7 minute read

Governo lança campanha para retomar índices altos de vacinação

calendário de vacinação.

O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (27) o Movimento Nacional pela Vacinação, uma campanha que tem como principal objetivo retomar índices altos de coberturas vacinais no Brasil, que estão em declínio há seis anos.

Advertisement

O lançamento da mobilização ocorreu durante evento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no Guará, região administrativa do Distrito Federal, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Saúde, Nísia Trindade. A solenidade também contou com a participação do vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, da primeira-dama Janja da Silva e da governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP).

Desde 2016, a cobertura vacinal de diferentes imunizantes está bem abaixo de 95%, que é o índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com dados do próprio Ministério da Saúde, a cobertura vacinal da população ficou em 66,06% no ano passado.

Em 2021, ano que registrou maior mortalidade pela pandemia de covid-19, esse indicador não passou de 61%. Em anos anteriores, ficou abaixo de 80%. A última vez que o país registrou índice satisfatório de vacinação foi em 2015, quando cerca de 95% do público-alvo foi vacinado.

“A gente tem que ter consciência de que o Brasil já foi o país campeão mundial de vacinação. Era o [país] mais respeitado do mundo pela capacidade das nossas enfermeiras e enfermeiros da injeção”, destacou Lula durante discurso de lançamento da campanha. O presidente fez um apelo para que a população atualize o

“É importante a gente garantir que as pessoas tomem a vacina para evitar desgraças maiores na vida da gente. Não querer tomar vacina é um direito de qualquer um, mas tomar vacina é um gesto de responsabilidade”, afirmou Lula, que ainda repudiou o negacionismo contra a eficácia dos imunizantes: “que a gente não acredite no negacionismo, nem bobagens que se fala contra a vacina”. A campanha será reforçada com inserções publicitárias nos meios de comunicação para estimular as pessoas a irem aos postos.

Quinta dose

Lula aproveitou a ocasião para tomar a quinta dose de vacina contra a covid-19 e chegou a exibir o seu cartão de imunização atualizado. Ele recebeu a injeção do vice-presidente Geraldo Alckmin, que é médico.

“Eu tenho 77 anos e tomei minha quinta vacina. E se tiver a sexta, vou tomar a sexta. Se tiver a sétima, vou tomar a sétima. Eu tomo vacina porque eu gosto da vida, porque a vida é um dom maior que Deus nos deu”.

“Eu não posso compreender uma mãe que se recusa a levar o filho para tomar uma vacina contra uma paralisia infantil”, acrescentou o presidente.

Campanha

Na primeira etapa, segundo o

Ministério da Saúde, a vacinação terá reforço de doses bivalente contra a covid-19 em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença. Estão incluídos neste público-alvo os idosos acima dos 70 anos, pessoas com imunossupressão, funcionários e pessoas que vivem em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, totalizando cerca de 18 milhões de habitantes em todo o país. Segundo a pasta, cerca de 19 milhões de doses já foram distribuídas para os estados e o Distrito Federal. Mais adiante, a quinta dose deve ser oferecida a população entre 60 e 69 anos.

Para tomar a vacina bivalente contra a covid-19, que previne contra as variantes mais perigosas do vírus, é necessário ter completado o ciclo vacinal de quatro doses, respeitando um intervalo de quatro meses desde a última recebida.

Em março, o governo pretende expandir a dose bivalente para toda a população acima de 12 anos de idade. Já em abril, começa a campanha de vacinação contra a Influenza e, a partir de maio, o chamamento para atualização da caderneta de vacinação com todos os imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Governo estimula voluntários para doação de sangue e reforça estoque do Hemomar

Com a campanha de mobilização de doadores de sangue no período do Carnaval, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), em São Luís, registrou o comparecimento de 3.955 pessoas na unidade, das quais 3.098 puderam realizar a doação. As doações ocorreram entre os dias 1º e 24 deste mês.

Cerca de 11.992 pessoas, após o processo de produção de hemocomponentes, podem ser beneficiadas com as doações de sangue. A ação fez parte da campanha “Bloco do Doador”, que teve como tema o slogan “Antes do Carnaval chegar, venha seu sangue doar”.

“O Bloco do Doador foi um sucesso. Apesar de ainda termos um estoque considerado abaixo do ideal, o impulso e a colaboração da população permitiram atender às demandas da rede durante o período carnavalesco”, disse a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão.

A coordenadora de captação de doadores, Misleny Silva, agradeceu a todos os envolvidos na campanha. “Os resultados positivos são uma conquista coletiva. Agradecemos às equipes do Hemomar, à Secretaria de Cultura do Estado pela parceria e disponibilização de atrações e, principalmente, aqueles que se dispuseram a doar sangue no período da folia”, destacou.

Doando pela primeira vez, a assistente comercial Dayana Pereira Nunes participou da campanha. “Há tempos tinha o sonho de doar sangue, mas sempre deixava para um outro dia, apesar de saber da impor- tância. Quando vi a campanha do Carnaval e sabendo que eu mesma posso precisar, não pensei duas vezes”, disse após a doação no último 20 de fevereiro.

O Hemomar integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), sendo gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Estoque

Apesar do sucesso da campanha no sentido de garantir o abastecimento de hemocomponentes em caráter emergencial, o Hemomar permanece em alerta para os baixos níveis do estoque.

