Page 1

R E V I S TA

AGOSTO 2010 . Nº 02

JAIME LERNER - UM DOS PENSADORES MAIS INFLUENTES DO MUNDO O FUTURO É AGORA JARDIM SECRETO ECOTENDÊNCIAS CONHEÇA OS EMPREENDIMENTOS DA PAYSAGE CONDOMINÍOS

1


2


3


FOTO PRISCILA BLUNK SANFELICE

EDITORIAL

Um ano se passou e a Paysage Condomínios Diferenciados cresceu e se atualizou. Em maio, inauguramos uma nova e moderna sede na Rua Mateus Leme, resultado do ótimo crescimento que tivemos no último ano. Crescimento fundamentado em um objetivo claro: levar qualidade de vida, sofisticação, exclusividade e conceitos inovadores para nossos clientes. Somos preocupados em oferecer mais do que um lugar para morar. Queremos fazer a diferença. A qualidade de vida está presente nas opções de lazer dos nossos empreendimentos e contato com o meio ambiente, nas áreas verdes e bosques preservados. A preocupação com cada família na segurança monitorada, muros altos e cercas elétricas. Queremos levar até você mais do que um lugar para morar: segurança, natureza e lazer. Na segunda edição da revista da Paysage, você encontra ideias, tendências, sugestões de produtos e de cardápios, vantagens de morar em condomínios fechados, novas tecnologias, produtos ecologicamente corretos, entre outros temas que farão a diferença na hora de escolher o seu lugar para morar. Uma ótima leitura!

Valmir S. Maran

sócio-diretor

4


5


sumáRIO

10

32

16 EXPEDIENTE Projeto gráfico e diagramação Editora NT www.editorant.com.br

Diretora de arte

Priscila Tedeschi Brustolin priscila@editorant.com.br

8 10

IEME Comunicação www.iemecomunicacao.com.br

Jornalista Responsável Direção Comercial

Juliano Hinz Maran juliano.maran@paysagecondominios.com.br

Revisão

12

ENTREGA CONSCIENTE

14

CASA É possível deixar sua casa aquecida e aconchegante mesmo em pleno inverno.

Mariana Leodoro

Fotografia

Priscila Blunk Sanfelice www.priblu.com.br

Imagem da capa

16

Cedida pelo Instituto Jaime Lerner

Tiragem

15 mil exemplares

Gráfica

Serzegraf Ind. Edit. Gráfica Ltda www.serzegraf.com.br

Esta é uma publicação da Paysage Condomínios Diferenciados. Os artigos assinados não expressam, necessariamente, a opinião desta publicação.

6

18

20

HOME OFFICE Especialista dá dicas para este ambiente ser ainda mais produtivo.

NOVA SEDE A Paysage Condomínios Diferenciados apresenta sua nova estrutura para melhor atender você.

Produção de conteúdo

Taís Mainardes DRT/PR 6380 tais@iemecomunicacao.com.br

COLABORADORES

22

O FUTURO É AGORA

24

FONDUE A chef Kika Marder ensina como preparar esta DELICÍA para receber em casa com muito estilo.

26

CASA Pátina dá uma cara nova àquele armário que sempre esteve lá!

PRAIA Conheça os novos destinos da Paysage Condomínios.

28

ECOTENDÊNCIAS

JARDIM SECRETO

32

Entrevista: JAIME LERNER

Manter um jardim bem cuidado e bonito é mais fácil do que parece.

36

Divirta-se com os PEQUENOS


18 36

52

40 44 38

BICHO

54

Animais silvestres concorrem com cachorros e gatos. Entenda mais sobre estes pets.

Tecnologia aliada à sustentabilidade

56

REALIZE O SONHO DE MORAR EM CONDOMÍNIO

40

Sete arquitetos indicam peças essenciais para uma DECORAÇÃO MODERNA

44

INVASÃO

Conheça as vantagens desta opção segura para quem busca tranquilidade e qualidade de vida

60

Muita história, estilo, aconhego e conforto na residência do casal Luciano e Tatiana e das pequenas Lisa e Nina

50

ESPORTE

Sofisticação e qualidade de vida em localização privilegiada

64

CONDICIONAMENTO FÍSICO, AUMENTO DA FLEXIBILIDADE E FIM DO STRESS COM O MUAY THAI

52

Mais delícias. Conheça o menu sugestão do CHEF AGUINALDO para um evento especial

PAYSAGE SUNRISE CONDOMINIUM

PAYSAGE GOLDEN HILL CONDOMINIUM Liberdade é estar perto de tudo que vale a pena

76

AGENDA

A Paysage Condomínios, consciente das questões ambientais e sociais, imprimiu esta revista em gráfica certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council). A certificação garante que a matéria prima florestal provenha de um manejo considerado social, ambiental e economicamente adequado.

7


COLAbORADOREs

COLABORADORES

REVISTA PAYSAGE

sabrina slompo, Ar-

quiteta e Urbanista formada em 1993 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), está à frente da SASIS ARQUITETURA E CONSULTORIA onde conta com uma equipe de 23 profissionais e com uma experiência técnica de 18 anos na área de projetos, com mais de 2.000.000m² construídos, atendendo o exigente mercado imobiliário de Curitiba e Região. Desenvolve a elaboração de projetos arquitetônicos e complementares, compatibilização de projetos, consultoria imobiliária, gerenciamento e fiscalização de projetos, atuando nas áreas de Edifícios Residenciais de Habitação Coletiva, Conjuntos Habitacionais, Edifícios Comerciais, Centros Comerciais e Shopping Centers, Clínicas Médicas, Escolas e Centros de Ensino, Edificações Públicas, Residências Unifamiliares, UIP – Unidades de Interesse de Preservação, além da forte atuação no setor Hoteleiro. Em sua estreia como colaboradora da Revista Paysage, dá dicas para um home office.

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Campus Palotina, em 2009, Ana Paula sato participou de programas de extensão e pesquisa, colaborou em projeto de iniciação científica, realizou diversos estágios e coordenou um grupo de estudos em Manejo de Animais Selvagens (GEMAS). Atualmente, é médica veterinária do Pangea Zoo Pet e estudante do curso de pós-graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais. Aqui, a veterinária esclarece dúvidas sobre os animais de estimação selvagens.

O responsável pelo projeto da nova sede da Paysage Condomínios Diferenciados, Adolfo sakaguti - arquiteto e urbanista formado pela 8

Kika marder é chef

de cuisine, mas prefere o nome em português: cozinheira. À frente do seu bistrô Sel et Sucre, explora o conhecimento adquirido no Instituto Paul Boucouse (Lyon – França) e de tantos outros cursos dos quais participou no país que inspira sua gastronomia. No Brasil, trabalhou durante três anos no Boulevard, ao lado de Celso Freire, e hoje comanda a cozinha do seu bistrô que oferece almoços refinados, deliciosas sobremesas e opções para eventos. Nesta edição da Revista Paysage, Kika ensina como fazer uma deliciosa fondue.

Universidade Federal do Paraná (UFPR) - iniciou sua carreira na década de 70. Ao longo destes 30 anos de carreira, vem atuando em diversos setores que vão da obra residencial a complexas edificações da área de saúde e empreendimentos de grande porte, tendo como objetivo criar obras de qualidade que traduzem a personalidade e os anseios de cada cliente. Sua experiência e profundo conhecimento das leis o tornaram interlocutor da construção civil junto às autoridades municipais, estaduais e técnicas.

Responsável pelo projeto de interiores da nova sede da Paysage Condomínios Diferenciados, Yvone K. T. miyamura atua em projetos de arquitetura de interiores residenciais, comerciais e hotelaria. Formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1975, a arquiteta e urbanista que conta com uma expressiva quantidade de projetos executados procura sempre se atualizar acompanhando as tendências mundiais através de visitas a feiras, revistas nacionais e internacionais, palestras e pesquisa em lojas e fábricas. Colaboradora desta publicação, além de mostrar o projeto para a Paysage Condomínios Diferenciados, Yvone indica uma peça essencial para uma decoração moderna.

Aguinaldo monteiro

começou sua experiência profissional na gastronomia em 2003, com apenas 18 anos. O chef de cuisine e proprietário do Buffet César Monteiro, hoje com 25 anos, conta com uma história familiar repleta de referências culinárias: tem bisavó cozinheira, avó cozinheira, pai e tios cozinheiros. Chef pelo Centro Europeu, estagiou com Celso Freire e, desde 2007, dá aulas no Espaço Gourmet Gastronomia. Nesta edição, colabora com dicas para um jantar especial na matéria Entrada, prato principal e sobremesa.

Graduado em Educação Física, Rafael Teixeira é sócio e professor da Equipe Thai Brasil. Faixa preta no esporte, já passou uma temporada na Tailândia, onde realizou duas lutas dentro dos maiores estádios de Muay Thai de Bangkok. E é sobre esta arte milenar que o atleta aborda nesta edição da revista.


9


NOVA sEDE

NOVA SEDE

PAYSAGE por Flávia Ferreira _ fotos Priscila Blunk Sanfelice

Para melhor atender os seus clientes, a Paysage Condomínios Diferenciados está em uma nova e moderna sede. Localizada na Rua Mateus Leme, 1970, o novo escritório está em um prédio de três andares, com salas amplas, modernas e projetadas para oferecer conforto para os colaboradores e clientes. Segundo o diretor Juliano Hinz Maran, a empresa cresceu muito no último ano e a nova sede veio para comportar todo este crescimento. “Além de um escritório amplo e moderno, oferecemos estacionamento próprio para melhor atender os clientes”, afirma. A estrutura da nova sede foi projetada pelo arquiteto Adolfo Sakaguti, da Sakaguti Arquitetos Associados. O grande desafio foi ampliar a construção com um projeto que tivesse uma unidade com o edifício já existente. “O projeto tem flexibilidade de uso, já que a estrutura pode ser adaptada conforme a necessidade da empresa, com salas pequenas e grandes. Uma repaginada na fachada trouxe modernidade e elegância com materiais contemporâneos, como alumínio e vidro espelhado com controle de temperatura, que permite a redução do uso 10

do ar condicionado. O uso do mármore deu um requinte especial ao projeto”, explica. A arquiteta Yvone Miyamura, responsável pelo projeto de interiores da nova sede, buscou um espaço que permitisse interação no trabalho. “Contemplamos alguns departamentos com salas fechadas, porém a utilização do vidro como divisória proporciona “transparência” na atividade de cada setor”, explica Yvone. “A Paysage, empresa engajada em qualidade de vida, dinâmica e em franca expansão, exige mobilidade, flexibilidade e condições de adaptar-se às necessidades do momento, sem negligenciar o conforto, a funcionalidade e a estética do espaço de trabalho. Procuramos fornecedores com essas características, o que permitiu a harmonia no resultado final da obra”, revela a arquiteta. As maquetes dos empreendimentos da Paysage têm lugar diferenciado para exposição. Além da melhor estrutura física, a Paysage conta com profissionais preparados para levar qualidade de vida, sofisticação e conceitos inovadores para você. Venha conhecer nossos projetos, empreendimentos e a nova sede.


11


VIDA - DEPOImENTO

ENTREGA

CONSCIENTE fotos Eduardo Paranhos

No primeiro semestre de 2010, a Paysage Condomínios entregou o Condomínio Curityba. Na ocasião, as famílias dos moradores já puderam começar sua história no local plantando árvores na área comum do empreendimento. Confira aqui a ação de entrega.

