Page 1

A 1ª CERVEJA ARTESANAL DO ES

OS BARES MAIS ANTIGOS AINDA EM FUNCIONAMENTO

CERVEJA & SAÚDE

Edição número 002 - Vitória, ES - Janeiro 2014

Cerveja Manipuladora

1


2


Sumário

05 09 15 CONHEÇA A PRIMEIRA CERVEJA ARTESANAL CAPIXABA

OS 16 BARES MAIS ANTIGOS QUE AINDA FUNCIONAM

CERVEJA E SAÚDE

3


Editorial 4 4

Revista diagramada e ilustrada por Pedro Feijó, estudante do terceiro período de Desenho Industrial da UFES.

A segunda edição da revista “Cerveja Manipuladora” aborda assuntos que giram em torno da bebida alcoólica mais popular do Brasil. Nesta edição, você vai conhecer a primeira cerveja artesanal do Espírito Santo além de ficar por dentro dos bares mais antigos e que ainda estão abertos, quem sabe, só esperando por sua visita. Ah! Nossa última matéria se trata dos cuidados com a bebida (este tema se repetirá em todas as edições devido sua importância). Se dirigir não beba, se beber não dirija e se beber me chame!


CONHEÇA A PRIMEIRA CERVEJA ARTESANAL CAPIXABA

5 5


66

A primeira cerveja artesanal do Espírito Santo pode ser encontrada nas prateleiras das lojas especializadas a partir da semana que vem. A Else Beer é produzida por José Olavo Médici em Viana, na região rural de Pedra da Mulata, a 6km da sede. O que começou como um hobby do produtor acabou virando uma inovação no estado. “Comecei a produzir em casa e fui vendo que os amigos foram gostando e resolvi investir”, conta o produtor. A pequena empresa tem três funcionários e produz cerca de 2.500 litros por mês. A Else Beer trabalha com dois tipos rótulos a Else Clássica, uma Blond

Ale, cerveja belga de alta fermentação e a Else Jacarandá, uma Dry Stout, que é escura e muito consumida pelos ingleses. Sobre o nome da marca, o dono explica. “É uma homenagem a minha mãe, que se chama Elsa e a flor-de-lis do rótulo é do brasão da minha família”. O gosto pela cerveja artesanal e ou mais trabalhada tem tido um crescimento notável no Brasil. “Está acontecendo com a cerveja o que aconteceu com o vinho há 10 anos”, comenta José Olavo. Ele ainda acrescenta que esse tipo de bebida dá a possibilidade de saborear em qualquer lugar do mundo o mesmo sabor de cerveja, já que os ingredientes são importados.

Até semana que vem as cervejas podem ser compradas, em garrafas de 600 ml, apenas na sede da fábrica por R$12,00 a Clássica e R$14,00 a Jacarandá. Também é possível fazer encomendas e até

pedir uma cerveja personalizada. Para agendar visitas à fábrica basta entrar em contato pelo telefone: (27) 9232-4125. Depois é só aproveitar!


7 7


8


16

CONHEÇA OS BARES MAIS ANTIGOS AINDA EM FUNCIONAMENTO El Rinconcillo Criado em 1670 em Sevilha, Espanha

Curiosidade: Antes de ser um bar El Rinconcillo era um convento

9 9


Mr. Thomas’ Chop House Criado em 1867 em Manchester, Inglaterra

Curiosidade: Mr. Thomas’ Chop House era originalmente um local onde empresários jantavam e conduziam seus negócios regado com vinhos finos e cervejas locais.

Arnold’s Bar & Grill Criado em 1861 em Cincinnati, Ohio

Curiosidade: O Arnold’s Bar só começou a servir comida depois que foi instalrada a Leis Seca nos EUA que durou de 1920 a 1933

10 10


Bar Marsella Criado em 1820 em Barcelona, Espanha

Curiosidade: O Bar Marsella tinha como cliente cativo Ernest Hemingway.

Curiosidade: Herberg Vlissinghe foi um famoso ponto de encontro de artistas conhecidos no sĂŠculo 19, como os pintores Edmond Van Hove e Flori Van Acker, escultores e Gustaaf Hendrik Pickery e arquitetos Louis Delacenserie e Rene Buyck.

Herberg Vlissinghe Criado em 1515 em Bruges, BĂŠlgica

11 11


Hofbräuhaus Criado em 1867 em Manchester, Inglaterra

Curiosidade: Em 1632, o rei Gustavus Adolphus da Suécia invadiu Baviera e ameaçou saquear e queimar toda a cidade de Munique. Ele concordou em deixar a cidade em paz se pudesse levar alguns reféns e 600 mil barris de cerveja Hofbräuhaus.

Michigan House Cafe Criado em 1867 em Manchester, Inglaterra

Curiosidade: A cerveja carro-chefe do Red Jacket Brewing Co. tem aroma de aveia e café expresso.

12 12

Cerveja Manipuladora (segunda edição)