Page 1

Reinaldo Domingos

Coleção DSOP

Coleção DSOP de Educação Financeira

A Coleção, composta de 15 volumes, foi idealizada para os diferentes ciclos do ensino: Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Médio. Todos os livros contemplam os quatro passos da Metodologia DSOP, cujo intuito é desenvolver no aluno competências fundamentais para que ele possa lidar com as questões financeiras com segurança e consciência: Saber Diagnosticar, Saber Sonhar, Saber Orçar e Saber Poupar.

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_CAPA.indd 1

4º ANO

Ensino Fundamental

Reinaldo Domingos

O presente volume foi pedagogicamente desenvolvido considerando as expectativas de aprendizagem de um estudante do Ensino Fundamental.

de Educação Financeira

4º ANO

Os quatro pilares são retomados a cada volume com maior profundidade e novas propostas de atividades, permitindo uma aprendizagem continuada e integrada.

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A Coleção DSOP de Educação Financeira é uma adaptação didática da Metodologia DSOP, desenvolvida pelo mestre, professor, educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos, e faz parte do Programa DSOP de Educação Financeira para o Ensino Básico.

23/02/16 16:50


Coleção DSOP de Educação Financeira

4º ANO

Ensino Fundamental

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 1

23/02/16 16:54


© Editora DSOP, 2016 © Reinaldo Domingos, 2013 Presidente: Reinaldo Domingos Diretora pedagógica: Ana Rosa Orellana Vilches Soprani Editora de texto: Renata de Sá Editora de arte: Christine Baptista Diagramação: Régis Mathias Produção editorial: Amanda Torres Projeto gráfico: Denise Patti Vitiello Preparação de texto: Luiz Ribeiro Adaptação didática: Simone Paulino Ilustração: Ariel Fajtlowicz Consultoria pedagógica: Maria Ribeiro Soares, Laize de Barros e Larissa Oliveira Revisão: Ângela Cruz e Renata Amaral

Dados

Internacionais de Catalogação na Publicação (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

(CIP)

Domingos, Reinaldo Coleção DSOP de educação financeira, 4º ano : ensino fundamental / Reinaldo Domingos. -2. ed. -- São Paulo : DSOP Educação Financeira, 2013. -- (Coleção DSOP de educação financeira)

PCP: Adelino Martins

ISBN 978-85-63680-50-1

Impressão: Intergraf Indústria Gráfica Eireli

1. Finanças (Ensino fundamental) I. Título. II. Série.

1º Edição 2013 2º Edição 2016

Todos os direitos desta edição são reservados à Editora DSOP Av. Paulista, 726, cj 1210 12º andar Bela Vista CEP: 01310-910 – São Paulo – SP Tel.: 11 3177.7800 www.editoradsop.com.br

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 2

12-11608

CDD-372.8 Índices para catálogo sistemático: 1. Educação financeira : Ensino fundamental 372.8

23/02/16 16:54


Reinaldo Domingos

Coleção DSOP de Educação Financeira

4º ANO

Ensino Fundamental

Este livro foi desenvolvido de acordo com as orientações do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 3

23/02/16 16:54


Olá, amiguinho! A partir de agora você conhecerá mais um degrau da escada da educação financeira. Ao final dessa escalada, você terá aprendido muitas coisas importantes para utilizar ao longo da sua vida. Nesta coleção, falaremos sobre vários assuntos relacionados ao dinheiro. A ideia é ajudá-lo a lidar bem com ele, cuidando do dinheiro que passar por suas mãos de uma maneira saudável e responsável. Sim, porque agora o dinheiro pode começar a fazer parte da sua vida de verdade! Afinal, quando a criança entra no Ensino Fundamental, começa a conhecer o dinheiro que circula no seu país. Além disso, pode receber, de vez em quando, algum dinheiro para pagar o lanche, comprar materiais de trabalhos escolares, para fazer passeios com os amigos etc. Sem contar aqueles que já recebem algum tipo de mesada ou semanada, não é? Minha proposta é criarmos juntos algumas estratégias para usar o dinheiro, fazendo com que ele renda mais e, melhor ainda, possa ajudá-lo a realizar seus sonhos!

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 4

23/02/16 16:54


Para isso, criei a Metodologia DSOP. Inicialmente, o nome pode parecer difícil, mas na verdade é fácil, fácil. Metodologia é um jeito de fazer. E DSOP é a sigla do passo a passo desse jeito de fazer. É assim: Diagnosticar Sonhar Orçar Poupar

Então, chega de conversa! Vamos ao que interessa. Será uma grande aventura! Reinaldo Domingos

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 5

Wellington Nemeth

À medida que você descobrir como funciona cada passo, verá que não é nenhum bicho de sete cabeças.

23/02/16 16:54


Conheça o seu livro Abertura É o seu primeiro contato com o livro. Esta seção, bem ilustrada, leva você ao tema educação financeira, apresentando cada passo da Metodologia DSOP de forma que ela possa melhorar a sua vida.

Coloque em prática Após a leitura do texto, você deve exercitar o que acabou de aprender. Esta seção o ajuda a pensar em alternativas para resolver questões relacionadas ao seu dia a dia.

Aprenda mais Nesta seção, você é convidado a ampliar a sua opinião sobre determinado assunto. Ela parte da ideia de que você é capaz de compreender melhor o que estudou por meio de exercícios propostos pelo professor.

Pense nisso Esta seção leva toda a turma a refletir sobre determinado assunto. A ideia é despertar o interesse de todos, pensar em possíveis soluções e, por fim, colocá-las em prática.