12


13


sxc.hu

NO ACONCHEGO do lar por Alexandra Negendank Freitas

É possível deixar a casa aquecida e aconchegante mesmo em pleno inverno O inverno costuma ser bastante rigoroso no sul do Brasil. E nada melhor do que curti-lo dentro de casa. Para isso, é fundamental manter a casa aquecida e aconchegante. Mas ninguém precisa se preocupar, já que existem diversas opções e recursos tecnológicos para aquecer residências. Além das já tradicionais lareiras, calefação, saunas ou piscinas aquecidas, hoje as casas podem receber pisos aquecidos. Começar construindo uma lareira é um conforto garantido e acessível, seja ela do tipo mais tradicional - aquecida a lenha e exigindo uma chaminé -, mais moderno com aquecimento a gás - ou ecologicamente correto - com pedras vulcânicas. Aqueles que buscam uma solução rápida e de baixo custo podem recorrer aos aquecedores elétricos portáteis que são extremamente práticos e possibilitam uma temperatura agradável mesmo nos dias mais frios do inverno. Decidir o que será usado para aquecer a sua casa, qual o melhor sistema, seus custos, consumo de energia e custo da manutenção demanda tempo e muita cautela. É preciso levar em consideração todos esses aspectos, consultar diversas empresas fornecedoras e ainda conversar com técnicos no assunto para avaliar qual a melhor opção para cada residência.

14

Além de tudo isso, buscar uma solução para aquecer os pisos da residência é uma decisão acertada para aqueles que desejam uma casa completamente aquecida. Ao contrário dos sistemas tradicionais de aquecimento, com os quais o calor é distribuído de forma desigual pelo ambiente, o piso aquecido produz uma sensação de aconchego maior e ainda ajuda a climatização e a qualidade do ar. Este recurso pode ser usado em casas, apartamentos, escritórios ou até mesmo em salas comerciais.


15


PRAIA

SOSSEGO E PRIVACIDADE

COM VISTA PARA O MAR

Por Marília Bobato _ imagens Divulgação

Foto Governador Celso Ramos Foto SXC.HU

Conheça as praias que, em breve, terão empreendimentos da Paysage Condomínios

16

As praias do sul do Brasil localizadas em Santa Catarina são destino certo de brasileiros e estrangeiros. Pessoas de todas as partes do mundo visitam as praias que após as altas temporadas recebem cada vez mais gente que vem para ficar. Afinal, morar com sossego e privacidade e ainda ter vista para o mar é o sonho que muitos desejam realizar.


Situada a 12 km de Balneário Camboriú e a 60 km de Florianópolis, Itapema tem belezas naturais e agito. Com 7 km de orla marítima, oferece um dos melhores banhos de mar do litoral centro-norte catarinense. A vista para a belíssima baía de Itapema é um presente para visitantes e moradores. A Costa Esmeralda formada pelas praias de Porto Belo, Araçá, Estaleiro, entre outras, conta com água do mar límpida e quando está calma oferece excelente visibilidade, principalmente para a prática do snorkeling. Porto Belo é um destaque da região com areia clara e água cristalina. A praia é equipada com infraestrutura integrada ao meio ambiente e toda a comodidade que você deseja. Outra opção para quem quer uma bela vista para o mar está no município de Bombinhas. Formada por mais de 20 praias, quatro ilhas e dois parques ecológicos, Bombinhas é conhecida como a “Capital do Mergulho Ecológico”. A cerca de 50 km dali está Governador Celso Ramos, uma península de terreno

montanhoso formando várias enseadas, ilhas, costões e mais de 20 praias de beleza singular. O local de vista única tornou-se ponto de referência para as mais de 37 espécies de golfinhos que vivem na Baía dos Golfinhos. Entre tantas maravilhas naturais, a Paysage Condomínios lançará em breve empreendimentos nestas localidades.

Foto SXC.HU

17


CAsA - JARDIm

JARDIM SECRETO

por Diana Axelrud _ fotos Priscila Blunk Sanfelice

Manter um jardim bem cuidado e bonito é mais fácil do que parece

Após um dia de muito trabalho e correria, nada melhor do que chegar em casa e relaxar, e um dos melhores ambientes para recuperar a tranquilidade é o jardim. Plantas, árvores e flores, com toda a beleza e cheiros únicos, são verdadeiros remédios

18

para combater o estresse e a rotina diária. Mas manter um jardim não é tão difícil quanto parece. A Revista Paysage conversou com especialistas e trouxe dicas exclusivas para você. Confira:


áRVOREs Curitiba tem um clima bastante peculiar e, por este motivo, não são todas as árvores que suportam o clima curitibano. O agrônomo e proprietário da Gazebo Flores, Mauro Tessler, indica as árvores ideais para a cidade. “Aqui se adaptam bem as acácias e azaleias, árvores que dão flores. Os plátanos, amarelos e vermelhos, são muito bonitos, mantêm-se em todas as estações do ano e se ajustam a Curitiba. A Acer, uma planta americana, adapta-se muito bem à cidade, assim como a Palmeira de Jerivá”. Uma boa notícia é que essas árvores vivem entre 50 e 80 anos, por isso podem acompanhar sua família por várias gerações. Além de lindas, as árvores são fáceis de cuidar. Diferente das demais plantas, elas só precisam ser regadas assim que forem plantadas. Depois que criam raízes, elas se abastecem de água e sais minerais por conta própria. Um outro cuidado que você não deve esquecer é realizar com frequência a poda. Tessler explica que há um tipo de poda diferente para cada espécie de árvore, mas para todas o tratamento é benéfico. “A poda é um recurso que o homem possui para dar forma e também fortalecer a floração das árvores”, explica.

GRAmA A grama também é parte importante de um jardim e, se bem cuidada, torna-se um tapete verde natural. Porém, essas pequenas plantas necessitam de mais cuidados do que aparentam. A poda da grama é mais comum do que nas árvores. No verão, devido ao calor, deve ocorrer a cada 20 ou 30 dias. Esse cuidado é necessário para realizar a manutenção, limpar a grama de impurezas - como as ervas daninhas - e deixar um visual mais

bonito. “No solo existem muitas sementes e outras impurezas, trazidas pelo vento ou pelos passarinhos. Por isso é necessária a poda, para limpar a terra”, explica o proprietário da Grameira Gabardo, Jorge Gabardo. Para quem se incomoda com formigas ou lagartas, Gabardo dá uma boa dica: “Coloque pó de café, depois de usado, na grama, ou em cima dos formigueiros. Isso afastará os bichos.”

19


CAsA - HOmE OffICE

HOME OFFICE

Especialista dá dicas para este ambiente ser ainda mais produtivo

Crédito: Flávio Ribeiro

por Taís Mainardes _ imagens Divulgação

Cadeira Fulkron R$ 2.891 (à vista) www.inovedesign.com.brv

Há cerca de 20 anos, o home office (em português, escritório em casa) era basicamente utilizado por profissionais liberais e por pessoas que necessitavam levar trabalho para casa. Hoje, este ambiente conquista cada vez mais espaço nas residências e torna-se também o local ideal para leitura, estudos e organização familiar. Não se trata apenas do local do computador, mas sim de um espaço aconchegante, confortável e organizado que pode ser usufruído por toda a família pelos mais variados motivos e finalidades. Segundo estimativas, cerca de 3,5 milhões de brasileiros desenvolvem algum tipo de trabalho em casa em tempo integral ou parcial. Com a tecnologia a favor, esses números aumentam a cada dia e provavelmente você também passe, muito em breve, a fazer parte deste grupo de profissionais. Afinal, com computador e internet à disposição, quem não gostaria de poder resolver alguma pendência da comodidade da própria casa?

É claro que para poder realmente produzir em casa é preciso muita determinação, automotivação e o indispensável apoio da família. No entanto, um ambiente organizado com a infraestrutura mínima para a atividade que você desenvolve também são essenciais. “A temperatura ambiente é fator determinante para a produtividade. Ter uma janela de preferência para uma área arborizada ou, então, um ar condicionado torna-se indispensável”, diz a arquiteta e urbanista Sabrina Slompo que está à frente da Sasis Arquitetura e Consultoria. O mobiliário também faz toda a diferença. “A escolha depende muitas vezes da atividade profissional. O básico essencial para a decoração de qualquer home office é uma mesa grande, uma cadeira confortável com braços e rodízios, um bom notebook com ótimo sinal wireless (internet) e uma iluminação bem projetada”, ensina Sabrina. “Geralmente, sugerimos um gaveteiro para organização de documentos ou uma estante para livros e revistas acompanhada de uma chaise para leitura”.

Crédito: divulgação

Mancebo resina R$ 271 www.flexiv.com.br

20

Porta-objetos R$ 880 www.desmobilia.com.br


A especialista alerta ainda que se você tem interesse em receber no seu home office, o ideal é oferecer poltronas para bem acomodá-los já que um dos sinônimos do escritório em casa é o conforto e bem estar. “Neste caso, não esqueça de um frigobar, bancada para um café ou chá, tomadas para computadores visitan-

tes e para data show, bem como dispor de espaço para demonstrações de vídeos que pode ser uma TV de alta definição, resultando em dupla função”, explica. Assim como a escolha do mobiliário, os detalhes na decoração devem ser coerentes com a atividade do profissional. “Complete o requinte com uma cor

neutra nas paredes, uma tela que preze pela sutileza na escolha dos motivos, do conteúdo das imagens e havendo incerteza, prefira um motivo abstrato para não errar”, diz Sabrina.

Wall Organizer R$ 421 + R$ 139,00 para cada prateleira www.flexiv.com.br

Estante alta com nichos. R$ 1.993 (com porta de correr de vidro) R$ 1.260 (sem porta) www.funcional.com.br

21


O FUTURO é agora por Alexandra Negendank Freitas

Casas totalmente automatizadas já são realidade para muitos brasileiros Morar em uma casa totalmente automatizada, como aquelas idealizadas pelos criadores do desenho Os Jetsons, onde as pessoas são servidas por robôs e têm outras regalias, está mais perto de se tornar realidade do que se imagina. Com os sistemas de automação atualmente disponíveis no mercado já é possível usufruir de uma infinidade de recursos tecnológicos que facilitam o dia a dia de quem os possui. No Brasil, a automação residencial surgiu na década de noventa e aos poucos foi ganhando espaço e novos adeptos. Hoje, tem atraído a atenção de quem está em busca - e pode usufruir - de conforto.

22

VIA CELuLAR Há muito tempo, o telefone celular deixou de ter apenas a função de fazer e receber chamadas. Hoje ele vai muito além de todas as funções já bem conhecidas como a câmera digital ou o acesso à internet. Agora é possível usá-lo como controle remoto para acionar os sistemas de automação de uma casa, seja de dentro dela ou à distância. Uma residência automatizada pode ser controlada de qualquer lugar do mundo. Mesmo viajando, pode-se ligar luzes ou aparelhos para simular que tem gente em casa, ou ainda, abrir a porta para uma visita sem o proprietário presente. À distância, o usuário pode preparar seu banho programando a temperatura ideal e pode receber uma ligação em seu celular avisando quando o banho estiver pronto. Como se não bastasse, acabado o banho, a própria banheira faz a autolimpeza, deixando-a totalmente higienizada.

PAINEL DE CONTROLE A casa também pode ser controlada através de painéis digitais que dispensam o uso de chaves para abri-la. Apenas encostando o dedo é possível abrir a porta, acender as luzes e ainda avisar em caso de sequestro ou assalto. Caso o dono da casa queira, visitantes também podem ter suas impressões digitais cadastradas para abrir a porta quando necessário. Além disso, através dele, pode-se programar diversos comandos - ao chegar em casa, as luzes se acendem ou as cortinas se fecham e um telão desce do teto. Usufruir de toda esta tecnologia é o sonho de consumo de muitas famílias, porém, é melhor fazer um orçamento detalhado, já que o valor final pode chegar a muitos dígitos. Quem quiser, pode começar aos poucos, com circuitos de luz ou home theater. Só um detalhe: mesmo totalmente automatizada, deve-se cuidar para que a casa continue aconchegante e acolhedora.


