Issuu on Google+

Ve Rn$da Pr oib ida

2,5 0

Ano 3 N0 11 / 2013

Dicas para pais e filhos viverem em perfeita harmonia

MAKE

E CABELO PARA AS FESTAS DE FINAL DE ANO

1, 3, 15

minutos

Hidratações rápidas para deixar seus cabelos como os das artistas

Beleza&Som

Paula Fernandes conta a sua trajetória de sucesso e o que faz para estar cada vez mais bonita

0 000024 242189


INFORME PUBLICITÁRIO

Colesterol, você controla o seu? Conheça melhor o produto rico em fitoesterol, substância que está tendo grande aceitação no mercado por reduzir a absorção do colesterol. O colesterol é um tipo de gordura encontrado em todas células do nosso corpo. É fundamental para manter o bom funcinamento do organismo humano. A maior parte do colesterol, cerca de 70%, é produzida pelo próprio corpo. Sua principal função é contribuir para a produção de hormônios essenciais, vitaminas D e ácidos biliares, os quais ajudam na digestão de gorduras. O HDL ou Bom Colesterol, remove parte do Mau Colesterol das artérias, facilitando sua eliminação pelo organismo. Estudos comprovam que altas concentração de bom colesterol no sangue estão associadas a um menor risco de ataques cardíacos. O LDL ou Mau Colesterol, como é mais conhecido, quando em excesso no organismo, acumula-se nas artérias em forma de placas de gordura. Altos níveis de Colesterol Ruim podem causar doenças cardiovasculares, devido a obstrução das artérias ficamos mais propensos a um infarto ou AVC. Estudos apontam que 50% dos ataques cardíacos poderiam ser evitados se os níveis de colesterol estivessem controlados.

Gerovital Phytus Uma nova abordagem no controle do colesterol. Gerovital Phytus é uma associação de fitoesterol com vitaminas e minerais, que auxilia na redução da absorção do colesterol pelo organismo. Ainda previne as deficiências decorrentes da ingestão inadequada de alimentos baseadas por dietas de restrição de gorduras.

Fitoesterol

Selênio

Vitaminas e minerais

O Fitoesterol é um óleo vegetal muito eficaz. Possui uma estrutura química semelhante ao colesterol e, ao ser ingerido, se liga nas células intestinais impedindo que o colesterol seja absorvido e atinja a circulação sanguínea.

Combate os radicais livres. O Selênio é um micronutriente com importante ação antioxidante, que protege as células contra os radicais livres.

As vitaminas e minerais presentes na formulação, completam sua alimentação para o bom funcionamento do organismo, tratando e suprindo as necessidades e dificiências orgânicas.


REDUZA SEU COLESTEROL COM GEROVITAL PHYTUS

Gerovital Phytus® (fitoesterol, vitaminas e minerais) Indicações: Gerovital Phytus auxilia na redução da absorção do colesterol no organismo, previne e trata as deficiências decorrentes da ingestão inadequada de alimentos. Reg M.S. 5.79490.6760.011. SAC 0800 191914. www.ems.com.br


4

sempre bem | Editorial

Dedicada à você É com enorme prazer que lançamos mais uma Viva

Sempre Bem. É maravilhoso dizer que, a cada edição, a gente se supera, fazendo uma revista cada vez melhor, e isso devo a vocês, leitores, que reconhecem e são satisfeitos com o nosso trabalho. Ao longo dessa jornada, estamos alcançando o nosso maior objetivo, que é superar-se e levar para os quatro cantos do Brasil muita informação, beleza, saúde e bem-estar. A receptividade de vocês nos faz acreditar que estamos "chegando lá", e isso nos enche de orgulho. Obrigada a todos que contribuem direta ou indiretamente para que isso aconteça. O nosso sucesso é consequência do amor que temos em fazer parte dessa grande família que é a Pague Menos. E o amor é a palavra-chave desta edição. O romantismo da cantora Paula Fernandes encanta a nossa capa. A bela contou, em entrevista exclusiva, sobre o início da carreira, os planos para o futuro e, claro, seus truques de beleza. Para nós, mamães, uma matéria imperdível ensinando a dar bom exemplo para os filhos. Afinal, muitas das atitudes das crianças são reflexos do nosso comportamento. Já as antenadas de plantão vão adorar o guia que preparamos ensinando a cuidar da beleza sem sair de casa com produtinhos incríveis que são vendidos nas farmácias. Eu particularmente adorei e achei muito prático! Tem também looks para as festas de final de ano, uma matéria superbacana sobre depilação e outra de hidratação capilar que vai ensinar a deixar seus cabelos lindos, como os das artistas de TV. E não para por aí! Tem receitas, dicas para você conviver bem com os filhos adolescentes e, ainda, tudo que você precisa saber para entrar em forma de uma vez por todas. Gostaram? Espero que sim. Aproveitem a Viva Sempre Bem e boa leitura!

Dicas para os pais terem uma boa relação com os filhos adolescentes

Aprenda com os erros e viva melhor VEN R$DA PRO IBID A

2,5 0

0 / 2013 Ano 3 N 11

DICAS PARA PAISS E FILHO EM VIVEREMEIT PERF A HARMONIA

MAKE

A E CABELO PARDE AS FESTAS FINAL DE ANO

1, 3, 15

MINUTOS

para deixar es rápidas artistas Hidrataçõ como os das seus cabelos

Patriciana Rodrigues

Diretora de Compras e Marketing das Farmácias Pague Menos.

Beleza&Som sucesso trajetória deita es conta a sua vez mais bon Paula Fernand a estar cada e o que faz par

242189 0 000024

FALE COM A GENTE Envie seus comentários, dúvidas ou sugestões para vivasemprebem@paguemenos.com.br. Queremos que você faça a Revista Viva Sempre Bem junto com a gente. Combinado?

Expediente

Diretora de Compras e Marketing: Patriciana Rodrigues Comercial: Patricia Austregésilo Marketing: Aline Loureiro, Anelise Holanda e Jessica Paiva

Contato para anúncios: (85) 3255.5414

Editora-chefe: Priscila Alcântara (JP-2423/CE) Repórter: Alinne Rodrigues (JP-2265/CE) e Ariel Sudário Projeto Gráfico e Diagramação: Art2 Design Diretor de Criação: Fernando Manara Atendimento: Sandra Valéria e Lia Bastos Produção Gráfica: Camilla Castro, Márcia Martins e Clemilson Alencar

Revisão: Marcelo Oliveira e Vanessa Mena Barreto Conselho Editorial: Aline Loureiro, Anelise Holanda, Claudia Farias, Eliziane Colares e Patriciana Rodrigues Coordenação Geral: Advance Comunicação Realização: Farmácias Pague Menos


sempre bem | Sumário

PLATAFORMA [6] Novidades no Ar Fique por dentro do que vem por aí na plataforma Sempre Bem e participe pelas nossas redes sociais.

CARDÁPIO [38] Delícias para deixar suas festas de final de ano ainda mais saborosas.

SAÚDE [8] Bem protegida Conheça a importância do uso do protetor solar para a saúde e a beleza da sua pele.

FAMÍLIA SEMPRE BEM [40] Em perfeita harmonia Dicas para os pais e os adolescentes terem uma relação saudável e de companheirismo.

[10] MENTE [26] Errar pode ter suas vantagens Aprenda a tirar boas lições com os erros da vida.

[14] [16]

VOCÊ [10] Cabelo e make para as festas de final de ano Inspire-se nas tendências e comemore o Natal e o Réveillon ainda mais bonita. [12] Dossiê da depilação Conheça os tipos de depilação e escolha o seu favorito para ficar com a pele lisinha. [14] Um olhar mais sedutor Quer saber mais sobre o mundo dos cílios perfeitos? A gente te mostra! [16] Fique linda sem sair de casa Tenha seu dia de beleza em casa com produtos que você compra nas farmácias. [18] Quanto tempo você tem? Invista na hidratação que se encaixa na sua rotina e conquiste os cabelos que você sempre quis. [20] Aposte X Fuja Veja o que vai ser tendência no verão e arrase. LANÇAMENTOS [22] Aproveite estas novidades PAGUE MENOS E VOCÊ [24] E-commerce Pague Menos Um clique e milhares de produtos para você.

CAPA [28] Beleza & Som A cantora Paula Fernandes abre o coração e conta detalhes da sua vida pessoal e profissional.

[14]

BOLSO [32] Tudo azul no Ano Novo Equilibre o orçamento e comece 2014 sem dívidas.

MAMÃE SEMPRE BEM [34] Seja bom exemplo Saiba por que as suas atitudes podem interferir no futuro dos seus filhos.

[38]

CORPO [36] De bem com a balança Os mitos e as verdades que você precisa saber para entrar em forma sem sofrimento.

DIRETAS [42] Artistas respondem: O que você faz para estar sempre bem?

[18]

5


6

sempre bem | Plataforma

Vem Novidade por aí... Não esqueça:

o programa Sempre Bem vai ao ar todo domingo, às 17h15, pela RedeTV!. No portal, você revê as melhores reportagens, acessa gratuitamente todas as edições da nossa revista e ainda encontra notícias quentinhas com as últimas novidades dos assuntos que você mais gosta.

Prêmios todo mês! Todo mês, o Portal Sempre Bem tem promoção. Acesse o nosso site e participe do concurso “Eu estou sempre bem” para concorrer a kits de produtos de beleza, cuidados com a pele e muitos outros prêmios incríveis! Entra lá: www.paguemenos.com.br/semprebem. /semprebem

@sempre_bem

sempre_bem

paguemenos.com.br/semprebem

O programa Sempre Bem está de

cara nova! Preparamos, especialmente para você, um cenário todo especial, supercolorido e com vários ambientes, para receber nossos convidados e fazer reportagens ainda mais bacanas. Esta nova fase tem ainda mais novidades, entre elas, promoções para você participar toda semana! Não é demais? No programa, no portal Sempre Bem ou aqui na nossa revista, a gente sempre conta para você tudo o que você precisa saber sobre saúde, beleza, bem-estar e família. Mas, que tal estreitarmos ainda mais o nosso laço de amizade? Queremos saber o que você está achando, que assuntos você gostaria que virassem matérias nos canais da nossa Plataforma Sempre Bem… Conta para a gente! Pode ser pelo nosso e-mail ou participando pelas nossas redes sociais. A sua opinião e as suas sugestões são muito importantes para que a gente seja cada vez melhor e continue deixando você Sempre Bem!


sempre bem | Plataforma

Sempre Bem dnas s e e R iais soc

Programação

RedeTV! 17h15 NOVEMBRO

Para as mulheres, na nécessaire, não pode faltar... 5% Blush

torneados.

„„ Como acabar com a cólica menstrual. „„ Do trabalho para a balada: transforme o seu visual. 10/11 „„ Saiba mais sobre a Diabetes e previna-se. „„ Os benefícios e os cuidados em usar lentes de contato.

33% Base/Pó facial 35% Rímel

DEZEMBRO

Em um relacionamento, é fundamental... A pessoa ser fiel, leal e compreender o próximo. Joice Medeiros - Sorocaba/SP Cumplicidade. Para mim, isso é a base do relacionamento. Helena Gonçalves - Fortaleza/CE Não ter mentira, orgulho e falsidade. Fabrícia Melo - Rio de Janeiro/RJ

1

Vídeos mais assistidos do Sempre Bem no Youtube:

3/11 „„ Exercícios para deixar os braços bonitos e

„„ Aposte na tendência dos cabelos ruivos. 17/11 „„ Como acabar com o inchaço. „„ Halitose: como prevenir esse mal. „„ Tutorial de make: sombra preta e batom vermelho. 24/11 „„ Benefícios da musculação. „„ Cuidados com a higiene íntima. „„ Tutorial: aprenda a fazer as unhas.

