Issuu on Google+

VE RN$DA PR OIB IDA

2,5 0

Ano 3 N0 9 / 2013

OURO, PRATA E BRONZE

Makes com os tons que nunca saem de moda

BONS VALORES

Ensinamentos valiosos para ajudar no dia a dia com seus filhos

CABELO DOS SONHOS

Os tons de mechas ideais para cada idade! Inspire-se e mude jรก

Liberte

$

APRENDA A CONTROLAR SUAS FINANร‡AS

A atriz THAILA AYALA conta tudo sobre seu estilo de vida, os segredos da carreira e seus truques de beleza 0 000024 129961


4

SEMPRE BEM | Editorial

A gente não para... Chegamos a

mais uma edição da nossa revista, e como é bom comemorar mais um lançamento da Viva Sempre Bem. Quero agradecer a vocês, leitores e parceiros, que junto comigo e a minha equipe, estão fazendo dessa revista um supersucesso. E para continuar trilhando esse caminho, não poupamos esforços, e, a cada edição, preparamos uma revista ainda mais especial e, claro, com essa não seria diferente! Querem saber o que vem por aí? Para começar, a nossa capa é com a linda atriz Thaila Ayala, que contou para a gente seus truques de beleza e outros segredinhos que você só vai saber nas próximas páginas. Para quem não abre mão em ter os cabelos sempre lindos, preparamos uma matéria sobre mechas, tendo como referência as musas globais, para vocês se inspirarem e mudarem agora mesmo. E para deixá-las ainda mais bonitas, listamos alguns produtinhos milagrosos que vão fazer toda a diferença no seu dia a dia. E sabe o que é melhor? Vocês podem encontrá-los nas farmácias Pague Menos de todo o Brasil. Ah, teremos também uma matéria de make sobre os tons da moda e outra sobre como acabar com as estrias e as celulites que vai dar o que falar. Para ajudar as mamães na difícil tarefa de educar os filhos, preparamos uma matéria que eu, particularmente, adorei: são dicas de como inserir no dia a dia das crianças ensinamentos valiosos, como lealdade, amor ao próximo, responsabilidade, fraternidade, entre outros. Está imperdível! E tem ainda receitas deliciosas, vida em família, economia e muito mais. Agora, chega de conversa, e vamos ao que interessa... Chegou a hora de vocês aproveitarem a nossa revista. Vou ficando por aqui, já ansiosa, esperando a nossa 10ª edição, que vai vir cheia de surpresas, hein? Aguardem! Mais uma vez, obrigada pelo carinho e até a próxima!

Boa leitura!

Saiba como inserir bons valores no dia a dia dos seus filhos

Veja como deixar o seu relacionamento mais amoroso e verdadeiro VEN R$DA PRO IBID A

2,5 0

0 / 2013 Ano 3 N 9

ATA OURO, PRZE E BRON os tons que Makes com de moda nunca saem

BONS VALORES

os valiosos Ensinament dia a dia no para ajudar s filhos com seu

DOS CABELOOS SONH

mechas Os tons de a idade! cad ideais para e mude já Inspire-se

Liberte

a, estilo de vid tudo sobre seu AYALA conta s truques de beleza seu A atriz THAILA da carreira e os segredos

$

APRENDA A S SUA CONTROLAR S FINANÇA

129961 0 000024

FALE COM A GENTE Patriciana Rodrigues

Diretora de Compras e Marketing das Farmácias Pague Menos.

Contato para anúncios: (85) 3255.5414

EXPEDIENTE

Diretora de Compras e Marketing: Patriciana Rodrigues Comercial: Patricia Austregésilo Marketing: Aline Loureiro e Anelise Holanda

Envie seus comentários, dúvidas ou sugestões para vivasemprebem@paguemenos.com.br. Queremos que você faça a Revista Viva Sempre Bem junto com a gente. Combinado?

Editora-chefe: Priscila Alcântara (JP-2423/CE) Repórter: Alinne Rodrigues (JP-2265/CE) e Ariel Sudário Projeto Gráfico e Diagramação: Art2 Design Diretor de Criação: Fernando Manara Atendimento: Sandra Valéria, Márcia Brasil, Lia Bastos Produção Gráfica: Camilla Castro, Márcia Martins, Clemilson Alencar

Revisão: Marcelo Oliveira, Vanessa Mena Barreto Conselho Editorial: Aline Loureiro, Anelise Holanda, Claudia Farias, Eliziane Colares, Patriciana Rodrigues Fotografia: Gentil Barreira Coordenação Geral: Advance Comunicação Realização: Farmácias Pague Menos


SEMPRE BEM | Sumário

[18] [12]

[8] PLATAFORMA [6] Sempre Bem Tudo para você interagir nas nossas redes sociais e, ainda, a programação do Programa de TV Sempre Bem SAÚDE [8] Reposição hormonal sem mistérios Tire todas as suas dúvidas sobre esse tratamento que promete acabar com o sofrimento da menopausa VOCÊ [10] Mechas para embelezar Descubra os tons de mechas ideais para a sua idade e mude já! [12]Batalha de cores Aprenda com as artistas como usar os batons nude e vermelho [14] Ouro, prata e bronze Tons de make que permanecem na moda [16] A pele dos sonhos Saiba como acabar com manchas e espinhas e deixar a sua pele toda linda

[14] [18] Prático e versátil Fique linda e na moda com um penteado clássico: o rabo de cavalo [20] Seus melhores amigos Produtinhos milagrosos que vão fazer a diferença no seu dia a dia LANÇAMENTOS [22] Aproveite estas novidades MENTE [26] Eternos namorados Dicas para o seu relacionamento ser eternamente saudável CAPA [28] Thaila Ayala A atriz revela para a gente seus truques de beleza e seus planos profissionais para 2013 MAMÃE SEMPRE BEM [32] A arte de ensinar bons valores Ensinamentos valiosos que vão fazer a diferença na educação dos seus filhos

[40]

[10] BOLSO [34] Como você gasta o seu dinheiro? Dicas de como investir o seu salário CORPO [36] Corpo bem tratado Aprenda como acabar com a celulite e as estrias e ficar com o corpinho perfeito FAMÍLIA SEMPRE BEM [38] A arte de brincar com os filhos Brincadeiras para deixar seu ambiente familiar mais harmonioso e divertido CARDÁPIO [40] Viva o São João Deliciosas receitas para deixar suas festas juninas de dar água na boca DIRETAS [42] Artistas respondem: O que você faz para estar sempre bem?

5


6

SEMPRE BEM | Plataforma

amiga Sua

inseparável

Não importa se você está curtindo um friozinho ou aproveitando o calor: em qualquer parte do Brasil, a plataforma Sempre Bem está ao seu lado, com muita informação sobre beleza, saúde e bem-estar para toda a família.

Sim, somos

uma plataforma! Além desta revista, que você elegeu como uma das suas melhores amigas há mais de dois anos, junto com a nossa primeira edição, Sempre Bem é portal na internet e programa de televisão. Para a gente não se desgrudar nunca, guarde bem nossos pontos de encontro. A cada três meses, chega à sua farmácia Pague Menos um novo número da revista Viva Sempre Bem.

Todo domingo, o programa Sempre Bem é transmitido às 17h15, pela Rede TV!, para você e milhões de brasileiros. Quer ver as melhores reportagens de novo ou reler as edições passadas da revista na íntegra, com todas as matérias e entrevistas das supercelebridades de capa? Acesse nosso portal Pague Menos Sempre Bem na internet. Lá, também tem sempre informação exclusiva e quentinha para você, e o melhor, está disponível todos os dias! Vem com a gente!

Férias mais sustentáveis Seja na praia, no campo ou na cidade, tenha sempre uma atitude mais verde. Na mala, leve itenschave, como uma garrafinha reutilizável para água, roupas que secam fácil e não amassam muito e pilhas recarregáveis para a câmera. Aproveite a pausa no corre-corre para deixar o carro de lado e caminhar ou pedalar. Além de sustentável, o ato permite uma interação maior com o destino, em uma forma bem intensa de turismo. Trilhas são outra forma de diversão, mas guarde o lixo que você produzir (cascas de fruta, guardanapos) para descartar quando voltar à cidade. Por fim, escolha para as lembrancinhas de viagem itens de artesanato local. Eles são produzidos de forma amigável e em respeito ao meio ambiente, além de terem importância social e econômica. Não leve pedaços de coral, pedras, nem pedaços de construções históricas. A foto basta para a sua lembrança e não agride o local que você tanto gostou de visitar.


Programação

RedeTV! 17h15 MAIO 5/05 „„ Problemas de visão na infância. „„ Cuidado com as axilas. „„ Dicas de experts: como ter cabelos de estrelas. 12/05 „„ Histórias de supermães. „„ Retenção de líquidos: aprenda como se livrar desse problema.

„„ Penteados práticos para o dia a dia. 19/05 „„ Aprenda a acabar com as celulites. „„ Saiba mais sobre a cefaleia. „„ O corretivo ideal para cada imperfeição. 26/05 „„ Dupla contra o envelhecimento: botox e ácido hialurônico.

„„ Ansiedade: saiba como controlar esse transtorno. „„ Dicas e cuidados para a coloração durar mais.

SEMPRE BEM | Plataforma

E R P M SE NAS BEM DES RE IAIS SOC

Aos os Doming

Quer aparecer na nossa revista Viva Sempre Bem? Participe das nossas enquetes:

10% Café da manhã. 60% Almoço.

A refeição que mais capricho é:

30% Jantar.

JUNHO 2/06 „„ AVC: reconheça os sintomas e se proteja da doença. „„ Como tratar a acne na adolescência. „„ Make ideal para negras. 9/06 „„ Especial Dia dos Namorados. „„ Dieta dos pontos. „„ Pele do bebê: como mantê-la sempre lisinha e hidratada.

Qual alimento é o mais difícil de resistir na dieta?

58%

acham difícil resistir aos doces.

e previna-se!

„„ Como eliminar a flacidez após perder peso com a dieta.

para loiras. „„ Top pílulas: conheça os benefícios. „„ Dicas para ter uma sobrancelha perfeita.

30/06 „„ Operação férias: dicas e exercícios para ficar com o

bumbum perfeito. „„ São João: saiba como não engordar durante as festas juninas. „„ Aprenda a se automaquiar.

JULHO 7/07 „„ A importância do protetor solar. „„ Obesidade infantil. „„ Nail Arts: tendência para as férias. 14/07 „„ Exercícios para deixar o colo e os braços em dia

não resistem à massas.

Os 3+

16/06 „„ Bronquite X Asma: Conheça a diferença

„„ Delineador: aprenda a fazer o traço perfeito. 23/06 „„ Blond girls: fique por dentro da tendência

27%

1

Xô, mau hálito

2

3

Como corrigir o loiro que deu errado

Para ganhar o kit de banho Dauf, era preciso postar uma foto de um momento relaxante com #momentodauf . As vencedoras foram @vaniavaini e @mah_cwb.

+

S OÇÕE PROMPOR AÍ! VÊM DE OLHO ! E FIQU ARTICIPE EP

beleza. „„ Como ter cabelos lisos e lindos sem formol.

