Page 1


02

NOVEMBRO/2011

EDITORIAL Maurício Mignone mauricio.mirante@gmail.com

O mês de novembro chegou e já vai embora com tanta rapidez que a gente só tem tempo pra se assustar com a proximidade do Natal e do Ano Novo. Por que tudo anda tão acelerado assim? Nesta edição, a penúltima de 2011, trazemos como matéria de capa a escola Yázigi de Cachoeiro, que está comemorando 30 anos de merecido sucesso. A diretora Maria Stella Leão Pinheiro construiu um histórico admirável durante este tempo e hoje ainda tem a alegria de ver a sua filha Isabela repartir com ela este comando. Parabéns as duas e aproveito para agradecer mais uma vez ao Yázigi a parceria que a escola tem há tanto tempo com o MIRANTE, sinônimo de confiança que só nos enche de orgulho. E não vamos esquecer: uma história que também fiz parte como aluno. O talentoso meio artístico também está em

destaque nessa edição, com boas novidades. Lúcio Volpini, artista plástico com obra em exposição no Palácio Bernardino Monteiro, recebeu da 4ª edição do Salão de Artes Plásticas de Rio Preto (SP) o 1º lugar na categoria Arte Contemporânea. Luna Caiado, nome artístico de Lúcia Helena Campos Barbosa, faz sucesso cantando em shows no Rio de Janeiro e está prestes a lançar o seu primeiro CD. E Fábio Coelho, também músico, promoveu o lançamento de seu CD com um grandioso show no Teatro Rubem Braga. Parabéns aos três e que continuem brilhando por muito tempo ainda. As saudades também estão nesta edição, com a homenagem ao lado para dois vizinhos queridos do bairro Independência: seu Rodolpho Zaggo (homenageado pelas belas palavras da neta Cristiana) e Daniel Veloso Antonio. Que fiquem em paz.

SAUDADES Se você quiser me encontrar, não vá mais aos lugares por onde andei ou morei. Já não moro mais em minha casa e nem ando por aí... Nas horas de saudade, quando a tristeza for muito grande, lembre-se de todo o bem que me fizeram em vida, que nem a morte pode apagar. Para me encontrar, pare um pouco e, em silêncio, pense em mim. Olhe bem dentro de você. Acalme seu coração e sinta-se feliz. Não precisa mais procurar por mim... Eu estou aí, dentro do seu coração. Para sempre!

Até dezembro!

RODOLPHO ZAGGO: o texto acima foi escrito pela neta Cristiana Zaggo Rocha

Maria Stella e Isabela (na foto com Peninha) comemoram em 2011 os 30 anos do Yázigi

Lúcio Volpini no Bernardino Monteiro com Raquel, Ariana, Eliana e Ronald

Luna Caiado (de chapéu) em seu show no “Alma Carioca”, no Rio de Janeiro

Fábio Coelho no show do lançamento de seu CD no Teatro Rubem Braga

MIRANTE Periodicidade Mensal - MIRANTE PUBLICAÇÕES

Fundação: outubro de 1987. Tiragem: 1.000 exemplares. Endereço para correspondência: Rua Monteiro, 06 B. Independência - CEP: 29306-440 Cachoeiro de Itapemirim - ES Editor: Maurício Mignone E-mail: mauricio.mirante@gmail.com Telefone: (28) 3522-6534 www.miranteonline.com.br Relações Públicas: Helena Mignone

Colaboradores: Marilena Mignone, Rogério Franklin e Fábio Marcondes Arte, Editoração, e Home Page: Agência DMA - Tel.: (28) 3521-7410 E-mail: agencia@pensedma.com.br Impressão e Fotolito: GRACAL - Tel.: (28) 3522-7199 Assinaturas: R$ 150,00 por um período de 2 anos. Enviar cheque nominal ao Mirante.