27% Batom

Os 3+

Aos os Doming

2 3

Dica da leitora “É normal, depois de uma noite de sono, o rosto amanhecer inchado. Para suavizar, passe um pouco de água quente na pele ou tome um banho e, em seguida, passe um hidratante facial e faça uma leve massagem. O movimento libera o fluxo de sangue no local e a pele volta ao normal rapidinho”. - Marília Tavares – leitora

Cabelo cacheado de dar inveja

9.733 visualizações

Como corrigir o loiro que deu errado

6.755 visualizações

Como ficar linda com penteados básicos

6.635 visualizações

67%

das nossas seguidoras comem chocolate quando querem aliviar a TPM

Quer aparecer na nossa revista Viva Sempre Bem? Escreva para semprebem@paguemenos.com.br ou interaja com a gente pelo Facebook, Twitter e Instagram. Mande suas dicas e truques de beleza e responda as enquetes. Vamos adorar ter a sua participação aqui com a gente!

1/12 „„ Saiba mais sobre as principais DSTS femininas. „„ Conheça as maravilhas que o lifting facial pode fazer por você.

„„ Como voltar à forma depois da gestação. 8/12 „„ Dicas para acabar com a insônia. „„ Escolha o exercício aeróbico ideal para você. „„ Cabelos com química: manual para deixar os cabelos bem tratados.

15/12 „„ Como chegar saudável à menopausa. „„ Mitos e verdades sobre a caspa. „„ Maquiagem para quem usa óculos. 22/12 „„ Conheça os benefícios da Ioga. „„ Atividades para as crianças fazerem nas férias. „„ Tendência de unhas, make e cabelo para as festas de fim de ano.

29/12 „„ Tapa no visual: transformação de uma telespectadora.

„„ Como usar corretamente o salto alto sem prejudicar a saúde.

„„ Tutorial de make para o Réveillon.

JANEIRO 5/01 „„ Alcance seus objetivos em 2014. „„ Dieta detox para eliminar os quilos extras das festas de fim de ano.

„„ O que fazer para o make não derreter no calor do verão.

12/01 „„ Saiba qual cabelo combina mais com o seu tom de pele.

„„ Como escolher o protetor ideal para você. „„ Exercícios para conquistar o bumbum perfeito. 19/01 „„ Cuidados com a saúde no verão: alimentos, pele e imunidade.

„„ O que emagrece mais: dieta ou exercícios físicos? „„ Cortes que estão com tudo nessa temporada. 26/01 „„ Abandone o sedentarismo e viva melhor! „„ Blond girl: entre na tendência do loiro. „„ Cores e tons de make de verão.

7


8

sempre bem | Saúde

e da s u Ab teção e pro soment e l atéis o solar s e tom h e depo as 10das 16h ais ter por m uidada. é r a l o s em c tetor vem e b ábito e Usar pro o j e l e p mh ma tempo u esse cuidado e me Transfor le a diferença pe sinta na

a d i g e t o r p m Be o

não perder rapidareciso ito mais dável Para o fe e ado é p o e z o ra n d g n nzead ro a e b o rd clara pe seja br ter um corpo tem pele tea oxidar, por último, que se sente bem m ra e a u P Q . pro o cuidados car um ente. E, você nã , o sol se inr alguns meiros dias, apli for pegando o Brasil ciso m uso, porque “se mente ele vai e t d e t r a p e cil ao s pri edida qu as morenas as é pre uto, difi deve, no 0, e à m 6 ando. M o interferir com o prod rotina”. Já h S . P il r F 5 b 4 m assar mpre ra FPS tor co à sua a ra nã r p s a a ra p a t z o u le o depois p ve rp d está se d o io e a re c v 5 id r, ra 4 o u lt c c S P e e su s uma ar pelo F roduto d atenção da pele. Os raio são prejudipara a m começ o esqueça: o p o sair de e re v s t e e re d d la ú en e o a c ã a o n co na s Não ísticas raios s plicado o 30. E lica que nto pre es nos água e a ar e de piscina. t lhecime José exp ifatorial para à a e o v t e c t present n s n is e e e c t n m r Fra mult causam ele. ser resis anhos de O douto é uma doença ciais e protetor ção so- casa e após os b de p m e u t r r e ro le c ra p e n t p a â n um câncer de enco e até c fatores, rferir. roteger, tipo de pele é todos os l podemos inte ce e d has melasmas, aquelesa ro Para se p “ u b e e m s u n e a q a o u m h e q c ra manc o a a a n p al Para ico a su uito r os solar ide rtantes. Dermatologia, lar é o ún ol, aumento m s pequenas SemNada de deixa sol, surgirem n se o p im s to e h, u vo s ão a pelo dos pon de Brasileira d mais 10h e 16 car articipa- Se eu le cer de pele. S usados e a p re u c t q n a , e is e , a a V t o d n in U c apli da Socie osé Dias Bran essa tarefa é de ter cân e forma consta , de certa s . Fuja dos raios ueça de to a q s e o J D d n ã le B n , e o a p aS s exposições se o ros gist Francisc enda ao squisa d 2012, 17,03% rmatolo s e boné específico para e e m u p d o é c p A a m re h u ”. c ar mais. lar no cam Em mpre e ção de tetor so re que su l. Ele se tos importantes - danifi omprova isso. âncer d ro p c e p v m á e m s m s o n u c u e indisp s pon produ forma, c tes atendidos s horas o , eram eiro, um ientes trê n cada dua as 3,85% . n e p a seus pac tetor solar. Prim o maior que dos pacie e s ro brancos s fatore eçã uso do p a fator de prot . Segundo, a pele eram rando um desse h ia t n s d e r dia, gros, mo to que t rosto, no dia a vezes po em ne o ro t ra a a u p q , d a 0 3 ten rês ção de t mais modernos reaplica s o t u d pro pois os

r

o Na mai


ra? o g a e , i Exagmeo croem todas as neosesxaasgerou Se, mes u a mão cê perde ode fazer para dicas, vo ep eja o qu no sol, v ueimaduras: sq aliviar a área

os Númer

* % 5 16,6

ha do Campan a n s o did em todo ens aten âncer de Pele, m o h s e ao C ient dos pac al de Combate ra n ça, cont n io c e a o d a Dia N m resentara país, ap

a gelada n e a termal sais minerais u g á e if „„Borr . Ela é rica em o flamatóri afetada o anti-in it fe e ter a m te a comba ua ajuda g á te n basta „„Beber tação ina desidra m vitam s ricos e judam a to n e m li a se ma a „„Consu têm antioxidante C, que r a pele nem recupera quente, om água c o h n a me b „„Não to no sabonete exagere

11,57%

Branco, sé Dias Brasileira o J o c is Franc dade da Socie membro logia. ato de Derm e forma d nça na e r e a f i d m o Existe cordo c ol de a tomar s pessoas? ção as idade d ariação na indica ce para nte te v

agora ados até os divulg im lt ú s o 2012, o ano de *Dados d da Saúde o ri té is pelo Min

3,96* lor R$ 5 Episol Co

2* R$ 34,0

extra

c R$ Episol Se

72,44*

co Não exis O que a r jovem a idade. e rm essoa se p fo a d con te n e cedo o depend to mais n todos, in a u q e a, é qu s B, que ou adult ravioleta lt u dez s io os ra artir das sol, men cos. A p fi lé , que a B m V ais esses U d to são os m n e m stão á um au pele e e horas, h is para a ia pele e ic e d d r ju e re de cânc são os p s o s a c os nos envolvid nto. lhecime assar de enve cia de p

pletas e ais com oleosas, m s a h n peles das li m uma il? Para ’água e não e s t ra l B o is o d d o Ep à prova logistas gia Très bia que dermato antioxidantes lusiva tecnolo r Você sa o p s a exc do uma as e ndad vitamin is, conta com , proporcionan m recome m e t c a e lS do m a pele uem te o Episo s. Além sorve o sebo d vidade. Para q PS 30 e o v ra c F ua provoca ncapsula e ab o, com ilho e s ee , antibr o é Episol Fluid toprotetor com o c e s e Sec, qu d fo qu orena o indica o de to lor, um sensaçã mal ou mista, e pele m ea e pisol Co E a n o re o m r e m t o mogên a pele n orção. E ainda ele clara, pele pele ho a o p s d : b n s a a rápida alidade es, deix três ton perfeiçõ base em disfarça as im olher! ue esc mais, q ra, é só ho. Ago il r b m se

Ajudinha

R itor de Q Baixe o le u dispositivo se CODE em matéria sobre à ta is s s a e eu teger o s ro p como l o S filho do

outor! fala, d

tadas. eres afe de mulh

uido Episol Fl

+NATV

portân s, Qual a im lar todos os dia o ? s r o o d t e ubla s prot m dias n ainda existem e e iv s , inclu em nublado

o uando e, mesm Mesmo q tas. E qu le io nuvens, v ra m lt o u m dias c os raios e s e õ rç propo menores so a pele. ar em ca m a danific te observ

n importa er de pele? O que é ânc c e d umentam a eit o, que a rp o de susp c o n ras

s, escu regulare Manchas sejam ir e u com q , m o ra h g n m e san de tama re fe lo, e u r exemp icas, q assimétr izam. Po tr a ic era c e o e, nã ve, qu facilidad empre te s ê sões c o le v l que também E . u a um sina e c s a manch e que cre na mesm s, pequeno a d a ri cores va laras. que têm e mais c escuras s re o c á h

9

*Esse produto está disponível em todas as lojas das Farmácias Pague Menos do Brasil e, também, pelo site: www.paguemenos.com.br. Os valores apresentados podem variar de acordo com a loja ou a região sem aviso prévio.

sempre bem | Saúde


10

sempre bem | Você

Cabelo e make para as festas de final de ano

Fim de ano é sempre uma delícia: festas, formaturas, casamentos, confraternizações e comemorações para todo lado. Para ajudar nessa maratona, a Viva Sempre Bem mostra as tendências para você se inspirar e arrasar!

Diva retrô

O visual diva retrô de Hollywood de Maria Helena Chira fica lindo para qualquer ocasião mais formal: casamento, aniversário de 15 anos ou formatura. Cabelo: Alise os fios. Aplique um spray de volume se o seu cabelo for fininho. Separe o cabelo em partes e faça cachos com o babyliss deitado. Quando o cabelo esfriar, passe uma escova para soltar os cachos. Coloque o cabelo todo para o lado e use spray fixador. Se quiser prender melhor, use grampos grandes na parte de trás. Make: Prepare a pele com uma base de efeito matte e pó. Nos olhos, passe uma sombra de tom próximo à sua pele em toda a pálpebra móvel. Esfume o côncavo com um tom um pouco mais escuro para definir o olhar. Faça um delineado e finalize com máscara para cílios, bronzer e o batom da sua preferência.

Brilho perolado Monique Alfradique usou o contraste do preto com o pérola, mas com pele mais natural, e arrasou. Está pronta para qualquer festa, e a dica é ótima para o Réveillon. Cabelo: O cabelo com ondas e jogado todo para um lado é mesmo uma tendência chique e atemporal. Veja as nossas dicas aqui ao lado, no passo a passo da Maria Helena Chira. Make: A pele está bem natural, só com um B.B. Cream. O blush e o batom rosados seguem essa ideia mais leve, que complementa bem o olho com brilho. Na pálpebra superior, ela fez um delineado estilo gatinho. Com lápis preto, delineou por fora da linha dos cílios inferiores. Usou lápis branco na linha d’água. A sombra perolada preencheu do cantinho interno até quase a metade a pálpebra. Dali até o fim do delineado, vem um esfumado preto.

