Page 1

ERA DA LUZ

CONSCIÊNCIA, DISCERNIMENTO E COCRIAÇÃO Outubro/2014 • Ano 1 • nº 1

sob a orientação do Mestre Saint Germain

Uma publicação da Fraternidade PAX Universal Coordenação: Carmen Balhestero Revista da PAX


Queridos amigos, É com amor e alegria que receberemos pela segunda vez na PAX a ARDELLA NATHANAEL. Eu tive a honra de conhecer seu trabalho quando morei em São Francisco, em 1989, e suas alunas faziam as Danças Circulares Sagradas na praça em frente à Catedral de São Francisco de Assis, proporcionando a todos momentos de leveza, amor, integração e comunhão.

Ardella Nathanael (USA)

Paneuritmia – Dança Circular Sagrada Reencontro com Seu Ser Sagrado Sábado, 18 de outubro, das 10 às 15 h R$ 100,00 • Dança para pessoas de todas as idades. Não requer aprendizado prévio nem condição física especial. • Pede-se usar roupas brancas ou em tons pastel.

Sábado, 18 de outubro de 2014, Ardella estará na PAX, conduzindo um Momentum em que várias pessoas atuarão pela PAZ PLANETÁRIA fazendo os mesmos movimentos sagrados canalizados por Petar Danov, da Bulgária, e usando roupas brancas ou em tons pastel. Se sentir o chamado, venha fortalecer esta grande corrente de amor e alegria. Esperamos você na PAX. Dias Iluminados com muito Amor e Realizações, PAX & Luz, Eu Sou Carmen Balhestero

Saiba mais: http://paneurhythmy.us/Ardella.shtml

Proposta de reencontro com Seu Ser Total através de uma dança suave, harmoniosa e muito simbólica, ao som de música criada especialmente para ela, com violino, violão, coro, etc. Cada movimento tem um significado tão profundo que mobiliza a energia e a informação de nosso interior, gerando uma reprogramação celular em nosso corpo físico, que se traduz por SAÚDE. Também produz harmonia em nosso ser emocional e clareza em nossa mente, o que nos leva a um processo de integração dos nossos três corpos (físico, mental e emocional) com o corpo espiritual, permitindo-nos atingir um estado superior de consciência em que a alma se manifesta, sendo que a alma é que realiza a Dança.


Editorial Queridos amigos, Seguindo as diretrizes do Mestre Saint Germain, iniciamos uma nova etapa nas atividades da PAX com a nossa Revista Digital. Bem-vindos à ERA DA LUZ. Nosso objetivo é compartilhar dicas sobre espiritualidade e bem-estar, para que possamos viver cada vez melhor. Segundo a NASA, a Mãe Terra mudou literalmente de endereço em nossa galáxia, a Via Láctea, e os trabalhos da PAX, ao longo destes últimos 35 anos, foi preparar este momento único que vivemos, a fim de que possamos escolher viver de forma diferente, com mais consciência e longevidade, este novo ciclo, elevando a frequência de nossa vibração para que possamos suportar o calor intenso e as novas frequências de Luz .

A Mãe Terra acelerou sua vibração. Ela está cada vez mais próxima do Sol, e nós, seres humanos aqui encarnados, precisamos redescobrir novas formas de manter nosso corpo e nossa vida equilibrados, para podermos viver melhor a cada dia. Nesta Revista, você encontrará sugestões para viver de forma mais plena, incorporando a verdade e a leveza em todos os momentos da vida, em várias áreas. Bem-vindos a este novo ciclo! Que, juntos, possamos assumir a responsabilidade de mudar os padrões limitadores do passado e reescolher novamente viver a PAZ e a plenitude. Vamos compartilhar aquilo que vivemos, para que possamos melhorar nossa energia e manifestar a PAZ. Dias Iluminados com muito Amor, Bençãos e Realizações, Pax & Luz. Eu Sou Carmen Balhestero

www.livrariapax.com.br

Revista da PAX


A GRANDE INVOCAÇÃO


Do ponto de Luz na mente de Deus, que flua Luz à mente dos homens, e que a Luz desça à Terra. Do ponto de Amor no coração de Deus que flua amor ao coração dos homens, que Cristo retorne à Terra. Do centro onde a vontade de Deus é conhecida, que o propósito guie as pequenas vontades dos homens, propósito que os mestres conhecem e servem. Do centro a que chamamos a raça dos homens que se realize o plano de Amor e de Luz e feche a porta onde se encontra o mal. Que a Luz, o Amor e o Poder restabeleçam o Plano Divino sobre a Terra hoje e por toda a eternidade. Amém.

Revista da PAX


O

DIA A DIA

plano físico Onde se dá a nossa relação mais estreita com o mundo em que vivemos


Como ter uma vida de sucesso Saiba por que as coisas n達o d達o certo em sua vida


A

verdade é que a vida que temos é exatamente a vida que queremos, ou seja, colhemos o que plantamos. Portanto, tudo que você tem na sua vida é fruto do que você fez, pensou, desejou etc. Mas, em geral, as pessoas plantam bananas e querem colher morangos. Isso nunca deu certo. Você vai colher exatamente o que plantou, ou seja, se não quer mais bananas terá que plantar o que quer. Se quiser coisas diferentes na vida, terá de fazer coisas diferentes. Se continuar a fazer as mesmas coisas então terá somente as mesmas coisas como resultado. Por que as coisas dão errado em nossas vidas? Em geral temos ou procuramos sempre um culpado que pode ser nossos pais, nossos parentes, nosso chefe, nossos empregados, o governo, a crise, o azar, o diabo ou até culpamos a Deus. Quem pensa assim, quem procura um culpado é porque se coloca como vítima dos outros ou das circunstâncias. A pessoa não entende que ela é a responsável de tudo que acontece em sua vida.

muito grande entre o que desejamos ou falamos e o que realmente fazemos de prático na vida. Por exemplo, uma pessoa diz que quer ter uma determinada profissão, mas não quer estudar para aquilo. Outra já está atuando em sua profissão e quer se destacar, mas não se dedica suficiente, não investe etc. Mas, digamos que a pessoa já faz tudo isso, se dedica, investe e mesmo assim não tem sucesso. Então, chegamos a questão primordial, porque tudo depende de uma postura interna da pessoa.

Mude a sua realidade com posturas internas

A verdade é que a nossa vida é um reflexo de como somos dentro de nós. As nossas atitudes internas ou posturas interiores é que contam. Por exemplo, se eu vou iniciar um negócio próprio mas não acredito que vai dar certo, então minha atitude fora pode parecer que quero, mas a postura dentro de mim não quer, vibra contra o neO resultado de tudo que temos na vida é a gócio ao desacreditar. partir das escolhas que fazemos. Aqui entra a lei Portanto, para mudar sua realidade tem que da causa e efeito. Nossa vida é o efeito e nossas mudar sua interioridade. Tudo que acreditamos atitudes são as causas. Para cada atitude especí- se torna realidade. Tudo que realmente desejafica recebemos um efeito específico. Portanto, se mos alcançamos. As nossas crenças é que nos quer efeitos diferentes, então precisa mudar as estruturam e formam nossa realidade, ou seja, se causas, ouse já, mudar suas escolhas e, principal- suas crenças são negativas criarão uma realidade mente, suas atitudes. negativa ou se forem positivas criaram uma realidade positiva. Por exemplo, se você tem uma visão negativa de dinheiro, então terá dificuldaConsiderando então que nenhuma pessoa é vítides em lidar com dinheiro e terá uma realidade ma, que ninguém de fora é culpado por nada em negativa em relação a prosperidade. nossas vidas e que recebemos somente o reflexo Nossa realidade é quântica e precisamos endo que lançamos. Podemos então afirmar que o sucesso ou fracasso de uma pessoa é um fator que tender que o universo fora de nós não existe. O está nas mãos dela. É a pessoa quem decide se que existe é apenas o que está dentro de nós. será vitoriosa ou perdedora, se será feliz ou triste. Nossa realidade somos nós que fazemos. Se eu As pessoas podem então questionar dizen- achar que uma cidade é violenta, então ela será do, mas eu quero ser feliz e ter sucesso, mas não violenta e só verei violência, mas se achar que consigo e, nem mesmo o fato de desejar esse su- não é assim, então, não será assim.

Se torne uma pessoa de sucesso e feliz

É preciso dominar nossa mente e retomar cesso ou felicidade, não mudam nada. Continuo na mesma. Acontece que existe uma diferença nosso poder pessoal, nosso poder de acreditar, e Revista da PAX


o destino estará em nossas mãos. Não será mais soa deseja e se empenha para isso. Os profissioa vida que nos guia, mas nós que guiamos a vida. nais que vão trabalhar ajudando ou orientando a pessoa serão meios, caminhos ou ferramentas Como mudar de transformação que atuam em conjunto com a As pessoas costumam buscar ajuda para resolver própria pessoa. seus problemas, mas, no fundo, querem é alguém que resolva os seus problemas para elas. Portan- A terapia metafísica quântica tranforma to, a pessoa não está disposta realmente em fa- as pessoas zer o que precisa ser feito. Se possível, quer mu- Técnicas terapêuticas e psicanalíticas metafísicas dar tudo sem ter trabalho algum. Mas ninguém podem ajudar uma pessoa a mudar suas crenças muda se não quiser, e ninguém mudará você se e padrões internos, proporcionando uma melhovocê não quiser e não trabalhar junto. Nenhum ra real e resultados concretos em sua vida, que terapeuta, médico, líder religioso, especialista ou será renovada com novas crenças e uma vibração guru vai te ajudar ou resolver sua vida se você mais positiva, consciente e próspera. Assim, com não deixar, se você não colaborar e se você não essa nova vibração e postura quântica interna, a trabalhar junto. pessoa automaticamente transforma sua realidaPortanto, uma mudança, uma cura ou um su- de externa, tornando-se capaz de realizar tudo cesso depende sempre de quanto a própria pes- que deseja em todas as áreas de sua vida.

Sergio Campos Psicanalista, consultor e palestrante empresarial, coach. Terapeuta metafísico, numerólogo, tarólogo, radiestesista. Ione Campos Cirurgiã dentista, coach, palestrante empresarial. Terapeuta metafísica, acupunturista, fitoterapeuta, especialista em Medicina Chinesa e radiestesista.

 PARA DATAS, VALORES E INSCRIÇÕES, ENTRE EM CONTATO COM A PAX: Tels: (11) 2236-2726 | 2236-0244 • pax@pax.org.br


Após o grande despertar, Sidarta Gautama, o Buda, dirigiuse ao Parque dos Cervos, nos arredores de Benares, na Índia, a fim de pregar a sua doutrina, expressando-a através das famosas Quatro Nobres Verdades, que são: 1. O sofrimento humano existe. 2. O sofrimento tem uma causa. 3. O sofrimento é causado pelo desejo e apego à coisas que não podem satisfazer o espírito. 4. O sofrimento pode findar se seguir-se, no dia a dia, a senda das oito trilhas que são:       

Opiniões puras. Aspirações puras. Palavras puras. Procedimentos puros. Modo de viver puro. Esforços puros. Pensamentos puros.

 Meditação ou contemplação puros.

Revista da PAX


A nutrição essencial do ser


A

harmonia entre o corpo e a alma numa Folhas, frutos e flores... união de nutrição e arte, visa ao tratamento Nutrindo a sua primavera nutricional do indivíduo como Ser Humano As folhas verdes, tenras mostram sua nutrição, os integral, desde crianças até os idosos. frutos coloridos, verdes e maduros aparecem para O que é se nutrir? Será apenas  escolher  ali- serem colhidos, e as flores belas, coloridas e charmentos saudáveis? mosas, embelezam a vida e exalam perfume no ar... A nutrição efetiva acontece quando as céO que você comeu e come desde que naslulas apresentam a possibilidade de estarem ceu? O que você já mudou na sua alimentação? nutridas e, portanto, funcionando em seu pleno Foi por consciência, por necessidade (doença) potencial! ou por mero modismo? Suas escolhas alimenPara isso, o Ser Humano precisa desenvolver uma Consciência Alimentar por meio da nutrição física, emocional e mental, ou seja, deve aprende a digerir, a excretar e a funcionar em essência, e a arte pode participar desse contexto, como ferramenta coadjuvante para o desenvolvimento do potencial humano, despertando-o para a maneira de nutrir-se não apenas como ser humano, mas como ser cósmico.

tares são feitas com prazer, ou seja, elas reúnem saúde, bem-estar e prazer? Você se alimenta “certinho” para quê: por que é preciso ou porque tem consciência e conhece a fome dos órgãos? A sua relação com a comida, com os alimentos, é de raiva, indiferença, culpa ou medo? Nutrir a sua primavera é nutrir as suas células, os seus órgãos e o seu corpo. Nossas células se renovam de tempos em tempos, e é nessa renovação que temos a oportunidade de renascer. E renascer fisicamente se traduz em longevidade, principalmente quando acompanhado do renascimento espiritual.