21/07 „„ Aprenda a fazer um make bronze. „„ Saiba se parar de menstruar faz bem à saúde ou

melhorar a aparência em pouco tempo.

Vídeos mais assistidos do Sempre Bem no Youtube:

PROMOÇÃO NO INSTAGRAM

para curtir as férias.

traz algum problema.

não abrem mão do refrigerante.

Como usar sombras corretamente

„„ Os benefícios da vitamina C para a saúde e a

„„ A febre dos óleos capilares. 28/07 „„ Benefícios da amamentação. „„ Efeitos da poluição para a saúde. „„ Maquiada em 5 minutos: o que é essencial para

15%

Acompanhe o Sempre Bem pela Internet. Acesse nosso Portal, Facebook, nos siga no Twitter e Instagram e fique por dentro de todas as novidades do mundo feminino:

/semprebem

@sempre_bem

sempre_bem paguemenos.com.br/semprebem

7


8

SEMPRE BEM | Saúde

Reposição hormonal sem mistérios Para acabar com o sofrimento da menopausa, comece já o tratamento mais indicado para isso: a reposição hormonal. Vamos tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe!

Quando os anos vão passan-

do, o corpo da mulher vai se preparando para o fim da fertilidade. Chega, então, a menopausa. É mais ou menos por ali, pelos 50 anos, que os ovários param de produzir o estrógeno e a progesterona, dois hormônios importantes para o corpo. É aí que os sintomas começam a aparecer: ondas de calor, insônia, cansaço, dores de cabeça, secura vaginal, dores ósseas e nas juntas, irritabilidade, ansiedade, depressão e sudorese. É exatamente para acabar com esses incômodos que a terapia de reposição hormonal entra em cena.

A terapia de reposição hormonal pode ser feita com dosagens relativamente baixas e por via oral ou transdérmica


SEMPRE BEM | Saúde

O CARDÁPIO PODE AJUDAR

POR QUE A REPOSIÇÃO?

A ginecologista Angela Maggio da Fonseca é clara quando diz que a reposição hormonal é o tratamento mais comum para quem está sofrendo com os sintomas da menopausa. Além disso, é o mais eficiente, “pois melhora quase todos os sintomas e repõe o nível hormonal, que é a causa principal dessas reações”, explica. O tratamento tem que ser individualizado; não vale tomar os mesmos medicamentos e doses que a amiga. Nem todas têm os mesmos sintomas, então é importante estudar caso a caso para oferecer a dosagem certa da medicação.

COMO É FEITA

A terapia de reposição hormonal pode ser feita com dosagens relativamente baixas e por via oral ou transdérmica, com o uso de adesivo, gel ou creme. Na aplicação transdérmica, os hormônios são absorvidos pela pele e caem na corrente sanguínea. Com isso, se espalham por todo o corpo.

AS CONTRAINDICAÇÕES

Não é todo mundo que pode fazer esse tratamento. Principalmente aquelas mulheres que apresentam carcinomas – um tipo de câncer – de mama, pulmão, fígado, endométrio, ósseo, rim e pâncreas. Pacientes com trombose e problemas de coagulação e quem já teve infarto ou derrame cerebral também não podem usar essa terapia. Outros casos individuais têm de ser analisados para eventuais contraindicações ou recomendações.

+NATV

MENOPAUSA Baixe um leitor de QR CODE em seu dispositivo e assista à matéria sobre menopausa

PARA QUE MAIS? Esse tratamento pode ser usado para outros problemas decorrentes da falta ou deficiência de hormônios. Separamos alguns exemplos: Irregularidades menstruais: o ciclo menstrual considerado normal acontece entre 25 e 35 dias e tem duração de três a cinco dias. As irregularidades nesse ciclo, para mais ou para menos, são consideradas disfunções. Tensão pré-menstrual: a temida TPM pode ser amenizada com a dosagem certa de hormônios, aliviando, assim, seus diversos sintomas. Síndrome de ovários policísticos: ocorrendo principalmente em mulheres entre 30 e 40 anos, pode ter como sintomas alterações menstruais, aumento de pelos no rosto, seios e abdômen, surgimento de acnes, ganho de peso e infertilidade.

a de A terapiição repos pode al hormoném ser tamb para usada a TPM r ameniza

A alimentação no período do climatério deve ser adequada, auxiliando na superação dos sintomas. Ou seja, capriche nos alimentos ricos em cálcio e pegue leve nas gorduras e açúcares. Beba bastante água e coma frutas, principalmente aquelas com maior quantidade de água, como laranja, melão, melancia e abacaxi. As refeições têm que ser mais leves e frequentes, de três em três horas. A ginecologista Angela também ressalta a importância das atividades físicas: “se a mulher já praticava alguma, deve continuar; se ela é sedentária, deve iniciar a caminhada de 45 minutos a 1 hora por dia”.

MENOPAUSA OU CLIMATÉRIO? Eles parecem a mesma coisa, mas existe uma diferença. “A menopausa é a última menstruação, que em nosso meio acontece com mais frequência dos 45 aos 50 anos”, explica a Dra. Angela. A menopausa é considerada tardia quando ocorre depois dos 50 anos. Já a menopausa precoce ou prematura é aquela que chega antes dos 40 anos. O climatério é um período de vida. É aquele que ocorre dos 40 aos 65 anos de idade. A ginecologista esclarece: “A evolução biológica da mulher pode ser dividida em: infância, adolescência, idade reprodutora, climatério (40 a 65 anos) e senilidade após os 65 anos”.

9


10

Mechas PARA

SEMPRE BEM | Você

EMBELEZAR

Adicionar nuances e tonalidades diferentes ao cabelo traz leveza, luz e sofisticação ao visual. Descubra as mechas da estação para a sua faixa etária e se inspire para mudar já!

Das luzes

clássicas às moderninhas ombré, as mechas viraram mania entre as mulheres que querem mudar o visual, mas sem arriscar demais. Adicionar uma cor diferente do seu tom natural vai trazer informações novas ao seu look - e novidade é sempre bom. Além de seguirem tendências, as mechas têm funções variadas: aos 20 anos, californianas dão um ar despojado e sexy; aos 30, ajudam a disfarçar os primeiros fios brancos; aos 40, têm poder rejuvenescedor; depois dos 50, elas garantem sofisticação e elegância. Escolhemos as musas das mechas perfeitas de cada idade para você se inspirar e mudar agora mesmo!

20

As mechas do momento, para quem está na casa dos 20, são as da Bruna Marquezine. Com cabelos compridos, o estilo ombré fica lindo, clareando até as pontas. O visual é leve, iluminado, despojado e sexy.

O cabelo do momento

Para aquecer o inverno, invista em tons quentes, como o ruivo fechado, o castanho ou o chocolate de base e mechas finas. Arrume os cabelos com ondas horizontais, frisando os fios com babyliss largo ou enrolando-os com a chapinha.

DICA Ao fazer mechas, use sempre produtos específicos para cabelos coloridos, hidratando semanalmente em casa. Você vai adorar o resultado!


Os cabelos de Grazi Massafera estão perfeitos na novela Flor do Caribe. Ela, que já postou foto no Instagram fazendo mechinhas com descolorante de pelos, procurou uma profissional para chegar às luzes mescladas em tons de louro escuro e louro claro. Mas continua brincando com a cor em casa!

40

Lindas as californianas de Letícia Spiller! Para viver Antônia, em Salve Jorge, ela clareou o tom nas pontas e manteve a raiz natural. Como o cabelo não está longo, a porção tingida é grande, pedindo hidratação semanal com máscara de tratamento.

50 +

Cláudia Raia ainda não chegou aos 50, mas seu visual é exemplo de sofisticação para mulheres maduras. O tom de base é marrom acobreado, que ganha fios dourados. A raiz é escura para deixar as mechas iluminarem o rosto e darem o ar elegante.

11

OS TIPOS DE MECHA: Reflexos: clareiam até 90% dos cabelos em mechas de espessuras variadas Luzes: mechas mais finas e discretas, com menos fios coloridos comparado aos reflexos. Podem ser californianas, com efeito queimado de sol, ou ombré, com raiz natural e tons que descem clareando sutilmente Ombré: mechas bem mais claras nas pontas do cabelo, contrastando com a cor mais escura natural da raiz

NOVO TRATAMENTO: BOTOX CAPILAR Ele alisa, tira o volume, acaba com os fios arrepiados e com as pontas duplas. O botox capilar, também chamado de escova de botox, faz tudo isso e não tem formol. O tratamento não possui, de fato, a toxina botulínica mas, a substância preenche as “rugas” do fio, reconstruindo a fibra. O diferencial da escova de botox é que ela só age onde o cabelo precisa de reparo, deixando o fio com a mesma espessura da raiz às pontas. A manutenção é feita de três em três meses, com retoque só na raiz.

MECHAS PERFEITAS EM CASA

EM FAÇA CASA

Biocolor Kit Mechas||R$ 10,39*

Esqueça a touca furadinha e a trabalheira de puxar os fios para fazer mechas. Com o novo Biocolor Kit Mechas, fica tudo superfácil! O diferencial está na exclusiva escova aplicadora B-Lights Biocolor, que espalha o produto pelo cabelo em mechas finas e perfeitas! O kit vem com descolorante, emulsão reveladora, recipiente para misturar os produtos, escova especial, luvas e quatro sachês de máscara de tratamento para cuidar do cabelo o mês inteiro. E o melhor: com o Kit Mechas, você faz mechas em todas as tonalidades!

*Esse produto está disponível em todas as lojas das Farmácias Pague Menos do Brasil e, também, pelo site: www.paguemenos.com.br. Os valores apresentados podem variar de acordo com a loja ou a região sem aviso prévio.

30

SEMPRE BEM | Você


12

SEMPRE BEM | Você

BATALHA DE CORES Sendo nude ou vermelho, a escolha do batom muda tudo. Separamos algumas dicas dessas duas cores para você eleger o que tem mais a ver com você.

ACERTANDO O TOM

COMO USAR

VERMELHO

VERMELHO

Desde os mais escuros até os mais abertos, essa cor combina com todas as tonalidades de pele. Mas aí vai a dica para ficar mais fácil sua escolha: para quem tem o tom de pele branca, os vermelhos alaranjados são ideais. Se a sua pele é mais dourada, arrisque-se com o vermelho tomate, mais aberto. Já para as morenas e negras, um batom mais puxado para o vinho é a combinação perfeita. Só não esqueça que isso é uma sugestão! Experimente à vontade.

O batom vermelho é cercado de mitos. Primeiro, dá para usar durante o dia, sim! Basta usar uma maquiagem mais básica, nunca esquecendo de caprichar na pele. Dependendo da ocasião, é bom também usar uma roupa mais simples. Uma dica: a combinação branco, preto e vermelho é linda e está em alta. Depois, essa história de que essa cor aumenta os lábios não é bem assim. O que acontece é que a atenção fica toda voltada para a boca, o que passa essa impressão. Sendo assim, preparese também para ser um pouco mais discreta no make dos olhos, senão a maquiagem fica pesada demais.