Básico e eterno

Sabrina Sato apostou nos cabelos ondulados, que nunca saem de moda, e numa maquiagem bronze. Cabelo: Escove bem o cabelo para ter um acabamento perfeito. Faça os cachos com o babyliss em mechas não muito finas. Use spray com fixação média, pois quanto mais desestruturados os cachos forem ficando, mais natural é o look. Make: A pele é bem opaca, então use uma base matte e pó. Nas pálpebras, um tom terroso e sem brilho combina com o pó bronzant no lugar do blush. Lápis preto na linha d’água, riscado só até a metade, e esfumado. O truque aumenta olhos pequenos.


sempre bem | Você

Clássico ousado

O coque baixo com risca lateral é um clássico que está em alta. Reparta o cabelo, puxe bem os fios e prenda o coque com um elástico. Faça o acabamento com um acessório bem bonito. Na maquiagem, o foco é nos olhos, com sombra roxa, que é uma supertendência, aplicada na pálpebra inteira. Para intensificar a cor, basta usar um pincel molhado para aplicá-la ou fazer uma base com sombra preta.

Dama de vermelho

Chique com cor Claudia Leitte é inspiração para quem quer um toque de cor na maquiagem, mas não tem coragem ainda para ousar tanto. Cabelo: O visual molhado é tendência, principalmente assim, bem colado à cabeça, com coque. A divisão do cabelo pode ser lateral, como a da cantora, ou no meio. Make: A pele é mais leve, com um brilho natural que é a cara do verão e feita com um B.B. Cream. O olho tem cor com um lápis colorido (a cantora usou um verde ao redor de todo o olho), um esfumado marrom no côncavo e preto bem intenso na pálpebra móvel. Com um pincel fininho e molhado, escolha a sombra de sua preferência e delineie a linha dos cílios inferiores. Complete o look com lápis preto, máscara, bronzer e batom cor de boca com um pouco de gloss.

O vermelho nunca sai de moda, seja no batom ou no vestido. Isis Valverde sabe disso e apostou na dupla, uma tendência forte, mais ainda se o esmalte for da mesma cor. Cabelo: Um preso bagunçadinho é o equilíbrio ideal para a força clássica do vermelho. É um cabelo moderno e prático, pois quanto mais fios soltinhos melhor. Make: Com um batom vermelho, você não precisa de muito mais para arrasar. Se ele for opaco, melhor ainda. Isis usou um esfumado preto só na pálpebra móvel, delineador e muita máscara. Ela iluminou as têmporas (região na lateral do rosto entre o olho e a testa) e ficou linda.

11


12

sempre bem | Você

Depilação Dossiê da

Quem quer saber de roupas fechadas e pelos indesejados quando chega o verão? Conheça os tipos de depilação e escolha o seu favorito para ficar com a pele lisinha

Chega o verão, e a gente começa

a deixar a pele à mostra, usar biquíni, shortinho, camiseta regata. Mas nenhum desses looks fica completo sem o “acessório” principal: uma pele lisinha. Livrar-se dos pelos não é exclusividade feminina. Os homens começaram só com a barba, mas hoje já são adeptos de depilação em locais como peito e costas.

Lâmina

Indicada para quem tem poucos pelos e procura praticidade, a lâmina não é uma vilã como dizem. Ao contrário do que se pensa, ela não engrossa os pelos. O que acontece é que ela corta o fio rente à pele, onde ele tem a espessura normal. As pontas é que tendem a ser mais finas. Vantagens: Barata e prática. O ideal é usar sempre um creme próprio para lâmina e nunca passar com a pele seca. Desvantagens: Quando ela passa, leva também uma camada fina que protege a pele, que fica mais sensível. Os pelos voltam a aparecer em um ou dois dias. Dica: Estique a pele por onde a lâmina estiver deslizando. Opte por uma que tenha fita lubrificante. Faça movimentos suaves no sentido do crescimento do pelo

A Viva em eB Semprjudar vai a olher a esc lação a depi para certa cê vo

Os cuidados antes e depois da depilação

Antes de começar a depilação, faça

uma assepsia no local para evitar que micro-organismos entrem em contato com áreas sensibilizadas e causem inflamação ou irritação. Ao final, óleos, como o de amêndoas, e hidratantes ajudam a retirar o excesso de cera sobre a pele. Entre uma depilação e outra, é

recomendável fazer esfoliações semanais e hidratações diárias para evitar encravamento. Espere três dias para se depilar depois da última esfoliação.

Cera A quente ajuda a abrir os poros e facilita a depilação. A fria é mais desconfortável, mas diminui as chances de o pelo encravar. É indicada principalmente para quem tem muito pelo. Vantagens: Dura de 15 a 20 dias. Ao longo das depilações, o pelo vai ficando mais fraco e fino. Desvantagens: O pelo enfraquecido é mais suscetível a encravar, ou seja, a pele precisa estar bem hidratada e esfoliada. É preciso esperar que o pelo atinja 0,5 centímetro para ele sair com a cera. Dica: Experimente os vários tipos de cera. À base de mel e à base de algas são para peles sensíveis. Você vai encontrar a sua!

Linha, depilação egípcia ou árabe

Um treinamento específico é necessário para essa técnica, que utiliza uma linha de poliéster enrolada nos dedos. Quando passa na pele, o movimento faz com que os fios se enrosquem e sejam arrancados pela raiz. Vantagens: Dura como a depilação a cera e não remove as camadas externas de proteção da pele. Desvantagens: A dor. Como a linha é estreita, o processo é demorado. Dica: Prefira a linha para áreas pequenas e delicadas, como buço e sobrancelha, e penugens do rosto em geral


sempre bem | Você

13

Agentes químicos “derretem” o fio, que se desmancha ao ser removido. Indicada para qualquer quantidade de pelo e corpo inteiro, exceto regiões íntimas Vantagens: É uma forma rápida e prática de fazer em casa e dura até três dias. Também ajuda a hidratar peles ressecadas. Desvantagens: O cheiro forte foi minimizado pelas empresas, mas ainda é perceptível. Dica: Antes de usar o creme pela primeira vez, faça o teste de alergia. Passe em uma área pequena, retire os pelos e aguarde 24 horas para ver se aparece vermelhidão ou ardor Dermacyd Teen R$ 14,44*

Laser

A melanina presente no pelo atrai o laser, que destrói a raiz com o calor. Indicado para qualquer quantidade, porém, é mais eficaz em pelos escuros e espessos. Vantagens: O efeito dura de 6 meses a 1 ano, e as sessões já não são mais demoradas nem doloridas. Desvantagens: Entre uma sessão e outra, é recomendada a utilização da lâmina, para que a parte mais espessa e escura do pelo predomine. Dica: Apesar das técnicas de depilação permanentes estarem sempre em evolução, ainda não existe nenhuma que elimine 100%

Dermacyd R$ 19,52*

essencial para a higiene Tendo pelos naturais ou nenhum (os dermatologistas aconselham manter pelo menos uma camada fina, para a proteção), é possível manter a higiene e a saúde se o produto certo for utilizado. Sabonetes íntimos respeitam o pH dessa região e previnem a proliferação de bactérias, evitando infecções e odores indesejados. Se você tem um dia a dia corrido, vai adorar saber que Dermacyd agora é 24h e oferece sensação de bem-estar o dia inteiro. A novidade está em todas as versões das linhas adulta e teen. Muito mais proteção para mulheres de todas as idades.

Multigrip®.

O líder do mercado de antigripais.1

*Esses produtos estão disponíveis em todas as lojas das Farmácias Pague Menos do Brasil e, também, pelo site: www.paguemenos.com.br. Os valores apresentados podem variar de acordo com a loja ou a região sem aviso prévio.

Cremes depilatórios


ssedutor 14

sempre bem | Você

Um olhar +

Cílios longos e volumosos garantem um olhar poderoso e um visual superfeminino. Saiba como cuidar deles e ficar ainda mais sedutora

Não há nada mais feminino no rosto

da mulher do que os cílios. Eles são a moldura do olhar e, se estão longos e destacados com aquela máscara incrível, basta um batom para sair de casa arrasando. Mas ter cílios bonitos e saudáveis exige cuidados. A região dos olhos é muito sensível e precisa de uma atenção toda especial. Por exemplo, usar máscara todo dia dá um up no visual, mas se você não remover o produto antes de dormir, pode enfraquecer e quebrar os fios. Quer saber mais sobre o mundo dos cílios perfeitos? A gente te mostra agora:

Como aplicar máscara

Passar o rímel é fácil, mas há algumas dicas que podem facilitar:

1

Na frente do espelho, em vez de levantar o queixo, abaixe. Com o rosto para baixo, os cílios ficam mais longe da pálpebra, e as chances de borrar diminuem.

2

Aplique da raiz para as pontas, em movimento de zigue-zague, para o produto penetrar entre os pelos.

3

Retire o excesso do produto na borda da embalagem. Assim, você começa separando e alongando os fios.

4 +NATV

dica Baixe um leitor de QR CODE em seu dispositivo e assista à matéria de maquiagem para os olhos

Misturar máscaras com diferentes funções garante um olhar mais definido! Que tal usar uma alongadora e depois uma de volume?!

Construa camadas. Aplique a primeira em um olho, passe para o outro, e só então volte para a segunda camada. Passar a escovinha várias vezes sem um tempo de secagem entre as camadas vai retirar o produto em vez de depositá-lo.

5

Não se esqueça dos cílios inferiores. Uma camada aplicada com a escovinha em pé é suficiente para pintá-los e deixá-los mais aparentes.


1

2

8

7

3

Com um visual um tanto quanto assustador, o curvex pode ser o melhor amigo de quem tem cílios retos. Sua função é curvar os fios antes da máscara, nunca depois, modelando-os em poucos segundos. Para usar, abra o curvex e posicione os cílios entre as borrachinhas. Feche-o e conte 15 segundos. Você vai ver a diferença!

6

1 Escovinha: O formato mais clássico. Quanto maior a escova, mais volume ela dá aos cílios. 2 Pente: Separa os cílios, deixando-os bem alongados e definidos, sem grudar. 3

Cerdas curtas e grossas: Acumulam bastante produto, por isso dão mais volume.

4 Cerdas finas e duras: Alongam os fios sem formar gruminhos de produto. 5

Cerdas bem separadas: Penteiam os cílios, deixando-os separados e longos.

6

Cerdas alternadas: Pegam dos fios mais curtinhos aos mais longos. Boas para fios ralos.

7 Formato em C: Ajuda a curvar os cílios, fazendo as vezes, de curvex. 8

Ouriço: A bolinha cheia de pontinhas faz aplicação pontual da máscara, preenchendo os cílios em qualquer ângulo.

5

O curvex

Os aplicadores

4

r

sempre bem | Você

Remova sempre a máscara!

Deixe a preguiça de lado e, antes de dormir, retire toda a maquiagem, com atenção especial para os olhos. Há máscaras à base de água que saem totalmente no banho, mas também há várias que são poderosas e precisam de um demaquilante. O tipo mais famoso é o demaquilante bifásico, que tem composição oleosa e dissolve bem o rímel. A dica é embeber um algodão com ele e deixar alguns segundos em cima do olho, para amolecer o produto e não ser necessário esfregar. Os demaquilantes em creme também são potentes. Se preferir, experimente retirar o produto com óleo Johnson’s, que limpa sem irritar os olhos.

Latisse

Conheça o tratamento para alongar os fios Nem todo mundo nasceu com cílios longos e lindos, mas, com uma ajudinha do Latisse, um olhar mais poderoso é possível para todas! O tratamento está fazendo o maior sucesso, uma vez que estimula o crescimento dos cílios em comprimento e espessura. O resultado é como o de uma máscara, mas sem precisar usar maquiagem. Basta uma gota por dia, e de cada lado, aplicada somente nos cílios superiores. Em dois meses, os cílios estão perfeitos e, com quatro meses, basta fazer uma manutenção, usando de duas a três vezes por semana. O Latisse é um medicamento, portanto é importante que você consulte seu oftalmologista ou dermatologista antes de começar a usar.

Reutilizando aplicadores de máscara Quando sua máscara para cílios acaba, você pode dar um novo destino ao aplicador. Com removedor de maquiagem e algodão, retire todo o produto da escovinha. Depois você pode utilizála para pentear as sobrancelhas ou até para aplicar máscaras com sua escovinha favorita o resultado é sempre diferente!