Nutrir-se equivale a preencher-se, a viver uma plenitude nutricional até sua própria essência, tendo como alvo a nutrição da célula na intimidade da relação Mente e Corpo. Essa é a nutrição essencial, que propicia equilíbrio, vitalidade, Então, dê atenção ao que você come, ao que bem-estar e, portanto, longevidade. Sua dinâmica reúne conceitos de nutrição física, metafísica você pensa e ao que você sente; ofereça nutrição física, metefísica e anímica ao seu ser e cultive e anímica: uma vida mais plena. • Nutrição física — É a nutrição por meio dos alimentos, levando em conta as boas práticas Dicas de nutrição dietéticas em geral, em especial as milenares, A primeira palavra chave para dirigir um novo hábito alimentar é atenção. A segunda é escolha! como a chinesa e a ayurvédica. • Nutrição metafísica — É a nutrição dos chakras, da energia vital, e pode ser obtida pela associação de comportamento alimentares com cromoterapia e mandalas radiônicas, entre outras práticas terapêuticas holísticas.

Escolher alimentos saudáveis e locais adequados para a aquisição de alimentos, como também, lanchonetes e restaurantes apropriados são itens importantes a serem considerados como ferramentas para organização da rotina alimentar.

• Nutrição anímica — É a nutrição da alma, da Devemos prestar atenção ao que escolher essência do ser, e pode ser obtida por meio da para cada refeição. Aqui, vou dar algumas dicas arte. relacionadas ao almoço, para adquirir mais vita lidade por meio da harmonia entre os alimentos. Revista da PAX


Escolha de um a dois alimentos de cada grupo abaixo para compor seu prato., lembrando que se trata de uma dica generalizada e não individual.

Atenção vegetarianos: considerem no item 5 os seguintes alimentos: algas, tofu orgânico, sementes (nozes, castanha-do-para, amêndoas).

Grupos de alimentos

1. Folhas verdes. Chocória ou escarola, couve, • Prefira preparações como ensopados, assados, assim como é bem vindo usar temperos agrião, espinafre, brócolis, couve flor, rúcula, naturais para acentuar o sabor da refeição. alface. 2. Legumes. Abóbora, abobrinha, chuchu, quia- • Temperos como alecrim, orégano, manjericão, cebolinha, salsinha podem dar as mãos para a bo, berinjela, beterraba, cenoura. dupla tradicional alho e cebola, pois tais ervas 3. Cereais. Arroz integral, arroz com ervas, arroz realçam o sabor dos alimentos e preparações com folha, arroz com legumes, como milho e conferem um teor considerável de antioxiverde, batata, inhame, mandioca, mandioquidantes, que contribui para a prevenção de donha. enças e promoção de saúde. 4. Leguminosas. Feijão de diversos tipos, lenti• Preste atenção ao ato de comer, ou seja, prolha, grão-de-bico, ervilha. cure mastigar bem os alimentos; assim, além

5. Proteína animal. Peixe, frango caipira sem pele, carne sem gordura, ovos caipira.

de facilitar a sua primeira digestão, que ocorre na boca, você terá o real prazer de saborear aquilo que está comendo.

BIANCA DE CARVALHO Terapeuta na arte de nutrir, é graduada em Nutrição e pós-graduada em Nutrição Hospitalas, trabalha com nutrição holística há 19 anos, englobando Dietética Chinesa, Ayurveda, Metafísica da Nutrição Energética dos Chakras, Mesas Radiônicas;,e vem trazendo a Arte da Pintura como ferramenta coadjuvante no desenvolvimento do Potencial Humano.


Amados Filhos, Renascer é reavivar a essência da Vida a cada momento, nas células e nos corpos. Que possais aceitar as bênçãos de um novo ciclo em vossas caminhadas agora, manifestando a Vitória, a Maestria e a Ascensão. Amor e Luz, Eu Sou Saint Germain


EDUCAÇÃO DAS PRÓXIMAS GERAÇÕES


C

omo será o mundo daqui a 40 anos? É difícil prevê-lo neste ritmo tão acelerado de mudanças, sobretudo devido ao desenvolvimento da tecnologia. Apenas um exemplo como ilustração: o Facebook, criado há 10 anos, já faz parte da vida de mais de um bilhão de pessoas no planeta, incluindo milhões de crianças.

visual sufoca os pensamentos e abafa os verdadeiros desejos, pois passamos a desejar o que a mídia nos impõe.

Algumas pessoas, mais otimistas, falam que estamos entrando na Era do Conhecimento, com o universo das informações disseminadas virtualmente. No mundo internético, as distâncias físicas desaparecem e o acesso às informações do presente e do passado, com um simples toque do mouse, tornam-se possíveis. São, sem dúvida, novíssimos tempos. Mas eu prefiro pensar que estamos na Era da Comunicação em Tempo Real em vez de na Era do Conhecimento, o que ainda levará tempo para se concretizar.

Como educá-las de forma que possam ser realmente mais felizes?

Neste mundo acelerado, a reflexão se torna uma atividade mental supérflua. Reflexão pra quê? Com a ideologia do descartável reinando, com o pensamento de que tudo deve ser substiAqui começa a nossa reflexão: o fato de algo tuído, reforçado pelas imagens apresentadas nas ser novo, já implica que seja melhor? Algo novo telas cada vez mais presentes em todos os espaços é diferente, mas não necessariamente melhor do que habitamos – até dentro das peruas escolares! que o que existia antes. Vamos pensar nas crianças neste contexto.

A educação do ser humano envolve uma rede complexa de informações e relações na família, na escola e na sociedade. O ilustre Rui Barbosa já nos alertava que a família é a célula mater da sociedade. De fato, o primeiro grupo do qual participamos é o familiar, e, embora tenha havido tantas mudanças em sua estrutura, as pesquisas mostram que os primeiros valores são aprendidos na família. E, depois, no convívio na escola e em Infelizmente, na sociedade capitalista, os outros grupos sociais estes valores serão reforçaavanços tecnológicos vêm atrelados ao pensa- dos ou questionados e substituídos. mento consumista vigente. Existe um grande movimento de informações circulando, mas, muitas vezes, informações desse movimento, repetidas Inteligências múltiplas para divulgar marcas, grifes e produtos que rapi- A Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvoldamente se tornam descartáveis e que precisam vida por Howard Gardner, em Harvard, tendo ser substituídos. como base os novos conhecimentos do cérebro humano, nos apresenta nove tipos de inteligências que precisam ser estimuladas na nova educação: linguística, lógico-matemática, musical, corporal-cinestésica, espacial, intrapessoal, interpessoal, naturalista e existencial. Esta teoria pode ser referência para pensarmos como fortalecer nossas crianças para enfrentar os desafios E sobre a quantidade de imagens a que es- do futuro. Tive oportunidade de assistir a uma palestra tamos expostos? Com a facilidade da divulgação de imagens pelos meios eletrônicos, o cérebro de Gardner aqui no Brasil, e ao lhe ser pergunchega a ficar abarrotado. Nós, muitas vezes, nem tado sobre aquais inteligências ele daria priorinos lembramos do que assistimos. Tanto material dade para se desenvolver nas crianças de hoje, A obsolescência programada nos leva a comprar produtos de quarta geração sem que tenhamos necessidade nem do produto em sua primeira edição. Somos pressionados a acreditar que é preciso comprar para se sentir incluído. A ordem é consumir mais e mais.

Revista da PAX


ele respondeu: a intrapessoal, a interpessoal e a naturalista.

Quanta gente que ri, talvez existe

Vamos analisar, mesmo que rapidamente, as inteligências defendidas por esse pesquisador para serem prioridade na formação das novas gerações.

Em parecer aos outros venturosa.

• A Inteligência Intrapessoal trata do conhecimento de si mesmo. É a inteligência do autoconhecimento. O indivíduo precisa ter consciência de suas potencialidades, de suas limitações, de como administrar suas emoções e, principalmente, saber motivar-se neste mundo em transição. O cultivo da esperança e do otimismo são essenciais para o desenvolvimento desta competência humana.

Adulto: educador em potencial

Cuja ventura única consiste

Nossa sociedade, infelizmente, caminha a passos largos para esta superficialidade. Uma prova disso são as inúmeras livrarias fechadas e o • A Inteligência Naturalista, que trata da nossa aumento de academias de ginástica e institutos relação com a natureza, precisa ser desenvol- de beleza. vida por uma questão de sobrevivência do Como proteger a criança nesta sociedade da nosso planeta. Se não corrermos atrás dos competição e do exibicionismo? prejuízos que já causamos ao nosso mundo, nossa espécie tenderá à extinção.

Atividades importantes para o desenvolvimento da inteligência intrapessoal passam por ações de interiorização, de observação, de contemplação que servem como antídoto à velocidade do mundo exterior.

A relação do adulto com a criança é sempre uma relação pedagógica. Mesmo que o adulto não queira ensinar, a criança está aberta a aprender. Ou seja, todo adulto deve assumir seu papel de educador na relação com as crianças. Se há uma criança perto de você, saiba que ela está aprendendo com você. Todos nós somos educadores em potencial. E a missão do educador, além de transmitir conhecimentos e fazer uma ponte entre a criança e a cultura, é passar os valores que acredita, filtrar o que há de melhor para chegar à criança. A educação deve questionar os valores individualistas e nós, educadores, devemos passar o que acreditamos. Por exemplo:

• A Inteligência Interpessoal, por sua vez, se desenvolve na relação com o outro nos diferen- • A importância do respeito ao outro como antídoto ao bullying crescente. tes grupos sociais. • Destacar modelos de pessoas altruístas como antídoto à glamourização da marginalidade. Mas que relação pode ser desenvolvida numa sociedade consumista? Uma relação de aparên- • Buscar alternativas de lazer que fujam dos shopping centers, centro absoluto do consumo. cia, esquecendo-se da essência do ser humano. A ordem é a beleza externa a qualquer custo. É preciso aparentar juventude e felicidade que O educador precisa valorizar o ser humano será conseguida com a posse dos produtos que em vez do “ter” humano, tão reforçado na sosão oferecidos no mercado. O poeta Raimundo ciedade capitalista; buscar viver de acordo com Correa, no final do século XIX, já fazia uma crítica o que acredita em oposição a muitos que vivem em função do olhar dos outros; e respeitar a fase avant la lettre sobre esta ilusão:


da vida da criança como criança, em oposição à visão da criança como um adulto em miniatura; mostrar que não podemos nos acomodar diante do sofrimento alheio como antídoto a este individualismo reinante. É preciso ser um subversivo nesta sociedade que oferta muitas ofertas: do suco artificial à rede dos milhões de amigos (desconhecidos). A educação precisa estimular as pessoas a não se conformarem com esta insana ordem estabelecida . Assim, quem sabe, possamos ter a esperança de fortalecer nossas crianças para viverem realmente mais felizes nas próximas gerações.

Ilíada de castro Doutora em artes pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), com a tese Contos de fadas na dramaturgia para crianças, mestre em teatro ECA/USP, com a dissertação A dramaturgia no teatro para crianças em São Paulo. Dramaturga, com textos encenados para crianças e roteiros para espetáculo de teatro e dança. Escritora, com várias histórias infantis publicadas em jornais. Adaptadora para CD de textos para criança de Jorge Amado, Flávio de Sousa e Vitor-Guarani.


Doença renal crônica em felinos

A

tualmente, tem crescido a procura por serviços mais qualificados no mercado de pet. O crescimento do setor tem levado os médicos veterinários a se especializarem para melhor atender seus pacientes, oferecendo um serviço cada dia mais diferenciado. Um exemplo disso é a especialidade em felinos, que vem crescendo com o aumento da aquisição destes. O diferencial do gato, se comparado ao cão, é a praticiade, pois eles se adaptam em espaços pequenos, não necessitam de passeios, nem de aprendizado para a realização de suas necessidades fisiológicas (usam naturalmente a caixa sanitária) ou de banhos periódicos (exceto animais com dermatopatias), pois se auto-higienizam, e sua expectativa de vida é mais longa. Por tudo isso, felinos estão sendo considerados o pet do momento. Um dos principais motivos que levam proprietários de gatos a procurar um médico veterinário é a doença renal crônica. A origem do gato selvagem é a África, e sua domesticação começou há 4.500 anos a.C.. Com o passar do tempo, o felino foi se adaptando à escassez de água e passou por mudanças comportamentais, como esconder suas necessidades fisiológicas em areia, e físicas, como a alteração na morfologia renal, pela rara disponibilidade de água. Graças a seus antepassados, o gato com doença renal crônica tem mais sobrevida quando comparado ao cão.


