Page 1

12º Congresso Brasileiro do Terceiro Setor discutirá temas como contabilidade e auditoria Em outubro, especialistas se reunirão na capital paulista para discutir temas como contabilidade e auditoria, e seus impactos diretos no cotidiano operacional de entidades sociais e organizações não-governamentais.

Em 21 de outubro de 2011, a cidade de São Paulo sediará a 12ª edição do Congresso Brasileiro do Terceiro Setor. O evento, organizado pela Econômica Desenvolvimento Empresarial, ocorrerá no Hotel Renaissance e contará com a participação de renomados especialistas do Terceiro Setor, que analisarão questões de grande relevância ao cotidiano de entidades e organizações sociais. Entre os tópicos que serão abordados estão temas relacionados à captação de recursos, contabilidade, Direito e auditoria. Direcionado a contabilistas, advogados, administradores, religiosos, políticos e membros do setor público, bem como a interessados em geral, o Congresso visa contribuir para a atualização e o aprimoramento da capacitação profissional da sociedade civil organizada e das empresas socialmente responsáveis. A seguir, conheça a programação e os palestrantes do 12º Congresso Brasileiro do Terceiro Setor:

Programação 8h00 | Credenciamento 8h30 | Solenidade de abertura do congresso “Rumos do Terceiro Setor em face da nova Política Social do Estado” MARCOS BIASIOLI – Coordenador geral do congresso

Painel 1 – CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR 9h00 | Os erros usualmente identificados na preparação de demonstrações financeiras pelas entidades do Terceiro Setor Palestrante: MARCOS ANTONIO BOSCOLO – Diretor da KPMG Auditores Independentes, instrutor do Conselho Regional de Contabilidade e do Conselho Federal de Contabilidade. Membro da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Graduado em Administração de Empresas e em Contabilidade; possui MBA em gestão Estratégica do Terceiro Setor.

9h30 | Temas polêmicos da contabilização das gratuidades à luz da Nova Lei da Filantropia Palestrante: MARCELO ROBERTO MONELLO – Ex-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo (Comas-SP), membro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP), contabilista, engenheiro, especialização em Administração pela PUC-SP. Sócio-diretor do Escritório Contábil Dom Bosco S/C Ltda.

10h00 | Contabilidade digital do Terceiro Setor Palestrante: PAULO SIDNEY – Responsável pela área de Documentos Fiscais Eletrônicos da Mastersaf e membro do grupo GT-Players Nfe, bacharel e mestre em Administração e pósgraduado em Análise de Sistemas.

Painel 2 – AUDITORIA DO TERCEIRO SETOR 11h00 | As novas normas de auditoria e seus reflexos nas assegurações das entidades do Terceiro Setor Palestrante: ÂNGELA ZECHINELLI ALONSO – Diretora de Administração e Finanças do Ibracon, auditora cadastrada na CVM e no CNAI. Sócia da Alonso, Barretto & Cia. Auditores Independentes


e membro do Conselho Fiscal do MASP. Jornalista, contadora e pós-graduada nas áreas de Auditoria e Controladoria.

Painel 3 – DIREITO DO TERCEIRO SETOR 11h30 | Ação Popular e seus reflexos em face das fundações e entidades de interesse social Palestrante: JOSÉ EDUARDO SABO PAES – Procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Graduado pela Universidade de Brasília (UnB), em que foi vice-presidente do Centro Acadêmico. Especialista em Teoria da Constituição e mestre em Direito e doutor em Direito Constitucional pela Universidade Complutense de Madri (Espanha).

12h00 | Debates dos temas dos painéis 1, 2 e 3 com os palestrantes disponíveis na mesa diretora Presidente da mesa: GILDO FREIRE DE ARAÚJO – Vice-presidente de desenvolvimento profissional do CRC-SP. Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Diadema, contador e membro do Conselho Fiscal do Sindcont/SP e da APAE de Diadema.