15


16

sempre bem | Você

Fique linda

sem sair de casa! Troque o zum-zum-zum do salão de beleza pelo conforto da sua casa! Vários serviços profissionais já estão disponíveis no mercado em versões “faça você mesma”. É só seguir nossas dicas!

Fazendo banho de lua O banho de lua envolve a esfoliação, a hidratação e o clareamento de pelos.

1 2 3 Aparando o cabelo

A técnica é clássica e superfácil, mas funciona melhor com cabelos longos. Penteie o cabelo inteiro para a frente e amarre um rabo de cavalo na testa. Com uma tesoura afiada, faça um corte reto, na horizontal, igualando todos os fios. Corte um dedo de cada vez, até ficar no comprimento desejado. O cabelo fica lindo, repicado e com cara de profissional!

O primeiro passo é a esfoliação. Não faça muita força para não irritar a pele. Retire o produto no chuveiro. Use um óleo corporal para ajudar na hidratação e proteger a pele de qualquer irritação que o descolorante possa causar. Seque a pele para aplicar o clareador. Os kits são uma opção prática, pois já vêm com água oxigenada e pó descolorante, mas se você preferir, pode comprar os dois separadamente. Aplique na pele de forma a cobrir todos os pelos. Retire o produto no chuveiro e lave a pele com sabão neutro. Finalize o banho de lua com um bom hidratante.

4 5

Kit Clareador Blondor R$ 14,27*

Kit Clareador Lightner Menta Aloe Vera - R$ 10,45* Kit Clareador Biocolor R$ 8,95*


Tintura Olia Garnier R$ 18,59*

Tonalizante Soft Color R$ 15,95* Tonalizante Casting L’Oréal R$ 19,30*

Tintura Imédia Excellence L’Oréal R$ 19,30*

Kit Californianas L'Oréal R$ 24.09*

Pé e Pernas Granado R$ 17,59*

Kit Mechas Biocolor R$ 9,59*

Pintando o cabelo

Fazendo mechas

Todo kit de tintura de cabelo é bem parecido, seja um tonalizante ou uma tinta em mousse. No geral, misturam-se cor e emulsão reveladora em uma bisnaga aplicadora e, com luvas, você vai espalhando por todo o cabelo seco, até ficar todo coberto. Então, é só esperar o tempo indicado nas instruções, entre 25 e 45 minutos, e enxaguar. É importante fazer um teste de alergia 24 horas antes de pintar para ter certeza de que o produto não vai fazer mal. Ah! Passar hidratante na testa e nas orelhas evita que a pele fique manchada com a tinta. Vale a pena!

Clarear o cabelo em casa era a maior das ousadias do “faça você mesma”, porque havia o risco de maltratar o cabelo ou de manchar a cor. Agora, com a chegada de kits de mechas californianas, tudo ficou seguro e muito fácil. Há duas possibilidades de aplicação: separar mechas fininhas e fazer luzes em todo o comprimento do cabelo com a ajuda de pedacinhos de papel alumínio e um pincel ou usar a escovinha que vem na embalagem, superprática. É só colocar a “tinta” nela e pentear os fios. Dica de ouro: para conseguir um efeito degradê, comece aplicando a tinta de baixo para cima, assim as pontinhas ficam mais tempo descolorindo do que as regiões mais altas. O resulto é lindo!

siga nossaasça, f dicas.uide se c sa e em ca se! arra Esmalte Risqué R$ 2,45*

Kit Mechas Koleston R$ 28,44*

Tenys Pé Creme R$ 6,62 *

Esfoliante para os pés Risqué R$ 17,99*

Esmalte Impala R$ 3,40*

Cuidando das Mãos e dos pés Esmaltar as unhas é questão de prática. Com um pouco de treino, dá para acertar em tudo! Para fazer o esmalte durar mais tempo, é importante que as camadas sejam fininhas. Tirar a pontinha com o polegar depois de cada camada também ajuda a aumentar a durabilidade. Por fim, tenha sempre um extrabrilho em casa. Na hora de cuidar dos pés, faça um SPA em casa. Comece com um gel ou sabonete relaxante acariciando os pés. Escove as unhas gentilmente. Esfolie os pés inteiros, dando atenção aos calcanhares. Se necessário, passe pedra-pomes ou uma lixa fina para deixar bem lisinho. Finalize com uma mega-hidratação.

Esmalte Colorama R$ 2,69*

Cera Corporal Veet R$ 10,97*

Creme Depilatório Depi Roll R$ 15,28*

Cera Quente Veet R$ 23,59*

Depilação Com um pouco de atitude e a ajuda de ceras prontas, você pode se depilar sozinha e em casa. Existem alguns tipos diferentes. A cera fria pode vir em um potinho, para você mesma espalhar em folhas de papel e arrancar os pelos, mas também já há o que vem nas folhinhas. Também existem versões de cera quente que você aquece no micro-ondas, e a própria cera, ao tocar a pele, endurece e pode ser arrancada sem a ajuda de toalhinhas. Pelos mais curtos que não saírem com a cera podem ser retirados com a pinça para um acabamento mais profissional. Ao final, use óleo hidratante. Depois, é só desfilar!

17

*Esse produto está disponível em todas as lojas das Farmácias Pague Menos do Brasil e, também, pelo site: www.paguemenos.com.br. Os valores apresentados podem variar de acordo com a loja ou a região sem aviso prévio.

sempre bem | Você


18

sempre bem | Você

o p m e t o t n a u Q

? m e t ê voc

Acabaram-se as desculpas. Mãos à obra. Agora, você só passa 20 minutos hidratando o cabelo se quiser. Quer saber por quê? A Revista Viva Sempre vai te mostrar agora!

Não adianta só pintar,

escovar, cortar ou modelar. Nenhum cabelo sobrevive bem sem uma hidratação poderosa e frequente. E, com a tecnologia da indústria cosmética, não tem mais nenhuma desculpa, nem mesmo a falta de tempo. Sabemos que seu dia a dia é corrido, então, invista na hidratação que irá encaixar perfeitamente na sua rotina. Para começar, escolha qual o seu tipo de cabelo e do que ele precisa. Se oleoso, tingido, com química ou danificado, por exemplo. Dentro desse universo, você irá encontrar produtos de hidratação mais ou menos rápida. Hidratar os fios em casa dá resultado, sim. Basta saber fazer, já que hoje temos produtos tão eficientes quanto aqueles encontrados nos salões. Na hora de aplicar, um dos erros mais comuns é estar com os cabelos muito molhados. O ideal é pressionar a toalha de leve, tirando o excesso de água. Para espalhar, separe mechas, massageando cada uma delas. Se quiser evitar a oleosidade na raiz, evite o contato do creme com o couro cabeludo. A frequência, você pode decidir. Se achar que seus fios estão muito danificados, hidratar semanalmente é o ideal. Para os demais, cuidados a cada quinze dias é o suficiente.

Aprendendo a lavar o cabelo

Lavar os cabelos é o que há de mais básico, certo? O problema é que muitas vezes não estamos fazendo isso corretamente e isso prejudica demais. Para não acelerar a oleosidade do couro cabeludo, nunca deve-se usar água quente. Diluir um pouquinho o shampoo e o condicionador com água ajuda a evitar o acúmulo de produto e, na hora de massagear, nunca usar as unhas, sempre a ponta dos dedos, para não machucar. Experimente também deixar o shampoo fazer efeito nos fios por cerca de três minutos. Dizem os cabeleireiros que no primeiro minuto ele limpa e tira os resíduos e, nos outros dois, trata. Repetir a operação só se você ainda notar o cabelo sujo. Caso contrário, pode ressecar. Na hora do condicionador, procure aplicar o produto só até a altura das orelhas, sempre em uma quantidade pequena. Massageie os fios e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, retire-o por completo. Seus cabelos ficarão macios, sedosos e, claro, limpos. Lembrando que, no mercado, existe uma enorme variedade de shampoos e condicionadores específicos para cada tipo de cabelo e é importante usar aqueles que são mais indicados para as suas madeixas. Assim, fica fácil conquistar o resultado que sempre quis!


1 min. Óleo Elseve Extraordinário R$ 21,89*

Óleo de Argan Amorável R$ 20,89*

3 min.

Super Óleo 8 Garnier Fructis R$ 17,52*

Reconstrutor Pontas Duplas Dove R$ 31,79*

Para quem quer uma boa alternativa para deixar os fios com um aspecto hidratado, os óleos de tratamento são ótimas opções. Depois do boom do óleo de argan, ainda em 2012, as marcas correram atrás em busca de princípios ativos semelhantes, e fomos presenteadas com toda variedade de óleos. Os vendidos atualmente não deixam os fios pesados e, sim, com aspecto sedoso e brilhante e exigem apenas uma rápida aplicação, com efeito até a próxima lavagem. Se usados nos cabelos úmidos, massageando, cumprem o objetivo de regenerar a fibra capilar e revitalizar o couro cabeludo. Tudo isso sem, claro, aplicar na raiz. Já se os fios estiverem secos, são ótimos finalizadores e prometem acabar com o frizz. Para completar, são eficazes para nutrir, prevenir ressecamento, restaurar a vitalidade e devolver o brilho e a maciez das madeixas.

As ampolas podem ser usadas de modo mais rápido, com recomendação de cerca de três minutos. Por serem mais líquidas, tendemos a misturá-las no shampoo ou mesmo no condicionador, mas isso não é recomendado. Essa junção pode alterar a fórmula dos dois produtos, anulando os benefícios de ambos. Para aplicar da maneira certa, evite o contato com a raiz, pois há o risco de obstrução dos poros, irritação, descamação e, claro, aumentar a oleosidade. Vale lembrar que elas são mais recomendadas em caso de fios muito danificados. Por terem aplicação rápida, não penetram tanto, nem são tão absorvidas quanto as máscaras que ficam agindo por mais tempo nos cabelos. Por isso, prefira as ampolas para hidratação de rotina, deixando-as de lado quando houver necessidade de um tratamento mais potente, como depois de fazer mechas ou ir à praia.

Dove R$ 11,92*

Pantene R$ 13,85*

Tresemmé R$ 11,76*

Head&Shoulders R$ 10,25*

15 min.

Wella ProSeries Hidratação R$ 10,91*

Tresemmé Hidratação Profunda R$ 21,47*

Creme de Tratamento Pantene Expert R$ 17,69*

Elseve – Reparação Total 5 R$ 11,92*

Tudo depende da indicação do fabricante, mas, normalmente, as máscaras mais encorpadas exigem uma aplicação mais demorada. Isso porque elas penetram mais na estrutura do fio. Para potencializar o efeito, antes de usar a máscara, lave os fios com shampoo antirresíduos, para que o excesso de oleosidade e impurezas não atrapalhe. A quantidade não é sinônimo de qualidade! Evite emplastrar o cabelo de creme, pois é a forma de aplicação que faz diferença: mecha por mecha, dando atenção a todos os fios. Na hora de aguardar o tempo de ação, use uma touca de plástico para que a região esquente naturalmente, sem risco de queimar. O calor ajuda a abrir as cutículas do cabelo, garantindo melhor atuação. Depois de passados os minutos indicados pelo fabricante, não deixe nenhum resíduo nos fios. Não retirar o produto completamente pode deixar os cabelos opacos, pesados e até causar a queda.

19

*Esse produto está disponível em todas as lojas das Farmácias Pague Menos do Brasil e, também, pelo site: www.paguemenos.com.br. Os valores apresentados podem variar de acordo com a loja ou a região sem aviso prévio.

sempre bem | Você


sempre bem | Você

20

X

APOSTE FUJA Quando chega uma nova estação, vem com ela uma nova nécessaire e um novo guarda-roupa. Saiba o que usar para arrasar no verão e não fazer feio na temporada mais esperada do ano.

fuja

Aposte

Cabelo

Unhas

Maquiagem

Roupa

Sapato

O ruivo e o strawberry blonde (um loiro avermelhado) estão com tudo! Use a cor em um corte de comprimento médio, e você estará pronta para a estação.