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 6

23/02/16 16:54


Experimente Nesta seção, você é convidado a fazer algo diferente com o que aprendeu. A ideia é fazer com que você busque alternativas para determinadas questões.

Caindo na real Com linguagem mais descolada, esta seção aborda assuntos do seu cotidiano de uma maneira mais objetiva. A partir disso, você criará soluções que envolvem questões financeiras.

Faça sua parte Além de apontar o que pode ser feito para melhorar o ambiente ao seu redor, esta seção leva você a perceber que pode fazer a sua parte nas mudanças coletivas.

Trilha sonora A partir da letra de uma canção, você é instigado a refletir sobre ela, pensando em possíveis interpretações e divertindo-se ao cantá-la com toda a turma.

Aprenda brincando Como o próprio nome da seção diz, é o momento de aprender brincando mesmo. Você e seus colegas descobrirão como solucionar atividades de uma forma divertida e prazerosa.

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 7

23/02/16 16:54


COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 8

23/02/16 16:54


Sumário Diagnosticar Fazer acontecer Coloque em prática Aprenda mais Pense nisso

10 14 17 31

Sonhar Do sonho à realização Coloque em prática Aprenda mais

30 34 37

Orçar Quanto vale? Coloque em prática Aprenda mais

44 48 52

Poupar Quem espera sempre alcança Coloque em prática Aprenda mais Pense nisso Caindo na real

58 62 66 68 70

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 9

23/02/16 16:54


Fazer acontecer

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 10

23/02/16 16:54


Diagnosticar

Toda criança se vê, uma hora ou outra, diante da seguinte pergunta de um adulto: O que você vai ser quando crescer? Em geral, o que as pessoas mais velhas querem saber é qual profissão você vai escolher quando for adulto. Só que uma criança na sua idade, na maioria das vezes, não faz a mínima ideia sobre isso, não é? Na verdade, não importa muito o que exatamente você vai fazer da vida. O importante é como você vai fazer! Porque quase sempre o sucesso não depende da profissão em si, mas da capacidade que a pessoa tem de empreender.

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 11

23/02/16 16:54


Antes que você fique com a cabeça confusa diante dessa palavra, que deve ser meio desconhecida do seu vocabulário, explicamos: empreender, segundo o dicionário, é pôr em execução. Simplificando, poderíamos dizer que é fazer acontecer, colocar uma ideia em prática, torná-la realidade. O empreendedorismo é uma capacidade comum entre grandes inventores, artistas, empresários e cientistas, ou seja, um traço possível de se encontrar em quase todo mundo que constrói algo de valor para a humanidade. Devemos muito do que temos e do que somos aos grandes empreendedores da história, pessoas que desejaram construir algo importante e fizeram o que tinha de ser feito para conseguir transformar a ideia em algo concreto. Imagine como o mundo seria se não houvesse tantas pessoas criando, inventando, empreendendo? Muitas coisas de que precisamos hoje em dia não existiriam, como foguetes, aviões, computadores, telefones celulares e uma infinidade de outras tecnologias. Sem contar os grandes empreendimentos da engenharia e da arquitetura, como as pirâmides do Egito, o Coliseu de Roma e as Muralhas da China.

12

DIAGNOSTICAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 12

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:54


Diagnosticar

Não é à toa que algumas dessas obras são conhecidas como as Sete Maravilhas do Mundo! Mas não é apenas nas grandes construções que podemos encontrar o valor do empreendedorismo. Qualquer pessoa pode ser empreendedora nas pequenas realizações da vida, e as crianças também. Montar um grupo de estudos, criar um jeito novo de fazer um projeto escolar, executar uma ação social, realizar uma feira de troca de livros, montar uma banda, tudo isso é empreender. Mas, como você talvez já saiba, antes de fazer qualquer coisa, é sempre bom fazer um diagnóstico, um estudo prévio da situação. Diagnosticar é o primeiro passo da Metodologia DSOP. Se você tem uma ideia de empreendimento e quer torná-la realidade, precisa saber direitinho os recursos que tem, os de que ainda precisará para colocar seu projeto em pé e o que não está permitindo que seu empreendimento saia do papel.

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 13

13 23/02/16 16:54


1. Imagine que você é jornalista de uma revista para crianças. Elabore quatro dicas que seus leitores podem seguir para se tornarem empreeendedores.

14

DIAGNOSTICAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 14

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:54


2. Agora pense no que você gostaria de empreender. Escreva abaixo o que é necessário fazer para começar seu projeto.

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 15

15 23/02/16 16:54


3. Junte-se a um colega e pesquisem sobre algumas invenções, mencionando o modo como as pessoas viviam sem elas. Pesquisem, por exemplo, como as pessoas viviam sem o telefone, sem Internet. Anotem no quadro abaixo, os resultados da pesquisa feita.

16

DIAGNOSTICAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 16

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:54


1. A família de Julia mudou-se para uma cidade pequena. O pai dela percebeu que não havia uma loja de brinquedos na cidade e pensou em abrir uma. O problema é que ele não tem ideia do que é necessário para começar esse negócio que parece promissor. Pesquise e ajude-o a descobrir os passos para uma pessoa se tornar empreendedora.

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 17

17 23/02/16 16:54


2. O pai de Julia quer investir na montagem da loja depois de descobrir os passos para ser um empreendedor. O problema é que eles não têm dinheiro suficiente para isso. Agora responda: a) De acordo com a Metodologia DSOP, antes de fazer alguma coisa, é bom fazer um diagnóstico. Por quê?

b) Além do dinheiro, do que mais os pais de Julia precisam para abrir a loja?

c) Suponha que o custo para abrir uma loja pequena seja de R$ 15.000,00. Se eles decidirem juntar R$ 1.000,00 por mês, em quanto tempo eles conseguirão abrir a loja?