23


CAsA - LAZER

Foundue Elétrico / EXS Elétrodomésticos

DICAS PARA SERVIR uMA

BOA FONDuE

por Isadora Hofstaetter Pitella _ fotos Kelly Knevels

Luz baixa e ambiente aconchegante são ótima pedida para receber em casa com muito estilo A fondue é uma ótima opção para quem quer receber amigos em casa ou surpreender com um delicioso jantar romântico. Dividir o preparo da comida gera intimidade e também conversa, já que todos estão ao redor da mesa por mais tempo. Mas, e o cheiro de óleo? A chef Kika Marder, do bistrô Sel et Sucre, conta um segredinho para que a fondue não faça sua casa parecer uma feira: “basta utilizar o óleo correto, de semente de uva. Ideal para fondue, ele não faz tanta fumaça quanto os outros, e o melhor: não deixa cheiro”. Sem o problema do cheiro de fritura, a fondue é extremamente relaxante. Após ganhar o mundo e popularizar o rechaud, prato de origem suíça e criado para servir queijo fundido, ganhou vários complementos e formatos, como 24

a tradicional de carne ou mesmo de chocolate. Para Kika, o “ritual” da fondue é completo quando apreciamos o momento com calma. “É claro, tomando um bom vinho e em boa companhia”. Outra dica da chef é manter a chama sempre na mesma temperatura para conseguir um bom cozimento do mignon, que deve ser limpo e de boa qualidade. “Não aconselho o uso de carne congelada, o ideal é utilizá-la fresca”, completa. Para aproveitar ainda mais o sabor da carne, sirva com molhos e acompanhamentos. “Entre minhas sugestões, uma boa manteiga de ervas e molhos de alcaparras, queijo roquefort e mostarda dijon. Para acompanhar, batata suíça, ovos cozidos, pepino agridoce e pão. Não há quem resista!”, garante a profissional.


MANTEIGA DE ERVAS A chef Kika Marder, formada pelo Instituto Paul Boucouse, de Lyon, está a frente do charmoso bistrô curitibano Sel et Sucre e assina a receita de manteiga de ervas. Ingredientes: - Salsinha 100g - Sálvia 100g - Manjericão 100g - Alecrim 100g - Tomilho 100g - Manteiga 500g - Conhaque 50ml - Sal e Pimenta a gosto modo de preparo: Desfolhar as ervas, colocar no processador ou liquidificador junto com o restante dos ingredientes e mexer bem. Pronto! Um acompanhamento delicioso para servir com pães e fondue.

25


O velho

novo

móvel por Maria Eugênia Bonocore

A pátina dá uma cara nova àquele armário que sempre esteve lá Bastante conhecida, a pátina branca dá aos móveis um ar nostálgico muito charmoso. Curiosamente, a cor da Estátua da Liberdade também é uma pátina. Chamada de vert-de-gris, a oxidação do cobre forma uma pátina de cor verde na estátua. Existe ainda a pátina ouro, usada em imagens religiosas ou anjos de gesso, e a pátina ferrugem, que faz com que um vaso de cerâmica tenha cara de metal antigo. A pátina é uma ação natural que ocorre em metais, um desgaste provocado pelo tempo. Mas você pode fazer a sua pátina em casa, neste caso de maneira artificial, já que em materiais como madeira ou gesso a ação do tempo não cria ferrugens. Então, se você quer dar uma cara nova a um objeto antigo, aproveite a técnica e veja como é fácil. A seguir, um passo a passo da pátina dourada para mudar o visual de um vaso de gesso.

Esta é a técnica mais simples de aplicação de pátina. Primeiro, a peça precisa ser lixada para que não haja imperfeições. Em seguida, aplique um selante na peça (pode ser selante de alvenaria), e pinte-a da cor que desejar (branco, bege, como quiser). Faça uma mistura de duas colheres de sopa de goma lacca e uma colher de sopa de purpurina. Misture bem e aplique uma camada na peça. Se necessário, aplique mais uma camada assim que a primeira secar. Depois de pronta, lixe a peça até que a tinta comece a aparecer, assim você poderá controlar quanto da tinta irá aparecer, dando o efeito de madeira envelhecida.

26

Material: - vaso de gesso - goma lacca - pincel - lixa 120 - purpurina


CAsA - ECOTENDêNCIAs

Poltrona da linha Ostra R$6.803,00 www.macmoveis.com.br

ECOLOGICAMENTE CORRETOS

E SuSTENTáVEIS por Ana Amaral _ imagens Divulgação

Madeira de demolição, madeira certificada e fibras sintéticas são alguns dos materiais que fazem diferença na escolha para decorar qualquer ambiente. Além de lindos, os móveis ecologicamente corretos e sustentáveis representam uma tendência mundial: a preocupação com o meio ambiente.

Aparador MBV R$ 5.152,00 www.artesian.com.br

Mesa com pufe de peroba Mesa R$ 590,00 Pufe R$ 410,00 www.madeirabrazil.com.br

Sofá Timbó R$ 4.790,00 www.inovedesign.com.br

28


Cama da linha ZEN R$ 18.772,30 www.macmoveis.com.br

Pufe de madeira R$ 390 www.madeirabrazil.com.br

Espregui莽adeira Timb贸 R$ 3.578,00 www.inovedesign.com.br

Cadeiras da linha ESTARVIN R$ 2.467,00 (cada cadeira) e mesa cooler da linha Valos R$ 4.078,80 (cada mesa) www.macmoveis.com.br

29


30


condominium

» » » » »

HILL

Terrenos de 200 a 344 m² privativos Portaria 24h Espaço Fitness Espaço Gourmet Piscinas adulto e infantil

» » » »

Salão de festas Bosque nativo Playground Quadra poliesportiva

31


ENTREVIsTA

O conceito da arquitetura passa pelo propósito de construir uma cidade sustentável. É desta forma que Jaime Lerner planeja, desenha, pensa. Listado entre os 25 pensadores mais influentes na seleção da revista americana “Time”, o arquiteto e urbanista conversou com a reportagem da Paysage no intervalo de uma série de viagens que vem realizando desde o mês de maio. Para ele, Curitiba é chão, apoio, referência. Quando longe, está sempre acompanhado de um caderno, no qual registra seus pensamentos. E, por seus passeios pelo mundo - geralmente a trabalho - procura entender as cidades, vivendo em uma imersão de ideias. Ideias que geram soluções para o cotidiano das pessoas. Do transporte ao mobiliário, da compreensão da cidade à necessidade de ensinar 32

crianças sobre a vida que o espaço urbano comporta. Não com aulas de comportamento no trânsito, mas sim ensinando a base de conceitos sustentáveis e de mobilidade facilitada. Na entrevista exclusiva, o arquiteto, que já foi prefeito de Curitiba, governador do Estado do Paraná e presidente da União Internacional dos Arquitetos, falou desde o motivo que o transformou em arquiteto até os projetos atuais, revelando que, caso tivesse outra profissão, gostaria de responder questões sobre cinema. Hoje, aos 72 anos, Jaime Lerner é consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) para assuntos de urbanismo, atua à frente do Instituto Jaime Lerner e também do seu escritório de arquitetura, o Jaime Lerner Arquitetos Associados.


JAIME LERNER por Isadora Hofstaetter Pitella _ imagens Curitiba Priscila Blunk Sanfelice _ fotos Jaime Lerner cedidas pelo Instituto Jaime Lerner

PAYsAGE_Como foi ver seu nome na lista das pessoas mais influentes do mundo? JAIME LERNER_Devo a indicação à Curitiba, ao apoio que recebo da população daqui. Durante todos esses anos, Curitiba virou referência e, com base nisso, nesse apoio e reconhecimento, desenvolvemos uma visão muito clara em relação às cidades. Estar entre as pessoas mais influentes do mundo tem muito a ver com Curitiba.

P_O senhor acaba de voltar de uma série de viagens. Que projetos está tocando atualmente? J_ Participei recentemente de um projeto pensando no transporte do Rio de Janeiro já prevendo melhorias de mobilidade para as Olimpíadas que acontecem em 2016. Também sobre transporte, estamos atuando em Serra, no Espírito Santo, em Recife, e, em um contexto mais amplo, em São Paulo. Na capital paulista buscamos soluções para o futuro da metrópole. E para mim, a base é conciliar a vida das pessoas:

trabalho, lazer e moradia. Em Brasília, apresentamos um plano denominado “Projetos Urbanos Estratégicos - Brasília 50 anos” e, ao todo, sugerimos 14 propostas para que Brasília cresça de forma planejada. Fora do país, há uma experiência recente na República Dominicana que uniu estudantes, arquitetos, empresários e políticos, e apresentou três importantes ideias para os 500 anos da cidade de Santiago de los Caballeros, a segunda mais importante daquele país.

Curitiba precisa ser reconhecida pelos curitibanos.

33


ENTREVIsTA

Temos que nos preocupar com a ecoarquitetura e não com a egoarquitetura.

P_Como o senhor vê a arquitetura hoje? J_ A pergunta que deve nortear a arquitetura é “como criar uma cidade sustentável?”. É preciso coerência para responder isso. A primeira questão, a meu ver, seria sobre a mobilidade: morar perto do trabalho, trabalhar perto de casa, deixar o carro de lado. Isso é a base da qualidade de vida nas cidades. Gosto do exemplo da tartaruga: animal que carrega sua casa, seu trabalho, seu lazer, tudo junto. Se cortarmos o casco de uma tartaruga, ela morre. É assim a estrutura urbana, a integração das funções. Outro ponto importante é a separação do lixo. É preciso entender que sustentabilidade é uma equação indireta entre poupar e desperdiçar. Quanto mais pouparmos, mais sustentáveis seremos. Quanto menos desperdiçarmos, também. 34

Hoje, 75% das emissões de carbono são das cidades e é aí que precisamos cuidar. Até porque a sociedade é a cidade. Temos cada vez mais gente - no mundo inteiro morando na cidade. E a arquitetura deveria buscar sempre responder essa pergunta da sustentabilidade. Temos que nos preocupar com a ecoarquitetura e não com a egoarquitetura. Arquitetura é proposta, é um desenho desejável e precisa ser um sonho compatível. P_ Temos como definir o traço do arquiteto Jaime Lerner? J_ O traço do arquiteto Jaime Lerner reflete sempre uma proposta, é consequência de uma ideia. Sempre. Uma peça de puro design, um mobiliário, um projeto para transportes, qualquer coisa que eu faço é resultado de uma ideia.

P_ E como é a rotina do Jaime Lerner? J_ Minha base é Curitiba. É aqui que mantenho meu escritório, que não é grande, mas é ideal, com uma equipe que gosto muito. Tenho comigo pessoas que me acompanham há muito tempo e que irão me acompanhar por toda a vida. Também alguns mais recentes, mas são pessoas para as quais devo muito. Como viajo muito em função das minhas atividades e palestras, carrego um caderninho na mão. Gosto de anotar o que estou pensando, seja em desenho ou em texto. Gosto muito do que faço. Vivo numa imersão de ideias, adoro entender as cidades. E Curitiba é meu chão. Fico satisfeito pelo desafio de inovação de Curitiba e reforço o que sempre falo: Curitiba precisa ser reconhecida pelos curitibanos.


Arquitetura é proposta, é um desenho desejável e precisa ser um sonho compatível. P_ Quando decidiu que queria ser arquiteto? J_ A rua onde eu nasci, onde me criei e cresci até o início da vida adulta foi muito importante. Lá tinha estação de trem, a Assembleia Legislativa, fábricas, rádios, bondes, hotéis. No final dela, o Paço da Liberdade. Era a Rua Barão do Rio Branco. Toda essa estrutura me deu um curso de realidade. Um certo dia, um circo instalou-se próximo a minha casa. O picadeiro ficou lá durante 10 anos. E eu ia ao circo todas as noites. Esse foi o meu curso de fantasia. A realidade e a fantasia formaram as bases para eu me tornar arquiteto.

