Page 1

MAIS

Prefeitura lança primeiro Compaz do Recife PÁGINA 05

Secretaria de Segurança Ubana integra comitê gestor do Pacto Pela Vida do Estado

Secretário anuncia criação de Conselho de Segurança Metropolitana

PÁGINA 03

PÁGINA 09


3

Secretaria de Segurança Urbanai ntegra comitê gestor do Pacto Pela Vida do Estado

6

Prefeitura lança primeiro Compaz do Recife

7

Seseg e SDS integradas em ação de cidadania

8

Secretário anuncia criação de Conselho de Segurança Metropolitana

9

Comandante Romarico assume presidência do Conselho Nacional

10

Entrevista: Prefeito Geraldo Julio

11

Perfil: Traficante de livros integra a equipe da Seseg

12

Secretário dialoga com comunidades

13

Prefeitura do Recife capacita 600 gestores da Secretaria de Educação em cultura cidadã.


3

FEVEREIRO 2013

EXPEDIENTE


4

FEVEREIRO 2013

Secretaria de Segurança Urbana integra comitê gestor do Pacto Pela Vida do Estado

Para Murilo Cavalcanti, a integração da secretaria ao comitê gestor do Pacto Pela Vida sinaliza a necessidade de fortalecer as ações do programa. “Entendemos que a violên-

Otat volorestrum sitat odignam qui officiat.Pa nos nonsequ

Entendemos que a violência não é só um problema da polícia.

A Secretaria de Segurança Urbana do Recife (Seseg) passou a integrar o comitê gestor do Pacto Pela Vida do Governo do Estado. O secretário Murilo Cavalcanti e o secretário-executivo Eduardo Machado participaram, no dia 24, da reunião de monitoramento e colocaram a estrutura social da prefeitura à disposição do programa.

Otat volorestrum sitat odignam qui officiat.Pa nos nonsequi con cuptata as es maio doluptatqui arume endaecepe-


5

FEVEREIRO 2013

da cidade de maneira geral, coibindo a poluição sonora, invasão das calçadas por comércio informal, construções irregulares, lixo”, explica Cavalcanti. O comitê gestor do Pacto Pela Vida é formado por representantes das Secretarias de Planejamento e Gestão e Defesa Social do Estado, Polícias Civil, Militar, Científica e Corpo de Bombeiros das 26 áreas de segurança de Pernambuco.

PARCERIA A Seseg também criou um canal direto de comunicação com as Polícias Civil e Militar para ajudar no combate à criminalidade. Os coronéis e delegados responsáveis pelas cinco áreas de segurança integrada do Recife comunicarão à secretaria demandas municipais, como poluição sonora, falta de iluminação e problemas de acessibilidade.

ui con cuptata as es maio doluptatqui arume endaeceperum.

A iniciativa tem como cia não é só um problema da polícia”, afirma. objetivo auxiliar o trabalho das polícias e Na reunião, o secretário propôs a criação da realizar as melhorias na cidade que são de Coordenadoria Executiva de Ordem Pública, que responsabilidade da administração municipal. envolveria as Polícias Civil e Militar, Ministério Público, Judiciário, além das Secretarias de Segurança Urbana e Mobilidade e Controle Urbano. “O foco principal seria o ordenamento urbano

Otat volorestrum sitat odignam qui officiat.Pa nos nonsequi con cuptata as es maio doluptatqui arume endaecepe-


6

FEVEREIRO 2013

Otat volorestrum sitat odignam qui officiat.Pa nos nonsequi con cuptata as es maio doluptatqui arume endaeceperum.

Prefeitura lança primeiro Compaz do Recife Em solenidade no dia 10 de janeiro, a Secretaria de Segurança Urbana lançou o primeiro Centro Comunitário da Paz (Compaz) do Recife. O complexo, que abrigará atividades de esporte, cultura e capacitação profissional, funcionará no terreno do antigo clube da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), no bairro do Cordeiro, que foi doado à prefeitura. O terreno de 17 mil metros quadrados já conta com ginásio coberto, piscinas, campo de futebol e quadras de tênis que serão reformados. A população também poderá usufruir de biblioteca, audioteca, videoteca, além de salas de capacitação profissional, mediação de conflitos, acesso à justiça e apoio às famílias com problemas de drogas e álcool. A expectativa é de que o atendimento aos moradores do entorno comece no mês de setembro, após conclusão das obras de reforma e construção. O trabalho está orçado, inicialmente, em R$ 7 milhões, com recursos próprios da prefeitura. Durante a solenidade, o secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, afirmou que o lançamento do Compaz mostra que as prioridades o Recife mudaram. “Vamos realizar um trabalho integrado de inclusão social e fortalecimento da cidadania. As ações serão voltadas não só para os jovens, mas também para as famílias que perderam seus fil-