O que é a doença renal crônica? A predisposição para a doença independe dea raça, sexo ou idade, sendo os gatos mais velhos os mais vulneráveis. Os rins exercem várias funções, como filtração, excreção e hidratação; controle de cálcio, fósforo, potássio e sódio no organismo (eletrólitos); controle dos níveis pro da proteína; produção de eritropoetina (responsável pela produção de glóbulos vermelhos). A doença renal crônica consiste na perda da função renal em razão de alterações na estrutura e/ou função de um ou de ambos os rins (mais de 75% dos rins), e é progressiva e irreversível. Os principais sinais clínicos são: emagrecimento e perda de apetite, ingestão de água em locais inusitados, como torneira, vaso sanitário ou box, aumento da frequência de micção, juntamente com grande quantidade de urina, vômitos, náuseas, desidratação, úlceras orais, hálito urêmico e diminuição do tamanho ou irregularidade dos rins. As causas que podem levar à doença renal crônica são diversas. Dentre elas, podemos citar cálculos renais, dieta não balanceada, tumores, cistos, alterações congênitas (rins policísticos, comum nas raças persas e maine coons), infecções bacterianas (pielonefrite crônica), infecciosas (Aids felina, leucemia felina e/ou peritonite infecciosa felina), hipertensão sistêmica e idiopáticas sem causa definida. Algumas doenças renais agudas, se não receberem o tratamento adequado, podem tornar-se crônicas, agravando o quadro clínico. Em geral, o diagnóstico é obtido pelos sinais clínicos associados à coleta de sangue (dosagem de uréia, creatinina, fósforo, sódio, potássio e cálcio), exame de urina (análise de densidade e presença de proteínas) e ultrassonografia (para avaliação de morfologia e outras alterações no sistema urinário, como cálculos, cistos, etc.).

Tratamento O tratamento é realizado a partir da sintomatologia apresentada pelo animal. Caso ele apresente desidratação, haverá a necessidade de fluidoterapia; se apresentar vômito, será medicado com

antiemético; havendo presença de cálculos, o tratamento vai desde o alimentar até o cirúrgico, dependendo da gravidade, sempre com o objetivo de oferecer ao animal uma melhor qualidade de vida e minimizar a progressão da doença. O prognóstico para felinos, quando diagnosticados precocemente, costuma ser favorável, podendo a sobrevida ser de meses a anos. É importante saber como prevenir o desenvolvimento da doença. Gatos adultos e idosos devem passar periodicamente por consulta veterinária, para exames de rotina; gatos de qualquer idade, se apresentarem algum dos sinais relatados antes, devem ser encaminhados para um profissional. Além disso, animais que apresentem alteração renal congênita devem ser afastados da reprodução. Dez motivos para escolhermos um gato como animal de estimação1 1. Grande disponibilidade de tipos e modelos. 2. Adaptam-se a pequenos espaços. 3. Baixo custo (a maioria dispensa banho e tosa). 4. São autossuficientes! 5. São inteligentes! 6. Fazem a própria higienização. 7. Dormem de 16 a 18 horas por dia. 8. Têm ação terapêutica (ajudam a reduzir a pressão arterial em humanos) 9. Estimulam a troca de móveis! 10. Os gatos têm sete vidas!!! Talita Yoshikawa Pongelupe Pizarro Formada em Medicina Veterinária e pós-graduada em Clínica Médica e Cirúrgica de Felinos, atua na área desde 2007, quando realizou trabalho voluntário semanal de terapia assistida por animais com um grupo de senhoras da terceira idade, com trabalho de adestramento aos animais e de atividade física aos idosos. Atualmente, atende animais de pequeno porte no Centro de EspecialidaVeterinárias Morde Cão. 1des Fonte: Dr. Archiovaldo Reche. Revista da PAX


Mensagem do Mestre Saint Germain

(1º jun. 2014)

Amados Filhos, No Poder da Intuição reverenciareis a chama de um novo tempo. Que possais reaprender a ouvir a intuição e, centrados na Fé, manifestareis a felicidade e a abundância. Amor e Luz, Eu Sou Saint Germain

Revista da PAX


plano superior Uma verdade, muitos caminhos para a busca da nossa verdadeira essĂŞncia


A Ă?ndia e seus deuses


Í

ndia, país no sul da Ásia com 3 milhões de quilômetros quadrados e mais de 1 bilhão de habitantes, possui uma cultura milenar. Foi ocupada 2 mil anos a.C. pelos árias, depois sofreu a invasão grega (200 anos a.C.), que a influenciou muito na astronomia e na escultura, e, mais tarde, tornou-se possessão inglesa, mas libertou-se por meio de Mahatma Gandhi, que implantou a independência pela não violência. Altamente religiosa, cerca de 83% da sua população pratica o Hinduísmo; 11%, o Islamismo; 2%, o Cristianismo; e somente 1% é praticante do Budismo, apesar de o início dessa doutrina ter se dado na Índia, com Sidharta Gautama, o Buda — o Iluminado. O Hinduísmo foi introduzido pelos árias, que adoravam o Sol, a Lua, a Chuva, os Ventos, o Fogo e todas as forças da natureza. A Trindade hinduísta compõe-se de: • Brahma — Deus criador do Universo. Ele possui quatro cabeças, significando o seu grande Saber. Sua esposa, Saraswati, é a deusa do aprendizado das artes e da música.

é um poema cósmico que ensina que o caminho da evolução não é o “agir” (ego humano) e o “não agir” (total passividade), mas o “reto agir”.

Ganesha Filho de Shiva e Parvati, é o deus da boa sorte e o mais popular da Índia, representado com corpo humano e cabeça de elefante. Segundo o mito, Ganesha foi gerado para impedir a entrada de estranhos na casa de seus pais sempre que Shiva estivesse ausente. Depois de um longo período de ausência, porém, quando Shiva retornou, não reconhecendo Ganesha, cortou-lhe a cabeça. Revoltada, Parvati, exigiu que o pai reavivasse o filho. Então, Shiva colocou no corpo inerte do filho a cabeça do primeiro animal que viu, devolvendo-lhe a vida. Diante da imagem grotesca do filho, Parvati jurou que ele seria o deus mais venerado e que não haveria celebração em tempo algum sem que, antes, ele fosse reverenciado. Mito, ou lenda, o fato é que, até hoje, em residências e estabelecimentos comerciais, há sempre, em primeiro plano, uma imagem de Ganesha. E em casamentos, festas, inaugurações, etc., primeiramente se ora a Ganesha, pedindo-lhe as bênçãos de boa sorte.

• Shiva — Deus da destruição, da transmutação e renovação. Sua esposa, Parvati, a deusa da energia vital, também é conhecida como Lakshimi Durga ou Kali. Consorte de Vishnú, é a deusa da beleza, da rique• Vishnú — Deus responsável pela preser- za e da prosperidade. Representa o aspecto femivação e pela sustentação do Universo. Sua nino de Deus em todas as suas manifestações. esposa, Lakshimi, é a deusa da riqueza e da A festa mais popular da Índia é o Festival prosperidade. das Luzes — Dvali, em sânscrito — que vai da Os deuses mais venerados, porém, são: Lua Nova de outubro à Lua Nova de novembro. Krishna, Ganesha, Lakshimi e Muruga ou Murugan. Antecipadamente ao Festival Dvali, as casas são pintadas e iluminadas o máximo possível, pois Krishna acredita-se que Lakshimi visita e abençoa com Encarnação de Vishnú, é o deus do amor, da ale- prosperidade, as casas mais limpas e iluminagria e da juventude, e fonte da criação, do co- das. Sendo a deusa da riqueza, é reverenciada nhecimento, da ação e da devoção. No Bhagavad por todos, e especialmente venerada pelos emGita (expressão sânscrita que significa “A Sublime presários. De rara beleza, é comparada a Vênus e Canção”) há os mais belos e profundos ensina- considerada a esposa ideal, pelo seu amor e dedimentos do Senhor Krishna: a síntese da evolu- cação. Sua imagem sempre é representada sobre ção do homem desde o seu estado primitivo até uma flor de lótus, símbolo da pureza, e sua mão alcançar a sua condição divina. O Bhagavad Gita erguida em postura de benção aos seus devotos. Revista da PAX


Muruga ou Murugan

Filho de Shiva e de sua consorte, Parvati, significa Senhor com seis faces e é considerado o Senhor da Retidão, aquele que protege o dharma e destrói o mal, o pessimismo, as negatividades, o medo, a insegurança, as dúvidas e a incerteza. Imprescindível dizer que as Plêides, chamadas na Índia de Kartikai, são um aglomerado de estrelas da Constelação de Touro, através das quais nos chega a energia de Purificação e Cura da Consciência por meio da transição do despertar da humanidade. O ser responsável pelas irradiações das Plêiades é o Senhor Muruga, também conhecido como Kartikeya, Skanda, Subrahmanya, ou Shanmukha. E as seis cabeças com que é representado simbolizam os cinco elementos e a mente, que devem estar em harmonia para que haja o crescimento mental, intelectual e espiritual. Quando invocamos o Senhor Muruga com o nosso próprio poder individual de fé e de con-

fiança, por meio de seu mantra “Om saravaṇa bhavaya namaḥ”, ele liberta uma grande quantidade de energia que vence doenças, dívidas, negatividades e carmas. Sendo um ser transmutador, Muruga prontamente irradia a energia que restabelece a saúde, cria um ambiente de positividade e cura problemas ligados a relacionamentos e finanças com coragem e sabedoria. A força e o poder de Kumara Muruga, que trazem a Nova Idade de Ouro sobre a Terra, estão ativos de forma extraordinária, atingindo a inteligência mais elevada e ativando as seis partes do cérebro humano que correspondem às seis faces de Muruga: lóbulos parietal e frontal, hemisférios direito e esquerdo, lóbulo occipital e meio do cérebro. Nesta Nova Era, de acordo com o Plano Espiritual, um grande vórtex de Luz desce das Plêiades e se aporta na Montanha Sagrada de Arunachala, em Tamil Nadu, de onde se irradia e toca todos os seres do Planeta Terra em todos reinos e dimensões, a fim de que todos carmas negativos e energias mal qualificadas sejam transmutados pelos Seres de Luz que habitam dentro da Montanha Sagrada de Arunachala, nas bênçãos do Senhor Muruga.

 HELOÍSA LASSÁLVIA Aposentada como Diretora Financeira, atua com a Grande Fraternidade Branca Universal há mais de 50 anos e na Fraternidade Pax Universal desde a sua fundação.

Considerada pelo Plano Espiritual como “Mãe Pequena”, passou por inúmeras iniciações e vivências em muitos países (Mount Shasta nos EUA, Egito, Tibet) ministra cursos, palestras, meditações, vivências e iniciações de acordo com as orientações dos Mestres Ascencionados.

Dina Augusto Com formação na área de saúde, especialização em enfermagem médico-cirúrgico e central de esterilização, preparo de material para diversas especialidades de cirurgias e larga vivência nessa área, atua na Fraternidade PAX desde 2008 como massoterapeuta e terapeuta holística, ministrando palestras sobre saúde, fazendo atendimento de massagem oriental e ocidental, limpeza e harmonização de chacras, terapia com cristais e acupuntura não invasiva (sem uso de agulha).


Harmonização e equilíbrio dos chakras

O

campo energético das pessoas sofre sérios danos com os sentimentos negativos, abalos emocionais e afetivos, ocasionados por separação amorosa, perda de pessoas queridas, estresse e depressão. A doença surge inicialmente nos centros de forças, especificamente na Aura, que, com a formação de fendas, atinge o corpo físico. A Aura é uma emanação luminosa que envolve o corpo humano. Ela interpenetra os quatro corpos inferiores do homem e, dos vórtices turbilhonantes em forma de cones, formam os sete chakras principais, que estão associados às glândulas endócrinas e aos plexos nervosos. Os chakras absorvem a energia vital e alimentam o corpo humano por meio dos meridianos, que são os rios por onde circulam a energia vital. Com base neste conhecimento, desenvolvi técnicas de equilíbrio e de harmonização dos chakras, associadas com massagens terapêuticas, e de liberação dos meridianos, com técnicas de shiatsu. A harmonização e o equilíbrio consistem no trabalho com o tubo de luz, iniciando com a luz branca, que equilibra e harmoniza; depois com a chama azul, que é força, poder e proteção; com a chama rosa, que é amor incondicional; e, finalmente, com a chama violeta, que transmuta purifica e liberta. Trabalhar o perdão também é muito importante. O perdão liberta mágoas ressentimentos que formam manchas no chakra cardíaco, provocando doenças na parte superior do tórax.

