Issuu on Google+


02

JAN-FEV/2012

EDITORIAL Maurício Mignone

mauricio.mirante@gmail.com

No ano passado, vi com simpatia o movimento que fizeram pra tentar resgatar o Iate Clube de Marataízes. Não me envolvi porque, infelizmente, não acredito neste resgate. A história do Iate foi maravilhosa e quem viveu isso sabe muito bem o quanto fomos felizes naquele clube, tantas recordações envolvendo bailes, shows, concursos, jogos de verão e carnaval. Gostaria de estar errado, mas o que passou, passou. Não sei o que pode ser feito ainda com a estrutura do clube, mas reviver o Iate do passado... Os tempos mudaram. Mas é muito bom recordar tantos momentos inesquecíveis que passamos naquele clube. Como os concursos de Garota Verão, por exemplo, que inflamavam as torcidas das cidades que elas representavam. Lembro que, nos anos 70, por mais que a gente se esforçasse, não tinha jeito de uma cachoeirense vencer. Tínhamos o costume de escolher, entre os amigos, uma candidata de Cachoeiro que também pudesse reinar na década, dominada por mineiras e cariocas (a única que chegou perto foi a carioca Regina Márcia Sandoval, filha de cachoeirense, Garota Verão de 73). Do Rio vieram também as vencedoras de 74 (Valéria Coelho) e 76 (Cláudia Corrêa). E de Belo Horizonte as eleitas de 71 (Cristina Leão), 72 (Ana Catarina) e 77 (Maria Cristina

Guerra). Até uma loira norte-americana, representando a cidade mineira de Além Paraíba, foi eleita em 75. As cachoeirenses esbarravam no título, mas não venciam: Haydée Poubel (72) e Marília Athayde (75) foram vices e Janete Vicki Abel (76) ficou em terceiro. Até que, no verão de 78, uma linda morena veio salvar a nossa pátria. Maria Inês Rocha Machado, que a gente chama de Inês, já havia sido cogitada para participar do concurso, mas nunca topou. Naquele verão de 78, porém, resolveu ceder aos apelos dos amigos e encarou o desafio. Finalmente pudemos ouvir o apresentador Hélio Fazolato anunciar o resultado, com seu vozeirão característico: – “A Garota Verão de 1978 representa a cidade de Cachoeiro de Itapemirim”! Enfim os cachoeirenses puderam comemorar a vitória de uma conterrânea naquele charmoso concurso que mexia com a emoção dos veranistas de Marataízes. É verdade que Belo Horizonte voltaria ao topo no verão seguinte com a eleição de Paula Bonome, mas um grupo de beldades cachoeirenses conquistaria, nos anos 80, o título resgatado por Inês: Vanuza Marcondes (80), Marilla Maia (81), Beatriz Coimbra (82), Cynthia Vargas (83), Adriana Marcondes (84) e Natália Zipinoti (89). Um show de beleza. Recordar é viver, não? E o barato é que hoje, quando não mais existe eleição de Garotas Verão e sim escolha de Musas, fazemos uma ponte com este passado. Cecília Machado,

ERIKA MEDEIROS

Cecília Machado, a Musa do Verão 2012, e Inês Machado, Garota Verão de 78: sobrinha e tia fazendo história em Marataízes pela beleza

JOAREZ

Vitor Mello Pereira, o caçula de Tonia e Joacy, deixa saudades com apenas 28 anos