Em nail arts diferentes para cada unha, mas que combinem entre si. Chamada mix & match (misture e combine), a tendência é um arraso!

No batom rosa. Do mais clarinho ao pink poderoso, a cor é que vai comandar a beleza do verão 2014.

Nas estampas tropicais e coloridas, de azulejo português em tons de azul e branco, nas de inspiração étnica, com tons néon e formas geométricas. Até o jeans vem estampado!

Nas sandálias com salto bloco, de altura média e bem largos. Além de ser tendência, é confortável sem deixar de ser elegante.

Dos fios de cor natural. São tantas opções de cores e técnicas diferentes de mechas que simplesmente não dá para não experimentar.

Das nail arts mais antigas, como os desenhos de florzinha e bichinho. Nada mais cafona!

Do excesso de produtos na pele. Verão pede pele fresca, luminosa e com ar de saudável. Com BB cream, blush cremoso, muita máscara e batom você estará perfeita.

Calça listrada em preto e branco. A dupla de cores continua sendo clássica, mas deve ser usada em peças diferentes. As listras apaixonaram muita gente, mas passaram.

Moda praia

Nas hot pants. O maiô foi a vedete do verão 2013. Que tal no de 2014 você investir nos biquínis com calcinha de cintura alta? O visual retrô é chique e moderno!

Dos sneakers. Muita gente ainda tem um no guarda-roupa, mas a moda do tênis de salto embutido já passou e não vai deixar saudade. Do cropped top (blusa curtinha) com mangas no lugar da parte de cima do biquíni. Melhor deixar o estilo para as surfistas. Já pensou no bronzeado?


O Gel de Arnica para Massagem possui fórmula exclusiva, que oferece alívio imediato de tensões musculares ou inflamações. Seja para se recuperar de lesões ou relaxar, ele é perfeito para depois da atividade física.


sempre bem | Lançamentos

eis v í r c n i s o t u d o r p Confira esses Protetor solar 3 em 1 Ação hidratante, prevenção de rugas causadas pelo sol e proteção solar, tudo na nova embalagem spray de Nivea Sun. Fácil de aplicar, tem textura suave, rápida absorção e fórmula resistente à água. Proteção imediata para toda a família.

Muita cor e sem amônia Depois de seis anos de pesquisa, a Garnier chegou à Olia, a primeira coloração permanente sem amônia. Na fórmula, 60% são óleos que nutrem e ajudam a cor a penetrar.

Protetor Solar Nivea Sun R$ 45,39*

Tintura Olia R$ 18,59* 

Dê adeus ao frizz Os experts da Wella desenvolveram o Tratamento Ultra Intenso Frizz Control, que garante um look profissional de salão, com frizz controlado e cabelo 100% mais macio e hidratado. Ideal para quem tem cabelos danificados por chapinha, alisamento, coloração e químicas em geral.

Dentes superlimpos Já pensou em fazer uma limpeza 6,5 vezes mais profunda na linha da gengiva e 1,5 vez mais profunda entre os dentes? Isso é possível com a nova Slim Soft Cabeça Ultracompacta Macia, da Colgate, que tem cerdas com pontas 17 vezes mais finas para remover resíduos. Slim Soft Cabeça Ultracompacta Macia da Colgate R$ 14,10*

Tratamento Ultra Intenso Frizz Control da Wella R$ 8,70*

Base de verão Uma base que resiste ao calor, à umidade e ao suor. O lançamento da Maybelline, a base Super Stay 24h é perfeita para o verão. Disponível em quatro cores, todas com FPS 19. Base Super Stay 24h Maybelline R$ 31,75*

Maravilhas em potinho Produto queridinho do momento, a Geleia de Vaselina Vasenol Recuperação Intensiva forma uma barreira protetora contra os efeitos do clima, mantendo a hidratação natural da pele. Indicada para cuidar de joelhos, cotovelos e até dos lábios Geleia de Vaselina Vasenol R$ 12,85*

Cabelos mais resistentes A Pantene está fazendo sucesso com a linha Age Defy, da Expert Collection, que rejuvenesce o cabelo em até 10 anos. O mais novo produto é o Tratamento Fortificante, um spray de vitaminas e cafeína que, aplicado diariamente, engrossa e fortalece os fios em 14 dias.  Tratamento Fortificante Age Defy da Pantene R$ 45,99*

Cabelo limpo sem lavar Quando o cabelo já dá sinal de oleosidade, e você não tem tempo para lavar, a solução é o shampoo seco Batiste. Ele retira a oleosidade da raiz e deixa o cabelo com aspecto limpo, leve e solto! Shampoo Seco Batiste R$ 15,89*

*Esse produto está disponível em todas as lojas das Farmácias Pague Menos do Brasil e, também, pelo site: www.paguemenos.com.br. Os valores apresentados podem variar de acordo com a loja ou a região sem aviso prévio.

22


24

sempre bem | Pague Menos e Você

acesse a

pague menos onde você Estiver Compras incríveis em um só clique. Que tal experimentar o E-commerce das Farmácias Pague Menos e garantir os produtos de beleza mais bacanas do momento?!

O

nosso encontro aqui na Viva Sempre Bem é sempre recheado de dicas quentíssimas com os produtos mais desejados do momento: para você cuidar-se em casa, mudar o cabelo, cuidar dos fios, do corpo, do rosto e ficar cada vez mais linda sem precisar gastar muito. Você sabia que todos esses produtos estão à venda nas Farmácias Pague Menos? Sim, é na Pague Menos que eles chegam primeiro, com ótimos preços e disponíveis nas lojas físicas e também na nossa loja virtual, pelo E-commerce. Além da comodidade de comprar pela Internet, você ainda aproveita as promoções exclusivas disponíveis na versão on-line. É clicar, economizar e receber na sua casa, rapidinho, em qualquer lugar do Brasil! O que você está esperando? Acesse www.paguemenos.com.br!

+NATV Baixe o leitor de QR CODE em seu dispositivo e acesse o e-commerce da Pague Menos


sempre bem | Pague Menos e Você

Catálogo completo de produtos

Comprando pelo E-commerce Pague Menos, você tem acesso ao catálogo completo de produtos. São tantas opções que elas não caberiam em uma só loja física, mas cabem em uma loja virtual. Todas as cores da sua linha favorita de tintura para cabelo, os melhores dermocosméticos, maquiagens e acessórios, perfumaria e higiene pessoal… Assim, você pode comparar produtos, marcas, características e preços sem sair de casa e, no site mesmo, já realizar a sua compra. É muita praticidade!

Entrega rápida

Tire da cabeça a ideia de que comprar pela Internet é demorado. A Pague Menos tem lojas em todos os estados do Brasil, e é das lojas mais próximas que vai sair o seu produto. Com isso, o nosso tempo de entrega é reduzido, e os produtos chegam rapidinho para você.

Compra segura

Ao escolher o E-commerce Pague Menos, você não precisa ficar preocupada com seus dados. Nossa loja on-line é 100% segura e confiável, além de possuir um serviço de atendimento ao consumidor disposto a solucionar suas dúvidas e resolver o que você precisar.

25


26

sempre bem | Mente

Errar pode ter suas vantagens É difícil

aceitar que a gente errou. Se levantamos o tom de voz com alguém, se magoamos a quem nos ama, o primeiro passo, e o mais difícil de todos, é a autoanálise e a autocrítica. Mas, se bem aproveitado, o momento é perfeito para buscarmos crescimento pessoal e aprendermos boas lições de vida. O erro também tem seu lado bom! Conversamos com o psicólogo e psicanalista Daniel Franco, que deu todas as dicas para você aproveitar seu erro da melhor maneira possível e viver sempre bem.

Falar sempre ajuda

Na nossa vida, tudo é comunicação. Se você não acordou bem ou passa por um momento de dificuldade, converse com quem está perto. Vale dizer que está nervosa mesmo antes de cometer o erro ou depois do pior ter acontecido. O importante é acrescentar um "me desculpe" e se comprometer a não repetir o erro.

Rir é o melhor remédio

A possibilidade do erro causa um clima de tensão. O segredo é tentar dar um tom mais leve à vida, que tudo fica melhor. Daniel Franco lembra o caso de uma mãe que frequentemente perdia a paciência com o filho pequeno. Um dia, em um acesso de raiva, ele começou a rir. Quando perguntou qual era a graça, a criança disse: “Se a senhora visse como fica quando está com raiva, seria a primeira a rir”. Depois disso, sempre que está prestes a perder a paciência, diz para o menino: “Olha, acho que está na hora de irmos para a frente do espelho”. Na mesma hora a raiva passa, e eles riem, mas o filho entende que estava errando e aprende a lição.

Por que é tão difícil admitir?

O principal motivo é a falta de autoconhecimento. Aceitar nossos defeitos e aprofundar nas nossas virtudes exige coragem. Vivemos em busca de aprovação e reconhecimento dos outros e, muitas vezes, esquecemos quem realmente somos. O ser humano é frágil e inseguro, por isso tem dificuldades em assumir seus erros, mas uma coisa é certa: cada pessoa é forte o suficiente para reconhecer e transformar o seu erro em um grande aprendizado.

Saber que errou é fundamental

Às vezes, o erro vira hábito, e isso está longe de ser saudável para você e para as pessoas à sua volta. Ninguém precisa ficar na defensiva o tempo inteiro. Assim, estamos a um passo de nos tornar agressivos, indóceis e intolerantes, e o pior, colocando sempre a culpa no outro e o enxergando como ameaça. Se não percebemos nosso erro, não podemos aprender com ele. Nesse caso, ele é somente negativo.

Começar de novo

A possibilidade de errar e admitir que errou nos permite refazer e recriar a nossa história, trazendo um incremento às nossas relações e, em última instância, à nossa estrutura psíquica, o que significa, de um modo geral, crescimento pessoal. Assim, curiosamente, errar pode também significar acertar, quando o erro vem acompanhado de algum tipo de mudança objetiva da parte de quem errou. Em vez do sentimento de inferioridade, típico do fracassado, o indivíduo que erra poderá experimentar superação.

Ajudando a quem erra

Além disso, aquele que erra e que deseja tirar um aprendizado de seus erros necessita encontrar um ambiente positivo e acolhedor da parte das pessoas de sua convivência, seja no trabalho, na família ou no meio social. Também arrisco afirmar que somente será capaz de acolher positivamente o erro de alguém quem estiver minimamente de bem com os seus próprios erros e dificuldades.

Os tipos de erro Inocente

A pessoa não sabe que errou e o fez querendo acertar. Ela só descobre o erro quando alguém o aponta. Normalmente, reage bem e agradece a quem alertou, mas a crítica boa é a construtiva. Quando não estamos seguros de nós mesmos, fragilizados, saber pelo outro que erramos pode trazer um sentimento de rejeição e até de perseguição. A parte boa é que certamente esse sentimento é só seu, não condiz com a realidade.

Explosivo

É o tipo de erro que você não consegue controlar que aconteça, não sabe como ele surge, mas acaba cometendo sempre. Nesses casos, as pessoas mais próximas já têm uma tolerância menor, principalmente porque sabem que não está certo. É preciso ficar atento, pensar antes de agir e cuidar das suas relações consigo e com os outros.


AGORA FICOU Fテ,IL MANTER O SEU LOOK DE SALテグ EM CASA. NOVO TRATAMENTO ULTRAINTENSO, INSPIRADO NO GLOSS INTENSO DE KOLESTON.

*Uso regular vs. shampoo sem ingredientes condicionantes. Fonte: Euromonitor International Limited.

PAULA FERNANDES


28

sempre bem | capa

Cada vez mais linda e com o sucesso que sonhou durante a vida inteira, Paula Fernandes abre o coração para a Viva Sempre Bem. Na entrevista, ela conta as dificuldades e as alegrias da vida e revela: cuida do próprio cabelo!

