__MAIN_TEXT__

Page 1

R E VIS TA

CO N D O M Í N I O S D I F E R E N C I A D O S SETEMBRO 2 011 | N O 03

Zeca Camargo

QUALIDADE DE VIDA NA MEDIDA CERTA

_VIAJE COM AS CRIANÇAS _ CASA TECNOLOGIA _CONHEÇA OS PRODUTOS DA PAYSAGE


FOTO PRISCILA BLUNK SANFELICE

EDITORIAL

A

Paysage Condomínios Diferenciados constrói sonhos, qualidade de vida, sofisticação e satisfação para as famílias desde 1994. A preocupação com a natureza sempre foi constante nos projetos dos empreendimentos com preservação de áreas verdes e bosques nativos. Buscando oferecer mais do que um lugar para morar, a Paysage inova em 2011 e lança o primeiro condomínio ecológico de Curitiba: o Paysage Evergreen Condomínio Parque. A ideia é levar a sustentabilidade para todos os projetos da empresa, com a construção estilo Wood Frame. A exclusividade de cada condomínio, acompanhamento e atendimento personalizado e a liberdade para construir a casa dos sonhos fazem dos condomínios da Paysage o lugar perfeito para morar: área de lazer, preservação e insfraestrutura completa tornam o dia a dia mais leve, o ar mais puro e trazem mais saúde e qualidade de vida para toda a família. Aproveite as dicas e tendências na terceira edição da Revista Paysage e conheça os detalhes dos nossos produtos que farão a diferença na vida de toda a sua família. Uma ótima leitura!

Valmir S. Maran sócio-diretor

4


DJA ENGENHARIA

A SATISFAÇÃO GARANTIDA EM CADA DETALHE

OBRAS RESIDENCIAIS, COMERCIAIS E CONSULTORIA

Há 23 anos no mercado, a DJA Engenharia realiza obras com excelência e qualidade confirmada por seus clientes e parceiros

Rua Cândido Hartmann 570 30ºAndar cj. 301 Champagnat l Curitiba l Paraná 41 3013 1477 l www.djaengenharia.com.br

DJA ENGENHARIA

5


SUMÁRIO

22

28 12

EXPEDIENTE Coordenação Geral Adriane Gertrudes Bugai Marketing / Paysage Condomínios Diferenciados Editoração: Editora Inventa www.editorainventa.com.br Diagramação D-lab www.dlab.com.br Conteúdo IEME Comunicação www.iemecomunicacao.com.br Jornalista responsável Taís Mainardes DRT/PR 6380 tais@iemecomunicacao.com.br Fotografia Priscila Blunk Sanfelice www.priblu.com.br Revisão ortográfica Adriana Brum Tiragem 15 mil exemplares Impressão e acabamento Gráfica Comunicare Esta é uma produção da Paysage Condomínios Diferenciados. Os artigos assinados não expressam, necessariamente, a opinião desta publicação.

6

8 Colaboradores 10 Vida Empreendimentos entregues

12 Vida Depoimentos de três famílias

14

22 Vida A autora Patricia Papp dá dicas para suas viagens com as crianças serem ainda mais inesquecíveis

26 Casa - Dica O poder das cores

Entrevista O arquiteto Reinaldo Reinert aborda a relação das pessoas com as cidades e com a arquitetura

16 Vida Conheça Joinville, a cidade das flores

18 Jardim Saiba como contratar um paisagista para sua casa

20 Jardim Uma seleção especial de produtos para a área externa da sua casa

28 Casa - Faça você mesma Conheça alguns blogs de decoração que dividem dicas bacanas e fáceis

30 Casa - Comportamento Filmes para você e seus filhos

32 Casa - Eco Uma seleção de produtos ecologicamente corretos

38 Kids Brinquedos e livros para muita diversão com os pequenos


76

36

56

60

66

34 Entrevista O apresentador Zeca Camargo divide os desafios e descobertas com sua participação no quadro Na Medida Certa, do programa Fantástico (Rede Globo)

40 Casa - Bicho Especialistas falam sobre a relação das crianças com animais de estimação e apresentam o perfil de algumas raças de cachorros para você escolher o que mais se adapta ao estilo de vida da sua família

42 Decoração - Dicas Sete arquitetos apresentam suas sugestões de produtos que não podem faltar no seu espaço gourmet ou churrasqueira

46 Invasão

52 Saúde Treino para aquecer, queimar as gordurinhas ou ganhar músculos

66 Vida - Homenagens 68 Condomínio Sunrise

54 Equipe-se

70 Condomínio Evergreen

56 Gastronomia - Receita

72 Condomínio Weekend

58 Gastronomia - Dicas

74 Lançamentos

Informações sobre harmonização e uma seleção especial de vinhos

77 Breves Lançamentos

60 Casa – Tecnologia

78 Pronto Pra Construir

62 7 Razões para Morar em

80 Em Santa Catarina

Condomínio Fechado

64 Vida – Negócios de Família

82 Contatos Paysage

7


COLABORADORES 1

2

6 4

3

1

2

3

8

O amor pelos animais levou a designer Gabriela Manfredini a montar o pet shop Lolly Puppy Estética Animal. Fez cursos de banho e tosa e estética animal. Organiza constantemente feiras de doações de cães como forma de conscientizar a população para os casos de cães abandonados.

Legítimo bebedor de vinho, Luiz Groff faz prosa e poesia da bebida. Da Engenharia, exercida durante a estadia na França, o mestre traz adjetivos estruturais e fala de vinho como quem fala de uma construção. Palavra após palavra, o vinho se edifica em sua boca até tornar-se um ser vivo, de personalidade única, forte ou fraca, como ele descreve.

Psicóloga formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, Caroline Rossetim é especialista em Psicologia do Corpo pela Orgone Psicologia Clínica. Já atuou como Psicóloga Escolar na educação especial e em Psicologia Clínica. Atualmente trabalha com Psicologia Hospitalar no Hospital do Trabalhador.

5

4

Jornalista por formação, Fran Hunter iniciou na fotografia em 2001. Natural de Ibaiti, interior do Paraná, Fran mudou para Curitiba em 1996 e por aqui fotografa pessoas, objetos, espaços, sempre com muita sensibilidade. São delas as fotos da chef Manu Buffara nesta edição da revista.

5

A jornalista Manu Buffara acabou trocando as letras pelo sabores. No seu recém-inaugurado restaurante, o Manu, a jovem chef cria receitas inusitadas e criativas e aqui nos ensina um pouquinho da sua arte com uma deliciosa receita.

6

Na infância, Felipe Reichmann sempre esteve em contato com a natureza e, ao mesmo tempo, acompanhava o trabalho da mãe, que é artista plástica. Anos mais tarde, ao trabalhar como paisagista, pôde juntar as duas coisas. Seu portfólio conta com mais de 400 projetos na área. Nesta edição, Reichmann divide um pouco de sua experiência e dá dicas sobre como escolher e contratar um paisagista.


9


VIDA paysage

ENTREGUES fotos _Priscila Blunk Sanfelice _arquivo pessoal

O

momento da entrega dos empreendimentos é sempre de grande satisfação. Afinal, não se trata apenas da conclusão de uma obra, mas sim do início de uma nova vida para muitas famílias. No final de abril, o Paysage Hamm Garten foi entregue. Em maio, foi a vez da entrega do Paysage Las Palmas e do Hamm Wald. Assim como todos os empreendimentos da Paysage Condomínios Diferenciados, os três condomínios contam com completa infraestrutura com salão de festas, espaço gourmet, espaço fitness, salão de jogos, piscinas e quadra poliesportiva.

Condomínio Las Palmas

Condomínio Hamm Garten

10


11


VIDA depoimento

A vida

EM CONDOMÍNIO FECHADO por _Mariana Nunes imagens _Priscila Blunk Sanfelice

O

contato com a natureza e a tranquilidade são vantagens de morar em uma casa. Melhor ainda quando, somadas a essas delícias, vêm segurança e infraestrutura, benefícios de um condomínio fechado, conforme apontam três moradores dos empreendimentos Paysage Condomínios.

Marcelo C. Pacheco empresário do ramo de tecnologia na saúde Morador do Condomínio West Side III A oportunidade de morar na cidade com a sensação de estar no campo foi o que mais chamou a atenção do empresário Marcelo Pacheco e sua esposa, Josimara. Desde 2008, o casal desfruta da segurança e da infraestrutura oferecidas por um condomínio, ao lado dos filhos, Ana Mariana, de 9 anos, e Gabriel, de 12. “As crianças podem usufruir da quadra de tênis, campo de futebol e piscina, além da segurança que o condomínio proporciona.”

Xavier Angelats engenheiro industrial Morador do Condomínio Paysage Curityba Após passar a infância em cidades pequenas, o casal Xavier Angelats e Valnice Hoffmann procurou um lugar que oferecesse tranquilidade e contato com a natureza para proporcionar aos filhos, Julia, de 2 anos, e Andreu, de 9 meses, a mesma qualidade de vida que eles desfrutaram quando crianças. A família encontrou tudo isso ao se mudar para um condomínio. “A infraestrutura, a localização, a beleza, a qualidade das áreas comuns, enfim, um local perfeito para quem busca praticidade e bem estar.”

Osnir Mayer advogado Morador do Condomínio Privilége Buscando comodidade, segurança e tranquilidade aliadas a uma boa localização, próximo ao Centro da cidade, o advogado Osnir Mayer e sua família se mudaram para um condomínio fechado em 2008. As expectativas foram alcançadas. Além disso, ele, a esposa, Kátia Regina, e a filha, Liz Marina, se sentem parte de uma grande família no condomínio, “graças à ótima convivência com os demais moradores”.

12


13


ENTREVISTA perfil

Um olhar diferenciado

sobre Curitiba

entrevista _Marina Gallucci fotos _Priscila Blunk Sanfelice

14


Reginaldo Reinert é arquiteto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e está envolvido com o planejamento urbano da cidade há 18 anos. Para Reinert, o trabalho é uma espécie de “vício”, em que os principais motivadores para a criação arquitetônica são sempre as pessoas. Revista Paysage_ A arquitetura de Curitiba inspira os arquitetos? Reginaldo Reinert_ É difícil dizer. A arquitetura é um pouco maior do que isso. Gosto de pensar que ela gera uma preocupação maior. Acredito que as obras públicas tentam imprimir a marca de uma ação municipal. Em alguns momentos, o município olhou coisas com um cuidado que talvez a iniciativa privada ainda não tivesse percebido. Dirigiu um olhar diferenciado. A arquitetura foi o pincelzinho ou a luzinha colocada em determinado local para mostrar aquelas coisas importantes que estão além da própria arquitetura. É perceber que o matinho é importante e transformá-lo, por exemplo, em um parque, ou que um abrigo de ônibus não é só um lugar para proteção da chuva, mas algo que gere identidade.

P_ Por que esse olhar diferenciado é importante? R_ O fundamental dessas ações é que você gera um sentido de pertinência diferente e de cidadania. O mesmo equipamento de ônibus da Rua XV, você vê no Centro e no Campo Comprido. Isso faz com que todo mundo se sinta um pouquinho proprietário, tenha identidade e o sentimento de fazer parte da cidade. Essas ações também mostram as áreas de investimento. Você começa a olhar para outras regiões. As pessoas percebem que está passando um ônibus que antes não passava naquele local ou que tem uma iluminação que antes não tinha. Criam-se algumas ondas de desenvolvimento. A iniciativa privada está atenta e caminha nessa direção também.

P_ Por onde a arquitetura de uma cidade começa? R_ Na arquitetura, pensamos em primeiro lugar nas pessoas. Acredito que isso é inerente à própria formação. A arquitetura não é uma Ciência Exata, é uma Ciência Humana, logo, o homem continua sendo a medida de todas as coisas. O que tem acontecido ultimamente é que o homem vem sempre vestido de automóvel. E é aí que a coisa fica um pouquinho mais complicada. Você tem de tirar as pessoas do automóvel. Quando criamos ações arquitetônicas, é uma forma de lembrá-las que é importante sair. Cada vez pensa-se mais na diversidade de uma cidade, onde as pessoas se apreciam mais e transitam menos. Acredito que o futuro dos municípios é o da concentração. Cidades mais compactas e organizadas, as pessoas e atividades mais próximas e, consequentemente, os encontros entre elas em maior quantidade. P_ O fato de Curitiba ser uma cidade com tantos parques e espaços para lazer influencia nos hábitos das pessoas? R_ Isso foi mudando com o tempo. O parque Barigui tem quase 50 anos e apenas nos últimos 15 é que ele começou a ser realmente usado e amado pela população. Isso aconteceu porque até então a cidade não tinha se percebido: existia mais área rural do que urbana. Logo, o parque não tinha essa mesma intensidade. Muita gente tinha quintal e a maior parte da população estava na periferia. Hoje, é diferente. A cidade torna-se cada vez mais urbana, então há a necessidade de você ter esses quintais. P_ Como as pessoas reagem às mudanças da cidade? R_ Sempre tem uma resistência. Por mais que seja aberto às mudanças, quando ela chega você se assusta. Nisso, a arquitetura tem um papel importante, ela deveria falar mais dela própria – sua visão do planeta, de como se propõe a melhorar e a importância no processo de transformação. Mas, as pessoas nem sempre percebem as transformações. Você passa todo dia no lugar e pode não perceber algo. Por isso, insistimos que talvez o próximo passo é a qualidade do deslocamento. Se você consegue perceber seu ambiente, este passa a ter pertinência em realmente conhecer o lugar em que vive. Há uma frase que diz que a cidade é um amontoado de locais’. Quando você consegue emprestar àquele local um pouquinho de afetividade, ele se transforma em lugar. Talvez o grande segredo seja esse: imprimir nos pontinhos da cidade um pouco de afetividade, quando isso acontece, você tem uma cidade pra todos: a cidade que todo mundo espera.

