Issuu on Google+

Publicação interna da Paquetá Calçados – Varejo NE – Esposende Out/ Nov/ Dez – nº1

Plus: Esposende homenageia os mais antigos na casa Em frente: Absalão e suas histórias

Motivação: Para uma equipe vencedora essa é a palavra de ordem


ano representativo Chegamos ao final de um lojas foram inaugupara a Esposende. Novas aíba, Rio Grande radas em Pernambuco, Par e chega ao Mared do Norte, Ceará e agora a bém aumenTam . ranhão com cinco unidades geramos nos, nte tamos nossa carteira de clie amos o Call ent rem vos postos de trabalho, inc Centro de um is ma Center e estamos lançando ia de noche ano o a Distribuição. A rede encerr ra. Let da Pé vidades e traz mais uma: a três meses, matérias A publicação trará, a cada rador, que além de especiais para você colabo da empresa, bons conferir dicas, novidades sas, irá se ver, se exemplos, entre outras coi contar histórias de identificar e, por que não, como função prinsucesso. Esse veículo tem ê à Esposende e cipal integrar ainda mais voc trajetória com a continuar confundindo a sua vitoriosas. da rede de calçados, ambas padrão já adotado A Pé da Letra seguirá um s, mas respeitando a pela Paquetá no Sul do paí o de ser. Mas, como cultura local e o nosso jeit participar? Para você vai ser retratado se não a, precisamos da cada edição ficar quentinh foi criado um e-mail sua colaboração. Para isso, tórias, fotos e tudo exclusivo para o envio de his todos os líderes dimais que contribua. Mas, ntos para receber o retos também estarão pro er chegar à equipe material de cada um e faz podem conferir o de produção. Aqui vocês já ão Em Comum, que que iremos mostrar na seç edição com o seu será produzida na próxima par. apoio. Não deixe de partici Esposende brinda Com mais essa noticia, a tinuaremos con2011. No ano que vem, con dedicação de cada tando com o empenho e a de todos os projeum para o desenvolvimento tos, inclusive esse. Boa leitura, um feliz Natal e

expediente

um excelente 2012!

boa dica

direto ao ponto

Disposição e boa saúde Ao chegar à loja 820 e ser atendido por Valdemir Félix do Santos, o cliente da Esposende não imagina como o dia dele começou. O vendedor, conhecido como “o corredor da Esposende”, percorre cerca de 10 quilômetros, num trajeto que vai da casa onde mora, no bairro de Ouro Preto, Olinda, até a unidade onde trabalha, no centro do Recife. Realiza o feito, ida e volta, três vezes por semana. Valdemir descobriu o esporte há 23 anos, por se achar sedentário. Em 1996, quando já trabalhava na empresa, decidiu formar um grupo de corrida. Hoje, aos 53 anos, diz que a atividade é uma opção pessoal. “Correr é um esporte que melhora minha saúde e qualidade de vida. Nem lembro o dia em que apresentei um atestado médico por motivo de doença. Minha saúde é ótima porque pratico esporte,” afirma. O grupo de esportistas criado por Valdemir conta com 40 participantes, entre vendedores, gerentes e supervisores, que se unem para competir nas provas que acontecem no Recife e em outros estados. O corredor já conseguiu inscrever mais de 30 colaboradores da loja em uma corrida realizada na capital de Pernambuco. Na rede, ele já é conhecido como o maior incentivador da prática entre os colegas. Realizado em seu dia a dia, com 42 maratonas no currículo, entre elas três São Silvestre, Valdemir descobriu um incentivo a mais na execução de seu trabalho e, hoje, só tem mais uma dica a dar: “Todo mundo deveria correr.”

Pé da Letra é uma publicação da Paquetá/Esposende, dirigida ao público interno e com circulação restrita. Coordenação: Eliana Muller – Gerente de Marketing da Esposende e Vanusia Silva - Coordenadora de Marketing da Esposende Realização: Dupla Comunicação www.duplacom.com.br | Jornalista responsável: Michele Cruz – DRT – 3147-PE Reportagens: Andréa Xavier e Brenda Coelho | Diagramação: Via Design | Fotos: Antônio Henrique Quer sugerir outras matérias? Escreva para pedaletra@esposende.com.br


