Issuu on Google+

Ano I N° 3

INFORMATIVO DE DIVULGAÇÃO DA ATIVIDADE PARLAMENTAR DO VEREADOR PELÉ DO VÔLEI - 2013

Eternos campeões Quem é amante do esporte sempre se lembra dos momentos que fizeram Minas Gerais ganhar força no Voleibol nacional, antes dominado por times do eixo Rio-São Paulo. Tudo começou na década de 80, com a equipe Fiat/Minas, que com um treinador coreano, Young Wan Sohn, se destacou no Campeonato Brasileiro da modalidade, vindo a ser tri-campeã nacional (1984/85/86). Esta história foi relembrada em setembro, na Câmara Municipal, quando o vereador Pelé do Vôlei prestou homenagem aos atletas, Comissão Técnica, dirigentes e Imprensa que ajudou a difundir o esporte e as conquistas do time minastenista Muitos dos campeões estiveram na Solenidade e aproveitaram para matar a saudade, recordando os áureos tempos das quadras.

Os eternos heróis da Fiat/Minas se reuniram em homenagem na Câmara

Cidadã Honorária Silvana Felício Silva Reis foi condecorada com o Título de Cidadania Honorária, em agosto, na Câmara Municipal. A comenda, conferida pelo vereador Pelé do Vôlei, foi uma forma de agradecer a campo-belense pelos serviços sociais prestados à comunidade belo-horizontina. A cerimônia foi carregada de emoção e reuniu familiares e amigos da homenageada. Pelé com a família da cidadã honorária Silvana Felício

Peneirada Cerca de 40 jovens, entre meninos e meninas, participaram, em agosto, da Peneirada de Voleibol, na Escola Estadual Alaíde Lisboa de Oliveira, no bairro Taquaril. A iniciativa, uma parceria do vereador Pelé do Vôlei com o Minas Tênis Clube, inédita na história do Clube, teve o objetivo de dar oportunidade aos adolescentes que praticam o voleibol nas periferias. No total, oito jovens foram selecionados para fazer parte das equipes do Minas Tênis Clube. Pelé e equipe com as candidatas da Peneirada

O povo nas ruas

Pelé do Vôlei esteve na manifestação pelos direitos dos brasileiros, em junho último, caminhando da Praça Sete de Setembro a Avenida Antônio Carlos. “Iniciativas como esta me motivam ainda mais a lutar pelo bem de nossa cidade e de seus cidadãos. Estarei dando apoio estas ações, sempre de forma pacífica, estando presente e aproveitando de minha posição como vereador para ouvir e auxiliar a concretizar os anseios de meus conterrâneos". Pelé com jovens atletas na manifestação na Praça Sete

Fale com o vereador: peledovolei@cmbh.mg.gov.br Av. dos Andradas, 3100 / Sala 307B / Santa Efigênia :: Belo Horizonte Minas Gerais :: CEP: 30260-900 / Tels.: 31 3555.1144


Editorial Estes primeiros meses de mandato foram determinantes para avaliação e conhecimento das demandas de Belo Horizonte. Pude me aproximar de entidades, associações, instituições e moradores para ver de perto o que a comunidade de vários bairros da capital precisa para ter uma melhor qualidade de vida. Trabalhar pela inclusão social através do esporte é um objetivo comum de meu mandato e de muitos cidadãos de Belo Horizonte. E isso me deixa muito feliz, pois vejo que não trabalharei sozinho. Mas, ao mesmo tempo percebo que Belo Horizonte tem potencial para a prática esportiva, observo a carência de investimentos nesta área e melhor qualificação dos profissionais que estão na linha de frente do desenvolvimento da atividade física. Falta de material esportivo adequado e manutenção dos espaços já utilizados são alguns empecilhos que afastam os belo-horizontinos da busca pela saúde e bem estar através do esporte. Esta é uma das bandeiras que levantei e que vou defender, pensando sempre na otimização do espaço público para utilização do cidadão que está na periferia e nos lugares considerados mais nobres da capital. Alguns projetos já estão caminhando com apoio do Setor Privado, da Prefeitura e do Governo do Estado, através de suas Secretarias de Esporte. Nosso objetivo é alcançar todas as regiões de nossa cidade, ampliando as opções para atender crianças, jovens, adultos e idosos através da prática da atividade física.

