Page 1

P

E

N

U

M

B

R

A


PENUMBRA

Penumbra deriva do latim e é a junção de duas palavras paenes + umbra (quase + sombra), consiste no momento em que um corpo está parcialmente sobre uma fonte de luz, impedindo que os raios desta atravessem o meio ótico. Existem várias definições de penumbra para diferentes ramos da sociedade, na ciência a penumbra traduz-se num eclipse parcial do sol, em termos de legislação a penumbra é uma parte da lei que não tem um significado claramente definido. Neste projeto penumbra consiste na falta de identidade, num corpo vazio, num corpo que leva à total umbria, leva a luz à morte. O espaço de tempo representado (claridão, penumbra, umbra, penumbra, claridão) é inspirado num eclipse solar, mas traduz-se numa espécie de metáfora para a sociedade atual, sendo a umbra o auge da vida, que muitas vezes, no presente, não passa de algo sem qualquer conteúdo, como por exemplo a quantidade de gostos de uma foto numa rede social ser o auge do dia/ da semana/ da vida de alguém, vivemos de números, números de gostos, de seguidores, das notas que conseguimos enquanto estudantes, a nossa identidade é definida por números, mas de que valem esses números, o que nos fazem ser esses números? São estes que nos tornam o que somos, ou é o nosso caracter? Aquilo que a sociedade atual deseja ser não passa de algo úmbrio e sem qualquer conteúdo.


“A luz escassa revela a fragilidade que rodeia o homem, a escuridão filtra aquilo que é estritamente necessário de se observar.”

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE TOMAR ANO LECTIVO 2018/2019 - 2º ANO PROJETO DE FLASH PEDRO LOPES, ALUNO Nº 20021

Profile for Pedro Panarra

PENUMBRA  

PENUMBRA  

Advertisement