a nossa Musa do Verão 2012, capa desta edição, vem a ser sobrinha de Inês Machado, a Garota Verão 78. Tia e sobrinha fazendo história em Marataízes com sua beleza em épocas diferentes. A reportagem com Cecília, filha de meus muito queridos amigos Lurdinha e Xika, está em nossas páginas centrais. O ano de 2012 mal começou e a gente teve que lidar com perdas de pessoas queridas. Vitor Mello Pereira, filho de meus amigos Tônia e Joacy (primeiro casamento que fui padrinho) era jovem (28 anos), bonito e tinha toda uma vida pela frente. Muita força é o que desejo para os meus amigos Tônia e Joacy. Arthur Luiz, professor de academia, era muito querido pelos amigos . Faleceu jovem, com menos de 30 anos, deixando mulher e filho. Desejo muita força para Adriana, sua esposa, qie conheço desde quando trabalhava com Erika Medeiros. Túlio Coelho foi outra perda que chocou a todos nós. Ele e Sandra Novaes formavam um casal muito querido, que a vida toda a gente aprendeu a admirar e a gostar.. Estamos juntos nessa saudade. E no fechamento desta edição, a notícia do falecimento de Alvimar Rodrigues, esposa de Clóvis, mãe de meus amigos Luciano, Denise e Cristina. Minha solidariedade para todos os familiares. Esclareço aos leitores que esta edição do MIRANTE vale para os meses de janeiro e fevereiro. Até março e bom carnaval!

MIRANTE Periodicidade Mensal - MIRANTE PUBLICAÇÕES

Fundação: outubro de 1987. Tiragem: 1.000 exemplares. Endereço para correspondência: Rua , 06 B. Independência - CEP: 29306-440 Cachoeiro de Itapemirim - ES Editor: Maurício Mignone E-mail: mauricio.mirante@gmail.com Telefone: (28) 3522-6534 www.miranteonline.com.br Relações Públicas: Helena Mignone

Colaboradores: Marilena Mignone, Rogério Franklin e Fábio Marcondes Arte, Editoração, e Home Page: Agência DMA - Tel.: (28) 3521-7410 E-mail: agencia@pensedma.com.br Impressão e Fotolito: GRACAL - Tel.: (28) 3522-7199 Assinaturas: R$ 150,00 por um período de 2 anos. Enviar cheque nominal ao Mirante.

ESTA PUBLICAÇÃO NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS ARTIGOS ASSINADOS

Capa: MARIA CECÍLIA POLONI ROCHA MACHADO Foto: ERIKA MEDEIROS Local: MARATAÍZES (ES)


03

JAN-FEV/2012

POSTO DE OBSERVAÇÃO DIVULGAÇÃO

AMOR É UMA PRAIA ASSIM... BETH RIBEIRO

VII CAMINHADA LITORÂNEA – O tempo ajudou e fez um dia lindo no sábado de 21 de janeiro: sol, céu azul e muita disposição entre os participantes marcaram a VII Caminhada Litorânea de Marataízes, organizada pelo grupo “Caminhadas e Trilhas”. A confraternização foi, como de costume, no bar Geredy’s. LUDMILA FRANKLIN

Areia é o que não falta em MARATAÍZES após a construção dos píeres. É verdade que já não é mais a linda praia encantada de outrora, mas o centro voltou a ficar colorido de barracas e banhistas e os barcos ainda fazem o charme local. “E ao luar, como é bom viver”... MÁRCIA MACHADO

O CARNAVAL DE MARILENE No sábado de carnaval, em Marataízes, MARILENE DEPES promove o baile “O Iate Clube é Aqui”, com sambas e marchinhas da época do Iate. Um autêntico revival que tem tudo a ver com a anfitriã, que este ano conta com a parceria da FESTÊJA na organização. Convites limitados! Na foto, Marilene com o marido Ronaldo Depes no revéillon 2012 do Nativo.

AS CAMPEÃS – Quatro amigas que continuam dando exemplo e colhendo frutos pela disposição de sempre praticar corrida: SORAYA CINOTTO, MAGALI MARTINS, INEZ PATRÍCIO e SORAYA GUEDES, que formaram a equipe campeã da I Corrida Litorânea de Marataízes. Esporte e beleza em dia.


04

JAN-FEV/2012

RETROSPECTIVA

RETROSPECTIVA MIRANTE 2011 Fatos que foram notícia em novos flagrantes

JANEIRO – O lançamento do livro “Crônicas da História de Marataízes”, de Ronald Mignone, foi destaque em nossa primeira edição de 2011. Na noite de autógrafos, no CAFÉ DA LOJA, o escritor recebeu amigos queridos como Marcello Messias e Robson Seyr.