ESTA PUBLICAÇÃO NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS ARTIGOS ASSINADOS

DANIEL VELOSO ANTONIO, filho de Zélia e do saudoso Dr. Elias Antonio

Capa: MARIA STELLA LEÃO PINHEIRO com a equipe da escola Yazigi Foto: ERIKA MEDEIROS Cabelo e Maquiagem de Maria Stella: ZIZA MENDES (Salão Paulo Stetic)


03

NOVEMBRO/2011

POSTO DE OBSERVAÇÃO

LUNA CAIADO Cantora cachoeirense brilha no Rio de Janeiro Lúcia Helena Campos Barbosa, filha de Shirley e o saudoso Ryve Campos Barbosa, realiza hoje uma vontade que tinha desde criança - cantar e compor. Há 11 anos voltou para o Rio de Janeiro, onde já tinha morado pra fazer faculdade, ingressando no meio artístico sob o nome de LUNA CAIADO. LU de Lúcia, NA de Helena e CAIADO da linhagem paterna: - “Achei que Luna Caiado ficava mais fácil pras pessoas gravarem e toda a minha família gostou muito”, disse ela. Prestes a lançar seu primeiro CD (sai em janeiro), Luna hoje tem um ótimo relacionamento no meio musical e parcerias com compositores já consagrados como Carlos Colla e Tibério

Gaspar. Este último, inclusive, fez a abertura de seu show, no Alma Carioca (RJ), na cabalística data de 11/11/2011: Tibério entrou com voz e violão, dando a vez depois para Luna e sua banda. Um sucesso. - “Adoro os sambistas da velha guarda, apesar de meu estilo ser mais contemporâneo. Tento mesclar um pouco de tudo o que gosto em meus shows”. Em processo de finalização em estúdio de seu CD, Luna Caiado pretende fazer o lançamento em janeiro, depois das festas de fim de ano. Uma ótima oportunidade para que seus conterrâneos cachoeirenses possam conferir o seu talento e o seu trabalho.

CHEIRO DE CHUVA Fábio Coelho promove show de lançamento do CD O CD “Cheiro de Chuva”, de FÁBIO COELHO, foi lançado com sucesso no dia 12 de novembro, no Teatro Municipal Rubem Braga. O feriadão não desanimou o público, que marcou presença na apresentação. Coelho apresentou no show um grupo de piadores, formados por colaboradores da Fábrica de Pios. Em outro número, a bailarina Karina Xavier conduziu as filhas do músico, Maria Clara e Sophia. O sexteto liderado por Fábio Coelho (voz e violão) e

composto pelos músicos Ronaldo Castro (flauta), Niumar Santiago (guitarra), Douglas Gonçalves (baixo), Romildo Neves (bateria) e Giovanni Rodrigues (percussão), propiciou uma sonoridade versátil para o eclético repertório que trazia características regionais, mas também passeava por estilos como o blues, samba e o hip-hop. Com CD e mala pronta, Fábio Coelho planeja excursionar com o trabalho no verão, levando a todos o seu talento ao vivo.

O CD “Cheiro de Chuva”, de Fábio Coelho, pode ser acessado pelo site www.myspace.com buscando pelo nome do artista. O produto está sendo vendido na Fábrica de Pios Maurílio Coelho (Ilha da Luz), Lojas Carneiro e CITRON


04

NOVEMBRO/2011

PERFIL

MAURICIO BRITTO “Minha filosofia de vida é crescer sempre”

Nosso entrevistado, MAURICIO BRITTO, é empresário, apresentador e mora há oito anos em Cachoeiro - cidade que adotou e foi adotado com igual carinho, fazendo muitas amizades. Rei do bom astral, característica que revela sua simpatia e sua inteligência, é também dono de muito bom gosto, razão do sucesso de suas decorações festivas e de sua floricultura, a Dona Flor. Seu bom humor pode ser conferido todas às segundas-feiras no programa “Simplesmente Eluza Xavier”, na TV Sim, onde diverte os telespectadores com fofocas sobre celebridades. Uma pessoa pra cima que jamais deixa a peteca cair!

