XII. A sua traça barroca é o seu rosto de hoje, conjugando o estilo rococó do seu retábulo, as pinturas maneiristas de Francisco Correia, mas sobretudo o imponente zimbório que distingue este mosteiro de outros mosteiros beneditinos. A visita do concelho leva-nos também à antiga estação de caminho-de-ferro de Arco do Baúlhe, que incorpora o Museu das terras de Basto, onde se pode descobrir a leitura dos romances de Camilo nos bancos de uma carruagem inglesa de 1876.

MaIO/JUNHO2014

43


lugares

A natureza reserva-nos o património da Serra da Cabreira, com inúmeros trilhos pedestres bem assinalados e convida-nos à descoberta de velhos moinhos ao longo de uma antiga levada, onde está em curso a criação de um Centro de Vida Selvagem. Como todo o norte de Portugal, Cabeceiras é terra de gastronomia, que incluem o bacalhau, o cabrito assado, a carne barrosã, as cavacas e o pão-de-ló, que se acompanham com o incontornável vinho verde.

1

1

2

leve consigo 1. CLARINS MEN Fluide Après-Rasage, o conforto após o barbear.

2. EISENBERG HOMME Complexe Anti-Age o hidratante anti-idade global.

3. RALPH LAUREN Polo Red, um pouco de adrenalina num frasco.

look RALPH LAUREN 44

perfumes&co.90

3


os mais vendidos

para Ela

3

Light Blue de Dolce & Gabbana Acqua di Gioia de Giorgio Armani La Vie est Belle de Lancôme Angel de Thierry Mugler J’adore de Dior Coco Mademoiselle de Chanel

La Vie est Belle

DKNY de Donna Karan Chance de Chanel

de Lancôme

Be Delicious de DKNY Amor Amor de Cacharel Alien de Thierry Mugler Chanel Nº 5 Lady Million de Paco Rabanne

8

Sì de Giorgio Armani Dolce de Dolce & Gabbana Chloé Flower by Kenzo For Her de Narciso Rodriguez 212 VIP de Carolina Herrera Chance Eau Fraîche de Chanel

para Ele 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Boss de Hugo Boss Acqua di Giò de Giorgio Armani 1 Million de Paco Rabanne Terre d’Hermès ck one de Calvin Klein Invictus de Paco Rabanne Le Male de Jean Paul Gaultier Boss Bottled Unlimited de Hugo Boss Bleu de Chanel Armani Code Cool Water de Davidoff Boss Bottled Night de Hugo Boss 212 Men de Carolina Herrera L’Homme de Yves Saint Laurent Hugo de Hugo Boss 212 VIP Men de Carolina Herrera Boss Bottled Sport de Hugo Boss L’Eau d’Issey pour Homme de Issey Miyake Azzaro Secret Misson de Baldessarini

Boss Bottled Unlimited de Hugo Boss

PROMOÇÕES 1 DE MAIO A 30 DE JUNHO DE 2014

ESTÉTICA

OFERTA

LASER E LUZ PULSADA

OFERTA

CABELEIREIRO

OFERTA

1 TRATAMENTO CELULAR PURIFICANTE

1 SESSÃO DE LASER/LPI 1 ZONA ROSTO

1 TRATAMENTO CAPILAR PHILIP B PROTEÇÃO DA COR

NA COMPRA DE 1 TRATAMENTO CELULAR CORPORAL DE 46 perfumes&co.83 FIRMEZA, ANTICELULITE OU DESINTOXICANTE

NA COMPRA DE 1 SESSÃO LASER/LPI 1 ZONA DE CORPO

NA COMPRA DE COLORAÇÃO OU MADEIXAS + BRUSHING


www.dior.com

O Revelar da Sensualidade

Revista Perfumes&Co n.º 90  

Revista Perfumes&Co distribuída em exclusivo na cadeia de lojas do Grupo Barreiros Faria.

Advertisement