12h30 | Intervalo para almoço 13h30 | Entretenimento Show de mágica com Marthin, O Mágico 14h00 | Frente Parlamentar de apoio às Santas Casas de Misericórdia, hospitais e entidades filantrópicas na área de saúde – Avanços com relação às mudanças do novo marco legal do Terceiro Setor Palestrante: ANTONIO LUIZ PARANHOS RIBEIRO LEITE DE BRITO – Deputado federal. Presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas de Misericórdia, hospitais e entidades filantrópicas. Ex-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), bem como da Confederação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) e da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (Fesfba).

14h45 | Tipificação da atividade beneficente de educacional, saúde e das mistas o status tributário

assistência

social,

Palestrante: MARCOS BIASIOLI – Sócio da M.Biasioli Advogados. Foi vice-presidente da primeira Comissão de Direito do Terceiro Setor no Brasil, por meio da OAB/SP. Graduado em Direito e Administração e pós-graduado em Direito Empresarial. Consultor jurídico do Terceiro Setor, idealizador e editor da Revista Filantropia. Foi docente da PUC/SP, UniFMU, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade UNA/MG, UniRadial/SP e Unip/SP.

15h30 | Coffee break 16h00 | Debates dos temas do painel 3 (tarde) com os palestrantes disponíveis na mesa diretora Presidente de mesa: LÚCIA BLUDENI – Presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/SP. Conselheira do Comas/SP. Membro da Comissão de Estudos do Terceiro Setor do IASP. Conselheira na Seccional de São Paulo da OAB/SP gestão 2010-2012.

Painel 4 – CAPTAÇÃO DE RECURSOS DO TERCEIRO SETOR 16h30 | Títulos de impacto social – A nova vedete da captação de recursos Palestrante: SÉRGIO G. LAZZARINI – Professor do INSPER, PhD em Administração (nas áreas de organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, da Washington University, e mestre em Administração pela FEA/USP.

17h00 | Novas políticas de desenvolvimento social de São Paulo e as fontes de recursos em prol do Terceiro Setor Palestrante: RODRIGO GARCIA – Deputado federal e secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

17h30 | Modelo de sustentabilidade da ONG Doutores da Alegria – Cases de sucesso


Palestrante: LUIS VIEIRA ROCHA – Diretor executivo da ONG Doutores da Alegria – Arte, Formação e Desenvolvimento. Atua há mais de 20 anos em organizações da sociedade civil no segmento da promoção e garantia de direitos de crianças e adolescentes. Sociólogo com especialização em comunicação com o mercado. Foi gerente executivo da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança durante 11 anos e gestor de políticas públicas em programas de Educação Infantil na cidade de São Paulo.

18h00 | Debates dos temas do painel 4 com os palestrantes disponíveis na mesa diretora Presidente de mesa: MICHEL FRELLER – Professor na pós-graduação do Senac. Diretor da Associação Brasileira de Captadores de Recursos, e fundador da Criando Consultoria Ltda. Administrador público formado pela Fundação Getúlio Vargas. Desenvolve seu trabalho com ênfase em planejamento, reorganização administrativa-financeira e captação de recursos.

18h30 | Encerramento

Serviço 12º Congresso Brasileiro do Terceiro Setor Data: 21 de outubro de 2011 Local: Hotel Renaissance Endereço: Alameda Santos, 2233 – São Paulo/SP Investimento R$ 490,00 Informações e inscrições: www.economica.com.br Credenciamento de jornalistas: imprensa@phcccomunicacao.com.br Favor enviar nome, veículo, cargo e contatos.

PHCC ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Paula Craveiro | Assessora de imprensa paula@phcccomunicacao.com.br 10/10/2011

12º Congresso Brasileiro do Terceiro Setor discutirátemas como contabilidade e auditoria  

10/10/2011 | Release | Assessoria de Imprensa: PHCC Assessoria em Comunicação / Paula Craveiro | Cliente: M.Biasioli Advogados