REL-EPILAT

Page 13

A Epigrafia latina dos concelhos de Mangualde e Penalva do Castelo: revisão dos conhecimentos Relatório 2º Trimestre Foi solicitado junto da Mapoteca e da Fototeca do CEGUL autorização para consultar cartografia antiga à escala 1:25000 e 1:50000 e fotografias aéreas da região de Mangualde e Penalva do Castelo. Relativamente à consulta de cartografia antiga a autorização foi concedida pela Prof. Dr. Maria Helena Tavares Dias, directora da Mapoteca do CEGUL. No que diz respeito à consulta das fotografias aéreas, fomos informados pelo Dr. Mário Neves, responsável pela Fototeca do CEGUL, que não é possível a consulta pois não existe neste momento nenhum funcionário neste serviço. Recomendou-me colocar a minha situação à direcção do CEGUL, o que fiz aguardando neste momento resposta. Foi contactado o Pe. António Freirinha, antigo pároco das Antas, na tentativa de que soubesse a proveniência da ara das Antas. Na ausência de qualquer resposta, pedi ao Pe. José Pedro da Costa Matos, actual pároco das Antas, que tentasse saber junto dos anteriores párocos a possível proveniência da ara. Não podemos consultar todos os exemplares dos jornais que pretendíamos, por estarem alguns empacotados na Biblioteca Nacional e por estarem em manutenção na Hemeroteca Municipal de Lisboa. Foram já consultados neste trimestre, na Biblioteca Nacional, todos os exemplares disponíveis de O Penalvense e O Despertar de S. João da Fresta. Continuou-se o estudo da ara das Antas com o apoio do Prof. Dr. João Inês Vaz.

6. – Resultados obtidos Da actividade desenvolvida (ver os dois pontos anteriores), obtivemos um conjunto de informações sobre os seguintes sítios arqueológicos: 1)

Ponte Porcas e Calçada romana na Ínsua O sr. Vicente Olazabal, da Casa da Ínsua, indicou-nos a existência de uma possível calçada romana entre a actual ponte porcas e a aldeia de Ínsua. Assim poderá estar desvendado o “mistério” da classificação como romana da actual ponte Porcas por Alarcão (1988: 59) e por Leite (1956: 64 e 1997: 42). Na altura da redacção da Tese de Licenciatura do dr. Fernando Leite, ainda devia existir uma antiga ponte que entretanto foi substituída pela nova ponte. Alarcão deve apenas se ter baseado na informação de Leite sem visitar o local. Desconhecemos que a antiga ponte se situava no local da actual ponte a se a montante desta.

2)

Antas Foi encontrado o topónimo “Quinta de Bandufe” na carta militar 1:25000. este topónimo localiza-se na fronteira da actual freguesia da Matela com a de Esmolfe, junto ao rio Carapito. Sabendo que até meados do século passado Matela pertenceu às Antas, e o radical BAnd- do topónimo em tudo semelhante ao radical da divindade cultuada na ara. Cremos que podemos estar perante um pervivência na toponímia do nome da divindade e que o local de achamento e/ou de culto não seria muito longe da localização deste topónimo.

7. – Previsão do programa ulterior de trabalhos no caso de relatórios de progresso. Como previsto no projecto por nós apresentado, continuaremos a consultar a imprensa extinta, pretendendo consultar neste trimestre os exemplares existentes da O Penalvense, Mira Serra, Família Paroquial (Cunha Baixa e Mesquitela), Família Paroquial (Santiago de Cassurrães), O Despertar de São


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.