Issuu on Google+


Relevância A ação realizada nos abrigos é de extrema importância para as crianças. A conseqüência principal é o sentimento de valorização destas crianças que, abandonadas pelos pais e pela sociedade, acabam por enxergar que um grupo de jovens de realidade totalmente diferente, dedica tempo e carinho para elas. Desta forma, as crianças têm sua auto estima elevada e se dão conta de que as pessoas se importam com elas. Os benefícios paralelos são: a educação que passamos para eles pela convivência, olhar a vida de outra forma, dar esperança e também oferecer atividades que em outras circunstâncias eles não receberiam.

Objetivos O objetivo da ação de recreação é contribuir para a formação das crianças como indivíduos dentro da sociedade. Acreditamos que por eles serem muito novos é mais fácil ajudá-los a não escolher caminhos ruins na vida. Queremos que eles percebam que são mais que amigos: são uma família que deve se ajudar.

Metas Ajudar as crianças a se desenvolverem como um grupo e não individualmente. Mostrar que o resto do mundo se importa com eles, além de passar valores e costumes que os ajudem a viver em sociedade.

Metodologia Damos atividades baseadas no conceito de educação não formal. Essas atividades recreativas sempre têm algum objetivo educativo por trás. Dessa forma tentamos educar as crianças com conceitos que achamos relevantes para a formação delas como indivíduos e como grupo. Muitas vezes as atividades são separadas por faixas etárias, para que, cada faixa etária consiga abordar temas relevantes e diferentes correspondentes a elas.


Código de conduta Não falar palavrões. Não brigar com as crianças (se houver necessidade, chamar de canto para uma conversa). Não perguntar para as crianças sobre o seu passado e porque estão ali, a não ser que elas comecem a falar sobre isso.

Contrapartida Uma vez que você vai ao abrigo, é difícil não voltar. As palavras não são suficientes para o sentimento que se sente. Carinho, orgulho, sentimento de contribuição, relação de afeto e aprendizado mutuo são alguns dos benefícios de realizar essa ação social.

Compromisso Nessa ação, é necessário que o voluntário compareça em todos os encontros , e que ajude na preparação das atividades - que sempre acontecem pelo Facebook. Comprometimento é fundamental para criar vinculo de longo prazo e contribuir para a vida das crianças.


Abrigos