Page 1

BRANDBOOK


Uma marca é uma promessa da empresa para o mercado. Sendo assim, essa promessa deve ser cumprida com excelência, sob pena de frustrar não somente os clientes, como potenciais futuros clientes. Uma vez que o desenvolvimento da marca foi concluído, refletindo graficamente e cognitivamente os valores da empresa, chega o momento de tangibilizar a mesma, em todos os pontos de contato com seus stakeholders.

copyright c 2012 - Todos os direitos reservados

INTRODUÇÃO

Este manual tem como objetivo fornecer diretrizes básicas para a correta aplicação da marca. Com isso, se estabelece uma unidade visual que deverá ser rigorosamente seguida, face a sua importância indiscutível para a própria imagem da empresa como estrutura definida e organizada.

2


A Sul Air produz ventiladores industriais de alta tecnologia para áreas de conforto e controle de poluição, desenvolvidos dentro dos mais altos padrões de qualidade. A Sul Air conta com uma experiência de mais de 35 anos no setor. Para alcançar essa excelência se fez necessário manter o constante acompanhamento das tecnologias e métodos de trabalho, e com sua marca não poderia ser diferente. A identidade visual modernizada demonstra mais leveza e suavidade nos traços e cores. Uma nova tipografia, e um novo formato que traduze a essência do produto e a relação da Sul Air com o meio ambiente.

4


identidade expandida identidade nuclear

QUALIDADE SERIEDADE

CREDIBILIDADE BEM-ESTAR

CONFIANÇA

5

PERSONALIDADE DA MARCA

IDENTIDADE


CREDIBILIDADE A CREDIBILIDADE é a qualidade fundamental que sintetiza o valor da marca Sul Air.

PERSONALIDADE DA MARCA ESSÊNCIA

6


SATISFAÇÃO A promessa de valor significa a principal razão pela qual a empresa deve ser contratada. Sul Air promete sempre atender às necessidades de seus clientes, desenvolvendo e fabricando projetos personalizados que primam pelo alto rendimento, eficiência, confiabilidade e nível de ruído reduzido.

7

PERSONALIDADE DA MARCA

PROMESSA DE VALOR


SÉRIO e TÉCNICO O tom sintetiza o estilo que orientará a comunicação e as demais formas de apresentação ao mercado. Sul Air adotará um tom sóbrio e sucinto, porém sem formalidade em excesso. Pela natureza do seu serviço e seu público-alvo, cabe uma comunicação técnica e menos popular.

PERSONALIDADE DA MARCA TOM DE COMUNICAÇÃO

8


Ventiladores industriais com credibilidade e investimento no bem-estar. O Conceito é a frase que sintetiza todo o posicionamento da marca Sul Air. É a base que norteará toda a comunicação da empresa.

10

PERSONALIDADE DA MARCA CONCEITO


A identidade da marca não é mais só visual, a mesma deve se expressar em todos os sentidos. A marca deve ser construída/gerenciada através de todos os pontos de contato com o cliente.

11

EXPERIÊNCIA DE MARCA PONTOS DE CONTATO


Significa a entrega emocional da experiência da marca. Para Sul Air, essa emoção é trabalhada em duas situações: 1º O equipamento instalado na empresa traz um visual de modernidade e uma ideia de crescimento. 2º A sensação de estar contribuindo de forma positiva para a manutenção dos recursos naturais e para o meio ambiente.

EXPERIÊNCIA DE MARCA EMOÇÃO

12


Brand Senses são os estímulos sensoriais a serem explorados na experiência de marca. Como sugestão, a marca Sul Air pode vir a trabalhar: - Visão: na forma de apresentação do produto, em suas cores por exemplo. - Audição: pode-se destacar a própria ausência de ruído do produto. - Tato: o tato pode ser trabalhado em brindes com a marca. - Paladar: bala de menta com embalagem personalizada, distribuída pela empresa para trazer a sensação de refrescância. - Olfato: um aroma específico que poderá caracterizar o ambiente da empresa.

13

EXPERIÊNCIA DE MARCA

SENTIDOS


O Valor de Marca, ou Brand Equity, é o conjunto de recursos inerentes a uma marca que se agregam ao valor proporcionado por um produto ou serviço. Produto/Serviço = Qualidade Intrínseca + ativos intangíveis. O Brand Equity é composto pelas seguintes dimensões: lealdade à marca, conhecimento do nome, qualidade percebida, associações da marca e outros ativos da empresa. Sobre a lealdade à marca é possível afirmar que: - É mais caro conquistar novos clientes do que manter os atuais; - Consumidores atuais proporcionam exposição de marca, boca-a-boca e endosso para novos consumidores; - Reduz a vulnerabilidade competitiva; - Aumento de vendas e desejo de disponibilidade da marca. Sobre o conhecimento do nome, podemos afirmar que:

$ $ $ 14

- Pessoas tendem a comprar marcas conhecidas porque se sentem confortáveis com o que lhes é familiar; - Marcas familiares são mais confiáveis e têm boa qualidade; - Ser conhecida é importante para que seja considerada uma alternativa de compra.

EXPERIÊNCIA DE MARCA VALOR


Sobre qualidade percebida: IDENTIDADE

PROMESSA

$ POSICIONAMENTO

- Influencia diretamente as decisões de compra. Especialmente quando o comprador não está motivado ou capacitado a fazer uma análise detalhada; - Sustenta as práticas de Premium Prices; - Percepção de qualidade pode ser base para a extensão de marca. A respeito das associações da marca: - Valor subjacente de uma marca frequentemente se baseia em associações específicas ligadas a ela, como personagem / personalidade, contexto de uso e estilo de vida. E essas associações podem virar barreiras para os concorrentes. Outros ativos da empresa: - Inibem ou impedem as ações dos concorrentes de erodir a lealdade dos consumidores, como patentes, marcas registradas e relacionamento com os canais de distribuição.

