Page 1

ESMORIZ (BARRINHA) EM FOCO

41

Edição: Associação Ambiental e de Lazer de Esmoriz Maio de 2014 http://www.aalesmoriz.blogspot.com http://www.facebook.com/aalesmoriz e-mail: aalesmoriz@gmail.com BARRINHA DE ESMORIZ Aquela lagoa, situada bem junto ao mar, desde sempre foi a “menina dos nossos olhos”. Tantos Ministros, tantos Secretários de Estado, tantos Governadores Civis e alguns presidentes de Câmara, por lá passaram!!! Uns, para se deliciar com os seus dons naturais. Outros, para cumprir serviço de rotina e justificar custos de deslocação. Mais deles, muitos ,mais, em tempo de eleições, vinham prometer dragagens, acções de recuperação imediata, inscrições aqui e ali, para a obtenção de fundos. Se era difícil resolver “naquele dia”, logo se dizia, “amanhã tudo será feito”. O “ontem” e o “amanhã” não aconteceu. A Barrinha/Lagoa de Paramos, está como está, mas está, garantidamente, “atulhada de promessas”. Aquele espaço, tal como o vimos há 50 anos, era um plano de água límpida, sulcado por barcos à vela e barquinhos que eram o ganha/pão de alguns. Ali havia vida, muita vida que eram a vida de muitos. Isto acontecia, e era há 50 anos. Amanhã, por certo, não a poderemos olhar e, muito menos, junto dela apreciar um pôr-do-sol, por força da presença de uma nuvem de mosquitos.

GESTÃO PARA VENCEDORES... Agente GESTWIN: HOT CHIP Av. da Praia, 1760 / 3885-406 Esmoriz www.hotchip.com.pt - info@hotchip.com.pt

Visite a Barrinha de Esmoriz e a Lagoa de Paramos grafireflexo@gmail.com 1


QUADRAS SOLTAS

E.N.1, nº1231 4520-605 - S. Joao de Ver, Aveiro Telef: +351 256 313 353 Fax: +351 256 383 414 E-mail: geral@jhp.pt

São João do manjerico e das cascatas olha lá, tu não faças orelha mouca! Faz que o governo baixe o preço às batatas e comece a produzir-se ouro em Arouca. São João de cravo ao peito e de muitas horas aflitivas quem dera governos de jeito que não inventassem ivas. São João da economia e do orçamento tem misericórdia da Cidade de Esmoriz faz a dragagem da Barrinha a tempo para o povo ficar muito feliz De carneirinho ao colo baptizou Cristo nas cristalinas águas do rio Jordão fazei que o governo, governe bem isto, e que em cada família não falte o pão. Francisco Pinho – Maio de 1994

Parceiro Sales PHC FX: HOT CHIP

Av. da Praia, 1760 / 3885-406 Esmoriz www.hotchip.com.pt - info@hotchip.com.pt Tel.: 919 524 498

ARRENDA-SE Loja c/85 m2 p/actividade comercial Av. da Praia, 1746 Esmoriz Tel.: 965 075 759

www.hotchip.com.pt info@hotchip.com.pt Tel.: 919 524 498 2

Não perca esta grande oportunidade de ganhar dinheiro!!! Contacte-nos: 917 555 540 / 919 524 498


PEQUENA HISTÓRIA DA BARRINHA (Escola Preparatória) Ouvi, agora, senhores, uma história de pasmar. O assunto é sério. Por isso, vamos contar. Há muito, muito tempo vivia, em casa bem arranjada, sentia-se alegre e feliz, menina muito prendada. Bonita, alegre, azul, jovial, simpática, bela, carinhosa, amiga e generosa, Todos falavam dela. Morava mesmo na praia, e espreguiçava-se, suavemente. Dava banho a tantos meninos, quando o tempo ficava quente! Era sempre visitada, os amigos sempre presentes, abraços, carinho, ternura, beijinhos, abraços bem quentes. Estendia sempre os braços. Vestia-se de azul florido, o seu encanto era tal, que o mar ficou seu marido. Os brinquedos eram tantos, tantos! E não causavam nenhuns danos. Espalhavam-se pelo regaço, e iam mesmo até Paramos. Traziam o que queriam, p’ra fazer o pic-nic. E punham logo a toalha, quando o sol estava a pique. O guarda sol, bem aberto, para o sol não escaldar, aproveita-se bem a soneca e depois vai-se lanchar.

3


Era tanta a reinação, o povo assim dizia, esta senhora é o encanto, cá da nossa freguesia Mas não há bem que sempre dure, diz o ditado popular. Não se sabe como foi, começaram-na a sujar. Alguns homens preocupados, aproveitaram a situação. Foi ao médico e detectou que sofria de poluição. Bem tentaram alguns amigos, ajudá-la na ocasião. Os esforços infrutíferos, estava mal do coração. A doença, muito grave! E isso nos entristece, pois toda a gente já sabe do mal que ela padece. Morta, morta, não está! Mas, assim por este caminho, da agonia até à morte, já só falta um bocadinho. Continuemos os esforços! Alertemos a população! Só com muito empenhamento, resolveremos a situação. Em nome da nossa escola, deixamos esta mensagem: para que a “Barrinha” melhore. Vamos ter sempre coragem. Não vamos cruzar os braços, nem dar ouvidos ao que se diz. Não vamos deixar morrer, a “Barrinha de Esmoriz” Julho do ano de 1993 –Alunos do 6º. D, com a colaboração do professor Clemente.

4

Boletim «Esmoriz (Barrinha) em foco»  

41ª Edição do Boletim Mensal da Associação Ambiental e de Lazer de Esmoriz

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you