NUDE

Os batons nessa cor vão dos mais rosados aos mais pálidos. O ideal é que a cor escolhida esteja entre a cor natural dos seus lábios e o tom da sua pele. Como o nude corresponde à essa variação da cor da cútis, aquele batom que você achou lindo na sua amiga pode ser que não fique muito bem em você. Então, quando estiver procurando um batom nessa cor, é importante testar para achar o que mais combina com você.

EXTRA, EX TRA!

Tanto o ve rmelho qua nto o nude mate, que podem vir é aquela m na versão a is sequinh bem mais a, opaca e do que a o que dura pção cremo escolha, p sa. S recisará de mais atençã e essa for a sua Algumas m o na hora arcas são re de passar. almente tã nem desliz o secas qu ando direit e acabam o. Para faci hidratante litar, passe labial ante um s; vai facili também po tar bastante de ajudar p . Um pince ara deixar l o contorno perfeito.

NUDE

O nude pode ser o escolhido para ser aquela corzinha do dia a dia, mas ele tem muito poder. É com esse batom que você pode caprichar na maquiagem dos olhos para aquela festa, fazendo delineados, aquele olho preto sedutor e o make colorido que você adora. Sinta-se livre para abusar também na roupa, porque seus lábios estarão em um tom neutro que permite ousadias.

x x

x


FOTOS: TV GLOBO/DIVULGAÇÃO

SEMPRE BEM | Você

OURO, PRATA E BRONZE

14

Maquiagem metalizada é um clássico da beleza e, agora, é a tendência do momento. Saiba tudo sobre esses makes, confira looks das celebridades e arrase com os tons da moda

Metalizados são

OURO

sempre opções ricas e elegantes de maquiagem. Que mulher não ama sair brilhando por aí? Nesta temporada de outono-inverno, a aposta são looks com tons de ouro, prata e bronze. Mais do que tendência, eles já são clássicos da beleza e superinfalíveis!

COMO USAR?

Os looks metalizados têm inspiração nas décadas de 80 e 90. Em 2013, a diferença é na aplicação dessa maquiagem, que não vai, sozinha, ocupar a pálpebra inteira, até junto da sobrancelha, como acontecia antes. Renove o visual usando prateado, dourado ou bronze como parte do make, combinados com côncavo esfumado marrom ou preto e delineador.

DICA Com o pincel molhado, você consegue tons bem intensos, ideais para a noite, mas, com o pincel sequinho, a sombra pode ser usada até de dia, dando um toque de brilho ao seu visual!

Simples e sofisticada, Mariana Ximenes usou a sombra dourada na pálpebra móvel e esfumado marromclarinho. O truque é esfumar com uma cor opaca, para deixar o dourado ainda mais realçado.


SEMPRE BEM | Você

PRATA

Giovanna Antonelli usou um make delineado e marcante, com a sombra prateada dando um brilho bonito à pálpebra móvel. Podendo ser usado de dia ou de noite, esse olho é superversátil e atual.

+NATV

MAKE-UP Baixe um leitor de QR CODE em seu dispositivo e assista à matéria sobre maquiagem

OLHOS COLORIDOS, SIM!

Por que usar sempre o preto se há tantas outras cores lindas para delinear os olhos? Conheça as novidades:

CUIDE DOS SEUS PINCÉIS!

Pincéis cheios de produto são alvos fáceis para microorganismos e podem causar irritações e alergias. É muito fácil manter a sua penteadeira sempre saudável: é só lavar uma vez por mês! Siga os passos:

1 2

Molhe só as cerdas dos pincéis com água corrente fria ou morna; Com uma gotinha de shampoo neutro (estilo Johnson & Johnson) na palma da mão, esfregue delicadamente. Repita a operação até a espuma sair branquinha; Retire o excesso de água apenas apertando as cerdas no formato natural delas;  Para secar, apoie o cabo do pincel em uma superfície limpa, deixando as cerdas para fora. Com o local bem arejado, o ar vai circular e secar tudo rapidinho!

3 4

APRENDA A USAR: CORRETIVOS COLORIDOS

Delineador gel: Mais fácil de aplicar que a versão líquida e com duração ainda maior, o delineador gel é uma paixão das gurus de beleza do mundo todo. Aposte no azul para variar o preto, no rosa para ousar ou no traço duplo fininho, preto embaixo e dourado em cima. Fica lindo!

Cílios em alta Colorir os cílios é uma ótima opção para quem quer dar um toque divertido e moderno à maquiagem. Contorne os olhos com a mesma cor dos cílios, use um batom bem neutro e arrase!

NA COR DO VERÃO

BRONZE

Sombras nos tons de bronze e cobre são sempre chiques. Mariana Rios usou a cor para esfumar o make essencialmente preto por toda a pálpebra superior. O truque é ótimo para quem tem olhos pequenos!

Espinha rosada, manchinha marrom, olheira arroxeada. Cada tom de imperfeição pede um corretivo de cor diferente. Amarelo: neutraliza o roxo, como olheiras e hematomas; Lilás: ameniza os marrons e amarelos, como espinhas inflamadas e manchas de sol e gravidez; Verde: neutraliza o vermelho, como acne, vasinhos e cicatrizes; Vermelho: preenche manchas claras, como de vitiligo.

Bronze a todo momento Não existe tempo ruim quando se tem à mão um bom pó bronzeador. Você já conhece o Natural Sun, da Maybelline? Ele é um pó compacto que dá um efeito de bronze natural na pele. A dica é usar esfumando bem nas bochechas, debaixo dos ossinhos: você vai ficar com a cor do verão e com o rosto afinado! SERVIÇO: Você encontra este superproduto nas mais de 600 farmácias da Pague Menos de todo o Brasil ou no site www.paguemenos.com.br.

15


16

SEMPRE BEM | Você

A Pele dos

Sonhos Acne, mancha, rosácea... Combata os inimigos da sua pele e descubra como ter o rosto perfeito

Você pode

ter tido uma pele de porcelana na adolescência, mas ainda não está livre da possibilidade de encarar a acne. Mesmo a partir dos 25 anos, ela ainda pode aparecer. Segundo a dermatologista Vanessa Penteado, as causas da acne tardia ainda estão sendo investigadas, mas as possibilidades apontam para o excesso de ansiedade, preocupação, alterações no humor, o uso inadequado de cosméticos e alterações hormonais como os fatores que mais contribuem para o surgimento das espinhas nessa fase. Junto com a acne tardia estão as manchas e a rosácea, que mexem com a autoestima de qualquer mulher e precisam não só ser disfarçadas, mas também tratadas.


SEMPRE BEM | Você

17

O SOL E A VITAMINA D

Essencial para a saúde e o funcionamento do corpo, o sol acaba, algumas vezes, sendo ofuscado pelo medo do câncer de pele. Porém, se aproveitado com sabedoria e se a pele estiver livre de manchas e cicatrizes, o sol é responsável por cerca de 90% da aquisição de vitamina D pelo nosso organismo. Para aproveitar esse benefício do sol, é recomendado estar usando camiseta e bermuda, de preferência antes das 10 horas da manhã, por 15 a 20 minutos, três vezes por semana e sem proteção solar. Para quem tem a pele muito clara, quanto mais cedo, melhor, e com exposição de 5 minutos. A vitamina D ajuda a absorver o cálcio do organismo e evita a osteoporose. Além disso, mantém o equilíbrio e dá mais vigor aos músculos.

Acne depois dos 25 A acne surge pelo excesso de atividade das glândulas sebáceas: a oleosidade misturada a substâncias presentes na pele (como partículas de sujeira, poluição) formam um tampão que obstrui o poro.

CONHEÇA OS TIPOS:

Entre os 30 e 50 anos, a rosácea pode aparecer. Ela nada mais é que uma doença inflamatória crônica da pele, que começa no centro do rosto e vai se expandindo por bochechas, nariz, testa e queixo. O primeiro sinal é uma vermelhidão que não passa, associada a calor ou ardência. Outra pista da rosácea é vermelhidão nos olhos, semelhante a uma conjuntivite. As mulheres são mais suscetíveis à rosácea, mas os homens, quando desenvolvem, são casos bastante graves. É neles que a doença causa um espessamento da pele, que fica cheia

de nódulos que aumentam o tamanho do nariz, deformando-o. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o surgimento da rosácea está ligado a predisposição genética, alterações emocionais e hormonais, mudanças bruscas de temperatura, exposição solar, uso de bebidas alcoólicas, alguns medicamentos e até ingestão de alimentos muito quentes. Ainda não existe cura definitiva, mas o tratamento é indicado de acordo com o grau da doença. É possível impedir o avanço da doença e, às vezes, reverter o quadro.

Controle as manchas Excesso de sol, gravidez, alterações hormonais, predisposição genética. Dos 25 aos 30 anos, as mulheres podem amargar o aparecimento de manchas, principalmente no rosto. O principal tipo é o melasma, feito de pintas irregulares e de coloração marrom. Pode aparecer em homens, mas a proporção é de 9 mulheres para 1 homem. A boa notícia é que essas manchas não são definitivas. Cremes clareadores e peelings amenizam muito o problema, e o uso de filtro solar impede que ele volte com força total.

Acne grau I: Pequenos pontos brancos ou pretos na pele, que podem inflamar e virar uma espinha. Se há poucos sinais inflamatórios, a acne ainda é leve.

EM FAÇA CASA

AJUDINHA EXTRA

Acne graus II e III: Quando o poro é obstruído e a proliferação de bactérias na glândula sebácea é intensa, a inflamação começa a ficar mais séria, com secreção purulenta (pus). A partir daí, a acne pode ser superficial (grau II) ou profunda (grau III).

Acne grau IV: Quando ocorre o desenvolvimento de lesões mais graves, em forma de nódulos ou cistos no rosto.

Sabonete Deep Clean | R$ 22,65*

Para melhorar ainda mais a tarefa de deixar o rosto limpo e livre desses defeitinhos, experimente o sabonete Neutrogena Deep Clean. O ácido salicílico é o principal componente, o que significa que seus poros ficam limpos e livres de impurezas causadoras de cravos e espinhas. Para completar, a sensação de frescor é ótima e duradoura! Experimente. Você vai adorar, e sua pele, agradecer!

*Esse produto está disponível em todas as lojas das Farmácias Pague Menos do Brasil e, também, pelo site: www.paguemenos.com.br. Os valores apresentados podem variar de acordo com a loja ou a região sem aviso prévio.

Rosácea


18

SEMPRE BEM | Você

Clássico, versátil, prático e lindo: o rabo de cavalo é o penteado do momento!

No verão, ele alivia o calor e deixa o look despojado. No inverno, ele se torna sofisticado e melhor amigo da mulher que precisa de praticidade e elegância em poucos minutos. O rabo de cavalo é um dos penteados mais clássicos e versáteis e está com tudo nesta temporada!

Nas passarelas nacionais e in-

ternacionais, ele apareceu muito e fez bonito em vários desfiles. Saiba como usar o rabo de cavalo e arrase em qualquer produção!

ALTURA E ESTILO

Alto - Toque anos 80, instantâneo à produção. O bacana desse formato é fazer um babyliss no rabo, para dar volume e textura. Médio - Clássico que vai da academia ao cinema, é esse formato que salva os dias em que o cabelo não colabora. Baixo - O mais sofisticado de todos. A tendência é usar com o cabelo bem liso e a frente dividida com risca lateral.

