Page 1


Quais as tendĂŞncias para 2011?


FORMAÇÃO Bacharel em Administração com habilitação em Marketing pela ESAMC; Especialista em Marketing e Propaganda pela MERCATOR; Profissional de Web-design pelo SENAI; Pós-graduando em Jornalismo Digital pela FACINTER; Extensão em Marketing Político Digital (ministrado por Martha Gabriel); Extensão em Marketing Online pela UFBA; Centenas de horas de cursos, palestras e seminários... Especialista em Comunicação, Criatividade

e Conectividade.

OCUPAÇÃO CEO da StartUp Equilibra Digital Solutions; Primeiro CREATIVE TECHNOLOGIST DO N/ NE do Brasil (Agência Única); Coordenador do curso ”Comunicação Digital e Mobile Marketing” (Trespontos); Professor da faculdade IBES (Produção de Conteúdo Online e Comunicação Digital); Orientador do PREX - Projeto Experimental (alunos do 7º e 8º semestres - IBES); Colunista dos sites Webinsider (tecnologia) e do Terceiro Tempo (Milton Neves); Editor do site Sempre Bahia (350 mil page views/ mês e 8250 seguidores no twitter); Palestrante e consultor na área de Marketing Digital.


Criatividade “Capacidade criadora; engenhosidade; inventividade�.


Conectividade “Capacidade de se conectar com outros e transferir informação”.


Criatividade e Conectividade?


Criatividade

=


Criação + Atividade


Criação

=


INPUT + Percepção


INPUT “(...) Entrada de dados em um computador para posterior processamento (Informática); Algo que é inserido; Material utilizado em processos de produção (Economia)


Dados

Informação Conhecimento

Inteligência


Percepção “(...) é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais (...)

Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.”


Aquisição

Interpretação Seleção

Organização


Criativo Pró-Ativo

TEÓRICO

INPUT PERCEPÇÃO INSIGHT

EMPÍRICO

Criação


20 dicas para ajudar a Criatividade 01 Tenha um caderno sempre por perto; 02 Escreva livremente; 03 Saia do computador; 04 Agradeça cada passo dado; 05 Beba café; 06 Ouça músicas novas; 07 Mantenha a mente aberta;


20 dicas para ajudar a Criatividade 08 Esteja cercado de pessoas criativas; 09 Obtenha Feedback; 10 Colabore e compartilhe... 11 NĂŁo desista; 12 Pratique, pratique, pratique... 13 Permita-se cometer erros; 14 VĂĄ a algum lugar novo;


20 dicas para ajudar a Criatividade 15 Pare de tentar ser alguém “perfeito”; 16 Quebre as regras; 17 Teve uma ideia? ESCREVA!! 18 Limpe sua área de trabalho; 19 Divirta-se; 20 Termine as coisas.


Atividade

=


Ouvir +

Fazer +

Delegar


>> 01 em cada 05 e-mails são lidos via dispositivos móveis >> 4 em cada 10 donos de smartphone verificam os preços online nas lojas >> 81,3 milhões de internautas (+ 12 anos);

>> Em 2010, o e-Commerce fechou com R$ 14,8 bilhões em vendas, o que representa um terço de todas as transações entre varejo e consumidores feitas no Brasil!!


VocĂŞ estĂĄ preparado?


Criatividade e Conectividade!


U2 lançou um aplicativo onde você, em uma foto gigante da plateia no show da banda, se encontra, coloca uma TAG em você e compartilha isso via Twitter e Facebook.


Inovando na sua colônia de férias, a Coca-Cola, além do BUZZ da ação, teve vários “curtir” no Facebook em nome de “The Coca-Cola Village”, pois...

...quando a pessoa participava de diversas atividades e gostava, era possível “apertar o botão Curtir” do Facebook na vida real!


“A interação com os clientes é feita majoritariamente via Twitter e os resultados são ótimos. 15% dos trajetos são marcados via DM. Do Twitter ao Foursquare foi um passo.”

Rixar Garcia, taxista em Oviedo, na Espanha.


“Hashtag #TweetDoor no TTs Brasil, #TemQueVer e @iBahia nos TTs Salvador por 2 semanas. Mais de 30 mil tweets utilizando a hashtag #TemQueVer e mais de 5.000 veiculadas!

Repercussão nacional em diversos sites e jornais (inclusive, entrevista para a Folha de São Paulo).” Pedro Cordier, Creative Technologist da Agência Única.


Mais referĂŞncias de cases interessantes e criativos:


MacDonalds (mobile) http://www.youtube.com/watch?v=7u0ij9D5S 4Y&feature=player_embedded

Cornetto (mobile) http://www.youtube.com/watch?v=eXI8doq1k 5Y&feature=player_embedded

Aplicativo para iPhone ajuda empresas a usar seus consumidores como forรงa-tarefa


Conectividade


= Conex達o + Atividade


Conex達o


>> Encontrabilidade >> Compartilhamento >> Socialização >> Conscientização


Encontrabilidade

SEM (Search Engine Marketing)

>> Posicionamento no Google; >> Links Patrocinados


Compartilhamento Produção de Conteúdo

>> Site; >> BLOG; >> Fotos; Vídeos


Socialização Interagir nas Redes Sociais >> Ouvir; >> Agir com Transparência; >> Criar Relacionamentos Verdadeiros.


Conscientização Ser relevante para o planeta

>> Responsabilidade Social >> Valorização das Pessoas >> Solidariedade, sempre!


Atividade

=


Ouvir +

Fazer +

Delegar


De onde vêm as boas idéias? http://www.youtube.com/watch?v=1W Hayygxv7Y&feature=player_embedded


Ele não sabia que era impossível.

Foi lá e fez! Jean Cocteau (Cineasta francês)


Criatividade e Conectividade - por Pedro Cordier  

"Criatividade e Conectividade: Formatos e Novas Possibilidades" - Apresentação da palestra ministrada pelo professor Pedro Cordier no evento...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you