18

DIAGNOSTICAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 18

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:54


3. O pai de Julia vendeu os brinquedos abaixo para alguns amigos de sua filha. Veja quanto custou cada um e por quanto foi vendido para as crianças.

Produto

Preço de custo

Preço de venda

Bola

7 reais

14 reais

Pião

3 reais

10 reais

Peteca

5 reais

15 reais

Boneca

15 reais

25 reais

a) Quanto ele lucrou com a venda dos produtos?

b) Você acha que os produtos deveriam ser vendidos pelo preço de custo? Por quê?

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 19

19 23/02/16 16:54


4. Heloísa adora as geleias que sua avó faz. Um dia ela levou um pouco para a escola, e suas amigas experimentaram e adoraram! Elas perguntaram onde a amiga havia comprado aquela delícia, mas Heloísa disse que era sua avó quem fazia o doce. A menina viu aí uma oportunidade de conseguir empreender um negócio e contou para a avó. a) Você acha que vender geleias é um bom empreendimento? Por quê?

b) Heloísa conseguiu vender quatro potes de geleia para as amigas. O preço de cada pote foi de 8 reais, e o custo para fazer cada uma foi de 3 reais. Quanto ela e a avó ganharam com a venda?

c) Heloísa e a avó receberam uma encomenda de 40 potes do mercadinho da cidade onde vivem. Se elas venderem a 6 reais, de quanto será o ganho delas?

20

DIAGNOSTICAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 20

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:54


5. Gustavo ganhou de Natal uma impressora e um computador. Ele teve uma ideia e deu início ao seu próprio negócio: começou a imprimir cartões de visita e convites para amigos e parentes. Ele decidiu que começaria a vender esses artigos para a vizinhança e algumas lojas, e calculou os gastos que teria com papel e tinta. Para fazer 200 cartões de visita, Gustavo teria um gasto de 30 reais com material. a) Você acha que Gustavo teve uma boa ideia? Por quê?

b) Ele venderá os 200 cartões de visita por 130 reais. Quanto ele ganhará com a venda?

c) Supondo que o custo para cada cartão de visita fosse de R$ 0,80 e Gustavo conseguisse vender 10 cartões por R$ 18,00, quanto ele lucraria com esta venda?

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 21

21 23/02/16 16:54


6. Vitória está pensando em fazer cartões artesanais para vender e teve uma boa ideia: confeccionar os cartões com papel reciclado. Ela calculou os gastos que terá e concluiu que, para fazer 10 cartões, gastará R$ 4,00 com material. a) Você acha que Vitória teve uma boa ideia? Por quê?

b) O que ela precisa para ser bem-sucedida em seu negócio?

c) Vitória se preocupa com a preservação do meio ambiente? Por quê?

22

DIAGNOSTICAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 22

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:54


d) Calcule qual será o custo para Vitória fazer: 15 CARTÕES R$

20 CARTÕES

30 CARTÕES

R$

R$

40 CARTÕES R$

e) Considerando o gasto que Vitória terá para confeccionar 10 cartões, marque com um X a alternativa verdadeira. O custo de cada cartão é: ( ) R$ 0,50

( ) R$ 0,30

( ) R$ 0,40

f) Para que Vitória ganhe R$ 0,50 na venda de cada cartão, por quanto ela deverá vendê-los?

g) Com cada folha de papel reciclado dá para fazer quatro cartões. Quantas folhas desse papel são necessárias para fazer 100 cartões?

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 23

23 23/02/16 16:54


7. Tiago venderá sanduíches de queijo para os garotos do time de futebol durante o campeonato anual da escola. Ajude-o a planejar a quantidade de sanduíches necessários, considerando que 9 times, com 11 jogadores cada, participarão da disputa. a) Quantos sanduíches ele deve fazer, considerando que cada jogador compre um sanduíche?

b) Considere que um terço desses jogadores compre dois sanduíches, e os demais jogadores, apenas um. Quantos sanduíches ele deve fazer?

c) Tiago calculou os gastos e concluiu que o custo de cada sanduíche é de R$ 1,90. Por quanto você acha que ele deve vender cada sanduíche para obter lucro, pensando em um preço justo?

d) De acordo com a sua sugestão, qual será o lucro de Tiago, se ele vender:

10 SANDUÍCHES

R$

24

30 SANDUÍCHES

50 SANDUÍCHES

R$

R$

DIAGNOSTICAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 24

99 SANDUÍCHES

R$

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:54


e) Agora, faça um cartaz bem bonito para ajudar Tiago com a venda dos sanduíches.

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 25

25 23/02/16 16:54


8. A mãe de Lucas faz bombons caseiros deliciosos para vender. Ela pretende vender seus bombons na festa junina do bairro, e o filho vai ajudá-la. Crie para eles um cartaz com o objetivo de divulgar a ideia aos participantes da festa e conseguir mais compradores.

26

DIAGNOSTICAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 26

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:54


9. Chegou o dia da festa. A venda de bombons foi um sucesso! Veja a quantidade de bombons que Lucas e a mãe dele venderam. RECHEIOS QUANTIDADE VENDIDA

BOMBOM DE AMEIXA

47

BOMBOM DE COCO

BOMBOM DE CEREJA

BOMBOM DE NOZES

59

121

143

a) A mãe de Lucas tinha feito, no total, 380 bombons. Quantos bombons sobraram?

b) Eles podem considerar que a venda de bombons foi um sucesso? Por quê?

c) Cada bombom foi vendido ao preço de 2, 00 reais: • Quanto eles receberam pela venda dos 47 bombons de ameixa?