15


VIDA estilo

Cidade das

flores Conheça Joinville, a cidade que receberá um empreendimento Paysage Condomínios por _Felipe Gollnick imagem _DIVULGAÇÃO ilustração _VECTEEZY

E

ncravada entre as montanhas da Serra do Mar está Joinville, o maior município do estado de Santa Catarina. A cidade de clima quente e úmido é conhecida por vários apelidos carinhosos: Cidade das Flores, dos Príncipes, das Bicicletas, da Dança. Joinville é um bom local para viver, crescer, investir. Entre as décadas de 1950 e 80, a cidade recebeu intensos investimentos no setor industrial. É daí que surge mais um de seus apelidos: Joinville é a “Manchester catarinense”, pela semelhança com a desenvolvida cidade inglesa. Hoje, a Cidade dos Príncipes é o terceiro maior polo industrial do Sul do país e conta com uma economia forte. É a sede de algumas das mais importantes empresas do Brasil, tanto nos setores industriais como de tubulações e farmacêuticos. Conta também com uma expressiva população, de mais de 515 mil habitantes, segundo o censo de 2010 do IBGE. No setor cultural, Joinville recebe anualmente o Festival de Dança, o maior evento do gênero no mundo, segundo o Guiness Book. Durante o mês de julho a cidade respira fundo o ar da dança: são mostras, eventos especiais, ruas fechadas e atrações para todas as idades. Talvez por causa dessa ligação profunda da cidade com a dança é que Joinville seja o único lugar do mundo fora da Rússia a sediar uma filial do Bolshoi, a mundialmente famosa companhia russa de balé. Opção não falta para quem quiser aproveitar a vida noturna da cidade: entre conversar tranquilamente com os amigos ou curtir uma noite mais agitada, as mais variadas possibilidades estão na badalada Rua Visconde de Taunay, que concentra vários bares e casas noturnas e é uma parada obrigatória para quem quiser aproveitar a noite joinvillense.

16


Cidade dos Príncipes, das Bicicletas, das Flores, da Dança... Com tantos nomes bonitos, como não querer conhecê-la?

Fundada em 1851 por imigrantes alemães, suíços e noruegueses, Joinville possui uma história curiosa que começa antes mesmo de sua fundação: em 1843, a princesa Dona Francisca, filha de Dom Pedro I, casou-se com o príncipe de uma cidade francesa chamada Joinville. Como dote, o príncipe recebeu terras que incluíam a região onde hoje é a Cidade das Flores. Uma casa com um caminho de palmeiras à frente chegou a ser construída para receber o príncipe e a princesa, mas os dois nunca foram ao local. A casa continua lá e o caminho virou a Rua das Palmeiras, um dos principais cartões postais da cidade. Um pouco mais da história da cidade também está nas tradicionais casinhas em enxaimel (um estilo de construção que é herança dos imigrantes alemães), que resistem ao tempo e que ainda habitam os bairros e o Centro. Em Joinville, a Paysage Condomínios apresenta o Paysage Gardenie, projeto único na cidade catarinense. São terrenos a partir de 240m2 de área útil e uma completa infraestrutura que conta com portaria, fitness center, piscina, playground, brinquedoteca, sala de cinema, salão de festas com espaço gourmet decorado e quadra poliesportiva.

17


CASA jardim

A escolha

certa por _Marília Bobato

E

ngenheiro e arquiteto escolhidos e mãos a obra com a nova casa, certo? Sim, mas, para o projeto ficar completo, mais um profissional deve entrar para este time, o paisagista. Confira as dicas do engenheiro florestal e paisagista Felipe Reichmann e faça a melhor contratação:

1 2 3 4

18

O paisagista deve ser contratado no início do desenvolvimento do projeto arquitetônico ou urbanístico para que haja uma integração de conceitos. Fique atento: o projeto de paisagismo interfere também no desenvolvimento dos projetos complementares (estrutural, elétrico e hidráulico). Na hora de contratar, é importante que o profissional tenha conhecimento técnico, criatividade e capacidade de atender o cliente com qualidade e eficácia. Como um projeto de paisagismo não é uma simples especificação de plantas, o escritório ou profissional a ser escolhido deve ter condições de elaborar um projeto bem detalhado e fornecer informações precisas para quem irá executar a obra, no caso a parte civil e implantação do jardim.


CASA jardim

der flor...

Se o meu jardim por _Ana Amaral imagens _divulgação

No jardim, no deck ou no quintal da casa, alguns itens fazem toda a diferença na hora de compor o ambiente externo. É importante para quem quer aliar qualidade de vida e elegância. Banco Jardim R$ 1.300,00 www.madeirabrazil.com.br

Sofá Fusion R$ 11.550,00 www.tonsurton.com.br

20


Banco Dimmy R$ 18.574,00 www.momentumdesign.com.br

TamborEte Fusion R$ 1.170,00 www.tonsurton.com.br

Espreguiรงadeira Migramah R$ 3.904,00 www.momentumdesign.com.br

21


VIDA viagem

Viaje com as crianças por_Felipe Gollnick fotos_Arquivo Pessoal

C

onhecer o mundo e levar os filhos pequenos junto pode parecer algo complicado, certo? Mas não é. Muito pelo contrário: pode ser muito prazeroso. É o que afirma Patricia Papp, autora do livro “Crianças a bordo – como viajar com seus filhos sem enlouquecer” (Editora Pulp, 2010). Nele, baseada em suas próprias vivências, Patricia dá dicas de como agir com as crianças para fazer com que grandes viagens sejam agradáveis e inesquecíveis tanto para os pais quanto para os filhos. “Nessas viagens as crianças conhecem outras culturas e percebem que o mundo não é a casa delas”, diz a autora, que viajou para a Tailândia quando seu filho Pedro tinha apenas um ano de idade. Para ela, fazer turismo com a família é algo positivo e não deve ser pensado como um problema.

A cima, Patrícia passeia de elefante na Tailândia com a irmã Giovana e a filha Luiza no colo.

22


5 DICAS ESSENCIAIS PARA QUEM QUER VIAJAR COM OS FILHOS POR PATRICIA PAPP

Os cuidados devem ser tomados já no planejamento. Antes de viajar, Patricia conversa muito com seus filhos e explica que durante o deslocamento eles precisarão passar horas sentados. Em viagens de carro, uma boa ideia é programar paradas para as crianças se mexerem e gastarem energia e levar brinquedos que elas gostem – mas celulares e aparelhos digitais devem ser deixados como cartas na manga para momentos de muito tédio. É importante também cair na estrada em horários adequados para as crianças: “Para uma viagem longa de carro, o ideal é sair bem cedo de casa, para o trajeto render. Já para uma viagem de avião, o ideal é à noite. Crianças têm muito mais facilidade para dormir durante o voo”, conta a autora. Longe de casa, as crianças podem ficar com certo receio de comer alimentos diferentes. Nessa parte, os pais devem ajudar. “Ensinar os filhos a experimentar coisas diferentes ajuda nas viagens, mas também serve para a vida”, explica. “É algo que se ensina todos os dias.” Já para os momentos de fominha, barras de cereal, bolachinhas e outros alimentos secos ajudam. “Para crianças bem pequenas que ainda tomam leite, levar latas a mais, pois a mamadeira pode substituir refeições que não agradem”, recomenda Patricia. E, se depois de alguns dias bater a saudade de casa? “Sempre levo o travesseiro, o ursinho preferido, vários objetos que dão a sensação de segurança e lembram a casa deles”, conta, explicando que o ideal é amenizar a quebra da rotina. Segundo ela, crianças adoram estar com a família toda junta, e esse é um grande barato da viagem – um prazer que acaba superando as saudades de casa.

1 2

3 4 5

A viagem com crianças tem um ritmo diferente. Não tenha pressa, programe paradas, escalas. Faças as refeições com mais calma. No fim, você vai acabar aproveitando mais do que imagina. Escolha programas que agradem a todos. Cada membro da família precisa ter o seu momento. Assim, todos vão ter boas lembranças da viagem. Por exemplo: o zoológico vai agradar às crianças menores, o museu pode agradar aos mais velhos, um parque de diversões pode ser perfeito para os adolescentes. Se cada um ceder um pouco, fazendo o programa dos outros, todos ficam felizes. Imprevistos ocorrem em todas as viagens. É impossível evitá-los, mas é importante manter a calma quando eles acontecem. Muitas vezes, de um imprevisto surge uma oportunidade: um hotel ou restaurante que não havia sido planejado ou um pôr do sol em um lugar bonito. Aproveite. Fome estraga o humor tanto de adultos quanto de crianças. Planeje paradas, leve comidinhas e faça reservas para ser atendido na hora. Seja econômico na hora de fazer as malas. Lembre-se que você só tem duas mãos para carregar bagagens, cuidar das crianças e apresentar documentos. Faça listas do que vai precisar e separe o que vai levar com antecedência. Na pressa você pode acabar levando muito mais coisas do que precisa. “Crianças a bordo – Como viajar com seus filhos sem enlouquecer” Patricia Papp / Pulp Editora – 2010 / 96 páginas

R$ 24,00

23


25


CASA dica

O PODER das cores

por _Priscilla Scurupa

A

Física explica, os gostos pessoais escolhem, o feng shui harmoniza e a decoração aplica. Talvez seja essa a ordem para a decisão de que cores utilizar em um ambiente. Ou talvez você seja do tipo que opta pela praticidade e vai direto ao ponto. O fato é que a escolha de uma cor para sua casa vai influenciar para sempre sua relação com esse espaço. As recomendações e fórmulas prontas existem, é certo. E, na maioria das vezes, são eficazes. Mas, como todas as generalizações, deixam escapar detalhes e são incapazes de definir e imprimir traços da sua personalidade no projeto de decoração. O primeiro passo é ter em mente o que você deseja sentir quando estiver no ambiente e, assim, escolher cores que estejam de acordo com seu objetivo. Pense no tamanho dos espaços, o quanto gostaria de ampliá-los ou reduzi-los. Observe a quantidade de luz que recebem e atente para a funcionalidade de cada um.

O hall, por exemplo, é onde as pessoas terão a primeira impressão sobre o lugar. Torne-o aconchegante, receptivo e, se quiser, coloque dicas sobre a personalidade e o modo de vida dos moradores. A cozinha e a sala são espaços de convivência. Propicie estímulos visuais para ativar a criatividade e a comunicação de quem por ali passar. Nos quartos é onde buscamos conforto e intimidade. Para o do casal, as cores escolhidas devem agradar a ambos, sempre em tons suaves e frios. Se é para uma criança, cores mais vivas criam um ambiente lúdico, claro e luminoso, combinando com a energia dos pequenos. O importante é não usar uma mesma cor em excesso e sempre buscar a harmonia. Se você não tem idéia de como atingi-la, opte sempre pelas cores complementares.

AMARELO

QU

E

R

tranquilizantes, ideais para ambientes de introspecção

AZUL

CORES

COR POR COR E SEUS EFEITOS

RES

NEUTR A

S

PRETO

A ausência total de cor. Representa nobreza, elegância. Indicado apenas para detalhes.

26

N

CO

S TE

IAS

LARANJA

Acolhedor, quente e íntimo. Como é a mistura do amarelo e do vermelho, traz as características das duas cores.

estimulantes, ideais para ambientes de convívio

FR

É a cor da paixão, do entusiasmo e dos impulsos. Ajuda a combater a falta de energia.

Cor do mistério e do silêncio. É associado à intuição, espiritualidade e reflexão.

ES

VERMELHO

VIOLETA

CO

Representa o Sol, a vivacidade, o otimismo e a alegria. Estimula a criatividade e a comunicação.

Profundo e calmo. Produz tranquilidade e reduz a ansiedade. Transmite seriedade e confiabilidade.

VERDE

Representa as energias da natureza. É a cor mais calma que existe. Dá sensação de paz, segurança e limpeza.

BRANCO

A união de todas as cores. Sugere pureza e transformação. Clareia e estimula a imaginação.


27


CASA faça você mesmo

AS DONAS dosBlogs por _Priscilla Scurupa fotos _arquivo pessoal

Conheça algumas donas de casa que compartilham suas experiências e segredos no mundo virtual.

Flávia Zocoler acasadafla.blogspot.com

Lucila Zahran Turqueto www.casadevalentina.com.br

28

D

izer que uma mulher hoje é do tipo “mil e uma utilidades” soa como clichê e até retrógado. A mulher não é útil, é essencial. Mas algumas se superam. Além de suas atividades diárias como trabalho, filhos e cuidados com a casa, elas ainda encontram tempo para buscar novidades e tendências. Vivem criando e reinventando objetos, acessórios e receitas culinárias. Procuram soluções práticas para seus lares. E o melhor: compartilham tudo isso em seus blogs. O intuito? Ajudar, trocar experiências e, quando a coisa realmente dá certo, conseguir algum lucro com parcerias e patrocínios. Conheça algumas dessas versáteis e criativas mulheres e aprenda com elas várias dicas que podem facilitar e inspirar o seu dia a dia.

A artista plástica Flávia Zocoler (35) é especialista em transformar sonhos em realidade. Com suas pinturas decorativas, cria o universo que você imaginar para ambientes da casa. Casada, com duas filhas, Flávia vai contra a ideia de que ter uma família feliz, uma casa bem cuidada e uma carreira de sucesso estão fora de moda. Para ela, delegar funções pessoais a terceiros tira a magia que existe nas pequenas coisas da rotina. Assim surgiu a ideia do blog “Casa da Flá”, para falar de tudo que é bonito, bem feito e dar espaço aos detalhes capazes de tornar a vida mais completa.

Depois de 10 anos coletando referências em sites e revistas sobre decoração, Lucila Zahran Turqueto (29), tirou seus achados do armário para planejar os detalhes da nova casa que estava construindo. Quando analisou o que tinha em mãos, Lucila percebeu que compartilhar aquilo tudo seria, no mínimo, útil a outras pessoas. E foi. O “Casa de Valentina” é hoje um sucesso entre suas leitoras e recebeu da crítica especializada o título de “Um dos 10 blogs de design e decoração mais influentes da América Latina”.


Candice Tesch modernaseprendadas.blogspot.com

Faby Zanelati

Moderna e prendada. O nome do blog de Candice Tesch (30) já deixa bem claro o perfil da jornalista que, com um empurrãozinho do acaso, descobriu seu talento como blogueira. Em 2006, Candice se mudou para França. De lá, mantinha um diário virtual sobre a nova vida e contribuía como correspondente no site “Casa da Chris”, com informações sobre roteiros e dicas para quintais. A experiência fez crescer seu gosto por decoração. Depois de auxiliar futuros casais com sugestões para festas de casamentos, Candice criou o “Modernas e Prendadas”. Focado em trabalhos manuais, o blog é um verdadeiro manual de pequenos mimos e soluções criativas para quem gosta de receber visitas.