Nome completo: Maurício Britto. Local de nascimento: Montes Claros (MG). Signo: Capricórnio. Profissão: Empresário do ramo de flores e decoração de festas. Apresentador do quadro de fofocas sobre celebridades na TV Sim. Filosofia de vida: Adquirir conhecimento e sempre crescer. Motivo que dá inspiração: Tudo que for um desafio. Motivo que traz revolta: O quanto que pagamos de impostos pra alimentar a corrupção na política. Se fosse preciso, que animal gostaria de ser: Uma águia, pela destreza, rapidez e eficácia - deleto o fato de ser um predador (rs). Dica de passatempo: O bom e velho bate papo com os amigos. Comida que dá água na boca: Coxa e contra coxa de pato grelhado com canela em pau e risoto de damasco. Sobremesa irresistível: Petit Gateau com sorvete de nata e folhas de hortelã. Bebida que serve para descontrair: Cerveja gelada. Qualidade que admira numa pessoa: Comprometimento. Defeito que abomina: Falsidade. Esporte que curte: Ginástica rítmica desportiva. Time de futebol: Fluminense. Filme inesquecível: “A Cor Púrpura”, de Steven Spielberg. Ator e atriz de cinema: Meryl Streep e Johnny Depp. Um lugar em Cachoeiro: O Bairro Independência. Receita para levantar o astral: Estar perto das pessoas que você gosta. Uma mulher realmente bonita: Catherine ZetaJones.

Um homem realmente bonito: Gerard Butler. Passeio recomendável: Gramado (RS). Lugar que gostaria de conhecer: Kyoto, no Japão. Obra-prima da natureza: A Amazônia. Homem inteligente: Fernando Henrique Cardoso. Mulher inteligente: Marina Silva. Um casal que admira: Maria Fernanda e Renato Paldês. O que há de bom na TV: As reprises memoráveis do Canal Viva: Roque Santeiro e TV Pirata, entre outros. Ator e atriz brasileiros: Marcos Caruso e Zezé Polessa. Dica de um bom CD: “Maricotinha” – Maria Bethânia. Cantor e cantora preferidos: Maria Bethânia e Seu Jorge. Grupo musical: Paralamas do Sucesso. Personalidade política: Fernando Henrique Cardoso. Personalidade humana: Maria da Penha Maia Fernandes (Lei Maria da Penha). Exemplo de pessoa educada: Dr. Mauro Godinho. Motivos de orgulho: Minha sobrinha Yasmin e minha loja (Floricultura Dona Flor). Motivo de saudade: Minha avó, que não vejo há dois anos. Mulher elegante: Constanza Pascolato. Homem elegante: George Clooney. O que faria se fosse Prefeito de Cachoeiro: Melhoraria ainda mais o trânsito, que beira o caótico, e a qualidade das ruas. Um livro interessante: “Um Gato Entre Pombos”, de Agatha Christie. Frase: “Há vários motivos para não se amar uma pessoa e um só para amá-la.” (Carlos Drummond de Andrade).


06

NOVEMBRO/2011

NA MIRA

Bodas de Rosa Marcelle Vianna e Luciano Maurício completam 17 anos de casados “Que neste dia, tudo o que há de mais lindo na face da terra venha ocorrer em nossas vidas. Mil e uma felicitações por estarmos completando mais um ano de feliz companheirismo, amor e carinho”. (Luciano)

Em homenagem ao nosso saudoso e querido Padre Jeferson, que celebrou nossa união em 10 de novembro de 1994.

UMA AVENTURA inesquecí-

CERCADOS de familiares, José Herkenhoff e Euza comemoraram no Rio de Janeiro os 80 anos dele. Nossos parabéns!

vel em meados do mês de outubro. Cinco surfistas prontos para enfrentar, com garra e disposição, as famosas ondas do Pacífico: Gilson Moraes, Leandro Gava, Amarildo, Teide Endlich e Judy Paulo. Em San Bartolo, a 50 km ao sul de Lima, capital do Peru. São muitas histórias pra contar!

NO DIA 16, Liliane Moulin inaugurou a filial de sua HI LO no Shopping Cachoeiro, recebendo amigos e clientes em meio a um animado e charmoso coquetel. A nova loja fica no primeiro piso.

A PRIMEIRA viagem internacional do Clube da Caminhada, na Costa Rica, serviu como cenário para o simbólico casamento de Rodrigo Marcondes e Lorena Magalhães, que juraram amor eterno sob a paradisíaca Reserva Biológica da Floresta de Monteverde, que fica na Cordilheira de Titarán e com vista para o Oceano Pacífico. Coisa de cinema!


