Page 1

MAIO | junho ’15

Publicação distribuída nas perfumarias aderentes P.V.P. 2 IVA incluido

BELEZA CELULITE | novidades perfumes | MAQUILHAGEM BATONS

95

www.perfumesecompanhia.pt


editorial

> beleza

06

Um corpo firme e sem celulite? Cuidados que realmente funcionam Perceba o que está na origem deste problema tipicamente feminino e como resolvê-lo de forma duradoura. Adote as nossas dicas para um estilo de vida saudável e anticelulite, saiba como encontrar o melhor adelgaçante na perfumaria e os cuidados profissionais mais eficazes.

> maquilhagem

Mesmo que ainda haja noites frescas ou que a chuva nos visite uma vez por outra, já ninguém tem dúvidas – a primavera chegou! Que nos desculpem os adeptos do acordo ortográfico, mas se há estação do ano que merece começar por maiúscula é a Primavera! Vejamos então as Maiúsculas que a Primavera nos oferece nesta edição: Perfumes – é mesmo a estação perfumada por excelência e nas novidades sobressaem as fragrâncias florais, umas mais frescas, outras mais orientais, outras mais frutadas. Mas a fruta é mesmo da estação. Para os homens as madeiras e os acordes aromáticos, por vezes com um toque marinho, permitem manter a tradição, embora com alguns laivos de criatividade. Maquilhagem – As palavras-chave são cor, brilho, luminosidade, já com os olhos postos no tempo quente e num tom de pele mais bronzeado. Mas, desta vez, damos destaque ao batom, com algumas dicas, partindo do princípio de que não há dois vermelhos iguais e que a escolha nem sempre é fácil. Corpo – começa por C de Celulite e regressamos à preocupação dominante neste momento do ano (embora devesse ser uma preocupação dos 365 dias). Retomamos o tema com algumas explicações sobre este problema tão feminino e com algumas sugestões sobre estratégia de combate. Outros temas há a descobrir, mas deixamos-vos essa tarefa para o que se segue vos surpreenda. Votos de uma Primavera em cheio!

28

Como escolher a cor do batom Descubra o “seu” tom nas tendências da estação A moda desceu à rua e inspirou-se nas mulheres reais: vimos looks de maquilhagem nos desfiles da estação que pareciam ter sido feitos pelas próprias modelos. As coleções que seguiram a tendência propõem produtos práticos, multifunções e fáceis de usar.

Catarina Faria

SumáriO MAIO/JUN. 2015

95

06 beleza

Um corpo firme e sem celulite? – Cuidados que realmente funcionam

10 novidades corpo 12 glossário

BELEZA do corpo

Pequeno dicionário de Beleza & Cosmética – Parte II de F a J

DIREÇÃO Catarina Faria Edição Pondera Marketing e Serviços, Lda. – Largo de Santos, 4 - 3º, 1200-808 Lisboa Produção e Design Companhia das Cores, Lda. – Rua Sampaio e Pina, n.º 58, 2.º Dto, 1070 -250 Lisboa Redação Francisco Sá da Bandeira, Iole Sala, Sofia Sá da Bandeira, Vera Saldanha PAGINAÇÃO Ana Gil, Carlos Salvado e Diana Esteves Coordenação Iole Sala, Pondera imagens © thinkstock.com | freepik.com | shutterstock.com IMPRESSÃO E ACABAMENTO Inprintout Tiragem 50.000 exemplares Depósito Legal n.º 156264/00 Revista distribuída pelas perfumarias: Perfumes & Companhia, Perfumarias Barreiros Faria, MARS Perfumarias, Quinta Essência Perfumaria e Perfumarias Anita | PROPRIEDADE: José Faria, Lda. – Rua Cordeiro Ferreira, 9, 1750-071 Lisboa, Tel. 21 751 36 00

maIo/JUNHO2015

03


sumário

16

novidades

BELEZA da pele Aromas em estreia

Fragrâncias de verão Maquilhagem – A anunciar o verão

26 looks 28 maquilhagem

A ansiar pelo verão

Como escolher a cor do batom

30 step by step

Total Makeover por Creative Academy

34 ser&estar

30

> step by step

Total makeover Por Creative Academ Quantas vezes já desejámos mudar de estilo? Muitas, com certeza. Com aconselhamento profissional, é mais fácil tomar as decisões certas. E foi sob a orientação de uma equipa completa de especialistas em imagem que Carolina, 30 anos, mãe e mulher ativa, experimentou um estilo mais atual e versátil.

SumáriO MAIO/JUN. 2015

95

38

Emagrecer no verão, sim é possível!

38 conversando

> conversando

Maria Cordoeiro – Repensar o quotidiano

Maria Cordoeiro

42 lugares

Maria é psicóloga, tem quatro filhos pequenos e um cão que há onze anos foi salvo de um caixote de lixo. No seu blogue “Seis mais dois” vai partilhando as suas experiências mais significativas... Inspirador?

Arraiolos – Muito mais do que tapetes

46 top > lugares

Arraiolos Muito mais do que tapetes

Aldeia da terra

04

perfumes&co.95

42

Arraiolos é lugar para se ir sem pressa, sem que isso tenha qualquer ironia sobre o estereótipo alentejano. O Alentejo convida a algum recolhimento, seja no auge do calor estival, seja no frio seco de um luminoso dia de inverno. Certamente haverá muito mais gente que pisou um tapete de Arraiolos do que o próprio chão desta bela vila alentejana...


beleza

?

UM CORPO FIRME E SEM CELULITE

CUIDADOS QUE REALMENTE FUNCIONAM por Vera Saldanha

A

celulite é um problema que atormenta muitas mulheres, mas poucas se preocupam seriamente com o assunto fora da época de praia. O que é um erro, já que os resultados das dietas e dos tratamentos intensivos, feitos a pensar só nas férias do verão, não são permanentes.

06

perfumes&co.95

A melhor solução é adotar um programa combinado de alimentação e exercício físico, complementado com cuidados cosméticos ou de estética, adaptado a cada caso e de acordo com os resultados que se pretendem. Numa primeira fase, de ataque, poderá ser útil contar com a ajuda de especialistas em nutrição, estética e também na modalidade de desporto que escolher praticar. Após

atingir os objetivos pretendidos, vem a fase da manutenção, que consiste essencialmente em passar a “voar sozinha”, pondo em prática no dia-a-dia tudo o que aprendeu. Isto porque – não tenha ilusões – a manutenção de um corpo saudável e do peso ideal, bem como de uma silhueta esbelta e bem torneada, é um compromisso para a vida e um desafio cada vez maior à


medida que se avança na idade. O segredo do sucesso é encarar isto como um modo de vida e procurar que seja prático e agradável, com rotinas fáceis de integrar no dia-a-dia. Vai ser difícil mudar alguns hábitos no início, mas quando começar a sentir os benefícios não só na aparência do seu corpo, mas também na qualidade de vida, nunca mais pensará na manutenção da sua boa forma física como um sacrifício. Junte-lhe uma rotina de cuidados cosméticos adaptados às necessidades da sua pele – adelgaçante, refirmante ou drenante – e terá o corpo com que sempre sonhou: firme, esguio, macio e bem torneado.

O que é, afinal, a celulite?

A celulite é uma forma específica de acumulação de gordura no corpo, que consiste na formação de depósitos em zonas onde existe uma concentração maior de células gordas, ou adipócitos: ancas, coxas, nádegas, por vezes também (nos casos mais avançados) nos joelhos, tornozelos e braços. Por serem tão localizados, estes depósitos são difíceis de desalojar com dietas de emagrecimento e podem tornar-se num problema maior, caso aumentem ao ponto de formar nódulos

compactos que bloqueiam a circulação do sangue e a drenagem dos líquidos na área. Numa primeira fase, apresentam uma textura irregular, semelhante à casca da laranja, apenas quando apertamos a pele. Ainda são relativamente fáceis de atenuar com cremes e tratamentos de estética. Com o passar do tempo, as zonas onde o sangue não circula ficam frias e dolorosas ao toque. Quanto mais avançado estiver o processo, mais difícil e demorado é o tratamento. Trata-se de uma característica fisiológica do corpo feminino, de origem hormonal e também relacionada com a qualidade da pele: nos homens, a gordura não se acumula desta forma e a pele deles, mais resistente, não cede com tanta facilidade. Por isso é que, esteja ou não associada a excesso de peso – e às vezes não está, pode afetar mulheres aparentemente magras – os depósitos mais incrustados de celulite resistem às dietas tradicionais para emagrecer. Em certos casos, a alimentação até pode estar correta mas é preciso aumentar a atividade física para acelerar o metabolismo corporal e a queima de calorias; noutros, será melhor investir em tratamentos de estética para melhorar uma pele com tendência para flacidez.