Faby Zanelati (40) foi, por cinco anos, uma das “Rainhas do Lar”. Criado em 2005 por ela e sua amiga e companheira de forno e fogão, Kátia Najara (39), o “Rainhas...” foi referência na categoria blogs de culinária. O projeto terminou em fevereiro deste ano, quando as duas resolveram tomar rumos individuais. Hoje, Faby comanda o “Pimenta no Reino”, onde compartilha “aventuras e desventuras de uma mulher que trabalha muito e ainda tenta encontrar um tempo para se dedicar à casa, e principalmente às panelas”.

www.pimentanoreino.com.br

EQUIPE:

Luiz H. Pinto Dias

Natalia Weiss

Fábio Nascimento


CASA comportamento

Prepare

a pipoca

por _Priscilla Scurupa imagens _divulgação

Reúna conforto, privacidade e descanso. De acordo com seu humor, acrescente diversão, drama, ação ou até uma pitada de terror. Escolha a melhor companhia – às vezes pode ser só você mesmo -, sente no sofá e pronto: está montada a sua sessão de cinema em casa. Para ajudar na escolha do filme e dos acessórios, a Paysage dá uma mãozinha.

Para as crianças É com amor que se ensina Lola é uma garotinha de 4 anos ou, como ela mesma prefere dizer, quase 5. Curiosa, esperta e independente, quer crescer logo. Charlie, seu irmão mais velho, tem 7 anos e é quem a ajuda a entender a importância de coisas como cortar o cabelo e respeitar os mais velhos. Os packs “Charlie e Lola: 1ª Temporada Super Hiper Completíssima” e “Charlie e Lola: 2ª Temporada Absolutamente Completa” reúnem, em um total de oito DVDs, histórias consagradas da série que é exibida na TV Cultura e no canal Discovery Kids.

Para os adultos Mergulho na obra Woody Allen é um dos mais cultuados cineastas em atividade. Em 44 anos de carreira, lançou praticamente um filme por ano e ficou conhecido por sua alta produtividade. A caixa de DVDs “Coleção Woody Allen” traz 20 filmes do diretor, quase metade de sua obra. Da comédia-pastelão “Bananas” (1971) ao tragicômico “Melinda e Melinda” (2004), o box também inclui os inéditos no Brasil em DVD “Setembro”, “Neblina e Sombras” e “Alice”. São mais de 30 horas de filmes.

Classificação: 3 a 7 anos

Uma amizade que veio do mar Ponyo é uma peixinha que consegue escapar da vigilância do seu pai, no fundo do mar, para visitar a superfície. Aqui em cima, ela conhece Susuke, um menino de 5 anos que a salva de uma morte causada pela sujeira deixada pelos humanos nos oceanos. Através de poderes mágicos, ela ganha braços e pernas, e conquista um novo amigo. Classificação: a partir de 7 anos

30

Os premiados A coleção de DVDs “Vencedores do Oscar - Melhor Filme Estrangeiro” reúne três filmes premiados pela Academia. O drama “A Vida Dos Outros” narra uma história de amor de quem viveu sob o real sistema de espionagem existente na Alemanha Oriental durante o período da Guerra Fria. “As Invasões Bárbaras” trata de Rémy, que está com câncer, e seu reencontro e despedida dos seus amigos. E “A História Oficial” acompanha uma professora de História que desconfia que sua filha adotiva seja filha de uma desaparecida política vítima de repressão militar.


31


CASA eco

Tijolos Ecológicos São fabricados a partir da prensagem de solo e cimento não queimado, evitando o corte de árvores e a poluição do ar. Possuem furos que, além de servirem para a passagem da tubulação hidráulica e toda a parte elétrica (não há a necessidade de quebra das paredes), formam uma câmara termo-acústica no ambiente, tornando-o mais agradável.

Piso de Bambu Uma alternativa sustentável, durável, fácil de instalar e que requer menos manutenção que o piso de madeira. Além disso, sua taxa de absorção de carbono é altíssima, tornando-o uma excelente opção para renovação do ar que circula nos ambientes. www.arkpad.com.br

www.ecocasa.com.br

em harmonia com

o meio ambiente por _Ana Amaral e Priscilla Scurupa imagens _divulgação

Poltrona EVA Assinada pelo designer Pedro Nossol, é feita de sobras de madeira de esquadria coladas umas às outras e com rejeitos de espuma vinílica acetinada (EVA). O resultado é um contraste encantador dos vários tons da madeira com o azul da espuma. www.nossol.com.br

32


Mesa Dumont Possui estrutura de materiais recicláveis, como aço e alumínio, e sua matéria prima, a madeira, é de eucalipto certificado. www.flexiv.com.br

Se você está construindo uma casa nova ou quer transformar a sua em um ambiente mais positivo em termos ecológicos, oferecemos aqui algumas alternativas. São produtos sustentáveis que vão desde os materiais de construção até móveis e objetos de decoração.

Tinta acrílica ecológica A Metalex Eco Acrílico é uma tinta de odor muito fraco, produzida com componentes de baixa emissão de substâncias orgânicas, responsáveis pelo odor durante a aplicação e após a secagem. Pode ser usada em áreas internas ocupadas. www.sherwinwilliams.com.br

Banqueta para bar Confortável, esta banqueta é produzida de madeira cumau de reflorestamento com tiras em couro sintético. www.inovedesign.com.br

33


ENTREVISTA

Zeca

CAMARGO E por _Eduardo do Valle fotos _RUBENS NEMITZ JR

le gosta de strogonoff, adora queijos e é devoto do rosbife de sua mãe. Zeca Camargo fez sua carreira no jornalismo, área em que atua desde 1997. Conhecido pela cobertura musical, o apresentador consagrouse na TV brasileira ao ingressar na equipe do Fantástico, a revista eletrônica da Rede Globo. Em 2000, foi um dos idealizadores do primeiro reality show brasileiro, o No Limite. Basicamente, o mineiro, nascido em Uberlândia em 1963, não tem problemas em dizer que “sempre trabalhou com o que gostava”. Isso até o começo de 2011, quando foi convidado pela direção do Fantástico para o desafio do Medida Certa. O programa tinha um objetivo: conscientizar o telespectador de que é possível fazer uma mudança no estilo de vida a fim de tornála mais saudável. Fácil? Nem um pouco!

34

Por três meses, semana após semana, ele e a apresentadora Renata Ceribelli abriram as portas de suas casas ao Brasil inteiro, que passou a cobrá-los sobre a perda de peso, o melhor condicionamento físico e a boa saúde. O resultado veio! Com menos 12 quilos de gordura, Zeca começou a encabeçar caminhadas prósaúde pelas principais capitais brasileiras ao lado da colega Renata (que perdeu 9 quilos de gordura). De apresentador a personagem, Zeca viu os dois lados da história que ajudou a construir. Na passagem por Curitiba, onde mais de 3 mil pessoas o acompanharam na caminhada, ele conversou com a Revista Paysage Condomínios sobre se tornar um exemplo de saúde e boa forma partindo do zero e sob a pressão do Brasil inteiro.


Revista Paysage_ Depois de se tornar uma referência no jornalismo, você se aventurou no Medida Certa, que era um programa que ia expor sua intimidade por meses. O que o levou a topar o desafio? Zeca Camargo_ O Luiz Nascimento, que é o diretor do Fantástico, me abordou com muito cuidado porque sabia que era uma coisa que ia me expor bastante. Quando ele veio com a proposta, falou que talvez fosse uma roubada, que eu teria de pensar bem antes de topar. Acredito que, um pouco pela experiência que eu tive com reality show e por imensa confiança no Luiz, acabei topando. P_ Antes da caminhada, você praticava algum esporte? Z_ Eu tinha uma vida razoavelmente ativa, mas sem regularidade. Nadei por muito tempo, mas não tinha regularidade. Também dancei por dois anos... Nunca fui paradão, não. Mas preciso sempre mudar de estímulo! Bicicleta, remo, treino na areia, dança, natação, ioga, todos os tipos de atividades aeróbicas. É assim, vai experimentando tudo pra ver o que o seu corpo vai sentir. Assim como música, livros, tipos de filmes que você gosta mais, tem alguma atividade física à qual o seu corpo se adapta mais.

Assim como a música, livros, tipos de filmes que você gosta mais, tem alguma atividade física à qual seu corpo se adapta mais.

P_ Durante esses três meses, em algum momento pensou em desistir? Z_ Várias vezes! O começo é muito chato, eu nunca tinha feito uma dieta na minha vida. Como para mim não fazia parte da rotina, as mudanças foram drásticas. Eu falava: “não vou, não vou”, e custava a ver o benefício. Isso até o primeiro aparecer, é claro! Um dia você acorda melhor. Um furinho do cinto que diminui, por exemplo, já é algo. É claro que eu tinha um compromisso com o programa e com o público... Mas poderia ter relaxado e não ter conseguido os resultados no final. Certamente não teria me empenhado tanto se não começasse a ver resultados.

35


ENTREVISTA Zeca Camargo

P_ Você se considera na medida certa agora? Z_ Mais ou menos! Tenho 48 anos, obviamente estou longe das qualificações de um atleta. O que sei é que não tenho mais a medida antiga que tinha antes do programa. E agora, no mínimo, tenho de manter. Se você reparar no começo e mesmo no final, não tínhamos uma meta, não tinha um número de quilos que precisávamos emagrecer: o nosso compromisso era com a saúde, e ele foi cumprido. E isso é fácil de manter. P_ Para as pessoas que não têm condições financeiras pra fazer todos os exames, ter um acompanhamento médico e nutricional, personal trainner, o que você aconselha pra elas começarem alguma atividade física? Z_ O programa era de 150 minutos caminhando divididos por cinco dias. Ou seja, é uma atividade física diária. Aí não tem desculpa de dinheiro ou não: caminhar todo mundo pode. Em relação aos exames, eles não são exames específicos pra quem vai começar uma atividade física, são exames para conferir o nível de glicose, diabetes, colesterol. Mesmo pelo SUS você tem acesso. P_ A prática do exercício torna uma atividade prazerosa? Z_ Sim. Até mesmo a corrida, que não era meu esporte preferido. Hoje, corro 45 minutos por dia – com música, claro, sempre zen! P_ E qual foi a atividade preferida, que você mais gostou de fazer? Z_ Foi o remo. Adorei fazer remo! Tá certo que quase morri de cansaço, mas é uma atividade supercompleta, superzen, também – ainda mais na Lagoa Rodrigo de Freitas. Eu realmente descobri o remo e pretendo fazer mais sistematicamente.

36

Em todo lugar Na última década, Zeca Camargo acompanhou centenas de entrevistas e resolveu utilizá-las para entrar na literatura. Veja, abaixo, seus destaques:

A Fantástica Volta ao Mundo: Registros e Bastidores de Viagem (Ed. Globo – 2004) Nem só de alta gastronomia e passeios turísticos vive um viajante: em sua estreia como autor, Zeca conta os desafios e dificuldades de dar a volta ao mundo.

De A-Ha a U2: os Bastidores das Entrevistas do Mundo da Música (Ed. Globo – 2006) A publicação traz registros dos bastidores de entrevistas de Zeca com 53 ícones da música pop nacional e internacional, como Madonna, Björk, Avril Lavigne, J. Lo, Britney, Cazuza, Caetano, Donna Summer e Nirvana.

1.000 Lugares Fantásticos no Brasil (Ed. Globo – 2006) O Brasil pode ser imenso, mas desvendá-lo não precisa ser tão complicado. Aqui, Zeca ensina como se virar em múltiplos destinos nacionais.

Novos Olhares (Ed. Globo – 2007) Uma pausa na conturbada rotina de Zeca para discutir a sociedade contemporânea com 20 pensadores, de variadas áreas.

Isso Aqui é Seu: a Volta ao Mundo Por Patrimônios da Humanidade (Ed. Globo - 2009) Aqui, o desafio de Zeca é dar a volta ao mundo visitando os patrimônios da humanidade definidos pela UNESCO. Atualmente, ele mantém dois blogs: um pessoal e um do quadro Medida Certa, que mantém junto a seus colegas de programa. Se interessou? Acesse: http://g1.globo.com/platb/zecacamargo/ http://fantastico.globo.com/platb/medidacerta/


P_ Quando que você percebeu que isso se tornou prazeroso? Z_ Em Paris! [risos] Primeiro porque é um lugar belíssimo. Segundo porque pensei “esse projeto não está atrapalhando nem as minhas férias!”. Eu já tinha programado essa pausa em outubro do ano passado e quando apareceu o Medida Certa, pensei que as férias estariam no meio. Tive de me virar. Inseri o programa em uma coisa que não tinha obrigação, que são minhas férias. Eu poderia estar em Campos do Jordão ou no Pantanal, tanto faz, continuava fazendo por meu prazer. P_ Você fala de Paris, mas já deu a volta ao mundo. Qual é o país tem a gastronomia que mais ajuda a manter as medidas certas? Z_ Olha, é tanta coisa! As pessoas falam que a dieta mediterrânea é a mais saudável... Mas tem de tomar cuidado com esta informação porque lá eles andam muito. A japonesa também é muito saudável - menos de 5% da população do Japão é obesa. Até a comida indiana é supervegetariana... Então, todas as culinárias têm seus pontos. P_ Falando em comida, o que você deixou de comer que foi mais difícil? Z_ Queijo, tudo quanto é queijo! Eu sentia muita falta durante o período do programa. Agora estou até comendo alguma coisa, com muita moderação, porque gosto bastante, mas a mudança foi radical. P_ O que você mudou tanto na sua dieta alimentar que não fazia parte da rotina? Z_ Acrescentei principalmente os grãos e fibras – essas coisas que eu achava que era ração e não são. [risos] É sério! Você mistura até na salada, uma linhaça ou uma semente. Eu incorporei sem nenhum prejuízo de sabor e sabendo que aquilo teve uma ótima resposta no meu organismo.

P_ E o primeiro deslize depois do programa, qual foi? Z_ Foi logo após o Fantástico, no mesmo dia que acabou o programa. [risos] Um dia antes de começar o Medida Certa, fomos a um lugar espanhol, que servia tapas. Era pra pedir a comida que quisesse. Aí passamos os três meses sob controle e na despedida voltamos no mesmo lugar. Mas foi um deslize leve! Por exemplo, não bebemos nem metade que tínhamos tomado anteriormente, só um espumante mesmo. Eventualmente tinha aquela linguicinha gostosa, ou uma batata frita. Mesmo o pé na jaca ficou moderado. Justamente porque você não quer jogar fora o que fez durante três meses.

