Programa da CDU às Eleições Autárquicas 2013

Page 3

1. BREVE CARACTERIZAÇÃO DEMOGRÁFICA DO CONCELHO Ovar é hoje um concelho envelhecido, estagnado demograficamente e onde milhares de famílias sofrem diariamente o drama do desemprego A população de Ovar – tal como a do resto do País – também está a envelhecer: nos Censos de 2011 do INE, o número de pessoas com mais de 65 anos já é maior que o dos jovens entre os 0 e os 15 anos. Em 2030, esta relação será, provavelmente, de 2,5 idosos para cada jovem. É preciso fazer alguma coisa. Ovar tem recursos, desde que bem geridos, para atrair jovens casais e criar condições para a sua fixação: garantir qualidade de vida e emprego com direitos. Para tal é necessário implementar políticas de fomento à habitação, garantir o emprego com direitos, garantir a prestação de serviços (saúde, educação), democratizar o acesso à cultura e ao desporto e garantir adequados padrões de mobilidade.

2. SAÚDE Hospital de Ovar É hoje consensual que o Hospital de Ovar presta um serviço insubstituível à população de Ovar, apesar das sucessivas perdas de valências de que foi alvo pelos governos da direita, que lhe retiraram a Maternidade, a Pediatria e o Serviço de Urgência. Conta, actualmente, com serviços nas áreas de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, CTAO (Hipocoagulados), Diabetologia, Dietética, Fisiatria, Medicina Interna, Pediatria, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Psicologia Clínica, Urologia, Podologia e Dermatologia.

Na visão da CDU este hospital deve continuar a ser um hospital de proximidade, em plena articulação com as Unidades de Saúde Familiar. A população vareira deve ver o Hospital de Ovar como o seu hospital, aquele a que deve recorrer em primeiro lugar e que deve responder pelo menos à grande maioria das principais necessidades de saúde no concelho. Importa não esquecer que o Hospital de Ovar continua ameaçado de privatização pelo governo PSD/CDS – forças que concorrem também no plano local. Este processo mereceu, desde o início, o mais vivo repúdio por parte da CDU, já que, como tem demonstrado a história, as privatizações são acompanhadas de relevantes subidas de custos (seja para os utentes, seja para o Estado); de degradação dos serviços; de diminuição da sua oferta; de precarização e aumento dos níveis de exploração dos trabalhadores. Marca distintiva da CDU relativamente às forças concorrentes é a de sempre ter defendido - nas palavras e nos actos - um Serviço Nacional de Saúde como serviço público, geral, universal e gratuito, como garantia de acesso em qualidade aos cuidados de saúde. Fê-lo 2


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.