Page 1

Pedro Marques 10ºD nº28 Questões dá página 122 - Volume 2 do manual 1 - O tipo de estudo referido no documento 11 que corresponde à "universidade" é ao que chamavam de "estudo geral" 2 - As quatro universidades mais antigas da Europa são a de Paris, Oxford, Salerno e Bolonha e a região que concentra o maior número de universidades é o norte de Itália. 3 - O prestígio da universidade de Paris é evidenciado pelo Papa Gregório IX quando este considera Paris como a "mãe das ciências" e a "cidade das letras" e diz que espera dela "grandes coisas, graças aos que aí ensinam e aprendem". 4 - Ao analisar o documento 12B, constata-se que à semelhança do que acontece atualmente, os alunos apresentavam uma disposição na sala parecida, ao contrário do professor, que parece sentar-se numa espécie de poltrona, elevando-se assim em relação aos seus alunos. 5 - Depreendo que a quantidade de livros disponível fosse consideravelmente reduzida, tendo em conta que parecem ser em bastante menor número do que os indivíduos representados. 6 - Os utentes da biblioteca Oxford, pelo texto do documento 12C, aparentam ter causado problemas na ordem da preservação dos livros da biblioteca e do silêncio necessário para se frequentar o estabelecimento. 8 - "Ora, desejando Nós enriquecer nossos Reinos com este precioso tesouro..."

Questões dá página 125 - Volume 2 do manual 1 - Os divertimentos que animaram a festa dada elo rei de França foram a dança, a apresentação de jograis e composições musicais e as narrativas da cavalaria. 2 - A moda masculina do início do século XV era de um elevado sectarismo e revelava a preocupação de as pessoas se vestirem consoante a sua classe social. 3 - As honras da cavalaria eram reservadas à nobreza. O bom nascimento era um requisito essencial para aquele que aspirasse à cavalaria. 4 - Um cavaleiro, para além das qualidades humanas que lhe eram exigidas, tais como a lealdade, a honra e a coragem, tinha também de, enquanto escudeiro, adquirir capacidades sendo súbdito de um cavaleiro. Era necessário aprender a montar a cavalo (e cuidar do mesmo), manejar armas, caçar, entre muitas outras coisas.


6 - A educação do futuro cavaleiro é confiada a um outro cavaleiro que não o seu progenitor, para que o jovem escudeiro possa aprender a "adereçar e guarnecer as demais coisas que pertencem á honra de cavaleiro". 7 - Esgrima, caça, corridas de cavalos, participar em torneios e jogar a lança nas liças eram o tipo de desportos recomendados. 8 - “A minha alma a Deus, a minha vida a Deus, a Honra a mim mesmo". Era este o lema que se difundia nas cortes da Europa por volta de 1300 e com o qual a nobreza se identificava. O código da cavalaria era um sistema moral que integrava certas condições e valores essenciais pelos quais os cavaleiros se deveriam reger. Entre eles encontrava-se a lealdade perante o seu senhor, tal como a Deus. O ideal da cavalaria era um ideal religioso e o cavaleiro era um militar cristão.

Questões pág. 122 e 125  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you