Page 1

brandbook


SUMÁRIO 04.....INTRODUÇÃO 05.....A MARCA

PENSANDO A COMUNICAÇÃO: PERSONALIDADE DA MARCA 08.....Identidade 09.....Essência 09.....Tom 11.....Conceito 12.....Público-Alvo BRAND SENSES 14.....Sentidos 16.....Pontos de Contato 17.....Emoção BRAND VALUE 18.....Valor da Marca

APLICANDO A MARCA: BRAND GUIDELINES 23.....Versões 25.....Sobre Fundo Colorido 26.....Sobre Fundo Fotográfico 27.....Diagrama Construtivo 29.....Área de Não-Interferência 30.....Padrão Tipográfico 31.....Padrão Cromático 32.....Reduções e Usos Indevidos 33.....Comunicação


03


04 Uma marca ĂŠ uma promessa da empresa para o mercado. Sendo assim, essa promessa deve ser cumprida com excelĂŞncia, sob pena de frustrar nĂŁo somente os clientes, como potenciais futuros clientes.

Uma vez que o desenvolvimento da marca foi concluĂ­do, refletindo graficamente e cognitivamente os valores da empresa, chega o momento de tangibilizar a mesma, em todos os pontos de contato com seus stakeholders.


05

A marca Ergowork é inspirada no Homem Vitruviano, desenho famoso que se encontrava em um das notas de um diário de Leonardo da Vinci, por volta do ano 1490. Descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos em um círculo e em um quadrado.

05

À racionalidade geométrica dessa obra do famoso artista iltaliano, soma-se um sentimento de humanidade e pessoalidade, que fazem alusão direta à missão da Ergowork: proporcionar melhor qualidade de vida para trabalhadores de todos os segmentos, através da ergonomia. As cores também remetem a essa dualidade, com a seriedade e segurança do azul, e a energia e vibração do laranja.


06

A MARCA 06


07

PERSONALIDADE DA MARCA


08

IDENTIDADE EXPANDIDA

IDENTIDADE NUCLEAR a c a ra c t e r í s t i c a m a i s d e f i n i d o ra d a m a rc a , s e u m a i o r d i fe re n c i a l . O fo c o n a e rgo n o m i a e s e u s s e r v i ç o s a d j a c e n t e s, t e m c a r á t e r p reve n t ivo, e p r o p o rc i o n a m a i o r q u a l i d a d e d e v i d a p a ra o f u n c i o n á r i o, q u e s e n t e - s e m a i s fe l i z n a s u a r o t i n a e i n c o r re e m m e n o s p r o bl e m a s d e s a ú d e re l a c i o n a d o s a o t rab a l h o. C o m o c o n s e q u ê n c i a , o f u n c i o n á r i o t rab a l h a m e l h o r e p r o d u z m a i s p a ra a e m p re s a .

c a ra c t e r í s t i c a s m a rc a n t e s d a m a rc a , q u e compõem sua i m a ge m e i d e n t i d a d e.

PR OT ÃO EÇ

PRODUTIVIDADE PREVENÇÃO

AN

T RA

IV ID AD

ÇA

LUC

QUALIDADE DE VIDA

E

SE

GU

R


09

ESSÊNCIA:

QUALIDADE DE VIDA A essência é a qualidade mais fundamental, que sintetiza o valor da marca ERGOWORK.

TOM DE COMUNICAÇÃO:

TÉCNICO, OBJETIVO E SEGURO O tom sintetiza o estilo que orientará a comunicação e as demais formas de apresentação ao mercado. A marca adotará um tom técnico, explicando e valorizando sempre a metodologia, processos utilizados e as vantagens que o serviço trará para a empresa e para os funcionários. Ao mesmo tempo o tom deve ser objetivo, claro, sempre passando segurança para o cliente.


10


11

CONCEITO:

ERGONOMIA GERANDO PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE VIDA

O Conceito é a frase que sintetiza todo o posicionamento da marca. Não é necessariamente o slogan, mas é a base que norteará toda a comunicação da empresa.


trabalhadores e seus postos de trabalho, de todas as classes e de todas as áreas de atuação.