Na perfumaria: Qual o melhor adelgaçante

para mim?

A função dos cuidados cosméticos é, essencialmente, melhorar a qualidade da pele. Usados diariamente, atenuam a aparência de “casca de laranja”, definem os contornos da silhueta e até reduzem algum volume – benefícios que nem as dietas, nem a ginástica, produzem. Uma vez que as fórmulas são cada vez mais específicas, é necessário selecionar os produtos a partir de um diagnóstico personalizado: a sua celulite está associada a gordura, ou a retenção de líquidos? É recente, ou já está instalada? Estes dados são importantes na hora de escolher. Combater a flacidez cutânea é uma vertente importante de qualquer plano adelgaçantes. «O inconveniente nº1 de qualquer dieta ou perda de peso é a diminuição da firmeza dos tecidos, mais visível no ventre, braços, peito, nádegas e interior das coxas» diz Patrizia Mazzitelli, Product & Training Manager da marca Eisenberg, explicando que «a partir dos 20 anos, as nossas células já começam a produzir cada vez menos colagénio e elastina e por isso a pele torna-se progressivamente mais seca, mais fina e menos elástica. Os contornos da silhueta afrouxam e as probabilidades de as variações de peso poderem originar estrias, aumentam. Por isso, criámos um novo creme regenerante e refirmante corporal, que recomendamos aplicar sozinho, em substituição de um hidratante comum nos casos em que existe tendência para flacidez ou para estrias, ou como cuidado preventivo quando se prevê grande variação de peso, ou ainda coordenado com sérum adelgaçante».

MAIO/JUNHO2015

07


beleza

Estratégia

anticelulite Manual de instruções para um estilo de vida saudável, essencial para o sucesso de qualquer programa de adelgaçamento ou remodelação da silhueta: • Reduza as quantidades de todos os alimentos – a maioria das pessoas come mais do que realmente precisa; • Reparta a alimentação diária por um mínimo de quatro refeições, a horas certas; • Limite o consumo de gorduras e, principalmente, de doces (enquanto tiver açúcar à disposição, o organismo poupa as reservas de gordura); • Coma sopa ao almoço e ao jantar; • Não abuse da fruta, pois contém açúcar (mas coma vegetais à vontade); • Hidrate-se, bebendo água com regularidade ao longo do dia, mas evite os refrigerantes; • Evite o tabaco, as bebidas alcoólicas e o café, que causam má circulação e favorecem a acumulação de toxinas no corpo; • Limite o consumo de sal, que causa retenção de líquidos no corpo; • Não use roupas apertadas, pois impedem a circulação. Se trabalha sentada, evite cruzar as pernas e levante-se para andar de vez em quando; • Pratique exercício físico regularmente e aproveite todas as oportunidades possíveis para se deslocar andando a pé; • Dê descanso ao elevador: usar as escadas é mais saudável, económico e ecológico.

08

perfumes&co.95


Redefinir, adelgaçar e… mostrar.

I N O VAÇÃO A D E LGAÇA N T E

Masvelt

Clarins concentra 50 anos de experiência adelgaçante numa fórmula única, enriquecida com as últimas descobertas sobre a formação das gorduras rebeldes. Com Masvelt, Clarins associa pela primeira vez o duplo poder adelgaçante do extrato de papoila, que atua simultaneamente no armazenamento e na eliminação das gorduras. A sua deliciosa textura fina e fundente convida à massagem, para um maior prazer e bem-estar. Após 2 semanas, Masvelt redesenha a sua silhueta1. Já não tem nada a esconder! 1. Teste de satisfação, 49 mulheres utilizadoras de produtos adelgaçantes.

Após 2 semanas, 85% das mulheres constataram que os seus braços estavam mais finos1. Após 4 semanas, 83% das mulheres constataram que o seu ventre estava mais liso e a sua cintura mais fina1.

86% das mulheres constataram ter curvas

www.clarins.com

mais bonitas1.


novidades corpo

Beleza

1

dO CORPO

Selecionámos alguns produtos que grandes marcas formularam este ano para a beleza da pele. Além de eficazes, as suas texturas e aromas transformam a sua utilização num ritual de prazer que vai querer repetir. Em função das suas necessidades e gosto, poderá aqui encontrar o complemento ideal para chegar ao verão com um corpo mais elegante e uma pele mais tonificada e lisa.

1. CARITA Haute Beauté Corps

2 2. EISENBERG Body Refining Serum, Body Lifting Cream

Um sérum adelgaçante e um creme de firmeza

1. O sérum adelgaçante é formulado para tratar as zonas rebeldes. Muito concentrado, atua em profundidade sobre a lipólise e a drenagem dos tecidos para eliminar o excesso de gordura e a retenção de água. 2. O creme liftante impulsiona a vitalidade celular, reforça a elasticidade cutânea e atenua visivelmente a aparência das estrias. 3. Cryoform, lançado em 2014 numa fórmula para mulheres e outra para homens, é um cuidado anticelulite e anti-idade que pode ser usado depois do sérum em todo o corpo, reforçando o seu efeito nas zonas rebeldes. Body Refining Serum: Frasco 150 ml Body Lifting Cream: Boião 150 ml Cryoform: Tubos 240 ml

Um programa adelgaçante em 3 etapas 1. O esfoliante, mecânico e químico, suaviza a pele e prepara-a para receber os ativos dos produtos seguintes. 2. O sérum redesenha a silhueta (reduz o armazenamento de novas gorduras, reduz o volume das gorduras existentes e ajuda a drenagem). 3. O creme melhora a firmeza e densidade da pele, atuando em profundidade sobre os fibroblastos, e hidrata e suaviza a superfície da pele. Gommage Préparateur Silhouette: Tubo 150 ml Sérum Expert Réducteur Contours: Frasco 200 ml Crème Révélatrice Fermeté: Boião 200 ml

3

3. CLARINS Masvelt Body Shaping Cream

Fórmula renovada do creme antigorduras rebeldes para adelgaçar, refirmar e redefinir a silhueta Enriquecido com um novo ativo mais eficaz, associa a tripla ação adelgaçante, refirmante e embelezadora da pele a uma textura sensorial que facilita a massagem tornando-a um ritual de prazer. Boião 200 ml

10

perfumes&co.95


4. SHISEIDO Advanced Body Creator

Um creme adelgaçante e anti-idade altamente concentrado que combate a acumulação de gordura, celulite e efeitos do envelhecimento, como a flacidez

4

Uma textura exclusiva que combina o efeito de massagem numa curta aplicação, enquanto os avançados benefícios aromacológicos diminuem a acumulação de gordura e de celulite através do poder da fragrância! Tubo 250 ml (Ed. limitada)

5. GREENLAND Fruit Emotions Body Mist, Três Aromas

5

Brumas corporais frescas e sedutoras para refrescar o corpo após o banho Ideais para quem prefere aromas suaves ou não gosta de usar perfumes no tempo quente, estes vaporizadores revitalizantes oferecem um aroma de longa duração que prolonga o bem-estar e a sensação de frescura ao longo de todo o dia. Papaia-Limão, Lima-Baunilha ou Morango-Anis? Vaporizador Natural 200 ml

Os tratamentos de estética são uma parte importante de qualquer programa de remodelação da silhueta. Nos nossos espaços Beauty Studio e Woman City SPA, pode optar entre diversos serviços adelgaçantes, anticelulite e refirmantes, a adequar ao seu caso específico, sob a orientação das nossas conselheiras de beleza. Cavitação, radiofrequência e pressoterapia estão entre as tecnologias mais eficazes que atualmente se conhecem para remodelar a silhueta, sem esquecer os extraordinários envolvimentos corporais de Swiss Perfection: Tratamento Corporal Celular de Firmeza Swiss Perfection (75 min.) – Combate a perda de firmeza e elasticidade, com resultados visíveis e imediatos. Suaviza, revitaliza e melhora a textura da pele, estimula a produção de colagénio para uma silhueta fina, esbelta e tonificada.

