Page 1

Fundação do Gil Instituição de Solidariedade Social

Localização da Casa do Gil , A Casa do Gil situa-se no Parque de Saúde de Lisboa, na Avenida Do Brasil número 53 Direito Pertencente à Fundação do Gil, como sede.

Abertura e Capacidade de crianças A Casa do Gil, projeto inovador em Portugal que abriu as suas portas em Julho de 2006, é gerida pela Fundação do Gil e constitui o primeiro centro de acolhimento temporário de cuidados pós-hospitalares, com capacidade para 16 crianças dos 0 aos 12 anos (4 crianças dos 0 aos 3 anos e 12 crianças dos 4 aos 12).

Objetivos O principal objetivo da Casa do Gil é a reinserção social de crianças hospitalizadas já com alta clínica, mas cuja situação social ainda precisa de acompanhamento, quer no âmbito da reeducação familiar, condições habitacionais, ativação de uma rede social de apoio, ou de outras, assim como a reestruturação do seu projeto de vida. Como tem vindo a cumprir o objetivo de reinserir socialmente as crianças acolhidas na Casa do Gil, assegurando a prestação de cuidados básicos, de alimentação, de higiene e de segurança, assim como um acompanhamento e vigilância clínica. De igual forma proporcionamos o acompanhamento escolar, pedagógico, lúdico e cultural, de forma individual e coletiva. Paralelamente trabalham a família e a zona de reinserção social, para que a reintegração da criança possa ser efetuada com qualidade e sucesso.

Apoio ao Domicílio As UMAD – Unidades Móveis de Apoio ao Domicílio visam dar apoio domiciliário a nível clínico e social.

Dia do Gil Há um dia por semana, sempre à mesma hora, em que as crianças internadas, estão à espera dos “embaixadores” e “embaixadoras” da Fundação do Gil, que vão


procurar aproximá-los do mundo exterior. Este, por sua vez, divide-se em três vertentes: a Hora do Conto, a Hora da Música que alternam entre si, a Hora da Descoberta, que pode acontecer em qualquer altura e à Hora dos Avós, que procura aproximar os seniores dos mais pequenos.

Órgãos Sociais No modelo de governação da Fundação do Gil os órgãos sociais são constituídos por um Conselho de Administração, com uma Comissão Executiva; um Conselho Fiscal e um Conselho Geral. Os Órgãos Socias da Fundação do Gil têm a seguinte composição:

Conselho Geral • •

Senhora D. Maria José Ritta (Presidente) Edmundo Martinho, em representação do Instituto da Segurança Social

Conselho de Administração • •

Rolando Borges Martins (Presidente) Guilherme Magalhães (Vogal)

Comissão Executiva do Conselho de Administração • •

João Falcato (Presidente) Margarida Pinto Correia (Administradora Executiva)

Conselho Fiscal • •

João Vieira de Almeida (Presidente) J. Bastos, C. Sousa Góis & Associados, SROC, Lda. representada por Jaime Santos Bastos

Fundação do Gil  

Informações acerca da Fundação do Gil

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you