Os efeitos da massagem A harmonização e o equilíbrio produzem relaxamento e preparam o corpo físico, para receber os toques de massagem. E os efeitos desta podem variar de pessoa para pessoa, mas, de uma maneira geral, todos sentem apoio emocional. Também influência nos diversos processos orgânicos, proporcionando sensação de bem-estar e alívio do ciclo de dor. A massagem atua, ainda, na circulação sanguínea, principalmente no retorno venoso, diminuindo edemas e equilibrando o sono e a pressão arterial. Revista da PAX


Xamanismo Crístico A Manifestação da Consciência na Era da Luz


D

urante muitas Eras, o ser humano trabalhou com a natureza, buscando a evolução do ser interior no encontro da Sabedoria de seus ancestrais e a sobrevivência do homem e do planeta.

dessa mesma consciência, produzindo visualizações ou miragens que não sejam próprias do estado consciente daquele que pratica.

Na busca dessa interiorização, nós usamos apenas aquilo que os nossos ancestrais utilizaNa busca, porém, acabou se perdendo no ca- vam nos primórdios dos tempos: minho dessa jornada, em que a organização da sociedade moderna trouxe a perda quase total • Os elementos da natureza que fazem parte da do vínculo com a nossa ancestralidade, deixando nossa constituição: a terra (o físico), a água (o nossa sabedoria à mercê da lógica humana . Nós emocional) , o ar (o mental) e o fogo (o espírito). sabemos que essa busca e esse encontro só de- • Os instrumentos de viagem: tambor e chocalho. pendem de nós mesmos, pois se encontram em • Os animais de poder: totens, medicina da cura. nosso interior.   • A prática do jejum. O Xamanismo que se pratica hoje no planeta : ametista, turmalina, turqueza, • tem a mesma origem daquele praticado por noscitrino, diamante... sos antepassados: • O plano espiritual: Arcanjo Miguel, Comando Ashtar, El Morya, Kuthumi, Mestra Rowena, • A comunhão dos elementos da Natureza: fogo, Serapis Bey, Mãe Maria, Mestre Hilarion, Mesterra, água, ar e éter. tre Jesus, Mãe Kwan Yin, Madame Pele, Mulher • Os instrumentos sagrados: chocalho, apito, pau Búfalo Branco, Nossa Sra. Aparecida, Mestre de chuva, digerido, concha, tambor, sino... Saint Germain. • O reino animal: o lobo, o urso, a águia, o búfalo... • O reino  vegetal: as plantas sagradas que traEste trabalho busca uma revelação da intezem as visões. ração do conjunto da prática xamânica com a • O reino mineral: os cristais. Presença Divina EU SOU no despertar da Chama • O plano espiritual: a hoste angélica, os interdi- Trina (azul, dourada e rosa) que se encontra no mensionais, os interplanetários, os Mestres da centro do nosso coração, elevando a vibração e mudando a frequência até atingir o Santo Ser Fraternidade Branca... Crístico (o mensageiro, isto é, o elo entre o Ser e Nós, seres encarnados nesta Idade da Luz, o Divino), que é a união da essência do Eu Supepraticamos agora uma abordagem nova, diferen- rior com o Ser Humano, trazendo à Terra a Ilumite, com vivências que reverenciam a Presença EU nação tão esperada, fazendo com que o Xamã SOU, buscando a revelação da nossa sabedoria Crístico desperte para esta Nova Idade da Luz. ancestral, atingindo a iluminação ou a Ascensão Divina. Essa conexão entre o ser humano e a Divindade é denominada Xamanismo Crístico (nome dado pelo Mestre Saint Germain). A configuração nessa busca da Iluminação ou Ascensão ocorre totalmente dentro de uma interiorização, sem nenhum tipo de alteração do estado de consciência, sem uso de qualquer substância que provoque um estado alterado

Clêudio Bueno Arquiteto, sociólogo e cientista político. Lidera Vivências Xamânicas gratuitas na PAX uma vez por mês, aos sábados.

Revista da PAX


Saudações de Paz e Amor Cósmicos!

E

m 1985, pintei uma tela intitulada O Templo Alquímico de Purificação da Chama Violeta, como um marco no caminho espiritual, um rito de passagem da Magia, que estudava na época, para a Alquimia. Desde então, minha conexão com o Mestre Ascencionado Saint Germain se manifestou conscientemente, e assim é até hoje! No agora, vivencio a realidade de ser um Sacerdote do Fogo Violeta de Saint Germain e da Ordem de Melchizedek, realidade manifestada por meio das Iniciações recebidas em diversos Sistemas de Reiki e outras Iniciações espontâneas que ocorrem quando elevamos nossas frequências na Luz. Nesses 19 anos alquímicos, Momentos Sagrados pontuaram cada estágio de renascimento em oitavas superiores, que proporcionaram vivências ainda mais iluminadas, como meu encontro com Carmen Balhestero e a Fraternidade Pax Universal, em 1989, na Conferência de Metafísica, em São Paulo! Um evento que se caracterizou como um verdadeiro reencontro de Almas Agentes da Aqui e agora, o caminho para viver essa Luz, que, como um upgrade, proporcionou contatos com uma “biblioteca viva” de seres portado- nova realidade se alarga, pois as vidas inspiradoras e visionárias na Senda estão prestes a res do amanhecer de uma nova consciência! Nesse mesmo período, minha obra artística se atingir a massa crítica humana e, como efeito, revelou ao mundo por meio das ilustrações elabo- vivenciamos o despertar coletivo da humaniradas para o best-seller de Paulo Coelho, O Alqui- dade. A oportunidade de transcender fronteimista, oportunidade em que os primeiros traços ras ocorre quando, por meio da Pax Tour e com de Melchizedek, O Rei de Salém, se delinearam Carmen Balhestero, lideramos grupos em Viana tela, para representar o Ser que sempre apare- gens Iniciáticas aos templos e vale sagrado dos ce àqueles que estão prestes a desistir de Sua Lenda Inkas, Machu Picchu, Lago Titikaka, Puno, Ilhas Pessoal. A não desistência me levou a outros e ou- de Uros e Sillustani, Portal Aramuru Muru, com Meditação no Lago da Serenidade e Iniciação tros encontros de Essências, como o Reiki. Master em diversos Sistemas de Reiki, facilito da Ordem de Melchizedek em Machu Picchu e para muitos que se sentem chamados a essa co- Cuzco no Peru, além da celebração Inti Raimi nexão com a Fonte de Tudo O Que É, não apenas - Festival do Sol. Fronteiras vibracionais estão sendo harmonipara curar imperfeições, mas, e principalmente, para criar Perfeição, pois Somos os Criadores de zadas e alinhadas por meio de centenas de IniciaNossa Própria Realidade. ções Presenciais outorgadas no Solo Sagrado da Revista da PAX


Pax desde 2006, quando tive a honra de ser con- nutenção e criação nos mais diversificados asvidado para fazer parte do grupo da Pax Universal, pectos da vida. Reiki não só cura doenças, mas juntamente com profissionais de diversos países. também amplia habilidades inatas, harmoniza o Essas Iniciações Sagradas, manifestadas atra- espírito, traz saúde ao corpo, e tudo isso nos ajuda vés da Luz Universal Imaculada (denominada Rei- a alcançar a felicidade. A Feliz Idade acontece quando estamos no ki por Sensei Mikao Usui, seu redescobridor mais conhecido), foram trazidas para a Terra por Mestre equilíbrio da Santíssima Trindade, manifesta em Saint Germain, na Atlântida, oportunizando a to- Nossos Sagrados Corações, assim como nos Sados os Reinos da Mãe Terra a religação e o reali- grados Corações de Jesus e de Mãe Maria: nhamento com a Fonte de Toda A Vida. A Chama Trina! A Chama Rosa do Amor, a Homens, Mulheres e Crianças podem usu- Chama Amarelo-Dourado da Sabedoria e a Chama fruir dessa Energia Vital Cósmica para a cura, ma- Azul do Poder, unificadas e magnificadas.


A Energia Reiki está acessível também para as crianças. Por feição, geramos filhos, frutos sagrados da Fonte que se manifestam na fisicalidade através de Nós. Sementes de Luz delicadas e frágeis diante da sociedade estabelecida, porém portadoras de raízes e ramos fortes para oferecerem flores de Amor, Saber e Poder em Perfeito Equilíbrio para que, por meio delas, despertemos, em algum Momentum, nossa consciência de Quem Somos Nós.

e Tibetano, Karuna Reiki®, Teramai Reiki, Sekhem Seichim Reiki, Shamballa Multidimensional Healing, formar Sacerdotes e Sacerdotisas na Ordem de Melchizedek e do Fogo Violeta de Saint Germain, transcendendo a ilusão, e mais recentemente, Magos e Sacerdotisas da Terra, aqueles que estão sendo sincronizados com o Tempo Galáctico, através da Sintonização Galáctica, que promove a experiência de estar na frequência de Tempo Natural. Vidas e vidas sendo transComo Nossas Obras mais primorosas de formadas pelo simples assumir Seus Propósitos criação, as crianças são o tesouro e a herança mais elevados. que podemos outorgar à Mãe Terra como recoGratidão, Gratidão, Gratidão. nhecimento por Sua maternidade renascente e por sua doação, e também ao Universo, pois elas Esse é o mantra que vibra constantemente (as crianças) são mantenedoras dos Propósitos em meu ser. e manifestadoras do Projeto Primordial da CriaGratidão à infinidade de seres que lapidaram ção. Assim, devemos cuidar e vigiar para que seo caminho que trilho... jam robustas em Amor, Honra e Dignidade. Gratidão à infinidade de seres que estou Semanalmente, tenho a alegria de sintonizar pessoas aos Sistemas de Energia Vital Uni- prestes a reencontrar... Somos Uma única, Amada versal Cósmica, mais conhecido como Reiki Usui e Grande Alma! Assim É.

Eu Sou Mário Diniz Mikhael Melchizedek Mestre Reiki nos Sistemas Usui,Tibetano e TeraMai registrado na Sociedade de Reiki Mikao Usui - Brasil Karuna Reiki® Master The International Center for Reiki Training - Michigan - USA, Mestre Sekhem Seichim. Sacerdote Master Melchizedek e Fogo Violeta. Iniciado no Processo de Reprogramação de DNA - Viver de Luz - 2001. Master Teacher Shamballa Multidimensional Healing. Master Magnified Healing • www.reikidesignios.net • mariodiniz@reikidesignios.net

 PARA DATAS, VALORES E INSCRIÇÕES, ENTRE EM CONTATO COM A PAX: Tels: (11) 2236-2726 | 2236-0244 • pax@pax.org.br Revista da PAX


CALENDÁRIO MAIA Um povo... uma Terra... um tempo...

E

screver sobre os Maias tem fascinado muitas pessoas... Sobre o Calendário Maia, então, muito mais, antes de tudo a mim, que sendo Kin planetário, isto é, seguidora da Frequência 13:20 que regula o tempo quadridimensional, de acordo com a qual o Universo é mantido em ordem sincrônica. Essa é a frequência natural e correta do ser humano, porque nos sincroniza à Galaxia, segundo dr. José Argüelles. Ph.D. descodificador dos Sagrados Selos Maias e escritor de vários livros – O Encerrador do Ciclo como era chamado –, a quem rendemos gratidão imensa. Os misteriosos Maias, como alguns assim os definem, formavam uma civilização muito adiantada, porque tinham uma missão galáctica científico-cultural perante a Terra, tendo como principal Avatar Pacal Votan. Eles reuniram conceitos matemáticos amplos como nenhum outro povo, e eram


