Page 1


APRESENTAÇÃO

Redes Sociais – o aprendizado 24 horas na web As novas gerações nasceram praticamente conectadas a Internet e utilizam seus recursos de interação com muita naturalidade. O professor atento pode e deve usufruir dessa facilidade para aprimorar os conteúdos trabalhados dentro e fora da escola. Hoje educar na web é uma atitude que propõe valores que só enriquecem o processo de aprendizagem, tornando os alunos em criadores e divulgadores de conteúdo, uma vez que exige a colaboração e a cooperação de todos os usuários. E vai além: traz uma melhoria oculta nos currículos, que é preprar os alunos para aprenderem a viver em rede. Sabendo que a construção do conhecimento é sem dúvidas uma atividade social, nesta atividade vamos conhecer as Redes Sociais como o Facebook, Twitter e o Live Writer, ambientes da chamada Web 2.0 que propiciam encontros, trocas e compartilhamento. A proposta é que os alunos aprendam com outras pessoas, observando e analisando o que elas estão comentando e o mais importante compartilhando sem medo suas opniões, dificuldades, e também, ajudando uns aos outros. Iremos utilizar como material de apoio a apostila Oficinas de Criação Digital que traz 4 sugestões de atividades para serem aplicadas em sala de aula. Aproveite as dicas! Extrapole os muros da escola e ofereça a seus alunos a oportunidade de estarem 24 horas aprendendo na web.


Nome: Redes sociais: o aprendizado 24 horas na web Público alvo: Professores da rede pública e particular Tema: Exploração de ferramentas de comunicação e interatividade Softwares necessários: Internet Explorer Objetivos: - Saber como funciona as Redes Sociais; - Explorar o Facebook, Twitter e o Live Writer; - Montar uma aula / atividade interativa para os alunos; - Formar alunos mais autônomos, participativos e pesquisadores.


Redes Sociais COMO UTILIZAR

ETAPA 1. O que é?

Redes sociais são canais de relacionamento digitais, onde as pessoas se encontram, interagem, trocam informações e experiências. Em geral, os usuários são reunidos sob um tema de afinidade, hábitos e características similares ou mesmo de opiniões distintas, o que enriquece os assuntos a serem abordados. A participação nesses canais pode ser Ativa com a expressão de opnião, realização de perguntas, criação de uma comunidade, por exemplo, ou Passiva que é o simples acompanhamento do que já se foi dito. Entre os canais mais conhecidos estão o Orkut, Facebook, MySpace, Twitter, Badoo, Ning, Sonico, Live Writer. Nesta atividade veremos três deles: Facebook – www.facebook.com

Neste espaço os usuários criam uma página de perfil pessoal e adicionam amigos com quem convivem, trabalham, etc. A diferença está no fato de poderem controlar sua privacidade, ou seja, você decide o que os outros podem ver na sua página. Mensagens, fotos, vídeos podem ser compartilhados, além da participação em comunidades e jogos, que pontuam e possibilitam a compra de alguns privilegios para aumentar ainda mais a interação com a rede de amigos.


Twitter – www.twitter.com

É um microblog que tem atualizações instântaneas. Você cria uma página pessoal e nela são postadas suas mensagens (curtas de até 140 caracteres) e também das pessoas que você está “seguindo”. Funciona assim: cada vez que você adiciona um amigo você começa a receber as mensagens deles. Quando você envia uma mensagem, todo mundo que te segue recebe a sua mensagem. Como as mensagens são trocadas facilmente e com muita facilidade são retransmitidas a outras pessoas, se tornou numa poderosa ferramenta de interação instantânea de notícias, seja de um fato político ou a ida de uma celebridade a uma festa, tudo corre rapidamente no Twitter.


Live Writer – http://download.live.com/writer

É um editor de Blog da Microsoft que permite ao usuário criar sua página facilmente como se estivesse usando o programa Word. Nesta página é possível escrever, postar fotos, vídeos. É compatível com outros blogs famosos como o Windows Live e o Wordpress. Acesse o site: http://download.live.com/writer para instalar o programa em seu computador.


ETAPA 2. Como acessar Na Web 2.0 os softwares funcionam na própria internet, ou seja, dispensa ser instalados no seu computador local. Portanto para começar a utilizá-los basta acessar ao site correspondente e criar um registro de acesso. Isso permitirá que você acesse a qualquer momento e em qualquer lugar suas comunidades preferidas. Dica: uma boa idéia é criar um nickname marcante e utilizar o mesmo em todas as comunidades, assim você ficará mais conhecido e evitará também esquecer qual o seu login e senha.

Facebook 2.1 Abra o Internet Explorer e na Barra de endereço digite: www.facebook.com 2.2 Digite seu e-mail e senha de acesso ao site. Caso não esteja cadastrado ainda, preencha o formulário e clique em Cadastra-se;

2.3 Siga todas as instruções.O passo a passo completo está disponível na apostila Oficinas Digitais página 54.

Twitter 2.4 Abra o Internet Explorer e na Barra de endereço digite: www.twitter.com 2.5 Digite seu login e senha em Sing in. Caso não esteja cadastrado ainda, clique em Sigh up now;


2.6 Preencha todas as informaçþes solicitadas.


PLANEJAMENTO DAS AULAS COMO UTILIZAR AS REDES SOCIAIS EM SALA DE AULA

Como vimos nas páginas anteriores, com os canais oferecidos pelas Redes Sociais podemos tornar os alunos em produtores de conteúdos. A apostila Oficinas Digitais traz 4 atividades para serem desenvolvidas em sala de aula, na qual os alunos tem atuação participativa no meio digital. Escolha uma atividade, analise e se necessário adapte para a realidade da sua escola. Para baixar a apostila siga os passos: - Abra o Internet Explorer e na Barra de endereço digite: http://www.conteudoseducacionais.com.br/oficina-digital.asp - Digite seu e-mail e senha (no canto superior direito) de acesso ao nosso site. Caso não esteja cadastrado ainda, clique em Cadastra-se e preencha o formulário; - No final da página está disponível o arquivo para Download. Clique e selecione o local de gravação em seu computador (por exemplo Desktop). - Clique duas vezes sobre o ícone.


Sugestão de atividade com o Twitter Uma boa idéia para uso do Twitter em sala de aula é criar um canal para discusão de um assunto específico que os alunos estejam aprendendo no semestre. A proposta é que eles trabalhem o tema escolhido a longo prazo.Como por exemplo, a escolha do tema é a Floresta Amazônica, conforme os alunos vão pesquisando sobre o assunto, podem ir compartilhando semanalmente com os outros usuários as descobertas, apontar pesquisas, números atuais de desmatamento ou de reflorestamento, comentar sobre o folclore, etc. O importante é que o canal seja utilizado por todos como meio de expressão e informação. E que desperte o interesse em aprofundar cada vez mais a pesquisa. Uma boa tática é realizar uma busca pelo tema ou assuntos relacionados. Assim a interação terá uma amplitude ainda maior.


CRÉDITOS Equipe de profissionais que participaram no desenvolvimento deste material:

Equipe Microsoft Educação Brasil

Produção: Criax Comunicação e Design

Adriana Siliano Pettengill Supervisora de Marketing

Fábio Stefanini Jor Diretor Luciana Tenório de Oliveira Diretora de arte e produção de conteúdo

Resultados Compartilhe como foi desenvolvida esta atividade com seus alunos. Envie um e-mail para nós contando sua história! Contato: Luciana Tenório E-mail: saladeaula@criax.com.br

Oficinais digitais fev  

Oficinas Digitais

Advertisement