• Quanto eles receberam pela venda dos 59 bombons de coco?

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 27

27 23/02/16 16:54


10. Daniel e Fábio planejam vender 188 pipas na próxima festa junina da escola. Eles sabem que para empinar pipas as pessoas devem tomar alguns cuidados e querem fazer um cartaz de conscientização para colocar na barraca de venda de pipas. a) Pesquise sobre os perigos e os cuidados que as pessoas devem ter ao empinar pipas e escreva abaixo.

b) O kit de papel e varetas para preparar cada pipa custa R$ 2,00. Quanto eles precisam ter de dinheiro para fabricar as pipas?

28

DIAGNOSTICAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 28

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:54


c) Quanto eles ganharรฃo se venderem todas as pipas a R$ 3,00 cada?

d) O valor do lucro serรก dividido entre os dois. Qual serรก o ganho de cada um, se eles venderem a R$ 3,00 cada?

FUNDAMENTAL I - 4ยบ ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 29

29 23/02/16 16:54


Do sonho à realização

30

SONHAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 30

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:54


Sonhar

Você já deve ter presenciado algum adulto conversando e dizendo que gostaria de trabalhar sem ter chefe. Um dos significados mais populares para a ideia de empreender é criar um negócio próprio. Pois, quando uma pessoa decide empreender no sentido de abrir um negócio, ela está na verdade expressando o desejo de ter sua própria empresa. Para a Metodologia DSOP, a ideia de ter um negócio próprio pode ser entendida como um sonho. E sonhar é fundamental para ter uma vida feliz. Afinal, ninguém merece viver sem realizar seus sonhos, não é?

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 31

31 23/02/16 16:54


Mas quem tem um sonho, seja ele qual for, precisa estabelecer metas para alcançá-lo. Além disso, deve manter firme a sua determinação diante dos obstáculos que possam vir a impedir a sua realização. Sim, porque realizar um sonho é como fazer um jogo de percurso. Há sempre um trajeto a ser percorrido e um tempo necessário para completar o caminho. Por isso, na Metodologia DSOP, é importante também aprender a estabelecer os prazos para realizar os sonhos. Assim, é mais fácil ficar sempre animado e motivado a seguir em frente. Para um adulto, considera-se sonho de curto prazo um sonho que demore um ano para se realizar. Um sonho de médio prazo, até dez anos. E um sonho de longo prazo, acima de dez anos.

32

SONHAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 32

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:54


Sonhar

No caso das crianças, o sonho de curto prazo leva três meses; o de médio prazo, seis meses; e o de longo prazo, um ano. Estabelecer prazos para a realização dos sonhos é importante porque nos ajuda a perceber que as coisas não acontecem de um dia para o outro, como em um passe de mágica. Isso, infelizmente, só acontece nos contos de fadas e nas obras de ficção. Na vida real, tudo leva um tempo para acontecer. E o tempo depende quase sempre dos recursos iniciais que temos e do esforço que estivermos dispostos a fazer para conquistar os recursos que faltam.

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 33

33 23/02/16 16:54


1. Liste abaixo três sonhos que você deseja realizar no futuro. Separe os sonhos levando em conta se são de curto, médio ou longo prazo.

CURTO PRAZ0 MÉDIO PRAZ0 LONGO PRAZ0

O que você precisa fazer para conseguir que cada um deles se realize?

34

SONHAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 34

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:54


2. Suponha que o seu sonho seja tornar-se um jogador de futebol de sucesso e jogar na seleção brasileira. Agora responda: a) O que você deve fazer para que esse sonho se torne realidade? Por quê?

b) Será que existem obstáculos para uma pessoa se tornar jogador profissional? Quais?

c) Esse sonho é de curto, médio ou longo prazo?

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 35

35 23/02/16 16:54


3. Imagine que seu sonho é ir à Disney aos 15 anos. Atualmente, o preço total da viagem é de R$ 8.000,00 por 15 dias. a) De acordo com a ideia de curto, médio e longo prazo, em qual categoria esse sonho se encaixaria?

b) Considerando o tempo que você tem até lá, o que você acha que deve fazer a partir de hoje para realizar esse sonho no futuro?

c) Levando em conta o valor do sonho e também a sua idade atual, quanto você teria de guardar por ano para realizar seu sonho?

36

SONHAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 36

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:54


1. Fernando sonha se tornar um empreendedor coletivo, mas ele não sabe muito bem o que fazer. Você sabe o que isso significa? Pesquise e escreva abaixo.

a) Depois de saber o que é um empreendedor coletivo, o que você diria a Fernando?

b) Quais são as atitudes que um empreendedor deve ter para provocar mudanças na comunidade onde vive?

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 37

37 23/02/16 16:54


2. Dona Sônia sonha abrir um salão de cabeleireiro no bairro onde mora, para ajudar a complementar a renda da sua família. Ajude-a a montar a lista de atitudes que ela terá de tomar para que o seu negócio saia do papel.

38

SONHAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 38

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:54


a) Pense e escreva também alguns dos itens que você acha necessários para tornar o negócio realidade.

b) Depois de elaborar a lista de atitudes e recursos materiais, o que você considera fundamental para que dona Sônia consiga abrir seu próprio negócio?

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 39

39 23/02/16 16:54


3. Dona Luísa sonha fazer uma bela festa de aniversário para comemorar os 15 anos de sua filha Clara. a) Considerando que Clara tem apenas 10 anos, você acha que o sonho de dona Luísa é de curto, médio ou longo prazo? Justifique a resposta.

b) Entre os locais que dona Luísa já visitou, o que ela mais gostou cobra R$ 3.500,00 pela festa. Você acha que ela deve desistir de realizar o seu sonho? Justifique.

