Issuu on Google+

ESCOLA MARIA STELLINA VALMONT BOELTIM DE GEOGRAFIA

EQUIPE BOTO COR DE ROSA

Foto Proº Paulo

AULA PASSEIO

O Estudo da Geografia

Foto: João Carlos

O campo de preocupação da Geografia é o espaço da sociedade humana, em que homens e mulheres vivem e, ao mesmo tempo, produzem modificações que o (re)constroem permanentemente. Indústrias, cidades, agricultura, rios, solos, climas, populações: todos esses elementos — além de outros — constituem o espaço geográfico, isto é, o meio ou realidade material em que a humanidade vive e do qual é parte integrante. Aluno : Pedro Paulo


Terras Caídas O fenômeno natural conhecido como "Terras Caídas", que provoca o desprendimento das terras às margens do rio, tem ameaçado populações de diversos municípios do Amazonas. O fato ocorre principalmente na região Norte do Brasil, especificamente na área de influência da bacia do Rio Amazonas. De acordo com o geólogo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Renê Luzardo, quase todos os municípios ribeirinhos, principalmente os das calhas do Rio Solimões, Madeira e Amazonas, são monitorados pelo CPRM. Entre os anos de 2008 e 2009, o órgão identificou áreas com risco de deslizamentos por conta das "terras caídas" em pelo menos 11 municípios que margeiam o Rio Solimões.

As Florestas de Igapó As florestas são geralmente localizadas em faixas estreitas ao longo dos rios este tipo de floresta está classificado como Floresta Densa tropical com Dossel Uniforme, ocorre ao longo das margens do rio Negro, intercalada com árvores emergentes sobre terraços. O IBGE (1991) classificou­a como Floresta Ombrófila Densa Aluvial, que ocorre ao longo dos cursos d´água, ocupando os terraços das planícies quaternárias.


Boletim 2