Page 1

ESMORIZ (BARRINHA) EM FOCO

15

Edição: Associação Ambiental e de Lazer de Esmoriz Julho de 2011

http://www.aalesmoriz.blogspot.com http://issuu.com/pedrodredd/docs/aale15 e-mail: aalesmoriz@gmail.com

ESMORIZ – Zona de Turismo

Foi com este título que o Jornal “A Voz de Esmoriz”, na sua edição de 15 de Junho do ano de 1967, se referiu a uma realidade que então se vivia, e que justificava o orgulho que, por muitos esmorizenses, era expressivamente demonstrado. A Barrinha estava em estado de conservação sofrível, e o povo dessa circunstância se aproveitava. Escreveu o articulista, quase há meio século: “ uma corrente de pessoas de várias origens visitou Esmoriz em direcção à Praia e Barrinha, de tal forma que as matas e o extenso areal ficaram pejados de povos. Gente do Porto e de outras terras em seus carros ou de comboio, com os seus farnéis, logo de manhã pela Estrada do Mar denunciavam uma romaria. Só de um dos comboios vindos do Porto vimos chegar para cima de 100 pessoas… Esmoriz é, de facto, hoje uma das grandes zonas de Turismo do Distrito de Aveiro.” Os tempos mudaram, e da Barrinha, os Esmorizenses continuarão a ter de viver com o passado, enquanto não se libertarem do jugo vareiro.

Florindo O. Pinto Solicitador GESTÃO PARA VENCEDORES... Agente GESTWIN: HOT CHIP Av. da Praia, 1760 / 3885-406 Esmoriz www.hotchip.com.pt - info@hotchip.com.pt

malhotanoeiro@gmail.com grafireflexo@gmail.com


A NOITE A noite é uma viela, sombria, mas não medonha! Para quem ama, para quem sonha, a paixão passa por ela! Por lá se vê o luar, as estrelas nas alturas, e nas suas estruturas, anda o amor a brilhar! Que num intenso fulgor, arreigado e com destreza, nos aparece em beleza, forte e arrebatador! Qual será o coração, que não vibre doidamente, ao receber docemente. Tão viva satisfação! Assim seu seio com jeito, se abre logo depois, para que bem juntos os dois se abriguem no mesmo peito!

E dentro de tal clausura, que se deseja e adora, é bem mais consoladora, a essência da ternura! Por aí, o bem querer, alcança em larga medida, o afecto o motiva, a dar mais que receber! - Assim a noite se alinda. Extremamente amorosa, e porque maravilhosa! Que pena não ser infinda! Vem o sol, e logo o dia, lhe arregaça o negro manto – e se perdeu, entretanto, o prazer por ironia! Sempre assim foi e será! – E o homem que a tudo aspira, nada põe, nada retira, ao que a Natureza nos dá. Saul de Oliveira NAS ASAS DO PENSAMENTO Minha terra de Esmoriz do tamanho de um jardim, cabes-me ao certo no peito, muito bem dentro de mim. Esmoriz amo-te muito muito mais por estar distante; - É na ausência que se vê a firmeza do amante. Se amar é sofrer, meu bem, eu quero amar sem saber que quem se propõe amar sujeita-se a padecer. -A.M. (Voz de Esmoriz 15/11/1971)