P_ No ano passado, você ganhou um prêmio de cinema em Nova York com o filme sustainable Planet film (o documentário, dirigido por Carlos Deiró e Thiago Artimonte venceu na categoria lifestyle). Como é a sua relação com o cinema? J_O cinema é, para mim, a arte mais completa que tem. Sou cinéfilo e essa coisa de ver filmes no cinema, eu adoro. É pura magia. A minha produção de documentários tem muito a ver com a minha obsessão por ensinar as crianças a ver as cidades, explicar para elas as cidades. Se eu não fosse arquiteto, poderia passar minha vida respondendo questões sobre cinema.

35


KIDs

Dinossauro Kota Triceratops preço sob consulta www.rihappy.com.br

Pula Pula Castelo Encantado R$ 299 www.planetaintex.com.br

No reino da imaginação Envolvidas num mundo imaginário onde personagens, cores, animais e lugares se misturam e ganham vida, as crianças passam muitas horas do dia criando e se divertindo. A hora de brincar permite pular e bagunçar num castelo encantado, atirar bolas ao alvo e montar num super dinossauro falante e interativo.

KIDS por Thaisa Carolina _ imagens Divulgação

Criatividade no papel

Livro Rabiscos R$ 49 www.cossacnaify.com.br

36

O Livro da Nina para guardar pequenas coisas R$ 49 www.cossacnaify.com.br

Livros são ideais para incentivar a criatividade. O Livro da Nina Para Guardar Pequenas Coisas foi feito para a brincadeira não ter hora para acabar. Nele há desenhos e muitos espaços em branco deixados para a garotada interagir e não ter medo de pintar e colar o que quiser: desde adesivos e fotos dos amigos a folhas, pétalas, pedacinhos de madeira e o que mais a imaginação mandar. Dividido em temas - roupas e estampas, atividades nas montanhas, expressões e sentimentos, viagem submarina, comidas saborosas, clima, chapéus, meios de transporte, letreiros e tipos de flores – o livro Rabiscos traz figuras incompletas para o pequeno artista acrescentar detalhes e personagens. Páginas em branco para desenhar à vontade e inventar suas próprias histórias também estão ali.


Amigos monstrinhos Com o roteiro inspirado no livro de mesmo nome escrito por Maurice Sendak, o filme Onde Vivem os Monstros conquista milhares de crianças com o menino Max, que se transporta para uma floresta, entra em um barco e navega pelo oceano até chegar na ilha onde vivem Judith, Ira, Carol e Alexander. Logo, todos viram amigos e o menino Max vira o rei dos monstrinhos. Para despertar ainda mais a imaginação e diversão dos pequenos, existe um kit de atividades com dois livros: Onde Vivem os Monstros – O Livro do Filme, que relata o que foi contado no filme com ilustrações originais e Onde Vivem os Monstros – para Colorir e Criar, que vem com uma caixinha de giz de cera para dar cor aos monstrinhos de papel.

Kit O Livro do Filme + Para Colorir e Criar R$ 29 www.livrariasaraiva.com.br Livro ou DVD Onde Vivem os Monstros R$ 49 (cada) www.livrariasaraiva.com.br

Caixas Organizadoras Para guardar carrinhos, bonecas, pelúcias. Para guardar meias, sapatinhos, acessórios como luvas, tiaras, gorros, biquinis, sungas, maiôs. Para guardar fraldas, lenços, produtos de higiene pessoal. Para guardar tudo que você quiser. Guardar e organizar, deixando tudo mais prático e bonito. São tantos modelos, tamanhos, variedades e estilos que, com certeza, você vai encontrar a que mais combina com a decoração do quarto dos pequenos e a ideal para seja lá o que você for guardar.

Aqui, alguns modelos da empresa curitibana Inventaz que podem ser encontrados em diversas lojas no Brasil e também encomendados pela internet. A partir de R$ 59. www.inventaz.com.br

37


bICHOs

CACHORROS E GATOS AGORA CONCORREM COM

ANIMAIS SILVESTRES por Maria Eugênia Bonocore _ fotos Priscila Blunk Sanfelice

Público amplia gosto por animais de estimação, e papagaios, lagartos e jiboias ganham espaço

A decisão de ter um animal de estimação deve ser bem pensada: será que terei tempo para dedicar ao meu bichinho? A minha casa está pronta para recebê-lo? Tudo isso precisa ser avaliado com cuidado e, de preferência, baseado na opinião de um profissional que vai auxiliar na definição do melhor animal para cada tipo de ambiente e para suprir as expectativas do dono. Agora imagine se o bichinho em questão for um lagarto, uma arara, um papagaio ou até mesmo uma jiboia. Pode não parecer, mas a dedicação, a atenção e os cuidados com animais silvestres são praticamente iguais aos atribuídos a cães e gatos, por exemplo. O que muda é a preparação do ambiente para recebê-los. 38

Para os animais silvestres, a presença de um veterinário se torna ainda mais imprescindível desde a compra, já que, no caso de alguns deles, a casa precisa de adaptação. É necessário também entender o que o seu animal vai comer e como ele come. Segundo a veterinária Ana Paula Santos, da Pangea Zoo, de Curitiba, o número de pessoas que desejam ter esses animais como pet cresceu e eles se adaptam bem. “É claro que os animais silvestres necessitam de manejo e cuidado adequados, condições necessárias para a manutenção da saúde e do bem-estar do animal”, conta a veterinária. Para atender a crescente procura, já existem pet shops especializados na venda de animais silvestres legalizados. “É importante


adquirir um animal legalizado pelo Ibama, criado em cativeiro com todos os cuidados veterinários e nota fiscal”, explica Ana Paula. Para comprar um animal silvestre, é essencial fazer todo o processo dentro da lei, e o Ibama faz a fiscalização sobre a comercialização. Cada venda possui uma nota fiscal e o animal já sai da loja com um chip sub-

cutâneo (RFID), implantado para o monitoramento no caso de abandono. O chip tem uma importância muito mais abrangente, e também é utilizado em zoológicos, para que haja um controle de possíveis roubos e, consequentemente, o comércio ilegal desses animais.

39


DECORAçãO

7

peças essenciais para uma decoração

moderna por Taís Mainardes _ fotos Priscila Blunk Sanfelice _ imagens Divulgação

Decorações modernas tendem a ser minimalistas e, em sua maioria, utilizam algum móvel assinado por grandes nomes do design para dar destaque em suas linhas retas. Inspirada em um casal dançando tango, o designer Sergio Fahrer desenhou em um guardanapo nas ruas de Bueno Aires a chaise longue Paso Doble, exemplo de ausência de detalhes, muita leveza e elegância para deixar qualquer ambiente com um toque atual. Gisela Carnasciali Miró

Chaise Longue Paso Doble


Banqueta La Bohème

Criatividade e, principalmente, versatilidade são palavras-chaves quando o assunto é modernidade. Pensando assim, podemos destacar a banqueta La Bohème como uma peça essencial para compor qualquer ambiente pela sua forma diferenciada e, ao mesmo tempo, leve. Assinada pelo renomado arquiteto Philippe Starck, a peça elaborada em policarbonato reproduz a imagem de um vaso transparente, ao mesmo tempo, em que cumpre a sua função. Cecília Cavalcanti

Extremamente confortável, proporcionado pela dupla curvatura. Um convite ao relaxamento, a poltrona DIZ, de Sergio Rodrigues, confere elegância e robustez de formas além do design requintado como toda peça de mobiliário deste renomado arquiteto e designer brasileiro. Nada mais moderno e em sintonia com o estilo de vida atual que contempla o conforto, design e materiais nobres e renováveis. Yvone Miyamura

Poltrona DIZ


Uma decoração depende de peças versáteis que nos permitam viajar no tempo e se integrar ao ambiente de forma divertida. Pensando nisso, escolhemos o banco Goma da designer Renata Moura como referência por se tratar de uma peça multifuncional: banco, mesa e luminária.

foto Silvestre Laska - Namester

DECORAçãO

Banco Goma

Arquitetos Luiz Bacoccini e Vania Toledo Martins BACOCCINI ARQUITETURA E CONSULTORIA

Criada no final da década de 40 pelo casal de designers Charles & Ray Eames, a cadeira RAR caiu no gosto popular nos últimos anos. Uma variação da cadeira DAR, porém com braços, a RAR tem também a opção de ser de balanço. O assento é de fibra de vidro moldado e recebe como acabamento final pintura automotiva, fato que proporciona para o consumidor final uma variedade imensa de cores. Existe também a possibilidade do acabamento em acrílico translúcido colorido, proporcionando ainda mais leveza ao produto. Em um ambiente minimalista onde predominam as linhas retas e móveis com design puro, a RAR pode entrar para quebrar um pouco a geometria do ambiente e, ainda, por sua grande variedade de cores, se tornar o ponto de cor da sala. Thiago Salcedo

Variação da Cadeira RAR


Abajour Bourgie

O abajour Bourgie, criado por Ferruccio Laviani para a Kartell, é uma peça moderna que, por ser inspirado em um estilo clássico, transmite riqueza e tradição ao mesmo tempo que é revolucionário e moderno. A peça é feita toda em policarbonato, tendo a sua base constituída por três planos decorativos que se entrecruzam, a cúpula é executada com efeito plissado, de forma a criar, quando aceso, um jogo de mil reflexos. Graças a um particular sistema de encaixe da cúpula, é possível oferecer três alturas diferentes. Cada um pode escolher e montar o abajur com a altura que preferir e, com o tempo, modificá-lo ao seu gosto, de acordo com a utilização desejada. Assim, o Bourgie adquire mais personalidade, dando ao seu usuário a possibilidade de transformá-lo ao mesmo tempo em um esplêndido abajur decorativo, de mesa ou de escrivaninha. Andréia Rocha Turin, Leticia Rolim de Moura e Helena Rolim de Moura Rolim de Moura - Arquitetura e Interiores

Projetada em 1932 por Gerrit Rietveld, a cadeira Zig Zag foi extremamente inovadora. Com apenas quatro partes encaixadas, linhas puras e minimalistas é um puro assento modernista. Considerada objeto de desejo, essa peça cria um ar de modernidade a qualquer projeto. Bem encaixada em um ambiente e recebendo o destaque merecido, a Zig Zag é uma peça para apreciação do moderno sem excessos. Simples e elegante! Giselle Pacheco

Cadeira Zig Zag


CAsA - GENTE

INVASÃO

por Taís Mainardes _ fotos Priscila Blunk Sanfelice

Uma casa do jeito deles. O casal Luciano e Tatiana construiu o lar ideal para as pequenas Nina, de 2 anos, e Lisa, recém-nascida.

Pensando na qualidade de vida dos filhos, Luciano e Tatiana resolveram abandonar o apartamento e contruir uma casa em um condomínio fechado. Era 2004 e o jovem casal, na época com 26 anos, havia acabado de casar e já planejava aumentar a família. “Optamos por uma casa em um condomínio fechado pensando na segurança das crianças e na liberdade que teríamos”, diz Luciano. “O bom de se ter uma casa é poder construí-la do jeito que você gosta”, completa. 44

Com projeto arquitetônico assinado por Daniel Rubio, de Florianópolis, a residência de 500m² contou com a especificação, detalhamento e acompanhamento de obra da arquiteta e urbanista Yvone Miyamura. “Trata-se de uma casa complexa. Uma casa contemporânea que valorizou o uso da madeira e da transparência, permitindo a integração dos ambientes com a natureza externa”, afirma Yvone.