ABRIL – O Grupo Iate Total fez barulho e se movimentou bastante, em prol da recuperação do Iate de Clube de Marataízes. No calor da campanha, Zulmira Fontes, uma das principais articuladoras, ganha a adesão do artista Guilherme Secchin.

JULHO – Animação foi o que não faltou no Arraial do

Paiol, tradicionalmente realizado no Condomínio das Águas. Na foto, o grupo amigo de caipiras, formado por Maurício Britto, Sonia (de Curitiba), Eduardo Laender, Bruno Lucas e Lena Meneguelli.

OUTUBRO – A festa “A Noite Vai Ser Boa”, que comemorou os 24 anos do MIRANTE, foi (como de costume) um animado reencontro de pessoas queridas. Na foto, Viviane Coelho, que veio de Salvador, entre os dois amigos Cláudio – Fiório e Sandrini.

FEVEREIRO – No tradicional reencontro de turma,

MARÇO – O desfile da escola Beija-Flor no carnaval,

que acontece todos os verões em Marataízes, a alegria das eternas amigas Loreto Abib Sartório, Mônica Voss Moulin e Mônica Secchin Almeida. A nota triste é que, alguns meses depois, perderíamos Loreto.

com enredo sobre Roberto Carlos, reuniu um bocado de cachoeirenses na passarela da Sapucaí. Gente como o casal Edson Barros e Andressa Pepe, que curtiram muito a homenagem ao rei.

MAIO – A exposição “Magulejo – Crônicas Ilustradas

JUNHO – O “Almoço dos Cachoeirenses”, realizado

AGOSTO – O Bistrô foi o palco do “II Reencontro dos Descendentes de Virgolina e Ricardo Gonçalves”, que reuniu familiares de diversos lugares do Brasil. Na foto, Inês Adnet e Marília Gonçalves (que vieram do Rio) e Eloísa Gonçalves (de Vitória).

SETEMBRO – O casamento de Gina Laender e Douglas Garcia, na Fina Festa, foi uma data cercada de emoções, beleza e alegria. A turma do Paiol marcou presença, representada entre outros por Goreth Antonio, Andressa Stulzer e Natália Bechepeche.

de Nosso Povo”, no Palácio Bernardino Monteiro, foi mais uma prova do talento de Wilson Ferreira. Rosana Perin e José Carlos de Oliveira marcaram presença na inauguração da mostra.

NOVEMBRO – O artista plástico Lúcio Volpini

participou do VI Salão de Artes Levino Franzeres (na foto com a sobrinha Ariane), mas seu talento foi reconhecido nacionalmente no VI Salão de Artes Plásticas de Rio Preto (SP), onde ficou em 1º lugar.

anualmente no Rio de Janeiro sob muita confraternização, reuniu amigas como Maria Alice Marcondes, Maria Carmen Henriques, Márcia Frauches, Christina Coelho Ramirez e Cristina Mucelini Lóss.

DEZEMBRO – Em grande fase, o artista plástico

Renato Sant’Ana (na foto entre o filho Enzo e o pai José Carlos Sant’Ana) inaugurou no Rio de Janeiro, no Shopping Cassino Atlântico em Copacabana, uma mostra exclusiva de seus trabalhos.


05

JAN-FEV/2012

GENTE

A GAROTA DO VERÃO 78 Nos anos 70, ela foi a única cachoeirense a vencer em Marataízes o concurso de Garota Verão, o de 1978. Depois disso, Maria Inês Rocha Machado formou-se em Odontologia, casou-se com o empresário Marcílio Machado e teve um casal de filhos: Ana Beatriz e Eduardo. Hoje os filhos já estão formados e a família vive feliz em Vila Velha. O detalhe é que a ex-Garota Verão continua inda (a foto sua no concurso está em Flash Back, nesta edição).

