Rapp arpi def de def

Page 57

Projeto Europeu ARPI

14, aos 20 elementos), e deverá incidir sobre três momentos: 1º - Ambiente geral em que a atividade decorreu, forma como o grupo reagiu, o que deverá ser revisto, em termos de grupo, tendo em conta a próxima atividade; 2º O que agradou e desagradou a cada um dos participantes, a forma como cada um viveu a experiência, os desafios que enfrentou, os medos que sentiu…, o que gostou mais em si e o que deverá pensar para um momento posterior sobre o seu comportamento; 3º O que cada um aprendeu com a atividade que mereça ou possa ser transposto para a vida, para a resolução ou redução de problemas do quotidiano.

As “Reflexões a Frio” - realizam-se passados alguns dias, de preferência no período máximo de uma semana, longe do local onde as atividades físicas decorreram, sempre antes de uma nova atividade, podendo ser realizadas em grupo ou individualmente, conforme as problemáticas em presença e a necessidade de intervenção terapêutica / clínica, quando tal se justifique.

Podem ser realizadas em espaços mais restritos e formais, nomeadamente quando adquirem a forma de acompanhamento individual, clínico / terapêutico. Quando realizadas em grupo mais largado, destinadas a todo o grupo, assumem a forma de assembleia, devendo os temas ser comuns aos da reunião “a quente”, permitindo aos indivíduos acompanhados refletirem novamente sobre as dificuldades encontradas nas atividades, nos apoios encontrados, na forma como geriram as informações técnicas recebidas. Por outro lado, tais reuniões deverão ainda proporcionar momentos de reflexão, agora menos emotiva, sobre como cada um viveu a atividade, as estratégias utilizadas na ultrapassagem dos obstáculos durante a atividade e sua transposição para a solução de problemas da vida quotidiana. Deverá ainda haver hipótese de se confrontarem as opiniões recentes com as opiniões registadas quando da 1ª reflexão (com o apoio de gravações e fotos), como será abordado no ponto seguinte sobre elaboração de produtos. Nesta ou nestas sessões do género poderão ser planificados o trabalho em equipa ou individual, para a elaboração dos produtos previstos (ver ponto seguinte), bem como preparada a próxima atividade a desenvolver. Neste processo deverão estar envolvidos todos os participantes, e não deverá ser realizada qualquer outra atividade física sem que estejam cumpridos os objetivos referentes à atividade realizada. Estes momentos poderão ainda propiciar a elaboração dos Planos Personalizados de Progresso identificando as competências pessoais e sociais que os jovens possuem, adquiriram ou de que necessitam para fazer face aos problemas que os afligem.

Atividades de Risco e Pedagogias de Intervenção: Dispositivo ARPI

57


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.