E por onde começaremos? Simples: todos os preocupados com o Tempo, não no sentido da hora que se vê no relógio, mas com foco no as- dias, nos sintonizamos com o Oráculo de Quinta Força – Força G (centro da Galaxia) –, formado por pecto mental. Eles, por serem de dimensões mais elevadas, cinco Selos Sagrados Maias, colocados sob cálmapearam todo o Céu, o trânsito de Vênus, as culo matemático e com o Tom Galáctico do dia, distâncias entre os Planetas, pois sabiam que em sinalizado pelo Código de Ponto e Barra. O Tom dá movimento ao Selo, e lemos o texto do dia, algum momento o Planeta Terra entraria em aceque, por ser uma chave numérica, não deve ser leração vibratória. Sabiam que a humanidade da entendido com o raciocínio lógico. Essa vibração Terra passaria por muitas mudanças, e deixaram nos leva a Sincronicidades, que muitos chamam seu legado: o Calendário de 13 Luas de 28 Dias, coincidências. que traz a frequência 13:20 nos seus 13 Tons GaPartindo daí, cada pessoa tem um Oráculo lacticos, que dão movimento aos 20 Selos Solacom base em sua data de nascimento, que são as res, formando 260 kins, que chamamos TZOLKIN Energias dos Selos constantes em sua Assinatura – uma grade linear que representa o Calendário Galáctica. Isso ajuda em todas as atividades, porSagrado dos Maias –, um módulo harmônico da que os Maias sentiram as vibrações em seu próFrequência Universal que nos faz sintonizar a prio corpo e as talharam nas pedras do Palácio Galáxia todos os dias, mesmo que não tenhamos das Inscrições em Palenque, no México. conhecimento disso. O Tear dos Maias com 52 Talharam em forma de Geometria Sagrada dias – Portais de Ativação Galactica – enche nosso de Sirius e deixaram grande quantidade de vicoração de alegria. brações, que, hoje, visualizadas através dos SeNessa frequência, o campo mental de nossa los, influem não só no DNA, mas também no que consciência deixa de ser dominado pela meca- chamamos Corpo de Luz, ou Presença Divina. Um nicidade e pela matéria tridimensional que blo- caminho para a sintonia com a quarta dimensão, queia a mente. lembrando que já estamos em direção à Quinta: Tempo é a quarta dimensão, que é estético, a dimensão da Luz Cristalina. conhecido através da mente, porque a mente é a raiz do Tempo. Tempo é o mecanismo que autorregula o Planeta. A medida do Tempo é a mesma medida da mente.Tempo é o “aqui e agora”, a intemporalidade, o presente momento em que fazemos nossas escolhas pelo nosso livre-arbítrio, que é uma Lei Espiritual da Humanidade. Assim como o ar é a atmosfera do corpo, o Tempo é a atmosfera da mente. O 13:20 evita a aceleração desregulada do DNA, que causa superpopulação e altera as bases sociais dos humanos. A Lei Quadridimensional do Tempo nos calibrou para a Sincronização Galactica de 2012, tanto que estamos no Ano II da Nova Terra.

MARIA LUIZA RODRIGUES BÄURICH — Cachorro Solar Branco — Kin 230

Pedagoga, com conhecimentos de Numerologia e Iniciada em Reiki nos níveis I e II, CRT 26.189, dedica-se, desde 2003, a estudos de Calendário Maia, realizando desde então as celebrações de Ano-Novo Maia, a cada 26 de julho. Fez a Abertura do PORTAL 888 – Portal de ÓRION. Ministra curso de Calendario Maia, faz Interpretação de Assinatura Galáctica, apresenta o programa “Momento13:20”, na TVPAX, e dirige a Vivência Maia na PAX, às terças-feiras.


A serviço da vida

“Que tua alma dê ouvidos a todo grito de dor, tal como o lótus abre suas pétalas para sorver o sol matutino.”


A

tualmente, um número muito grande de pessoas, ao ver as dificuldades pelas quais passa nossa sociedade, é movida internamente a se perguntar: “O que posso fazer? Como posso ajudar?”. Mas, será que a pergunta não deveria ser: “Como posso servir?”. É importante saber exatamente a serviço do que e/ou de quem estamos.

Qual é a diferença entre ajudar e servir? A ajuda pura e simples implica desigualdade, porque uma das partes se apresenta sempre em algum tipo de desvantagem. Quem ajuda sente sua autoestima crescer, mas o ajudado pode sentir-se diminuído e inferiorizado. Por esta razão, é preciso estar atento para não transmitir inadvertidamente uma impressão de superioridade quando ajudamos alguém.

brança nem dívida. Quando nos dispomos a servir somos movidos pela compaixão, colocamos o amor em ação, e compartilhamos emoções enquanto aprendemos a eliminar preconceitos, pensamentos e atitudes egocentrados. Estar a serviço é uma escolha de vida. Escolher servir nos conduz para longe das nossas imperfeições, e isso acontece porque o serviço inspira uma visão de mundo compassiva e amorosa. O exercício da empatia e da solidariedade nutre e fortalece a bondade humana. No serviço amoroso, quem serve é também servido de alguma maneira. Servir ensina como nos desapegarmos das nossas ações e do resultado delas. Colaborar amorosamente com o bem-estar do semelhante desperta a consciência de unidade na diversidade, e o Sagrado Mistério se faz presente e atuante, porque servir é trabalhar com e para a alma.

Servir, por outro lado, implica relacionamenO serviço renova a alegria de viver e reforça to entre partes essencialmente iguais embora, a fé em Deus e nos Seus propósitos insondáveis. circunstancialmente, diferentes. Servir é basicamente uma maneira de ver, Servir ao semelhante é um ato de amor, um encontro de seres humanos pelo coração. Quan- compreender, sentir, agir e reverenciar a vida. do agimos com espírito de serviço existe, antes Tudo o que é feito por e com amor é um servide qualquer coisa, intercambio de afeto, e algo ço sagrado, por mais corriqueira que seja a ação. indefinível e além do que estamos oferecendo de Não existe limite para o serviço amoroso nem lugar e hora marcados para servir. concreto é trocado. Sempre que apenas ajudamos alguém nos sentimos gratificados, mas não nos comprometemos amorosamente, e nosso ego muitas vezes se sobrepõe à generosidade, e se apropria do resultado da nossa ação. A ajuda sem espírito de serviço espera recompensa e reconhecimento, por isso, muitas vezes, quem ajudamos se sente em débito e, constrangido, se afasta de nós. Consequentemente, nos sentimos vítimas da ingratidão.

A família, por exemplo, é um campo fértil para o serviço amoroso. Conviver com os parentes, funcionários e amigos nos ensina como aparar arestas do próprio temperamento, e perceber que as pequenas vilanias do cotidiano nos convocam para praticar a paciência, a ciência da paz, da compreensão, do perdão e da tolerância. Todo gesto, toda palavra ou atitude consciente e amorosa é um serviço ao Bem.

No trabalho, a convivência com um compaA ajuda pura e simples inclui retorno e cobrança. Porém, quando servimos, a inteireza do nheiro de trato difícil oferece oportunidades prenosso ser se revela na ação amorosa e altruísta, ciosas para prestar serviço. Os colegas, assim como familiares difíceis, e, ao mesmo tempo em que acolhemos o outro, somos acolhidos por ele, por isso não existe co- são mestres, eles nos ensinam como agir diante Revista da PAX


das resistências, a ser flexíveis, e a compreender percebemos que a vida é interdependente e que antes de julgar. Mostram-nos quão importan- estamos todos interligados na teia da existência. te é enxergar o que existe por traz das palavras, Servir ao semelhante nos torna servidores do emoções e atitudes. Olhar para quem nos ofende Sagrado Mistério da vida. sem mágoa, sem revidar a ofensa, fortalece nosso equilíbrio interior, e a lucidez disciplina nossas emoções. Procurar sentir e ver o que está além das palavras duras proferidas nos revela que essa Marilu Martinelli pessoa é alguém que sofre. Se essa pessoa não Jornalista.Atriz.Educadora.Especiafosse infeliz não seria agressiva, prepotente e lista na Formação do Educador em rude, pois, quem é feliz não fere ninguém. Desse Valores Humanos. Escritora.Confemodo, permitimos que a generosidade desabrorencista Internacional.Professora de che como expressão natural do amor fraterno. Ética das Religiões,Filosofia Oriental O serviço amoroso pode romper barreiras que nos separam uns dos outros, porque nos coloca disponíveis para dar e receber amor. O impulso de servir nasce naturalmente quando

e Mitologia Universal. Consultora para Formação de Lideranças e Gerenciamento em Valores Humanos.Professora convidada da Unipaz SP, da Unibem Paraná e da PUC-SP.

 Coletânea em 2 CDs 160 minutos com as melhores músicas xamânicas nativo norte-americanas e música das estrelas utilizadas na Pax, nas vivências mensais gratuitas de Xamanismo Crístico realizadas por Clêudio Bueno. R$ 50,00 — www.livrariapax.com.br


Nossa Sra. Aparecida e as Divindades Femininas

P

adroeira do Brasil, reverenciada por toda esta nação no dia 12 de outubro, Nossa Sra. Aparecida representa uma das muitas faces da Mãe Divina, a quem chamamos carinhosamente de Mãe Maria.

Ao longo das eras, Mãe Maria tem utilizado as divindades femininas, que se expressam por meio das deusas e das nossas senhoras, para revelar qualidades, aspectos e virtudes do divino, omo poder, sabedoria, justiça, compaixão etc., que cada povo, cada nação e cada pessoa precisa reconhecer, trabalhar e manifestar no mundo da matéria, a fim de superar todos os obstáculos que a vida apresenta a cada instante e seguir em frente, na busca da felicidade. Mas se essas virtudes são visíveis em manifestações da Grande Mãe, como as das deusas Gaia, Ísis, Afrodite, Atena, Kuan Yin e tantas outras, é na face das nossas senhoras que o mundo ocidental vê, hoje, refletida a virtude que engloba todas as virtudes, a essência da Mãe Divina — o amor incondicional.


É esse amor sem limites e sem condições que vemos revelado em nossa Senhora das Graças, de Lourdes, de Fátima e das muitas Virgens Negras, das quais se destaca nossa bem-amada Senhora de Aparecida. Mãe Aparecida, a face da Mãe que, nos idos de 1717, se mostrou aos brasileiros na forma de uma simples imagem de terracota enegrecida, cujos traços reproduzem os traços de todo o povo brasileiro. Mãe Aparecida, conservada por alguns anos na casa de um humilde pescador e ali venerada pelos moradores próximos por meio de cânticos e orações. Mãe Aparecida, que, pela fé dos humildes, se tornou conhecida de norte a sul, e, pela vontade do povo, se tornou a padroeira do Brasil. Mãe morena, de grossas tranças e rosto ovalado, no qual se destacam um par de olhos amendoados e profundos, que fixam o infinito, e um penetrante sorriso, do qual emana paz e serenidade; de mãos em atitude de prece, que refletem o convite à oração, e de pés descalços, que pousam nas nuvens sustentadas pelos anjos da Grande Mãe — a Mãe recoberta por um lindo manto azul de veludo e coroada por todos os brasileiros, seus filhos, como a padroeira do Brasil.

Oração à Mãe Aparecida Padroeira do Brasil Canalizada por Jane Ribeiro, em 2 out. 1998.

Filhos desta amada terra, é hora de despertar, é hora de abrir os olhos, todos vós e o vosso amado Brasil. É hora de perceber e resgatar a imensa sabedoria de vossos antepassados, os habitantes primeiros desta terra sagrada, vossos irmãos, os índios. Que, em consciência com a sabedoria de vossos ancestrais, todos vós possais se levantar, vislumbrando, numa mesma sintonia, a imensa força e poder de vossa Mãe Terra, que se encontram concentrados neste pedaço do planeta, o vosso amado Brasil. Levantai! Eis que o tempo de manter o gigante adormecido findou. Que, em seu despertar, ele possa acordar todos os seres de todos os reinos que nele habitam. A partir deste ponto, o Brasil, todos despertarão e se levantarão atendendo ao chamado de Deus-Pai-Mãe na Unidade maior com todos os reinos de Luz. Minhas bênçãos a todos vós.

Eu Sou Vossa Mãe Que a força e o amor emanados por Mãe Aparecida, mola propulsora que, há anos, vem Bem-amada Mãe Aparecida, Vós, que vigiais todos os passos do nosso impulsionando o nosso povo e preparando esta amado Brasil desde os primórdios dos temterra para ser o berço da nova era, continuem pos, zelai por nós. alimentando todos nós, este solo sagrado — o Brasil — e todo o planeta Terra. E que a devoção Vós, que embalais com tanta paciência, see o amor do povo brasileiro à Senhora de Aparenidade e amor esta amada terra e seus firecida possam se revelar como amor incondiciolhos, zelai por nós. nal a este planeta e a todas as formas de vida. Vós, que sempre atendestes às súplicas dos Amor e Luz, humildes de coração, zelai por nós. Jane Ribeiro.

Vós, que sempre defendestes as causas dos necessitados e oprimidos, zelai por nós.


Vós, que sempre protegeste nossos índios, nossas matas, nossos rios e nosso solo sagrado, zelai por nós.

Que o vosso Amor ajude a despertar todas as almas que se mantiveram adormecidas com esta terra de gigantes.

Vós, que, neste momento, do centro do Planalto Central, irradiais o vosso amor e abençoais esta amada terra e seus habitantes, zelai por nós.

Assim, a noite de múltiplas estrelas refletida em vosso manto azul de Luz poderá ser vista por toda a humanidade e, nas bênçãos do amor, se transformará em um lindo sol dourado, elevando os corações e mentes de todas as formas de vida, na Luz de Deus-Pai-Mãe.