BOAS-VINDAS Na frente, um portal já anuncia a riqueza dos detalhes. Feito com placas cimentícias especialmente para a casa, o portal desenhado por Yvone Miyamura foi inspirado no projeto do arquiteto americano Frank Lloyd Wright. “O elemento do portal também se encontra nos pilares internos e na lateral externa”, explica Yvone.

HISTÓRIA A porta principal da casa já esteve em um antigo palacete da Avenida Paulista e foi reconstruída para colorir e iluminar a residência da família. A peça foi adquirida pelo pai da proprietária há mais de 30 anos e estava guardada, em pedaços, desde então. Para oferecer segurança e preservar os vitrais, a porta que manteve toda sua estrutura de ferro passou a contar com vidros duplos. 45


ESTAR A parede de vidros proporciona à família a privilegiada vista da natureza. O projeto da residência aproveita ao máximo a transparência e utiliza todo o potencial da madeira nos acabamentos e detalhes. O pé direito duplo integra a área do living com o mezanino. “Uma prancha de madeira imensa permite aumentar ainda mais a integração já que ela pode ser aberta ou fechada dependendo da necessidade e vontade dos proprietários”, explica a arquiteta responsável pela obra e acabamentos.

HOME THEATER O home theater é o lugar preferido para a convivência familiar. O painel de pedras lascadas uruguaias traz aconchego e conforto para o ambiente que conta ainda com uma lareira convencional de marca alemã que proporciona aquecimento para cinco ambientes. 46


SALA DE JANTAR Bastante iluminada, a sala de jantar está em frente à churrasqueira e próxima da cozinha.

CHURRASQUEIRA Interna, a churrasqueira se integra com a cozinha através do prático passapratos. No ambiente de madeira com pastilhas de casca do coco, as banquetas de couro e as máscaras artesanais estão em perfeita harmonia.

47


COZINHA ILUMINADA COM VISTA PRIVILEGIADA “Em nossa casa, procuramos unir o moderno funcional com elementos mais clássicos”, afirma o proprietário. “Procuramos também aproveitar o máximo de iluminação natural e a vista privilegiada da natureza”.

QUARTO DA NINA “A suíte de criança com 12,67m² foi pensada de forma a ser um ambiente lúdico e ao mesmo tempo seguro”, afirma Daniela Cerbatto sobre o quarto da pequena Nina. Inspirado em princesas e na Barbie, uma penteadeira inteira revestida em espelhos compõe perfeitamente com a miniatura da cadeira Louis Ghost, criada em 2002 pelo designer Philippe Starck. Atrás da cama, um painel com flores recortadas à laser e iluminação com led compõe com o lustre desenhado exclusivamente para a Nina em cristais Swarovski. “A ideia

48

era aproveitar a idade da fantasia, porém os móveis do quarto foram pensados e executados para acompanhá-la até a adolescência”, explica a arquiteta. “As laterais da cama são removíveis, a penteadeira pode ter sua altura aumentada conforme o crescimento da criança e o mezanino que hoje é uma casinha de bonecas vira um escritório com local para estudo. Além disto, o armário embutido com portas de correr em espelho aumenta a claridade do quarto e tem prateleiras e cabideiros com altura regulável para acompanhar o crescimento da Nina”, diz Daniela.

BANHEIRO DA NINA Na parede rosa do banheiro, um espelho com moldura em mosaico na cor branca. No hall, nichos e prateleiras para acomodar melhor os brinquedos da criança.


QUARTO DA LISA Clássico e, ao mesmo tempo, contemporâneo. Projetado por Daniela Cerbatto, da Iti Projetos e Decorações, o quarto de 11,45m² conta com móveis brancos que valorizam os detalhes decorativos como a plotagem na parede e os painéis com iluminação imbutida. Sobre o berço, um dossel protege o bebê e compõe perfeitamente com o lustre de flores e cristais valorizando o romantismo do ambiente.

49


sAúDE

MuAY THAI

CONDICIONAMENTO FÍSICO, AuMENTO DA FLEXIBILIDADE E FIM DO STRESS por Eduardo Santana _ fotos Priscila Blunk Sanfelice

Antes malvista pela sociedade, a modalidade se tornou uma ótima opção para quem quer ficar em forma Uma luta violenta, repleta de chutes, socos, joelhadas e pontapés. É desta maneira que o Muay Thai era visto pela grande maioria das pessoas. Porém, a má fama criada em torno desta arte marcial milenar está acabando e o boxe tailandês, como também é conhecido, vem conquistando cada vez mais adeptos: pessoas que procuram uma atividade física dinâmica e o aprimoramento do condicionamento físico. Para o atleta profissional e professor da 50

academia Thai Brasil, Rafael Teixeira, este cenário está mudando pelo fato de a modalidade estar sendo considerada esporte em vez de arte marcial. “Nos últimos anos, todos os envolvidos com o Muay Thai vêm trabalhando para que a imagem da modalidade mude. Queremos que o Muay Thai seja visto como um esporte e não uma luta violenta qualquer. Inclusive, há esforços para que se torne um esporte olímpico”, afirma Teixeira.


Além disso, o atleta e professor ressalta que dentro das academias a fiscalização é grande para que os alunos não arrumem confusão nas ruas. “Sempre procuramos conscientizá-los, falando sobre a filosofia e a tradição do Muay Thai. Como sempre, tem um ou outro que denigre o esporte, mas aqui trabalhamos da seguinte maneira: brigou na rua, é expulso”, diz. benefícios O Muay Thai traz uma série de benefícios aos praticantes, como melhoramento do condicionamento físico, aumento da flexibilidade e do reflexo e o alongamento das articulações. O esporte também pode ser um grande aliado para quem quer manter a forma. “No início dos treinamentos, o ritmo é tranquilo, já que focamos no aperfeiçoamento dos movimentos. Depois, quando o aluno já está adaptado ao esporte, é possível perder de 500 a 800 calorias durante um treino”, conta Teixeira. A modalidade ainda é uma ótima maneira de aliviar o stress. “Temos médicos, engenheiros, advogados e executivos praticando o Muay Thai. Através dos trabalhos realizados durante os nossos treinos, a pessoa descarrega toda a tensão do dia a dia”, afirma. Ao contrário do que muita gente imagina, as aulas de Muay Thai não envolvem nenhum tipo de contato físico. Toda a prática é feita individualmente com a orientação de professores e instrutores. Os movimentos dos golpes são realizados em sacos especiais para treinos. Por todos esses motivos, o Muay Thai tem atraído praticantes de diferentes perfis e faixas de idade. Até as mulheres têm aderido ao esporte. ”Por oferecer um ótimo condicionamento físico e técnicas de defesa pessoal, a presença das mulheres tem crescido muito nas nossas aulas. E elas mandam muito bem”, conclui Teixeira.

51


ENTRADA,

PRATO PRINCIPAL e sobremesa por Isadora Hofstaetter Pitella_ fotos Priscila Blunk

Quer receber amigos em casa? O chef Aguinaldo Monteiro preparou um menu especial O charme de receber amigos para um jantar em casa pode ultrapassar – e muito! – as maravilhas de um restaurante. Preparar com cuidado um prato saboroso, escolher a bebida para harmonizar, arrumar a toalha e o sabonete no banheiro e cuidar de todos os outros detalhes que envolvem a tarefa de anfitrião pode ser uma delícia para quem percebe nela um passatempo. Para receber bem, alguns cuidados como prestar atenção ao número de convidados e na quantidade de crianças são indispensáveis. Mas o que vale mesmo é o sabor oferecido com os pratos servidos. O chef Aguinaldo Monteiro, do Buffet César Monteiro, está no ramo da gastronomia há 7 anos e confessa que desde pequeno as reuniões familiares aconteciam na cozinha, por isso, sabe bem da importância dos sabores e selecionou um menu prático e saboroso composto de entrada, prato principal e sobremesa exclusivo para a Revista Paysage. Confira:

Entrada | BRUSQUETTA PREPARO: Numa bowl coloque o tomate, o alho, sal, pimenta. Cubra a mistura com azeite de oliva, finalizando com metade das folhas de manjericão. Deixe marinar por pelo menos 2 horas. Reserve. Aqueça o grill do forno ao máximo, coloque numa assadeira as fatias de pão e cubra com a mussarela fazendo uma camada espessa. Leve ao forno por alguns instantes, até que doure bem o queijo. Coloque as fatias num prato, e, sobre elas os tomates cuidando para não cobrir tudo. Regue com o azeite da marinada e decore com as folhas de manjericão que estavam reservadas. Sirva imediatamente!

- 500 g de tomates italianos em cubos - 4 dentes de alho em fatias finas - 1 maço de manjericão, só as folhas - *Q.B. de azeite de oliva - Q.B. de sal - Q.B. de pimenta do reino moída na hora - 8 fatias de 2 cm de pão italiano - 500 g de mussarela de búfala ralada

*Q.B.: quanto baste

52


Prato Principal | CARTOCCIO DE SALMÃO E LEGUMES PREPARO: Limpe e fatie os aspargos, reservando as pontas. Tempere o salmão e os camarões com sal e pimenta. Unte um pedaço de papel alumínio com azeite de oliva e faça um “leito” com as cenouras. Coloque o salmão sobre o leito, guarneça com os cogumelos, aspargos e camarões. Regue com um fio de azeite e um pouco de vinho branco. Coloque um ramo de tomilho e feche o papel alumínio formando um “envelope”. Repita o processo com os outros filés de salmão. Leve ao forno pré-aquecido a 190°C, por 12 minutos. Retire do cartoccio e sirva imediatamente. Dica do chef: Cuidado na hora de abrir, pois vai ter bastante vapor!

- 4 filés de salmão de 180 g - 200 g de cogumelos frescos em fatias (shitake, paris, shimeji) - 200 g de cenoura em julienne (“palitos” finos) - 1 maço de aspargos frescos - Ramos de tomilho - 50 ml de vinho branco seco - 12 camarões rosa - Q.B. de azeite de oliva

- Q.B. de sal - Q.B. de pimenta do reino moída na hora - 4 pedaços de papel alumínio de 20 x 20cm

Sobremesa | CHEESECAKE - 200 gr de biscoito maisena triturado - 3 colheres (sopa) de manteiga derretida - 1 kg de cream cheese - 1 xícara (chá) de açúcar - 1 fava de baunilha, só as sementes - 1 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo - 3 ovos - 1 xícara (chá) de iogurte natural - 300 g de frutas vermelhas

PREPARO: Misture o biscoito e a manteiga derretida. Espalhe essa mistura numa assadeira redonda de aro removível com 25cm de diâmetro e alise. Leve ao forno médio por 5 min. Reserve. Na batedeira em velocidade baixa, bata o cream cheese com a xícara de açúcar e a baunilha, até obter uma consistência cremosa. Junte a farinha de trigo, os ovos (um de cada vez) e, por último, o iogurte. Adicione as frutas e misture com uma espátula. Despeje o creme sobre a massa de biscoito pré-assada na forma. Alise o creme com a colher da borda para o centro para não criar “anel”. Leve ao forno a 200ºC por mais ou menos 1h (o centro do cheesecake deve estar assado, mas não ressecado). Retire do forno e passe imediatamente uma faca na borda da assadeira para que o cheesecake não grude nas laterais. Deixe esfriar e leve para gelar. Servir com coulis de morango. Dica do chef: Fatie sempre com a faca molhada.

