Page 1

Responsabilidade

Trabalho Realizado Por:  Carlos Soares  João Lino  Márcio Moreira

1


Índice Introdução

3

Definição de responsabilidade

4

Tipos de responsabilidade e definição

5

Conclusão

6

Bibliografia

7

2


Introdução Com este trabalho pretendemos ficar a saber o que é a responsabilidade. O termo responsabilidade designa a obrigação de um subordinado cumprir um dever que lhe foi designado e de responder, perante o seu superior, pelas suas próprias acções; resulta da relação de hierarquia existente entre superior e subordinado, nomeadamente do facto do primeiro ter a autoridade formal de exigir serviços específicos ao outro. Desta forma, ao contrário da autoridade, a responsabilidade estabelece-se no sentido subordinado-superior. Duas características importantes da responsabilidade são a de que não pode ser delegada para os níveis inferiores da hierarquia e a de que nenhum subordinado reduz a sua responsabilidade ao delegar a outro a autoridade de realizar uma tarefa. Um conceito relacionado é o de responsabilidade social, o qual diz respeito não à obrigação de um subordinado perante um superior, mas sim à obrigação de um indivíduo ou de uma organização perante a sociedade em geral.

3


Definição de Responsabilidade Dever de arcar com o próprio comportamento ou com as ações de outrem. Competência para se comportar de maneira sensata ou responsável.

4


Tipos de Responsabilidade

Responsabilidade Civil É a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa a outra. O dano pode ser à integridade física, à honra ou aos bens de uma pessoa.

Responsabilidade Social Diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral.

Responsabilidade Ambiental Conjunto de atitudes, individuais ou empresariais, voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Responsabilidade Moral Em Ética, responsabilidade moral é tudo relacionado à responsabilidade que se relaciona com as ações e suas consequências nas relações sociais. Ela refere-se geralmente ao dano causado ao indivíduo, a um grupo ou a uma sociedade inteira devido às ações ou à ausência delas de outro individuo, grupo ou sociedade inteira.

5


Conclus達o Com este trabalho fiquei a saber mais sobre responsabilidade e a conhecer os tipos de responsabilidade que existem.

6


Bibliografia http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/responsabilidade_ambiental.htm www.pt.wikipedia.org

7

Trabalho do Grupo C  

Valor- vários tipos de responsabilidade