40

SONHAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 40

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:54


4. Dona Carla é dona de casa, mas quer abrir um negócio para ajudar nas despesas da família. Ela sempre quis fazer bichos de pelúcia, mas teve uma ideia diferente: fazer bichos de pelúcia reciclados. a) Qual é o principal recurso de que ela precisa para começar a sua produção?

b) Você acha que produzir os bichos de pelúcia a partir de um material reciclado, aumenta ou diminui o custo de produção?

c) Em sua opinião, dona Carla deve vender os bichos de pelúcia mais baratos ou mais caros do que os que já existem no mercado? Por quê?

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 41

41 23/02/16 16:54


5. Carlos queria ter um negócio próprio desde criança e decidiu que era hora de realizar seu sonho. Ele queria vender camisas com frases criadas por ele através de um site. O rapaz tinha R$ 5.000,00 para investir. Veja os custos que ele teria para abrir o seu negócio.

CUSTO

DESCRIÇÃO Desenvolvimento de site

R$ 2.000,00

Matéria-prima

R$ 1.000,00

Máquina para aplicar frases

R$ 1.500,00

Gasto com embalagens

R$ 200,00

Custo com entrega

R$ 500,00

Total

R$ 5.200,00

Agora calcule quanto ele recebeu em dois meses de vendas.

DESCRIÇÃO

QUANTIDADE

VALOR UNIDADE

Camiseta infantil

50

R$ 20,00

Camiseta masculina

30

R$ 40,00

Camiseta feminina

45

R$ 35,00

42

SONHAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 42

ENTRADA

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:54


Responda. a) Ele teve algum lucro nesses dois meses de venda?

b) O que Carlos deve fazer para que as vendas aumentem?

c) Em sua opinião, ele deve vender outros tipos de produtos para ser bem-sucedido? Por quê?

d) O que ele pode fazer para administrar melhor o seu negócio?

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 43

43 23/02/16 16:54


Quanto vale?

44

SONHAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 44

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:54


Orçar

Toda criança sabe que para ter algumas das coisas que deseja, como o lanche da cantina da escola, é preciso dar algo em troca. Esse algo que damos em troca é chamado dinheiro e é conhecido no mundo todo, na forma de moedas de metal e cédulas de papel. O que pouca criança sabe é que, para chegarmos às moedas e cédulas que usamos hoje em dia, um longo caminho foi percorrido. Na Antiguidade, quando o dinheiro ainda não existia, o jeito que as pessoas encontraram para ter o que precisavam foi o escambo, que significa troca direta de mercadorias sem dinheiro.

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 45

45 23/02/16 16:54


Se uma pessoa plantava arroz, por exemplo, separava o que precisaria para o consumo da família e trocava o restante com quem produzia milho. A outra pessoa, que produzia o milho, por exemplo, trocava o que sobrava da produção com o peixe fresquinho que o pescador pegava, e assim por diante. Se você já trocou uma bolacha recheada do seu lanche por uma de água e sal com o seu amigo, ou uma figurinha repetida com o seu vizinho, então você já praticou escambo! A dificuldade desse tipo de negociação no passado era calcular o valor das coisas. O que valia mais, um quilo de arroz ou uma espiga de milho? Durante um tempo, para tentar solucionar essa questão, fizeram do couro uma moeda de troca, porque o couro era mais fácil de guardar e durava mais. Entre as diversas mercadorias que já foram utilizadas como moeda de troca, uma das mais famosas foi o sal, que era utilizado como meio de pagamento pelos soldados romanos.

46

ORÇAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 46

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:54


Orçar

É do sal utilizado como moeda de troca que vem a palavra salário, que hoje em dia significa pagamento mensal pelos trabalhos realizados. Com o passar do tempo, o couro e o sal foram substituídos pelo metal, porque o metal todo mundo sabia que tinha muito valor. Como para trocar por coisas muito valiosas era preciso muito metal, e o metal era pesado para carregar, foi criada a cédula de papel. Hoje em dia, para comprar qualquer coisa é preciso saber quantas moedas ou cédulas aquele produto vale. E saber quanto vale determinada coisa é saber orçar, o terceiro passo da Metodologia DSOP. Toda pessoa empreendedora precisa aprender a fazer um orçamento. Isto é, saber calcular quanto valem o sonho que deseja realizar e todas as coisas necessárias para torná-lo realidade.

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 47

47 23/02/16 16:54


1. Você já conhece todas as cédulas e moedas de Real. Mas você sabe o que é possível comprar com cada uma delas? Pesquise em folhetos de supermercados alguns produtos usados por sua família e veja o que pode ser comprado com as cédulas e moedas nas tabelas. Moeda de Real

O que posso comprar?

R$ 0,05 R$ 0,10 R$ 0,25

R$ 0,50

R$ 1,00

48

ORÇAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 48

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:55


Cédula de Real

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 49

O que posso comprar?

49 23/02/16 16:55


2. Observe as moedas que compõem o nosso sistema monetário e responda às questões propostas.

a) Quantas moedas de R$ 0,05 centavos são necessárias para trocar por uma moeda de R$ 1,00?

b) Quantas moedas de R$ 0,25 centavos são necessárias para trocar por uma cédula de R$ 5,00?

c) Quantas cédulas de R$ 5,00 são necessárias para trocar por uma cédula de R$ 50,00?