crescendo Há dois anos que o feriado de Sete de Setembro para os gerentes e líderes da Esposende significa oportunidade para uma grande reciclagem. É que a empresa aproveita a data para aperfeiçoar técnicas, planejar, atualizar as habilidades e motivar todos para as vendas de fim de ano. Mas os encontros não podem ser pesados, afinal é feriado e no Nordeste isso fica ainda mais acentuado. O especialista em estratégia de marketing e branding com 20 anos de mercado e experiência internacional, Arthur Bender, foi o primeiro a falar na Convenção de Vendas e trouxe dados de uma pesquisa que avaliou a força da marca Esposende no mercado. O palestrante mostrou novos posicionamentos estratégicos para a empresa com foco na região Nordeste, a que mais cresce no Brasil. A importância e o papel estratégico dos colaboradores para um bom atendimento ao consumidor também não foram esquecidos. “A Esposende é uma marca comprometida, sempre voltada para o melhor para o cliente. Uma marca que se inspira, se renova e vive o seu público. Por isso, temos que manter a excelência no atendimento”, afirma Bender. Com o tema “Como formar, treinar e dirigir equipes de vendas”, um dos conferencistas mais requisitados no Brasil e em Portugal, César Frazão, iniciou a animada e dinâmica palestra com técnicas para formar uma equipe vencedora e ter uma empresa lucrativa. “Não existe equipe forte com liderança fraca. Os vendedores precisam passar por constante treinamento, focados em soluções, para que a venda possa acontecer,” revela o especialista. Além de treinar é preciso motivar o funcionário para que ele possa vender ainda mais. E não é preciso falar sobre o bolso, segundo Frazão, existem outros fatores para a motivação como o estímulo a competição saudável entre os colegas, reconhecimento ao funcionário que obteve destaque, ambiente acolhedor e agradável, ajuda na realização

de sonhos, promoção de encontros e confraternizações apenas para entretenimento e entrosamento dos funcionários, e muito mais. Atividades – Não esquecendo que era um feriado, após as palestras os participantes se dividiram em grupos, correspondentes às cores das camisas que vestiam, para participar de uma gincana no local. As equipes Caveira (laranja), Estoquistas (azul), Vitória (roxo), Tropa de Elite (verde) e Trezentos (vermelho) tinham que passar por dez provas e a cada atividade completada ganhavam uma placa com uma palavra. Em um dos jogos, um dos integrantes tinha que pular, de uma escada, nos braços dos companheiros como prova de confiança. Após as provas serem completadas, cada equipe conseguiu reunir as placas: Meta, Foco, Confiança, Amor a marca, União, Estratégia, Ousadia, Respeito, Comprometimento e Apaixonado pelo cliente. Para a segunda etapa da gincana, as equipes prepararam uma apresentação artística que envolvia reunir as palavras conquistadas na primeira parte da competição. O jogo não envolvia vencedores ou perdedores, todos saíram ganhando por conseguirem completar as provas, dentro da possibilidade de cada um e empenho de todos.

capa

Estratégias e Motivação para continuar


plus

Em ritmo de expansão A Esposende não para de crescer. Já consolidada nos mercados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, a rede chega ao Maranhão com cinco novas unidades. São 15 lojas nos municipios de São Lourenço, Gravatá,Surubim, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Vitória de Santo Antão, todas em Pernambuco. Além de duas lojas em João Pessoa, outras duas no Ceará e cinco no Maranhão.

Para atender a essa expansão e a média de 400 mil clientes que procuram as lojas da Esposende por mês, a rede conta com dois mil funcionários e abriu mil novas vagas para trabalhadores temporários no fim do ano, um aumento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado. “A média de efetivação é de 15 a 20%, mas estamos sempre muito otimistas com as vendas e sempre há possibilidade de aumentarmos o percentual de contratação em 2012,” revela o gerente de recursos humanos, Carlos Morais.

Com mais de 1,5 milhão de clientes, a marca é uma das mais procuradas e lembradas pelos consumidores na hora de adquirir um calçado no Nordeste. Já são 67 lojas em toda a região e 600 novos postos de trabalho gerados apenas em 2011, uma média de 40 empregos por loja. Para atender a demanda crescente, a Esposende vai montar um novo Centro de Distribuição para dar agilidade à logística de abastecimento das lojas e já incrementou o call center. De acordo com o diretor de relacionamento, Silvio Vasconcelos, a expansão se deve ao crescimento da economia na região e a necessidade de conquistar novos mercados, consolidando a marca e levando comodidade aos clientes. “Buscamos sempre oferecer conforto e o melhor atendimento. Isso nos torna uma referência,” justifica.