No princípio de janeiro, em Marataízes, Letícia Franklin e Renzo Valério festejaram o 1º aniversário da filha Valentina – que está uma boneca. Uma tarde de muita alegria! Maria Inês com o marido Marcílio Machado e, na foto menor, o casal entre os filhos Eduardo e Ana Beatriz

O negócio é festejar neste verão com Alessandra Sara, que vem comandando com sua equipe as noitadas em Marataízes A boa nova é que a FESTÊJA vai organizar este ano o carnaval na residência de Marilene Depes, relembrando os bons tempos do Iate Clube e suas fantasias. Contagem regressiva!

No final de 2011, no show de David Guetta na Pedreira (Guarapari), o encontro do jovem Caio Geaquinto Machado (filho de Jacqueline e Gilsinho) com o jogador Daniel Alves, craque do Barcelona. E não é que fizeram a mesma pose?


06

JAN-FEV/2012

MATÉRIA DE CAPA

AQUELES OLHOS VERDES Cecília Machado é a Musa do Verão 2012 Por MAURÍCIO MIGNONE

Relembrando Marataízes em 1994. O verão nesse ano começara com chuva, mas logo o sol dava o ar da graça. Na praia, o bom era ficar em frente à Pizzaria Gaivota e dar uma fugida ao bar Nhock pra comer bolinho de aipim com camarão e cerveja gelada. O Iate Clube já demonstrava sinais de decadência: os concursos de Garota e Garoto Verão pareciam não interessar mais ao público: Sandra Menezes, representando Vitória, e Mauricio Braga, de São Paulo, foram eleitos em bailes com pouquíssima gente. À noite, o movimento girava em torno de bares como Veleiro’s e Mostarda’s (ambos com música ao vivo) e o Barney’s Lanches, com seus deliciosos sanduíches que salvavam nossa madrugada. E o Bar do Praia, que nunca saiu de moda, era o local preferido de muita gente pra ver o trio elétrico passar, a grande sensação do verão, que sempre arrastava uma multidão atrás. Ainda havia a Noite do Havaí e o carnaval do Iate, mas isso já estava com os dias contados – o povo já preferia o carnaval de rua ao de clube.

Cecília Machado, de 18 anos, é a Musa do Verão 2012.

Foi em meio a estes acontecimentos desse delicioso e saudoso verão de 94 que nascia em Cachoeiro, no mês de janeiro, uma linda lourinha de olhos verdes: MARIA CECÍLIA POLONI ROCHA MACHADO, filha de Lurdinha Poloni e Xika Machado. Ela mesma

Fotos: ERIKA MEDEIROS

que hoje, na formosura de seus 18 anos recém completos, foi escolhida pelos nossos olheiros para ser a Musa do Verão 2012 de Marataízes. Uma rainha de corpo e alma em forma plena. DNA FORTE Ainda loira hoje e dona de fascinantes olhos verdes, Cecília Machado tornou-se um mulherão de 1,73m – medida que ela diz ter, mas já deve estar com mais. Ela bem que poderia estar metida em desfiles, tentando ser modelo ou algo do gênero, mas nada disso faz sua


07

JAN-FEV/2012

MATÉRIA DE CAPA cabeça. Trata-se de uma garota simples, inteiramente focada nos estudos, na família e no namorado Matheus Mello, com quem está há quatro anos. – “Eu e Matheus somos muito parecidos, gostamos de curtir as mesmas coisas”, disse a musa, que também se revela boa desportista na prática do vôlei, inclusive disputando campeonatos importantes e colecionando medalhas. Sobre Marataízes, ela só lamenta não ter tido tempo de curtir os shows e o carnaval dos bons tempos do Iate Clube. Acredita que na época de seus pais a temporada de férias era muito mais intensa e divertida. Cecília Machado só acha que não teria coragem de desfilar, como na época do Iate. Mas tem a quem puxar: a tia Inês, irmã de seu pai, foi a Garota Verão de 1978. Nossa musa nem precisou desfilar pra ser eleita, mas honrou o DNA da família. SOBRE A MUSA Inteligente, nunca deu trabalho aos pais nos estudos e fez vestibular este ano para Engenharia Civil. Gosta