50

ORÇAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 50

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:55


3. As cédulas e moedas do nosso sistema monetário apresentam a Efígie da República de um lado e, do outro lado, uma homenagem a um personagem brasileiro ilustre ou a nossa fauna e flora. Veja alguns exemplos.

Efígie da República e garça

Efígie da República e D. Pedro I

Efígie da República e arara

Efígie da República e Barão do Rio Branco

Efígie da República e mico-leão-dourado

Efígie da República e grafismo indígena marajoara

• Escolha um dos personagens homenageados que aparecem na cédula ou moeda e faça uma pesquisa a respeito dele. Depois responda: a) Por que foi utilizada essa imagem?

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 51

51 23/02/16 16:55


1. A mãe de Sheila tem as seguintes notas para começar a fazer cestas de café da manhã.

Agora responda: a) Quanto, em dinheiro, a mãe da menina tem no total?

b) Quantas notas de R$ 10,00 ela precisa para comprar nove cestas, considerando que cada uma custa R$ 7,00?

c) Quantas cédulas de R$ 2,00 são necessárias para comprar nove folhas de papel, se cada uma custa R$ 0,15?

d) Quantas cédulas de R$ 5,00 são necessárias para comprar nove botões de rosa, se cada um custa R$ 1,25?

52

ORÇAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 52

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:55


2. O pai de Fernando abriu uma papelaria e colocou alguns itens em promoção para atrair clientes durante a inauguração. Analise o preço de cada produto e veja qual foi o custo de cada um.

MATERIAL

PREÇO UNITÁRIO

CUSTO

MOCHILA

R$ 110,00

R$ 40,00

CAIXA DE LÁPIS DE COR

R$ 6,00

R$ 2,00

CANETINHAS

R$ 8,00

R$ 5,00

PACOTE DE FOLHA DE SULFITE

R$ 15,00

R$ 6,00

CALCULADORA

R$ 20,00

R$ 10,00

CAIXA DE GIZ DE CERA

R$ 2,00

R$ 2,00

APONTADOR

R$ 1,00

R$ 0,50

CADERNO

R$ 10,00

R$ 6,00

PACOTE COPOS DESCARTÁVEIS

R$ 6,00

R$ 3,00

TESOURA SEM PONTA

R$ 6,00

R$ 2,00

• Quanto ele ganhou com a venda de todos os itens que estavam em promoção?

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 53

53 23/02/16 16:55


3. Rebeca sonha aprender a falar inglês para ser agente de viagens. A mãe dela pesquisou em três escolas o valor da mensalidade, sem esquecer que o curso, além de barato, deve ser de boa qualidade. Veja a mensalidade de cada escola durante seis meses. ESCOLA 1

ESCOLA 2

ESCOLA 3

R$ 150,00

R$ 210,00

R$ 180,00

• A primeira oferece uma aula por semana, com uma hora e meia de duração, sem desconto no material didático. • A segunda oferece duas aulas por semana, com uma hora de duração, sem desconto no material didático. • A terceira escola oferece duas aulas por semana, com uma hora de duração, e o material didático está com 50% de desconto. a) Qual escola é mais barata? b) Qual delas oferece mais benefícios? c) Em sua opinião, qual a mãe de Rebeca deveria escolher?

54

ORÇAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 54

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:55


4. Silvia teve a ideia de vender sua coleção de ursos de pelúcia pela Internet. Deu tão certo que ela decidiu investir na compra de mais ursos e vendê-los para colecionadores. Anote, nas linhas abaixo, o que é necessário para que ela continue tendo sucesso em seu empreendimento.

• Em sua opinião, Silvia teve uma boa ideia? Por quê?

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 55

55 23/02/16 16:55


5. Juliana sonhava com uma bicicleta, mas os pais dela ainda não podiam comprá-la. O pai sugeriu que ela mesma construísse um brinquedo, como ele fazia quando criança. A menina adorou a ideia e pediu a ajuda dele. A ideia deu tão certo que o pai de Juliana viu a oportunidade de abrir uma oficina de brinquedos antigos. Agora, faça as atividades abaixo. a) Pesquise e escreva abaixo uma lista de brinquedos antigos que o pai de Juliana poderia fabricar.

b) Liste quais são as principais matérias-primas necessárias para construir os brinquedos.

c) De que outros recursos, além da matéria-prima, ele precisará para montar o negócio?

56

ORÇAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 56

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:55


6. Um menino britânico chamado Harli Jordean tornou-se uma criança empreendedora. Com apenas 8 anos, criou um site no qual vendia bolinhas de gude de diversos tamanhos e modelos. O pequeno conseguiu um volume tão grande de encomendas que contratou a mãe e os dois irmãos para ajudá-lo. a) Em sua opinião, Harli teve uma boa ideia? Por quê?

b) Pesquise na Internet ou na biblioteca da escola histórias de crianças empreendedoras e escreva abaixo.

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 57

57 23/02/16 16:55


Quem espera sempre alcança

58

ORÇAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 58

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:55


Poupar

Ter paciência para esperar o tempo que as coisas precisam para acontecer não é fácil, não é verdade? Às vezes, a gente até gostaria que tudo acontecesse como em um jogo de videogame, na maior velocidade! Mas a vida não é assim. Esperar faz parte de quase tudo na natureza. Em relação aos sonhos e ao dinheiro, vale a mesma regra: é preciso esperar e ter paciência. Mas o bom é que quem espera sempre alcança.