JANTAR PERFEITO Para garantir o sucesso na hora de receber, confira algumas dicas de especialistas para deixar sua casa perfeita. Com ideias que utilizam materiais que você já tem ou facilmente pode adquirir no supermercado ou mercadinho mais próximo: • Para mudar a iluminação da casa e deixar o ambiente mais charmoso, use velas. Encha as tigelas da cozinha com água, sem passar da metade, e coloque velinhas para que fiquem boiando. • Dê novas funções para seus objetos de

_por Taís Mainardes

sempre: por exemplo, use taças de pés altos para servir patês ou canecas coloridas para colocar os guardanapos. • Se não tiver balde de gelo, personalize os baldinhos de alumínio da área de serviço com panos de prato enrolados. Além de bonitos, os panos são úteis, já que garantem que os baldes permaneçam secos durante todo o evento. • Troque alguns móveis de lugar para garantir melhor circulação. Na dúvida, guarde alguns no seu quarto ou na despensa. • Exponha frutas e flores pelo ambiente. E não se preocupe se não tiver tantos vasos:

jarras, leiteiras de ferro e até bules esmaltados podem cumprir a função de vaso. • Misturar copos, pratos e talheres diferentes está, sim, na moda. Mas o mix só é válido quando a variedade for grande - sem causar a impressão de que não havia peças suficientes no jogo. • Para finalizar, você pode encher alguns vasos ou caixinhas com pequenas guloseimas como bombons, pirulitos, balinhas, doces de leite, paçocas. Afinal, quem não gosta de um docinho com gosto de infância no final de uma superfesta?!

53


TECNOLOGIA ALIADA à

SuSTENTABILIDADE Sistema construtivo inovador permite entrega de casa em três meses imagens Divulgação

Para uma contrução estar dentro do conceito de sustentabilidade, ela precisa ser ecologicamente correta. Mas além disso, é fundamental que seja também economicamente viável e aceita culturalmente. Sendo assim, não basta reduzir o desperdício de água ou a utilização da energia solar. Já existe no Brasil um sistema contrutivo inovador e verdadeiramente sustentável. “Diferente dos países europeus, aqui no Brasil denominamos uma obra como sustentável apenas quando esta adota dispositivos para racionalizar o consumo de água e energia. Porém, muitos outros fatores devem ser considerados, desde a seleção dos materiais até a forma de construir”, explica um dos sócios da Tecverde, o engenheiro Caio Bonatto. A construtora paranaense trouxe para o Brasil um novo sistema industrial, otimizado e sustentável, de construir casas que ficam prontas em três meses, deixando o cliente livre dos transtornos de uma obra convencional. Trata-se de um modelo que emprega a tecnologia em Wood Frame — já utilizada em toda a Europa, Estados Unidos e Canadá 54

há mais de 100 anos — que tem como diferencial a velocidade de construção, a sofisticação e sustentabilidade dos projetos, bem como a durabilidade dos materiais. Com este sistema construtivo, a empresa reduz a geração de resíduos sólidos em até 80%, dimuni as emissões de CO2 em 80% e chega a diminuir o consumo de energia em 50%. Outro fator importante é a diminuição do tempo da obra, quase a metade das construções convencionais. Além de sua sede na região central de Curitiba (PR), a construtora investiu na construção de uma fábrica, localizada no município de Pinhais, aonde é realizado todo o processo de industrialização das casas, como a produção automatizada de painéis de parede, pisos e coberturas, tudo com alto padrão e controle de qualidade. “É um modelo de construção totalmente novo no País, que pode revolucionar a forma de como edificamos, oferecendo qualidade tecnológica, agilidade e ainda por cima nos tornando mais sustentáveis”, ressalta Caio Bonatto.


55


CONDOMÍNIOS FECHADOS

e suas vantagens

por Samantha Fontoura

Eles surgiram na década de 70 no Brasil e, inicialmente, eram privilégio apenas de uma minoria com elevado poder aquisitivo. Hoje, os condomínios fechados horizontais são opções acessíveis, a melhor para quem busca qualidade de vida, segurança e tranquilidade mesmo nos grandes centros urbanos. Entenda por quê.

Segurança Os condomínios oferecem toda segurança para quem busca tranquilidade e qualidade de vida. Há portaria e equipamentos como cerca elétrica e circuito interno de TV que garantem a proteção dos moradores. Segurança que permite que até mesmo as crianças pequenas brinquem ao ar livre quando e como desejarem.

Lazer Salão de festas, espaço gourmet, piscinas, espaço fitness, quadra poliesportiva e salão de jogos. Todos os lançamentos Paysage Condomínios contam com diversas áreas de lazer que, além de oferecerem opções de entretenimento dentro do próprio local e evitar incômodos com filas e lotação em outros espaços, proporcionam um maior contato entre a própria família e até mesmo com os vizinhos. Em edifícios de alto padrão, que muitas vezes não contam com alguns desses espaços, o custo com elevador e outras despesas acaba elevando as taxas de condomínio. Em condomínios fechados horizontais, as taxas são mais baixas e a relação custo/benefício acaba sendo mais vantajosa.

Facilidades

Ruas ou bairros com condomínios prontos ou que estejam sendo construídos começam a contar aos poucos com a construção de variados tipos de comércio, como salão de beleza, padaria, centros comerciais, farmácia, entre outros, para atender a crescente demanda de condôminos. Está tudo à mão e não é preciso pegar o carro a toda hora.

Natureza A proximidade com o meio ambiente é uma das grandes vantagens para quem opta por morar em um condomínio horizontal. Além de todo verde da área comum, o morador conta com seu próprio jardim em casa, o que, sem dúvida, aumenta a qualidade de vida e contribui para a diversão e alegria de toda a família.

56


Liberdade A violência que toma conta da cidade fez com que casas de frente para a rua se tornassem sinônimo de insegurança. Condomínios que oferecem ao futuro morador a possibilidade de escolher o lote e o estilo da casa em que desejam morar fazem com que as pessoas realizem o sonho de morar em uma casa espaçosa e, ao mesmo tempo, com a liberdade proporcionada pelo ambiente seguro dos condomínios.

Variedade Na Localização Os empreendimentos da Paysage Condomínio estão espalhados em vários bairros de Curitiba, praticamente de norte a sul. Para quem gosta de se exercitar, há os condomínios localizados em frente a parques da cidade. Para os que não dispensam um bom jantar ou almoço, o condomínio em Santa Felicidade é ideal.

Variedade Na Decoração Além da localização, muda também a decoração, o que faz com que um condomínio nunca seja igual ao outro. Em cada bairro, com suas particularidades, a decoração se adapta para o condomínio estar inserido no estilo próprio da região.

Espaço Para Animais Os animais de estimação ocupam, cada vez mais, um lugar de destaque nas famílias. Por isso, muitos condomínios apostam na construção de espaços exclusivos para os bichos. Esta medida não apenas aproxima os donos de seus animais como também aproxima os vizinhos.

Tudo Equipado!

É comum comprar um apartamento e não poder usufruir de todos os serviços que o local oferece porque ao ser entregue ao morador, o prédio ainda não está totalmente finalizado. Nos condomínios Paysage, isto não acontece. Quando a mudança é feita, todos os equipamentos estão em funcionamento e inclusive pratos e utensílios estão à disposição nos salões de festas.

Semelhanças Entre Vizinhos

Os moradores de um condomínio horizontal costumam ter muitos pontos em comum, que vão desde o número de filhos até a escolaridade ou a idade. Isso facilita a aproximação, a amizade e o convívio.

57


58


Veja o que a Paysage preparou para vocĂŞ!

OPORTU NIDADE S

59


CONDOmíNIO suNRIsE

SOFISTICAçÃO E quALIDADE DE VIDA EM LOCALIzAçÃO PRIVILEGIADA

por Flávia Ferreira _ imagens Divulgação

Portaria

Ao lado do Clube Sírio Libanês e com uma vista privilegiada para o Parque do Atuba, a Paysage Condomínios Diferenciados lança o Sunrise Condominium. A localização é de fácil acesso para vários tipos de conveniências, como pontos de ônibus, hipermercados, escolas, farmácias e serviços. Mas as vantagens deste empreendimento não param por aí.

60

Salão de Festas

Com muros altos, cerca eletrificada e portaria 24 horas, o condomínio transmite segurança aos moradores e seus visitantes a qualquer hora do dia ou da noite. A infraestrutura completa foi projetada com atenção especial ao bem-estar dos moradores, desde a segurança até a área de lazer, com esporte e diversão para todas as idades: piscinas adulto e infantil,


CRECI F 17888 PR – Mat. 27962 (2a. Circ.) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

Fitness Salão de Festas

Área de Lazer

Salão de Festas

brinquedoteca, playgrounds, espaço teen, salão de jogos, espaço gourmet, salões de festas, campo de futebol suíço e quadra poliesportiva. Além disso, um grande bosque nativo proporciona contato direto com a natureza.

61


CRECI F 17888 PR – Mat. 27962 (2a. Circ.)- Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

O Sunrise oferece 131 terrenos a partir de 200m² e 68 casas prontas para morar, com ótimo acabamento e muito espaço para toda a família. Escolha viver ao lado da natureza, com conforto, liberdade e segurança. O Paysage Sunrise Condominium está localizado na Estrada das Olarias, 550, no bairro Atuba.

62

Os empreendimentos serão comercializados após o registro do memorial de incorporação no Ofício de Imóveis nos termos da lei 4.591/64. Imagens meramente ilustrativas. Checar memorial descritivo de acabamentos.

CONDOmíNIO suNRIsE


63


CONDOmíNIO GOLDEN HILL

LIBERDADE é ESTAR PERTO

DE TuDO quE VALE A PENA por Flávia Ferreira _ imagens Divulgação

Portaria

Viver a liberdade na sua melhor forma. Este é o conceito que a Paysage Condomínios traduziu ao projetar o Paysage Golden Hill Condominium, no alto de uma das regiões mais privilegiadas do São Braz. Um lugar onde é possível caminhar ao ar livre e, ao mesmo tempo, aproveitar as melhores opções de compras e facilidades de um dos bairros mais tranquilos de

64

Salão de Festas

Curitiba, a apenas três minutos de casa. Equipado com portaria 24 horas, segurança monitorada e muros altos com cerca elétrica, o condomínio - assim como todos os empreendimentos da Paysage - apresenta total segurança para seus moradores. A infraestrutura completa, com piscinas adulto e infantil, fitness center equipado, quadra poliesportiva, playground,


CRECI F 17888 PR – Mat. 141.587 (8a. Circ.) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

Área de lazer Academia

Salão de jogos

salão de festas, pub e espaço gourmet, garante lazer e bem-estar no próprio condomínio. Para completar, um bosque privativo de 2.164,87m² oferece contato constante com a natureza. O Paysage Golden Hill Condominium oferece 43 terrenos de 200 a 320m² e está localizado na Rua Carlos Chagas, 537 - São Braz. Satisfação e felicidade para toda a família! 65

Os empreendimentos serão comercializados após o registro do memorial de incorporação no Ofício de Imóveis nos termos da lei 4.591/64. Imagens meramente ilustrativas. Checar memorial descritivo de acabamentos.

Área de lazer


- Piscinas adulto e infantil; - Brinquedoteca, playground e espaço teen; - Salão de jogos; - Espaço gourmet e salões de festas; - Campo de futebol suíço; - Quadra poliesportiva; - Bosque nativo - Portaria 24h com cerca elétrica e monitoramento. Estrada das Olarias, 550 - Atuba.

Terrenos de 200 a 320m² de área útil. - Piscinas adulto e infantil; - Fitness center equipado; - Quadra poliesportiva; - Playground; - Salão de festas; - Pub e espaço gourmet; - Bosque - Segurança monitorada e portaria 24h - Muros altos com cerca elétrica Rua Carlos Chagas, 537 - São Braz

66

CRECI F 17888 PR – Mat. 141.587 (8a. Circ.) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

Terrenos a partir de 200m² de área útil. 68 casas prontas para morar.