Bem-amada Mãe Aparecida, Neste momento de grandes transformações individuais e planetárias, abri mais uma vez vossos braços e protegei com vosso Manto de Luz nosso amado país, o Brasil, e todo o planeta Terra. Que a vossa Luz e o vosso Amor possam ser sentidos no coração e na mente de todos os brasileiros, para que todos possam perceber o momento único que estão prestes a vivenciar neste solo sagrado. Que o gigante adormecido por vossa mão possa finalmente despertar desse sono de eons e, com toda força e poder acumulados, despontar como exemplo de Sabedoria, Paz e Amor a ser seguido por toda a humanidade.

Bem-amada Mãe Aparecida, Rogai para que todas as forças que despertaram com este gigante adormecido vislumbrem os novos patamares de Luz, que pulsam e brilham acima do Planalto Central, na direção de todos nós e de todas as formas de vida. Bem-amada Mãe Aparecida, Dai-nos a bênção, ó Mãe querida, Nossa Senhora Aparecida, Dai-nos a bênção, ó Mãe querida, Nossa Senhora Aparecida. Dai-nos a bênção, ó Mãe querida, Nossa Senhora Aparecida. Amém, Amém, Amém.

JANE RIBEIRO Advogada, formada pela USP, dedica-se há mais de 30 anos a estudos e práticas voltados à espiritualidade. Em 1996, após iniciações recebidas nos Estados Unidos e Hawai, passou a reunir pessoas semanalmente para ancorar as energias de amor e cura da Bem-Amada Mãe Maria; em 1997, por instrução do plano espiritual, passou a transmitir os ensinamentos contidos nas “iniciações à ordem de melquisedek”; e, em 2000, retomou seus estudos da kabbalah e, por orientação do plano espiritual, tem transmitido os princípios básicos desse conhecimento milenar. Atua ativamente junto à Fraternidade PAX desde 1995, realizando vivências e ministrando palestras e cursos sob a orientação dos Mestres da Grande Fraternidade Branca Universal. Revista da PAX


FREQUÊNCIAS DE LUZ

“E DEUS se faz presente no universo!”

E

nergia suprema de todo a criação, de tudo o que já existe e o que está por vir. Até hoje se criam e inventam os mais diversos nomes para essa força, que é onipotente, onipresente e onisciência, pois tudo parte dela e a ela retorna, seja consciente ou inconsciente.

Partindo deste princípio, tudo o que é gerado esta contido em uma vibração de uma frequência determinada para um devido fim em sua criação, seja no homem, no animal, no vegetal e até mesmo no universo. Sendo assim, parte um ponto que vibra, emana e irradia uma frequência de luz, de som e de cor. Essas frequências podem ser consideradas virtudes, qualidades com o qual ele preenche algo de sua criação, e essas irradiações partem do princípio do mistério do número 7, que vibra e reverbera de forma constante, multiplicando-se e dividindo-se. Essas irradiações exaladas pelo criador apresentam-se nas mais variadas tonalidades e gradações:


Tom Azul

novo, coragem para trocar o certo pelo incerto a Princípio Divino: coragem, fé, determinação e re- fim de que a vida continue. aleza. Está contido nos seres batalhadores, em- Ausência do tom: apatia, não ação para lutar pela vida e fazer acontecer a sua história. preendedores, cheio de iniciativa. Ausência do tom: arrogância, prepotência e autoTom Branco ritarismo, isso em qualquer religião ou filosofia, Princípio Divino: paz, serenidade, o encontro conindependentemente do grau de instrução. sigo mesmo, Deus e a criatura, passa a gerar de si, sem isto a busca é constante, vazia e incerta. Tom Dourado Princípio Divino: mente fabulosa, rica no aprenTodos os santos, anjos, mestres, seres de alta dizado, com facilidade no campo mental, tanto consciência, potências, divindades, orixás e hiepara absorver quanto para ensinar. rarquias estelares, todos seguem regras, ritmos e Ausência do tom: loucura, delírio e até a manifes- disciplinas — tudo parte do holograma da criatação de psicopatias. ção deste mundo idealizado por Deus para os seres que nele vivem.

Tom Rosa

O que Deus nos reserva é uma incógnita, pois Princípio Divino: amor, compreensão, encanta- tudo depende de nossas ações, palavras, pensamento, aptidão para as artes de modo geral. mentos e sentimentos junto ao universo que nos Ausência do tom: sadismo, incompreensão, fana- rodeia. Nada para de evoluir, pois o universo esta em constante transformação, conforme recebe tismo, obsessão por pessoas, coisas ou ideias. as informações dadas por todos nós, sendo que cada um reage, pensa e sente de forma diferente Tom Verde Princípio Divino: autocura, busca da verdade, de diante da mesma situação. Deus é e sempre será o criador, e a nós, huquem somos e para onde vamos; busca da nossa alma e de seu bem-estar, religiosidade, lei divina manos, considerados a mais bela obra de sua criação, resta ser como ele: criar, transformar e a ser executada. não destruir a sua criação e as suas criaturas. Ausência do tom: incredulidade, viver por viver, sem um sentido maior para a própria existência.

Tom Rubi-Dourado Princípio Divino: misericórdia, compaixão, entrega, redenção à força suprema que tudo rege, justiça divina. Ausência do tom: vazio, falta da razão de se estar vivo e de se fazer parte de um contexto.

Tom Violeta Princípio Divino: pureza de coração e alma para se começar uma nova etapa, uma nova jornada, um novo começo; transmutação, troca do velho pelo

Regina Ferreira Terapeuta holística (CRT 43.884)

Dirigente do Medicina da Alma, Regina ministra os seguintes atendimentos individuais na PAX: limpeza dos corpos e dos chakras, reestruturação dos corpos por meio de Reiki, Magnifield Healing, Karden, Seikim e outras técnicas de cura; abertura de caminhos e limpeza energética com magia divina. Revista da PAX


P R Ă T I CA S orientais TĂŠcnicas que nos que ajudam a viver melhor


Reiki

O toque que cura equilibra e harmoniza


O

Reiki não é uma religião, é uma técnica te, podendo fazer a transmissão da energia em si de expansão de consciência que traz a mesmo e à distância, pois uma nova Iniciação torsensação de bem-estar e equilíbrio para nará seu canal energético mais aberto. quem aprende e para quem recebe. No Nível III, o reikiano se torna Mestre de si É a união da energia Rei, que significa Uni- mesmo, será sintonizado mais uma vez em seus versal, e da energia Ki, que equivale à energia vi- canais energéticos, receberá mais símbolos satal que flui em todos os seres vivos. A energia Rei grados e aprenderá outras técnicas, que o auxiliaé sutil, sem polaridade, e a Ki é uma energia com rão na aplicação, podendo expandir essa energia polaridade, na qual o positivo e o negativo se in- de cura e harmonia para multidões de pessoas. tegram, formando a palavra Reiki. O Nível Mestre expande mais uma vez a pesNão há contraindicação para se tornar um soa, e o reikiano passa a ter condições de ministrar reikiano, pois esta técnica pode ser aprendida aulas, iniciando outras pessoas na prática do Reiki, por qualquer pessoa, até por crianças. passando seu conhecimento e experiência. Para isso, é necessário fazer o curso, a fim É no momento da sintonização que a pessoa de aprender a técnica, e para que a pessoa passe passa por um processo de limpeza energética e por uma Iniciação, na qual seus centros de força de descoberta de si mesmo, prestando mais aten(chakras) são sintonizados com a Energia Cósmica. ção à sua relação com o Criador. A pessoa passa a Um mestre habilitado pode fazer essa sintoniza- sentir-se diferente, pois as vibrações em seu corpo, ção, utilizando os Símbolos Sagrados encontrados mente e emoções mudam, suas mãos se tornam por Mikao Usui, que foi o seu redescobridor . canal de transmissão de Energia de cura e equilíComo a atuação do Reiki é bastante abrangente, a Energia Vital age diretamente em cada canal energético. No físico, o Reiki flui nos meridianos, nadis e chakras, e essa energia nutre as células e órgãos, estimulando suas funções vitais. No emocional, o fluxo de energia responde às emoções e aos pensamentos. No espiritual, integra o passado ao presente e conecta o Ser ao seu Deus interno, o Divino dentro de cada um. Existe o Nível I, no qual o reikiano aprende a técnica para autoaplicação e aplicação no outro e também aprende sobre a história da técnica, as posições para canalizar a energia e a sintonização, onde o Ser é conectado à energia Cósmica. Neste processo, são abertos os chakras da coroa, do coração e das palmas das mãos, criando uma conexão especial entre o receptor e a fonte Sagrada do Reiki. No Nível II, o reikiano recebe alguns Símbolos Sagrados, que tornarão a técnica mais abrangen-

brio, e ela pode ajudar a si mesmo e aos outros. Isso a fortalece e equilibra, permitindo-lhe lidar melhor com o estresse do dia a dia e ajudar as pessoas a terem uma melhor qualidade de vida. Por sua simplicidade, o Reiki aceita facilmente a prática coordenada com outras terapias, como florais, massagem, aromaterapia e cromaterapia, gerando uma sinergia que permite efeitos ainda mais positivos.

MARIA EMÍLIA CALDEIRA Reiki Master nos Sistemas Usui Reiki, formada por Márcia Ortiz, Florais de Saint Germain, Florais de Bach, Aromaterapia, Cromoterapia, Pedras & Cristais. Ministra cursos e atendimentos individuais de Reiki Karuna Ki Tera Mai. e de terapia floral com óleos essenciais. Revista da PAX


Técnicas terapêuticas milenares De onde surgiram?

D

esde a Antiguidade, os povos orientais, principalmente da China, faziam uso de ervas, massagens e acupuntura com fins terapêuticos. Durante milhares de anos, foram sendo desenvolvidas essas e outras práticas interpretadas e empregadas segundo a filosofia, a cultura e os dogmas religiosos de cada época. Surgiram importantes conceitos como o de Yin e Yang, forças opostas e complementares que regem o universo, e a Teoria dos Cinco Elementos/Movimentos da natureza (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água). Esses princípios formam os pilares da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), cuja visão da saúde se baseia no estado de harmonia entre o Yin e o Yang — que gera a energia vital (CH’I ou QI) — e os Cinco Elementos/Movimentos. Tanto a falta quanto o excesso de uma dessas forças/ elementos causa desequilíbrios energéticos e origina doenças. Segundo a filosofia oriental, o primeiro passo para se viver em harmonia e equilíbrio com o mundo é encontrar o equilíbrio e a harmonia dentro de si. Direcionando nosso


olhar para a sabedoria dos antigos, reaprendendo a respirar e a comer, a ouvir nossa intuição, reconhecendo os erros e aceitando que existe o momento de empreender, mas também o momento de ser paciente e esperar. O Homem é o elo entre o Céu e a Terra, é a conexão com o fluxo constante e infinito de energia vital, que é o Universo. E a vida saudável do Universo depende em primeiro lugar da vida saudável de cada um de nós. Vejamos, a seguir, em que consistem as princpais técnicas terapêuticas culti-vadas pelos orientais.

celular. É comparada a massagem sem o uso das mãos, a sangria sem retirada de sangue e a acupuntura sem agulha. Reflexologia podal. Estímulo na planta dos pés, que alivia dores e auxilia nos distúrbios orgânicos e emocionais, sendo eficiente para tratar o estresse. Shiatsu. “Pressão do dedo” feita nos canais e meridianos energéticos, que promove o equilíbrio da energia, capacitando o organismo a criar uma resistência natural, que previne doenças.

Ventosaterapia. A ventosa é aquecida internamente com fogo, promovendo um vácuo. O Acupuntura. Estímulo do principal efeito é limpar o Sistema Nervoso Central sangue, eliminando gases por meio de agulhas, libee toxinas, tornando o pH do rando substâncias químicas sangue estável, aliviando docapazes de aumentar a imunires, cansaço, tensão muscular dade e de equilibrar o sistema e formigamento de membros inendócrino e a pele. O foco tanto a feriores e superiores. As impurezas acupuntura convencional quanto da oriundas da água e dos alimentos que inestética é a saúde. A vermelhidão provocada gerimos, bem como das nossas emoções ruins, na pele libera neurotransmissores que melhoram causam um desequilíbrio, estagnando o sangue a circulação e estimulam o colágeno na pele. Para e provocando doenças. aqueles que não suportam agulhas, podemos usar magnetos, pastilhas de silício, pontos de alumínio (Apong). Auriculoterapia. A orelha comunica-se com o Sistema Nervoso Central por meio de sua rica inervação. Cristais de zircônio são colados em pontos específicos para tratar problemas de ordem emocional (insônia, ansiedade e depressão). Age também nos sistemas digestório, respiratório, muscular e cardiovascular. Guashá — Gua (riscar ou esfregar) e Shá (exteriorizar areia ou toxinas). É a raspagem da superfície da pele que elimina toxinas, ativa a circulação sanguínea e estimula o metabolismo

ADRIANA DOURADO Formada em Odontologia pela UCCB, com pós-graduação em Acupuntura, pelo Instituto Ibraho, e extensão em Acupuntura Estética Dermato Funcional, pela Ebramec. Atendimento voltado ao equilíbrio físico e energético, por meio da prática da Medicina Chinesa e demais terapias alternativas orientais e ocidentais. Revista da PAX


Mudança de hábitos e costumes

facilitam o Feng Shui

M

uito tem se falado e escrito sobre a necessidade e a importância de se cuidar da mãe Natureza. O mais importante de tudo isso é a consciência individual de cada um.