PÚBLICO-ALVO

12


13


14

OS SENTIDOS DA MARCA: Brand Senses são os estímulos sensoriais a serem explorados na experiência de marca. Esses estímulos são de fundamental importância para que a marca seja assimilada de forma completa, e não visual. Sobre os sentidos, é sabido que o ser humano percebe marcas, mensagens e objetos na seguinte proporção:

VISÃO

83%

AUDIÇÃO OLFATO

11%

TATO

1,5%

PALADAR

1%

3,5%

&6%2( 7)27)7


15

VISÃO

AUDIÇÃO

O maior impacto é sem dúvida o visual, provocado pela marca, pela identidade visual, pelos materiais institucionais e de divulgação, cores e formatos que compõem a atmosfera Ergowork.

O tom de comunicação deve ser empregado também ao discurso da marca, que igualmente deve ser técnico e bastante objetivo, ressaltando os benefícios trazidos pela Ergowork, ao mesmo tempo que seguro e reafirmador.

OLFATO Para tornar a experiência da marca ainda mais abrangente, pode-se desenvolver um fragrância específica para Ergowork, que seria transformada em um aromatizador de ambientes e também em um borrifador para os materiais de comunicação. Assim, o “aroma” de Ergowork é sentido pelo cliente ao entrar no escritório ou ao receber uma carta da empresa.

PALADAR TATO A própria textura dos materiais de comunicação age como uma importante ferramenta sensorial, sendo diversificada, instigante e memorável.

Além de um visual impactante e um sentido olfativo bem característico, é importante também que a marca tenha um “gosto”. Esse gosto pode ser uma balinha de mel personalizada, por remeter a uma sensação de saúde, por exemplo, oferecida aos clientes.


16

PONTOS DE CONTATO DA MARCA A identidade da marca não é mais só visual, a mesma deve se expressar em todos os sentidos. A marca deve ser construída e gerenciada através de todos os pontos de contato com os clientes.


17

EMOÇÃO: Significa a entrega emocional da experiência de marca. A marca Ergowork pode estabelecer um vínculo emocional com seus diversos perfis de cliente: - com o trabalhador, através de uma clara melhoria em suas condições de trabalho, o que ocasiona menor estresse e menos lesões, e proporciona melhor saúde e qualidade de vida. - com o empregador, por proporcionar aos seus empregados uma melhor situação de trabalho e de vida, cumprindo uma função social importante, ao mesmo tempo em que desfruta da tranquilidade de gerir uma companhia mais funcional e rentável.


18

BRAND VALUE

O VALOR DA MARCA: O Valor da Marca, ou Brand Equity, é o conjunto de recursos inerentes a uma marca que se agregam ao valor proporcionado por um produto ou serviço.


19

Serviço Qualidade Intrínseca + Ativos Intangíveis O Brand Equity é composto pelas seguintes dimensões: lealdade à marca, conhecimento do nome, qualidade percebida, associações da marca e outros ativos da empresa. Sobre a lealdade à marca é possível afirmar que: - É mais caro conquistar novos clientes do que manter os atuais; - Consumidores atuais proporcionam exposição de marca, boca-a-boca e endosso para novos consumidores; - Reduz a vulnerabilidade competitiva; - Aumento de vendas e desejo de disponibilidade da marca. Sobre o conhecimento do nome, podemos afirmar que: - Pessoas tendem a comprar marcas conhecidas porque se sentem confortáveis com o que lhes é familiar; - Marcas familiares são mais confiáveis e têm boa qualidade; - Ser conhecida é importante para que seja considerada uma alternativa de compra.