Tratamento Corporal Celular Desintoxicante Swiss Perfection (75 min.) - Criado para drenar e eliminar as toxinas do corpo, é ideal para complementar uma dieta de perda de peso. Ajuda a combater a retenção de água e a eliminar a celulite. Tratamento Corporal Celular Anticelulite Swiss Perfection (75 min.) - Combate celulite, pele casca de laranja e perda de firmeza para obter uma silhueta perfeitamente definida, refirmada e tonificada. Crioterapia Corporal Celular Swiss Perfection (50 min.) - Tratamento de efeito gelado para problemas de má circulação e celulite. Consiste numa drenagem corporal seguida da aplicação de uma agradável máscara refrescante nas pernas.

Para conhecer toda a oferta de tratamentos disponíveis, consulte: www.perfumesecompanhia.pt/pt/beauty-studio

maio/junho2015

11


glossário

pequeno dicionário a c i t é m s o c a z e l e b

de

M

&

ais um capítulo do dicionário de termos de beleza que estamos a publicar ao longo deste ano nas revistas Perfumes e Companhia. É a resposta às dúvidas de quem quer saber mais sobre os ingredientes dos seus cremes e compreender melhor o discurso dos especialistas. O dicionário completo ficará disponível em: www.perfumesecompanhia.pt.

12

perfumes&co.95

FaJ PARTE Ii - De

f FHilidmreolipídico

Camada natural de água, lípidos e sebo que a própria pele produz nas suas glândulas sebáceas e sudoríparas para se autoproteger. Este filme semipermeável cobre toda a superfície da epiderme, conferindo-lhe suavidade, hidratação e proteção. A sua composição e consistência são determinantes para o estado e qualidade da pele.


Filtros Solares

Agentes que barram os raios ultravioleta do sol para proteger a pele dos seus efeitos nocivos, durante a exposição, e que entram nas fórmulas cosméticas para lhes conferir uma ação de “proteção solar”. Há dois tipos de filtros solares: os filtros químicos, ou substâncias que absorvem as radiações nocivas (UVB e/ou UVA, conforme o produto), deixando passar as restantes; e os filtros físicos, ou partículas minerais que refletem a luz do sol, como pequenos espelhos, antes que esta atinja a pele. Em nenhum dos casos é possível bloquear totalmente a radiação UV, chega sempre uma parte à pele. Os produtos para bebés e pele sensível contém apenas filtros minerais, por serem mais naturais e inócuos. Estado resultante da perda de firmeza da pele, a qual depende de uma estrutura de suporte interna formada por fibras de colagénio e elastina – duas proteínas naturais, produzidas por células específicas (fibroblastos) na derme. A produção dos fibroblastos abranda com a idade, mas também devido a agressões ambientais (como o sol), doença ou carências nutricionais graves e prolongadas. É impossível repor ou reconstruir fibras danificadas com cosméticos. Os produtos antiflacidez procuram revitalizar a pele e criar condições para estimular a produção dos fibroblastos.

Flacidez

Flavonóides

Compostos orgânicos da classe dos polifenóis provenientes dos vegetais. Têm um efeito antioxidante benéfico para a pele, isto é: neutralizam a ação destruidora dos radicais livres (moléculas agressivas presentes no ambiente) que aceleram o envelhecimento das células. Podemos obtê-los através da alimentação, principalmente em frutos e legumes: citrinos, frutos vermelhos, maracujá, açaí, tomate, soja, ginkgo biloba, cacau, chá, mel, vinho. Alguns extratos são utilizados para cosmética.

Nome pelo qual é mais conhecida a base de maquilhagem, que vem da sua designação em francês (fond = fundo, base, suporte + teint = tez, tom da pele). Isto apesar de ter sido um maquilhador polaco emigrado nos EUA, chamado Max Factor, a inventar este produto cuja primeira versão era em creme compacto.

Fond de Teint

g Glicação

O excesso de açúcar no sangue provoca uma reação natural chamada “glicação das proteínas”: ele fixa-se nas proteínas existentes no organismo, que no caso da pele são as fibras de colagénio e elastina, modificando as suas propriedades. Nomeadamente, torna-as mais rígidas, o que causa flacidez e rugas precoces. Alguns cremes antienvelhecimento contêm substâncias com propriedades antiglicação para combater este fenómeno, mas a melhor prevenção consiste em limitar o consumo de alimentos doces – o mais cedo possível, pois trata-se de um processo cumulativo que já está em curso há muito tempo quando notamos os primeiros sinais visíveis.

Glicerina Vegetal

Ingrediente clássico, muito utilizado na cosmética. Trata-se de uma substância natural que existe na própria pele, onde ativa o mecanismo dos aquaporinos, responsável pela hidratação das camadas profundas. Muitos cremes contêm uma forma vegetal de glicerina, cujas propriedades emolientes, hidratantes e regeneradoras são eficazes para reconfortar e fortalecer a pele seca, desidratada ou sensível.

h Hidratantes

Os cosméticos hidratantes ajudam a pele a reter a água que lhe é essencial para o bom funcionamento das células e sistemas vitais. Para tal, contêm agentes emolientes e humectantes cujo modo de atuação varia: as substâncias emolientes, geralmente lípidos ou óleos vegetais, criam um filme protetor que controla a evaporação da água para o exterior; as substâncias humectantes, como a glicerina, a ureia ou o ácido hialurónico captam e transportam água no seu interior, formando uma barreira protetora que contém, ela própria, humidade. A ureia atravessa mesmo a camada córnea superficial e fixa-se mais abaixo, atraindo as moléculas de água para um efeito de hidratação prolongado.

maio/junho2015

13


glossário

) r o t a f u o ( e ic d n Í i de proteção solar Numeração que indica a capacidade protetora de um produto designado por “protetor solar”, avaliada segundo um método específico. A classificação recomendada pela Comissão Europeia é utilizada pela maioria das marcas comercializadas no espaço europeu: FPS 6, 8 e 10 correspondem a “proteção baixa”, para pele morena, que bronzeia com facilidade; FPS 15, 20 e 25, “proteção média” para pele que bronzeia facilmente, mas queima-se no início; FPS 30 e 50, “proteção alta” para pele clara ou pouco bronzeada, que queima facilmente; FPS 50+, “proteção muito alta” para pele muito clara, sensível ao sol, que se bronzeia pouco. Produtos com FPS 6 não podem usar a designação de “protetor solar”.

Ingredientensatural de origem

Ingredientes de origem mineral, vegetal ou animal que são obtidos por métodos físicos, microbiológicos ou enzimáticos. Já os ingredientes produzidos por meio de processos químicos, autorizados pelas entidades responsáveis pela regulamentação dos cosméticos, são denominados ingredientes de síntese.

Intolerâncias

Uma pele intolerante não é obrigatoriamente uma pele alérgica. Pode ser só muito sensível a fatores externos, por natureza ou por estar temporariamente fragilizada. Numa alergia, o contacto com uma substância específica (alergénio) que a pele identifica como uma agressão desencadeia uma reação do sistema imunitário: placas vermelhas, inflamação local, prurido ou sensação de queimadura. Numa pele intolerante, não são os alergénios nem o sistema imunitário os responsáveis. Qualquer coisa pode ser sentida como agressão: agentes ambientais, cosméticos ou mesmo água. Para acalmá-la deve-se utilizar cosméticos adaptados, muito suaves, com um número limitado de ingredientes, sem perfumes nem conservantes.

14

perfumes&co.95

j Jojoba

Arbusto originário do deserto, de cujo grão é extraído um óleo muito rico em nutrientes benéficos para a pele que se distingue dos restantes óleos vegetais pela semelhança entre a estrutura das suas moléculas e a dos óleos naturais da pele humana. Por isso tem grande capacidade de equilibrar o manto hidrolipídico da epiderme. Suavizante, nutritivo e bem tolerado, é utilizado em cuidados regeneradores, cremes hidratantes para pele seca e sensível e tratamentos para o couro cabeludo.