P_ Você sentiu que a dieta interferiu em algo no seu convívio social? Z_ Percebi muita diferença na bebida alcoólica, porque é uma coisa que você tem de reduzir drasticamente e se faz socialmente. Em várias festas estava todo mundo bebendo e eu tomando água, o que é sem graça, mas não deixa a festa pior. Talvez você fique em outra frequência, mas não interfere na possibilidade de se divertir e nem de ir a nenhum evento por conta disso.

37


CASA crianças

Cinco em um Com o playground Clubhouse da Little Tikes, diversão é o que não falta! No mesmo brinquedo, duas balanças, um escorregador, um volante e uma parede de escalada. Dá pra turma toda! O material é resistente ao tempo e extremamente seguro. www.kidmaniabrinquedos.com.br

KIds por _Priscilla Scurupa imagens _divulgação

Guia para irmãos mais velhos Ganhar um irmãozinho é uma novidade que pode gerar muitas dúvidas nas crianças. Além da atenção dividida, os pequenos se deparam com coisas novas, como os exames médicos da mãe, a escolha do nome do bebê, o ritmo da casa. Nesse livro-álbum da Editora Salamandra, Lelê acaba de ganhar uma irmã, a Catarina, e conta todas suas descobertas de forma divertida e repleta de bom humor. José Roberto Torero é o autor dessa jornada super especial. Classificação: a partir de 6 anos www.salamandra.com.br

Viagem sem sair do lugar 52 histórias de 33 países dos cinco continentes. Essa coletânea inclui desde as mais famosas, como Chapeuzinho Vermelho, até algumas cuja difusão se restringiu a determinadas culturas, como contos jamaicanos e tchecos. Todas as narrativas são complementadas com informações sobre sua origem, época e temática. Os textos também são acompanhados de ilustrações e fotografias que ajudam ainda mais o entendimento dos pequenos. A pesquisa e a organização de “Volta ao Mundo em 52 Histórias” são do inglês Neil Philip, especialista em mito e folclore na literatura infantil. Classificação: todas as idades www.fnac.com.br

38


A magia das imagens em movimento Muito antes de Walt Disney, as animações encantam e conquistam gerações. Um dos primeiros brinquedos responsáveis pela projeção de desenhos animados foi o praxinoscópio. E por que não oferecer às crianças um desses para que elas mesmas façam seus filmes? O Praxinoscópio de Animação 3D Comex traz discos de filme de animação prontos para ver e discos em branco para que seu filho crie o que quiser. Classificação: a partir de 7 anos www.toymania.com.br

Senhoras e senhores, vai começar o espetáculo! Os bonecos, cenários e acessórios estão na caixinha, enquanto as histórias ficam por conta da imaginação das crianças e/ou dos pais. O respeitável público ainda pode contar com os efeitos sonoros de aplausos, músicas e risadas que saem dessa Maleta de Fantoches criada pela Playmobil. Classificação: a partir de 4 anos

Brincadeiras são para divertir e para ensinar. Entre livros e brinquedos de todos os tipos e tamanhos, escolha os que achar mais interessantes e participe desses momentos tão necessários para o desenvolvimento dos seus filhos!

blocosdemontar.pontofrio.com.br

Moderno e ecológico O clássico jogo que fez parte da infância e adolescência de muitas gerações agora é sustentável. A mecânica é idêntica ao Banco Imobiliário tradicional, com a diferença que agora as regras e a temática são relacionadas à conservação do meio ambiente. Brincando, a criança aprende a importância da proteção ambiental, da coleta seletiva e da responsabilidade social. Ah! E como não podia deixar de ser, as peças e o tabuleiro são de material biodegradável. Classificação: a partir de 6 anos www.submarino.com.br

Uma casa à altura das meninas Ideal para o desenvolvimento da sociabilidade da criança, essa Casinha de Boneca em forma de chalé da Pirlimpimpim possui dois andares, um telhado dobrável na cor vermelha e um kit de móveis para sua filha se divertir. Além de amplo acesso aos ambientes internos, a casinha é feita de madeira reciclada e maciça, garantindo a segurança das crianças. Classificação: a partir de 3 anos www.pirlimpimpimbrinquedos.com.br

39


CASA bicho

O melhor amigo DO HOMEM C

asa nova, vida nova, amigo novo. Para quem quer adquirir um cachorro de estimação, algumas dicas podem ser valiosas para o sucesso do convívio do animal com a família. Para a psicóloga Carolina Rossetim, é importante ensinar as crianças a respeitar os animais para que o cão não se sinta amedrontado e se torne agressivo. A psicóloga sugere ainda que os pais expliquem aos filhos que alguns cachorros não gostam de carinho e, por isso, não devemos nos aproximar sem antes perguntar ao dono do animal como é o cachorro. “Deve-se orientar também que os cães também sentem sono, frio, fome e dor. Por isso, não podemos apertar, bater ou morder o animal, nem incomodá-lo quando está comendo. Principalmente no início, é indispensável a supervisão dos pais quando a criança for brincar com o animal”, completa Carolina. Segundo a proprietária do pet shop Lolly Puppy Estética Animal, Gabriela Manfredini, existem raças que são mais tranquilas, podem viver em espaços menores e que não exigem a presença do dono em tempo integral. “Shitsu, maltês, schnauzer e poodle são raças dóceis, próprias para viverem em ambientes internos, porém dentro de uma mesma raça podem existir cães mais calmos e outros mais agitados”, explica.

40

por _Flávia Ferreira imagens _iStockphoto

A primeira coisa que se deve fazer é determinar quem irá cuidar do bichinho. “Todo animal exige saídas, sejam elas recreativas ou não. Os cães precisam interagir com os donos”, diz Gabriela. “Determine também quem irá cuidar da alimentação. Filhotes comem de três a quatro vezes por dia enquanto os animais adultos alimentam-se de duas a três vezes ao dia”, ensina. De acordo com a psicóloga Carolina, não existe uma idade determinada para que o filho passe a ter um cãozinho de estimação. “As vantagens para a criança da convivência com um animal são muitas: ela desenvolve sua afetividade dando e recebendo carinho; aprende a respeitar o limite do outro e descobre que, quando isso não acontece, pode gerar consequências”, explica. “É importante que a criança ajude nos cuidados com a alimentação e higiene do seu pet. Essas ações irão refletir na sua postura diante de diversas situações da vida.” Vale lembrar sempre que todo animal necessita de cuidados especiais. “Levá-lo para banho com uma frequência de no mínimo 15 dias evita mau cheiro em casa. As vacinas V8 ou V10 e antirrábica são obrigatórias. Animais adultos devem ser vermifugados com frequência, principalmente antes das vacinas anuais”, diz Gabriela, lembrando ainda que toda a atenção com seu bichinho será recompensada com uma amizade fiel, muitas lambidas e muita, mas muita, diversão.


Beagle – É o amigo ideal para criar em casas com quintal grande. Ativos, gostam de brincar e apresentam-se quase sempre alegres. Precisam praticar atividades de elevado consumo de energia. Dálmata – Inteligentes, demonstram facilmente o que querem com latidos ou manifestações corporais. Excelentes cães de guarda, apresentam um comportamento tranquilo com pessoas conhecidas, mas podem ser agressivos com as desconhecidas. Ativo e brincalhão, requer muito exercício. Dobermann – Fortes, musculosos e velozes, são ótimos cães de guarda. Se adestrados corretamente, são muito obedientes. Como companhia, não é a raça mais indicada para convívio com crianças; mas, claro, isto depende de cada animal, do treinamento e da família.

Golden Retriever Excelentes cães de companhia e também de caça. São amigáveis, confiáveis e superdóceis. Muito apegados aos integrantes da família, necessitam de atenção, afeto e carinho dos donos. Lhasa Apso – Apesar do seu bom comportamento, é muito temperamental. Não necessita de muita atividade física e costuma ficar horas deitado, esperando ansiosamente pelo carinho dos seus donos. Maltês - Fáceis de serem adestrados, adaptam-se facilmente ao ritmo de vida dos donos. Mas saiba que os cãezinhos dessa raça não gostam de ficar sozinhos por muito tempo. Pastor Alemão – Muito inteligente, é um grande companheiro que convive muito bem com crianças, se assim acostumado desde os primeiros meses de vida. Esperto, ágil e obediente, tem um olfato bem desenvolvido. Por qualidades como essas, o animal é muito utilizado pelas polícias em diversos países, seja para auxiliar no resgate de corpos soterrados ou para procurar drogas e armas.

Pequinês - Seu comportamento é caracterizado pelo ciúme e teimosia. É um cão ativo e, embora adapte-se muito bem em pequenos ambientes, precisa de atividades físicas e caminhadas regulares. Pinscher Miniatura – Um amigo leal e inteligente. Embora sejam pequenos, possuem o instinto de cão de guarda e é por isto que eles costumam latir para estranhos ou em situações desconhecidas. Poodle - Bem brincalhões e inteligentes. Os poodles são cães carinhosos com os donos e pessoas conhecidas. Adaptam-se muito bem em ambientes pequenos e não necessitam de grande quantidade de atividade física. Schnauzer miniatura – Apesar de não gostarem de brincadeiras muito brutas, são simpáticos, sociáveis, amigos e muito inteligentes. Costumam latir muito quando são desprezados, estão sozinhos ou ouvem barulhos.

Fonte: www.suapesquisa.com/cachorros e www.dogtimes.com.br

Entendendo o perfil de algumas raças


DECORAÇÃO dicas

O que não pode faltar

NO SEU ESPAÇO GOURMET OU CHURRASQUEIRA por _Mariana Nunes fotos _Priscila Blunk Sanfelice imagens _divulgação

Bomba Vintage

Um espaço gourmet ou churrasqueira são locais ideais para reunir amigos e desfrutar de bons momentos juntos. Então, porque não reforçar esse clima descontraído com um visual retrô no ambiente? A Bomba Vintage, da Cia. Vintage, é uma chopeira para ser instalada no piso da cozinha. Estruturada em aço, carbono e alumínio, acabamento em pintura automotiva e detalhes em alumínio, a chopeira confere um toque saudosista ao espaço, pela releitura de peças antigas combinadas a elementos confortáveis e modernos. A ideia é tornar esse espaço gourmet ou churrasqueira ainda mais personalizado e único. Ricardo Alberti e Boris Madsen Cunha WAA Willer Arquitetos Associados

42


Fogão Lofra

Acredito que em uma cozinha gourmet não pode faltar um Fogão Lofra, com cinco potentes queimadores profissionais Sabaf, em quatro tamanhos diferentes e queimador central com tripla chama, fornecendo o calor certo para cada prato, ideal para quem gosta e pratica a boa mesa. Esse fogão possui também duplo forno, perfeito para quem deseja preparar, simultaneamente, diversas receitas com tempos, formas de cozimento e temperaturas diferentes. Há ainda duas churrasqueiras para o preparo de carnes, atendendo aos chefs mais exigentes. O Fogão Lofra tem acabamento em aço inoxidável e os puxadores dos fornos são em aço cromado e atérmicos. Luiz Henrique Pinto Dias L. H. Arquitetura Ltda

Criada em 2002 pelo designer Philippe Starck, a Louis Ghost é uma cadeira que se encaixa perfeitamente em ambientes como churrasqueira e espaço gourmet. Seu aspecto elegante e ao mesmo tempo descontraído tem forte apelo estético aliado ao conforto, o que é fundamental em um ambiente destinado a receber amigos ou reuniões familiares. Em todo o mundo, a Louis Ghost é o mais corajoso exemplo de injeção de policarbonato em um único molde e, apesar da imagem evanescente e cristalina, a Louis Ghost é estável e resistente, à prova de choques, riscos e agentes atmosféricos, o que a torna perfeita para este tipo de ambiente, pois tem fácil manutenção.

cadeira Louis Ghost

Andréia Rocha Turin, Leticia Rolim de Moura e Helena Rolim de Moura Escritório Rolim de Moura

43


DECORAÇÃO dicas

Apresento uma peça essencial para a bancada de trabalho de um espaço gourmet ou churrasqueira que é o Monocomando Arte Mangiare, da Docol. Ele tem requinte, beleza no design e flexibilidade no uso com mangueira flexível, seletor de jato d’agua e controle de temperatura, que vão deixar o ambiente funcional e mais charmoso. Outras vantagens são o acabamento superficial cromado, a bica móvel 360º, o volante em alavanca com formato ergonômico e a alta resistência a corrosão e riscos. O Monocomando Arte Mangiare da Docol apresenta perfeito equilíbrio entre função e forma, contribuindo para a harmonia do ambiente. Yvone K. T. Miyamura Monocomando Arte Mangiare da Docol

Bancada

Como parte essencial de um espaço gourmet, destacamos a bancada, que atua como elemento de ligação entre quem prepara os alimentos, geralmente o anfitrião, e seus convidados. Neste projeto, a bancada proposta foi executada em Silestone, material próprio para ambientes de manuseio de alimentos, que conta com uma aparência leve e resistência única. A função da bancada é integrar a área de preparo dos alimentos com o espaço de convívio social, onde geralmente os convidados estão acomodados. As poltronas atuam como complemento, dando à bancada a função de apoio para o momento das refeições. Sergio Valliatti Jr. Valliatti & Tomasi Patrão Arquitetura

44


Cadeira Pietra

A Cadeira Pietra, da Asa Design, é essencial para um espaço gourmet ou churrasqueira por ser elegante e extremamente confortável, fazendo com que as pessoas fiquem à vontade para se reunir, bater longos papos sem ver a hora passar. Com aparência rústica e, ao mesmo tempo, um design moderno, a cadeira é ecologicamente correta. Feita da fibra natural de junco, extraído de um parasita (cipó) que se fixa na árvore de eucalipto e originário do Norte do país, a Cadeira Pietra alia tradição a um toque contemporâneo, perfeita para tornar um ambiente de reunião e alegria ainda mais aconchegante e harmonioso. Danielle Andrea Beal Pacheco

Essa torneira destaca-se por seu design moderno e pelo filtro em corpo único, colaborando com o meio ambiente. Graças à bica móvel e ao arejador articulado, permite um melhor aproveitamento do ambiente. Premiada no IDEA 2009, o prêmio internacional de excelência em design, a torneira é fabricada pela Deca e seu filtro absorve o cloro, retira odores e deixa a água límpida. Essa torneira é essencial para um espaço gourmet ou churrasqueira, pois une qualidade, elegância, tecnologia, praticidade e design, além de apresentar bom desempenho, tanto em alta quanto em baixa pressão. Torneira Monocomando Deca Twin

Mayana Thomé Estúdio Duo

45


DECORAÇÃO invasão

Invasão por _MARIANA NUNES fotos _PRISCILA BLUNK SANFELICE

Receber amigos e familiares é um dos hobbies do casal Garbers. Pensando nisso, a família se mudou para uma casa e cuida de cada detalhe da decoração para tornar os ambientes confortáveis e despojados.