CRECI F 17888 PR – Mat. 141.587 (8a. Circ.) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto. CRECI F 17888 PR – Mat. 27962 (2a. Circ.) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto. Os empreendimentos serão comercializados após o registro do memorial de incorporação no Ofício de Imóveis nos termos da lei 4.591/64. Imagens meramente ilustrativas. Checar memorial descritivo de acabamentos.

U OPORDTES NIDA


- Piscinas adulto e infantil aquecidas e quadra poliesportiva; - Salão de festas e espaço gourmet; - Lago e cascata; - Trilha de caminhada; - Bosque preservado; - Churrasqueira, pista de skate e pomar; - Brinquedoteca; - Quiosques com churrasqueiras; - Sauna e quadra de padle; - Rede elétrica, telefônica e de gás subterrânea; - Portaria 24h com cerca elétrica e monitoramento.

CRECI F 17888 PR - Mat. 77968 (9º Circ.) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

Terrenos de 505 a 1.119m² de área útil. Prontos para construir.

Terrenos de 2.366 a 5.980m² de área útil. - Piscinas adulto e infantil aquecidas e cobertas; - Quadra poliesportiva; - Fitness center equipado; - Salão de festas e espaço gourmet; - Bosque preservado; - Sauna; - Rede elétrica, telefônica e de gás subterrânea; - Portaria 24h com cerca elétrica e monitoramento.

CRECI F 17888 PR - Mat. 129482 (8º Circ.) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

Rua Ari José Valle, 1000 - Santa Felicidade

Rua Luiz Tramontin, 1333 - Campo Comprido

41 3091 5200

www.paysagecondominios.com.br

67


Terrenos de 200 a 450m² de área útil. Prontos para construir. - Quadra de esportes; - Fitness center equipado; - Salão de festas com espaço gourmet equipado; - Piscina; - Bosque no condomínio; - Rede elétrica, telefônica e de gás subterrânea; - Portaria 24h com cerca elétrica e monitoramento. Rua Jose Benedito Cotolengo, 1161 - Ecoville

Terrenos de 200 a 400m² de área útil. Prontos para construir. - Quadra poliesportiva; - Playground; - Salão de festas com espaço gourmet equipado; - Piscina; - Salão de jogos equipado; - Rede elétrica e telefônica subterrânea; - Portaria 24h com cerca elétrica e monitoramento. Rua Domingos Antonio Moro, 439 - Pilarzinho

68

CRECI F 17888 PR - Mat. 45160 (1º Circ.) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto. CRECI F 17888 PR - Mat. 21691 (8º Circ.) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto. Os empreendimentos serão comercializados após o registro do memorial de incorporação no Ofício de Imóveis nos termos da lei 4.591/64. Imagens meramente ilustrativas. Checar memorial descritivo de acabamentos.

U OPORDTES NIDA


- Fitness Center; - Salão de Festas decorado; - Piscina adulto e infantil; - Quadra poliesportiva; - Playground; - Rede elétrica e telefônica subterrânea e de gás canalizado; - Portaria 24h com cerca elétrica e monitoramento.

CRECI F 17888 PR - Mat. 134375 (8º Circ) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

Terrenos a partir de 200m² de área útil.

Terrenos de 200 a 390m² de área útil. - Piscinas e quadra poliesportiva; - Salão de festas e espaço gourmet; - Fitness center equipado; - Bosque preservado; - Brinquedoteca; - Salão de jogos e playground; - Rede elétrica, telefônica e de gás subterrânea; - Portaria 24h com cerca elétrica

CRECI F 17888 PR - Mat. 134377 (8º Circ) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

Rua Waldemar Loureiro de Campos, 3169 - Boqueirão

Rua Waldemar Loureiro de Campos, 3169 - Boqueirão

41 3091 5200

www.paysagecondominios.com.br

69


- Piscina e quadra poliesportiva; - Salão de festas e espaço gourmet; - Fitness center equipado; - Playground e salão de jogos; - Rede elétrica, telefônica e de gás subterrânea; - Portaria 24h com cerca elétrica.

CRECI F 17888 PR - Mat. 21840 (7º Circ) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

Terrenos a partir de 200m² de área útil.

Terrenos de 700 a 2.000m² de área útil. A 4 minutos do Park Shopping Barigui Ampla e diversificada área de lazer, bosque com churrasqueira e grande lago, para a prática de esportes aquáticos e pesca, em um lindo cenário.

BR 277, 7291 – Riviera 70

CRECI F 17888 PR - Mat. 134891 (8º Circ) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

Rua Octacyr Reinaldo Mion, 533 - Xaxim

Os empreendimentos serão comercializados após o registro do memorial de incorporação no Ofício de Imóveis nos termos da lei 4.591/64. Imagens meramente ilustrativas. Checar memorial descritivo de acabamentos.

U OPORDTES NIDA


CRECI F 17888 - Matrícula 45692 (1ª Circ) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

Há apenas 7 minutos do Shopping Mueller e ao lado do Parque Tanguá, a Paysage condomínios lança o Paysage Alamos Condomínio Parque. Com 70 terrenos a partir de 370m², o empreendimento contara com o melhor em sofisticação, lazer e segurança. - Portaria 24h; - Muros altos com cerca elétrica; - Quadra de esportes; - Piscina adulto e infantil coberta e aquecida; - Playground; - Brinquedoteca; - Salão de festas; - Espaço gourmet equipado; - Fitness Center

Desembargador José Carlos Ribeiro Ribas , 303 – Tanguá

Próximo aos parques Tanguá, Tingui e da Universidade Livre do Meio Ambiente, em uma das regiões mais arborizadas e altas da cidade, está localizado o mais novo empreendimento da Paysage Condomínios. Com 70 terrenos a partir de 200m², o condomínio contará com: - Portaria 24h; - Muros altos com cerca elétrica; - Quadra de esportes; - Piscina coberta e aquecida; - Playground; - Brinquedoteca; - Salão de festas; - Salão de jogos/gourmet; - Fitness Center

41 3091 5200

CRECI 1788

PILARzINHO

LANçAMENTO NO

CRECI 1788

LANçAMENTO NO

BAIRRO ALTO Na melhor localização do Bairro alto, com fácil acesso pela Linha verde a Paysage Condomínios lançará seu próximo empreendimento com 166 terrenos com área a partir de 200m². O condomínio oferecerá tudo que sua família merece: - Portaria 24h; - Muros altos com cerca elétrica; - Piscina adulto e infantil; - Playground; - Brinquedoteca; - Salão de festas; - Salão de jogos/gourmet; - Fitness Center

www.paysagecondominios.com.br

71


PAYSAGE CONDOMÍNIOS

A apenas 5 minutos e com fácil acesso pela BR 101 e a 3 minutos da prefeitura de Camboriú o Condomínio Mirante Camboriú possuí terrenos com vista privilegiada seja ela para a cidade, ou para os vales que o cercam. - Portaria automatizada e 24h - Cerca elétrica em todo perímetro - Salão de festas decorado e com espaço gourmet equipado - Salão de jogos equipado - Fitness center equipado - Campo de futebol de grama - Playground equipado - Piscinas adulto e infantil

72

Os empreendimentos serão comercializados após o registro do memorial de incorporação no Ofício de Imóveis nos termos da lei 4.591/64. Imagens meramente ilustrativas. Checar memorial descritivo de acabamentos.

Terrenos de 350 a 476m² de área útil

CRECI F 10531 PR - Mat. 6590 (R.I. de Camboriú) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

A Paysage Condomínios lançará em Joinville um projeto único na cidade. Com infra-estrutura padrão Paysage, localização privilegiada e muita área verde, o condomínio de 224 terrenos com metragem a partir de 240m², contará com: - Portaria 24h - Espelho dágua - Quadra de esportes - Salão de festas - Espaço gourmet - Playground - Brinquedoteca - Sala de cinema - Fitness Center

CRECI F 10531 - Mat. 107.627 (R.I. de Joinville) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

A DIFERENçA ENTRE VIVER E MORAR EM SANTA CATARINA


CRECI F 10531 PR - Mat 17456 (R.I. de Gaspar) e Mat. 34606 (1º Oficio de R.I. de Blumenau) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

Crystal Valley

CRECI F 10531 PR - Mat. 35654 (2º Ofício do R.I. de Balneário Camboriú) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto.

Localizado em região nobre, a 6 minutos do centro, em frente ao Bela Vista Country Club e com fácil acesso as praias, em Blumenau. Cercado pelo verde dos vales e um riacho de águas cristalinas, cuja nascente está dentro de seus mais de 250.000m² de área verde preservada. - Portaria automatizada - Vídeo porteiro - Central de interfone - Câmeras na portaria - Muros com cerca elétrica em todo perímetro - Piscinas adulto e infantil - Prainha na piscina - Solarium com pergolado - Playground - Quadra poliesportiva - Campo de futebol suíço - Fitness center equipado - Salão de jogos - Dois salões de festas com espaços gourmets equipados - Ruas asfaltadas - Rede de água e esgoto - Rede elétrica

Terrenos de 400m² até 500m² de área útil. Localizado no tradicional bairro da Barra, um dos que mais valorizam em Bal. Camboriú, o Paysage da Barra está a poucos minutos de praias desertas como Taquarinhas e também a poucos minutos do agito de Balneário Camboriú. - Portaria automatizada - Cerca elétrica - Muros altos - Campo de futebol - Piscina - Bar molhado - Salão de festas e espaços gourmets equipados - Sauna - Fitness - Bosque - Playground - Piscina infantil - Sala de jogos - Ruas asfaltadas - Rede de água e esgoto - Rede elétrica subterrânea

41 3091 5200

www.paysagecondominios.com.br

73


- Piscina e quadra poliesportiva em grama; - Salão de festas; - Nascente com córrego preservado; - Trilha de caminhada; - Bosque preservado; - Playground; - Churrasqueira e espaço bar; - Rede elétrica compacta; - Portaria 24h com cerca elétrica. Via Veneza, 471 - Rondinha – Campo Largo

Terrenos de 120 a 287m² de área útil. - Piscina com cascata e quadra poliesportiva; - Quadra de paddle; - Fitness center equipado; - Sauna; - Salão de jogos; - Brinquedoteca; - Salão de festas e espaço gourmet; - Playground; - Rede elétrica compacta; - Portaria 24h com cerca elétrica. Estrada do Ganchinho, 2530 - Umbará

74

CRECI F 10531 PR - Mat. 20295 (8º Circ.) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto. CRECI F 10531 PR - Mat. 30944 (Comarca de Campo Largo) - Imagens ilustrativas, sujeitas a alteração de projeto. Os empreendimentos serão comercializados após o registro do memorial de incorporação no Ofício de Imóveis nos termos da lei 4.591/64. Imagens meramente ilustrativas. Checar memorial descritivo de acabamentos.

Terrenos de 250 a 470m² de área útil.


Encontrou o que você procurava? Entre em contato conosco! Paysage Condomínios - Paraná Endereço: Rua Mateus Leme, 1970 Centro Cívico – Curitiba fone: (41) 3091-5200 www.paysagecondominios.com.br

Consultores Imobiliários - Paraná

Paysage Condomínios - santa Catarina Endereço: R. 3000, n° 265 – Sala 04 Centro – Balneário Camboriú fone: (47) 3363-7900 www.paysagecondominios.com.br

Telefone direto: (41)8848-1783 angela@paysagecondominios.com.br

RICARDO fuHRER

ANDRé DE LImA

Telefone direto: (41)8849-1128 ricardo@paysagecondominios.com.br

ÂNGELA mOTA

Telefone direto: (41)8707-3178 rodrigo.fernandes@paysagecondominios.com.br

DANIEL GuImARãEs

Telefone direto: (41)8855-5941 wilson.santos@paysagecondominios.com.br

Telefone direto: (41)8848-1773 andre@paysagecondominios.com.br

Telefone direto: (41)8855-6514 daniel@paysagecondominios.com.br EmmANuEL NAssuR

Telefone direto: (41)8851-0555 emmanuel@paysagecondominios.com.br

RODRIGO fERNANDEs

WILsON sANTOs

Consultores Imobiliários - santa Catarina fAbRíCIO fARIAs

Telefone direto: (47) 8861-0455 fabricio.farias@paysagecondominios.com.br

Beau Rivage Rua Francisco Parise, 150 - Sta Felicidade

Du Parc Rua Domingos Antonio Moro, 782 - Pilarzinho

Cypress Rua Luiz Tramontin, 1333 - Campo Comp.