Som Beleza &

S

uperfamosa desde 2010, quando cantou com Roberto Carlos para mais de um milhão de pessoas em Copacabana, no especial de fim de ano do Rei, Paula Fernandes desceu do palco e, instantaneamente, caiu em uma rotina puxada de shows. Em 2011, foram mais de 200 shows. Foi o ano da explosão, do sucesso meteórico. Hoje, a média é menor, mas nem por isso menos importante: além de cumprir uma agenda agitada de apresentações no Brasil, a mineira tem cantado e encantado ao redor do mundo, levando sua voz e seu talento para Estados Unidos, Portugal e até para países da África. Aos 29 anos, ela curte esse momento da carreira no qual tem mais tranquilidade e equilíbrio para viver a vida. Faz a sua música, emociona as pessoas, mas também cuida da horta, passa tempo com a família, namora e anda a cavalo. Mas nem tudo foram flores na trajetória

de Paula. A carreira começou ainda na infância, e a batalha demorou a vida inteira para ser vencida. Mas ela conseguiu e, de coração aberto, conta os detalhes de cada fase da carreira, além, claro, de revelar dicas e segredos de beleza!

Infância de trabalho Paula Fernandes era criança quando começou a cantar. Ganhou o total apoio dos pais, que a acompanhavam na estrada, se apresentando em programas de rádio e de televisão, em festas e eventos pelo interior de Minas Gerais, onde nasceu. Trabalhando, ela quase trocou a infância pela carreira: “Não vejo como uma troca, e sim como uma escolha que tinha de ser feita. Mesmo tendo começado a carreira muito cedo, eu posso dizer que consegui aproveitar minha infância. Não tinha muitos brinquedos, mas muita criatividade em brincadeiras sadias”, conta.

Nos rodeios da vida

Seguindo o ritmo de menina, ela entrou na adolescência fazendo shows. Tinha 12 anos quando foi contratada por uma empresa de rodeios e passou a viajar para cantar em vários desses eventos. O dinheiro era curto em casa, mas todo momento traz um aprendizado. “O lado bom foi, sem dúvida, a experiência e a vivência nos palcos. Não sei se tem um lado ruim, porque tudo me serviu como aprendizado. Talvez, a demora para as coisas acontecerem tenha sido um pouco aflitiva. O tempo de Deus é diferente do tempo da gente... Acredito que temos tudo o que merecemos e nem sempre o que queremos... Na hora certa”.

De Minas para São Paulo e de volta para Minas

O começo de tudo foi em Sete Lagoas, em Minas Gerais. Paula Fernandes conquistou o interior do estado e foi para São Paulo em


sempre bem | Capa

busca de sucesso. Mas o sonho de ser cantora não deu certo. Ela voltou para Minas, fez vestibular, mas não desistiu da música. E foi tocando em bares que ela foi descoberta e se tornou o sucesso que nós conhecemos hoje.

Quase geógrafa Você sabia que a Paula fez vestibular para Geografia e chegou a cursar? “Na época, fiz opção pelo curso mais barato, mas depois acabei trocando por marketing”, revela. Será que ela seria feliz com essa carreira no anonimato? “Certamente, acharia um caminho, mas, como tenho muita personalidade e determinação, busquei pelo meu sonho, viver da minha música, do meu canto!”.

Inspiração sertaneja A bela é fã de carteirinha de vários artistas sertanejos que são influências em seu

trabalho. “A voz feminina que tenho como referência é da cantora Roberta Miranda. Almir Sater, Sérgio Reis e Renato Teixeira também têm muito a ver com meu jeito de pensar e compor. Minha veia pop rock vem de bandas internacionais, e minha cantora internacional favorita é Shania Twain”.

Sucesso nas novelas A voz de Paula Fernandes já foi trilha sonora de amor, de esperança, de determinação, tudo em novelas. Começou em 2006, com América, e passou por Paraíso, Escrito nas Estrelas, Araguaia... “Ter uma música em

29


30

sempre bem | capa

O tempo de Deus é diferente do tempo da gente... Acredito que temos tudo o que merecemos e nem sempre o que queremos...

trilha sonora de novela é muito importante, porque leva a canção rápido ao conhecimento do público! Imagine o que é ter sua canção diariamente tocando em uma grande obra da TV brasileira? Difícil descrever a sensação. Me emociona demais”.

Cantando com o Rei Mesmo já tendo um vida inteira dedicada à música, Paula Fernandes só se tornou famosa de verdade em 2010, quando apareceu, linda, ao lado de Roberto Carlos, cantando na televisão. “Minha carreira se divide entre o antes e o depois de minha participação no Especial de Roberto Carlos. Além de ser o sonho de todo artista estar ao lado do Rei, percebi a diferença no olhar das pessoas. A partir daquele momento, o grande público tomou conhecimento de minha imagem, do rosto da artista que até então só conheciam a voz”.

Rapidinhas Não basta ser bonita, é preciso... “Ser saudável” Defeito: “É difícil lidar com adrenalina!” Qualidade: “Perfeccionista” Atriz favorita: “Gloria Pires” Ator favorito: “Lima Duarte” Novela que mais gostou de acompanhar: “Paraíso” Em sua bolsa sempre tem... “Maquiagem e barras de cereais” Não falta na sua geladeira: “água, frutas e iogurtes” Pessoa que você mais admira: “Minha mãe” Viagem inesquecível: ”Foram tantas... Las Vegas, para o Grammy Latino, e Bariloche, quando conheci a neve ao lado do Henrique” O que não pode faltar em seu guarda-roupa: “Camiseta bem larga” Quando acorda, não abre mão de... “Agradecer a Deus” Palavras que resumam você: “Sensibilidade, perseverança, determinação e disciplina”


sempre bem | Capa

Carreira internacional Você sabia que a Paula já foi cantar nos Estados Unidos, Portugal e até em países da África? Ela está podendo mesmo! “Comecei a excursionar pelo exterior no ano passado e confesso ter ficado surpresa com o carinho das pessoas. Não só com os brasileiros que moram fora, mas com o público local. Na África, me senti em casa, porque as pessoas cantavam todas as minhas músicas. Essa reação me deixou extremamente comovida”. Além dos shows, Paula gravou músicas com a cantora americana Taylor Swift e com o cantor colombiano Juanes.

Felicidade nas pequenas coisas

Paula Fernandes mora em uma fazenda perto de Belo Horizonte. Ela adora ter uma vida bem simples. Então, quando tem tempo livre, é disto que ela gosta: “Preciso estar em contato com a natureza para renovar minhas energias. Fazer um coque no cabelo, usar uma camiseta larga para cuidar da minha horta, das minha plantas, andar a cavalo e curtir minha família, meu namorado e meu cachorro Flokinho!”.

O segredo da cinturinha Não há como negar que nossa entrevistada tem a cintura mais comentada e invejada do Brasil. A região fica ainda mais evidente quando ela usa os corselets que já viraram sua marca registrada. “Sempre gostei de marcar a cintura. Quando não tinha dinheiro para comprar, usava cintinhos ou algo assim. É uma peça que gosto de usar nos meus shows, faz parte do espetáculo. Mas, no dia a dia, adoro tênis e camiseta!”. O segredo da cinturinha de pilão é a malhação: “Eu priorizo minha saúde, e a boa forma é consequência dos cuidados que tenho. Gosto de me cuidar para me sentir bem. Não consigo ir à academia por falta de tempo, então malho em casa ou no hotel com personal. A combinação para uma boa saúde e um bom resultado é malhar e se alimentar bem. Não fumo e não bebo”, diz.

Religiosidade Paula é uma pessoa de muita fé. “Fui batizada na igreja católica, creio em Nossa Senhora e em São Judas Tadeu. Acredito na doutrina espírita, mas minha religião é Deus, é com Ele que desabafo, agradeço e peço sabedoria sempre!”.

Cabelo sempre lindo O cabelo comprido, cheio de cachos e muito bem cuidado, é desejado por muitas mulheres. O mais legal disso é que é a própria Paula que lida com ele. “Meus cabelos são um xodó, por isso, cuido pessoalmente. Seja para sessão de fotos, gravações e todo trabalho referente à minha imagem. Eu os hidrato bastante”. Os cachinhos são naturais, e ela revela o segredo para deixá-los perfeitos: “Para ficar mais definidos, uso babyliss. Além disso, usar os produtos certos é muito importante para cuidar dos fios. Eu adoro o creme de estilizar da Wella ProSeries, os meus cachinhos ficam ainda mais modelados e hidratados”.

Sua própria maquiadora

Makes infalíveis

Além de fazer o próprio cabelo para os shows, Paula Fernandes também faz o make! Ela aprendeu tudo sozinha. “Aos 10 anos, passava só um batonzinho. Sempre fui autodidata e, quando comecei a fazer shows, não tinha quem fizesse a maquiagem. Por isso, fui me aperfeiçoando e me conhecendo para valorizar o que mais gosto no meu rosto”.

Todo mundo tem uma maquiagem infalível para o dia e a para a noite. Paula revela: “Uso o mais natural possível para o dia a dia. Uma boa base, pó, rímel e batom. Para os shows, adoro base, pó, blush e delineador. Amo cílios postiços”. O segredo para acertar no make? “Paciência e delicadeza. É como pintar um quadro todos os dias”, diz.

31


32

sempre bem | Bolso

eo comec m + ano co o no ir dinhe so bol

Tudo azul no

Ano Novo Este ano será diferente: que tal equilibrar o orçamento no fim do ano e começar 2014 com o pé direito e o bolso cheio?! É possível!

Quem não

passa o ano sonhando com o 13º que atire a primeira moeda. Antes mesmo de receber, a gente já faz planos, compromete o orçamento nos gastos com as festas e acaba começando o Ano Novo no vermelho. Claro que você pode usar o dinheirinho extra, mas saiba que ele pode render muito mais, fazendo com que seja motivo de felicidade não só em dezembro mas em 2014 inteiro. Veja nossas dicas!

Receba, calcule, compre

Não adianta ver a conta recheada e sair gastando tudo de uma vez, seja em compras ou quitando dívidas. Trace uma estratégia! Considere o seu 13º como 100%. Reserve 30% para pagar dívidas pendentes, 20% para poupar, já pensando no começo do ano, e 50% para as compras de fim de ano. Desses 50%, metade vai para os presentes e a outra metade vai para gastos extras. Se suas dívidas estão muito altas e não puderem ser quitadas com o valor reservado, tente entrar em contato com o credor para negociar. Ele vai apreciar sua intenção e encontrar um valor bom para todos. Evite cheques pré-datados e cartões de crédito. Eles são uma armadilha, já que em janeiro há despesas extras, como material escolar, IPTU e renovação de seguros.

Com a ajuda da tecnologia

Aplicativos grátis ajudam você a controlar os gastos pelo celular! Minhas Economias: Cadastre despesas e ganhos, lance parcelamentos e programe lembretes de pagamentos. Yupee: Além de organizar os gastos mensais, possui um espaço para os “Sonhos”, no qual o usuário lista o que quer cumprir e como vai conseguir tornar realidade com economia mês a mês. Cigam Boletos: Lê códigos de barra pela câmera do smartphone. Ele captura a numeração e pode enviar para o computador, e-mail, sites ou outro aplicativo para efetuar o pagamento. EconoFlex: Calcula se o preço do álcool está valendo mais a pena do que o da gasolina na hora de abastecer. É só cadastrar o preço da gasolina, e ele calcula o preço máximo do etanol.

Presentes para todos Seguindo nossa dica para fazer render o 13º, reserve 25% dele para os presentes. O Natal serve para a gente celebrar o amor, a família, e a troca de presentes deve ter mais a ver com carinho do que com preço. Tente comprar os mimos com antecedência, porque os preços ficam mais baixos fora da estação de compras. Dá até para ir fazendo isso ao longo do ano. A economia é certa!