Pelé do Vôlei

Pelé nos 50 anos do Sagradinha

Pelé na Feijoada das Obras Pavonianas

Legislar O vereador Pelé do Vôlei apresentou 16 Projetos de Lei de autoria própria e coautoria, no primeiro semestre de 2013. Comprometido com o esporte, a educação e a inclusão social, grande parte dos Projetos de Lei do vereador têm base nestas três bandeiras, mas temas como Desaparecidos, Cultura e Lazer também nortearam o trabalho legislativo do Pelé do Vôlei. Preocupado com o sofrimento das pessoas que tem entes desaparecidos, Pelé apresentou o Projeto de Lei nº 264/2013, que divulga fotos dos desaparecidos nas correspondências oficiais do município. Tal projeto, aprovado em dois turnos na Câmara, já foi enviado para sanção do prefeito. Já o Projeto de Lei nº 261/2013 institui o "Circuito de Ruas BH Mais Saudável" e tem o objetivo de motivar os cidadãos à prática da corrida, favorecendo também o acesso à competição, já que a matéria contempla as nove regionais da capital. Pensando em ampliar as oportunidades de nossa cidade para sediar convenções, congressos e eventos esportivos e culturais que tenham pessoas com deficiência como público, Pelé protocolou o Projeto de Lei 392/2013, que institui quota de dormitórios acessíveis e adaptáveis a pessoas com deficiência em hotel, apart-hotel, pousada e similar. Outro Projeto que está em tramitação é o de nº 423/2013, que visa organizar as manifestações artísticas nos espaços públicos da capital mineira. Os demais Projetos de Lei apresentados pelo vereador estão em fase de instrução nos departamentos legislativos da Câmara Municipal e deverão ser apreciados pelas Comissões ainda este ano.

Prestigiar Belo Horizonte é rica em eventos que promovem o esporte e a cultura mineira. E para contribuir para que estas tradições se fortaleçam, o vereador Pelé do Vôlei faz questão de prestigiar e apoiar as festividades e campeonatos de nossa cidade. As festividades em homenagem aos Santos Juninos (Antônio, João e Pedro), fazem parte do calendário de vários bairros da capital. O vereador Pelé do Vôlei foi convidado e fez questão de marcar presença nas comemorações realizadas nos bairros Nazaré, Venda Nova, Santa Tereza, Sagrada Família, Taquaril e Caiçara. E para manter a tradição e ratificar sua contribuição às Obras Pavonianas, Pelé participou da famosa Feijoada, promovida pelo Encontro de Casais, em junho. No esporte, o vereador prestigiou o Campeonato Pan-americano Juvenil de Squash, realizado no bairro Estoril, e a Etapa de BH da Liga Brasileira de Peteca, no Minas Shopping. Nas comemorações dos 50 anos do Sagradinha, comandadas pela diretora Gislaine de Carvalho, ele promoveu a partida de voleibol entre as equipes do Minas e Olympico, na categoria juvenil. No Arraiá da Vovó Tela Santa Inês, Pelé do Vôlei marcou presença na missa e solenidade de inauguração do Ginásio Poliesportivo Monsenhor Lydio de Miranda Murta e manifestou o desejo de promover competições no novo Centro Esportivo de Belo Horizonte.

Pelé no Campeonato Pan-americano de Squash

Peteca: Pelé entre Inimá de Rodrigues e Marcio Pedrosa

Pelé e o Mons. Lydio de Miranda Murta


Fiscalizar Obras, educação, saúde, esporte, segurança, lazer... São tantas as demandas de uma cidade que acompanhar o desenvolvimento delas torna-se importante para sua manutenção e qualidade. Cumprindo seu papel de agente fiscalizador e representante da comunidade, o vereador Pelé do Vôlei visitou Regionais, Secretarias, participou de audiências públicas e escutou os belo-horizontinos em visitas que realizou em alguns bairros da capital mineira.

Na Região Leste...

Obras na Região Leste

Pelé conferiu os andamentos das obras da Praça Louis Braile, no bairro Saudade, do prédio do BH Cidadania, no Alto Vera Cruz e da UMEI Baleia.

No bairro Tupi... O que preocupa os moradores é Avenida Basílio da Gama. A via, que teve o início de sua construção em 1991, teve as obras paradas em 1996. Hoje, o local acumula lixo e contribui para o aparecimento das pragas urbanas, como ratos e baratas. Diante da situação, Pelé do Vôlei encaminhou ofício a Prefeitura pedindo explicações sobre a paralisação das obras e foi informado que as mesmas serão executadas em 2014.

Avenida Basílio da Gama

Bairro Santa Inês Cem ocorrências de furtos por mês é a média registrada pela 3ª Delegacia Leste da Polícia Civil, no bairro Santa Inês. Esta é apenas uma amostra da situação que vivem os moradores da região, que relatam que as ruas próximas a Estação de Metrô Santa Inês e o entorno da Avenida Contagem são as áreas mais perigosas. Ciente do problema, o vereador Pelé do Vôlei esteve em Audiência Pública, realizada pela Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, para conhecer e trabalhar para a redução da violência através do esporte e da educação, promovendo e apoiando projetos de inclusão social na Região.

Audiência pública no Santa Inês

Educadores físicos Pelé ainda participou da Audiência que discutiu a situação dos educadores físicos no Estado de Minas Gerais, também realizada pela Assembléia Legislativa. A obrigação da docência da Educação Física por profissional com graduação na área é uma das causas que o vereador defende na Câmara Municipal, onde também foi realizada Audiência sobre a atuação destes profissionais na rede pública de Belo Horizonte. O Projeto de Lei sobre o tema, de iniciativa do parlamentar, já tramita na Câmara.

