Pensar Verde 10

Page 14

Pensar Verde

Mineração em Terras Indígenas >José Luiz Penna

Não é possível discutir a questão indígena se insistirmos em analisá-la sob a ótica do homem branco. Não podemos enquadrar estas comunidades tradicionais no nosso modelo econômico, baseado no lucro e no consumo, que muitas vezes não leva em consideração as variáveis humanas. O modelo de desenvolvimento almejado pelo indígena não é a Avenida Paulista. Para eles, a terra é muito mais do que simples meio de subsistência, mas suporte da vida social e a base do seu sistema de crenças e conhecimento. Para explicar a diferença entre a consciência deles e a nossa, os índios têm um mito que diz que os brancos nascem da pedra, e quando eles cortarem a última árvore morrerá o último índio. No Brasil, as terras indígenas hoje somam 991,4 mil Km². Grande parte é repleta de riquezas em seu subsolo, uma possibilidade de exploração que desperta a sana pelo lucro do homem capitalista. Mas não há ouro que se compare com a riqueza cultural e o conhecimento que esses povos têm para nos passar.

Sou membro da comissão especial da Câmara que discute exploração de terras indígenas, e participei ativamente das discussões. Nas reuniões da Comissão, ouvi várias frases sobre a riqueza do subsolo, como se um povo indígena não fosse uma riqueza fantástica para o país. Quando não sabemos mensurar isso, podemos ajudar a cometer um erro e a história vai nos cobrar. Outro fato que me preocupou foi uma tentativa de focar a discussão somente na mineração, sem abordar mais profundamente toda a problemática indígena, que vem se arrastando desde que o europeu chegou ao Brasil. No instante que estreitamos a visão, buscando a especificidade do objeto, perdemos uma visão de conjunto, o que dificulta entender todo esse conflito secular.

“No Brasil, as terras indígenas hoje somam 991,4 mil Km². Grande parte é repleta de riquezas em seu subsolo, uma possibilidade de exploração que desperta a sana pelo lucro do homem capitalista.” 14


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.