Revista do curso de comunicação da univates

Page 9

mp

A influência da figura política Fanático pela figura política do ex-presidente Lula, o eleitor João Cláudio Brandão, de Fazenda Vilanova, não mediu esforços para auxiliar o ídolo a angariar votos em todas as eleições disputadas pelo então candidato petista. “Eu comecei a admirar o Lula quando vi que as suas propostas poderiam melhorar o Brasil”, comenta. Ele afirma que ficava impressionado com o modo como o sindicalista se expressava. “O Lula falava o que eu sentia e, por isso, me emocionava ao ver que aquele homem também havia sido pobre”, salienta. Brandão iniciou sua trajetória política concorrendo a vereador pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em Fazenda Vilanova, no ano de 2004, mas não obteve êxito. A partir daí, passou a avaliar as ideias dos candidatos e a lutar para que conseguissem a vitória. Nas derrotas do Lula ficava triste, mas não deixava se abater. “Na eleição seguinte eu pensava: vamos de novo!”. Quando o metalúrgico venceu o pleito para o seu primeiro mandato, o eleitor ficou extremamente feliz. “Foi como se eu mesmo tivesse ganhado”, destaca. Ele conta ainda que quando o assistia na televisão, ou ouvia o candidato no rádio, se arrepiava com os discursos empolgantes do petista. “Se Lula me pedisse R$ 1 mil para a campanha, eu daria para ajudar a ganhar a eleição. Eu sempre me engajo nas campanhas do Lula , pois sei que cada voto que eu conquistar pode fazer a diferença”, acrescenta Brandão, que chama o ex-presidente de “padrinho”, diante de tamanha admiração pelo político. Apesar de gostar do Partido dos Trabalhadores (PT), o morador vilanovense admira mesmo é o político Luiz Inácio Lula da Silva. Isso se confirma na cidade onde

EDERSON DA ROCHA

João Brandão é fanático pelo presidente Lula

mora, pois Brandão não é militante do PT, mas apoia incondicionalmente o atual prefeito, José Luiz Cenci, filiado ao Partido Progressista (PP). “Desde que conheci o trabalho do Cenci vi que era bom administrador e, por isso, resolvi fazer campanha para ele”. Sobre Lula, nunca o encontrou pessoalmente, mas se isso acontecer ele já sabe o que vai fazer. “Se um dia encontrar com o Lula eu choro”, completa.

o fanatismo é irracional

Para a psicóloga especialista em análise de comportamento, Enedir da Rocha, o fanatismo leva o homem a agir como um ser irracional. Enedir acredita que o fanático é incentivado a perder o bom senso e a noção da realidade. “Este sentimento retira por completo o poder de discernimento e dá uma visão totalmente distorcida do mundo, levando a pessoa a usar frequentemente o argumento da calúnia, difamação, mentira, inversão de fatos, apenas para atingir seus mesquinhos objetos de adoração”, explica. Segundo ela, o fanático político não percebe que impõe suas opiniões aos outros. “Ele acredita somente naquilo que acha que é verdade”, observa. “Conversar com um fanático é difícil. Não existe diálogo, pois ele sempre tem razão e a última palavra é a dele”, acrescenta a psicóloga, que considera o fanatismo doença. “Muitas vezes o fanático acaba sendo usado e, ao mesmo tempo, se condiciona a este tipo de comportamento, acreditando que esta situação seja normal”, conclui.

9 9


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.