(Continua na próxima edição.)


novidades

1 Beleza da pele

1. BIOTHERM Aquasource Supermoisturizer, Eye Revitalizer, Night Spa Linha completa super-hidratante, rosto

A pesquisa mais recente de Biotherm quantifica os benefícios de uma hidratação “total” da pele. A sua aparência melhora em 15 aspectos quantificáveis, dos quais: densidade, suavidade, conforto, regeneração, tonicidade, luminosidade, vitalidade, frescura... Por isso Biotherm criou o creme de noite e o creme para o contorno de olhos, além de reformular o creme de dia. Para uma eficácia hidratante maximizada. Dia e Noite: Boiões 50 ml; Olhos: Boião 15 ml

2

2. CLARINS Mission Perfection Serum

Sérum antimanchas, luminosidade e uniformidade da tez

3

Combate as desordens pigmentares responsáveis pelas manchas e restaura a luminosidade da tez sem alterar a tonalidade da pele. Além das manchas escuras reduz as vermelhidões. Frasco Doseador 30 ml

4. EISENBERG Pure White Émulsion Purifiante

3. DIOR Hydra Life Sorbet

Sérum e creme hidratantes, rosto Dois cuidados complementares para 24 horas de hidratação. O Sérum concentrado fornece energia à pele até ao coração das células para uma hidratação intensa. O creme tem uma sensorailidade requintada que envolve a pele em conforto e leveza. Antídotos para a pele stressada, sem vitalidade. Creme: Boião 50 ml; Sérum: Frasco doseador 30 ml

Emulsão para rosto e decote

Uma emulsão fresca, e reguladora para pele oleosa com imperfeições. Usada de manhã e à noite, diminui os poros e ajuda a reduzir as marcas deixadas por borbulhas, tendo também uma ação antioxidante. Purificada, a pele fica visivelmente mais luminosa, suave e matificada. Frasco Doseador 50 ml

6. GUERLAIN Orchidée Impériale La Crème Gel

Creme global anti-idade para pele mista ou climas quentes Encontra-se neste creme de dia todo o poder revitalizante de Orchidée Impériale, mas numa textura leve formulada para a pele mista. Tem um efeito imediato refrescante e descongestionante, e pode ser usado a partir dos 30 anos para preservar a luminosidade e a juventude da pele. Boião 30 ml

16

perfumes&co.95

4

6

5. ESTÉE LAUDER Resilience Lift Restorative Radiance Oil Óleo nutritivo iluminador, rosto

5

Sedoso e leve, alimenta em profundidade e combate a aparência cansada através de uma combinação natural de lípidos vegetais eficazes. A pele recupera a sua resiliência e fica mais luminosa, reconstituída e suave. Usado diariamente restaura a barreira de proteção da pele e retém a hidratação. Frasco Doseador 30 ml


7 7. LANCÔME Rénergie Multi-Lift

Cremes de dia Multi-Lift reformulados com 3 texturas A fórmula renovada destes cremes aumenta a firmeza e a densidade da pele atuando na sua estrutura interna ao nível dos fibroblastos e da matriz extracelular. Os resultados garantidos são medidos por testes laboratoriais. E agora estão disponívies em 3 texturas adequadas a pele seca, mista ou oleosa. Boiões 50 ml

10. ANTHONY High Performance Continuous Moisture Eye Serum

Gel anti-idade para o contorno dos olhos, homens Formulado para a pele dos homens, este gel proporciona uma hidratação profunda e contínua ao longo do dia. Combate as olheiras, reduz os papos, melhora a firmeza da pele e minimiza a aparência das linhas finas. Adequado a todos os tipos de pele. Frasco 15 ml

10

8

8. SHISEIDO Ibuki Multi-Solution Gel

Gel SOS reparador imediato de imperfeições Para ser usado sempre que a pele apresente pequenos problemas como irritação, vermelhidão, borbulhas... Pode ser aplicado localmente antes da maquilhagem ou mesmo, se necessário, por cima da maquilhagem. Confere conforto imediato à pele, suaviza-a e repara os danos. Para ter sempre à mão! Boião 30 ml

9. SWISSDENT Extreme Whitening Pen

9

Gel branquador dos dentes em duas fases Este gel branqueador remove manchas e descolorações dos dentes. Pode ser usado apenas nos dentes escuros ou manchados, ou em todos os dentes para tornar o sorriso mais branco e luminoso. Fácil de aplicar, também é rápido: atua em apenas 5 minutos. Para maior eficácia, complementar com Extreme Whitening Toothpaste. Resultados visíveis após uma semana apenas. Canetas 3 ml x 2

11. LAB SERIES SKINCARE FOR MEN MAX LS Age-Less Power V Lifting Cream Creme anti-idade de lifting, pele masculina

Uma fórmula que desafia a gravidade, ajudando a redefinir visivelmente a aparência dos contornos do rosto, sinal de juventude. Combate os efeitos visíveis do envelhecimento, hidrata, acalma, suaviza e revitaliza a pele. Também fortalece a barreira protetora e melhora a elasticidade da pele. Boião 50 ml

11

Maio/JUNHO2015

17


novidades

Aromas

em estreia

2 3

1. GUCCI Guilty Diamond Edition (Ed. Limitada) Um floral-oriental quente e sensual, com notas afrodisíacas de lilás e cardamomo, âmbar e patculi. Eau de Toilette Vapo 90 ml, 75 ml e 50 ml

1

4 57 8 6

9

10

2. Dolce & Gabbana Dolce Floral Drops Floral-fresco, preserva a harmonia da versão Dolce original, acrescentando notas frescas e Neroli. Eau de Toilette Vapo 150 ml, 75 ml, 50 ml e 30 ml 3. Guerlain La Petite Robe Noire Eau Fraîche Um floral-verde, fragrância fresca e ligeira, deliciosamente cintilante e alegre como um elegante vestido de verão. Eau de Toilette Vapo 100 ml, 50 ml e 30 ml 4. Estée Lauder Modern Muse Chic Um floral-amadeirado vívido, contraste entre notas florais sofisticadas e notas frutadas enriquecidas pela sensualidade das madeiras. Eau de Parfum Vapo 100 ml, 50 ml e 30 ml 5. Hermès Le Jardin de Monsieur Li O quinto perfume da série “Jardin”, de Jean Claude Ellena, é uma fragrância cítrica-exótica que evoca a essência dos jardins da China. Eau de Toilette Vapo 100 ml e 50 ml 6. Donna Karan DKNY Women Summer (Ed. Limitada) Fragrância revigorante, ousada, sexy. Um floral-oriental com uma abertura fresca que emana uma aura misteriosa. Eau de Toilette Vapo 100 ml 7. Cartier La Panthère Eau de Parfum Légère Uma essência floral, delicada e solar, com um toque de baunilha, que evoca o perfume inicial, elegante e almiscarado. Eau de Parfum Vapo 75 ml, 50 ml e 25 ml 8. Hugo Boss Jour pour Femme Eau de Parfum Lumineuse Uma versão mais leve, luminosa e fresca de Jour pour Femme. Floral e revigorante. Eau de Toilette Vapo 75 ml, 50 ml e 30 ml 9. Kenzo Jeu d’Amour Eau de Toilette Um floral frutado verde com um bouquet de frésias e tuberosa no coração e um rasto de almíscares brancos e madeira de cedro. Eau de Toilette Vapo 50 ml e 30 ml 10. Boucheron Quatre pour Femme Um perfume luxuoso e multifacetado como uma joia. Floral-poudré, composto com flores, madeiras e almíscares preciosos. Eau de Toilette Vapo 100 ml

18

perfumes&co.95


novidades

Aromas

em estreia

4

2

1. Giorgio Armani Acqua di Giò Profumo Criado por Alberto Morillas, este perfume conserva a frescura da fragrância inicial acrescentando-lhe a profundidade do incenso. Eau de Parfum Vapo 125 ml, 75 ml e 40 ml

1

5 7 8

3 6 2. Mercedes-Benz VIP Club Energetic Aromatic Assinada por Annie Buzantian, esta fragrância aromática é autêntica, requintada e intemporal. Eau de Toilette Vapo 100 ml e 50 ml 3. Mercedes-Benz VIP Club Pure Woody Fragrância amadeirada e persistente, criada por Harry Fremont, é uma promessa de elegância masculina clássica. Eau de Toilette Vapo 100 ml e 50 ml

4. Givenchy Gentlemen Only Casual Chic Fresca-amadeirada-especiada, esta declinação de Gentlemen Only é elegante com um toque informal. Eau de Toilette Vapo 100 ml e 50 ml 5. Paco Rabanne 1 Million Cologne O novo 1 Million é a euforia da frescura realçada pelo couro, pela mão dos perfumistas Olivier Pécheux e Michel Girard. Eau de Toilette Vapo 125 ml e 75 ml

6. Donna Karan DKNY Men Summer (Ed. Limitada) Fragrância sensual e estimulante, é uma combinação de frescura revigorante e notas aromáticas modernas. Eau de Toilette Vapo 100 ml 7. Gucci Guilty pour Homme Diamond (Ed. Limitada) Intenso e aromático fougère moderno, partilha o caráter inebriante do seu par feminino. Eau de Toilette Vapo 90 ml 8. Tommy Hilfiger Tommy Summer (Ed. Limitada) Uma composição olfativa que evoca os dias de verão, para o homem que gosta de desfrutar da frescura e do azul do mar. Eau de Toilette Vapo 100 ml

20

perfumes&co.95


novidades

22

perfumes&co.95


novidades Clarins Joli Baume Éclat du Jour Um bálsamo hidratante, alisador e protetor para os lábios, num cocktail vegetal nutritivo que confere brilho e uma luminosidade rosada.