Não adianta ficarmos sentados a espera de soluções mágicas e milagrosas vindas dos nossos governantes. Nós, por comodismo ou por já recolhermos altas somas em impostos vindos de todas direções, não temos a iniciativa de mudar nossos hábitos e costumes. Desde muito cedo em nossa vida, ainda como meros aprendizes, espelhamos nossos conhecimentos e aprendizado em nossos pais, depois na escola e, mais tarde, na vida social. E, assim, vamos tão somente repetindo os hábitos e os costumes dos nossos antepassados. “Ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais” — este verso da música “Como nossos pais”, composta por Belchior e imortalizada na voz da ilustre Elis Regina, retrata exatamente o nosso comportamento de repetição de hábitos e costumes. Então, chegou a hora de nós, individualmente, decidirmos mudar os nossos hábitos e os nossos costumes; para tanto, basta tomarmos a decisão de alterar, primeiro na mente, o nosso modo de pensar e, em seguida, a nossa maneira de agir. Você que está lendo este artigo, se chegou até aqui, tenha certeza de que algo já despertou em seu interior e o está impulsionando a mudar os antigos paradigmas de repetição para novos padrões de novos paradigmas. Aproveite, então, a oportunidade e comece com pequenas atitudes; assim, irá conviver melhor com o Planeta Terra... E um bom lugar para começar é pela cozinha.


Em uma casa, a cozinha é um dos cômodos no qual existe o maior uso dos nosso recursos naturais; os chineses acreditam que existe um Deus que mora em cada cozinha e que seu lugar predileto é o fogão. A cozinha, portanto, é considerada um dos locais de mais importância no uso do Feng Shui. Com um pouco de cuidado, é possível diminuir o impacto causado ao meio ambiente, assim como ativar incoscientemente as energias positivas de prosperidade, abundância e saúde para a nossa vida e para a de todos os moradores da casa. Veja só, como é fácil! Antes de tudo, vamos mudar alguns de nossos hábitos e costumes diários até que eles se tornem parte do nosso dia a dia; como resultado, receberemos a recompensa material pelos nossos novos padrões mentais: • Antes de lavar a louça, deixe-a de molho na pia, mergulhada em água e detergente. • Reutilize a água de cozimento de vegetais para fazer sopas, novos cozimentos ou para regar plantas e jardins. Esta água é muito rica em nutrientes. • Para tirar a gordura de um recipiente sujo, use a borra do café. Passe a borra, deixe agir por alguns minutos e depois lave com água. • Troque o detergente comum por uma mistura de água e vinagre (um terço de vinagre e complete com água). • Deixe os grãos de molho algumas horas antes de cozinhar. O alimento utilizará menos gás e tempo para ser preparado. Não se esqueça de tampar a panela enquanto cozinha. E, de preferência, use panela de pressão. • Procure o selo de eficiência energética do Procel ao comprar aparelhos novos ou trocar os velhos.

• Cerca de 15% da conta de luz é responsabilidade dos aparelhos que ficam em stand by. Desligue o micro-ondas quando não o estiver usando. • Um litro de óleo jogado pelo ralo polui 1 milhão de litros de água dos rios. Doe o óleo de cozinha usado a entidades sociais que produzem sabão. • Separe o lixo reciclável do orgânico. • A geladeira é o segundo eletrodoméstico que mais consome energia elétrica na casa. Por isso, evite abrir a porta dela para pensar. Se cada pessoa começasse a diminuir um pouquinho o impacto que causa no Planeta já viveríamos em um lugar muito melhor. Aquele papo de pensar no Planeta que vamos deixar para os nossos filhos ficou no passado e nada foi feito, O importante é que cada um tenha consciência do que pode fazer para melhorar o seu relacionaemnto com o meio ambiente e, acima de tudo, consigo mesmo. O problema, agora, é mais sério e emergencial. Vamos lá, cada um pode fazer um pouquinho!

JORDAO TORRES Arquiteto desde 1982, com projetos utilizando técnicas voltadas para o Feng Shui. Participa dos trabalhos na Fraternidade PAX, sob orientação do Mestre Saint Germain e de Mestres da Grande Fraternidade Branca Universal, desde 1990.

Revista da PAX


O

O Tai Chi

Tai chi, antes de ser forma, é um princípio: princípio da união do homem com a natureza; do equilíbrio do corpo e do espírito; da alternância natural de movimento e serenidade. Seus movimentos suaves e lentos preservam a saúde do corpo físico, e a serenidade cultiva o espírito. O treinamento do tai chi une a energia verdadeira; a intenção do coração e a contração do baixo abdomen se unem com a contração das mãos e dos pés. O tai chi é manifestado por meio do yin e do yang — negativo e positivo —, em cujo símbolo se tem a imagem do sol refletindo a sua luz sobre a terra. 


A respiração é responsável pela harmonia do movimento interior e exterior, e a pulsação é sempre o resultado de um movimento de contração e expansão: quanto temos a intenção de suspender, de levantar, o assoalho pélvico se contrai (este é o sentido da inspiração). O tempo de contração depende do nível de treinamento do praticante. Como resultado de uma prática mais elevada, a energia pode subir pela coluna, indo até a cabeça. Nesse momento, a essência já se transformou em energia e vai suprir o cérebro: esse é o sentido da expiração.

Os três tesouros O abraço do seu centro energético umbilical leva à união dos três tesouros do homem — espírito, energia e essência —, promovendo a saúde e a longevidade. Num nível mais elevado, leva à realização por meio da união do micro e do macrocosmo. São necessários três relaxamentos: • Dos nervos — Para serenar o sistema nervoso, reca o olhar e reflita-o na região da origem fetal. • Dos músculos, — Com o olhar recolhido, a musculatura naturalmente relaxa, porque o baço,que é representado pela região do baixo ventre, cuida da musculatura. • Da respiração — Se a intenção do coração estiver na região da origem fetal, a respiração também estará lá, o que é totalmente natural. Alongamento O tai chi  é uma prática de alongamento dos tendões, e o caminho dos tendões é o caminho  nervoso, que é aquele da energia fluindo, quando o sangue é impulsionado.

A ênfase desses movimentos é dada no estimulo das extremidades, promovendo a ligação dos  canais de energia e o desbloqueio dos pontos de energia, beneficiando todo o organismo, especialmente o fígado, por ser o órgão que rege os tendões. Sua prática promove benefícios rápidos para a saúde, tanto na prevenção quanto na cura de doenças crônicas. Recomenda-se  a prática diária dessas formas, sem forçar, segundo a condição física de cada um, intensificando o treino até atingir o número ideal de 108  vezes. Lembrete: o exercício somente é contraindicado para grávidas, cardíacos graves e recém-operados.

As oito formas 1. Esticar os pés para a frente, alongando dos quadris até a ponta dos pés. 2. Punhos, cotovelos e ombros para trás. 3. Cabeça para trás, flexionando o pescoço. Elevar os braços com as palmas para dentro. 4. Contrair o baixo ventre, suspendendo a região genital, e virando as palmas das mãos para cima. 5. Empurrar os calcanhares para a frente. 6. Dobrar a cintura, levando as mãos em direção aos pés, sem forçar e sem dobrar os joelhos. 7. Balançar a cabeça de cima para baixo. 8. Dar palmadas no osso sacro, massagear na altura dos rins, bater e massagear os joelhos. Nove formas para restabelecer a vitalidade Atuando beneficamente sobre os nove sistemas orgânicos do corpo, a prática diária dessas formas restaura a vitalidade do praticante. Revista da PAX


A sequência consiste de oito formas de auto- 9. Sentar com as pernas cruzadas (perna esquerda à frente da direita), as duas mãos somassagem, a serem executadas na posição deitabre os joelhos, flexionar o tronco para frente da e uma forma na posição sentada. três veze e, em seguida, girar o tronco a partir Deve-se utilizar uma pressão maior dos dedos da cintura, 21 vezes em cada sentido. médios, sendo os dedos indicadores e anulares auxiliares, mantendo as palmas relaxadas e, de Meditação — Seu sentido interior preferência, em contato direto com a pele. A concentração é fundamental para a obten- Você pode observar que a sua evolução e autorção dos benefícios: mantendo os sentidos interio- realização ocorrem quando você se interioriza. rizados e a respiração natural, a intenção do cora- Seu verdadeiro espírito não pode se manifestar enquanto você se encontra em um estado de tução deve acompanhar o movimento das mãos. multo. A meditação simples pode ajudar a realizar este objetivo, pois ela é um meio de aquieSó é contraindicado para grávidas, e não é tar a sua mente e o seu corpo e de dirigir as suas aconselhável a prática com o estômago  cheio. energias para o interior. 1. Com os dedos médios unidos na altura  do Para acalmar a mente meio do peito, à frente do nosso osso esterno, girar as mãos, suave e lentamente no sentido Se confortável para você, sente-se em uma almofada no chão, de modo que seus quadris fiquem horário — fazer 21 círculos. mais altos que os joelhos, com as pernas cruza2. A partir dessa posição, ainda no sentido horádas e os joelhos o mais perto possível do solo. A rio, fazer 21 círculos, encadeando-os em moposição de lótus completa é a ideal se você puvimentos descendentes até o púbis. der fazê-la. Pode também sentar-se na ponta de 3. A partir do púbis, separar as mãos e girá-las em uma cadeira, com os pés firmemente plantados movimento ascendente, a direita no sentido ho- no chão. Em qualquer caso, tenha as costas retas rário e a esquerda no anti-horário, 21 círculos e as mãos repousando, com as palmas para cima, encadeados até voltar à posição inicial. sobre os joelhos. 4. A partir da parte superior do osso esterno, descer pela linha central até o púbis 21 vezes. 5. Com a mão esquerda (pressão maior do dedo médio) sobre a virilha esquerda, girar a mão direita ao redor do umbigo no sentido horário 21 vezes. 6. Repetir a forma anterior com as mãos trocadas  girando no sentido anti-horário 21 vezes. 7. Com a mão esquerda na cintura, polegar à frente, a mão direita massageia a lateral esquerda do corpo, desde o peito até a virilha, 21 vezes. 8. Repetir a forma anterior com as mãos trocadas, massageando a lateral direita do corpo 21 vezes.

José Paulo Professor de Tai Chi Chuan na Pax à 10 anos, discípulo direto do grande Mestre Liu Pai Lin, Mestre de uma linhagem com grande conhecimento na Arte da Cura. Iniciado na linhagem dos mestres da Grande Fraternidade Branca, ministrando a Arte da Meditação em movimento, também conhecido como Tai Chi.


Amados Filhos: No Poder da sabedoria da vossa intuição continuareis trilhando vossos caminhos direcionados à Luz. A chave deste novo ciclo é CONSCIÊNCIA e DISCERNIMENTO. Sem essas duas qualidades primordiais não atingireis a manifestação de vossos ideais. A Chama Dourada nunca esteve tão atuante quanto nos dias de hoje, pois somente em sincronicidade com todos os Planos de Luz todos os reinos irão reencontrar a luminação. Amor e Luz, Eu Sou Lanto em vós.


ASTROLOGIA ca l endário maia NUMEROLOGIA O que eles têm a dizer sobre o Brasil Revista da PAX


O mapa astrol贸gico do Brasil


I

Em geral, nas casas de um mapa astrológico, ndicado como o momento do nascimento do Brasil como nação independente o dia 7 de se- as deficiências, mesmo as piores, são resolvidas tembro de 1822, às 16h30, aproximadamente, com trabalho e dedicação. na cidade de São Paulo, podemos dizer que o Saturno, no mapa de um país, rege o governosso país tem: no, e no mapa do Brasil, em particular, rege a casa que trata da própria classe política, e também • Sol em Virgem; dos transportes e da locomoção. • Ascendente em Aquário; e Como na casa do povo temos uma grande • Lua em Gêmeos, em conjunção com Júpiter.