07

NOVEMBRO/2011

MATÉRIA DE CAPA

YÁZIGI em Cachoeiro 30 anos de realização histórias e emoções A escola YÀZIGI de Cachoeiro comemora neste mês de novembro 30 anos de sua fundação. Foram tantos acontecimentos e um aprendizado tão gratificante que fica difícil para sua diretora Maria Stella Leão Pinheiro saber por onde começar essa história: “ - O apoio dos meus pais, da minha avó materna e do meu marido no meu início de carreira foram cruciais para que eu chegasse até aqui: 30 anos de Yázigi!” A diretora acredita que realmente foi muito abençoada por ter tido ao seu lado, durante este tempo, não só profissionais competentes, mas pessoas boas e dedicadas, entusiasmadas com o trabalho e tentando fazer o melhor para que fosse atingido um resultado eficaz e satisfatório com os alunos. Além disso, para que estes alunos fossem sempre motivados, frequentemente a escola organizava festas, passeios, competições esportivas, exposições de arte e diversas outras atividades, e sempre com a equipe engajada em tudo. “-Não posso deixar de citar os próprios alunos e seus pais, presentes e participativos em todas as nossas atividades”, disse Maria Stella. “Sem essa força não poderíamos seguir, e é muito gratificante relembrar tudo isto”. O Yázigi só tem a agradecer a todas essas pessoas - são tantas que nem dá pra citar. Muitos se afastaram pelos mais diversos motivos, mas todos deixaram saudades. E o melhor: tudo isso continua. A equipe atual é ótima e muito profissional também. Alguns estão lá há 15, 20 e até 30 anos. Outros chegaram há pouco tempo, mas logo se entrosaram, porque o relacionamento profissional na escola foi sempre muito saudável. Há um dado que a diretora gostaria de destacar que muito a orgulha: dos 16 funcionários, sete são ex-alunos do Yázigi e três fazem o curso

atualmente, totalizando então mais de 50% da equipe que surgiu na escola. Os treinamentos pedagógicos e administrativos no Yázigi ainda são constantes, porém mais modernos, devido à tecnologia que a cada dia se torna uma rotina na vida de todos. A escola também se atualizou e hoje, além dos cursos presenciais, oferece também os on-line. Há dois anos, foi adquirida uma tela interativa que muito auxilia o professor e estimula os alunos pedagogicamente. O Yázigi é o único curso de idiomas em Cachoeiro que possui este recurso tecnológico. Quanto às festas, comemorações, palestras, gincanas, campanhas de cidadania e intercâmbios para o exterior, tudo isso continua porque o Yázigi nunca foi só um curso de idiomas, mas uma escola cujo objetivo é, através da língua estrangeira, formar o cidadão e estimular o seu senso crítico. Sim, a escola cresceu, mas os pais e alunos seguem apoiando em tudo, tal qual no início, valorizando assim todo o trabalho realizado. Este reconhecimento é que fornece o estímulo para que se prossiga na busca do aprimoramento pedagógico e de um atendimento de qualidade. Maria Stella ainda está na direção, mas a orientação pedagógica está hoje sob o comando da filha Isabela, sua competente sucessora. Ela começou em 1997, assim que chegou dos EUA, como monitora do “Resource Center” (centro de recursos), mas a partir daí se encantou com a escola e está cada vez mais envolvida. “-Isabela é dinâmica, dedicada e vem fazendo um belo trabalho de orientação pedagógica na escola”, finaliza Stella. “É impossível não sentir orgulho disso”. A diretora e toda a equipe, portanto, só tem a agradecer e comemorar por esses 30 anos do Yázigi em Cachoeiro!

Foto: ERIKA MEDEIROS

Cabelo e Maquiagem (Maria Stella): ZIZA MENDES

Maria Stella Leão Pinheiro, diretora do Yázigi, com a filha Isabela, orientadora pedagógica da escola

1996: 15 anos do Yázigi

2001: comemoração dos 20 anos

2006: festa dos 25 anos

2009: “International Fair”

Rua Barão de Itapemirim (centro) - Telefone: (28) 3522-4902


08

NOVEMBRO/2011

Fotos: ARNALDO PERUZZO

GENTE

ENCONTRANDO GUGA - Representando funcionários do Banco do Brasil que exercem papéis de voluntários, João Luiz Madureira participou de um encontro no Instituto Guga, em Florianópolis, passando um dia inteiro com o próprio e encantado com sua simplicidade. Voltou ainda mais fã do ídolo!