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 59

59 23/02/16 16:55


O último passo da Metodologia DSOP é poupar, ou seja, guardar um pouco do dinheiro que temos para realizar sonhos no futuro. Só que, para realizar sonhos no futuro, é preciso aprender a esperar. Um jeito inteligente de guardar o dinheiro e esperar até ter o suficiente para realizar o sonho é depositar o dinheiro no banco. Você sabia que, ao depositar o dinheiro que você tem em uma conta de poupança, o banco paga para você um valor mensal por ter deixado seu dinheiro guardado lá? Pois é. Esse valor adicional que o banco paga é chamado de juros.

60

ORÇAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 60

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:55


Poupar

Isso significa que, se você poupar sempre um pouco do que tem e guardar no lugar correto, o seu dinheiro crescerá um pouquinho todo mês! E, lógico, quanto mais tempo o dinheiro ficar guardado, mais ele vai crescer. Por isso é tão importante ter paciência e esperar. Uma pessoa que sonha abrir um negócio próprio, por exemplo, deve começar a guardar dinheiro para isso o quanto antes. Empreendedores precisam investir. Investir é colocar dinheiro no negócio. Mas, para investir, é preciso primeiro poupar.

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 61

61 23/02/16 16:55


Com base no que você aprendeu sobre o hábito de poupar, crie uma continuação para as histórias a seguir.

1. Isabela quer comprar um par de patins. Nos quatro últimos meses, ela conseguiu guardar no seu cofre R$ 40,00. Os patins que ela quer custam R$ 100,00. Agora ela resolveu que...

62

POUPAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 62

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:55


2. Maria Clara estava passeando pelo shopping quando viu uma boneca incrível. Ela havia ganhado de presente de aniversário R$ 50,00, e a boneca custava R$ 150,00. Como ela recebe R$ 50,00 de mesada, foi aconselhada por seus pais a...

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 63

63 23/02/16 16:55


3. Eduardo está aprendendo a tocar violão, e seu sonho é comprar um instrumento bem bacana. Um modelo para iniciantes custa R$ 199,00. Mas o que ele quer custa R$ 399,00. Ele já tem os R$ 199,00, mas preferiu esperar para comprar o que ele realmente quer daqui a seis meses. Sendo assim, ele terá de guardar por mês...

64

POUPAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 64

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:55


4. Vitor ajuda a mãe em uma lojinha de artesanatos depois da escola. A mãe dele paga R$ 30,00 por semana pela ajuda. Ele quer investir esse dinheiro, mas não sabe como, então...

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 65

65 23/02/16 16:55


1. Seu Jonas quer montar uma barraquinha de pipoca em frente à escola. Atualmente, ele trabalha como porteiro e ganha R$ 950,00 por mês. Considerando que uma barraquinha custa R$ 1.200,00 e que ele deseja realizar o sonho em um ano, como você imagina que seu Jonas possa realizar o sonho? Observe o orçamento mensal do seu Jonas. ALUGUEL

R$ 380,00

TELEFONE

R$ 80,00

SUPERMERCADO

R$ 300,00

CELULAR

R$ 30,00

LUZ

R$ 85,00

TRANSPORTE

R$ 70,00

ÁGUA

R$ 22,00

ROUPAS

R$ 80,00

Agora responda: a) Quanto sobra do salário dele para a realização do sonho? b) Quanto ele precisaria poupar por mês para realizar o sonho no prazo de um ano? c) O que ele poderia fazer para conseguir realizar o sonho no prazo que deseja, recebendo o valor que ganha atualmente?

66

POUPAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 66

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:55


2. Vitória foi para a aula, e o professor passou uma mensagem para os alunos decifrarem que diz respeito aos passos para se tornar um bom empreendedor. Será que você consegue ajudá-la a decifrar a mensagem?

a e i o u

a e i o u Passos para se tornar um bom empreendedor: a. Gostar do que faz.

b. Planejar e organizar. c. Saber se relacionar com as pessoas. d. identificar oportunidades. e. Ter força de vontade. f. Cumprir com a palavra. g. Buscar o lucro.

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 67

67 23/02/16 16:55


Você sabia que existe o Dia da Poupança? O Dia da Poupança é comemorado no dia 31 de outubro. A data foi estabelecida em 1924, durante um congresso internacional de economia, na Itália. No Brasil, foi instituída em 1933. Esse dia foi criado para estimular as famílias a poupar parte de seus ganhos, juntando reservas para o futuro, criando suas próprias fontes de financiamento para consumo e necessidades. Dessa forma, todos teriam menos problemas financeiros. Depois de saber sobre esse dia especial, faça cartazes junto de seus colegas e espalhe pela escola, a fim de que todos vejam e se conscientizem da importância de poupar parte do que ganham. 1. Pesquise a origem dos cofrinhos de porquinho e escreva abaixo.

68

POUPAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 68

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:55


2. Procure o significado das expressões abaixo. Peça a ajuda de um adulto, se necessário, e depois escreva abaixo o que conseguiu descobrir. Fazer um pé-de-meia.

Fazer uma vaquinha.

3. Pesquise outras expressões populares que falem sobre a necessidade de juntar dinheiro e registre abaixo.

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 69

69 23/02/16 16:55


Ganhar dinheiro é bom. Só que mais importante do que isso é gostar do que se faz. Muitas pessoas que se tornaram grandes empreendedoras ganharam dinheiro fazendo coisas que já gostavam de fazer na infância. Comece a sonhar hoje com o que você pode fazer amanhã. 1. Liste abaixo algumas atividades que você gosta muito de fazer e que poderiam se tornar um negócio no futuro.