ACABAMENTO É TUDO

„„Rabos de cavalo funcionam como coques: podem ser mais certinhos, para ocasiões formais, ou bagunçados, para situações mais modernas. Em qualquer situação, o acabamento é fundamental. „„Esconda o elástico com uma mecha fina do próprio cabelo (basta prender com um grampo por baixo do rabo) e abuse dos finalizadores. Para penteados arrumados, use chapinha e antifrizz. Para bagunçados, babyliss e mousses de volume. „„Fios soltos na frente e na nuca ficam bem e dão um toque sensual a rabos mais frouxos e descompromissados. „„Use spray fixador para manter o rabo no lugar. Cuidado ao aplicar: evite jogá-lo diretamente no cabelo. Aplique a alguns centímetros de distância para formar uma nuvem fina de produto. Assim, ele se deposita de maneira natural.

ARRAS COM U E RABO M CAVALDE O ALTO!

E a franja? Rabo de cavalo e franja trabalham muito bem juntos, mas ela precisa estar com o corte em dia. Se a sua franja está mais longa, você tem a opção de penteá-la de lado, fazendo um franjão, ou prendê-la com um grampo bonito, tanto no alto da cabeça, fazendo um minitopete, quanto na lateral, também se preocupando em dar um movimento. O mesmo vale para franjas mais curtas.


SEMPRE BEM | Você

O mapa da mina Toda mulher antenada sabe onde é o melhor lugar para comprar cosméticos: nas farmácias. As prateleiras das Pague Menos de todo o Brasil estão recheadas de produtos incríveis. Fica a dica!

As prateleiras

de uma farmácia escondem segredos que precisam ser descobertos. Seções inteiras dedicadas a acessórios de maquiagem, cuidados com os cabelos, novidades para as unhas e, claro, os dermocosméticos. É para lá que aponta o mapa da mina para quem quer fazer uma boa feira de beleza - e com a vantagem dos preços sempre ótimos! Experimente entrar em uma Pague Menos e explorar cada gôndola. Você vai descobrir um mundo de produtinhos diferentes e vai ficar louca para testar todos eles. Como a gente sabe que nem sempre dá tempo, aqui, vai uma listinha com dicas para suas próximas compras. Ah! Nem precisa ir até a farmácia: basta acessar o nosso e-commerce e comprar on-line.

Pa ra a

20

ele p a su

ELESM PODE R O SALVADIA SEU

1. Você já conhece e ama os

lenços refrescantes da Nivea, mas vai amar mais ainda os Lenços Esfoliantes Nivea Visage – 3 em 1: um dos lados é cheio de bolinhas, que esfoliam levemente a pele enquanto limpam e refrescam.

Lenços esfoliantes | R$ 20,55*

2. Um mimo que vale a pena ter é a Água Termal. Ela é rica em sais minerais, ajuda na hidratação da pele e tem até propriedades cicatrizantes (sem falar que é superchique!). Use a Água Termal da Vichy antes do make, na praia, antes de dormir e sinta a diferença. 3. Chegou o dia daquela festa, e você está com aquela espinha? Aposte no Roll-on secativo Pure Zone, que tem cheiro agradável, textura leve e, por ser geladinho, alivia até o incômodo das áreas mais inflamadas. E não arde!

Água Termal | R$ 28,75*

Roll-on Secativo | R$ 16,85*


suados! A solução? Um desodorante criado especialmente para gente. Tenys Pé Woman tem cheirinho agradável e vem em duas versões: talco, bem fininho, e jato seco, que é absorvido na hora. perfeitas das celebridades é a meiacalça spray. A Aspa Nylons disfarça imperfeições enquanto deixa as pernas com uma cor mais bronzeada. A meia-calça invisível é a verdadeira maquiagem para as pernas!

Tenys Pé Woman | R$ 10,25*

Pa ra

Lenços removedores de esmaltes | R$ 4,60*

e pelos s o l e ab c os 8. Acordou apressada e não deu

7. Todo mundo já lascou uma

unha antes de um compromisso importante. Com os Lenços removedores de esmaltes Océane na sua bolsa, você não vai mais precisar esconder as mãos. É só tirar um lencinho e remover todo o esmalte. E ele ainda hidrata unhas e cutículas.

Perfume Roger & Gallet | R$ 92,85*

5. O segredo das pernas firmes e

6. A onda das unhas decoradas

continua com tudo nesta temporada! Solte a imaginação e crie desenhos exclusivos com as Canetas de Decoração Risqué. Escolha entre as cinco cores disponíveis e se jogue. Se errar, basta corrigir com água. Finalize com base para selar a arte e pronto!

Para você

4. Ninguém merece ficar com os pés

Caneta de Decoração | R$ 23,29*

10. Um clássico nas

Aspa Nylons | R$ 32,69*

tempo de lavar o cabelo? Tem um compromisso no fim do dia, e o cabelo já está com a raiz “vencida”? O shampoo a seco é a solução para os seus problemas. Experimente o da Bio Fruto, que tem ainda ativos de manga e hidrata os fios.

Creme depilatório | R$ 9,29*

SALVE PELE E CABELOS AGORA! Bepantol Derma | Creme e Solução Não tem ressecamento no corpo e nos cabelos que o Bepantol Derma não resolva. O sucesso da pomada de neném para tratamentos de beleza foi tanto que agora é oficial: com Bepantol Derma creme, você salva as áreas mais ressecadas do corpo e hidrata os lábios com perfeição; com Bepantol Derma solução, você restaura a hidratação no fios, misturando o produto com o seu condicionador ou aplicando diretamente no cabelo. A linha também pode ser usada como pósbarba, em áreas depiladas, unhas e cutículas.

penteadeiras das francesas desde o século XIX. A Roger &Gallet é dona de um catálogo suave e variado de fragrâncias marcantes. Experimente o aconchego do LavandeRoyale e a refrescância do Bois d’Orange ou do Gingembre. Não tem erro!

Fitas dentais branqueadoras | R$ 69,90*

11. Nada de molde nem

9. A sabedoria popular já dizia:

mulher com bigode, ninguém pode! Para se livrar dos pelos do buço sem dor e de forma eficaz, experimente o Depi Roll Creme Depilatório para Buço. Ele não irrita a pele e acaba com o pelo na raiz.

Shampoo a seco | R$ 21,29*

gel na hora de clarear os dentes em casa. A maneira mais fácil e eficaz é com as Fitas dentais branqueadoras Whitestrips Oral-B. Você usa e já vê resultado no terceiro dia.

EM FAÇA CASA

PARA OS FILHOS

Bepantol Derma | R$ 16,99*

21

As compras são de beleza, mas mesmo assim você não consegue deixar os filhos de fora. Para cuidar das crianças e dos adolescentes, aposte na linha Turma da Mônica Jovem, supercompleta: são 15 itens que vão do sabonete ao gloss labial, passando pelo gel fixador e a deo colônia, tudo para deixar meninos e meninas mais bonitos e cheirosos.

*Esses produtos estão disponíveis em todas as lojas das Farmácias Pague Menos do Brasil e, também, pelo site: www.paguemenos.com.br. Os valores apresentados podem variar de acordo com a loja ou a região sem aviso prévio.

Par ap és

Para as unhas

SEMPRE BEM | Você

s rna e ep


22

SEMPRE BEM | Lançamentos 2

1

a Confeirs ess os t produ eis incrív

4

5

3

6

8 7

1 GLAMOUR EM FORMA DE TINTURA Uma coloração que garante cores vibrantes, de longa duração e cabelos saudáveis e macios. Na embalagem de Biocolor Glam, você encontra tudo o que precisa: cor, proteção e tratamento intensivo de quatro semanas. 2 PROTEÇÃO NO DNA Proteção solar total e profunda é a proposta de Episol Mit. O produto tem um ativo exclusivo que protege o DNA mitocondrial contra os danos dos raios ultravioleta e infravermelho. A embalagem é pump. Disponível em FPS 30 e 50.

3 10 ANOS MAIS JOVEM Com Revitalift Total Repair 10 Serum, você combate os 10 sinais mais comuns de envelhecimento no rosto: rugas, linhas de expressão, perda da firmeza, falta de preenchimento, manchas, ressecamento. A sua fórmula penetra instantaneamente na pele deixando-a hidratada, mais suave e mais flexível. 4

PARA NÃO SAIR DA ÁGUA Com filtros solares que atravessam a água, Sundown Pele Molhada chega para deixar você mais à vontade. A nova versão do protetor se fixa na pele molhada como se ela estivesse seca, além de não escorrer e não deixar a pele esbranquiçada.

5 A UM PASSO DA PELE PERFEITA A nova mania de maquiagem é o BB Cream, e a Maybelline acaba de lançar o seu. São 8 funções em 1 embalagem: disfarce de imperfeições, hidratação, proteção solar e muito mais! A cobertura é leve e fresca e vem em três tons que se adaptam a todas as peles. 6 ADEUS ÀS PONTAS DUPLAS Tecnologia precisa que vai até as células do cabelo e reconstrói as pontas duplas. Esse é o segredo de Dove Reconstrução de Pontas Duplas, que promete resultados visíveis no primeiro uso. Tem shampoo, condicionador, creme de tratamento e tratamento reconstrutor que vem em conta-gotas.

7 ANTICASPA E A FAVOR DOS FIOS A Clear lançou uma linha de cremes de tratamento para nutrir o couro cabeludo e dar mais resistência aos fios. A versão Crescimento e Força deixa o cabelo macio e forte; a versão Hidratação Intensa trata e hidrata profundamente, além de prevenir o ressecamento. 8 CABELO SUPERBRILHOSO No dia a dia, o cabelo vai perdendo o brilho natural. Para ajudar você a recuperá-lo, chega ao mercado Pantene Brilho Extremo, que remove impurezas e deixa o cabelo três vezes mais macio. Dica: use água morna e massageie suavemente o couro cabeludo.


24

SEMPRE BEM | Pague Menos e Você

Farmácias Pague Menos

Saúde para ganhar o Não basta ser grande apenas por ser grande. É preciso emoção. Propósito. Dedicação. São esses sentimentos que realmente fazem da única rede de farmácias presente em todos os estados do país uma gigante. É o amor pelas pessoas, suas rotinas, seus sonhos.

E

é esse amor que move 15 mil colaboradores apaixonados, nas mais de 600 lojas presentes em cidades como Fortaleza, São Paulo, Porto Alegre e até em Manacapuru, no meio da Floresta Amazônica. É o amor pelas pessoas que motiva a criação de grandes ações de bem-estar físico, social e ecológico, como o Circuito de Corridas, que todos os anos coloca a saúde nas ruas de grandes cidades, ou o Concurso Literário, que promove o talento do povo

brasileiro, e ainda o Encontro de Mulheres, o maior evento feminino do Brasil. É o amor pela qualidade de vida que faz a Pague Menos ser a rede de farmácias mais presente no dia a dia das pessoas, levando saúde, economia e criando soluções inovadoras para um mundo que se transforma cada vez mais depressa. Esse é o nosso combustível, é esse o sentimento que nos impulsiona a crescer mais e mais, com qualidade, dedicação e, claro, saúde de sobra.