15

EXPERIÊNCIA DE MARCA VALOR


Esta é a versão principal da marca, que deve ser usada em materiais institucionais.

APLICAÇÃO DA MARCA VERSÃO PRINCIPAL

16


Essa versão pode ser utilizada quando houver a necessidade de apresentação da marca em preto e branco (como em jornais).

17

APLICAÇÃO DA MARCA

VERSÃO POSITIVO E NEGATIVO


Essa versão deve ser utilizada em mídias que não permitem o uso de policromia e para impressões de menor custo.

APLICAÇÃO DA MARCA VERSÃO MEIO-TOM

18


Pela natureza de suas cores e variedade de tons, a marca Sul Air não permite muitas variações, necessitando de atenção especial para que os fundos coloridos tenham sempre um bom contraste. De preferência, usar sempre tons derivados da marca.

19

APLICAÇÃO DA MARCA

VERSÃO SOBRE FUNDOS COLORIDOS


Para uso sobre fundos fotográficos, deve ser sempre escolhido o local que ofereça melhor contraste, e o menor número de interferências em relação à marca. Em fotos mais escuras usa-se um efeito de borda (Outer Glow) geralmente aplicado com os softwares Adobe Photoshop ou Adobe Illustrator.

APLICAÇÃO DA MARCA VERSÃO SOBRE FOTOGRAFIAS

20


ldo, 1036 Visconde de São Leopo Leopoldo - RS Bairro Vicentina - São CEP 93025-400

-6263 51-3554-0955 | 3590 vendas@sulair.com.br .br orcamento@sulair.com

www.sulair.com.br

21

A aplicação da identidade visual deve valorizar sempre a marca, e usar como elementos de apoio, desenhos que derivam do próprio símbolo da Sul Air, usando, sempre que possível, fotos de produtos para enriquecer visualmente os materiais de divulgação.

APLICAÇÃO DA MARCA

COMUNICAÇÃO


1x

1/2x

1/2x

1/4x

Para aplicação da marca utilize sempre um arquivo eletrônico, nunca redesenhe a marca. Somente no caso de total impossibilidade de uso dos meios de reprodução eletrônica deverá ser utilizado o diagrama acima, no qual a retícula de módulos quadrados orienta na construção do logotipo.

APLICAÇÃO DA MARCA MALHA DE CONSTRUÇÃO

22


1x

Deve ser sempre resguardado um espaço ao redor da marca, livre de interferência de outros elementos gráficos para preservar sua integridade e legibilidade.

23

APLICAÇÃO DA MARCA

ÁREA DE PROTEÇÃO


3cm

A redução demasiada de qualquer marca dificulta a sua leitura e o seu reconhecimento. No entanto, a determinação de limites de redução estará sujeita ao processo empregado, à qualidade do original utilizado e à qualidade de reprodução obtida. Recomenda-se como limite de redução da marca Sul Air, para impressões em off-set, as medidas especificadas aqui. A sua redução além desse limite comprometerá a leitura da marca.

APLICAÇÃO DA MARCA REDUÇÃO

24


Padrão CMYK: 100 / 0 / 0 / 0 Padrão RGB: 0 / 159 / 227

Padrão CMYK: 0 / 10 / 100 / 0 Padrão RGB: 255 / 221 / 0

Padrão CMYK: 100 / 40 / 0 / 15

Padrão CMYK: 60 / 0 / 0 / 0

Padrão RGB: 0 / 104 / 170

Padrão RGB: 91 / 192 / 242

25

APLICAÇÃO DA MARCA

PADRÃO CROMÁTICO


Fonte para texto: Oblik Bold abcdefghijklmnopqrstuvxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ 0123456789 « ! @ # $ % ¨ & * () _ + { } [ ] Fonte para texto: Oblik Bold Italic abcdefghijklmnopqrstuvxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ 0123456789 « ! @ # $ % ¨ & * () _ + { } [ ]

APLICAÇÃO DA MARCA TIPOGRAFIA

26


X

distorcer a marca

X

alterar as cores originais da marca

Sul Air VENTILADORES INDUSTRIAIS

X

27

alterar fontes

versão correta

APLICAÇÃO DA MARCA

USOS INDEVIDOS


marca e manual desenvolvidos por:

www.perfildesign.com.br


INTRODUÇÃO

02

PERSONALIDADE DA MARCA Identidade Essência Promessa de Valor Tom de Comunicação Conceito

05 06 07 08 10

EXPERIÊNCIA DE MARCA Pontos de Contato Emoção Sentidos Valor

11 12 13 14

SUMÁRIO

APLICAÇÃO DA MARCA Versão Principal Versão Positivo e Negativo Versão Meio-Tom Versão Sobre Fundos Coloridos Versão Sobre Fotografias Comunicação Malha de Construção Área de Proteção Redução Padrão Cromático Tipografia Usos Indevidos

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27

CRÉDITOS

28


Sul Air Ind. Com. de Ventilação Rua Visconde de São Leopoldo, 1036 Bairro Vicentina São Leopoldo – RS

51-3554-0955 vendas@sulair.com.br orcamento@sulair.com.br www.sulair.com.br

BRANDBOOK SUL AIR © 2012. All Rights Reserved.

BRANDBOOK SulAir  

Brand guidelines - SULAIR

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you