hos para o tráfico, mas que seguem esperançosas de que isso não vai se repetir com os outros”. O prefeito Geraldo Julio afirmou que o diferencial do Compaz será a qualidade da estrutura e dos serviços prestados e destacou a importância de oferecer oportunidades aos jovens. “Se os autores e vítimas dos 61 crimes que aconteceram, em 2012, dentro de um raio de dois quilômetros deste local, tivessem oportunidades como as que vamos oferecer aqui, esses crimes poderiam não ter ocorrido”, afirmou. O presidente da Chesf, João Bosco, demonstrou sua satisfação com a nova função que o antigo clube da companhia irá exercer. “Isso aqui poderia ser um conjunto de prédios, sem nenhuma transformação na cidade. Mas agora, a prefeitura poderá colocar em prática ações que vão influenciar a vida das pessoas que necessidade da presença do poder público”, disse. Também presente no evento de cessão do terreno, o secretário de Defesa Social do Estado, Wilson Damázio, afirmou estar disposto a colaborar com o projeto. “Nossa secretaria coloca o Corpo de Bombeiros à disposição para instalar uma seção na área do novo Compaz e contribuir com o trabalho que será realizado aqui”, afirmou.


7

FEVEREIRO 2013

ENTREVISTA

ENTREVISTA GERALDO JULIO


8

FEVEREIRO 2013

Otat volorestrum sitat odignam qui officiat.Pa nos nonsequi con cuptata as es maio doluptatqui arume endaeceperum.

Seseg e SDS integradas em ação de cidadania

Em parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS), a Secretaria de Segurança Urbana do Recife (Seseg) participou da 1ª Ação Integrada de Cidadania. O evento, que aconteceu no dia 12, na Escola Novo Pina, na Comunidade do Bode, bairro do Pina, marcou a adesão da secretaria ao Programa Resgatando Cidadania, da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária da SDS. A ação também aconteceu no dia 19, nos bairros de Santo Amaro e San Martin. Em todos os eventos, a prefeitura realizou os serviços de capinação, pintura de meio fio e limpeza das ruas no entorno da escola. Já a SDS disponibilizou aos moradores das comunidades emissão gratuita de RG, Carteira de Trabalho, Registro de Nascimento, CNH Popular, fotos para documentos, além de serviços de aferição de pressão, corte de cabelo, limpeza de pele, entre outros.

Durante o evento no Bode, os moradores da comunidade também puderam assistir a apresentações de grupo de frevo, formado por jovens da própria escola, banda da Polícia Militar de Pernambuco e dos cães adestrados da Companhia Independente de Policiamento com Cães. Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar deu dicas sobre prevenção de acidentes no lar e primeiros socorros. (FOTOS) Estiveram presentes no evento o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio; o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti; o secretário-executivo de Segurança Urbana, Eduardo Machado; o Gerente de Prevenção e Articulação Comunitária, João Evangelista; o comandante-adjunto da Diretoria Integrada Metropolitana, coronel Gilmar Oliveira e o comandante da Guarda Municipal do Recife, Flávio Romarico.

Pa nos nonsequi con cuptata as es maio doluptatqui arume endaeceperum.Litiur, vitate nisquodic te se nihilis


9

FEVEREIRO 2013

Secretário anuncia criação de Conselho de Segurança Metropolitana Para realizar um trabalho integrado de prevenção da violência e promoção da cidadania, o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, anunciou a criação do Conselho de Segurança Metropolitana. O objetivo é criar um fórum para discutir ações com os municípios do Grande Recife que já possuem secretarias responsáveis pelo assunto.

de Segurança Urbana de Camaragibe. Inspirada no modelo do Recife, a nova pasta vai trabalhar de maneira integrada com a capital para prevenir a violência na área de limite entre as duas cidades. Antes de assumir a nova pasta, Tenente Coronel já atuava como assessor de segurança do prefeito de Camaragibe, Jorge Alexandre. No Recife, a Secretaria de Segurança Urbana foi criada pelo prefeito Geraldo Julio para coordenar a criação de cinco Compaz e implantar as ações do Pacto Pela Vida do Recife, como a instalação de 400 câmeras de monitoramento e o aumento do efetivo da Guarda Municipal.