Pague Menos. Amor pela saúde do brasileiro.


SEMPRE BEM | Pague Menos e Você

25


26

Eternos

SEMPRE BEM | Mente

namorados Amor, companheirismo, cumplicidade. Aprenda a superar as dificuldades do dia a dia e construa um relacionamento eternamente saudável

A paixão

começa no olhar. Já o amor é construído no dia a dia, em pequenos atos e demonstrações de afeto. Depois, vêm o casamento, a rotina e o tempo, que continua agindo sobre nosso corpo. A boa notícia é que ele age também sobre a nossa mente. Não é porque apareceram umas ruguinhas no nosso rosto que a gente vai desistir do amor. O tempo traz rugas também à alma, e a experiência e a sabedoria que a gente adquire são armas importantíssimas para combater o comodismo e ajudar na conquista da medalha de eternos namorados, apaixonados para sempre. O caminho não é fácil, mas com as dicas da Viva Sempre Bem, você vai conseguir vencer no jogo do amor e ter um relacionamento duradouro e verdadeiro.

AUTOESTIMA EM PRIMEIRO LUGAR

Não há amor pelo outro quando não há amor por si próprio. Quando a gente se sente bem, a beleza vem de dentro para fora. Mesmo com a rotina estressante e a falta de tempo, fuja da preguiça e não caia no desleixo. Dedique um momento para cuidar de si mesma: passar hidratante, fazer depilação, cuidar dos cabelos...

Da mesma forma que você adora ouvir um “eu te amo”, seu companheiro também gosta. Pelo menos uma vez ao dia, surpreenda seu amor com uma pequena declaração.


SEMPRE BEM | Mente

r a m AAZ BEM O

F TUD PARA

COMPREENSÃO E PACIÊNCIA

Ser eternamente namorada exige crescimento pessoal. Trabalhe suas virtudes: seja compreensiva, entendendo sempre o momento dele no trabalho e na vida; seja paciente, sabendo relevar pequenos incômodos e selecionar o que vale a pena virar um atrito; seja justa, humilde e respeitosa, aprendendo a perdoar e a pedir desculpa. Todo esse aprendizado vem com os anos, mas o casal precisa estar disposto a sempre evoluir.

RESERVE UM TEMPO A DOIS

Não é preciso esperar os filhos crescerem e saírem de casa para reencontrar o casal apaixonado que havia no início do relacionamento. Pelo menos uma vez por mês, programe uma escapada: seja para um jantar romântico, um cineminha ou até uma viagem de fim de semana. Estar a sós com seu amor já é um grande afrodisíaco - e avós e tios vão adorar colaborar com vocês cuidando das crianças.

ARRUME-SE PARA ELE

Use o que a faz bem, mas, ao sair para um encontro a dois, arrume-se para ele. Um visual mais elegante vai mostrar que você se dedicou àquele momento, e seu amado vai se sentir valorizado. Isso é o começo de uma noite que tem tudo para ser ultrarromântica e sensual.

A IMPORTÂNCIA DO TOQUE

Andar de mãos dadas, como vocês faziam no início do namoro, continua sendo uma delícia! Abraçar no meio da casa, entre um cômodo e outro, também. Beijos, mesmo no rosto, são uma forma romântica de toque - e o toque aquece o coração e outras coisas mais...

FÉ E CORAGEM NO AMOR

Todo relacionamento tem altos e baixos, momentos de felicidade e de tristeza e, claro, brigas. O amor ajuda a perdoar e superar tudo, mas é preciso esforço e comprometimento para fazer a relação durar. Nos pequenos gestos de romantismo do dia a dia, vocês alimentam o amor e ganham força para sobrepor os obstáculos com coragem, claro, sem esquecer de ter sempre à frente e acima de tudo fé em Deus – O grande responsável pela sua união.

DIGA "EU TE AMO"

CONVERSE E OUÇA MAIS

A gente sempre quer falar muito, contar todo o nosso dia com detalhes, mas às vezes se esquece de também ouvir o outro. Dê atenção ao que ele tem a dizer. Saber ouvir e dar atenção é uma atitude poderosa!

REVISITE A SUA HISTÓRIA

Está difícil dar o primeiro passo para resgatar o romance no seu relacionamento? Prepare uma noite de lembranças. Revejam fotos de viagens, de datas especiais, o álbum do casamento. Revisitar a história recarrega as baterias do coração e traz de volta o sentimento bom de anos atrás. Cada história traz risadas, emoções e memórias que a gente nem lembrava ter!

DICA Romantismo a dois

Da mesma forma que você adora ouvir um “eu te amo”, seu companheiro também gosta. Pelo menos uma vez ao dia, surpreenda seu amor com uma pequena declaração. Um telefonema, um SMS, um bilhetinho escondido na carteira ou falando ao pé do ouvido, antes de dormir. Elogios também são bem-vindos: fale da barba, do charme, da inteligência, das conquistas profissionais...

Para ver:

DOIS NÃO SÃO UM

Para ler:

A ideia romântica de que dois, quando se unem, tornam-se um só não funciona. Unamse para tomar decisões e escolher o lugar do passeio ou a casa nova, mas não se esqueçam de manter a individualidade. Faça o que gostava de fazer quando era solteira, saia com as amigas de vez em quando. Ele também vai gostar de ter um tempo para ler ou jogar futebol com os amigos. Dentro de casa, cada um precisa ter seu espaço e seu momento. Viva quem você é para viver bem a dois.

Letra e Música (2007). Alex é um cantor que fez sucesso nos anos 80, mas, há muito tempo, não consegue compor uma música. Vivendo do passado, ele encontra uma chance de retomar a carreira ao conhecer a escritora Sophie, com quem (e para quem) escreve uma linda canção de amor. Querido John, de Nicholas Sparks. Quando Savannah entra em sua vida, John sabe que está pronto para começar de novo. Jovem rebelde, ele se alista ao exército militar, e ela jura que irá esperá-lo. Com o atentado de 11 de setembro, o americano precisa escolher entre o amor e seu país.

27


28

e r v i L

SEMPRE BEM | Capa

e t n e m l a Tot

de São no interior a id c s a N . o r atriz e aior sucess onho de se s m o o o u d o z n li e z a roll caso, re rtida e fa e rock and odelo por a d Linda, dive m tu u ti o a ir a v e la imais a Aya Paulo, Thail ração, o amor pelos an o oc mantém, n

te no pé

o, ska da instante da para o Fruta na mã te n e d ru P roveitou ca e Presidente aila Ayala ap r. Em Presidente Pruden s, Thaila Th o n a 7 2 s o o ri A u te . so in o as d o p n n ra u a m ria p r atriz, programa sua infância u e M tanta histó hava em se n iso a “M . el r ve em to g Ayala tem re an ca poderia esc ia te, enqu tipo de mole re morei m zendo todo contar que co fa mp favorito, s , Se a ia ! d ci n s sa o o fâ h in il av a n ar : m m o i co um livr a adoles- nha infância fo uito contato s sparado, i d de skate; n hos, com m o in d va h a o ic d e d b n d a s an a o e id it ci u n é cu , gê com m fruta do p por uma a do a cavalo do ow. Sou h s descoberta mundo a natureza, andan é has, comen o in d al e g rt a as p o cência, foi oa nd de patins, ou na conheceu b os, alimenta re... Andava ita, ela entr is, cachorr modelos e vo iciada em fe ár r v a e d lh a u a. Deim m d o ci la p já fo e ; d em o es s d o a n g d ta a u lo fr trabalh em casa to apéis e, pequenos p rotagonista, Mar- de skate e chegava . música Globo para p ida!”, conta a o ir d e m ãe ri m p a a h su xava min conquistou , mas lhação. a o M id p m e rá , la o ce za teceu muit ção envolvirta da fabziealeteatro. Sabia e b Tudo acon o ica c d s e d e e d o A lh ma traba ena, ela moconhecer u com muito Desde pequ se tornar uma atriz fa re soube re e p a m rç se fo l a ci il m a fá delo, uma seria -la co dos. Th eira de mo la que não de, agarrá e a rr , id ca n n a u io n rt sh , o u p fa ha uns 13 contro boa o Ícone ando eu tin pre sa e en u s desafios. m “Q o se v ro e. á d n a st r e id ra enca portun Brasil: u em um fo acio- boa o t girls” do e encontro “i m rn a s te o ci a n ir d in ê e g a s lh a a o m éu um ênci ar na con- anos, m as tend pra trabalh o co ã u m n e o a d s d o a a vi d n n M n a te co i. an qu balh me moda por a Comecei tra ta. Ela ró e i o modelo. m nais e lança com superconsumis Paulo. More co o ã le S e d ra to a n p e n i m io fu a is sh rt u is q epo funda fa jas de depa ras. ndo. Nunca Prudente, d mpra em lo íses modela oportunidade s ca a a p rc s a o m rs e e jura que co d iv s d a o tem peça quando vi as isão com em e quase nã odelo, mas, orta, agarrei com tod ha da telev m n r ci o se m o a d m a u p , é e a ta h a ss ie il a in d a u m n h z T conti ão fa do na que, se eu and roll. N gens baten a ia b ck tu ro sa ta e z is d o fa p atitu as, neo e mo- as forç futuro”. o instantâ ia a dia, é teria muito d ra macarrã o o ã N n , e. li d a ta li n u o a v P , m o d quando te - pelo mari ca e amor buldogue u se s, a vida a músi ri ca Za r o p a, e ulo esnho Vilhen o um capít sã s o h in h bic Presidente francês. Os a vida. Em d ro v li u se orros em pecial em ter 17 cach panha a u o g e ch cam Prudente, pode, faz mpre que se doção dos a e, a d sa ca a favor is a ci so s nas rede Uma fofa! os de rua. animaizinh

D


SEMPRE BEM | Capa

balho dmuurona r t e o ã iç u t hou o Beleza, in ão, ela gan rk, Paris, o sua intuiç

Yo Seguind u em Nova delo, moro o ou por um m lh o a m b o a C do. reia. Tr o C e crível ia d n â gar mais in lu Japão, Tail “O e. il nhecer, o no Ch Agora de co . tempo curt ia d n â il i à Ta Taiti, e sou de morar fo avaí, e Rangiroa, no oH fórnia!”. foi Kauai, n a pela Cali d a n e ci lu a ente e sorte qu completam m pouco d u e e b sa za le la e mas e Foi com b ma artista, u e o u d q n a is rn a to ito m Thaila foi se preciso mu é iu e m u q a d m ju é u eleza a “B . a como ning ir e rr ca como escer na re as portas, b a isso para cr to n ta s, muito boas coisa ito ‘você é to em muit u m vi u o ém. Já ito trabalho fecha tamb já perdi mu ’, m e g a n o pers quanto monita para o mbém!”. En ta i e h n a g as já testes. “Até por isso, m atro e fazia te bo, va a d u st e tores da Glo delava, ela Oficina de A a u!”. ra ço a e p m i e e tudo co d n o que eu pass i fo e ara o Rio me mudei p

ascensãuopara a Oficina de m e la e r t s E entro fazer suas 06, quando

eçou a Em 20 Thaila com , o b lo G rticipou de a Atores d telinha. Pa a n s e çõ O Profeta pari primeiras a a, Cobras & Lagartos, rVid o ano, já te Páginas da l do mesm a s n n fi u r o N ze . fa ca para e Pé na Ja i convidada a v fo , ro o p a rs i cu ação. Fo lh a minando o M e d la Marce , o elenco o papel de testes para u o h n a g 2007. Daí, eira e orada, em da de prim p m te ª 4 1 s Índias, Ti ta da aminho da protagonis C m ra ue ie v : mais , em Sang não parou e e, agora rm a l. h C ra a e m d s eA Ti Ti, Cheia aria Adelaid das 7 de M la e v o n , Bom

