Page 1

Símbolos da Páscoa

E.M.R.C.


O Lava-pés Um gesto pouco usual para um Mestre, próprio dos escravos, converte-se na síntese da Sua Mensagem e dá aos Apóstolos o significado de tudo o que vai acontecer.


Pão e Vinho São os elementos naturais que Jesus toma para que não só simbolizem, mas também se convertam no Seu Corpo e Sangue e O tornem presente no sacramento da Eucaristia.


A Cruz A Cruz, símboliza a Páscoa, na Ressurreição e também no sofrimento de Jesus Cristo. No concílio de Niceia, (em 325 d.c.) a Cruz foi decretada como símbolo do Cristianismo. Assim, a Cruz deixou de ser apenas um símbolo da Páscoa, para passar a ser o principal símbolo do Cristianismo.


Círio Pascal Representa Cristo ressuscitado, vencedor das trevas e da morte, sol que não tem ocaso. Acende-se como fogo novo, produzido na completa escuridão, porque na Páscoa tudo se renova; d’Ele se acendem todas as outras luzes.


A Água A água possui um duplo significado: é fonte de vida e meio de purificação. Jesus revela-Se como “água viva” que pode saciar a nossa sede de Deus: “Se alguém tem sede, que venha a Mim e beba”, revelandose também como a fonte dessa mesma água.


Veste Branca A cor branca é um símbolo de pureza, mas é também, no Cristianismo, um símbolo de dignidade, da vida nova, de compromisso com um estilo de vida e com o esforço quotidiano para a conservar sem mancha.


O Peixe O peixe é um dos símbolos mais antigos dos primeiros cristãos, para se referirem a Jesus. Na época das primeiras perseguições, a palavra peixe, escrita em grego, passou a ser lida como “Jesus Cristo Filho de Deus Salvador”. Assim, nas casas, nas roupas, nas conversas e nos túmulos, a figura e a palavra peixe, passaram a ocupar um lugar de destaque.


O Girassol Assim como o girassol tem a sua corola sempre voltada para o Sol, também o cristão deve estar virado para o SolCristo, que é Luz, força e fonte de vida.


O Ovo O ovo simboliza o nascimento, a vida que retorna.Na antiguidade, os cristãos começaram a colorir os ovos para representar a alegria da ressurreição, e a oferecê-los às crianças na altura da Páscoa.


O Coelho Na Europa, quando a neve começa a derreter, o coelho é o primeiro animal que sai da sua toca. O coelho aparece anunciando que a vida surge novamente.Desta forma, o coelho simboliza a Ressurreição de Jesus. Ele também representa a Igreja. Por serem animais que geram grandes ninhadas, a sua imagem simboliza a capacidade da Igreja em multiplicar-se e em espalhar novos discípulos de Cristo por todo o mundo.


sermais.blogspot.com

Simbolos da Pascoa  

Apresentaçao sobre os simbolos cristaos da Pascoa.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you