Critérios para doação de sangue:

– Estar bem de saúde;

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de res- ponsável legal e maiores de 60 anos precisam ter realizado a primeira doação antes dos 60);

– Ter mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas;

– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

AVISO DE LICITAÇÃO

PROCESSO ADMINISTRATIVO N° 023/2023 – CPL/PMP PREGÃO ELETRÔNICO N° 008/2023 – SRP

O MUNICÍPIO DE PARNARAMA Estado do Maranhão, com Centro Administrativo situado na Rua Pedreiras, n° 093, Centro, em Parnarama/MA, por meio do Pregoeiro Oficial e Equipe de Apoio, designados através da Portaria n° 110/2023 – GAB/PMP, de 03 de janeiro de 2023, nos termos da Lei n° 10.520/02, Decreto Federal n° 10.024/19, aplicando subsidiariamente a Lei n° 8.666/93 e demais normas regulamentares aplicáveis à espécie, bem como pelas disposições do instrumento convocatório, promoverá o procedimento licitatório adiante especificado:

 OBJETO: Registro de preços para eventual contratação de empresa especializada para a aquisição de combustíveis, para suprir as necessidades de abastecimento dos veículos da frota municipal na região dos Povoados Brejinho do Ismael, Canto Bom, Bebedouro, Olho D’água do Nôga e nas regiões dos Povoados Brejo São Felix, Lagoa do Caminho, Coites, Feitoria, Paiol do Centro e demais povoados das regiões, em atendimento as necessidades da Prefeitura Municipal de Parnarama/MA, conforme especificações e quantitativos constantes no Termo de Referência anexo ao edital.

 MODALIDADE: Pregão Eletrônico

 TIPO DE LICITAÇÃO: Menor Preço

 ADJUDICAÇÃO: Por Lote  MODO DE DISPUTA: Aberto  INÍCIO DO ACOLHIMENTO DAS PROPOSTAS: 01 de março de 2023, às 08 h e 00 min

 ABERTURA DAS PROPOSTAS: 14 de março de 2023, às 08 h e 00 min

 INÍCIO DA SESSÃO DE DISPUTA DE PREÇOS: 14 de março de 2023, às 08 h e 10 min

 PLATAFORMA: BBMNET Licitações – Bolsa Brasileira de Mercadorias (www.bbmnetlicitacoes.com.br)

 ACESSO AO EDITAL: transparencia.parnarama.ma.gov.br/acessoInformacao/licitacao/tce, www.tcema.tc.br e www.bbmnetlicitacoes.com.br

Demais informações poderão ser solicitadas por meio do endereço eletrônico: cpl2021pmp@gmail.com ou na sala do Departamento de Licitações e Contratos Administrativos da Prefeitura Municipal de Parnarama/MA, situada nesta cidade na Rua Pedreiras, n° 093, Centro, de segunda à sexta-feira (dias úteis), de 08 h e 00 min às 14 h e 00 min.

Parnarama/MA, 27 de fevereiro de 2023.

FRANCISCO GLEYDSON OLIVEIRA CARVALHO Pregoeiro Oficial / PMP

AVISO DE LICITAÇÃO

PROCESSO ADMINISTRATIVO N° 024/2023 – CPL/PMP PREGÃO ELETRÔNICO N° 009/2023 – SRP

O MUNICÍPIO DE PARNARAMA, Estado do Maranhão, com Centro Administrativo situado na Rua Pedreiras, n° 093, Centro, em Parnarama/MA, por meio do Pregoeiro Oficial e Equipe de Apoio, designados através da Portaria n° 110/2023 – GAB/PMP, de 03 de janeiro de 2023, nos termos da Lei Federal n° 10.520/02, Decreto n° 10.024/19, aplicando subsidiariamente a Lei Federal n° 8.666/93 e demais normas regulamentares aplicáveis à espécie, bem como pelas disposições do instrumento convocatório, promoverá o procedimento licitatório adiante especificado:

 OBJETO: Registro de preços para eventual contratação de empresa para aquisição de gás GLP, em atendimento das necessidades da Prefeitura Municipal de Parnarama/MA, conforme especificações e quantitativos constantes no Termo de Referência anexo ao edital

 MODALIDADE: Pregão Eletrônico

 TIPO DE LICITAÇÃO: Menor Preço

 ADJUDICAÇÃO: Por Item

 MODO DE DISPUTA: Aberto

 INÍCIO DO ACOLHIMENTO DAS PROPOSTAS: 01 de março de 2023, às 08 h e 00 min

 ABERTURA DAS PROPOSTAS: 14 de março de 2023, às 10 h e 00 min

 INÍCIO DA SESSÃO DE DISPUTA DE PREÇOS: 14 de março de 2023, às 10 h e 10 min

 PLATAFORMA: BBMNET Licitações – Bolsa Brasileira de Mercadorias (www.bbmnetlicitacoes.com.br)

 ACESSO AO EDITAL: transparencia.parnarama.ma.gov.br/acessoInformacao/licitacao/tce, www.tcema.tc.br e www.bbmnetlicitacoes.com.br

Demais informações poderão ser solicitadas por meio do endereço eletrônico: cpl2021pmp@gmail.com ou na sala do Departamento de Licitações e Contratos Administrativos da Prefeitura Municipal de Parnarama/MA, situada nesta cidade na Rua Pedreiras, n° 093, Centro, de segunda à sexta-feira (dias úteis), de 08 h e 00 min às 14 h e 00 min.

Parnarama/MA, 27 de fevereiro de 2023.

FRANCISCO GLEYDSON OLIVEIRA CARVALHO Pregoeiro Oficial / PMP

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNARAMA/MA Centro Administrativo – Rua Pedreiras, n° 093, Centro em Parnarama/MA CNPJ n° 06.115.117/0001-05 www.atosefatos.jor.br

GUSTAVO ROSA FRANCA FERREIRA, 029.461.183 -55, torna público que solicitou a LICENÇA AMBIENTAL ÚNICA - LAU junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA, conforme Processo SEMMA nº 045/2023.

This article is from: