Page 5

AQUECIMENTO

Sara Marques dos Santos explica de imediato que o pequeno-almoço «é fundamental para fornecer a energia e os nutrientes necessários para o nosso dia-a- dia», uma certeza e constatação já vincada na opinião popular. No entanto, a verdade é que muitas pessoas acabam por renunciar a primeira refeição do dia, justificando a sua posição com a falta de tempo. No entanto, e como recorda a nutricionista, «durante a noite ficamos muitas horas sem comer» e portanto é “obrigatório” alterar esse nefasto hábito, principalmente os corredores e desportistas em geral, que simplesmente saem de casa para o treino matinal com o estômago desprovido de uma refeição.

CORREDORES ANÓNIMOS

PORQUÊ? O seu metabolismo está acelerado e portanto eles não sentem a necessidade imediata de comer. Mas depois, ao longo da manhã, surgirá a necessidade de compensação imediata e reforços de energia. O problema é que geralmente os portugueses têm tendência para comer bolachas e beber café.

«Sendo a comida a nossa maior fonte de energia, é importante começar o dia com um pequeno-almoço com alimentos energéticos, que nos forneçam o que o nosso corpo necessita ou pede. O pequeno-almoço é fundamental, seja ou não praticante de exercício, seja de exercícios mais leves ou provas mais exigentes, de desportistas ocasionais ou regulares», salienta a nutricionista. «Se um atleta ou uma pessoa não tomar o pequeno-almoço ou tomar um pequeno-almoço deficitário, ou seja, rico em açúcares e alimentos processados, não terá a mesma energia, terá muito maiores dificuldades de concentração no trabalho e, inclusive, poderá apresentar alterações de humor. Para não falar em, a longo prazo, ter tendência para aumentar o peso e fazer compensações e excessos à noite, altura do dia em que se deve comer menos. Uma situação que depois vai fazer com que não tenha apetite pela manhã, entrando deste modo numa bola de neve.» Os atletas que não tomam o pequeno-almoço, quando regressam, geralmente não têm fome.

E PARA QUEM TEM FALTA DE TEMPO, O QUE É OBRIGATÓRIO NUM PEQUENO-ALMOÇO E O QUE DEVE SER EVITADO AO MÁXIMO? Devem ser evitados os cereais açucarados e processados. Os cereais integrais são uma excelente fonte de hidratos de carbono e são uma opção rápida e fácil de preparar. Por exemplo: a musse de aveia ou a musse de chia e matcha com granola caseira podem ser preparadas de véspera e, na manhã seguinte, é só retirar do frigorífico e comer. As receitas são simples e rápidas.

5

100% Corrida Março 2017  

* Conheça as histórias que tornaram a Meia-maratona de Lisboa numa das principais provas de Portugal * Saiba os segredos da preparação para...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you