Da esquerda para a direita: Cecília com 5 anos, entre o namorado Mateus e os pais Lurdinha e Xika e com a tia Inês Machado

muito de viajar e tem vontade de conhecer muitos lugares do Brasil. Em música, o gosto é eclético, mas adora o ritmo sertanejo universitário. Pergunto a ela sobre seus padrões de beleza. Após pensar, apontou a atriz Guilhermina Guinle. Dentre os homens, a resposta vem com um sorriso: bonito mesmo é Matheus, o namorado. E o que falta para Cachoeiro, sua terra, melhorar? – “Falta mais educação, maior respeito no trânsito e nas relações de trabalho. A solução podia vir dos colégios e da própria família de cada um”. Sobre o nosso país: – “O Brasil tem tudo para ser o melhor, mas tem países muito menores que são bem mais adiantados”. Apesar das observações firmes, esclarece que não é chegada em política. Marataízes, agora em 2012. O final da tarde parece dourar a Praia da Colônia, em frente ao bar Geredy’s. Um jovem e bonito casal passa de mãos dadas, caminhando em direção à areia. Ela, de cabelos louros ao vento e olhos verdes brilhantes, caminha altiva, dentro de sua majestosa simplicidade. É a Musa do Verão.


08

JAN-FEV/2012

NA MIRA SAUDADES DO BRASIL - Morando na Itália, Maria Julia Mello, de 14 anos, morre de saudades de sua terra natal. E quando vem de férias, adora ficar em Marataízes com o pai, o comerciante Júlio César Brandão Melo (foto menor). Ela já está de volta ao país das massas, sonhando sempre com o Brasil.

A BOSSA DO LOBO – Depois do livro sobre Carlos Imperial (quando veio a Cachoeiro e fez amigos), Denílson Monteiro não demorou para escrever uma nova biografia – a de Ronaldo Bôscoli. A fonte de inspiração foi a interpretação de Mateus Solano como Bôscoli na minissérie “Maysa”. E o resultado foi a obra “A Bossa do Lobo”, cujo lançamento no Rio de Janeiro reuniu o escritor e sua fonte de inspiração (foto). SÓ SUCESSO De volta com seu elogiado monólogo “O Filho Eterno” no Teatro Leblon (RJ), Charles Fricks recebe após a peça os cumprimentos de suas conterrâneas Carla Emery e Mônica Linhares Gonçalves, ambas encantadas com o trabalho do ator. Um grande sucesso.

O REENCONTRO - Como sempre resultou em muita festa o tradicional reencontro de verão em Marataízes da turma de colégio de Mônica Secchin, Verônica Rache e Francisco Athayde, dentre tantos. Emoções, alegria... uma tarde inesquecível.

A DEBUTANTE E SEU PAR - Beth Ribeiro e Maxwell Cola Gazolla também participaram do reencontro da turma em Marataízes. Os dois amigos lembraram de quando ele foi par dela no Baile das Debutantes em 1974.