Las Palmas Rua Octacyr Reinaldo Mion, 532 - Xaxim

Di Piero Via Veneza, 471 - Campo Largo

Àlamos Rua Des. José Carlos Ribeiro Ribas, 303 - Pilarzinho

Golden Hill Rua Carlos Chagas, 537 - São Braz

Priv. / Exc. Rua Aristides Pereira da Cruz, 01 e 02 - Portão

Hamm Garten Rua Waldemar Loureiro Campos, 3125 - Boqueirão

Provance Rua Luiz Tramontin, 1345 - Campo Comprido

Hamm Wald Rua Waldemar Loureiro Campos, 3169 - Boqueirão

Royale Rua José Benedito Cottolengo, 1161 - Campo Comprido

Sunrise Estrada das Olarias, 550 - Atuba

São Lourenço Rua Mateus Leme, 3945 - Centro Cívico

Longfields Eduardo Esprada, 380 - Campo Comprido

West Side II Pe. José Kentenich, 106 - Campo Comprido

Vitta Bella Rua Angelo Domingos Durigan, 1240 - Cascatinha

WS III Rua Luiz Tramontin, 1820 - Campo Comprido

Curityba Rua Ari José Valle, 1200 - São João Conheça nossos futuros lançamentos nas regiões de Colombo, Cascavel, Londrina, Campo Largo, Pinhais, Blumenau, Joinville, Itajaí, Governador Celso Ramos e Balneário Camboriú. 75


AGENDA

Conte com os melhores para a realização do seu sonho! ARQuITETuRA BELLES ARQUITETURA E DESIGN A empresa desenvolve projetos de edifícios, comerciais e residenciais. Além disso, executa reformas, projetos de interiores e paisagismo. Preza pelo bom atendimento e satisfação de seus clientes, com bom gosto e criatividade. Rua 3000, 265, Sala 06 Balneário Camboriú – SC Tel. (47) 3056 6945 bellesarquiteturaedesign@hotmail.com BETH CHOUERI ARQUITETURA No comando do escritório Beth Choueri Arquitetos Associados, Beth Choueri coordena uma equipe de profissionais e, em busca constante de desafios, dedica-se à elaboração de projetos diferenciados que transmitam muito conforto e bem-estar, visando a excelência dos serviços para o cliente e oferecendo soluções e segurança na execução das idéias. Rua Coronel Feliciano Ribeiro, 149 Seminário, Curitiba Tel. (41) 3274-2801 www.ebcarquitetura.com.br CENTRAL DE PROJETOS ARQUITETURA Há 10 anos no mercado, a Central de Projetos é form ada por 8 arquitetos que atuam no segmento residencial, comercial, institucional e im obiliário. Especializada na elaboração de projetos arquitetônicos, a empresa faz desde reformas residenciais até projetos de grande porte. A utores de projetos prem iados em concursos nacionais de arquitetura com o o C am pus Diadema da Universidade Federal de São Paulo entre outros. Acompanham desde a escolha do terreno, passando pela aprovação, o projeto até a execução da obra. Rua Camões, 1692 Hugo Lange, Curitiba Tel : (41) 3049-3705 www.centraldeprojetos.net arquitetura@centraldeprojetos.net FERRETTI RUGGERI ARQUITETURA A Ferretti Ruggeri Arquitetura é especializada na elaboração de projetos arquitetônicos e atua no segmento residencial, comercial e imobiliário. É constituída pelos arquitetos Ricardo Ferretti e Priscilla Ruggeri que, donos

76

de traços únicos, são autores de projetos executados em diversas cidades e de projetos premiados em concursos nacionais e internacionais de arquitetura. Tem como compromisso produzir uma arquitetura diferenciada através de ideias criativas, soluções inteligentes e propostas inovadoras. Av. República do Líbano, 30 Jardim Social, Curitiba Tel. (41) 3363-4225 www.fr-arq.com.br escritório@fr-arq.com.br

CONsTRuTORA DJA ENGENHARIA Em Curitiba desde 1993, a DJA é a continuação de uma empresa de Construção Civil fundada em São Paulo em 1988. Especializada em Construções e Projetos: Residenciais, Comerciais, Industriais e Consultoria de Obras, a DJA Engenharia possui grande experiência e excelência na qualidade de suas construções e projetos, diferenciando-se no mercado pela busca de alcançar a satisfação dos seus clientes. Para atender custos e prazos diferenciados conta com a parceria de fornecedores e sub contratados com o mesmo comprometimento da DJA. Rua Candido Hartmann, 570 30º Andar – Conj. 301 Mercês, Curitiba Tel: (41) 3013-1477 www.djaengenharia.com.br djaeng@terra.com.br ENGEFAN ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES Desde 1996, a Engefan atua no mercado da construção civil no Paraná e Santa Catarina. A empresa busca excelência nesse segmento desenvolvendo e executando os projetos com mão-de-obra especializada e a responsabilidade técnica de profissionais agéis e altamente treinados. Rua Eponino Macuco, 142 Capão Raso, Curitiba Tel. (41) 3246-7344 www.engefan.com.br fabio@engefan.com.br jociana@engefan.com.br

MONREAL CONSTRUÇÕES CIVIS E INCORPORAÇÕES A proposta da Monreal, empresa que está há 12 anos no mercado da construção civil, é elaborar obras residenciais e comerciais de alto padrão com custo atraente, sem incômodo ou surpresas para o cliente. Transparência, flexibilidade, qualidade, preço diferenciado e atendimento personalizado são as principais características da empresa. Avenida Batel, 1.230, 9º. Andar sl. 901, Batel, Curitiba Tel. (41) 3018-9588 www.construtoramonreal.com.br cassiano@construtoramonreal.com.br TECVERDE A Tecverde aliou-se à empresa alemã HomagWeinmann, líder mundial neste segmento, para trazer da Alemanha uma tecnologia sustentável avançada para A construção de casas. As casas, feitas em wood frame, consomem menos energia, possuem qualidade e desempenho superiores às de alvenaria e são construídas na metade do tempo de uma obra convencional e reduzem em até 80% a geração de resíduos sólidos.A empresa tem como meta lançar e difundir o conceito de construção ecológica aos consumidores brasileiros. Rua Inácio Lustosa 761. Curitiba, Paraná. Tel: (41) 3209-2431 www.tecverde.com.br contato.tecverde@gmail.com

ENGENHARIA ELéTRICA CONTREL CONSTRUÇÕES A Contrel possui experiência de 25 anos em obras, inovando e trazendo soluções diferenciadas para projetos, infra-estrutura e redes aéreas ou subterrâneas para condomínios e loteamentos. São mais de 100 empreendimentos realizados no Sul e Sudeste nas áreas de elétrica, hidráulica, telefonia, iluminação CFTV e dados. Rua Visconde de Abaeté, 391, Bairro Alto, Curitiba Tel. (41) 3367-4646 www.contrel.com.br contrel@contrel.com.br


Arquitetura & Interiores No comando do escritório Beth Choueri Arquitetos, Beth coordena uma equipe de profissionais e, em busca constante de desafios, dedica-se à elaboração de projetos diferenciados que transmitam muito conforto e bem-estar, oferencendo sempre soluções e segurança na execução de idéias. Beth Choueri

Wwww.ebcarquitetura.com.br Fone:(41) 3274 2801 / 9961 1117


AGENDA

fINANCIAmENTOs

mÓVEIs PLANEJADOs

PROJETOs DE ENGENHARIA

GRUPO MOBILLE Há 20 anos no mercado de móveis planejados, a rede de lojas Grupo Mobille trabalha com produtos de marcas consagradas como Dellano, Favorita e New Móveis Planejados. Qualidade, acabamento impecável, praticidade e bom gosto são os diferenciais da empresa, que atua nos estados do Paraná e Santa Catarina de forma eficiente e sempre comprometida com o cliente. Tel. 0800 643 001 mobille@grupomobille.com.br

PROJEMASTER ENGENHARIA DE PROJETOS. A Projemaster é especializada em projetos de engenharia. Possui atendimento personalizado e profissionais capacitados para garantir uma obra segura e com qualidade. Rua Westphalen, 868, cj. 1.101, Rebouças, Curitiba Tel. (41) 3029-8988 www.projemaster.com.br projemaster@projemaster.com.br

PAIsAGIsmO

PubLICIDADE E PROPAGANDA TRADE MARKETING Há 21 anos, a Trade Marketing surgiu com a proposta de solucionar problemas de publicidade e propaganda. A agência utiliza ferramentas integradas de comunicação (propaganda, promoção, marketing direto, etc.), otimizando resultados. Rua dos Funcionários, 26, Cabral, Curitiba. Tel. (41) 3352-9678 www.trademkt.com.br

mATERIAL ELéTRICO

Com mais de 10 anos no segmento de materiais elétricos, a Zanin atende engenheiros, arquitetos, eletricistas e o público em geral. Possui produtos de 1ª linha e sua proposta é oferecer aos clientes o melhor atendimento, com preços compatíveis ao mercado e agilidade na entrega. COMERCIAL ELÉTRICA ZANIN Rua José Michna Filho, 30 loja 03, Curitiba Tel. (41) 3372-3610 | Fax: 3372-3732 eletricazanin@gmail.com

78

TERRAPLANAGEm A empresa é especializada em projetos de paisagismo, iluminação e irrigação automatizada com aproveitamento de água da chuva. A proposta da Diacuy é desenvolver projetos de jardins que sejam duradouros, conectando as pessoas com a natureza. A supervisão é da Engenheira Florestal Diacuy Crema, especialista em paisagismo. DIACUY PAISAGISMO Av. Comendador Franco, 2.851, Curitiba Tel. (41) 3266-1901 www.diacuypaisagismo.com.br diacuy@diacuypaisagismo.com.br

ITAETÉ CONSTRUTORA DE OBRAS. Desde 1989, a Itaeté desenvolve um extenso trabalho nas áreas de terraplanagem, pavimentação, saneamento e drenagem. A empresa dispõe de todos os equipamentos necessários para as diversas atividades que desempenha, sempre realizadas sob a supervisão de profissionais tecnicamente qualificados. Rua O Brasil para Cristo, 3.127 Boqueirão, Curitiba Tel. (41) 3344-1599 / 9127-6444 claudio@grupoitaete.com.brv

VIDRAçARIA A NOSSA VIDRAÇARIA. Com 25 anos no mercado, A Nossa Vidraçaria possui uma linha moderna de produtos e tem como diferencial o atendimento personalizado. Seu show-room conta com janelas em vidro temperado, box, coberturas, vidros em geral e espelhos da melhor qualidade. Rua Acelino Grande, 50 Santa Felicidade, Curitiba Tel. (41) 3024-1166 www.anossavidracaria.com.br santa@anossavidracaria.com.br


79


AnĂşncio Paysage

80

Profile for Paysage -

Revista Paysage 2ª edição  

Revista Paysage 2ª edição

Revista Paysage 2ª edição  

Revista Paysage 2ª edição

Profile for paysage
Advertisement