Clinique Pop Lip Colour + Primer Um dois-em-um: um batom rico em cor, que também é um primer suavizante. De longa duração, boa cobertura e disponível em 16 cores.

Maquilhagem Dior Rouge Brillant

a anunciar o verão

Definição, poder de fixação e brilho, em 12 gloss glamorosos que cuidam dos lábios. Completam o look 4 novos vernizes.

Make Up Factory Professional Rebrush Soft Blending Brush Um pincel extremamente suave para esbater as cores, indispensável para as sombras de olhos. Resultado profissional garantido.

Anny Girls Wanna have Fun! Uma coleção de 8 vernizes com cores divertidas para as festas de despedida de solteira e todas as festas de verão.

24

Guerlain Terracotta Joli Teint Pó Compacto

Lancôme Belle de Teint

Um pó bronzeador com duas cores em 4 tons. Para uma tez perfeita, luminosa e beijada pelo sol. Fácil de aplicar, oferece conforto e longa duração.

Uma coleção de pós bronzeadores, os primeiros de Lancôme. Conferem um brilho saudável e um tom bronzeado, e apagam imperfeições. 6 tons.

perfumes&co.95


Make Up Factory Eye Shadow Jewels As 4 cores marmoreadas desta paleta permitem criar inúmeros looks perfeitos de dia ou de noite. O iluminador cria pontos de luz. Os tons, frios e quentes, adequam-se a todas as cores de olhos.

Sisley Phyto-Eye Twist Um lápis de olhos “jumbo” retrátil em 8 tons intensos. Fácil de aplicar, pode ser usado como lápis, eyeliner ou sombra de olhos.

Yves Saint Laurent Touche Éclat Blur Primer + Perfector

Estée Lauder Little Black Primer

Uma pré-base de maquilhagem líquida que prepara a pele para a aplicação da base, para sublimar o resultado e aumentar a sua duração. Um pó aperfeiçoador que pode ser usado sozinho ou aplicado depois da base para um efeito ótico alisador.

Uma base para a máscara de olhos que também oferece cor. Pode ser aplicada só, antes da máscara ou depois da máscara para a fixar.

Lancôme Shine Lover Uma coleção de batons que aliam cor e brilho saudável de longa duração, com agentes hidratantes, nutritivos e protetores dos lábios, 15 tons.

O.P.I Hawaii Collection Está desejosa de cor? Uma coleção de 12 vernizes em tons luxuriantes e tropicais que casam com os tecidos e padrões da nova estação.

Clinique Wear Everywhere Neutrals Três paletas de 8 sombras que facilitam uma maquilhagem harmoniosa e evitam erros. Rosas, azuis ou verdes?

Maio/JUNHO2015

25


maquilhagem looks

Dior

Summer Tie Dye 2015

Na onda “tie-dye” das suas coleções de moda, Dior propõe uma maquilhagem cujas cores flutuam, como que saturadas de luz. Olhos do jade ao bronze, em espetros de bege ou azul lagoa; na tez, as cores do pôr-do-sol; na boca, cores vibrantes do coral ao vermelho. E um top coat groselha acrescenta um twist ao verniz.

Estée Lauder

Bronze Goddess Shimmering Nudes

Uma nova colecção de bronzeadores em pó e em gel, iluminadores em creme, uma paleta com oito sombras de olhos, bâtons e vernizes. O calor e a luz do verão são efémeros e podem ser recriados com estes tons alegres e luminosos. Antes, durante e depois do verão.

A ansiar pelo verão... Em antestreia apresentamos alguns dos looks que podem vir a fazer furor no próximo verão.

Make Up Factory Sahara Sunset

Uma coleção em tons quentes e calmos. Uma paleta de tons castanho-terra e bege, associados a tons avermelhados. Um novo pó bronzeador recria uma tez bronzeada pelo sol, iluminada pelo Luxury Glitter Cream. A máscara de volume preto profundo intensifica as pestanas e os dois Glossy Lip Stylos completam o visual de deserto.

26

perfumes&co.95

Yves Saint Laurent Saharienne

YSL reinventa os códigos do bronzeado. Quando a perfeição da tez e a luminosidade do bronzeado se encontram, graças a uma fórmula que disfarça as imperfeições, alisa a pele e confere uma radiosidade vibrante e solar à tez. Uma luminosidade que prolonga o verão ao longo de todo o ano.


maquilhagem

Fotos Clinique

COMO ESCOLHER

a cor do Batom

N

ão há dois batons vermelhos iguais. Nem fúcsia, nem cor de laranja. Esta realidade dificulta a escolha no momento da compra, mas tem uma grande vantagem: existe um batom vermelho (e um fúcsia, e um cor de laranja) para todas as mulheres. É só procurar bem! Estas são as cores da moda, este ano. Não passam despercebidas, por isso é importante escolher as tonalidades em harmonia com a cor da pele, do cabelo e dos olhos.i

28

perfumes&co.95


Pedimos à maquilhadora profissional Sandra Almeida para nos orientar por entre as tendências da estação:

• Este ano, usa-se aquilo que nós, os profissionais da

• O laranja é uma cor ótima para o verão, porque tem

maquilhagem, chamamos os substitutos do vermelho: batons de efeito tão intenso como o vermelho, mas com outros pigmentos, neste caso, fúcsias e laranjas. Além do clássico vermelho, que nunca está verdadeiramente fora de moda. • Antes, as tendências mudavam tão radicalmente que em cada estação era preciso pôr de lado toda a maquilhagem que tínhamos, e comprar tudo de novo. Hoje, podemos adaptar. Por exemplo, para atualizar o batom vermelho de sempre, aplique um cor-de-rosa por cima. Dá-lhe um ponto de luz. Fazemos muito isto nos desfiles. • Para escolher a cor do batom, a personalidade é que manda. A prática diz-me que alguém com um estilo pessoal romântico nunca irá para os laranjas. Escolhe instintivamente algo da família dos cor-de-rosa, seja neutro ou forte.

amarelo que combina com a tonalidade quente da luz do sol. É uma boa opção para quem usa habitualmente batom vermelho, porque faz uma boca igualmente vistosa mas que agora não parece tão escura. • Nenhuma destas cores é proibida a louras, morenas ou ruivas. Para cada uma destas harmonias existe o tom certo de rosa, de laranja e de vermelho. A moda atual evita os contrastes dramáticos, por isso evitamos o conflito entre tons de pele escuros e batom muito claro, e vice-versa. • Quanto mais escura for a pele, mais escuro deve ser o tom. Por exemplo: pele clara, vermelho claro; pele média, vermelho médio; pele escura, vermelho escuro. O mesmo aplica-se ao laranja e ao fúcsia. • A intensidade da cor também depende da cobertura. Há batons com cobertura intensa, ou leve e transparentes. Todas as marcas têm várias texturas e acabamentos. • Os vermelhos alaranjados podem realçar o amarelo dos dentes, porque contêm pigmento amarelo. Um tom laranja mais para o coral, ou salmão, já não faz isto. E há vermelhos que realçam a brancura dos dentes: são os que contêm um pouco de pigmento azul. • O batom deve ser experimentado nos lábios para ter a certeza do resultado, porque na mão não vai ficar igual.


Fotos Francisco Sá da Bandeira

step by step

Total Makeover por

antes

Creative Academy

Q

uantas vezes já desejámos mudar de estilo? Muitas, com certeza, até porque hoje a informação é partilhada a uma velocidade alucinante, todos os dias sabemos de novas modas e novidades que apetece experimentar. Mas… por onde começar? É difícil sair da zona de conforto. Os conselhos de um especialista em imagem ajudam a tomar as decisões certas. A nossa modelo para este “makeover” foi a Carolina. Trinta anos, uma filha pequena, uma vida ocupada, o tempo passou a correr e manteve sempre o mesmo estilo informal de quase adolescente. Quis

30

perfumes&co.95

experimentar um novo estilo para o dia e outro para uma noite especial, ambos mais sofisticados e criativos. Desta vez, a sessão teve lugar na Creative Academy (www.creativeacademy.pt/) e no cabeleireiro Anton Beill www.antonbeill.com/home/, em Lisboa. Os produtos de maquilhagem e para o cabelo utilizados foram cedidos pela Perfumes & Companhia (www.perfumesecompanhia.pt/pt/). A consultora de estilo foi a Raquel Macias, o cabeleireiro o Anton Beill. As roupas foram cedidas pela loja Cores de Perdição.