EDUCANDO GAÚCHOS - O advogado cachoeirense Victor Athayde (diretor do David e Athayde Advogados) proferiu recente palestra em Porto Alegre (RS) sobre “O Princípio da Educação Ambiental”, na 17ª Reunião de Pavimentação, da Associação Brasileira de Pavimentação, sendo muito bem recebido.

A FESTA DO SÉCULO - Marta Sant’Ana e Amaury Junior foram os anfitriões da “Festa do Século”, dia 12 de novembro em Vila Velha (ES), quando ambos comemoraram a chegada dos 50 anos. A diferença do casal é de apenas 12 dias: a data certa dela é 30 de novembro e a dele 12 de dezembro. A recepção foi no Cerimonial Versalhes, de propriedade de Marta, que caprichou em tudo com muita perfeição. Os convidados ficaram encantados.

À esquerda, Marta e Amaury com os três filhos: Amaury Netto, Andressa e Aline. Em cima, com o casal de amigos Edmilson Paixão e Marisa.


NOVEMBRO/2011

09


10

NOVEMBRO/2011

OLHEIROS DE PLANTÃO * Ainda que preteridos pelo júri técnico no VI Salão de Artes Levino Fanzeres, destacamos os trabalhos de Maria Helena Nemer Salles, Breno Cola e Lúcio Volpini - este último, então, premiado logo depois nacionalmente (ver box). * Muito bonito o novo cenário do programa “Simplesmente Eluza Xavier”, na TV SIM, com quadros novos e outras boas novidades. Eluza Xavier a cada dia melhor. * O presidente do JARAGUÁ Roberto Sabino não mediu esforços para que se comemorassem com muita festa os 50 anos do clube: uma semana inteira cheia de atividades, culminando com um grandioso e animado baile. Parabéns! * Já em contagem regressiva a inauguração da filial do KATATA’S GOURMET no Shopping Sul. Marcinho Santana e Dudu Gonçalves caprichando em tudo. * Denílson Monteiro, autor da biografia de Carlos Imperial, acaba de lançar sua nova obra: “A Bossa do Lobo”, desta vez sobre Ronaldo Bôscoli. Imperdível. * O Baixo Independência, já rico em bares, pizzaria e restaurantes, vai ganhar em breve uma loja de artesanatos, comandada pela expert Elyanara Gonçalves. Ao lado do Parkin e de frente para o Paiol. * A banda local Tapete Voador deu um show à parte, durante a comemoração do aniversário de Débora de Oliveira no Paiol. Do rock a clássicos como “Garota de Ipanema”, a turma mandou bem e deu o seu recado. * Gustavo Loredo e Sandra Lima são os novos proprietários, em Arraial D’Ajuda (BA), da agência ARCO ÍRIS TURISMO, que funciona desde 1995. Passeios marítimos e terrestres, turismo dinâmico e seguro, tudo de primeira linha.

O casal Débora e Isaías Oliveira no aniversário dela no Paiol

LÚCIO VOLPINI VENCE MOSTRA NACIONAL Lúcio Volpini foi contemplado com o 1º lugar no IV Salão de Artes Plásticas de Rio Preto (SP) na categoria Arte Contemporânea, com a obra “Cap.7/ Salmo 38-05” (foto). Na outra foto, o artista plástico aparece junto ao seu trabalho que está exposto no Palácio Bernardino Monteiro. * Rener Ramos, do PARKIN, anunciando para breve novas opções para o seu cardápio com um toque de um grande chefe. Aguardamos ansiosamente. * Com super show da banda Evidance, além dos DJ’s Hugo Fiório e Romário Nogueira, os convites para o Reveillon do NATIVO 2012 estão a venda no Armazém Estrela e na loja Maria Maria. E em Marataízes, no Café da Loja e Empório 407. * Fazendo muito sucesso em Marataízes o restaurante DONA ZULMIRA, de Salomão Kalil, que fica ao lado do Nativo. Um sucesso que não é de se estranhar, já que seu proprietário fez história com sua cozinha em Marataízes e em Cachoeiro. * E ainda em Marataízes: o CAFÉ DA LOJA, de Carolina Gontijo e Guilherme Mucelini, está ainda mais bonito depois da reforma, com novos espaços e agora também atendendo para almoço. O bom gosto do local é admirável. * Dias 08, 09, 10 e 11 de dezembro, no Teatro Rubem Braga, entra em cartaz o novo espetáculo de dança de Denise Prates: “Uma Viagem com Dona Baratinha entre as Pedras e o Céu”. Um programa tradicional e sempre delicioso de se assistir. * No casamento de Lorena Magalhães e Rodrigo Marcondes em Costa Rica, João Luiz Madureira foi o juiz, Mercedes e Alvinho Volpini os pajens e Mauro Magalhães, Adriana Lengruber, Fernanda Taliúli, Rosana Vantil e Adriano Sandrini os padrinhos. Parabéns aos noivos! * “O maior erro é a pressa antes do tempo e a lentidão ante a oportunidade”.