10

JAN-FEV/2012

OLHEIROS DE PLANTÃO * Uma errata da edição anterior: o nome da proprietária da DIPELLE não é Auxiliadora, e sim Dorotéa Rizenente. A confusão foi por causa de seu apelido, Dôra. * Entre o final de 2011 e o início de 2012, a cegonha andou distribuindo preciosos presentes, trazendo felicidade. Nasceram: Lucas (de Cristiane Pontes e Miguel Leal), Maria Eduarda (de Gina Laender e Douglas Garcia) e Enzo (de Talita Novaes e Ricardo de Resende Costa). Nossos parabéns! * A filial do KATATA’S GOURMET no Shopping Sul será inaugurada a qualquer momento, inclusive já pode ter acontecido quando você estiver lendo isso. Marcinho Santana e Dudu Gonçalves botando pra quebrar. * Lorena Magalhães e Rodrigo Marcondes receberam os amigos em Marataízes para um chá-de-bebê para Lara, que está quase chegando. * Fazendo sucesso no PARKIN o chef Tony Batista, dono de padrão internacional, com especialidade em frutos do mar e grande domínio da cozinha italiana e francesa. * Emiliane Maria, moradora de Concórdia, foi a grande vencedora da BIZ zero km que a SKINA sorteou no final de ano, dentre os clientes que fizeram lá suas compras de Natal. Pipino Nemer se saindo bem como Papai Noel. * Carol Gontijo e Guilherme Mucelini estão de parabéns pela qualidade do CAFÉ DA LOJA, o point mais elogiado deste verão em Marataízes. Realmente de um bom gosto que faz a diferença. E vale lembrar que a loja IMPORIUM 407, que funciona anexa, está com descontos de até 50% em seu estoque. * Salomão Kalil é que frustrou os amigos fechando as portas de seu restaurante DONA ZULMIRA. Mas o próprio esclarece que isso é temporário, apenas para ganhar tempo de se reestruturar para que seu elogiado padrão seja mantido. LUDMILA FRANKLIN

Encontro explosivo no KATATA’S: Vera Franklin, Teté Albano, Dodó Vargas e Nina Secchin

* E em Cachoeiro, durante a temporada de férias, o BISTRÔ tem funcionado de terça a sexta-feira, sempre em dia com o seu delicioso e tradicional cardápio. * A tradicional comemoração de aniversário de Cimar Almeida, sempre no mês de janeiro em Marataízes, movimentou este ano o Bar RUSSINHA, de dona Margarida. * Ludmila Franklin e Tiago Mello Jacques estão curtindo muitas saudades da primogênita Martina, que foi morar por um ano na Alemanha e está adorando. O mesmo país onde já morou o seu tio, Ricardo Franklin. * A CORPO & MENTE informa que, a partir deste mês de fevereiro, vai estar com aulas de jazz e hip-hop. Rosana Coelho em dia com as novidades. * Marluci Eiras e Danielle Coutinho, mãe e filha, com o bronzeado em dia por conta das férias em Marataízes. Enquanto isso, em Cachoeiro, a FORM e a FORM SOULIER vem se destacando suas promoções de verão. * E a temporada de promoções segue firme no comércio. Liliane Moulin, com a HI-LO, e Patrícia Rangel, da METAL NOBRE, estão no ritmo. * A turma da MAROLA já marcou novo reencontro para este carnaval, em Marataízes. Desta vez a festa está marcada para acontecer na residência de Gustavo Pedrão. * Para a saudade dos amigos daqui, Sabrina e Rodrigo Cola já se mudaram para o Rio de Janeiro, com os filhos Daniel e Gabriela. Família de gente boa. * Colecionando indicações como melhor ator de teatro em 2011 por sua estupenda interpretação no monólogo “O Filho Eterno”, Charles Fricks gravou participação em “As Brasileiras”, da Rede Globo, contracenando com Ivete Sangalo. * Ainda sobre Charles, quando ele esteve na cidade pra passar o Natal com a família, foi entrevistado por Eluza Xavier em seu programa na TV SIM e lá reencontrou seu velho amigo Samuel Fraga – ambos fizeram teatro juntos em Cachoeiro. * O PEROÁ DAS 12 em ritmo de ensaio para fazer bonito no carnaval de Marataízes. Na folia deste ano, o bloco estará comemorando 10 anos de existência e a cada carnaval cresce o número de seus componentes, fazendo história. * Mesmo sendo recordista de indicações ao Oscar, Meryl Streep ganhou apenas dois, o último por “A Escolha de Sofia”, há 30 anos. Este ano, porém, ela é a favorita pelo filme “A Dama de Ferro”. E entre os homens, apostamos em George Clooney por “Os Descendentes”. * “Tropa de Elite 2” ficou de fora do Oscar, mas o Brasil está presente concorrendo a melhor canção pelo filme “Rio”. A música é de Carlinhos Brown e Sérgio Mendes. * “Uma alimentação bem equilibrada é como uma espécie de poema ao desenvolvimento da vida”.