Missão dada é missão cumprida Um bom trabalho se dá com conhecimento e uma equipe de sucesso, motivada para conquistar resultados melhores. Esse foi o tema central da palestra “Construindo uma Tropa de Elite”, ministrada pelo consultor de segurança e um dos inspiradores do personagem capitão Nascimento no filme Tropa de Elite, Paulo Storani, aos funcionários da Esposende, no Teatro Guararapes, no Recife, em Pernambuco. O encontro serviu para despertar as pessoas para a superação de desafios no ambiente de trabalho e como administrar a liderança. A palestra, baseada na experiência do ex-capitão do BOPE, abordou o compromisso com a marca, o foco no resultado, o trabalho em equipe, a superação de limites e metas, a liderança mútua e a auto-realização no alcance da tarefa. “Selecionar pessoas com o perfil adequado é fundamental pela necessidade de habilidades específicas para cada atividade. Mas aceitar desafios e desempenhar muito bem a missão que lhe foi dada é primordial para qualquer colaborador vencedor,” afirma Storani.


call center

Alô? Bom dia, senhor(a)! É com bom humor, atenção e forte treinamento que os atendentes do Call Center ajudam a fortalecer o relacionamento da rede com os clientes. A equipe começou com 10 pessoas e hoje conta com 155 funcionários de forma direta, trabalhando para reduzir a inadimplência e ampliar o número de usuários do EsposendCard. Somente no setor de cobrança, são 92 operadores realizando, em média, 180 ligações cada, cerca de 17 mil por dia.

Cheios de garra, disposição e energia, eles utilizam um modelo único, que é a cara da Esposende, para os serviços de análise e cobrança de crédito, desbloqueio de cartões, acordos, negociações, SAC de sugestões e reclamações, entre outros. “Poucos varejistas no Brasil aprovam do nosso jeito, basta dizer que o cliente, que já tem uma história conosco, compra

pra você

Um Alô que fortalece relacionamentos independente de estar devendo em outra rede. Se ele é um bom cliente na Esposende, isso é o que importa para nós”, explica o gerente Regional de Crédito, Bruno Braga. Para esse modelo funcionar, a cobrança tem que ser forte. A aprovação ousada e uma equipe de cobrança própria no limite do entusiasmo e da motivação, com prêmios e campanhas fazem a diferença do Call Center em relação ao de outras redes. Os atendentes passam, a cada três meses, em média, por um treinamento de alinhamento, onde são treinados e avaliados após o processo. O Call Center investe também nas crediaristas, responsáveis em aprovar e manter o cliente e captar no mercado novos consumidores. Com a expansão da rede e abertura de novas lojas, o Call Center também cresceu. Em agosto, havia 60 Pontos de Atendimentos, em setembro criaram 22 novas estações. O número de crediaristas também aumentou. “Precisávamos oxigenar a carteira de clientes, por isso dobramos a quantidade de funcionários nesse setor que saiu de algo em torno de 30 profissionais para mais de 80”, destaca Bruno Braga. E há planos para, em 2012, incrementar ainda mais o departamento. Aguardem as novidades!

Eduardo Castro, diretor Comercial da Esposende

Crescendo juntos Neste espaço, o Pé da Letra sempre vai trazer uma mensagem dos líderes da Esposende para todos os colaboradores. E nessa edição, vamos falar de crescimento – o da Esposende e do seu! O fortalecimento da economia do Nordeste, que cresce acima dos índices nacionais, proporcionou a ampliação da rede na região. Este ano, ainda avançamos para os interiores nordestinos com a necessidade de conquistar novos mercados, consolidar a nossa marca e levar comodidade aos clientes. Vamos fechar 2011 com um crescimento de 25% em relação ao ano passado. Da Esposende, já sabemos de toda ascensão. E você? Está alerta para esse ritmo? Está disposto a crescer com a empresa? O cenário atual é promissor e oportuno para quem quer se desenvolver. Porém o crescimento profissional é responsabilidade de cada um. A empresa dá, por meio das funções delegadas, a possibilidade de crescimento, mas o profissional é responsável pela sua carreira. Ter vontade de crescer, ter atitude, realizar com primor todas as suas tarefas, não ter medo do novo, se preparar para as oportunidades que poderão surgir e até provocá-las são fatores essenciais. Nenhum profissional pode ficar parado. Para crescer é preciso ainda se conhecer e buscar o conhecimento, se aperfeiçoar. Por isso, corra. Busque informações por todos os meios, estude, pesquise, converse, troque experiências, tenha vontade de crescer e vá em frente. Afinal, queremos crescer juntos.