46


A

família Garbers adora reunir os familiares e amigos para curtir bons momentos. Para tornar estes encontros ainda mais confortáveis, a família decidiu trocar o apartamento em que morava por uma casa no condomínio West Side III. A residência representa a realização de um sonho para o casal João Carlos e Rosangela Garbers. A “grande família”, como define Rosangela, é composta ainda pelos quatro filhos: Isabela, Luiz Fernando, Larissa e Amanda, além da mãe de Rosangela e a bulldog Mel, que adorou os novos espaços para brincar e tomar sol. A família é bastante caseira e com a colaboração das arquitetas Olga Bergamini, Karin Neitzke e Danielle Bragagnolo, responsáveis pela decoração do interior da casa, está cuidando de cada ambiente, “para deixar o lar com a carinha da família”, explica Rosangela. Outras vantagens apontadas pelos Garbers são a segurança oferecida pelo condomínio e os vizinhos, que se tornaram grandes amigos.

Churrasqueira Gourmet Ponto de encontro da família e dos amigos, a churrasqueira gourmet possui uma mesa para 12 pessoas e uma bancada que acomoda mais seis pessoas. A proposta contempla uma churrasqueira integrada com a bancada através do revestimento de granito. Em dois níveis, a bancada diferencia a área de trabalho e a área de servir, tornando o espaço muito mais funcional. Foram utilizados materiais contemporâneos, como vidro pintado e lâmina Masisa Butcher Teca, além do granito café imperial.

47


DECORAÇÃO invasão

Suíte Isabela A geometria diferenciada do espaço proporcionou um layout aconchegante e moderno, setorizando os espaços de vestir e dormir. O armário com três portas de correr com perfis de alumínio e espelho amplia o ambiente. Na cabeceira da cama, o painel branco com detalhes em frisos acomoda a cama e as mesas de apoio, que ganham destaque com os pendentes. Já a parede revestida com papel confere um ar contemporâneo ao quarto.

48


Suíte Amanda Neste quarto, um painel revestido de tecido emoldura a cabeceira da cama, tornando o espaço mais aconchegante. Para dar a sensação de espaço maior, foram usados painéis laterais com espelho e toucador. No detalhe, observase o armário com portas de alumínio e vidro acidato, que confere leveza e modernidade ao quarto. Já a mesa de desenho orgânico quebra a pureza do traço reto dando movimento.

Suíte Fernando No quarto do rapaz, o destaque fica por conta do painel, trabalhado em alto e baixo relevo, que preenche a parede, arrematado por uma prateleira contínua. Os móveis de desenho limpo e reto ganham leveza com o tampo de vidro e linhas sinuosas. Para conferir modernidade e sobriedade, a cor preta predomina no ambiente.

49


DECORAÇÃO invasão

Suíte Larissa Esse quarto foi um desafio para a arquiteta, devido aos recortes das paredes e à geometria diferenciada. Para atender uma solicitação da proprietária, a cama foi colocada paralela à parede e foi criado um painel revestido com papel de parede. Os armários têm um desenho diferenciado de frisos em cada porta, destacando a assimetria e dando movimento. O gesso com desenho bem limpo e reto completa o ambiente.

Home Para uma família caseira, nada melhor que um ambiente acolhedor que permita assistir a um bom filme. O home conta com sofás da Ton Sur Ton e o móvel da TV foi desenhado especialmente para abrigar os equipamentos de áudio e vídeo. A mesa ao centro da Decormade completa o espaço.

50


saúde treino

Esportes dentro de casa e no jardim por _Marina Gallucci fotos _Arquivo Pessoal

Aproveite todo o espaço que seu condomínio oferece.

F

ugir do trânsito caótico, ter a liberdade de malhar na hora que quiser e o conforto de estar em casa. Essas são algumas das razões que levam as pessoas a optar pelos condomínios que tenham espaço fitness ou áreas que permitam a prática de atividades ao ar livre. Para que você aproveite toda a estrutura que o seu condomínio possui, três profissionais de Educação Física dão sugestões de treinos que podem ser realizados sem sair de casa e sem a disputa de equipamentos da academia.

Quem fez Rogério Scheibe Filho Fun Sport

Estilo

Segunda-feira

QUEIME AS

AQUECENDO AQUECENDO GORDURINHAS

TREINO

TREINO

Rafael Ramos Oxy Place

HARD CORE HARDCORE

TREINO 1

CAMINHADA 30 MINUTOS

TREINO AERÓBICO CONTÍNUO

30 MINUTOS DE ATIVIDADE AERÓBICA DA SUA ESCOLHA

Quarta-feira

TREINO

TREINO

TREINO 2

Quinta-feira

CAMINHADA 30 MINUTOS

TREINO AERÓBICO INTERVALADO

30 MINUTOS DE ATIVIDADE AERÓBICA DA SUA ESCOLHA

Sexta-feira

TREINO

TREINO

TREINO 3

Terça-feira

52

Andressa Zytkowski Cia. Athletica

Lembre-se: antes de iniciar qualquer atividade física é recomendável fazer avaliações física e médica para verificar a situação atual de saúde e definir metas e objetivos alcançáveis. Um profissional de Educação Física pode ensinar a parte técnica e acompanhar a necessidade de modificar o treino.

AQUECENDO

Está muito tempo sem fazer atividade física? Tenha calma, com esse treino você condiciona seu corpo para depois malhar com mais força.

Treino Número de repetições: 12 Número de séries: 2 a 3

1 Flexão de braços Com apenas mãos e pés no chão, flexione os cotovelos até o peito chegar próximo ao piso e retorne à posição inicial. No começo, o joelho pode estar apoiado no chão, para facilitar. 2 Supino invertido Arrume uma barra e deite abaixo dela com as costas no chão. Posicione suas mãos da mesma forma que na flexão de braços e puxe seu corpo até que o peito fique próximo da barra.


QUEIME AS GORDURINHAS

O desejo da maioria: emagrecer. Mas, não esqueça: cuidar da alimentação é fundamental na empreitada.

Treino Número de repetições: 8 a 15 Número de séries: 2 a 3

1 Agachamento Com os pés afastados na largura do quadril e a com a coluna reta, agache até o quadril passar da altura do topo dos joelhos e retorne à posição inicial. Mantenha as mãos à frente para equilibrar. 2 Supino com halteres Segure um par de halteres com a palma da mão voltada para baixo. Deite-se e estenda os braços no alto, com o cotovelo levemente flexionado e desça até que eles cheguem ao lado do peitoral. 3 Flexão de joelhos com caneleira Em pé, apóie-se na parede ou em uma barra. Mantenha os joelhos na mesma linha e próximos um ao outro. Incline o tronco para frente. Levante a perna até o pé chegar próximo ao glúteo e abaixe. 4 Desenvolvimento com halteres sentado Segure os halteres com a palma da mão para baixo e sente-se sobre um banco ou bola. Eleve os halteres até a linha do ombro, empurre para cima até que eles se toquem e retorne a posição inicial.

TREINO HARDCORE

Esse treino promete deixar todo o seu corpo fortalecido. Nada como uma musculatura durinha, não é mesmo?

Treino 1 1 Alongamento

2 Escadaria – passada

Suba e desça a escada (10 degraus, oito vezes seguidas), descanse durante dois minutos. Repita a série 3 vezes.

3 Escadaria – salto Suba a escadaria saltando de dois em dois degraus. São 8 saltos. Repita a série 3 vezes. 4 Agachamento sem peso

Com os pés afastados na largura do quadril e a com a coluna reta, agache até o quadril passar da altura do topo dos joelhos e retorne à posição inicial. Mantenha as mãos à frente para equilibrar. 3x RM* Ande a passos largos, fazendo com que o joelho da perna de trás toque no chão. Atenção para não deixar o joelho da frente ser projetado além da linha do pé da mesma perna. 3x20 passadas

6 Abdominal 6x RM 7 Alongamento

6 Gêmeos em pé Coloque a ponta dos pés apoiada sobre um degrau. Com as mãos no corrimão, eleve o corpo o mais alto possível (fique na ponta dos pés) e depois desça o máximo os calcanhares. 7 Abdominal Deitado em um plano confortável ou na grama, contraia o abdômen e suba o tronco até desencostar as costas depois retorne a posição inicial. 8 Abdominal oblíquo Deitado, cruze a perna esquerda sobre a direita, formando um triângulo. Coloque a mão direita atrás da cabeça e a mão esquerda no chão. Suba o tronco na diagonal. Depois inverta. Treino aeróbico contínuo

30 a 60 minutos de caminhada, 20 a 30 minutos de corrida ou 30 a 60 minutos de bicicleta.

Treino aeróbico intervalado

Faça a sequência: 1 minuto correndo e 1 minuto caminhando, alternando as duas atividades até chegar a 4 minutos de corrida.

Treino 2 1 Alongamento 2 Flexão de braço

3 x RM

3 Crucifixo reto com elástico

Geral para todo o corpo. Mantenha cada posição de alongamento durante 30 segundos e repita as posições 3 vezes, durante 10 minutos.

5 Passada sem peso

5 Remada fechada sentado com elástico Puxe o elástico para trás até chegar próximo ao abdômen. Mantenha os cotovelos fechados, rente ao tronco. Retorne a posição inicial e repita o movimento.

Posicione-se de braços abertos (na altura dos ombros) e segure o elástico de uma mão até a outra, passando pelas costas. Feche os braços e volte para a posição inicial. 3x RM

4 Elevação lateral com elástico Em pé, segure cada ponta do elástico com uma das mãos. Pise na parte central do acessório. Com a coluna e pernas retas, levante os braços lateralmente até a altura dos ombros e retorne até a posição inicial. 3x RM 5 Tríceps francês com elástico Em pé, flexione levemente uma das pernas para frente, coloque o elástico na perna de trás e puxe até a altura da nuca. Estenda os braços para cima, em direção a cabeça, e depois retorne até a nuca. 3x RM 6 Caminhada, corrida leve ou bicicleta 20 minutos em intensidade moderada 7 Alongamento

Treino 3 1 Alongamento 2 Pular corda

15 minutos sem parar

3 Remada com elástico Passe o elástico por trás de algum apoio, como poste ou árvore. Fique de costas para o suporte. Puxe o elástico com as duas mãos para trás e depois volte a posição original. 3x RM 4 Barra fixa Pendure-se em uma barra com as palmas da mãos para cima e suba até o queixo passá-la. Desça esticando bem os braços. 3x RM 5 Crucifixo inverso com elástico Agora o apoio fica a sua frente. Mantenha os braços estendidos e abra-os até chegar à linha do tronco. Retorne com os braços estendidos. 3x RM 6 Rosca direta com elástico Passe o elástico por baixo dos pés e faça a flexão dos cotovelos para cima e para baixo, contraindo bem o bíceps. 3x RM 7 “Tiros” de corrida presos pelo elástico Amarre o elástico em um apoio forte, marque a distância de 5 metros até uma referência à frente. Com o elástico preso na cintura, corra o mais rápido que puder. 10x 5 metros a cada 30 segundos 8 Alongamento

*RM significa repetições máximas, ou seja, repetir o movimento até sentir-se cansado.

53


saúde dicas

EQUIPE-SE por _Marina Gallucci imagens _divulgação

Antes de iniciar as suas atividades, é importante adquirir roupas e calçados apropriados para os treinos. Alguns equipamentos podem ser um estímulo a mais na hora de ter mais qualidade de vida.

Camisola Isolante Essential – Kalenji R$ 59,90 www.decathlon.com.br Com isolamento térmico, ela é ideal para o frio. O corte e o componente elastano no tecido dão para maior liberdade de movimentos. Além disso, ela possui faixas refletoras.

Halteres Ferro Centauro 10 Kg R$ 53,90 www.centauro.com.br

Tênis FiveFingers Classic Feminino R$ 299

Tênis FiveFingers KSO Masculino R$ 379 www.trackandfield.com.br Sua tecnologia permite que a anatomia do pé humano trabalhe naturalmente e

BOLA 75cm R$ 89,90 www.centauro.com.br

54

se mova com liberdade. Apresenta um amortecimento eficaz e permite sentir as variações de solo.


Boné Dobrável

Monitor de Frequência Cardíaca FT4M

R$ 59,00 www.trackandfield.com.br

R$ 369,00 www.trackandfield.com.br

Bumerangue Bahadara 5 Pontas R$ 21,90 www.centauro.com.br

Extensor Pernas e Braços R$ 24,90 www.decathlon.com.br

Squeeze Oxer Térmico R$ 19,90 www.centauro.com.br

Trampolim Profissional Oxer R$ 164,00 www.centauro.com.br

55


GASTRONOMIA receitas

DELÍCIA

criativa por _Ana Amaral fotos _Fran Hunter

F

RECEITA

assoulha de bacalhau com ar de baunilha, gel de aspargos brancos e ceviche de melancia. A chef curitibana Manu Buffara não mede esforços em misturar texturas, sabores, e reinventar a gastronomia, trazendo para o público inesperadas experiências.

LAGOSTIN . WONTON

Há quem diga que bom mesmo é sentar em um restaurante e comer uma tradicional massa ou um belo mignon... Mas, para esta chef inovadora, aliar tecnologia ao prazer de cozinhar é o segredo para tornar cada refeição uma história a ser contada.

Azeite de pepita de uva

Para mostrar um pouco da sua arte, Manu ensina a fazer um Lagostin Wonton, um prato delicado e de sabores marcantes. Siga a receita e bom apetite!

2 dentes alho

2 uni lagostin 2 folhas wonton 1 mç de agrião selvagem

30 gr castanha de caju salgada 60 gr de parmesao

Tampa limão siciliano

Creme azedo montado: 50 gr creme de leite, 10 gr iogurte, 10 gr limão, 10 ml vodka.ote, 10 gr iogurte, 10 gr limão, 10 ml vodka.