Fotos: PEDRO JUNIOR

Rita Almeida, Ludmila Franklin, Viviane Coelho e Raquel Grillo, na comemoração do aniversário do MIRANTE

“A Noite foi Boa”: Simaia Abreu, Vanessa Cipriano e Cristiane Pontes na festa do MIRANTE no Bistrô

Turma de primeiro escalão no aniversário do MIRANTE: Bruno Altoé, Nuno Mirinha, Luciano Portes, Kaká Cipriano, Gonçalo Machado, Breno Barreto e Felipe Pinto


11

NOVEMBRO/2011

FLASH BACK

OS GURIBAMBAS - Formado por amigos que curtiam e possuíam talento musical, “Os Guribambas” foi talvez o primeiro conjunto musical cachoeirense composto por homens e mulheres, tendo estreado no ano de 1965 no clube Caçadores. Os componentes: MARILENA MIGNONE, LÚCIA SANDOVAL, DOMÍCIO COSTA, BEBETO PENEDO, MARCO AURÉLIO TEIXEIRA (Nena), JOÃO PEDRO SECCHIN e DEOLINDO COSTA (Dodô). Uma grande e inesquecível curtição. SAUDADES I - Há 18 anos perdíamos a querida MARIA IGNEZ CASOTTI VIDAURRE PALDÊS, que deixou muitas saudades em meio a tantos familiares e amigos. Na foto (anos 80), ei-la ao lado dos filhos BERNARDO e BRUNNA.

SAUDADES II - Há 01 ano (06 de outubro) ficamos sem BRAHIM JOSÉ DEPES BUENO, o TUTUCA, uma pessoa sempre alegre e extrovertida. Saudades de Liene, dos filhos Márcia e Richard e de tantos amigos que o admiravam (foto: anos 80).

AS GARÇAS

O mês de novembro sempre foi um marco de tempo para mim. Afinal, nasci neste mês e celebro sempre o milagre da vida. E cada ano que passa, esta celebração tem sua característica própria. Devo dizer que, ao contrário de muitos, não me importo com mais um ano. Pelo contrário: sempre agradeço, de maneira sempre muito especial. Este aniversário não foi diferente. Recebi tanto carinho, mas tanto carinho, que o agradecimento foi redobrado... Desde cedo, os momentos de minha vida estavam em plena sintonia com o universo de sensibilidade que carrego, numa bem estruturada harmonia com as pessoas que gosto. Recebi de volta o que mais valorizo que é o carinho puro, o abraço puro, o encontro de família, de amigos, de bem quereres... A música que enfeitou este dia deu o toque essencial para uma aniversariante que passa o tempo entre notas, captando nestes sons a melodia da vida. Muitos estavam ao meu lado, direito, esquerdo, paralelos ou mesmo sintonizados. Foi muito bom ver minha turma de sempre me rodeando e me reforçando a amizade tão bem construída. Gosto tanto deles que isto me reporta a acreditar na essência da simplicidade das coisas. É tão mais fácil tornar a vida mais simples, esta passagem de tempo que a gente não controla, mas pode valorizar em seu sentido mais amplo... A criança que existiu em mim me ensinou a rir e chorar para sempre sem vergonhas, sem mentiras. Apenas e tanto, considerando, feliz, que o marco do tempo foi bem vindo.

“Recebi de volta o que mais valorizo que é o carinho puro...”

***

Fábio Marcondes


Jornal Mirante 275  

Edição mensal do Jornal Mirante - Nov 2011

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you