Zacariaasmado e a il a h T e O amor d buldogue francês ch so-

la m quando fa Dona de u se derrete ! Dou a a il m a ti h T ó ele é m Zacarias, co a n ti inha ro nsinar ele bre ele. “M ara passear, tento e durmo de o p de água), banho, lev o ic n iz â p m le te mor da atr a nadar (e uanto, o a q n ie iv r d o r P . ...” ai se conchinha em breve v s a a m rt , a o p h a n ozi m um é só do cã um. Moro e em alguns só o h n te o dido. “Hoje as me mud e pequeno! M u encher d m o e v b , to m n si e í m a e, sa ca uma meses para ora!”. ão vejo a h N s. o bichinh

cozinha Thaila nem a n a n ia r a Veget vê a silhueta esbelta de de ser boa

Quem er! Além la ama com e e u gão e adora q a in imag encara o fo i m é b m ta la , então se de garfo, e ha mãe é cozinheira in vidade encozinhar. “M um pouco!”. A criati quando do is presente a fazer de tu m a d in a ficou i de comer tre panelas uando pare “Q . a n a ri egeta ela virou v

29


30

SEMPRE BEM | Capa vas. receitas no e descobrir r mas ta , n e ja v so in que inho de d a ic p , carne, tive a d váa. Invento nha rechea Faço abobri a especialidade é mass as!”. inh uito bo acho que m e, todas m rt a p à ia st é rias e, mod

s avessaa spaixão como hobby, nãor à a ic t s á in G toca ncara meses sem skate, ela e

s, fico Fã de é para ene. “Às veze rt o sp e m magrecer, e ra a p como u é u muidemia não uando esto nele”. A aca o preciso engordar, q g ara anhar academia p r: “Quand à a o rd o lt g o ll v re o p u r e nd marca feia, Vida rocckk eade Rolling Stones, a featrstizivais do Bra- to magra, ntispoquilinhos!”. u e Fã de ro des shows Sou massa e dos os gran o, é show. d to ra a m e p is d ça n , se rito por za a de rograma favo mo shows e sou louca sil. “Meu p a o Midos de Tbheaillea tenta manter umaseromtinmuita tã s! e n o r e o , g o o e ca it si S u ú m m o h m n e s, as viciada artista, te mentos, Aos 27 ano ele e os cabelos, m ão tenho um todos os mo p , tenho ten ra a a cá P . m ra festivais! N a ca co si p si o s ú ri s o m d se cu a a e a a id m m m d u u cu is vi u o se sar . o. “De uns nha vida é m ca ideal”. Thaila revelo dormir e u cos de vinil preocupaçã aquiagem antes de úsi is Tenho d m . a e ia d m d u o o io çã h e ten l do m rar a m . ti so la faz cole iz e o d u : d , e te !” m ta n il r e n a g cuidar dos u peg a no vi dade para o e prefiro quando vo lã é o da agulh ro á sa to lt ri e fi d vo a fa cabelo est reguiç “Meu som ando meu pouco de p u , Q m to . u n o o e v p sm r e e o l c o n casa m sol, sa s , m o ia e d ra s p a lo v a e d b a so ns. Já são ca enças gr o por causa tamento, u Gostos eosc1r4 anos, Thaila faz tagtunaifgiceados, sim- muito ressencadicdionador por creme dme étr.aQuando estou Desde RESem co o co o em si tear TREfunda de T muito, ia tro ensei muit ro a p P v a o ca st n çã o u g e para pen ta “N m e ra e u id q cr H o o o nove! lg é a so e u uns bana, u pensava em os, estão a língua q mbém faço ia ou pisci Ta ra . p a s a rç n plesmente o Fo si tt n e as ampola ção “Me co Entre as ta é Restaura banho, uso um terço. m e s o m a e s h S e lá e fazia”. te n n in le p to ra id s S u p Deu e, d er-ra s Rolling Acredito em ndente nhos de creme ue são sup . q , fé é símbolo do a m it u m e m S epe TRE essoa de um só, ind tratamento l!”. dero uma p que Deus é ngada no católico, de ado incríve o lt su ch a re e m u te u n m e m m co co a e , n , ju ada . Fui crism tro espírita de religião gélica, cen n co a v já e , a ja n re i ig krish já frequente o e hinduísmo, hare in”. a rm e G t m dis ade Sain id rn te daísmo, bu a fr a s domblé e Rapidinha z! nheci o can so... Ser feli nita, é preci o b r se a st Não ba um ícone ion la Ícone faasdhora moda e é considearar ddae ‘it girl’ e Defeito: Gu Lealdade : g e lu d a e d A atriz li ss Qua ram ne , apet’ ca ‘i alie Portman lo a co d a e n favorita: Nat Bardem não sou iz s tr fashion. “M e a A a M p . u to ro ho ior bara to: Javier mpanhar: A da. Mal ten acho o ma Ator favori epartastou de aco ante de mo d o g st e a d is b a r ja a m lo st e e o u sar de g Novela q ita coisa d viajanfe e uso mu cinéfila. ou sempre st e e u q bolsa de gri pletamente Favorita é n m E ce co i. u te u q o n a “S co is : a ue rido vi tantos e depo mento. O q Filme prefe em casa. Já cia’ n ra primeiro es ê fo d lm n fi lá e ‘t 0 a 0 r g 4 a e ir de r quatro: do e tudo ch ndo coisas antes de v Tenho mais tão vou fala cada en e , u m rq u o p er sa , iz u o d ferid Natureza tão, acabo que é difícil ente, Grande, Na um look pre e lm m ix ra e te Pe g , o ã el s, u n a g M aqui!”. Ela Cães de Alu diferente. ável, um estilo ais confort A malvada” m e to em n o dois no a ag u lv dia está em “Q Se : o rt “Estou lend fo : n a ir co . ce o e It girl, !” e d o b r h ca o é a fav ubava livros Livro de m chinelin ro e co u o q iã a in sa men oro nagem” melhor! Ad momento: A para o perso o d n ara comer” le u to que es m... “Algo p te re o p ç m r a o se a o a camis m esf Em sua bols a despensa: “Macarrã Magra netosbeoa parte das mulheresjosugaa nas delísu a n a lt fa Não Enqua ” s, Thaila se ” “Minha mãe meu cardáns quilinho é u r instantâneo s, e a d rd a e p is admira: p a a sc m e para cê o a ” g o sã vo ri g e b o al o edo. “Nã Pessoa qu re comendo ias durante cias sem m “Estar semp neo, vários todos os d .. tâ n e. em ço a d e el d st ia m ra in n g e a o A d ã M vel: Lua o macarr cí d e pio diário! ra u g sq sa e u in e !”. za e m Viagem maravilhosa do Taiti deiro, a piz a-roupa: a genética do Havaí e su es e ar g e ã lu m m seu guard e r a lt fa a minha e d po O que não m e... “Um bo i ín r o Biqu it e a de se f abre mão d r st o m o e ã g n co p , o a a ã h o n rd in p isnagu O cor ra acreditar que Thaila a a minha vida. Quando aco dynho ou b d To m d a co p to s Dá dieta em pão francê não con“Nunca fiz engordar e ra a rmir: “Serve p magrinha? a r n li ze Danoninho” p antes de do a disci tentei fa it za u já m le e r, r e b te iz e e d d u r l Que tem q O ritua até para isso possível pra mim!”. entes?” segui, pois im escovar os d é e u q a is co r, para come


32

SEMPRE BEM | Mamãe e Bebê

A arte de ensinar

bons valores

Valores como humildade, respeito e gentileza ajudam a formar adultos responsáveis e maduros. Aprenda a inserir esses ensinamentos no seu dia a dia

Estamos em eterna construção:

a cada dia, acrescentamos tijolinhos em nós mesmos, e, assim, vamos crescendo. Um aprendizado novo, um amor, uma alegria. Como toda construção, precisamos de um alicerce, uma estrutura de base forte. Na nossa vida, o alicerce é a família, e os primeiros tijolos, colocados na infância, que são também os mais importantes, são os nossos valores. Fraternidade, otimismo, solidariedade, respeito. É dos pais a responsabilidade de praticar esses valores e de ensiná-los aos filhos. A melhor forma é ser exemplo. Naturalmente, os pequenos vão querer repetir seus gestos. Para ajudar você nessa tarefa, a Viva Sempre Bem dá dicas de como inserir no dia a dia esses ensinamentos tão valiosos.

A A COIS M U R E A DIZ R OUTR EÇA E Z A F E E A CAB INE D N U F CON A. ENS Ç N A I DA CR ORES E OS VAL UE! PRATIQ

QUANDO COMEÇAR

Por volta dos 5 anos, a criança começa a ter noção de responsabilidade, ética, direitos e deveres. Mas, bem antes disso, ela já começa a absorver aos poucos e seguir regras. Educar é também persistir!

AMOR PRÓPRIO

Com a autoestima e a segurança, o pequeno cresce com coragem para enfrentar os obstáculos que a vida traz. Como ensinar: elogie as ações, os trabalhos, a criança. Na hora de criticar ou repreender, comente o comportamento, não o seu filho.

HUMILDADE

Não deixe o amor próprio virar arrogância ou orgulho. A criança precisa ter autoconfiança, mas também ser aberta a aprender. Como ensinar: saiba admitir seus erros e pedir desculpa. Assim, você mostra ao seu filho que ninguém é perfeito e que, com humildade, podemos sempre aprender e nos tornar pessoas melhores.

RESPEITO E TOLERÂNCIA

Saber conviver com as diferenças, aceitando as pessoas como elas são: brancas ou negras, religiosas ou não. Como ensinar: procure não ressaltar as diferenças com comentários ao seu filho. Foque a conversa no que as pessoas são e no que elas têm de bom.


SEMPRE BEM | Mamãe e Bebê

LIVRE ARBÍTRIO

A todo instante, tomamos decisões. Para isso, precisamos pesar prós e contras. Como ensinar: ajude seu filho a pensar nos lados positivos e negativos de cada escolha, e cheguem juntos a uma decisão. Convidá-lo a fazer parte das decisões da família o faz sentir-se valorizado.

MATURIDADE

Ter uma pequena noção do que é a vida adulta desde cedo vai trazer uma criança mais consciente e madura Como ensinar: ensine o valor do dinheiro, o que é preciso fazer para consegui-lo e, com isso, passe as noções de "querer" e "precisar".