56


MODO DE PREPARO

1

Faça uma massinha para fechar o wonton, utilizando um pouco de farinha, de água e reserve. A massa ficará liquida.

2 3

Limpe o lagostin e reserve.

4 5 6 7

Lagostin Wonton, um prato delicado e de sabores marcantes

Bata o pesto de agrião selvagem, um tipo de agrião que cresce sem semente. Ele é extremamente picante. No pesto, utilize agrião, parmesão, azeite de pepita de uva, alho e a castanha de caju. Na sequência, deixe que emulsione bem. Ele deve ficar liso e com uma cor verde clara. Tire a tampa do limão para decorar. Para o creme azedo, monte o creme de leite, junte o iogurte, limão e a vodka. Depois, deixe descansar na geladeira. Enrole o lagostin sobre o wonton e frite até a massa ficar crocante. Na montagem, use o creme azedo para apoiar o lagostin e decore com uma mini salada e com o pesto.

57


GASTRONOMIA dicas

À ARTE,

sem erros

por _Eduardo do Valle imagens _divulgação

Luiz Groff explica a harmonização entre vinhos e alimentos sem segredos: o grande acerto é não errar

F

Seleção especial para você

unciona mais ou menos como Chardonnay acompanhado de um bom bacalhau, ou como um Barco Real Toscano servido junto a massas: Luiz Groff cresce quando fala de vinho. Simples assim. Da fala calma à eloquência de um mestre, ele explica, passo a passo, como funciona a harmonização entre vinhos e alimentos. “Existem várias formas de acertar, mas existem erros; por isso, trata-se de harmonizar”, afirma.

No caso da bebida, há de se considerar essencialmente aroma, textura e acidez, fatores que influenciam no seu casamento com alimentos. Precisa ser enólogo? Nem o próprio Groff se considera dessa forma. Uma máxima difundida entre os círculos de apreciadores diz: “Não sou enólogo, aquele sujeito que, diante do vinho, toma decisões. Eu, diante do vinho, tomo vinho!”. Corre às boas línguas que a autoria seria do próprio mestre. Quem discute?

É a busca do casamento perfeito, pelo aroma, sabor e textura exatos que fazem ambos - prato e bebida - crescerem, ampliarem, tornarem-se o que muitos dizem ser um ritual. Groff, no entanto, é pragmático. “Existe uma lenda de que vinhos e alimentos encaixam-se, que existe um vinho para cada alimento no mundo. Há um certo exagero nessa história”, defende. “Há pouquíssimos casos em que alimentos e vinhos combinam e têm essa sinergia. Realmente, harmonizar é não errar!”

“De modo geral”, doutrina Groff, “a bebida exata para o alimento deve seguir os mesmos princípios que o próprio alimento”. Desse modo, se um prato é doce, por exemplo, deve se evitar vinhos secos, optando por sabores tão doces quanto o próprio prato. No caso dos chocolates, “não há vinho que resolva”. Usar vinho do Porto pode ser uma opção, mas ainda assim o vinho será prejudicado porque o chocolate é muito doce. “Comida doce com vinho seco é muito ruim!”, encerra.

Nesse contexto, o que seria acidez? “É a presença de ácido no vinho”, explica Groff surpreendendo a quem esperava complexidade na resposta. Ele continua suave: “acidez é o que acentua o frescor de um alimento. O cérebro lê isso como ‘frio’, porque o ácido agride a língua”. Vinhos ácidos, portanto, são aqueles preferencialmente servidos gelados e vão bem com alimentos que têm semelhante acidez acentuada, como alguns vinhos brancos servidos com vegetais, por exemplo.

Põe-se abaixo, portanto, o mito de que vinhos são coisas de outro mundo. Pedagógico, Groff prefere outra analogia. Para ele, vinhos são como seres vivos e, como tais, possuem diferenças entre si: nascem, têm um período de maturação e declínio. “Isso ajuda a explicar a valorização de determinadas safras, à medida que o tempo passa”, explica. A graça de tomar vinho está no decifrar as safras, no entender sua história e no apurar suas diferenças. Como conhecer uma pessoa.

Uma pequena inserção teórica antes de prosseguir: o dicionário Michaelis define “tanino” como “substância amorfa, adstringente (...) que se encontra na casca de numerosas árvores e arbustos”. Posto isso, retoma-se à explicação do mestre, que comenta uma gafe cometida pelos incautos ou por quem possui paladar pouco habituado. Groff esclarece que aquilo a quem muitos chamam “acidez” seria mais corretamente nomeada “adstringência”, que é a sensação tátil de amarração da boca causada pelo tanino. E aqui também vale a regra já citada: vinhos tânicos ou texturizados não vão bem com alimentos lisos. “Os alimentos lisos, como peixes e massas sem molho comprometem a percepção do vinho tânico”, explica.

Groff termina a entrevista de volta à fala calma e à postura de um senhor bem humorado. A você, leitor, deixamos algumas indicações do mestre no box ao lado, para que, como ele, você se torne um bom bebedor de vinho. Antes que comece a pensar em qual será o próximo prato, no entanto, aí vai uma dica do próprio Groff: na dúvida, vá de Alamos Bonarda. “É um curinga!”, revela, enquanto pisca um olho por trás dos óculos.

58

A Revista Paysage Condomínios pediu a Luiz Groff que indicasse alguns rótulos para harmonizar com os principais tipos de alimento. Ao lado, algumas indicações de quem entende do assunto:


Frutos do Mar Vinhos brancos mais ácidos Sauvignon Blanc _01 Sauvignon Blanc Mapema Argentina R$ 35,00 _02 Sauvignon Blanc Amayna Chile R$ 100,00 __01

__02

__03

__04

__05

Aves Tintos Leves _03 Pinot Noir Alamos Seleccion Argentina R$ 42,00 _04 Pinot Noir Amayna Chile R$ 100,00

Carnes Tintos encorpados: Malbec, Cabernet _05 Alamos Malbec Argentina R$ 30,00

Syrah

__06

__07

__08

__09

__10

_06 Montes Alpha Cabernet Chile R$ 85,00 _07 Montes Alpha Syrah Chile R$ 85,00 _08 Condado de Haza Espanha R$ 120,00 _09 Catena Malbec Nicasia Argentina R$ 250,00

Massas sem molhos Tintos leves _10 Masi Paso Doble Argentina R$ 45,00 _11 Barco Real Toscano Itália R$ 70,00

Massa com Molhos Tintos Médios __11

__12

__13

__14

__15

_12 Primitivo 7 Ceppo Itália R$ 85,00 _13 Villa di Capezzana Toscano Itália R$ 155,00

Doces Portos e Vinhos de Sobremesa _14 Porto Tawny Graham´s Portugal R$ 65,00 _15 Catena Doux Argentina R$ 85,00

Aperitivos Champagne _16 Pol Roger R$ 235,00 _17 Ayala R$ 235,00

Brancos Aromáticos __16

__17

__18

_18 Alamos Viognier R$ 30,00

59


CASA tecnologia

Bundle Sony Playstation Move PS3 Pacote de produtos da Sony composto pelo controle vibratório Playstation Move, o sensor de movimentos Playstation Eye - que também funciona como câmera - e o Game Sports Champions, jogo de esportes. Com comandos fáceis de executar, esse pacote da Sony transforma você no personagem principal dos seus jogos favoritos. R$600,00 www.submarino.com.br

CASA tecnologia funcionalidade e inovação por _priscilla scurupa imagens _divulgação

A tecnologia pode ser uma imensa facilitadora no dia a dia das pessoas, principalmente quando alia conforto e beleza. Pensando nisso, a Paysage selecionou para você e sua casa produtos modernos, práticos e de tecnologia de ponta.

Smarthydro da iHouse Banheira inteligente que associa tecnologia, design e preocupação ecológica. Conectada à internet, pode ser controlada pelo computador ou pelo celular, de onde quer que se esteja. O proprietário ajusta a temperatura da água, a luminosidade da banheira, o nível da água e pode acompanhar tudo on-line. www.ihouse.com.br

60


Ar condicionado Komeco, modelo Teto-canto Produto desenvolvido para aproveitar ao máximo o espaço dos ambientes. Possui alertas inteligentes, que distribuem o ar de forma correta mesmo em ambientes pequenos. Disponível nas versões quente e frio e com 9.000 e 12.000 Btus/h (capacidade térmica). R$2.000,00 www.komeco.com.br

Panela Arno Actify Mais sabor com menos calorias. A fritadeira elétrica Actifry da Arno preserva a qualidade nutricional, a cor e o sabor dos seus pratos. Seu método de fritura garante o preparo de diversos tipos de alimentos com a menor quantidade de óleo. Possui timer e pode ser levada à mesa. R$1.000,00 www.arno.com.br/actifry/

Camas Auping Trazidas da Holanda para o Brasil pela Collectania, essas camas possuem estrado de malha metálica que permite que o corpo respire durante a noite. Suas molas fazem parte de um sistema inteligente, rígido na base e flexível na superfície, que detecta perfeitamente a carga de peso e fornece o apoio correto ao corpo. R$13.800,00 www.collectania.com.br

61


CONDOMÍNIOS razões

7 razões

para morar em um condomínio fechado da Paysage Condomínios por _PRISCILLA SCURUPA ilustração _Guilherme Henrique

62


1 2 3 4 5 6 7

Segurança Controle de entrada e saída, guarita, circuito interno de TV. Nos condomínios fechados, o acesso é vigiado, restrito e extremamente seguro. Além disso, as crianças têm maior liberdade para brincar.

Área Verde Mesmo nos principais centros urbanos, os condomínios horizontais contam com imensas áreas verdes, garantindo lazer e qualidade de vida às famílias.

Lazer Condomínios fechados possuem organização e estruturas de lazer como salão de festas, espaço fitness, quadras poliesportivas, piscina e salão de jogos. Conforto inigualável e espaços de convívio que promovem a integração social.

Vizinhança O perfil semelhante dos moradores de condomínios horizontais facilita a convivência e promove o contato entre vizinhos.

Estilo O comprador tem total autonomia na hora de definir a planta de sua casa em um condomínio fechado. Além disso, pode decorá-la e personalizá-la como desejar.

Qualidade de Vida Mais espaço, mais segurança, maior infraestrutura de lazer e comodidade. A qualidade de vida das famílias que vivem em condomínios é acrescida por todas essas vantagens.

Custo x Benefício O constante aumento no número de ofertas e vendas confirma que condomínios são tendências de moradia. Tal sucesso pode ser justificado principalmente pelo custo-benefício. As vantagens já listadas aumentam o valor agregado dos imóveis, porém as taxas de construção e manutenção são reduzidas, pois os custos são compartilhados por todos os condôminos.

63


VIDA história Os irmãos Valmir e Moacir Schreiner Maran.

NEGÓCIOS de família

Da consultoria contábil aos condomínios horizontais por _Marília Bobato fotos _priscila blunk sanfelice

64


Sede da Paysage.

De uma família formada por 11 irmãos, sendo nove homens, Valmir e Jacó Moacir Schreiner Maran saíram ainda adolescentes de Dionísio Cerqueira (SC), na divisa com o estado do Paraná, em busca de estudo e trabalho. O pai era comerciante, foi também prefeito da cidade. A mãe, professora de primário, ensinou o marido a escrever e sempre incentivou os filhos a estudar. O destino mais próximo para esta empreitada era a cidade de Pato Branco (PR). Aos 14 anos, Valmir se mudou para lá para estudar. No dia em que ia começar seu primeiro emprego em um armazém, apareceu uma oportunidade em um escritório de contabilidade. A partir daí, a contabilidade faria parte da sua trajetória profissional e de seu irmão Moacir. Em 1971, os dois foram morar em Curitiba e cinco anos mais tarde, já formados, Valmir em Direito e Moacir em Economia e Ciências Contábeis, fundaram a Consult, empresa com o objetivo de prestar consultoria contábil e tributária, localizada em uma sala alugada na tradicional Galeria Ritz, no Centro de Curitiba. A época não poderia ser mais propícia, naquele ano, surgia a nova lei das S.A e, em conseqüência, novas regras contábeis e tributárias. Eram tempos de inflação alta, o que favorecia o planejamento tributário. Depois de passar por mais dois endereços, construíram em 1998 a atual sede da Consult, na Rua Mateus Leme. Comemorando, neste ano, 35 anos de existência, a Consult conta com 130 funcionários, além de escritórios em Cascavel e São Paulo. A empresa atende diferentes segmentos: da consultoria tributária e societária, passando pelo planejamento tributário, fusão e incorporação de empresas, gestão de patrimônio e de riscos e soluções de tecnologias de informação. Assessora grandes negócios de compra e venda de empresas e de propriedades. Com os lucros obtidos na Consult, os empresários Valmir e Moacir decidiram investir na compra de terrenos. “Sempre acreditamos que com o crescimento da cidade existe também a possibilidade de valorização dos terrenos”, conta Moacir. Em 1991 compraram um terreno no bairro Jardim das Américas. “Nossa ideia era montar um

centro comercial, mas o plano evoluiu, fomos agregando outros terrenos e em 97, junto com novo sócio, decidimos montar o Shopping Jardim das Américas”, conta Moacir. Na época a região tinha pouquíssimo comércio, mas a proximidade ao Campus da Universidade Federal era uma boa possibilidade de negócios. Hoje, o bairro está em franca expansão, inclusive o shopping está em ampliação. “É uma região bastante promissora, pretendemos continuar investindo”, diz Valmir. Com expertise na área, os irmãos também vão fazer parte da sociedade do que promete ser o maior shopping de Curitiba, o Jockey Plaza Shopping Center, com 470 lojas e inauguração prevista para 2014. E foi de terreno em terreno, que os empresários montaram a Paysage Condomínios, em 1994. Atualmente, a Paysage tem 35 condomínios lançados e atua em outras cidades como Londrina e no estado de Santa Catarina. Há cerca de um ano, a Paysage ocupa o atual endereço, ao lado da sede da Consult, e conta com 50 colaboradores. Os irmãos participam ativamente das sociedades profissionais que se criaram depois da Consult, emprestando suas experiências e contribuindo com a equipe e clientes.

