Issuu on Google+

LAVA ROUPAS EM PÓ INOVE FISPQ - FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO VERSÃO: 03 PÁG: 01/04

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: LAVA ROUPAS EM PÓ INOVE Fornecedor: INDÚSTRIA E COMÉRCIO TOJOQUIM LTDA Identificação da Empresa: INDÚSTRIA E COMÉRCIO TOJOQUIM LTDA Rua General Daltro Filho, 26. Bairro Centro Arroio do Meio – Rio Grande do Sul CEP: 95940-000 Brasil

www.tojoquim.com.br Número de Telefone: + 55 51 3716-9400 ou 0800 701 7169 2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS: Efeitos adversos à saúde humana: não são esperados efeitos adversos. Efeitos ambientais: Produto Biodegradável – não requer tratamento específico. Perigos físicos e químicos: produto estável nas condições de uso convencionais. Condições a Evitar (Incompatibilidade): evitar o contato com produtos ácidos e meios oxidantes. Classificação do Produto Químico: detergentes em pó para lavar roupas 3. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES: Tipo de produto: preparado Natureza Química: preparado com componente ativo Dodecil Benzeno Sulfonato de Sódio Ingredientes que contribuam para o perigo: nenhum 4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS: - INGESTÃO: em caso de ingestão, não provoque vômito e consultar de imediato o Centro de Intoxicações (Fone CIT/RS 0XX51 2139.9200 ou 0800.721 3000) ou o médico, levando o rótulo do produto. Enxágue imediatamente a boca com água corrente. - INALAÇÃO: em caso de mal estar, remova a pessoa para um local arejado. Se persistirem os sintomas, procurar orientação médica. - CONTATO COM A PELE: lavar as partes atingidas com água corrente em abundância.


LAVA ROUPAS EM PÓ INOVE FISPQ - FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO VERSÃO: 03 PÁG: 02/04

- CONTATO COM OS OLHOS: mantenha as pálpebras separadas e lave imediatamente os olhos, com água corrente em abundância, durante no mínimo 15 minutos e caso persistir a irritação procure socorro médico levando o rótulo do produto. 5. MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO INFLAMABILIADE: produto não Inflamável LIMITE SUPERIOR DE INFLAMABILIDADE: não limitado PONTO DE FULGOR E AUTOIGNIÇÃO: não inflamável 6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO: Avisar imediatamente a defesa civil, corpo de bombeiros e polícia rodoviária. - PRECAUÇÕES PESSOAIS: evitar contato com os olhos, pele, roupas e inalação. Estancar o vazamento se possível. Isolar e sinalizar a área. Utilizar equipamento de proteção individual (EPI): óculos de proteção, calçado de segurança ou bota de borracha ou PVC, creme protetor para a pele ou luvas de látex ou nitrílicas e respirador descartável (máscara) para manipulação do produto ou vasilhame danificado. - PRECAUÇÕES AO MEIO AMBIENTE: evitar que o produto atinja bueiros, esgotos ou cursos de água. - MÉTODOS PARA LIMPEZA: procurar conter o vazamento com terra ou areia. Lavar com água. 7. MANUSEIO E ARMAZENAGEM MANUSEIO Evitar o contato direto prolongado com a pele. ARMAZENAGEM Manter num local de armazenagem fresco, seco, bem ventilado ao abrigo da luz solar direta. Manter o produto na embalagem original e sempre bem fechada 8. CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL: - Proteção - Proteção nitrílicas. - Proteção - Proteção

respiratória: em condições normais não é necessário. das mãos: creme protetor para pele ou luvas de látex ou dos olhos: em condições normais não é necessário. da pele e do corpo: em condições normais não é necessário.


LAVA ROUPAS EM PÓ INOVE FISPQ - FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO VERSÃO: 03 PÁG: 03/04

9. PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS: ESTADO FÍSICO A 20º C: sólido COLORAÇÃO: azulada ODOR: característico PH SOLUÇÃO A 1% (ÁGUA DEIONIZADA): 9,5 a 10,5 ESTABILIDADE TÉRMICA: estável BIODEGRADABILIDADE: produto biodegradável PONTO DE FULGOR: não inflamável 10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE Instabilidade: o produto é estável à temperatura ambiente e ao ar, sob condições normais de uso e armazenagem. Reações perigosas: não há reações perigosas conhecidas. Condições a evitar: evitar o contato com produtos ácidos e meios oxidantes. Estocagem em local com temperatura muito alta. Produtos perigosos de decomposição: não há componentes perigosos conhecidos. 11. INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS - Contato com os olhos: pode causar irritação. - Efeitos na reprodução: nenhum efeito conhecido - Efeitos carcinogênicos: nenhum efeito conhecido - Limites: - DL50 (oral): dado não disponível - DL50 (dermal): dado não disponível - CL50 (inalação): dado não disponível 12. INFORMAÇÕES ECOTOXICOLÓGICAS - Evitar que o produto alcance redes pluviais reservatórios e cursos d’água. - Mobilidade: solúvel em água. - Bioacumulação: Produto biodegradável – não contém fosfato. - Impacto Ambiental: em grandes concentrações, como em derramamentos, pode ser tóxico para organismos aquáticos e solo.


LAVA ROUPAS EM PÓ INOVE FISPQ - FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO VERSÃO: 03 PÁG: 04/04

13. CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO Nunca descartar o produto puro em esgotos, córregos ou no meio ambiente. Número de risco: não aplicável 14. INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE Número da ONU: não aplicável. Classe de risco: não aplicável 15. REGULAMENTAÇÕES: Nenhuma regulamentação específica a destacar 16. OUTRAS INFORMAÇÕES: É recomendável que todas as pessoas que forem manipular e/ou utilizarem o produto leia atentamente a rotulagem do mesmo e estejam familiarizados com as práticas aplicáveis. Esta Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos foi elaborada conforme determinações da NBR 14725 de setembro/2009, corrigida em 26 de janeiro de 2010 – ABNT. As informações apresentadas indicam o presente conhecimento, entretanto não implicam garantias de nenhuma natureza. É necessário considerar a variedade de fatores que pode interferir na aplicação do produto. A utilização fora da recomendação do fabricante não pode implicar responsabilidades a este.


Lava roupas em pó inove