RESPONSABILIDADE

Criança que cumpre prazos e tarefas não tem problema no futuro.  Como ensinar: seja exemplo. Chegue sempre no horário, honre compromissos e, em casa, peça ajuda nas tarefas. Arrumar os próprios brinquedos é a sementinha de um adulto responsável.

FRATERNIDADE

Todo mundo merece respeito, tolerância e compreensão. Entender o outro como irmão é um valor inestimável. Como ensinar: converse para resolver problemas. Humilhar, provocar e ofender nunca é a solução.

GENTILEZA

Todos merecem ser tratados bem e com educação. Criança que fala "por favor" e "obrigado" se torna um adulto cortês. Como ensinar: mais do que nunca, seja exemplo. Deseje bom dia ao seu vizinho, sorria sempre, ofereça ajuda. Com gentileza, a gente é capaz de conquistar o mundo.

SOLIDARIEDADE

Uma pessoa generosa e desapegada vive mais leve. Saber dividir é uma das primeiras virtudes que a gente aprende. Como ensinar: estimule o seu filho a compartilhar, desde a própria comida até os brinquedos. Quando a gente divide o que tem, faz outra pessoa feliz - e fazer o outro feliz é sempre uma satisfação. A criança também sente isso.

DISCIPLINA

Concentração e organização para cumprir objetivos: estudar para passar de ano ou vencer uma disputa esportiva, respeitando os próprios limites e estabelecendo prioridades. Como ensinar: crie com a criança uma rotina que concilie momentos de lazer e de estudo. A organização do tempo vai se tornar um hábito útil até a idade adulta.

CRIATIVIDADE

É com uma boa imaginação que a criança brinca e se desenvolve. Na idade adulta, é com ela que a gente descobre saídas para os problemas. Como ensinar: conte histórias, brinque de faz de conta e insira as artes no dia a dia, seja um filme na televisão ou a visita a um museu (sempre há um dia mais barato ou grátis. Informe-se!).

HONESTIDADE

Toda criança é honesta até que aprende as falsas vantagens da mentira, como escapar de um castigo merecido. Como ensinar: seja sempre verdadeira e diga ao seu filho que a melhor resposta para tudo é a verdade. Mentir é errado e não pode virar hábito!

PERSEVERANÇA

Não deixe seu filho desanimar depois da primeira queda. O seu apoio é fundamental para ele crescer perseverante. Como ensinar: seja para realizar uma tarefa da escola ou aprender a andar de bicicleta, esteja ao lado do seu filho para apoiá-lo. Mostre que o esforço vale a pena quando ele consegue conquistar o que quer.

LEALDADE

Uma das virtudes mais importantes e mais raras. Ser leal é estar disponível para o outro, ajudá-lo no que for preciso, acompanhar todos os momentos. Como ensinar: Mostre para a criança a importância da lealdade na vida de alguém. Leve-a a visitas a amigos seus e, no dia a dia dela, ensine que é mais valioso amparar o coleguinha que caiu do que rir da queda dele.

Carreira

x

Maternidade O especialista em gestão do tempo e produtividade, Christian Barbosa, autor do livro “Você, Dona do Seu Tempo”, defende, de fato, que não dá para fazer tudo, mas que, com planejamento, você consegue selecionar as atividades realmente importantes. No trabalho ou na família, o segredo é trabalhar em equipe. Uma dica valiosa: no domingo, programe a semana com obrigações e lazer. Inclua também um tempo para você se cuidar. Com os filhos, a saída é ter momentos curtos, mas constantes e sem interrupções de trabalho. Assim, o seu filho percebe a sua presença regularmente.

33


SEMPRE BEM | Bolso

Fim do mês com

DINHEIRO no bolso

O mês acaba, e você não sabe como gastou seu dinheiro? Anote seus gastos e resista às tentações

Manutenção da casa,

cuidados com a beleza, atualização no guarda-roupa, transporte, escola para as crianças... A gente se acostuma a comprar em prestações, com parcelas que cabem no nosso bolso e, quando menos se espera, o bolso já está quase vazio. Só quando a gente coloca na ponta do lápis todos os gastos mensais é que se tem uma noção precisa do nosso real orçamento. Às vezes, o dinheiro termina antes mesmo do mês, e haja sufoco para levar até o próximo salário.

O QUE VAI NO SEU CARRINHO? A consultoria Kantar Worldpanel pesquisou e mostra o que mais compramos no supermercado em 2012:

CUIDADO COM O ORÇAMENTO

A dica de ouro para ter sempre um dinheirinho na poupança: todo mês, reserve 10% do seu salário. Os outros 90% são para as contas, as compras e gastos. Mesmo que o seu dinheiro acabe antes do fim do mês, você já tem uma parte guardada para dar entrada no carro dos seus sonhos ou na sua casa própria.

ACABE COM AS DÍVIDAS

Para saber por onde começar, analise as taxas de juros e comece resolvendo pagar as maiores. Lembre-se de que você e a empresa com a qual você tem um saldo devedor querem resolver a pendência, por isso, negocie. É possível conseguir bons abatimentos no valor cobrado pelos juros.

Homens

Cremes, tinturas Cerveja e deo para cabelo e colônia pães

Homens e mulheres Biscoito, óleo e sabão em pó

Família inteira Produtos mais saudáveis, inovadores e uma conta 8% mais cara

NTA GU

?

RA

COMECE UMA POUPANÇA JÁ!

Mulheres

DA

TO

Com organização, é possível pagar as dívidas, honrar seus compromissos e ainda guardar um pouco para investimentos futuros. O segredo é descobrir para onde seu dinheiro está indo e, então, começar com pequenos cortes que vão fazer a diferença. Por exemplo, é difícil ficar sem comprar as roupas da moda, mas você não precisa comprar todas as peças em um único mês. Escolha bem o que vai adquirir e procure as araras com promoções.

PER

34

LEI

“Como posso usar o meu cartão de crédito de forma consciente?"

Larissa da Silva, 25 anos. O educador financeiro Reinaldo Domingos, autor do livro Eu mereço ter dinheiro (Editora DSOP), é quem dá as dicas. “O limite do cartão de crédito deverá ser, no máximo, 50% do salário ou ganho mensal, o que evitará gastar mais do que se recebe. Também vale negociar e, se possível, pedir a isenção da taxa de anuidade do cartão. Hoje, é possível encontrar cartões que não cobram nenhuma taxa de manutenção. Procure também aqueles que têm benefícios, como milhagens ou prêmios, mas o mais importante é saber usá-los com responsabilidade e conscientemente”.


36

SEMPRE BEM | Corpo

Corpo bem tratado EUS D A Ê D A AS PAR LITES CELU

Nem as

Se livrar de celulites e estrias não é mais um sonho: os tratamentos estão cada vez mais eficazes, e a Viva Sempre Bem dá as dicas para você ter o corpo perfeito

supercelebridades conseguem escapar: as celulites fazem parte da vida de toda mulher. Ivete Sangalo tem, Juliana Paes, Carol Castro, Fernanda Souza... Todas elas malham, cuidam da alimentação, e as danadas ainda aparecem. A diferença delas para a gente está na cabeça. Elas se acham lindas apesar dos furinhos, e, consequentemente, se tornam nossos modelos de corpo perfeito - mas nem o delas é! Isso não significa que a luta contra as celulites seja em vão: cremes e tratamentos estéticos aliviam o problema com eficácia e, de quebra, dão uma injeção de autoestima! Quando a gente se cuida e vê resultado, deixa de lado boa parte da nossa "neura" na hora de ir à praia, de usar um short mais curto ou até uma calça branca. Então, mãos à obra!

ESQUADRÃO ANTICELULITE

Hoje, a tendência é a combinação de tratamentos para um melhor resultado”

Tecnologia é a palavra que ajuda a combater os furinhos na pele. Cada vez mais avançados, os tratamentos são variados e eficazes. “Hoje, a tendência é a combinação de tratamentos para um melhor resultado”, explica o dermatologista Anderson Bertolini. Cremes utilizados em casa, aparelhos de última geração no consultório e uma alimentação balanceada fazem parte do segredo do sucesso, não importa o grau da celulite!

UM ALÍVIO PARA AS ESTRIAS

Pele ressecada, predisposição genética e mudanças bruscas na sua silhueta estão relacionadas ao surgimento das estrias, como na adolescência, com o crescimento rápido de quadris e seios, na gravidez e no aumento de peso repentino. O que acontece é que a pele não consegue acompanhar a velocidade dessa mudança e estira, dando lugar a uma cicatriz. O melhor momento para tratar as estrias é quando elas estão com aspecto avermelhado. Elas são um aviso de que a pele está para se romper, por isso, com muita hidratação e o uso de cremes cicatrizantes podem reverter o quadro e eliminar as marcas.


SEMPRE BEM | Corpo

Qual é o grau da sua celulite?

Prateleira

Descubra qual é a sua categoria e o tratamento adequado

GRAU 1: não é visto nem sentido e, quando se está em pé ou deitada, a região é lisa. É preciso pressionar a pele para notar alguma alteração de forma e textura. Tratamento: cremes específicos trazem resultados rápidos. Se não for cuidada, a celulite de grau 1 evolui em poucos meses para grau 2.

GRAU 2: o aspecto de casca de laranja é evidente sem que seja preciso pressão. É o começo da formação dos edemas e do acúmulo de líquidos. Tratamento: massagens mais intensas com cremes ajudam a quebrar os pequenos nódulos. A drenagem linfática diminui o inchaço e melhora o aspecto.

frequência ajudam a combater flacidez e a gordura localizada ao massagear e aquecer a região.

GRAU 4: grande acúmulo de gordura, flacidez e má circulação sanguínea. Os nódulos são tão profundos que têm aspecto acolchoado. Comum em mulheres acima do peso ou com histórico de retenção de líquidos. Tratamento: lento e intenso. A carboxiterapia queima a gordura e estimula a circulação com injeções de gás carbônico. Manobras de massagem vigorosas, como a Skintonic, ajudam a dissolver os nódulos.

Vichy - Cellu Destock | R$ 115,29*

Nivea – Bye Bye Celulite | R$ 33,75*

GRAU 3: aparecem, na pele, áreas em relevo e nódulos profundos. A circulação fica comprometida. É o tipo mais comum de celulite, independente do tipo físico. Tratamento: aparelhos de radio-

CHIA, A MILAGROSA! Essas quatro letrinhas podem te ajudar a emagrecer e a manter seu peso ideal. Chia é uma semente que elimina gordura do nosso organismo, isso porque as fibras dela são do tipo solúveis, ou seja, quando no estômago, entram em contato com a água e “incham”, causando a sensação de saciedade. Além disso, essas fibras ainda retêm uma parte da gordura presente nos alimentos. Os benefícios não são só esses. Para completar, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.

Mitos e verdades das celulites

Hidramamy – Mantecorp | R$ 44,15*

Roupa apertada aumenta a celulite.

ADE VERD

A roupa muito apertada comprime a microcirculação, piorando o inchaço local e causando a desestruturação do tecido gorduroso.