Bons, bacanas e baratos

Use a criatividade e surpreenda no Natal: „„ Fuja do comum: uma sessão de

massagem ou uma aula de dança, de culinária, de canto... „„ Cesta de mimos: agrade com uma

cesta recheada de pequenos presentes, como bombons e um cartão com uma linda mensagem. „„ Mural de fotos: uma viagem legal,

momentos em família, tudo vira mural, que pode ser feito em uma moldura com vidro, em um quadro de cortiça ou até com barbante e pegadores de roupa pintados. „„ Comidinhas: uma caixinha de

cookies, de cupcakes, um vidro bonito com geleia ou compota. Faça a sua especialidade. É uma delicadeza que não tem preço.


34

sempre bem | Mamãe e Bebê

Seja bom exemplo Toda criança aprende mais fácil quando tem um bom exemplo em casa. Cuide das suas atitudes e prepare seus filhos para o futuro

Nenhuma missão na vida é mais complexa e gostosa quanto criar um filho. Desde a gravidez até a idade adulta, cada fase é como um tijolinho na construção de um ser humano com bons valores. Os primeiros anos são a base de tudo, e é justamente nesse período que os pequenos observam os pais e querem ser como eles. Portanto, seja exemplo, agindo da maneira que você considera correta - seus filhos e o mundo agradecem!

A imitação nos primeiros anos

Quando está crescendo, a criança vai se desenvolvendo em várias áreas: biológica (corpo), cognitiva (aprendizado), intelectual, afetiva e social. “Dependendo da fase em que se encontra, ela terá referências de padrões de conduta. Até mais ou menos um ano, a referência é a mãe ou a pessoa que desempenha a função materna. Acima de dois anos, essa referência é estendida ao pai ou à pessoa com função paterna”, explica a psicóloga Carolina de Lourdes. Sendo assim, a família é a primeira instituição socializadora dos pequenos. Por isso, é fundamental o “bom comportamento” dos pais nessa fase, praticando os valores que querem que sejam aprendidos.

Quando aprendemos com eles

Quando a criança entra na escola, ela entra em contato com outras visões de mundo. “Aos três anos, normalmente, a criança inicia sua construção social externa, com o processo básico de desenvolvimento escolar, além de trabalhar diferenças, sejam de estatura, raciais ou relativas a crenças. Ela passa a conhecer outros padrões de conduta, outras normas e leis”, diz. A partir dessa fase, se estimulados pela escola, os filhos podem aprender novos valores e até fazer o papel de críticos dos pais, se estiverem errando. Por exemplo, eles sabem que falar ao celular enquanto está dirigindo não é certo e, se virem os pais desrespeitando essa lei, certamente, vão questionar.

Educação é exercício

A base da educação da criança está na família. Começa nos pais ou naqueles que fazem esse papel. Às vezes, os pequenos são criados por avós ou tios, mas a importância é a mesma. Todos os que cercam a criança colaboram para o crescimento dela: família, escola, sociedade. “Somos responsáveis por nossas escolhas, conscientes de cada ação e suas consequências. Precisamos exercitar isso”, finaliza a psicóloga. Dedique tempo aos seus filhos e à relação com eles. Os pequenos até aprendem lições na escola, mas o amor da família é insubstituível.


sempre bem | Mamãe e Bebê

Como educar sem bater Nós não devemos perder a paciência com aqueles que a gente tanto ama, principalmente, com os filhos, que são apenas crianças e estão aprendendo - com os próprios erros, inclusive - a interagir com o mundo. A psicóloga Carolina de Lourdes diz que o segredo da educação é o diálogo e a verdade, não a palmada. “Criança entende tudo quando falamos e explicamos. O castigo, quando bem empregado, faz a diferença nessa construção, mas sempre conversando, explicando para a criança e ouvindo dela o motivo pelo qual ela foi castigada e como fazer para que aquilo não se repita. Vale a pena lembrar de expor riscos, sentimentos e afetos para ter como base a sinceridade”.

Valores para ensinar e praticar em família „„ Honestidade: Um dos valores éticos mais importantes. A forma de ensinar é com paciência e bom exemplo. Dizer sempre a verdade. Ser sincero é um bom começo. Ensine à criança o conceito de propriedade. Se ela pegar o brinquedo de um coleguinha e levar para casa, vá com ela devolver e pedir desculpas. „„ Respeito aos mais velhos: Uma lição de amor que precisa ser ensinada todos os dias e pode levar uma vida inteira para ser aprendida. Explique que os mais velhos têm experiência de vida, boas histórias e, por terem mais idade, já não têm tanta energia quanto antes, mas, nem por isso, menos vontade. „„ Tolerância às diferenças: É natural que o diferente pegue a criança de surpresa. Cor de pele, altura, religião, cabelo. Mostre que a beleza do mundo está nessas diferenças e seja exemplo, não falando mal das pessoas na frente dos filhos, por exemplo. „„ Amor próprio: Ajuda a construir a autoestima e a confiança da criança de que são capazes de enfrentar situações novas. Elogios e incentivos dos pais são essenciais. Se ela errou, critique o erro, não a personalidade e nem a própria criança.

Dica de o livr

“Crianças francesas não fazem manha: Os segredos parisienses na arte de criar filhos”, de Pamela Druckerman. Editora Objetiva. 272 páginas. Pamela Druckerman é uma jornalista americana que se muda para Paris depois de casar. Entre as diferenças culturais, ela observa que as crianças são as mais educadas que já viu. O segredo é a combinação de autoridade e relaxamento dos pais, que resulta em filhos comportados, mas sem serem reprimidos e sem personalidade; ouvir os filhos, mas deixar claro que os adultos é que mandam. Ótima leitura sobre limites.

Valores ao longo da infância „„ Até 2 anos: Constrói os conhecimentos com a ajuda e o exemplo dos pais „„ A partir dos 3 anos: Troca experiências com outras pessoas e passa a aprender também com elas „„ Depois dos 7 anos: Entende as regras, consegue ser fiel a elas e é capaz de firmar compromissos

35


36

sempre bem | Corpo

DE BEM COM A BALANÇA Perder peso não é parar de comer e nem sofrer. Tiramos todas as dúvidas sobre dieta para você não ter mais desculpa para não entrar em forma

Na hora de emagrecer, a mulherada

só pensa em uma coisa: sofrimento. Mas nem tudo é assim. Perder peso envolve sim uma parcela de esforço. O segredo é saber o que está fazendo e, então, ter menos problemas pelo caminho. Consultar médicos antes de começar qualquer dieta é essencial. Para te ajudar no pontapé, montamos um guia sobre mitos e verdades. Agora, chega de dúvidas!

as calotriivas Nega que

os Aliment tam mais s gas ingerido do que eles colorias suem. pos

Tomando saúde

O que pode atrapalhar

A água é um grande aliado quando se quer perder peso. A nutricionista Rafaela Isis Reis conta que um estudo americano concluiu que a combinação de uma dieta de baixas calorias com ingestão de água antes das refeições promove uma perda de peso 25% maior do que apenas uma dieta com as mesmas características. E um copo d’água durante o almoço ou jantar já é o suficiente, porque a ingestão de líquidos em excesso dilata o estômago, prejudicando a digestão. O chá-verde é um bom diurético, ajudando a desinchar e a eliminar as toxinas do corpo. Para ter todos os benefícios que ele pode oferecer, tome, no mínimo, 4 xícaras por dia, fazendo o chá com a própria erva. Para quem bebe água fria com limão, a nutricionista afirma que não há nenhuma comprovação de que isso ajuda na perda de peso e completa dizendo que “existe a crença de que alimentos ácidos queimam gorduras, o que não é verdade”.

Você pode estar acabando com o seu progresso na dieta mesmo sem saber. Por exemplo, se você pula o almoço ou o jantar, você está incentivando seu organismo a criar um sistema de defesa para os momentos de estresse. Depois de passar muito tempo em jejum, o organismo passa a estocar os alimentos na forma de gordura, para quando “ameaçado” pela falta de comida de novo, tenha reservas. E não exagere no jantar. Durante a noite, o metabolismo é mais lento e, se as calorias não forem gastas, serão armazenadas como gordura. Boas noites de sono são essenciais. Dormir bem libera serotonina, um neurotransmissor ligado ao prazer e que também é liberado quando ingerimos açúcar. Se você dorme mal, o organismo vai tentar suprir a falta de serotonina com o consumo de açúcar. Para piorar, uma noite de sono ruim desregula a produção do hormônio do sono, a melatonina. O que, por sua vez, aumenta a produção de grelina, hormônio que aumenta o apetite.


sempre bem | Corpo

Sem peso na consciência Já pensou em um alimento que gaste mais caloria para ser digerido do que ele realmente tem ao ser ingerido? Eles existem e são chamados de calorias negativas! Os ricos em fibras entram nessa categoria e, além de auxiliar no emagrecimento, são cheios de antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres. Entre os vegetais, couve-flor, brócolis, cebola, alface, salsão, chicória, espinafre, pimenta-vermelha, cenoura, berinjela, gengibre, aipo e agrião fazem parte da lista de alimentos com calorias negativas. Para as frutas, mamão-papaia, morango, tangerina, limão, pêssego, goiaba, melancia, framboesa, melão, abacaxi, maçã e laranja ajudam

As dietas mágicas

no emagrecimento. Falando em metabolismo, não custa nada investir também em comidas que o acelerem. Café, folhas verdes, maçãverde e clara de ovo são ótimos para essa função. E peixe, quanto mais leve e branco, melhor!

Ajuda das prateleiras

Xô, inchaço!

As dietas da moda, como a da sopa ou a da proteína, são consideradas eficientes, sim. Mas elas não costumam oferecer um resultado duradouro. Por terem cardápios altamente restritivos, raramente quem faz continua por muito tempo. E é aí que mora o problema. Quando se volta a ingerir carboidrato, por exemplo, o ganho de peso é bem rápido, causando o famoso e indesejado efeito sanfona. Segundo a nutricionista Rafaela Isis Reis, em uma dieta com restrição de proteínas, a maior parte do que se perde é massa magra, ficando a perda de gordura corporal com uma pequena parcela. “Não existe milagre, uma vez que o organismo necessita de todos os grupos de alimentos para funcionar corretamente”, explica. O indicado é comer a cada três horas. Essa conversa é batida, mas presta atenção na sua rotina para ver se você segue essa dica. Para isso, são recomendados lanches naturais, frutas, torradas e barras de cereais nos lanches intermediários.

Um corpo sem celulite, estrias e as odiadas gorduras localizadas. Você também quer, mas não sabe o que fazer. A ajuda pode vir da indústria cosmética, com os cremes redutores. A variedade é grande, e o que eles fazem é basicamente quebrar a gordura. Para isso, é preciso que eles promovam o aquecimento da área, com o objetivo de melhorar a circulação e aumentar o metabolismo lipolítico, que é a quebra de lipídios. Para que os resultados apareçam, é preciso dedicação. Não adianta passar um dia e outro não. É um tratamento contínuo, que dura até meses. Além disso, é importantíssimo passar da maneira certa, com movimentos circulares de baixo para cima. Fazer uma esfoliação da região antes de aplicar também é essencial, para aumentar a permeabilidade da pele. Na hora de escolher o creme, o recomendado é procurar por marcas confiáveis e ficar atenta para a formulação, que deve ter ativos, como a cafeína, a ioimbina e o liporeductil.