PHOTOLIFE

Em Vitória: Carlos Frechiani e Cristina Segond festejando o 1º aniversário de Valentina VERÔNICA RACHE

No reencontro de 2012, em Marataízes, a alegria de Ana Rita Novaes, Cristina Moura e Betânia Depes LUDMILA FRANKLIN

Marcelo Magalhães e Tiago Mello Jacques esbanjando disposição na VII Caminhada Litorânea de Marataízes

Confraria animada no Café da Loja: Fernanda e Renata Magalhães, Cristiane Castro, Renata Oliveira, Renata Bechepeche, Míriam e Fátima Moulin Costa


11

JAN-FEV/2012

FLASH BACK

VERÕES INESQUECÍVEIS Os anos 70 em Marataízes

Quando assisti o primeiro amanhecer com sol, depois deste começo de ano com muita chuva, até estranhei. Olhei o horizonte, ainda avermelhado pelos primeiros raios, e me vi renovada com o colorido do cenário, até então de um cinza constante. Foi então que resolvi fazer um ritual costumeiro, ritual que faço desde menina: caminhei sozinha até a beira do mar e repensei, com ele, minha vida. É como se o mar soubesse que a menina, ali de volta, tem a vastidão das confidências mergulhadas através de todo um tempo...

BROTO DO VERÃO 72 – O Iate Clube, como de costume, estava lotado na escolha do “Broto do Verão 72” de Marataízes. De frente para o júri, em sua avaliação final, as três candidatas que mais se destacaram na noite: Rita Gaigher Bósio (Cachoeiro), Ana Catarina Rohlsf (Belo Horizonte) e Haydée Poubel (Cachoeiro). O título ficou com a mineira Ana Catarina, que posteriormente também seria “Glamour Girl”, em BH. A cachoeirense Haydée, grande favorita, ficou em segundo lugar.

A espuma, indo e vindo, que envolvia meus pés, iam, devagarzinho, aprofundando o momento, na proporção em que eu permanecia na areia. Já não é a mesma areia, fina e branca, que eu brinquei um dia. É, agora, grossa e amarela, mas isto não interrompeu, de maneira alguma, meus pensamentos. Fixei o ponto de quebra de ondas e o contorno da água em mim. Não me importei que as conchas estivessem quebradas e entulhadas ao redor. Pensei em momentos. Nesta hora, pensei muito em minha amiga de infância, e fiquei mais perto dela. Pensei nos dias em que a gente acordava cedo e ia brincar na areia, nos dias em que a gente acordou tarde e foi sentar na areia... Pensei em todas nossas conversas infinitas, em nossos planos de vida, em nossa saudade... Nesta hora, pensei no pescador que acordava cedo para pegar isca e saía feliz para um dia de descanso. Relembrei o momento de sua volta, quando a menina ia, feliz, ao encontro do pai querido... Pensei nos picolés que comprei para mim e para eles, meus pequenininhos... Nas poças que fiz para mim e para eles... Nos castelos que construímos juntos... E continuei a observar o mar que me envolvia e me acolhia como sou, como me conhece...

GAROTA VERÃO 78 – O concurso, nos anos 70, foi dominado pelas beldades mineiras e cariocas. Só houve uma exceção, em 1978, quando a cachoeirense Maria Inês Rocha Machado, filha do casal Célia e Aroldo Machado, pisou na passarela sobrando em beleza. Enfim o apresentador Hélio Fazolato pôde anunciar, com o seu vozeirão característico: - “A Garota Verão 1978 representa a cidade de Cachoeiro de Itapemirim!” Na foto: Maria Inês, após a vitória, cercada pelos amigos.

AS GARÇAS

Foi nesta hora que eu pensei, afinal, em todos os momentos. Quando, principalmente, pensei agradecida em como ainda posso ser feliz ouvindo o barulho do vai e vem das ondas e com as cores, por fim, do sol avermelhado da manhã que se renovava. ***

Fábio Marcondes



Mirante 277