Vejam as marcas dos negócios com participação dos irmãos Maran: Mercado imobiliário:

Shopping:

Sociedades profissionais:

65


CONDOMÍNIOS histórias

Cada condomínio

COM UMA HISTÓRIA ESPECIAL

Conheça um pouco dos terrenos que a Paysage faz seus empreendimentos, cada um com suas particularidades e riqueza em fatos históricos

I

magine-se morando em um condomínio onde um dia foi uma plantação de legumes, verduras, frutas, flores e árvores de decoração. Assim foi, por muitos anos, utilizada a área onde hoje abriga o Condomínio Paysage Provence, desenvolvido e implantado pela Paysage, em parceria com o Zegmundo Winiarski e sua esposa Terezinha Halas Winiarski.

Zegmundo, ex-proprietário da área onde foi implantado o Provence, teve uma trajetória de vida que nos remete àquelas pessoas que muito lutaram pela sua sobrevivência e de sua família e muita garra na manutenção de patrimônios imobiliários ao longo de muitos anos. Neste caso, se está diante da história de imigrantes poloneses, que há mais de cem anos chegaram à região sul, em especial em Curitiba e Região Metropolitana. O apego desses bravos imigrantes à terra sempre se deu em razão da utilização para a produção de alimentos para a sobrevivência de suas famílias e para abastecer a capital do Paraná. Zegmundo e sua família, inicialmente pais e irmãos e depois esposa e filhos, mantiveram essa tradição polonesa no uso da terra para a produção de alimentos, sempre destacando nesse caso a diversidade já que se voltaram também para a produção de flores e árvores de decoração. No terreno onde se implantou o condomínio Paysage Provence, produziam flores e árvores decorativas. Inicialmente vendiam nos cemitérios, com cestos, em seguida, comercializavam a produção,de bicicleta, até montarem a floricultura própria que ela cuida até hoje. Além da floricultura, com sede na Rua Francisco Rocha, matnteve por muitos anos diversos quiosques nas praças Zacarias e Rui Barbosa, no centro de Curitiba, na Praça do Batel e no Cemitério Água Verde, onde ainda mantém lojas de flores.

66

A implantação do Paysage Provence passou a ser concretizada a partir do ano de 2007, quando a área foi negociada junto à Paysage para, em parceria, se empreender esse condomínio, podendo se dizer hoje, “plantado sobre as flores”. O Senhor Zegmundo participou ativamente da implantação do empreendimento, assim como sua esposa Terezinha, sempre com um apego todo especial àquele espaço, onde viveu, plantou sonhos e colheu flores e frutos. Fato triste é que no dia 14 de julho, já na conclusão do empreendimento, faleceu Zegmundo Winiarski. Homem simples de alma, honesto, mas sempre obstinado na realização de seus sonhos e projetos de vida, sua e de sua família. Hoje prestamos essa homenagem a um homem com uma história de vida, como é comum a todos nós seres humanos, mas nesse caso a alguém que plantava e vendia flores, observava, antes de tudo, as flores, por onde andava. “Temos certeza de que onde se plantou flores e alimentos, hoje está plantado o abrigo de muitos famílias parananenses e curitibanas, e onde se pode sonhar, assim como sonhou o Senhor Zegmundo Winiarski, a quem se deve prestar essa homenagem e o reconhecimento de um grande parceiro, em um empreendimento de grande sucesso que hoje é orgulho de todos os moradores”, afirma Valmir S. Maran, sócio-diretor da Paysage Condomínios. Já os condomínios Hamm Gartem e Hamm Wald, eram ocupados por imigrantes que vieram da Rússia e da Alemanha, há 70 anos. Foram desbravadores da área onde é o bairro Boqueirão, trabalhavam com a agropecuária leiteira, e iam diariamente até a Praça Tiradentes, para vender o leite. Praticaram esta atividade até 1998, quando, após venderem os terrenos, algumas famílias foram para a Lapa, e outras para a Colônia Witmarsum, conta Pedro Hamm Neto, da terceira geração de uma das famílias que fez a colonização menonita no bairro.


VIDA homenagem

Um mosaico

de soluções urbanas por _SANDRA SOLDA

Arquiteta Mara Paludo deixou grandes trabalhos e sua criatividade em belíssimos projetos urbanísticos

A

Paysage sempre buscou os melhores profissionais para conceber e realizar seus empreendimentos. Entre eles, uma grande arquiteta, notabilizada pela qualidade de seus projetos, que, além, de fugir dos quadrados tradicionais, formulava implantações que privilegiavam a beleza, a qualidade e o respeito ao meio ambiente. São dela e de sua equipe, os projetos do Westside III, Paysage Curitiba, Longfields, Paysage Evergreen, Paysage Weekend e Paysage Greenway, os dois últimos ainda não lançados. Além disto, participou do projeto do Alphaville Graciosa, empreendimento do qual a Paysage, também participou através da empresa Nova Pinhais. São todos obras da arquiteta e urbanista Maria Paludo, que, em todos os seus anos dedicados à  arquitetura e urbanismo, preocupou-se em melhorar os espaços urbanos, fazer com que eles interajam da melhor maneira, além de preocupar-se com o desenvolvimento sustentável das cidades. Apesar de falecer precocemente, em setembro de 2010 aos 47 anos, Mara construiu sua história. E fez bem. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Paraná, onde também atuou como professora. Trabalhou no Instituto Jaime Lerner de Planejamento Urbano, e foi assessora quando Lerner foi governador do Paraná. Também atuou no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e na Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), e dirigia o escritório Habitat que realiza projetos  urbanísticos no Brasil e no exterior. Mara foi responsável pela concepção dos maiores condomínios do Brasil e por projetos urbanísticos em Angola. A equipe da Paysage tem muito orgulho por ter desfrutado da amizade, do companheirismo e do profissionalismo da Mara, registrando assim nosso agradecimento e nossa homenagem. Conheça mais sobre Mara Paludo, suas obras e ideias no: www.habitaturbano.com.br/emarketing/homenagem/public2010.html

67


CONDOMÍNIOS evergreen

CONFORTO, LIBERDADE E SEGURANÇA por _Flávia Ferreira imagens _divulgação

Portaria

Para mais informações sobre o Paysage Sunrise Condominium entre em contato com a Paysage Condomínios Diferenciados pelo telefone (41) 3091-5200.

68


CRECI 17888 PR - Mat. 77968 (9º Circ.) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

Brinquedoteca

O Paysage Sunrise Condominium está localizado ao lado do Clube Sírio Libanês e com uma vista privilegiada para o parque do Atuba. A localização é de fácil acesso para vários tipos de conveniências, como ônibus, hipermercados, escolas, farmácias e serviços. O empreendimento conta com 131 terrenos a partir de 200m². Além disto, no Sunrise Condominium, a Paysage Condomínios Diferenciados inovou e também apresenta a possibilidade de casas prontas com a qualidade e o acabamento que fazem da empresa uma das principais em sua área de atuação. São 68 casas prontas para morar.   Com rede elétrica subterrânea, o empreendimento conta com muros altos, cerca eletrificada e portaria 24 horas, o condomínio transmite segurança aos moradores e visitantes a qualquer hora do dia ou da noite.

Salão de festas

Fitness

A infraestrutura completa foi projetada e pensada com atenção especial ao bemestar dos moradores, desde a segurança até a área de lazer, com esporte e diversão para todas as idades. Piscinas adulto e infantil, brinquedoteca, playgrounds, espaço teen, salão de jogos, espaço gourmet, salões de festas, campo de futebol de grama e quadra poliesportiva. Além disso, um bosque nativo proporciona contato direto com a natureza. Escolha viver ao lado da natureza, com conforto, liberdade e segurança. O Paysage Sunrise Condominium está localizado na Estrada das Olarias, no Bairro Santa Cândida. Espaço Jovem

69


CONDOMÍNIOS evergreen

evergreen

Naturalmente perfeito: o 1 condomínio ecológico por _Flávia Ferreira imagens _divulgação

A Paysage Condomínios Diferenciados lança o primeiro condomínio horizontal ecologicamente correto de Curitiba: o Paysage Evergreen Condomínio Parque, em parceria com a empresa Tecverde, que oferece as melhores soluções sustentáveis para o novo empreendimento. O Paysage Evergreen garante a sustentabilidade desde o canteiro de obras até a entrega. As construções estilo Wood Frame geram 90% menos resíduos de obra, emitem 80% menos CO2 para serem construídas, consomem até 50% menos energia para serem aquecidas ou resfriadas e são leves e impactam menos o solo. As áreas comuns também contam com o conceito ecológico: na portaria e no salão de festas, o telhado verde capta a água das chuvas e a construção conta com isolamento térmico e acústico.

Salão de festas

Fitness

70

A localização é um espetáculo à parte. A Rua Fredolin Wolf está em uma das regiões mais arborizadas da cidade, naturalmente perfeita. O empreendimento tem um bosque nativo preservado que ocupa 45% do terreno. São 43 terrenos de 450m² a 650m², com infraestrutura e área de lazer completa: quadra de esportes, fitness, salão de festas com espaço gourmet, piscina coberta e aquecida com energia solar, playground e portaria 24 horas. Aliado ao conceito de ecologia, um observatório de pássaros completa a área de lazer. O projeto é assinado pela Willer Arquitetura e Habitat.


CRECI 17888 PR - Mat. 77968 (9º Circ.) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

Wood Frame Sistema desenvolvido há mais de cem anos na América do Norte, o Wood Frame representa a solução construtiva para mais de 90% das casas canadenses, 75% das casas americanas e 35% das casas alemãs. O sistema construtivo Wood Frame foi implantado no Brasil pela Tecverde em parceria com a FIEP, SENAI, Ministério da Economia do Estado de Baden Wurttemberg (Alemanha), Weinmann e outras 34 empresas brasileiras, americanas, canadenses e alemãs. O tempo de obra é até cinco vezes menor e os funcionários trabalham em fábrica, com maior segurança e conforto. Os resíduos das construções são destinados a comunidades carentes para produção de artesanato e, por consequência, geração de renda. As construções realizadas com Wood Frame têm as mesmas garantias que qualquer outro imóvel, de acordo com a Lei do Consumidor: cinco anos sobre vícios e defeitos ocultos. A durabilidade é a mesma de uma casa convencional: de 30 a 50 anos, dependendo da manutenção periódica.

Para mais informações sobre o Evergreen Condomínio Parque, entre em contato com a Paysage Condomínios Diferenciados pelo telefone (41) 3091-5200.

www.tecverde.com.br

Vista aérea da área de lazer

Portaria

71


CONDOMÍNIOS weekend

condomínio resort

Porque todos os dias Tudo, todos os dias

podem ser fim de semana

por _Flávia Ferreira imagens _divulgação

Para mais informações sobre o Weekend Condomínio Resort entre em contato com a Paysage Condomínios Diferenciados pelo telefone (41) 3091-5200.

72


CRECI 17888 PR - Mat. 77968 (9º Circ.) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

Fotos do local.

Para os amantes da natureza, do ar puro e do bem estar, o Weekend é o condomínio perfeito. Um lugar único, com uma beleza natural privilegiada: em um terreno de de aproximadamente 205 mil m² com dois lagos naturais e um bosque nativo de mais de 49 mil m². A infraestrutura de lazer é completa: quadras de tênis, poliesportiva e de futebol, piscina aquecida com raia para natação, piscina externa, cinema, sala de jogos, fitness, trilha para caminhada e playground. Destaque para o pomar, que encanta pela diversidade de espécies. Localizado na BR-277, a 5 minutos do Park Shopping Barigui, o Weekend Condomínio Resort conta com 84 terrenos de 700 a 1816 m² até 2 mil m² privativos. “A beleza natural do local , como demostram as fotos desta reportagem, encanta toda a família. É possível praticar esportes aquáticos no lago, pescar ou fazer um piquenique a hora que quiser e sem sair de casa”, afirma o diretor da Paysage, Juliano Maran. Além das vantagens de morar em um condomínio fechado, como segurança, garantia de muito espaço livre, tranquilidade para a família e privacidade, no Weekend o contato com a natureza é intenso e a garantia da convivência com a área verde será eterna.

73


Terrenos a partir de 200m² de área útil. 68 casas prontas para morar. - Casas com 3 e 4 dorms. ou terrenos a partir de 200m2 - Próximo ao Condor e Terminal Santa Cândida - Portaria - Fitness Center - Piscina - 2 Playgrounds - 2 Salão de Festas com Espaço Gourmet Decorado e sala de jogos - Quadra Esportiva - Campo de futebol de grama - Espaço Jovem - Brinquedoteca

LANÇAMENTOS CRECI 17888 PR – Matrícula: 27.692 da 2º Circunscrição. - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

PAYSAGE condomínios

Terrenos de 200 a 344m2 de área útil. - Próximo a Rua Toaldo Tulio e Antonio Escorsin no Bairro São Brás - Portaria - Fitness Center - Piscina - Playground - Salão de Festas com Espaço Gourmet Decorado - Quadra Esportiva - Bosque Nativo de 2.164m2 Rua Carlos Chagas, 537 - São Braz

74

CRECI 17888 PR – Mat. 149.404 (8a. Circ.) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

Estrada das Olarias, 550 - Atuba


LANÇAMENTOS

Terrenos de 308 a 712m². - Próximo a Pedreira Paulo Leminski e ao lado do Parque Tanguá - Portaria - Fitness Center - Piscinas adulto e infantil cobertas e aquecidas - Playground - Brinquedoteca - Salão de Festas com Espaço Gourmet Decorado - Quadra Esportiva DESEmbargador José Carlos Ribeiro Ribas , 303 – Tanguá CRECI 17888 - Matrícula 53.098 (1ª Circ) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

CONDOMÍNIO HORIZONTAL

Terrenos de 1419 a 2896M². - Próximo ao Parque Barigui - Portaria - Fitness Center - Saunas Seca e úmida - Piscina coberta e aquecida com 2 raias de 20m - Playground - Brinquedoteca - Salão de Festas com Espaço Gourmet Decorado - Quadra Esportiva - Quadra de Tênis -Exclusivo: apenas 22 unidades Rua Francisco Parise, 15 CRECI 17888 PR - Mat. 77.0472 (9a Circ) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

Terrenos de 205 a 446m². - Próximo ao Jd. Schaffer e Parque Tanguá - Portaria - Fitness Center - Piscinas adulto e infantil cobertas e aquecidas - Playground - Salão de Festas com Espaço Gourmet Decorado - Salão de Jogos - Quadra Esportiva - Bosque Nativo de 13.631m2 Rua Alexandre Von Humboldt, 695 CRECI 17888 PR - Mat. 51.725 (1a Circ) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

