Page 1

Specialty Coffee Bureau 

Marketing
&
Strategies








Coaching
&
Training








Quality
Control





FORMANDO SUPERESPECIALISTAS EM CAFÉ COFFEE HUNTERS (CAÇADORES DE CAFÉS) PROJETO 3: Alta Paulista, SP, e Serra da Mantiqueira, MG 1. INTRODUÇÃO O Universo do Café compreende um impressionante número de participantes desde a produção dos frutos nas lavouras até o serviço junto ao consumidor. Os 50 grãos de café torrado que compõe em média uma dose clássica de espresso, por exemplo, percorreram um longo caminho, recebendo o toque das mãos de dezenas de pessoas. Para que grãos de excelente qualidade possam proporcionar grandes experiências sensoriais aos consumidores, é necessário uma minuciosa busca por diferentes lavouras em diferentes localidades. É quando o envolvimento de todos os sentidos e fino conhecimento de profissionais especializados se fazem fundamentais para que pequenos tesouros cheguem aos consumidores. Ainda são raríssimos os profissionais da classe formada por Superespecialistas, que além de grande domínio de suas habilidades sensoriais e elevada capacidade de sua compreensão e interpretação, devem possuir também conhecimento técnico para eleger as mais adequadas dentre as diferentes técnicas de torra e extração. Assim, é com grande satisfação que oferecemos com exclusividade um curso de altíssimo nível para formação de Superespecialistas em Cafés, conhecidos também como Caçadores de Café ou Coffee Hunters, em sua Terceira Edição, denominada PROJETO #3, para brasileiros! Concebido sob modelo avançado de Coaching, os participantes deste curso passarão por verdadeira imersão no incrível Universo do Café, mesclando de forma sofisticada conhecimentos de geografia, climatologia, botânica, fisiologia do cafeeiro, física, química, bioquímica e ciência dos alimentos, para adquirir conhecimento prático dos problemas e virtudes que podem se expressar em cada xícara. Você aprenderá a conhecer o café sob uma nova e deslumbrante perspectiva! Ensei Neto Maio de 2011

SPECIALTY


 mobile:

55-34-9109-8798

e-mail:

COFFEE

BUREAU

bureaucoffee@uol.com.br


Specialty Coffee Bureau 

Marketing
&
Strategies








Coaching
&
Training








Quality
Control





2. ESTRUTURA DO TREINAMENTO E CONTEÚDO Este treinamento especializado tem o total de 10 (dez) dias em modelo de imersão, divididos em duas partes: a) A CAMPO – 6 (seis) dias em diferentes localidades produtoras de café. a. Terroir – A influência dos componentes geográficos e dos processos de produção na xícara. b. Variedades – Aprender a reconhecer as diferentes variedades de cafeeiros e seus frutos, suas características agronômicas e fisiológicas, e potencialidades. c. Secagem – Compreender e reconhecer os diferentes tipos de secagem de café e seus impactos na xícara. d. Seleção & Preparo – Compreender os processos de seleção dos grãos de café.

b) EM LABORATÓRIO – 4 (quatro) dias em laboratório para torrar, avaliar e desvendar potencialidades de cada lote de café escolhido durante os trabalhos nas fazendas. a. Verificação das Curvas de Torra Padrão para cada lote de café escolhido. b. Desenvolvimento de diferentes Perfis de Torra para cada lote de café escolhido. c. Verificação dos efeitos na xícara de eventos intrínsecos ao grão de café, do processo industrial e do tipo de extração.

SPECIALTY


 mobile:

55-34-9109-8798

e-mail:

COFFEE

BUREAU

bureaucoffee@uol.com.br


Specialty Coffee Bureau 

Marketing
&
Strategies








Coaching
&
Training








Quality
Control



 3. SOBRE O PROJETO #3 O Projeto #3 tem como objetivo A CAMPO visitar as seguintes origens: Garça, Alta Paulista, SP, e Carmo de Minas, Sul de Minas, MG. Os trabalhos serão realizados entre os dias 10 e 16 de Julho de 2011. As propriedades a serem visitadas tem em comum o fato de estarem localizadas praticamente na mesma latitude, 22°10’ Lat Sul, para as fazendas localizadas em Garça, e 22°06’ Lat Sul, para aquelas em Carmo de Minas. Sob diferentes influências climáticas e de topografia, os cafés produzidos em cada uma das regiões apresentam notáveis diferenças em seus perfis sensoriais. Em cada origem acompanharemos os trabalhos de colheita, secagem e outros serviços agregados, analisando aspectos mais relevantes e que podem ter grande impacto na xícara. Todos os assuntos pertinentes à produção, industrialização e ao mercado de café poderão ser explorados neste período pelos participantes. Todos os lotes de café que apresentarem condições de produção com características particulares serão selecionados para que amostras sejam avaliadas durante a etapa EM LABORATÓRIO. Esta etapa ocorrerá de 06 a 09 de Setembro de 2011, nas instalações da Academia do Café, em Belo Horizonte, MG. Comparar diferentes terroirs “in loco” e, posteriormente, amostras de diversos lotes de café durante os trabalhos de torra e extração do café, num clima descontraído, mesclando componentes culturais, e altamente focado na difusão do conhecimento científico, compõe um grupo de experiências marcantes para a lapidação de diversas habilidades e expertise dos participantes, levando-os a níveis de excelência em qualificação profissional.

SPECIALTY


 mobile:

55-34-9109-8798

e-mail:

COFFEE

BUREAU

bureaucoffee@uol.com.br


Specialty Coffee Bureau 

Marketing
&
Strategies








Coaching
&
Training








Quality
Control





4. AGENDA DO PROJETO #3 – COFFEE HUNTERS 2011 Para o período de 10 a 16 de Julho de 2011: DOM – 10

SEG – 11

TER – 12

QUA – 13

QUI – 14

SEX – 15

SAB - 16

Ponto de Encontro: a determinar em São Paulo, até 13h.

Visitando fazendas em Garça.

Visitando fazendas em Garça.

Viagem Garça a Carmo de Minas, via terrestre.

Visitando Fazendas em Carmo.

Visitando fazendas em Carmo.

Finalização das Visitas Técnicas.

Deslocamento terrestre até Garça, SP.

Visitando fazendas em Garça.

Visitando fazendas em Garça.

Retorno a São Paulo. Final da Etapa EM CAMPO.

Pernoite em Garça.

Pernoite em Garça.

Visitando fazendas em Carmo. Pernoite em Carmo.

Visitando fazendas em Carmo.

Pernoite em Garça.

Chegada em Carmo de Minas. Pernoite em Carmo.

Pernoite em Carmo.

a) As tarifas de hotéis em cada localidade será informada com antecedência aos participantes. b) Caso haja condições de alojamento nas fazendas, os participantes serão informados com antecedência. c) Os deslocamentos terrestres serão efetuados em veículos alugados, cujos pagamentos serão rateados entre os participantes. Solicitamos atenção especial ao tocante à possibilidade de alguns dos participantes se habilitarem como motoristas nesses trajetos. PARA CONTATO:

Ensei Neto Referência: Coffee Hunters Projeto #3 email: bureaucoffee@uol.com.br fone: 34-9109-8798

SPECIALTY


 mobile:

55-34-9109-8798

e-mail:

COFFEE

BUREAU

bureaucoffee@uol.com.br

Coffee Hunters 2011  

Coffee Hunters 2011

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you