Aula 1 - PBVEST

Page 5

FUSOS HORÁRIOS 1) Conceito: Em decorrência do movimento de rotação da Terra, temos os dias e as noites, além da diferença de horário entre os diversos pontos longitudinais da esfera terrestre. Ao dividirmos os 360º da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de rotação, o resultado é 15º. A cada 15º que a Terra gira, passa-se uma hora. Assim, cada uma das 24 divisões da Terra corresponde a um fuso horário. O Meridiano de Greenwich é o meridiano de referência, a partir do qual se acertam os relógios em todo o planeta, desde a Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, EUA, em 1884. Para estabelecermos os fusos horários, definiu-se o seguinte procedimento: o limite de um fuso horário estende-se de 7º30’ para leste a 7º30’ para oeste do meridiano central, que varia de 15° em 15º. Assim, por exemplo, o fuso horário 45º W (o fuso de Brasília) tem como limite 37º30’ W e 52º30’ oeste . Todos os pontos que estiverem dentro deste limite, denominado limite teórico, terão o mesmo horário de Brasília. Na prática os países fizeram adaptações para que mantivessem o mesmo fuso horário na maior parte de seu território. No caso do Brasil, por exemplo, parte do litoral oriental do Nordeste (do Rio Grande do Norte a Sergipe, deveria estar em um fuso adiantado em relação a Brasília, mas foram incorporados à Brasília por decisão do Governo. As horas mudam à medida que nos dirigimos de um fuso ao outro. Para determinarmos a diferença de horário entre duas localidades, basta sabermos a distância longitudinal entre elas e dividirmos por cada fuso. As horas aumentam para leste e diminuem para oeste, a partir de qualquer referencial adotado. Isso ocorre porque a Terra gira de oeste para leste. A hora oficial do Brasil, por exemplo, está 3 horas atrasada em relação a Greenwich.

3) Horário de Verão O horário de verão foi pela primeira vez implantado no Brasil em 1931, mas não permanentemente. Isto vem ocorrendo desde 1985, com o objetivo de economizar energia, sempre a partir da zero hora do terceiro domingo de outubro até zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte, sempre com o adiantamento de uma hora. Os Estados que adotam este horário se localizam em latitudes maiores.

4)Fusos Brasileiros

2)Cálculos de fuso horário Consideremos dois lugares no mundo, ambos no hemisfério ocidental (oeste). O ponto A está a 60ºW e o ponto B a 30ºW. Se em A forem 14h, que horas teremos em B?

Utilizando um “macete”, você pode esquecer as fórmulas e simplesmente traçar os fusos horários que lhe interessem, a partir de Greenwich, de 15º em 15º. Se quisermos saber as horas a leste de um ponto, as horas aumentaram a cada deslocamento de um fuso. Exemplo1: Sendo 15 horas em A (long 30E), que horas serão neste instante em B (long 15W)?

BÚSSOLA

Exemplo 2: Um avião parte de Moscou (45ºE) às 14h com destino a Paris (15ºE). Sabendo-se que a viagem durou 7h, que horas eram em Paris quando o avião pousou?

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

QUESTÕES 1)As figuras abaixo exemplificam alguns dos recursos que o ser humano utiliza para facilitar sua orientação espacial. CRUZEIRO DO SUL

GPS

Considerando cada um desses recursos, é correto afirmar: a) a bússola, utilizada desde a Antiguidade, é um instrumento de orientação que possibilita a localização exata das coordenadas geográficas na superfície terrestre. b) a orientação pelo Cruzeiro-do-Sul é de base astronômica, sendo utilizada para indicar com exatidão a localização dos polos. C) o GPS, utilizado mais recentemente, é um sistema que funciona com base em redes de satélites e, por isso, possibilita a localização mais precisa de qualquer ponto da superfície terrestre. D) a orientação pela rosa-dos-ventos é de base geográfica, sendo, por isso, muito utilizada para localizar com precisão as latitudes e as distâncias entre os lugares.

5

QUÍMICA GEOGRAFIA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.