Nota

As sobrancelhas não foram esquecidas! Para melhor emoldurar os olhos, o seu tom foi levemente escurecido e algumas falhas preenchidas. Um kit de sobrancelhas é um “must-have”: veja na sua perfumaria as ofertas de várias marcas como Clarins (usado nesta maquilhagem), Guerlain, Make Up Factory, ou Shiseido.

O primeiro passo foi o penteado. O cabelo da Carolina é bonito e bem cuidado mas fino, com pouco volume. Anton lavou-o com os produtos Philp B, usando os champôs Peppermint & Avocado, numa primeira passagem, depois Oud Royal para dar brilho e finalmente o condicionador Oud Royal Conditioner para mais brilho e volume. Para terminar, antes de secar e pentear usou o pH Restorative Detangling Mist em toda a cabeleira e Formula Anti-fizz nas pontas.

Look do Dia O penteado inicial e a maquilhagem foram feitos em função do dia mas possibilitando a transformação para a noite sem perder muito tempo. Para a maquilhagem, foram usados produtos de várias marcas. Tonalidades neutras de pérola, rosa cinzento e preto para os olhos, contornados por uma fina linha de lápis Kohl. O objetivo é uma maquilhagem versátil, fácil de retocar para a noite – e facilmente replicada pela Carolina. O batom rosado com brilho iluminou o rosto bonito e já bronzeado da Carolina, fazendo sobressair o azul dos olhos. Base de maquilhagem Shiseido Fond de Teint Fluide SPF 30; Sombras de olhos e batom Dior, paleta Kingdom of Colors Spring 2015; Lápis Kohl preto Make Up Factory; Máscara de pestanas Yves Saint Laurent Volume Effet Faux Cils Superblack; Blush Clarins; Pó solto para fixar a maquilhagem Make Up Factory.

MAIO/JUNHO2015

31


step by step

A opinião da especialista Raquel Macias A Carolina tem uma cintura pouco definida e estatura média, pelo que deve ter sempre atenção às proporções. Este formato de corpo deve focar-se em alongar a silhueta e suavizar a linha das ancas.

Look de Dia Aqui optámos por um look criativo, com uma combinação invulgar de cores, numa ode à Primavera. A Carolina tem habitualmente um estilo muito casual e descontraído, e eu quis mostrar-lhe como poderia torná-lo mais sofisticado sem abdicar do conforto a que está habituada. Os jeans de tonalidade escura e com alguma elasticidade alongam a silhueta e suavizam as ancas. Por oposição, as cores vibrantes conduzem a nossa atenção para a parte mais elegante do corpo e para o rosto, ao mesmo tempo que os ténis, tendo uma sola alta, conferem altura sem comprometer a praticidade que a Carolina não dispensa. O casaco mais comprido e levemente cintado contribui grandemente para conseguirmos um resultado final elegante, leve e fresco.

Look de Noite O penteado foi reformulado para a noite: apesar de o corte ser médio, é possível fazer um falso apanhado ripando um pouco o cabelo no alto da cabeça e usando alguns ganchos (que depois são escondidos). A maquilhagem foi apenas acentuada, sem necessidade de remover a anterior.

Um vestido evasé de tonalidade escura é ideal para suavizar as ancas e alongar a silhueta. Os sapatos nude alongam as pernas e são a escolha ideal quando queremos usar sandálias de tiras, já que deste modo não comprometem a altura. O decote nas costas confere-lhe uma sensualidade discreta e elegante, ao mesmo tempo que a meia-manga torna os braços mais elegantes e confere estrutura aos ombros. O colar statement quebra a monotonia do preto e faz aqui uma afirmação de estilo. Neste coordenado simples e, de outro modo, um tanto clássico, os acessórios têm um papel preponderante e aqui cumprem em pleno a sua função de complementos, fazendo deste um outfit interessante, elegante e que não passará despercebido.

32


ser&estar

EMAGRECER NO VERÃO

!

SIM, É POSSÍVEL

DICAS PARA CORTAR CALORIAS SEM PERDER O PRAZER DE COMER

N

o verão, o calor e o estilo de vida mais ativo e ao ar livre convidam a fazer refeições frescas e fáceis de digerir. É boa altura para introduzir no dia a dia algumas mudanças que vão tornar a sua alimentação mais saudável e menos calórica sem sentir qualquer privação, nem abdicar do prazer da boa mesa. Tome nota!

34

perfumes&co.95

1. Aumente a variedade dos alimentos, para ter a certeza de que não lhe faltam os nutrientes principais, que não é útil consumir em grandes quantidades, mas sim com regularidade. Além disso, também irá diminuir a quantidade dos que engordam ou fazem mal. Já reparou que, no supermercado, temos tendência para comprar sempre as mesmas coisas – aquelas que sabemos de cor como cozinhar? Experimente novos produtos e receitas.

1


2. Prefira alimentos frescos e da época. Consumir os produtos na época própria, principalmente frutos e legumes, é desfrutar do seu melhor momento, tanto nutricionalmente como em sabor e aroma. A caminho do verão, no nosso clima ameno, abundam as cores vivas e apetitosas: é o tempo das maçãs, cerejas, ameixas, morangos, framboesas, alperces, pêssegos e nêsperas doces e sumarentas. Na horta, há deliciosos espargos, espinafres, brócolos, rabanetes, ervilhas frescas, favas, curgetes… aproveite-os para fazer das saladas a base das suas refeições, adicionando alguma proteínas (ovo, uma carne magra, peixe). Outro alimento da época que não pode faltar, muito benéfico para a saúde, é a sardinha fresca.

2

3. Uma refeição completa deve incluir sobremesa, a qual deve ser, por regra, fruta fresca. Apetece-lhe algo especial? Descubra as delícias (magras!) de uma maçã assada com canela e sumo de limão, ou de uma pera cozida em vinho com especiarias, ou de um gelado de fruta caseiro. Os doces confecionados devem ser exceção reservada para ocasiões festivas… ou para um momento de tentação. E mesmo aí, procure os menos açucarados, como uma tarte de maçã (mas não com massa folhada – muita manteiga!) ou um bolo de chocolate feito com bom cacau.

3

4. Atenção às doses! Passe a usar pratos mais pequenos, como os de fruta, para reduzir as porções sem se aperceber (é a técnica da “meia-dose” nos restaurantes). Encha pelo menos metade do prato com legumes, frescos e/ou cozidos – meia pizza em vez de uma inteira, com uma boa porção de salada, é uma boa refeição. Reduza, também, a quantidade de massas, batatas e arroz. Repare: diz-se carne com arroz, mas normalmente o prato traz mais arroz do que carne. O mesmo para spaghettis e afins: habitue-se a fazer “brócolos com massa” em vez de “massa com brócolos” no que diz respeito à proporção.

5

4

5. Coma devagar, mastigue bem e pare antes de se sentir “cheio” porque a sensação de saciedade leva algum tempo a chegar ao cérebro – o suficiente para repetir o prato desnecessariamente. O truque é começar a refeição com uma sopa ou uma salada. Ainda a propósito da utilidade de uma entrada leve: se estiver à espera de mesa num restaurante, ou numa daquelas festas que começa com um interminável aperitivo de pé, um sumo de tomate é ótimo para acalmar a fome (e tem menos calorias do que uma bebida alcoólica).

MAIO/JUNHO2015

35


ser&estar

6. Apesar de os sumos de fruta serem associados às dietas para emagrecer, e de serem muito apetecíveis no Verão, convém não abusar deles porque a fruta contém açúcar. Não é difícil beber dois sumos de laranja frescos numa esplanada… mas atenção, eles equivalem a comer umas quatro ou cinco laranjas! Além do que as peças inteiras – e de preferência com casca, nos casos em que for possível – têm mais fibras, que são nutrientes muito importantes e úteis para manter a barriga lisa.

7

7. Para temperar, já sabemos que o azeite é uma gordura saudável, mas também aqui é bom apostar na variedade: vinagres aromatizados, sumo de limão ou lima, mostarda, ervas frescas e especiarias são ótimas alternativas. Em vez de maionese, use molho de iogurte natural (de preferência caseiro) com pimenta e ervas frescas picadas para temperar deliciosamente as suas saladas.