20

IDENTIDADE

PROMESSA $

POSICIONAMENTO

Sobre qualidade percebida: - Influencia diretamente as decisões de compra. Especialmente quando o comprador não está motivado ou capacitado a fazer uma análise detalhada; - Sustenta as práticas de Premium Prices; - Percepção de qualidade pode ser base para a extensão de marca. A respeito das associações da marca: - Valor subjacente de uma marca frequentemente se baseia em associações específicas ligadas a ela, como personagem/ personalidade, contexto de uso e estilo de vida. E essas associações podem virar barreiras para os concorrentes. Outros ativos da empresa: - Inibem ou impedem as ações dos concorrentes de erodir a lealdade dos consumidores, como patentes, marcas registradas e relacionamento com os canais de distribuição.


21

OBJETIVO DO MANUAL: Este Manual de Identidade Visual foi elaborado com o objetivo de fornecer diretrizes básicas para a correta aplicação da marca Ergowork. Com isso, se estabelece uma unidade visual que deverá ser rigorosamente seguida, face a sua importância indiscutível para a própria imagem da empresa como estrutura definida e organizada.


22

BRAND GUIDELINES


2233 VERSÃO PREFERENCIAL Esta é a versão principal da marca, que deve ser usada sempre que possível.

VERSÃO POSITIVA Quando não for possível a reprodução colorida da marca, deve-se usar a versão positiva, onde as cores azul e laranja passam a ser em preto (100%K).

VERSÃO NEGATIVA Da mesma forma como a anterior, a versão negativa deve ser usada quando a marca for aplicada sobre um fundo preto.


2244 VERSÃO ALTERNATIVA Esta é a versão alternativa da marca, que deve ser usada em aplicações que demandam uma área horizontal maior.

ALTERNATIVA POSITIVA Da mesma forma como a versão positiva da principal.

ALTERNATIVA NEGATIVA Da mesma forma como a versão negativa da principal.


25 SOBRE FUNDO INSTITUCIONAL Quando aplicada sobre as cores principais da identidade visual, a marca deve se apresentar da seguinte maneira: - fundo cinza: versão principal ou alternativa, trocando o cinza institucional (30 de K), por cinza com 50 de K. - fundo azul: versão negativa com a palavra WORK em laranja institucional. - fundo laranja: versão negativa com a palavra ERGO em azul institucional.

SOBRE FUNDOS COLORIDOS Quando aplicada sobre fundos coloridos aleatórios, deve-se dar preferência para a versão que apresente melhor contraste. Como regra geral, a marca pode ser aplicada em sua versão preferencial sobre fundos claros, e na versão negativa sobre fundos escuros. Todas as versões da marca podem ser encontradas no CD encartado no verso do manual, na pasta “Arquivos”.


26 SOBRE FUNDOS FOTOGRテ:ICOS Para uso sobre fundos fotogrテ。ficos, deve-se dar preferテェncia sempre para o melhor contraste com o fundo, e buscando espaテァamentos que destaquem e valorizem a marca, conforme exemplos ao lado. Nunca utilize efeitos para destacar a marca.


27 DIAGRAMA CONSTRUTIVO Para aplicação da identidade utilize sempre um arquivo eletrônico, nunca redesenhe a marca. Somente em caso de total impossibilidade de reprodução eletrônica que deverá ser utilizado o diagrama que orientará a construção da marca.

= 1x =

1/2x =


28 DIAGRAMA CONSTRUTIVO Vers達o Alternativa:.

= 1x =

1/2x =


29 ÁREA DE NÃO-INTERFERÊNCIA Deve ser sempre resguardado um espaço ao redor da identidade, livre de contato com outros elementos gráficos para preservar sua integridade e legibilidade.