70

POUPAR

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 70

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

23/02/16 16:55


2. Depois do que estudou sobre a Metodologia DSOP, complete as frases a seguir. a) ______________________ é o mesmo que colocar o seu plano em execução.

b) O nome do nosso dinheiro é _________________.

c) A _________________________ foi o que substituiu o metal como moeda.

d) _________________ é saber calcular quanto vale o sonho que deseja realizar.

e) Para ter uma vida feliz, é fundamental _______________.

f) O ____________ é a instituição onde podemos guardar o nosso dinheiro.

g) O pagamento mensal por trabalhos realizados chama-se ____________________.

h) A troca direta de mercadorias sem o uso do dinheiro tem o nome de ______________________.

FUNDAMENTAL I - 4º ANO

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 71

71 23/02/16 16:55


É isso aí! Concluímos aqui mais uma etapa do seu aprendizado de educação financeira. Agora, que você já conhece os passos da Metodologia DSOP, com certeza já consegue compreender a importância deles. Diagnosticar Sonhar Orçar Poupar Esses passos são muito importantes para realizar qualquer sonho que você tenha na vida. Como você pôde ver, quando sabemos para onde vai o nosso dinheiro, podemos fazer escolhas mais acertadas. Quem sabe direitinho o sonho que deseja realizar fica mais forte e motivado para batalhar pela realização dele. Dando valor ao dinheiro, usando de forma consciente o que a gente tem e sabendo o preço das coisas, tudo fica mais simples. E quando gastamos menos

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 72

23/02/16 16:55


dinheiro do que temos, estamos poupando, e assim nosso sonho fica cada vez mais perto de se realizar. Como você já está craque nisso, passe o que aprendeu adiante. Dê essas dicas para seus pais, parentes e amigos. Tenha certeza de que você fará um bem enorme a todos eles. Conto com você! Até o ano que vem, quando voltaremos com novas atividades para você aprender cada vez mais! Reinaldo Domingos

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 73

23/02/16 16:55


Grupo DSOP Tem como missão disseminar o conceito de Educação Financeira, contribuindo para a criação de novas gerações de pessoas e famílias independentes financeiramente. A partir desse objetivo principal, foi criada, em 2008, com o slogan “O valor de ser feliz”, a DSOP Educação Financeira. Já em 2010, foi fundada a Editora DSOP, que sintetiza sua razão de ser e o foco da sua atuação no mercado editorial brasileiro. Juntas, elas formam o Grupo DSOP de Educação Financeira, presidida pelo empreendedor, professor, educador, mestre e terapeuta financeiro, Reinaldo Domingos. A DSOP Educação Financeira oferece uma série de produtos e serviços sob medida para pessoas, famílias, empresas e instituições de ensino interessadas em ampliar e consolidar o conhecimento sobre o tema. São cursos, seminários, workshops, palestras, formação de educadores financeiros, capacitação de professores, pós-graduação em Educação Financeira, licenciamento da marca DSOP por meio da Rede de Educadores Financeiros DSOP e Franquia DSOP. É, também, mantenedora da Associação Brasileira de Educadores Financeiros - Abefin. A Editora DSOP é referência em Educação Financeira e atua também nos segmentos de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, literatura de ficção nacional e estrangeira. O catálogo de literatura infantil, incluindo o título A História Verdadeira do Sapo Luiz (1º lugar na categoria melhor livro infantil, do Prêmio Jabuti em 2015), privilegia excelentes títulos que oferecem às crianças elementos que contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura e pela fantasia, tão essenciais para a organização harmoniosa de sua vida nos aspectos psíquico e social. Entre as obras didáticas e de não ficção, destaca-se a primeira coleção de Educação Financeira para o Ensino Básico do país, com livros que contemplam todos os ciclos de ensino. Esse material já foi adotado por milhares de escolas públicas e privadas do Brasil, em que o tema Educação Financeira é parte do currículo escolar. Todo o conteúdo de Educação Financeira desenvolvido pela Editora DSOP segue as diretrizes da Metodologia DSOP, concebida a partir de uma abordagem comportamental em relação ao tema finanças. A DSOP Educação Financeira e a Editora DSOP são certificadas pelo ISO - 9001, pela certificadora SGS International.

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 74

23/02/16 16:55


Material Complementar

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 75

23/02/16 16:55


COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_MIOLO.indd 76

23/02/16 16:55


Reinaldo Domingos

Coleção DSOP

Coleção DSOP de Educação Financeira

A Coleção, composta de 15 volumes, foi idealizada para os diferentes ciclos do ensino: Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Médio. Todos os livros contemplam os quatro passos da Metodologia DSOP, cujo intuito é desenvolver no aluno competências fundamentais para que ele possa lidar com as questões financeiras com segurança e consciência: Saber Diagnosticar, Saber Sonhar, Saber Orçar e Saber Poupar.

COLECAODSOP_EDUCACAOFINANCEIRA_ANO4_LIVRODOALUNO_CAPA.indd 1

4º ANO

Ensino Fundamental

Reinaldo Domingos

O presente volume foi pedagogicamente desenvolvido considerando as expectativas de aprendizagem de um estudante do Ensino Fundamental.

de Educação Financeira

4º ANO

Os quatro pilares são retomados a cada volume com maior profundidade e novas propostas de atividades, permitindo uma aprendizagem continuada e integrada.

COLEÇÃO DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A Coleção DSOP de Educação Financeira é uma adaptação didática da Metodologia DSOP, desenvolvida pelo mestre, professor, educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos, e faz parte do Programa DSOP de Educação Financeira para o Ensino Básico.

23/02/16 16:50

Colecaodsop educacaofinanceira ano4 livrodoaluno (1)  
Colecaodsop educacaofinanceira ano4 livrodoaluno (1)  
Advertisement