8. Praia é praticamente sinónimo de sanduíche. Que pode ser uma refeição bastante equilibrada, apesar do mito de que “o pão engorda”. Na verdade, é um alimento rico em hidratos de carbono, equivalente à massa ou ao arroz. Para fazer uma boa sanduíche: use fatias finas de pão escuro (mistura, sementes, integral); evite pão “branco”; escolha o recheio como se fosse para um prato saudável (ovo, peixe ou carne magra, nada de manteiga nem molhos gordos tipo maionese, incluir sempre vegetais). Junte fruta e água ao farnel. Esta “dieta de praia” tem a vantagem de permitir refeições leves e repartidas ao longo do dia, o que evita a acumulação das gorduras, facilita a digestão, o trânsito intestinal e a absorção dos alimentos. Ótimo para manter a barriga lisa.

Truques para ter a barriga lisa Com o verão a chegar e porque não queremos que o biquíni revele curvas onde decididamente não queremos tê-las, eis as rotinas quotidianas que ajudam a definir a zona da cintura:

Evite estes “inimigos” da silhueta: bebidas alcoólicas, café e sal. As primeiras desidratam e são bastante calóricas, a cafeína afeta a circulação e o sal favorece a retenção dos líquidos.

Regularize o trânsito intestinal consumindo diariamente alimentos ricos em fibras: cereais integrais, legumes e fruta.

Ande mais a pé! É um bom exercício físico, e dos mais úteis para estimular o sistema digestivo. Oportunidades não faltam: suba as escadas em vez de apanhar o elevador, use o carro só para grandes distâncias e aproveite a hora do almoço, no trabalho, para uma boa caminhada ao ar livre.

Há alimentos que favorecem a formação de gases intestinais: ervilhas, lentilhas, favas, feijão, brócolos, couve, couve-flor, produtos lácteos fermentados, massas, pão branco... Fique atenta para descobrir quais é que a afetam e reduza o seu consumo. Beba bastante água ao longo do dia, mas evite as bebidas gaseificadas.

36

perfumes&co.95

6

Uma postura corporal correta é fundamental para delinear a zona da cintura: mantenha a coluna vertebral direita, alongada e habitue-se a contrair os músculos abdominais.

8


yslbeauty.com Edie Campbell

O NOVO PERFUME FEMININO


notícias conversando

Maria Cordoeiro

Repensar o Quotidiano Texto Sofia Sá da Bandeira Fotos Francisco Sá da Bandeira

E

ncontro-me com Maria Cordoeiro em sua casa. Maria é psicóloga, tem quatro filhos pequenos e um cão que há onze anos foi salvo de um caixote de lixo. É casada com Francisco e ambos optaram por uma forma de vida que procura centrar-se no que consideram essencial e humano. Cada dia é vivido com afeto, intensidade e uma consciência que estimula. Enquanto desenvolvem atividades a vários níveis, arranjam sempre tempo para ler, conversar, cuidar da horta, brincar, trocar ideias, ouvir música, cozinhar, escrever e estar com os outros. As obras da casa foram feitas com as suas próprias mãos e a ajuda de amigos. Maria criou ainda o blog “Seis mais dois” onde vai partilhando as suas experiências mais significativas. Sai-se aturdido, sai-se a pensar e a repensar o nosso quotidiano, as nossas necessidades, os nossos queixumes. Ficamos com a sensação de que o tempo pode ser maior em cada dia, de que cada segundo merece ser vivido.

38

perfumes&co.95

Maria trabalha num programa de acompanhamento de reintegração social e profissional de famílias carenciadas. É um trabalho duro, que exige muito de si. Como é chegar a casa e ter ainda de orientar quatro filhos muito pequenos que precisam de atenção? Penso que o segredo está, sobretudo, na organização, na divisão das tarefas. Aprendemos a criar rotinas, embora não sejamos rígidos. Depois, temos a sorte de estar todos em casa pelas 5.30 da tarde. É uma sorte, mas, também, uma opção de vida? Sim, preferimos viver com menos, financeiramente falando, mas ter mais tempo para nós. É, realmente, uma opção.


E como vivem esse tempo? Tiramos partido de cada segundo. É um tempo em que conversamos, ouvimos música, discutimos, brincamos, estudamos, fazemos jogos e nos divertimos. Apesar de ser a parte do dia mais cansativa para mim, é sem dúvida a que mais gosto. Como quebram as vossas rotinas? De uma forma espontânea, às vezes porque está bom tempo, porque nos apetece sair de casa, porque nos apetece ver o mar, pegamos numa trouxa e jantamos na praia. Dão importância ao momento das refeições? Damos muita importância aos momentos vividos à volta da mesa, sobretudo ao jantar que é, sem dúvida, o momento alto do nosso dia em conjunto. Tentamos criar sempre um ambiente especial e, para isso, nunca dispensamos velas e música. É o momento em que falamos de tudo, em que partilhamos o nosso dia. Até a Jasmim, a nossa filha pequenina que já se senta na sua cadeira, quer participar. Custa-me imaginar que há famílias que veem televisão enquanto comem. Evitam ver televisão? Infelizmente a televisão tem muitos programas maus e violentos. Infelizmente há pais que usam a televisão como uma forma de entreter as crianças e terem algum “sossego”. Há séries infantis que são um verdadeiro lixo. Há quem diga que é o que as crianças gostam de ver. Não acredito nisso. Acho que se lhes dermos alternativas eles gostam de ver outras coisas. É claro que não é fácil porque os colegas na escola falam de programas que viram e os nossos filhos quando chegam a casa também os querem ver, o que é natural. Acho que o truque está mesmo em dar alternativas.

E que alternativas arranjaram? Para começar resolvemos ver em família a série da Heidi. Porque é uma história que fala da vida, de questões reais que nos fazem pensar, sentir e interrogar sobre os valores importantes da vida. E tiveram um bom retorno da parte dos vossos filhos? Sem dúvida. De repente, vimos os nossos filhos emocionados com uma e outra cena, vimo-los a colocar perguntas, a refletir no que viram e a aplicá-lo no dia a dia. E então, percebemos que estão sensíveis ao que achamos que é importante. Tem de se fugir ao que nos impingem. Ao que não tem qualidade, ao que não tem valor humano. Depois do jantar o que costumam fazer? Ou vemos uma série como a Heidi ou o Dartacão, que acabámos de ver há pouco tempo, ou fazemos um serão de leitura. Neste momento estamos a ler-lhes o Tom Sawyer. Combinámos que depois de acabarmos de ler todos os capítulos vamos ver a série em família. Têm uma forma de estar na vida que privilegia muito a autonomia. Mesmo as obras da vossa casa foram totalmente feitas por vocês. Quando viemos para esta casa estava tudo muito, muito estragado. Fizemos as nossas obras com a ajuda de amigos e da família. Foi um processo muito bom, ver as coisas a avançar, ver as coisas a ficarem prontas, perceber que conseguimos fazer e transformar. Fizeram também uma horta. Fizemos uma pequena horta e comemos o que ela nos dá sazonalmente. Os miúdos adoram, vão percebendo que há legumes que não existem todo o ano, vão compreendendo os ciclos da vida e ao verem as coisas crescer têm mais facilidade em comê-las.

maio/junho2015

39


conversando

Gosta de cozinhar? Adoro! Tenho essa sorte! O Francisco dá o banho aos miúdos e eu cozinho. Ponho música e divirto-me. Faço uma ementa para a semana toda, que fica pendurada na cozinha para que todos a possam ver. Só compramos o que é preciso para as refeições planeadas, por isso só vamos uma vez por semana às compras. Colhemos da horta o que plantamos. Têm os dois, como casal, a noção do tempo, de usufruir do tempo? Sim. Somos os dois calmos e queremos, os dois, aproveitar tudo. Adoramos estar com os nossos filhos e adoramos estar os dois a sós. Quando deitamos os miúdos temos sempre ainda tempo para nós, é uma regra, uma escolha, mesmo que, por vezes, tiremos esse tempo a horas de sono. Vamos buscar o descanso às nossas conversas, àquilo que partilhamos. Queremos aproveitar bem cada segundo. É um dos fatores para uma vida saudável em casal? Sim, viver bem cada momento e estar sozinhos um com o outro. Ter esse tempo para nós. Escolhemos um dia para isso. Ao domingo à noite jantamos sempre só os dois. Sozinhos, depois de deitarmos os miúdos. Não vemos televisão.