MAIS INFORMAÇÕES: 41 3091-5200 | www.paysagecondominios.com.br

75


evergreen Terrenos de 450 a 650m2 DE ÁREA ÚTIL. Condomínio Ecológico - A 1 minuto do Parque Tingui na Rua Fredolin Wolf - Portaria - Fitness Center - Piscina coberta e aquecida - Playground - Salão de Festas com Espaço Gourmet Decorado - Quadra Esportiva - Bosque Nativo de 33.263m2

CRECI 17888 PR - Mat. 778.690 (9º Circ.) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

LANÇAMENTOS

PAYSAGE condomínios

condomínio resort

Tudo, todos os dias

Terrenos de 700 a 1816m2 DE ÁREA ÚTIL. Condomínio Resort - A 5 minutos do Parque Barigui - Portaria - Fitness Center - Piscina Adulto e Infantil coberta e aquecida - Piscina Externa - Playground - Salão de Festas com Espaço Gourmet Decorado - Sala de Jogos - Espaço Cinema - Garage Band - Brinquedoteca - Quadra Poliesportiva - 2 Quadras de Tênis - Bosque Nativo de 49.286m2 5 minutos do parque barigui

76

CRECI 17888 PR - Mat. 78.690 (9º Circ.) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

Av. fredolin wolf, 3121 - SANTA FELICIDADE


CRECI 17888 PR - Matrícula: 30944 (Comarca de Campo Largo) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

BREVES LANÇAMENTOS

Terrenos de 250 a 470m² de área útil. - Na Rondinha em Campo Largo - Portaria - Churrasqueira e Espaço Bar - Salão de Festas com Espaço Gourmet Decorado - Trilha de Caminhada - Playground - Quadra Esportiva - Bosque Nativo Via Veneza, 471 - Rondinha – Campo Largo

LANçAMENTO NO

BAIRRO ALTO

LANçAMENTO EM

SANTA FELICIDADE

Na melhor localização do Bairro Alto, com fácil acesso pela Linha Verde, a Paysage Condomínios Diferenciados lançará seu próximo empreendimento com 166 terrenos e área a partir de 200m2. O condomínio oferecerá tudo que sua família merece:

Numa localização estratégica de Santa Felicidade, no início dos restaurantes, a Paysage Condomínios Diferenciados lançará seu próximo empreendimento com 59 lotes apenas e metragem a partir de 300m². O condomínio oferecerá estrutura completa:

- Portaria 24 horas - Piscinas adulto e infantil cobertas e aquecidas - Playground - Brinquedoteca - Salão de festas gourmet - Fitness center - Quadra esportiva

- Portaria 24 horas - Piscinas adulto e infantil cobertas e aquecidas - Playground - Brinquedoteca - Salão de festas gourmet - Fitness center - Quadra esportiva

CRECI 17888 PR

CRECI 17888 PR

MAIS INFORMAÇÕES: 41 3091-5200 | www.paysagecondominios.com.br

77


PRONTO PARA CONSTRUIR

Terrenos de 505 a 1.119m² de área útil. Prontos para construir. - Piscinas adulto e infantil aquecidas e quadra poliesportiva; - Salão de festas e espaço gourmet; - Lago e cascata; - Trilha de caminhada; - Bosque preservado; - Churrasqueira, pista de skate e pomar; - Brinquedoteca; - Quiosques com churrasqueiras; - Sauna e quadra de padle; - Rede elétrica, telefônica e de gás subterrânea; - Portaria 24h com cerca elétrica e monitoramento.

CRECI 17888 PR - Mat. 77968 (9º Circ.) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

PAYSAGE condomínios

Terrenos de 2.366 a 5.980, m² de área útil. - Piscinas adulto e infantil aquecidas e cobertas; - Quadra poliesportiva; - Fitness center equipado; - Salão de festas e espaço gourmet; - Bosque preservado; - Sauna; - Rede elétrica, telefônica e de gás subterrânea; - Portaria 24h com cerca elétrica e monitoramento. Rua Luiz Tramontin, 1333 - Campo Comprido

78

CRECI 17888 PR - Mat. 129482 (8º Circ.) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

Rua Ari José Valle, 1000 - Santa Felicidade


PRONTO PARA CONSTRUIR

Terrenos a partir de 200 m² de área útil. - Piscina e quadra poliesportiva; - Salão de festas e espaço gourmet; - Fitness center equipado; - Playground e salão de jogos; - Rede elétrica, telefônica e de gás subterrânea; - Portaria 24h com cerca elétrica. Rua Octacyr Reinaldo Mion, 533 - Xaxim CRECI 17888 PR - Mat. 21840 (7º Circ) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

Terrenos a partir de 200 m² de área útil. - Fitness Center; - Salão de Festas decorado; - Piscina adulto e infantil; - Quadra poliesportiva; - Playground; - Rede elétrica e telefônica subterrânea e de gás canalizado; - Portaria 24h com cerca elétrica e monitoramento. Rua Waldemar Loureiro de Campos, 3169 - Boqueirão CRECI 17888 PR - Mat. 134375 (8º Circ) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

Terrenos de 200 a 390 m² de área útil. - Piscinas e quadra poliesportiva; - Salão de festas e espaço gourmet; - Fitness center equipado; - Bosque preservado; - Brinquedoteca; - Salão de jogos e playground; - Rede elétrica, telefônica e de gás subterrânea; - Portaria 24h com cerca elétrica Rua Waldemar Loureiro de Campos, 3169 - Boqueirão CRECI 17888 PR - Mat. 134377 (8º Circ) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

MAIS INFORMAÇÕES: 41 3091-5200 | www.paysagecondominios.com.br

79


- Projeto único na cidade de Joinville - Portaria - Fitness Center - Piscina - Espelho d’água - Playground - Brinquedoteca - Sala de Cinema - Salão de Festas com Espaço Gourmet Decorado - Quadra Esportiva

Terrenos de 350 a 476m² de área útil Com fácil acesso pela BR 101 e a 3 minutos da prefeitura de Camboriú, o Condomínio Mirante Camboriú possuí terrenos com vista privilegiada seja ela para a cidade, ou para os vales que o cercam. - Portaria automatizada e 24h - Cerca elétrica em todo perímetro - Salão de festas decorado e com espaço gourmet equipado - Salão de jogos equipado - Fitness center equipado - Campo de futebol de grama - Playground equipado - Piscinas adulto e infantil

80

Os empreendimentos serão comercializados após o registro do memorial de incorporação no Ofício de Imóveis nos termos da lei 4.591/64. Imagens meramente ilustrativas. Checar memorial descritivo de acabamentos.

Terrenos a partir de 240m² de área útil

Creci F 18338 - Matrícula: 107.627 (R.I. de Joinville) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

S A N TA C ATA R I N A

Creci F 18338 - Matrícula: 6590 (R.I. de Camboriu) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

PAYSAGE condomínios


Crystal Valley

Creci F 18338 - Matrícula: 41.966 (R.I. de Balneário Camboriú) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

Localizado em região nobre, a 6 minutos do Centro, em frente ao Bela Vista Country Club e com fácil acesso às praias, em Blumenau. Cercado pelo verde dos vales e um riacho de águas cristalinas, cuja nascente está dentro de seus mais de 250.000m² de área verde preservada. - Portaria automatizada - Vídeo porteiro - Central de interfone - Câmeras na portaria - Muros com cerca elétrica em todo perímetro - Piscinas adulto e infantil - Prainha na piscina - Solarium com pergolado - Playground - Quadra poliesportiva - Campo de futebol suíço - Fitness center equipado - Salão de jogos - Dois salões de festas com espaços gourmets equipados - Ruas asfaltadas - Rede de água e esgoto - Rede elétrica

Terrenos de 400m² até 500m² de área útil. Localizado no tradicional bairro da Barra, um dos que mais valorizam em Bal. Camboriú, o Paysage da Barra está a poucos minutos de praias desertas como Taquarinhas e também a poucos minutos do agito de Balneário Camboriú. - Portaria automatizada - Cerca elétrica - Muros altos - Campo de futebol - Piscina - Bar molhado - Salão de festas e espaços gourmets equipados - Sauna - Fitness - Bosque - Playground - Piscina infantil - Sala de jogos - Ruas asfaltadas - Rede de água e esgoto - Rede elétrica subterrânea

MAIS INFORMAÇÕES: 41 3091-5200 | www.paysagecondominios.com.br

81

Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

Creci F 18338 - Matrícula: 17456 (R.I. de Gaspar) e Matrícula: 34606 (1º Ofício de R.I. de Blumenau) -

A DIFERENÇA ENTRE VIVER E MORAR


E ncontrou o q ue voc ê procurava ? E ntre em contato conosco !

PAYSAGE condomínios

Consultores Imobiliários

Paysage Condomínios _ Paraná Endereço: Rua Mateus Leme, 1970 Centro Cívico – Curitiba fone: (41) 3091-5200 www.paysagecondominios.com.br

_Paraná

RICARDO OIKAVA

ANDRé DE LImA

Telefone direto: (41)8849-1128 ricardo@paysagecondominios.com.br

Telefone direto: (41)8848-1773 andre@paysagecondominios.com.br

ÂNGELA mOTA Telefone direto: (41)8848-1783 angela@paysagecondominios.com.br

DANIEL GuImARãEs

RODRIGO fERNANDEs Telefone direto: (41)8707-3178 rodrigo.fernandes@paysagecondominios.com.br

WILsON sANTOs Telefone direto: (41)8855-5941 wilson.santos@paysagecondominios.com.br

VANIA RIBEIRO

Paysage Condomínios _ Santa Catarina

Telefone direto: (41)8855-6514 daniel@paysagecondominios.com.br

Endereço: R. 3000, n° 265 – Sala 04 Centro – Balneário Camboriú fone: (47) 3363-7900 www.paysagecondominios.com.br

EmmANuEL NAssuR

Telefone direto: (41)8822-9417 vania.ribeiro@paysagecondominios.com.br

Telefone direto: (41)8851-0555 emmanuel@paysagecondominios.com.br

_ santa Catarina VINÍCIUS KONRATH Telefone direto: (47) 8861-0469 vinicius.konrath@paysagecondominios.com.br

Condomínios West Side I Rua Luiz Tramontin, 1220 – Campo Comprido West Side II Rua Pe. José Kentenich, 106 – Campo Comprido **Artur Nisio Rua Carlos Gelinski, 70 – São João **Alfredo Andersen Rua Pedro Muraro, 55 – São João **João Turin Rua Carlos Gelinski, 71 - São João **Teodoro de Bona Rua Pedro Muraro, 55 - São João *Pineville Rua Jacob Macanhan, 1202 – Pinhais/PR *Pinefields Av. Pineville, 470 – Pinhais/PR Monte Pascoal Rua Batista Pecine, 654 – Vista Alegre **** Alphaville GRACIOSA Long Fields Rua Eduardo Sprada, 3801 – Campo Comprido *Pinewoods Av. Pineville, 450 – Pinhais/PR

West Side III Rua Luiz Tramontin, 1820 – Campo Comprido Paysage Du Parc Rua Domingos Antonio Moro, 439 – Pilarzinho *Pineland Av. Pineville, 1436 – Pinhais/PR Vitta Bella Rua Ângelo Domingos Durigan, 1242 – Cascatinha Paysage Provence Rua Luiz Tramontin, 1345 – Campo Comprido Paysage Privillege Rua Aristides Pereira da Cruz, 21 – Portão Paysage Excellence Rua Aristides Pereira da Cruz, 20 – Portão Paysage Curityba Rua Ari José Valle, 1200 – Santa Felicidade Paysage Royale Rua José Benedito Cotolengo, 1161 – Campo Comprido Paysage Cypress Garden Rua Luiz Tramontin, 1333 – Campo Comprido Paysage Beau Rivage Rua Francisco Parise, 15 – Santa Felicidade *Pinevillage Av. Pineville, 801 – Pinhais/PR

Paysage Las Palmas Rua Octacir Reynaldo Mion, 532 – Xaxim Paysage Hamm Garten Rua Peter Heinrichs, 02 – Boqueirão Paysage Hamm Wald Rua Peter Heinrichs, 01 – Boqueirão Paysage Mirante Camboriu Rua Joaquim Garcia, 1390, Centro – Camboriu/SC Paysage Golden Hill Rua Carlos Chagas, 601 – São Braz Paysage Álamos Rua Des. José Carlos Ribeiro Ribas, 303 - Tanguá ***San Lorenzo Home Club Rua Mateus Leme, 3945 Paysage Sunrise Estrada das Olarias, 550, Santa Cândida Paysage Di Padova Rua Alexandre Von Humboldt, 695, Pilarzinho Paysage Evergreen Av. Fredolin Wolf, 3121 – Tingui Paysage Weekend BR 277, 7291 - Riviera Ambiance Di Piero Via Veneza, 471, Rondinha – Campo Largo/PR

Conheça nossos futuros lançamentos nas regiões de Colombo, Cascavel, Londrina, Campo Largo, Pinhais, Blumenau, Joinville, Itajaí, Governador Celso Ramos e Balneário Camboriú. 82

*Como participante da Nova Pinhais Urbanismo Ltda. | **Como participante do Novo Parque Empreendimentos Imobiliários Ltda. ***Sociedade no empreendimento com a Brookfield Incorporações. | **** Parceiro do Alphaville S/A e Nova Pinhais Urbanismo Ltda.


OS MELHORES CONDOMÍNIOS NOS MELHORES ENDEREÇOS DA CIDADE. A DIFERENÇA ENTRE VIVER E MORAR Há 17 anos, a Paysage Condomínios Diferenciados vem criando, em Curitiba e em outras cidades do Paraná e de Santa Catarina, uma forma diferente de pensar em condomínios fechados de alto padrão. Os novos conceitos aplicados pela Paysage em condomínios exclusivos transformam cada empreendimento em um grande sucesso. Quem vive em um condomínio Paysage convive lado a lado com a natureza, o conforto e a valorização de um investimento que gera muito mais do que retorno financeiro: gera satisfação e felicidade para toda a família.


amento Não e so um relacion

que se constroi ça. com base na confiannh os, so A casa dos seus também.

Seu projeto, nosso

compromisso.

www.construtoramonreal.com.br

Profile for Paysage -

Revista Paysage 3º Edição  

Revista da Paysage Condominios Inteligentes.

Revista Paysage 3º Edição  

Revista da Paysage Condominios Inteligentes.

Profile for paysage
Advertisement