Portanto, como um país do signo de Virgem, devemos desenvolver a organização, a disciplina e a ordem. Como o ascendente é a nossa imagem, a nossa aparência, e a indicação de como realizamos nosso propósito de vida, o ascendente em Aquário revela a palavra “progresso” (significado maior do signo de Aquário) como um dos meios para realizar a nossa vocação como nação. Portanto, quem idealizou a nossa bandeira sabia astrologia e sabia quais eram, de fato, os desafios maiores deste país. A conjunção de Júpiter, com a Lua em Gêmeos, na casa 4, cai perfeitamente para um país tão grande. A Lua, que representa o povo alegre (Gêmeos), brincalhão, comunicativo e superotimista pela conjunção com Júpiter. Júpiter e Plutão inclinam terras e riquezas para este mapa, mas como Júpiter está em Gêmeos e Plutão está retrógrado, em Áries, esses recursos da terra não são nada bem-aproveitados — planetas retrógrados pedem revisão e reparo. Plutão está na casa que rege as finanças. O Brasil é um país rico, mas riqueza aqui é um tema complexo, pois Plutão rege a casa associada ao estrangeiro: é fonte de riqueza a ser explorada, e não investida aqui.

energia de Lua e de Júpiter no signo de Gêmeos, isso influencia o brasileiro a ser um povo falante e que gosta de novidades, e o inclina ainda a viver sempre no presente. Júpiter, por sua vez, inclina ao otimismo. A Lua também indica por que boa parte de nosso povo tem uma criatividade espetacular — muitos de nossos melhores talentos vieram do povo. Com Vênus em Leão, amamos o brilho e a alegria, querendo tudo o que apareça e que nos diferencie Com o Sol em Virgem, o caminho do Brasil é aprender a se organizar. O Sol do Brasil, em aspecto com Júpiter, inclina, muitas vezes, a um excesso de leis de múltiplas interpretações geminianas. Como Sol encontra-se no signo também relacionado com a saúde e em aspecto difícil com a Lua, que é um indicativo de povo, há uma grande inclinação para a dificuldade em levar a saúde até quem de fato precisa. Por outro lado, temos o Sol do Brasil fazendo trígono com Saturno, e isso pode trazer mais organização e eficiência para o nosso país, com empenho e determinação, mas por mobilizações sociais, pela característica aquariana de seu ascendente. Assim, o Brasil atingirá seus objetivos como nação quando a sociedade (casa 11) começar a se organizar e a perceber que não são apenas os governantes que devem fazer o que é necessário, mas sim a sociedade

Com Urano conjunto com Netuno, o mapa No mapa astrol[ogico do Brasil, Saturno, que expressa um forte desejo de mudança completa. simboliza uma área onde deve haver esforço e Marte está no intenso Escorpião e oposto a trabalho, está na casa 3, do ensino básico, pedin- Saturno, planeta capaz de abafar e punir duramente qualquer oposição. do esforços para melhorar a educação. Revista da PAX


As soluções podem ter êxito, mas o poten- com a entrada de Júpiter na casa 4, com Marte cial de sucesso depende do amadurecimento das transitando sobre esse aspecto. Com esse trânsipessoas como povo e sociedade mais organizada to, a insatisfação tomou conta e o povo ganhou a Astrologicamente, alguns trânsitos podem coragem de lutar. Um dos significados para Netuno é dissolução — ele dissolve lentamente tudo o que toca. Trânsitos astrológicos indicam mudanças na Talvez, esteja em dissolução a nossa característica mentalidade do brasileiro de povo pacato. Saturno, em aspecto de trígono exato a Netuno, contribui para essa luta e favoEm Astrologia Mundial, assim como em Astrolorece as mudanças políticas e as reformas. O gia Pessoal, as Progressões Lunares e os lado democrático da vida nacional Trânsitos formam a base da análiganha força, e como Saturno se para as previsões. é o planeta da vontade em Os Trânsitos sobre ação, isso parece signifialguns pontos imporcar que vem ocorrentantes do Mapa Asdo há algum tempo, tral do país, como e não de forma imNetuno pelo aspulsiva. cendente, e JúpiEm outubro, ter, que entrou Saturno estará na casa 4 do em quadratura Mapa do Brasil há com o Ascendencerca de um ano, te do Brasil. Com estão alterando a isso, poderemos percepção do bramostrar que aprensileiro a respeito de demos a votar com problemas antigos. mais responsabilidade, Um aspecto de Netuno para o bem de todos nós! com Júpiter e Lua faz aparecer todo tipo de escândalo, e toda forma de ação havida por debaixo dos panos. Por outro lado, este mesmo Netuno aumenta significativamente o poder do povo, colocando os processos democráticos em evidência. nos ajudar a entender essas manifestações.

Esses aspectos, porém, apesar de tensos, não são totalmente negativos, contribuindo para a dissolução do padrão. Quando Júpiter entrou no signo de Gêmeos e na casa 4 do mapa do país trouxe a insatisfação e o desejo de expansão de horizontes em relação à situação estabelecida e de busca por opções. Isso aumentou,desde que Netuno começou a transitar pelo ascendente do país, e explodiu,

ALBANO MACEDO

Engenheiro e astrólogo. Como os astros influenciam você? Quais são as suas qualidades, fortalezas e pontos desafiadores? Transforme suas decisões em realizações positivas! Faça seu Mapa Natal e analise de seus trânsitos planetários. Analisar os Astros e seus aspectos nos dá o potencial de mudar e transformar a vida.


Brasília à luz do Calendário Maia

G

ostaria de escrever sobre o Brasil, mas não há como calcular, uma vez que em 1542 o Calendário foi mudado para o Gregoriano, que é usado atualmente. Vamos, então, falar de Brasília, Capital da Esperança, inaugurada em 21 de abril de 1960, que traz desafios em sua Energia do Poder da Abundância (selo 3), necessitando ter intenções mais claras e muito discernimento quanto à Política Governamental. Desafios que precisam ser vencidos a partir de novos planos muito bem formulados, e de forma rápida, atravessando assim as fronteiras dos limites de seu próprio crescimento. A cada desafio, um novo caminho se abre, desde que os responsáveis se empenhem em usar com integridade seus dons governamentais e políticos. A missão de Brasília, que influi certamente em todo nosso país, é maravilhosa: é o equilíbrio de polaridades, missão regida pelo planeta Urano, que representa a Nova Era. Bem ancorada energéticamente, segundo o Oráculo de sua data, é como uma semente que florescerá sempre. Na verdade, é uma Energia muito Cósmica, muito criativa, que trabalha o chacra Cardíaco, necessitando, desta maneira, de políticos e representantes governamentais com energias afins. Neste ano de 2014, Brasília está recebendo muita Energia Galáctica, pois está no kin de um Portal até o dia 20 de abril de 2015, e, no dia seguinte, entrará uma outra energia de mais troca. Por enquanto, é devagar, buscando concretizar novos planos realizados, de preferência em grupos. Mas tem também a harmonização pelo Sol, que seria o discernimento e o despertar para melhores realizações em todos os setores, concretização de tudo o que foi planejado, desde que a integridade esteja presente. Pelas energias também ancoradas conforme o Oráculo do dia da sua inauguração., Brasília pode habilitar as “massas” pelo uso da Inteligência, que pede planos bem organizados e muita disciplina – a energia do Guardião da Sabedoria sobre a Capital Federal.

A energia da Visão da Águia também está presente e representa o Sol dos Guerreiros, a busca da verdade e da Justiça e de pontos de vista arrojados na energia da expansão de Júpiter. Isso é maravilhoso, porque a energia da Águia é muito forte, e esse Poder é o que Guia a cidade. Muito forte voar nas asas da Águia! Outra, pode-se dizer, missão da Capital Federal, é o Poder da Espiritualidade, dada a grande quantidades de locais voltados para a Religião e a Espiritualidade. Somos todos Caminhantes em busca da Jornada Espiritual.  Digamos que Brasília tenha sido “premiada” em Energias de compartilhar e cooperar com todos, claro, por meio de seus  governantes e políticos. Talvez, em alguns aspectos, precise tomar como modelo as experiências de outros países, mesmo que adaptadas ao povo brasileiro.  Outro ponto importante é que Brasília é muito jovem... nasceu há apenas dois anos! Como assim?   Explico: é que em 21 de abril de 2012 ela comemorou 52 anos de sua inauguração, 52 anos formam um Giro Galáctico, no qual se inicia outro Ciclo, mas com mais experiência, tendo a oportunidade de corrigir alguns detalhes. Então, no voo da Águia, Brasília, a Capital da Esperança, mostra sua Visão Plena e traça planos e metas de um Governo Justo, para honrar a Sede de Governo do nosso querido Brasil. “Vamos fazer vibrar em cada um de nós a arte do tempo, porque “tempo é arte”. MARIA LUIZA RODRIGUES BÄURICH — Cachorro Solar Branco — Kin 230

Dedica-se, desde 2003, a estudos de Calendário Maia, realizando desde então as celebrações de Ano-Novo Maia, a cada 26 de julho. Fez a Abertura do PORTAL 888 – Portal de ÓRION. Ministra curso de Calendário Maia, faz Interpretação de Assinatura Galáctica, entre outras atividades.


O Brasil e a numerologia

N

osso país, com grande vocação para a fé e com um povo místico e miscigenado desde os tempos de seu descobrimento, é  uma terra em que tudo que é plantado floresce, em que a natureza rica é banhada pelo mar de 8 mil quilômetros de Costa Atlântica, e que “enche os olhos” dos estrangeiros  com sua  beleza e encantos naturais. Estamos em 2014, mas na numerologia o Brasil vive ainda 2013, pois conta-se 12 meses à partir da data de comemoração do aniversário.  O Brasil entrou no ano de vibração 4 em setembro de 2013, e ficará nela 7 de setembro de 2014.  Esta vibração 4 representa trabalho árduo e muitos desafios e dificuldades nas áreas administrativas e governamentais, e também perdas e conflitos. O ano 4 é estrutural,  ele solicita que tudo que está desalinhado seja colocado nos eixos com trabalho, planejamento e bom senso. Disciplina e produtividade são as ferramentas necessárias para a virada que se iniciará a partir do dia 7 de setembro 2014, com a entrada no ano 5, e a partir desta data as dificuldades serão reavaliadas.  A partir de outubro, novas propostas virão, e a abertura para o novo estará rompendo os padrões propostos anteriormente. Com o desenvolvimento do lado mais prático, as questões terão soluções


mais lógicas. O país poderá sofrer situações inesperadas, gerando tensão e rompimento de antigos padrões, abrindo-se para inovação, que é a proposta do 5. Será o momento da mudança em várias áreas — político, social, direitos humanos e segurança pública —, com novas leis à serem estudadas e alteradas. O País passará por mudanças que podem ser de grande importância na política mundial, pois a proposta do 5  é de abertura com versatilidade e criatividade. A criatividade será necessária para que as novas normas estabelecidas possam caminhar com base na ética e na integridade. Haverá necessidade de ação, paciência e colaboração, seguida  de  uma comunicação otimista e responsável, fazendo com que a ordem siga uma rotina de trabalho, a fim de que as mudanças necessárias sejam realizadas.  Boa sorte, Brasil!

TECA FERREIRA Profissional da área de artes gráficas durante 25 anos. A partir de 2000 a a dedicação foi na Área de Terapias Alternativas, com diversos cursos nas áreas de Numerologia, Tarô, Massagem Terapêutica, Aromaterapia e Magnétoterapia, Reiki I (Escola de Psicanálise Integrativa), Cromoterapia e Radiestesia. Nos últimos 14 anos dedicando-se em Numerologia e Tarô Numerológico. Revista da PAX


Saiba mais em: http://pax.org.br/pax-tour/


Encontre na Pax

Para saber datas e valores, consulte: http://pax.org.br/agenda-do-mes/


MEDITAÇÃO PELA PAZ E CURA NA TERRA Toda quinta-feira, às 15 horas • Todo primeiro sábado do mês, às 10 horas

Base do trabalho da PAX há 33 anos — Canalização de mensagens dos Mestres da Fraternidade Branca com transmissão via internet: www.paxtv.com.br • www.dopranaaluz.blogspot.com Endereço:

Av. Braz Leme, 1373 — Santana CEP 02511-000 — Capital — SP Contato:

Tels: (11) 2236-2726 • 2236-0244 www.pax.org.br • pax@pax.org.br

ERA DA LUZ — CONSCIÊNCIA, DISCERNIMENTO E COCRIAÇÃO – Edição de Lançamento  

Uma publicação da Fraternidade PAX Universal, sob a orientação do Mestre Saint Germain e a coordenação de Carmen Balhestero

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you