40

perfumes&co.95

Tem ainda tempo para fazer um blog “seis mais dois” com o subtítulo de “Um blog sobre tudo de alguém que não sabe nada”. Tem noção de como é inspirador, o seu blog? Não tenho a intenção de impingir nada a ninguém, nem de achar que a minha maneira de pensar é melhor do que a dos outros. Tenho mesmo horror a isso. Não gosto de dar opiniões, gosto de respeitar o outro, mesmo que não esteja de acordo com ele. Costumam estar com amigos? Como se organizam, tendo quatro filhos tão pequenos? Quando começámos a perceber que as pessoas estão mais afastadas umas das outras por causa da azáfama do dia a dia, dos filhos pequenos, etc. resolvemos organizar um jantar, a que chamamos A Cena, e que surgiu de uma grande vontade de estar com os amigos. Gostamos de receber, eu gosto de cozinhar. Fazemos uma ementa, mandamos aos nossos amigos, o jantar tem um valor simbólico, os amigos inscrevem-se e podem trazer outros amigos que passam a fazer parte da Cena. É uma maneira de estarmos todos juntos.

Sente-se uma pessoa com sorte? Com imensa sorte. As coisas vão correndo, acontecem coincidências que nos vão criando um caminho. Temos os dois uma postura de acreditar nas pessoas, de acreditar na vida. Foi assim que conseguimos esta casa, foi assim que, por exemplo, confiámos na palavra de um senhor que bateu no nosso carro e que prometeu que nos pagava, sem qualquer papel escrito, sem qualquer documento que o garantisse, e que, contra a opinião da maioria das pessoas à nossa volta, acabou por cumprir na íntegra com a sua palavra e tudo correu bem. Prefiro correr o risco de ser enganada do que viver no medo. O que é mais importante para si? O amor. Viver feliz e fazer os outros felizes. Gosto sempre de sentir que contribuí de alguma maneira para a felicidade de um outro. Por exemplo, quando vou no carro e paro para deixar passar uma pessoa na passadeira, gosto de sorrir e de ter a certeza de que o outro recebeu o meu sorriso. Adoro pessoas. Blog: www.seismaisdois.com


lugares

Arraiolos Muito mais do que tapetes Texto e Fotos Francisco Sá da Bandeira

H

á nomes de terras que nos são profundamente familiares, não tanto pela terra em si mas por um património histórico delas oriundo. Certamente haverá muito mais gente que pisou um tapete de Arraiolos do que o próprio chão desta bela vila alentejana. Antigamente passávamos por vilas e aldeias a caminho de qualquer lado. Hoje limitamo-nos a passar ao lado de vilas e aldeias, familiarizando-nos com tabuletas que nos apontam para lugares bonitos onde a pressa não nos leva. Pois Arraiolos é lugar para se ir sem pressa, sem que isso tenha qualquer ironia sobre o estereótipo alentejano. O Alentejo convida a algum recolhimento, seja no auge do calor estival, seja no frio seco de um luminoso dia de inverno.

42

perfumes&co.95

O Alentejo arraiolense não é propriamente uma planície e a visita da terra merece o esforço de subir a colina. Se não fosse a topografia, talvez não existisse o castelo e talvez não existisse a própria vila. E é precisamente o Castelo uma das principais originalidades da vila, tratando-se de um dos poucos castelos circulares do mundo, estrategicamente posicionado para uma visão panorâmica sobre a circundante paisagem de montado. A brancura das casas irradia a luminosidade forte a que temos de nos habituar para descobrir a terra e o seu pequeno e harmonioso centro histórico. No perímetro da vila destacamos a Igreja Matriz e a Igreja da Misericórdia, mas também a simpática Praça do Município onde se encontra o incontornável Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, situado no edifício do antigo Hospital do Espírito Santo. Um magnífico espaço museológico criado para promover o estudo e a divulgação do Tapete de Arraiolos. Bem perto da vila, discretamente situada num frondoso vale encontramos a Pousada de Arraiolos, instalada no convento de Nossa Senhora da Assunção. Edificado no Séc. XVI, este austero convento incorpora uma lindíssima capela, além de claustros e jardins interiores que fazem


deste lugar um espaço idílico para uma agradável estadia, em especial para quem gosta de silêncio e de uma paz digna de monges. Arraiolos é também ponto de partida para passeios na região circundante. A pacata e esquecida vila do Vimieiro é a dois passos e merece também uma visita, pela Igreja Matriz e (apesar do seu estado de degradação) pelo Palácio dos Condes de Vimieiro. E, a propósito de palácios, não podemos deixar de referir o Palácio da Sempre Noiva, bem perto de Arraiolos, que constitui um singular exemplo de um curioso paço senhorial manuelino, edificado em finais do Séc. XV, que terá sido construído a partir de um torreão medieval. E porque a gastronomia também se visita, Arraiolos faz jus à boa tradição alentejana e desafia-nos a provar bons pratos de porco, de borrego ou de vitela, ou as saborosas sopas, migas ou açordas, a terminar sempre com uma nota açucarada para o que temos de referir os pastéis de toucinho, doce original desta terra.

Maio/JUNHO2015

43


lugares

Tapete de Arraiolos

1 Aldeia da terra

...

Aldeia da terra - Jardim de esculturas Adjacente a Arraiolos, esta aldeia de esculturas tornou-se um importante polo de atração, afirmando-se como a aldeia mais caricata de Portugal. Tudo começou numa loja em Évora, há mais de uma década, mudando-se posteriormente para uma oficina em Arraiolos, até ao dia em que se implantou ao ar livre, como uma aldeia divertida e jovial, habitada por figuras em barro pintado, num ambiente de cor e de alegria. As esculturas são feitas pelos próprios e à vista de todos, ganhando vida todos os dias num incessante processo criativo. Mais uma boa razão para uma ida a Arraiolos www.aldeiadaterra.pt

.

44

perfumes&co.95

1. Mercedes-Benz L’Eau Uma Eau de Toilette delicada e cintilante.

2. Lancaster Sun Control A proteção solar antienvelhecimento da pele.

3. Lancôme Máscara Grandiôse Mesmo numa “cara lavada” a máscara de pestanas é indispensável.

2

3 look BRAX

SABIA QUE

leve consigo


DEEP BLACK

Volume Mascara Intensive color

• Deep black pigments for intensivecolor • Large volumemascara brush for a seductive glance

High endENDMake HIGH MAKE UP up www.make-up-factory.com


os mais vendidos

para Ela Light Blue de Dolce&Gabbana La Vie est Belle de Lancôme

2

La Vie est Belle

212 VIP Rosé de Carolina Herrera Angel de Thierry Mugler Turquoise Summer de Escada Coco Mademoiselle de Chanel J’adore de Dior Acqua di Gioia de Giorgio Armani Sì de Giorgio Armani

de Lancôme

Chance de Chanel Black Opium de Yves Saint Laurent DKNY de Donna Karan Amor Amor de Cacharel Chloé

12

Intenso pour Homme

L’Eau d’Issey de Issey Miyake DKNY Be Delicious de Donna Karan Miss Dior For Her de Narciso Rodriguez Chanel Nº 5 Narciso de Narciso Rodriguez

de Dolce&Gabbana

OFERTA DE UM DÉMAQUILLANT PUR BIPHASE YEUX & LÈVRES 100 ML NA COMPRA DE UM PRODUTO DE CORPO EISENBERG*

46

perfumes&co.83 *Oferta limitada ao stock existente e não acumulável com outras promoções ou descontos. Imagem não contratual.

para Ele 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Boss de Hugo Boss Acqua di Giò de Giorgio Armani Invictus de Paco Rabanne 1 Million de Paco Rabanne Terre d’Hermès Bleu de Chanel CK One de Calvin Klein Le Male de Jean Paul Gaultier L’Eau d’Issey pour Homme de Issey Miyake Armani Code L’Homme de Yves Saint Laurent Intenso pour Homme de Dolce&Gabbana Cool Water de Davidoff 212 Acqua di Giò Profumo de Giorgio Armani 212 Men de Carolina Herrera 212 VIP Men de Carolina Herrera Allure Sport de Chanel Boss Bottled Intense de Hugo Boss CH Men de Carolina Herrera Hugo de Hugo Boss


Revista Perfumes&Co n.º 95  

Revista Perfumes&Co distribuída em exclusivo na cadeia de lojas do Grupo Barreiros Faria.

Revista Perfumes&Co n.º 95  

Revista Perfumes&Co distribuída em exclusivo na cadeia de lojas do Grupo Barreiros Faria.

Advertisement