Bairro Capitão Eduardo A convite dos moradores do bairro Capitão Eduardo, o vereador Pelé do Vôlei foi conhecer os trabalhos realizados pela Escola Municipal Governador Ozanam Coelho e na Unidade Municipal de Educação Infantil. Do encontro nasceu a parceria entre a comunidade e Pelé para a promoção do esporte nas entidades.

Bairro Sagrada Família No bairro Sagrada Família, algumas intervenções solicitadas pela comunidade já foram realizadas a pedido do vereador Pelé do Vôlei. As esquinas das ruas Genoveva de Souza e São Lucas e Genoveva de Souza e Jacques Luciano, conhecidas pelo tráfego intenso de veículos, ganharam novas sinalizações. Já os moradores que frequentam a Praça Vereador Antônio de Menezes, conhecida como Praça do Grota, poderão fazer suas atividades físicas também a noite. O espaço coberto utilizado pelo programa "Academia da Cidade" ganhou iluminação, facilitando a prática da ginástica também no período noturno. O Campo do Brasilina utilizado por moradores da Região e por times de futebol amador da capital mineira tinha um sério problema. Em épocas de chuvas o local alagava e impedia a utilização adequada para a prática do esporte e lazer. Por meio de ofício enviado à SUDECAP, o vereador Pelé do Vôlei solicitou a drenagem do Campo, que já está sendo realizada.

Campo do Brasilina


Ações BH mais Esporte e Lazer Qual legado os megaeventos esportivos, como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos deixarão para os jovens e para Belo Horizonte? O tema foi discutido durante encontros promovidos pelo Instituto Esporte e Educação, presidido pela ex-atleta Ana Moser, na Secretaria de Esportes da capital. Das discussões surgiu o Plano de Ação “BH mais Esporte e Lazer”, apresentado em Audiência Pública, realizada na Câmara Municipal, de iniciativa do vereador Pelé do Vôlei. O Plano reúne sugestões e metas para implantação de uma política pública voltada para a inclusão social e promoção da saúde, através do Esporte e do Lazer.

Os secretários Fernando Blaser e Bruno Miranda, os vereadores Juliano Lopes e Pelé do Vôlei, a ex atleta Ana Moser e os assessores Diego Sanches e José Castanheira.

Vôlei dos Amigos do Vale do Jatobá Coordenado pelos jovens Pâmela Pinheiro e João Victor, o projeto “Vôlei dos Amigos” reúne 30 jovens que praticam a modalidade na Região do Barreiro. Aliar atividade física a formação cidadã são os objetivos do projeto que realiza treinos as terças e sextas-feiras, a partir das 15h30, no Complexo Esportivo do Vale do Jatobá e aos sábados, das 10h às 14h, na Escola Estadual Professor Cláudio Brandão. Pelé esteve em um desses treinos e compartilhou sua experiência colocando a galera para correr, saltar, atacar e defender na quadra do Complexo Esportivo. Pelé treina os jovens do Projeto Vôlei dos Amigos, no Vale do Jatobá

Morro do Papagaio Após estar com os meninos e meninas da Escola de Esportes Visão da Vida nas arquibancadas do Minas Tênis Clube acompanhando uma partida oficial de basquete pelo Campeonato Nacional da modalidade, o vereador Pelé do Vôlei foi conferir o desempenho das crianças do Projeto Esportivo do Morro do Papagaio. Comungando dos mesmos objetivos do mandato do vereador, o Projeto trabalha há 13 anos para garantir o acesso ao esporte e a formação cidadã às crianças e jovens em situação de risco social. A Instituição atende crianças e adolescentes da Vila Estrela, Vila Santa Rita de Cássia e dos aglomerados Santa Lúcia e São Bento, com aulas de voleibol, handebol, futebol de salão e basquete.

Pelé visita a ONG Escola de Esportes Visão da Vida

Casa Homem de Nazaré Organização não governamental com unidades nos bairros Esplanada e Pompeia, Região Leste de Belo Horizonte, a Casa Homem de Nazaré, comandada pelo padre Denzil Castra, atende cerca de 80 crianças e adolescentes com acompanhamento psicológico, reforço escolar, atividades artísticas, informática, passeios culturais e visitas guiadas. Pelé esteve com as crianças e já estuda meios de incluir o esporte na rotina dos pequenos.

Expediente

Pelé é recebido pelas crianças da Casa do Homem de Nazaré

Informativo de Divulgação da Atividade Parlamentar do vereador Pelé do Vôlei Jornalista responsáveis: Antônio Melane (MG06375) e Beatriz Freitas (MG16999) Crédito das imagens: Gabinete do vereador Pelé do Vôlei Impressão: Editora e Papelaria Trindade Ltda - CNPJ: 07.780.689/0001-63 - Tiragem: 100.000 exemplares Diagramação: Beatriz Freitas e Rodrigo Ferreira (Estagiário)


Informativo nº 3 - 2013