É difícil achar alguém que não tenha sofrido com a famosa retenção de líquidos. Podendo aparecer no corpo todo ou em uma parte específica, ela é caracterizada por dor, dificuldade de andar, diminuição da elasticidade da pele e má circulação sanguínea. E são muitas as razões para isso acontecer. Hormônios, como a progesterona e o cortisol, são retentores de líquidos que, quando desequilibrados, causam inchaço no corpo. No período pré-menstrual, uma mulher pode ganhar até 2 quilos. Pressão alta, insuficiência cardíaca, excesso de sal, salto alto e problemas hepáticos também são causas, assim como ficar muito tempo em pé. Para fugir desse problema, as soluções são simples. Pratique exercícios, eleve a parte do corpo afetada, faça drenagem linfática, reduza o sal, use sapatos de salto intermediário e evite temperaturas extremas. E é importante procurar um médico se seus pés incharem a ponto de os sapatos e meias ficarem apertados ao longo do dia, se houver dor no peito ou dificuldade para respirar.

37


sempre bem | Cardápio

comemorar... Chegando a hora de

As festas de final de ano estão chegando, e nada melhor que comemorá-las com pratos deliciosos, não é mesmo?! Pensando nisso, a Viva Sempre Bem selecionou duas receitas para você celebrar, em grande estilo, com a sua família, a melhor época do ano

Peru com ervas INGREDIENTES

„„ 1 peru (cerca de 4 quilos); „„ 1 xícara (chá) de vinho branco; „„ 1/2 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado; „„ 2 cebolas raladas; „„ 4 dentes de alho amassados; „„ 2 colheres (sopa) de orégano fresco; „„ 2 colheres (sopa) de manjerona fresca picada; „„ 2 tabletes de caldo de galinha esfarelados; „„ 2 xícaras (chá) de frutas frescas picadas para decorar.

 

MODO DE PREPARO

Em uma tigela, coloque o peru com o vinho, o suco de maracujá e meia xícara (chá) de água, cubra e leve à geladeira por cerca de 30 minutos. Ponha em uma assadeira e misture o restante dos ingredientes. Coloque o peito virado para baixo, cubra com papelalumínio e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 1 hora. Retire o papel, vire o peru e regue com uma xícara (chá) de água. Asse por cerca de 1 hora ou até dourar. Sirva decorado com as frutas.

Dica: Enquanto o peru estiver no forno, regue-o com o molho formado na assadeira. Isso deixará sua carne mais macia e úmida.

Fonte: Nestlé

Flan de iogurte e panetone INGREDIENTES

„„ 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12 g); „„ 2 potes de iogurte natural integral; „„ 1 lata de creme de leite;

MODO DE PREPARO

„„ 1/2 xícara (chá) de açúcar; „„ 1 colher (sopa) de rum; „„ 1 panetone de frutas picado; „„ 1/2 xícara (chá) de geleia de damasco.

Em um recipiente pequeno, dissolva a gelatina em pó em meia xícara (chá) de água fria. Aqueça em banho-maria até dissolver e reserve. Em um liquidificador, bata o iogurte com a gelatina dissolvida, o creme de leite, o açúcar e o rum até ficar homogêneo. Em uma forma de furo central untada com óleo, despeje mais da metade do creme. Coloque o panetone e pressione-o levemente. Finalize com o creme restante, cubra com filme plástico e leve à geladeira por cerca de 4 horas para ficar firme. Em uma tigela, misture a geleia com uma colher (sopa) de água. Passe por uma peneira e sirva a geleia de damasco sobre o flan.

fotos: Cozinha Nestlé/Sheila Oliveira

38


40

sempre bem | Família

Em perfeita

harmonia

Como lidar com… Comparações com outros pais Não é culpa sua. Para o adolescente, os pais dos amigos sempre vão parecer melhores que você. Nessa idade, ele vai fazer comparações e dizer que, na casa do colega, ele usa a internet quando quer, sai para onde dá vontade, deixa o quarto bagunçado. Cabe a você explicar que cada família é diferente e ressaltar o que você tem de bom, o que os amigos do seu filho gostam em você. Às vezes, até a gente tem dificuldade de enxergar o lado bom das pessoas, né? Ajude seu filho a entender.

Isolamento da família

Ele prefere ficar no quarto sozinho a participar de encontros de família ou até mesmo socializar como antes. Ele está virando um adulto, tem necessidades de adulto, mas ainda tem uma criança interior muito forte. Esse conflito faz com que fique mais calado. O importante é construir um diálogo desde a infância, ouvindo a criança sobre o que ela pensa e sente. É daí que vêm o respeito e a confiança mútua: vocês se conhecem profundamente, e a base ética está bem sólida.

Saiba como pais e filhos adolescentes podem ter uma relação saudável e de muito companheirismo

Não basta ser pai, tem de estar pre-

parado para enfrentar os desafios de ter um filho adolescente. Esse período tão conturbado e tão cheio de novidades, que ganhou o apelido de “aborrescência”, tem razões para sustentar o título e merecer a certeza de que “ela passa”. É tudo biológico. As mudanças começam com a puberdade, entre nove e 14 anos, quando fervilham os hormônios. Eles crescem na altura e mudam as formas. Tornam-se pequenos adultos, e essa transição mexe com o lado

psicológico e social. Desenvolvem ainda mais o pensamento crítico e, com isso, percebem que os pais não são os super-heróis perfeitos que eles achavam. Em contato com o mundo, vão se desconectando do ambiente familiar para se preparar para a vida fora do ninho. Por mais que eles queiram muita liberdade e independência, uma coisa é certa: eles precisam de você tanto quanto precisavam na infância, apenas com necessidades e abordagens diferentes.

Desobediência e rebeldia Enquanto na infância a criança idealiza os pais, na adolescência, o processo é o contrário. Ao crescer, seu filho percebe que você não é perfeito. A desobediência e a rebeldia são esperadas. Saiba que seu filho ainda não sabe o que é melhor para ele e que você precisa acompanhar seus passos. Mas não precisa marcar tão colado. Na adolescência, ele também precisa passar por algumas experiências por sua conta em risco para aprender com os próprios erros. A autonomia deve ser estimulada, mas sabendo os limites.


sempre bem | Família Aprenda a ouvir Ser pai e mãe de adolescente é aprender a ser um bom negociante. Manter o diálogo aberto, ouvindo o que ele tem a dizer é fundamental. Isso estimula a proatividade, a criatividade, e você ainda compartilha com seu filho ideias, gostos e sonhos, mantendo o canal de comunicação. Não precisa fazer o tipo amiguinho, se vestindo como ele e falando as gírias: isso é constrangedor para ele, e a noção de respeito entre pai e filho vai se perdendo. Busque sempre o equilíbrio.

Livros:

“Meu filho chegou à adolescência, e agora? Como construir um projeto de vida juntos”. Leo Fraiman. Editora Integrare. 240 páginas. O psicoterapeuta Leo Fraiman criou um verdadeiro guia para orientar pais e educadores na missão de formar adultos éticos, íntegros e empreendedores. O segredo está em ser participativo, nunca permissivo nem autoritário demais.

“Educação sexual em 8 lições: como orientar da infância à adolescência”. Laura Muller. Editora Academia do Livro. 136 páginas. Um guia para os pais, para a família como um todo, para os professores e educadores em geral. Ensina objetivamente como fazer uma educação sexual de qualidade de 0 a 17 anos.

experiências, as um alg por sar pas a cis pre bém tam ele ia, nc Na adolescê prios erros. por sua conta em risco, para aprender com os pró Mau humor Alterações hormonais, novos sentimentos e emoções. Nessa idade, é comum ter altos e baixos de humor, passando pela tristeza, alegria e explosões de raiva. É preciso compreensão para ajudar o adolescente a passar por essa fase. Não encoste seu filho na parede para responder a agressividade no momento da raiva. Converse depois, com a cabeça fria. Seja participativo, nunca permissivo demais nem muito autoritário.

Momentos em família

Crie momentos prazerosos em família. Tenha conversas relaxadas, descontraídas. Procure, com frequência, realizar programas que o adolescente goste de fazer, como andar de bicicleta, fazer compras, ir a um show… Jogos de tabuleiro também são ótimas opções.

O importante é conversar com os filhos para saber o que eles gostariam de fazer, não impor uma programação que não agrade.

Sexualidade aflorando

O primeiro amor, o primeiro beijo, a primeira vez. Crie um diálogo desde a infância, mas não tenha uma postura invasiva, como colocar preservativos na gaveta do seu filho porque acha que ele já poderia ter relações sexuais. Se tiver um casal de adolescentes, fique atento para não fazer diferenças: não incentive o menino a uma vida sexual precoce se você não quer que a menina também faça isso. Uma boa forma de abordar o assunto é com livros sobre sexo voltados para adolescentes, que vão tratar sobre métodos contraceptivos e prevenção de doenças também.

A escolha profissional Todo pai tende a querer que o filho siga o mesmo caminho. O pai que é médico já sabe quais vão ser as dificuldades e prazeres da caminhada e querem passar toda a experiência para o adolescente. Mas cuidado ao tentar impor as suas vontades. Deixe seu filho livre para desenvolver habilidades e inclinações, a conhecer novas carreiras e a sonhar com algumas delas. Assim, você dá liberdade, mas estimula o pensamento crítico e a capacidade de decisão.

Confiança

Confie no seu papel de pai e de mãe, que você fez tudo da melhor maneira possível, ensinando valores éticos e morais. Confiando em si mesmo, você vai confiar no seu filho profundamente, e isso é indispensável para o crescimento dele e para a relação em família.

41


Sempre Bem? O que você faz para estar

Fernanda Keulla [vencedora do BBB 13 ]

“Para viver sempre bem, procuro estar próxima de Deus nas minhas orações e preces diárias. Ter fé é fundamental, pois é nosso alimento espiritual. Exercícios físicos são injeções de ânimo para o nosso corpo, aumentam a autoestima e nos fazem querer superar nossos limites. Hábitos saudáveis e uma boa alimentação complementam meus cuidados com minha saúde e bem-estar. Sobretudo no meu dia a dia, tenho bom humor, alegria e, mesmo nos infortúnios, busco o lado bom das coisas, rio de mim mesma, pois se seus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz!" 

Tirinha

Jorge & Mateus [ Dupla sertaneja] “Fazemos música, que é o nosso combustível! Pois, quando você trabalha no que gosta e faz com amor, carinho e dedicação, tudo flui naturalmente e assim conseguimos viver muito bem”

“O que eu faço para viver sempre bem é fazer as coisas que eu mais gosto, como ficar com a família e os amigos” Manuela Sales Barroso, 28, analista de comércio exterior “Para viver sempre bem, eu procuro sempre fazer algo que eu ame, tento tornar as obrigações do dia a dia mais prazerosas e faço o possível para ter tempo para cuidar de mim mesma" Aline Veloso, 23, maquiadora “A maneira que eu encontrei para viver sempre bem foi tentando fugir daquilo que todo mundo diz que é o certo. Vivo em um ritmo mais lento, aproveitando os detalhes de cada momento” Nyelsen Bruno Mota, 25, professor e geógrafo

divulgação

sempre bem | Diretas

Schiriló

42


O MAIS RÁPIDO CONTRA A DOR. - Anti-inflamatório tópico - Prático e eficaz - Rápido alívio das dores musculares, torcicolos e contusões

Bálsamo Bengué® (mentol + salicilato de metila). Indicações: dores reumáticas, nevralgias, torcicolos, contusões e dores musculares. Reg. MS nº 1.0583.0226. BÁLSAMO BENGUÉ É UM MEDICAMENTO, SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO E UM FARMACEUTICO. LEIA A BULA. SAC: 0800-191914 – www.ems.com.br

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.


Calamed proporciona alívio imediato após queimaduras solares.

Mais Prático e fácil de aplicar.

Agradável sensação de frescor e hidratação da pele queimada.

Calamed Loção® - calamina + cloridrato de difenidramina + cânfora. Indicações: Para tratamento de queimaduras de sol, brotoejas, alergias, assaduras, urticárias, pruridos e diversas dermatoses. Reg. M.S. 1.4381.0061. NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS DE IDADE. Outubro/2013. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

SAC: 0800 704 46 47 GrupoCimedOficial grupocimed.com.br


Revista Sempre Bem nº 11