BARRINHA EM EXPOSIÇÃO

O Movimento Cívico Pró Barrinha, na noite do dia 30, abriu portas para permitir aos interessados por estas “coisas” da Barrinha, se inteirarem do “passado e do presente”, no aspecto físico, já que o “querer” dos responsáveis pretende, mais, muito mais, e desse querer, dão conta dos seus pontos de vista: “defender a natureza e o ambiente, não é uma opção: é uma emergência pela saúde e sobrevivência da humanidade”. No documento que têm disponível para ofertar aos visitantes, o saudosismo é patente em ditos como: “Barrinha, outrora uma lagoa de águas límpidas e serenas, onde as crianças chapinavam felizes ou aprendiam a nadar e os adultos acriançavam. Barrinha, onde o peixe variado abundava e os pescadores assim alimentavam a família. Barrinha, em cujas águas o ser humano serenava e o amor brotava em perfeito convívio com a natureza imaculada, entre a flora abundante e a fauna multicolor. Barrinha, agora doente, o homem começa a compreender que tem de a curar para a sua própria sobrevivência.” No mesmo documento, o “Movimento”, refere o resultado de algumas das suas intervenções, e congratula-se com o resultado de uma significativa melhoria ambiental, em tempos recentes, consequência de algumas obras que foram executadas e que ao longo de décadas foram reclamadas. E se é curioso, ou interessado em aumentar o seu saber, passe pela sala que está ao seu dispor na parte sul do edifício Dunas Park, na zona pedonal (Monumento ao Pescador), na Praia de Esmoriz. Olhe as várias fotografias, recue no tempo e aviva as suas memórias. O passado já foi. O presente cá está. O futuro virá, e a sua prestação pessoal no seu melhorar, é necessária e conveniente para que possamos melhor viver e conviver em comunidade. CORUJA Quando pelo anoitecer se vislumbra a passagem desta “agoirenta” ave, alguns pensamentos assaltam as mentes das pessoas. Para uns, o “mal” vem aí, para outros fica a certeza de que menos ratos povoarão a terra. A coruja é uma ave com cerca de 40cm. As suas cores são um pardo amarelado e o branco. Os traços faciais, são como discos em forma de coração e a sua cabeça é formatada ao estilo do plano. O bico e as patas são pequenas, e, em contrapartida, a sua cauda e asas são alongadas. As características físicas não divergem em muito entre os machos e as fêmeas.

Pizzaria Jardim

Restaurante Jardim

R. Lopes Araújo, 252 - Esmoriz 3885-611 ESMORIZ Tel.: 256 755 656

R. Lopes Araújo, 252 - Esmoriz 3885-611 ESMORIZ Tel.: 256 755 656


É URGENTE UM PLANO SÉRIO DE GESTÃO

O conhecimento que temos actualmente sobre os ecossistemas cresceu exponencialmente, nas últimas décadas, o mesmo tendo acontecido à nossa capacidade para os alterar e/ou destruir.Foi assim que percebemos que todos os ecossistemas do planeta ligam os seus habitantes num sistema intricado e complexo que poderá ser designado como uma simbiose, que alimenta e sustêm a população mundial, a qual tem que os cuidar e acarinhar. Os ecossistemas são os motores da produção planetária produzindo tudo o que necessitamos para sobreviver, desde a água que bebemos aos alimentos que comemos, passando pelo papel em que assentam estas letras. A Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos (BELP) é uma lagoa costeira de água salobra que se constitui como a mais importante área húmida do litoral Norte do país. Assumindo-se como uma área de elevado interesse ecológico e paisagístico, a BELP integra a Rede Natura 2000, a Rede Ecológica Nacional (REN) e é uma “Important Bird Area” (IBA), rica em flora e fauna, sendo habitat de espécies endémicas tanto de fauna como de flora. Elevada à condição de poder surgir em letra de imprensa nos “DR” desde o ano de 2000 (Resolução de Conselho de Ministros nº 76/2000, de 5 de Julho), continua assoreada, contaminada, manchada, por despoluir, à mercê de descargas assassinas de efluentes industriais e agro-pecuários que todos teimam em ignorar, ainda que todos conheçam a sua proveniência. Como se não bastassem todas estas ameaças, a sua estrutura física encontra-se sob permanente ameaça já que a sua abertura ao mar, as intervenções necessárias para a fechar, as variações bruscas dos níveis de água e de salinidade, a destruição das dunas limítrofes, o aumento da vegetação exótica e muitas outras verdadeiras catástrofes podem conduzir ao seu desaparecimento. São urgentes intervenções para a sua preservação e monitorização. É urgente um plano sério de gestão... Para quando Senhores Autarcas? Rubim Almeida

Parceiro Sales PHC FX: HOT CHIP Av. da Praia, 1760 / 3885-406 Esmoriz www.hotchip.com.pt

Boletim «ESMORIZ (BARRINHA) EM FOCO»  

Boletim informativo mensal da Associação Ambiental e de Lazer de Esmoriz.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you