“A ideia é estabelecer reuniões mensais para discutir ações integradas e metas. A criação de secretarias municipais de segurança mostra, claramente, que a questão da violência não é apenas da polícia e do Estado. É dever dos prefeitos atuar fortemente na prevenção da criminalidade”, explica o secretário. Além de Camaragibe, outras seis cidades da Região Metropolitana implantaram secre No último dia 23, Murilo se reuniu com tarias relacionadas à segurança. São elas: Olino Tenente Coronel Carlos Alberto Cavalcanti de da, Jaboatão, Paulista, Cabo, Ipojuca e Moreno. Oliveira, que assumirá o comando da Secretaria

Ligniscit aut as simintium, ulpa nim eos aut estiorepel ipsapelessum.Nempore, torpore sequidernat.


10

FEVEREIRO 2013

Comandante Romarico assume presidência do Conselho Nacional Em et aut voluptas ut alibus. Ligniscit aut as simintium, ulpa nim eos aut estiorepel sum.

Integrante da Guarda Municipal do Recife há 20 anos, o Inspetor Flávio Romarico assumiu a presidência do Conselho Nacional dos Guardas Municipais. A entidade representa a categoria na esfera federal e, atualmente, segue na luta para aprovar o marco regulatório da categoria.

No órgão, o maior desafio é nacionalizar as ações das guardas municipais e desenvolver o Sistema Único de Segurança Pública, como acontece nas áreas da saúde e educação.

O projeto de lei 1332 já tramita na Câmara dos Deputados. A expectativa é de que seja aprovado, ainda este ano, e sancionado pela presidente Dilma Rousseff. “A ideia é padronizar as guardas, em todo o país, em relação ao fardamento, viaturas, carteira funcional, aposentadoria. Hoje, na área de segurança, apenas a Polícia Federal é assim”, explica o comandante. Ao presidente do Conselho cabe também organizar o Congresso Nacional das Guardas Municipais. Este ano, o evento será realizado no Recife. Com o novo cargo, Romarico também passa a integrar o Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp).

No último dia xx, o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, se reuniu com a comissão do Sindicato dos Guardas Municipais para tratar do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da categoria.

PCCV

De acordo com o presidente da entidade, Reinaldo Valença, o grupo expôs suas reivindicações e espera que uma nova negociação seja iniciada. “Além do plano, apresentamos as dificuldades que temos no dia a dia do trabalho. O secretário já marcou uma segunda reunião conosco e estamos otimistas”, afirmou.


11

FEVEREIRO 2013

PERFIL

Traficante de livros integra a equipe da Seseg De traficante de livros para a coordenação do programa de livrotecas populares. O poeta Kcal Gomes, morador da comunidade do Bode, no bairro do Pina, foi convidado para integrar a equipe da Secretaria de Segurança Urbana do Recife (Seseg). Com experiência em bibliotecas comunitárias, ele vai contribuir para levar leitura e cidadania aos bairros da cidade, além de combater à violência. “Me senti honrado com o convite. Finalmente, depois de 17 anos de luta em favor dos livros e contra as drogas e a violência, o reconhecimento veio”, conta Kcal. Seu trabalho começou ainda na adolescência, quando encontrou na beira do Rio Capibaribe uma sacola cheia de obras de Machado de Assis, Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade. “Sempre me interessei pela leitura. Quando me mudei para a comunidade do Bode, em 1997, comecei a juntar livros pensando em abrir uma biblioteca.” A Livroteca Brincante do Pina funcionava, inicial mente, na própria casa do poeta, onde ele morava com a família. Uma palafita, praticamente dentro do rio. Em 2008, o espaço foi transformado em ponto de leitura do Ministério da Cultura, e o acervo foi transferido para um imóvel de alvenaria em uma rua da comunidade. Posteriormente, Kcal recebeu o prêmio “Faz Diferença”, concedido todos os anos pelo jornal carioca O Globo. Outros países também tiveram contato