Refrigerante e bebidas com gás dão celulite?

ADE VERD MITO

O excesso de açúcares e gordura leva ao aumento da insulina, que, por consequência, gera a degeneração do tecido gorduroso. O sal e o sódio dos refrigerantes contribuem para o edema, e a falta de proteínas favorece a desidratação do tecido conjuntivo. Portanto, refrigerante em excesso causa e piora a celulite. A água com gás, não.

Mater Skin – Cosmiatrick | R$ 58,75*

O hábito de fumar causa ou piora a celulite.

ADE VERD

O vício diminui o fluxo da microcirculação, piorando a celulite. Está aí mais um motivo para largar o cigarro!

Luciara – Bayer | R$ 59,49*

*Esses produtos estão disponíveis em todas as lojas das Farmácias Pague Menos do Brasil e, também, pelo site: www.paguemenos.com.br. Os valores apresentados podem variar de acordo com a loja ou a região sem aviso prévio.

Uma vez que ficam claras, as estrias não têm mais cura total, mas podem ser atenuadas. Use hidratantes com ureia, centelha asiática ou com vitaminas C e E para estimular a produção de colágeno. Tratamentos à base de ácido retinoico também agem sobre a produção de colágeno e dão bons resultados. Peelings de cristal são recomendados para esfoliar a pele superficialmente, o que promove a regeneração das células e a produção de elastina. Por fim, a intradermoterapia, que é a injeção na pele de substâncias que estimulam o colágeno, e o laser, que diminui o tamanho das estrias.

37


38

SEMPRE BEM | Família

A arte de

brincar com os filhos Brincar com os filhos reduz o seu estresse, ajuda no desenvolvimento dos pequenos e constrói uma relação familiar saudável. Descubra essa delícia!

Depois de

uma semana inteira de trabalho, o que você mais quer quando chega o fim de semana é relaxar. Mas quem disse que descansar significa só deitar na cama e ver televisão? Aproveite o tempo livre com seus filhos: escolhendo as brincadeiras certas, você ajuda no desenvolvimento deles, constrói um ambiente familiar gostoso e saudável e, de quebra, ainda reduz o seu estresse. Durante a semana, brincar com as crianças depois do expediente estimula a produção de hormônios, como a serotonina e a endorfina, associados ao bem-estar e à felicidade. O amor entre mãe e filho é mesmo milagroso! Além disso tudo, ainda melhora a sua autoestima: dedicar tempo ao seu filho e vê-lo feliz faz com que você se sinta uma mãe melhor, afastando a insegurança tanto dele quanto sua.


SEMPRE BEM | Família FAZ DE CONTA Estimular a imaginação e a criatividade, desenvolver a coordenação motora e enriquecer a linguagem são os benefícios da brincadeira de faz de conta. Vire uma super-heroína com seu filho, uma rainha na brincadeira de princesas. Representar um papel significa pensar socialmente, aprender e praticar noções éticas como o certo e o errado, o bom e o mau, tudo a partir da observação do mundo real, mas com a fantasia a mil! Dica: cadeiras enfileiradas viram um ônibus mágico; um lençol sobre quatro cadeiras vira um circo; vassoura vira cavalo; palito de churrasco, varinha de condão. Solte a imaginação!

TEATRO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS A família inteira pode se unir para a brincadeira. Uma parte é a plateia e a outra parte cria a historinha. Use bonecos que as crianças já tenham ou imprima figuras da Internet e cole em palitos de churrasco. Assim como na brincadeira de faz de conta, a criança vai imaginar situações, estimulando a criatividade, e colocar em prática os papéis sociais e os ensinamentos morais. O importante é deixar a criança livre para criar e ir ajudando na construção ou na contação da história.

EXCESSO DE ZELO: COMO SER UMA MÃE MENOS CONTROLADORA

Recicle brinquedos O lema "Reuse, reduza, recicle" também funciona para os brinquedos. Toda cidade tem um posto de coleta de brinquedos usados que são destinados a crianças mais carentes. Assim, o brinquedo que fez a alegria do seu filho vai poder continuar despertando sorrisos. Outra forma de evitar o descarte e prolongar a vida dos brinquedos é recorrendo a lojas especializadas em conserto. Por que jogar fora um caminhão sem uma rodinha? É só colocar uma nova! Reutilizando e reciclando brinquedos, você reduz o lixo e ajuda a manter o Planeta Sempre Bem!

Exagerar nos cuidados pode prejudicar o desenvolvimento do seu filho. Zelar pela segurança e pela saúde é essencial, mas precisa de um limite. A criança ou adolescente precisa exercer a individualidade. Respeite a maturidade do seu filho de acordo com a idade e confie na educação que você está dando. Quando a mãe é superprotetora, acaba criando indivíduos inseguros. O segredo é conversar abertamente e pensar duas vezes antes de simplesmente reprimir os filhos. Eles precisam ter as próprias experiências de vida. Impedi-las é adiar o amadurecimento deles. Pense nisso!

A importância da brincadeira Durante os primeiros anos de vida, a brincadeira é parte do desenvolvimento. É no brincar que a criança expressa seus sentimentos e pensa sobre o que a cerca. Ela cria, faz escolhas, toma decisões, experimenta, explora, deduz. A brincadeira ajuda também na socialização, e é assim que a criança aprende a compartilhar, respeitar e fazer amigos.

CINEMA E DESENHO

Prepare uma sessão de cinema em casa para toda a família. Espalhe almofadas pelo chão da sala, feche as cortinas e faça um balde de pipoca! Depois do filme, peça para as crianças desenharem seus personagens favoritos ou a cena de que mais gostaram. Depois, cole os desenhos com fita crepe e transforme a sala em galeria de arte. Tire muitas fotos!

FEIJÃOZINHO NO ALGODÃO

Um algodão molhado e um grão de feijão podem ajudar seu filho a desenvolver a responsabilidade e o respeito à natureza. Coloque a dupla dentro de um copinho transparente e acompanhe com o pequeno as mudanças no feijão. Com uma rotina de cuidados, como regar ou expor ao sol, e um diário de crescimento, a criança vai ficando mais responsável.

HISTÓRIAS EM SÉRIE

Memória e criatividade em alta! Faça uma roda com as crianças. Segure uma bola e comece com um "era uma vez". Jogue a bola para quem você quer que continue a história com a próxima frase. Não deixe que os pequenos se limitem. A brincadeira é divertida principalmente porque as histórias ficam sem pé nem cabeça, rendendo muitas gargalhadas!

Como a prática de esportes pode ajudar a criança no dia a dia Para a criançada, esporte é muito mais do que movimentar o corpo e gastar energia. Enquanto fortalece ossos e músculos, ele é uma forma importante de interação e socialização. É na hora do jogo que as crianças trocam experiências e conhecimentos e, nos esportes de equipe, aprendem a

trabalhar em grupo. Outro ensinamento importante é o de que as regras precisam ser seguidas. Para realizar qualquer atividade recreativa, elas precisam de concentração, coordenação motora e disciplina. Ou seja, benefícios que vão servir também para os estudos e o dia a dia na escola!

39


40

SEMPRE BEM | Cardápio

VIVA, SÃO JOÃO!

Os festejos juninos estão chegando, e para você já ir entrando no clima, a Viva Sempre Bem vai ensinar duas receitas de dar água na boca para deixar suas festas ainda mais gostosas.

QUINDÃO

INGREDIENTES:

„„1 embalagem de biscoito Tortinha de Limão; „„29 gemas peneiradas; „„1 ovo inteiro; „„1 xícara (chá) de coco fresco ralado; „„Raspas de 1 limão.

VATAPÁ NO COPINHO INGREDIENTES: VATAPÁ

„„ 150 g de pão branco; „„ 400 ml de leite de coco; „„ 1 cebola; „„ 1 xícara (café) de azeite de dendê; „„ 1 xícara (chá) de camarão com casca salgado; „„ 1/2 xícara (chá) de castanha-de-caju; „„ 1/4 de pimentão vermelho; „„ 1 pedaço de peixe sem espinha; „„ Gengibre, coentro e sal a gosto.

DECORAÇÃO

„„ 6 camarões frescos; „„ Azeite e alho picado a gosto; „„ Salsinha picada e castanha-de-caju a gosto.

MODO DE PREPARO VATAPÁ Em um processador, bata os pães com o leite de coco. Em uma panela, refogue a cebola, a castanha-de-caju, o pimentão,

o gengibre e o coentro. Tire a casca do camarão e bata-o no processador. Acrescente o camarão batido e o peixe e misture até atingir consistência. Acrescente o dendê nos últimos 20 minutos e mexa por aproximadamente 40 minutos, até ficar parecido com uma massa. DECORAÇÃO Tempere os camarões com sal. Refogue-os em azeite e alho por 1 minuto de cada lado. Em seguida, reserve. MONTAGEM Coloque o vatapá em pequenos copos e decore com salsinha picada, castanhade-cajú e os camarões refogados. Sirva quente ou morno. Fonte: Ducoco

Calda:

„„500 g de açúcar; „„½ colher (sopa) de margarina.

MODO DE PREPARO:

Leve ao processador o biscoito Tortinha de Limão, bata até obter uma farofa e depois reserve. Para fazer a calda, coloque o açúcar com um pouco de água e deixe ferver sem mexer por aproximadamente 5 minutos ou até ficar bem fino. Retire do fogo, deixe amornar e acrescente a margarina, deixando derreter. Junte as gemas, o ovo, o coco fresco, a farofa de biscoito, as raspas de limão e mexa delicadamente. Unte bem uma forma com margarina e polvilhe açúcar. Despeje a massa, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio pré-aquecido (180ºC) por 40 minutos em banho-maria. Em seguida, retire o papel-alumínio e deixe mais 10 minutos para dourar. Retire do forno, deixe amornar, desinforme e sirva a seguir. Fonte: Richester


Sempre Bem?

TV GLOBO/ JOÃO LINHARES

SEMPRE BEM | Diretas

O QUE VOCÊ FAZ PARA ESTAR

LUIS CRISPINO

42

NÍVEA STELMANN [ Atriz ]

"Eu procuro levar a vida leve, sempre com bom humor. Faço o que gosto e faço tudo com muita calma. Para o bem-estar físico, malho, faço drenagem e me alimento muito bem. Vivo grudada ao meu filho, que mantém minha energia em alta e estou sempre cercada de bons amigos, que alimentam minha alma”

CHAMBINHO DO ACORDEON

[músico e ator do especial Gonzaga - De Pai para Filho ]

“Vou à academia todos os dias, mesmo quando estou viajando. Também cuido da alimentação para ter disposição para a maratona de shows: faço dois por dia”

“Para ficar de bem com a vida, é preciso equilibrarmos o coração, a mente e o corpo!” REBECA ALBUQUERQUE [ Psicóloga ]

“Faço atividade física com frequência, tenho amigos e familiares maravilhosos e um trabalho que me enche de orgulho. Sou totalmente feliz e quando uma pessoa tem paz de espírito e é satisfeita consigo mesma está sempre bem” JULIANNE MEIRELES [ Médica]

Tirinha



revista Sempre Bem nº 9