2x 2x

2x 2x


30 TIPOGRAFIA

couture bold

Couture Bold foi a fonte base para criação do logotipo de ERGOWORK, e pode ser usada para títulos e chamadas principais, sempre em maiúsculas

the quick brown fox jumps over a lazy dog

TIPOGRAFIA INSTITUCIONAL

News Gothic MT

News Gothic MT é a fonte padrão para os textos impressos

the quick brown fox jumps over a lazy dog THE QUICK BROWN FOX JUMPS OVER A LAZY DOG TIPOGRAFIA WEB

Tahoma

Tahoma é a fonte padrão para os textos na web e plataformas digitais

the quick brown fox jumps over a lazy dog THE QUICK BROWN FOX JUMPS OVER A LAZY DOG


31 PADRÃO CROMÁTICO Durante as aplicações da identidade Ergowork deve-se ter muito cuidado com suas cores, buscando sempre ser o mais fiel possível, independente do sistema empregado, suportes e suprimentos, mantendo assim a fidelidade de cores da marca.

CMYK: 90 / 50 / 0 / 100

CMYK: 0 / 50/ 100 / 0

CMYK: 0 / 0 / 0 / 30

RGB: 57 / 110 / 175

RGB: 220/ 150 / 0

RGB: 195/ 195/ 200

WEB: #376eb0

WEB: #db9600

WEB: #c2c3c8

PANTONE: 300C

PANTONE: 152C

PANTONE: 420C

VINIL: IMPRIMAX AZUL ANTÁRTICA

VINIL: IMPRIMAX LARANJA

VINIL: CINZA CLARO


32 REDUÇÃO

2cm

A redução demasiada de qualquer identidade dificulta a sua leitura e o seu reconhecimento. No entanto, a determinação de limites de redução estará sujeita ao processo gráfico empregado, à qualidade do original utilizado e à qualidade da reprodução obtida.

USOS INDEVIDOS alterar cores

Buscando evitar o uso inadequado da identidade e orientar a forma correta de aplicá-la, exemplificamos algumas apresentações da identidade que devem ser evitadas para manter a fidelidade do projeto de marca.

distorcer elementos

ERGOWORK alterar fontes

versão correta


33 COMUNICANDO A MARCA: Além da marca, suas cores e fontes, a identidade visual da Ergowork faz uso de elementos gráficos de apoio, para transmitir sua mensagem de forma clara e instigante. As aplicações com intuito mais institucional fazem uso do branco como cor principal, e do elemento EW como complemento. O EW deve ser usado sempre em baixa opacidade (40%), tanto nas cores institucionais azul e laranja (quando sobre fundos brancos) como na cor branca (sobre fundos coloridos). Deve ainda ser sempre ancorado em algum dos cantos do layout, conforme mostram os exemplos

Bernadete Vellar berna.vellar@gmail.com (54) 9944-4303

Rui Barbosa, 846 Nova Petrópolis / RS / CEP 95150.000


34

Em aplicações comerciais, com objetivo de divulgação da marca e serviços, pode ser usada a marca sobre fundo institucional laranja, acompanhada do elemento Textura Circular, que consiste na repetição dos círculos da marca em tamanhos e proporções diferentes e sobrepostos, criando uma pano de fundo dinâmico e complementar.

EW e Textura Circular podem ser econtrados no CD encartado no verso do manual, na pasta “Elementos”.


O manual tambĂŠm pode ser visualizado no Issuu, em: http://issuu.com/perfildesign/docs/ergowork

A versĂŁo em *pdf desse manual pode ser econtrada no CD encartado no verso do manual.


Marca e manual desenvolvidos por:

Copyright © 2012 Todos os direitos reservados.

www.perfildesign.com.br

Créditos: Fotos utilizadas nesse trabalho sob licença CC BY (http://creativecommons.org/licenses/by/2.0/)

Página 01 - by Kaeru Página 03 - by âš«'s Página 07 - by lincolnblues Página 11 - by mikebaird Página 12 - by Lars Plougmann Página 13 - by SXC 1399686_21236547 Página 17 - by Ed Yourdon Página 16 - by Alina Wheeler Página 18 - by bluewin15 Página 21 - by renaissancechambara Página 35- by Larry He's So Fine

Impresso em papel couchê fosco 230g, com encadernação em wire-o


Brandbook Ergowork  

brandbook para empresa Ergowork, de Nova Petrópolis

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you