com o trabalho que era desenvolvido na comunidade do Bode após um documentário sobre a iniciativa, produzido pelo cineasta italiano Roberto Orazi, ser exibido em festivais na Itália e nos Estados Unidos. Apesar das dificuldades, que duram até hoje, Kcal se diz preparado e cheio de vontade para enfrentar o novo desafio. Já pensa, inclusive, em potencializar sonhos antigos. “No Bode, eu tinha o projeto Livrocleta, que levava leitura para becos e casas onde o acesso era difícil. Minha proposta é ampliar isso para outros bairros do Recife”, conta. Para o secretário Murilo Cavalcanti, as bibliotecas podem e devem ser utilizados como instrumentos de paz. “Em Bogotá e Medelin, na Colômbia, espaços de leitura construídos em bairros pobres, e com altos índices de violência, tiveram um papel fundamental na redução da criminalidade.” Para se ter uma ideia, em 2012, Bogotá registrou a menor taxa de homicídio dos últimos 50 anos: 16 mortes para cada 100 mil habitantes.

Em et aut voluptas ut alibus. Ligniscit aut as simintium, ulpa nim eos aut estiorepel ipsapelessum.


12

FEVEREIRO 2013

Secretário dialoga com comunidades Para entender melhor as necessidades da população no que diz respeito à segurança urbana, o secretário Murilo Cavalcanti abriu um canal direto de comunicação com a sociedade. No dia 17, junto com o secretário-executivo, Eduardo Machado, ele visitou a Associação de Moradores do Pina, Boa Viagem e Setúbal (APBS). Além disso, também recebeu, em seu gabinete, representantes de comunidades do Recife. No encontro com a APBS, as princiSae ea nonsent alia nam, aut hit et ped qui aspidit as.La comnis ditiist ibustiatio omnim pais reivindicações foMoradores da Vila dos Milagres, Vila dos ram em relação à desordem da Praça de Boa Viagem. Bancários e Planeta dos Macacos também já tiveram a “É um absurdo a situação em que a área se encontra. Ambulantes por todo canto atrapalham até nossa ida oportunidade de expor os problemas de cada local. O à igreja”, afirma a moradora Cristina Henriques. Segu- secretário recebeu os representantes das comunidades rança no trânsito também foi um dos temas aborda- e ouviu reclamações das mais diversas áreas, entre elas dos pelo Tenente Coronel Israel de Moura, especialis- iluminação pública, calçamento e segurança. ta no assunto, durante a reunião.


13

FEVEREIRO 2013

Sae ea nonsent alia nam, aut hit et ped qui aspidit as.La comnis ditiist ibustiatio omnim es nos sit quia sequodis ap

Prefeitura do Recife capacita 600 gestores da Secretaria de Educação em cultura cidadã

O encerramento da formação continuada dos gestores da rede municipal de ensino, no dia 18, foi conduzido pelo secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, no Centro de Formação de Educação Professor Paulo Freire, bairro da Madalena. Na ocasião, foi discutida a função da educação no combate à violência e o papel do gestor escolar diante desses desafios. O evento também contou com a presença do secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa de Andrade.

O secretário disse ter se inspirado nos modelos da Colômbia por tê-los conhecido de perto, e não acredita que o Recife possa estar distante da resolução do problema da violência nas escolas municipais. “Acredito no espaço físico e no professor de qualidade”, disse. E acrescentou: “A biblioteca, a educação e o presídio podem resolver os problemas de violência. São políticas integradas”.

Murilo encerrou sua fala citando uma expressão do jornalista Armando Nogueira: “Copiar Em sua fala, Murilo levou o exemplo das o bom é melhor que inventar o ruim”. O secretário cidades de Bogotá e Medelín, na Colômbia, que também entregou aos gestores e vice-gestores conseguiram diminuir a insegurança com proje- uma cartilha com dicas práticas de cultura cidadã. tos de educação no trânsito, ordenamento da área O secretario Executivo de Infraestrutura da urbana e instalação de bibliotecas públicas nas co- munidades. Esses espaços de aprendizagem e lazer Secretaria de Educação do Recife, Antônio Vasconcontribuíram para reduzir os índices de violência celos, também estava presente e concordou com o e atender às crianças em situação de rua, por meio secretário de Segurança Urbana. “A prefeitura é de atividades vinculadas às bibliotecas e destinadas formada por várias secretarias. A integração é funa toda população. Ele crê que o modelo colombi- damental nas ações e no planejamento”, afirmou. ano pode ajudar a implantar melhorias no Recife.


TESTE #06  

Teste para informativo para Prefeitura do Recife.

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you