bons exemplos

Tratamento especial é o segredo

Se o mundo precisa de bons exemplos, Márcia Renata Xavier do Nascimento é um deles. A vendedora da loja 829, em Caruaru, bate – incansavelmente – recorde em vendas na rede. Com muita energia ela conquista a fidelidade de seus clientes que chegam à loja a sua procura. Há cinco anos como funcionária da rede de lojas, Márcia conta que já ganhou diversos prêmios de marcas comercializadas na empresa e, hoje, detém o primeiro lugar em vendas das unidades da Capital do Forró, em Pernambuco. No Estado, ocupa o terceiro. “Desde que entrei na Esposende, vendia bem. Sempre ficava em segundo no ranking Depois de um tempo comecei a vender mais e mais, e fiquei com o primeiro lugar,” conta orgulhosa.

O segredo do sucesso é o compromisso com os clientes e com o trabalho. “Chego bem cedo, me organizo e já começo a vender. Nunca deixo meus clientes esperando e faço questão de atendê-los muito bem.” Os laços que criou com o público também são frutos de um tratamento especial dado por ela na ocasião da venda. Quando procurada para apresentar um produto, a vendedora tem em mente todas as características e diferenciais que o consumidor precisa saber. “Tiro todas as dúvidas deles. Assim, se quiserem, compram aquele ou podem pedir outro. Mas sempre compram.” Dedicada à profissão, Márcia diz que foi um desafio começar a trabalhar na Esposende, já que vinha de outra empresa. Com o tempo percebeu que fez a escolha certa. Hoje se sente realizada.

Márcia Renata Xavier do Nascimento, vendedora da loja 829, em Caruaru.

SUA história é literalmente a noss

a história

As músicas da Orquestra Fascinação já diziam que a noite do Sua História Nossa História seria animada. Aos poucos, as vans traziam os colaboradores ao Caymara Hotel Fazenda, no Cabo de Santo Agostinho, município do Grande Recife, onde foi realizada a festa para homenagear os funcionários que completaram 25, 20, 15 e 10 anos de trabalho na Esposende. Um reconhecimento àqueles que tanto se dedicaram a rede e construíram parte de suas histórias pessoais e profissionais dentro da empresa. “A Paquetá sempre prezou pelos funcionários que fazem carreiras dentro da empresa. Nossa política é de valorizar o que temos em casa criando um ambiente ético e harmonioso. Estamos criando um padrão no varejo e eventos das lojas no Sul e Nordes-

te. O processo de integração está acontecendo de forma gradativa, respeitando a cultura e a forma de atendimento do Nordeste” afirmou o diretor Coorporativo da Paquetá, Jorge Strassburger. Cada um dos homenageados recebeu troféu, certificado e uma premiação surpresa, referente ao tempo de serviço. A cada nome chamado, para entrega da premiação, aplausos e alegria. Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a entrega do troféu a serviços gerais do escritório central no Recife, Maria Helena dos Anjos, com 25 anos de empresa. A funcionária recebeu o prêmio das mãos do diretor do grupo Paquetá, Lioveral Bacher. “Hoje é um dia muito importante pra mim. Nunca vou esquecer essa homenagem da Esposende”, disse.


em frente

Um Homem e sua história

Flávio Absalão, supervisor Somar histórias, experiências, lutas e vitórias faz parte da trajetória de muitas pessoas que precisaram batalhar muito para alcançar seus objetivos. Com o supervisor Flávio Absalão, não foi diferente. Casado há 26 anos e pai de duas filhas, Flávio, também com 26 anos de trabalho na Esposende, passou por muitas, mas conseguiu trilhar uma carreira de sucesso e realizar sonhos pessoais como formar as filhas. “Já ganhei o melhor presente. Minha filha é fisioterapeuta e a outra está cursando enfermagem. Não teria conseguido tais coisas se não estivesse bem no meu trabalho e, consequentemente, não tivesse construído com dignidade a minha família”, afirma. Na Esposende, Absalão começou fazendo teste para estoquista e dois meses depois foi promovido a vendedor. Por se identificar muito com a função, passou a bater metas significativas de vendas, chamando a atenção e admiração de colegas, gerentes e supervisores. Determinado em exercer da melhor maneira o tra-

balho, Flávio foi convidado para gerenciar a Loja 10, no Shopping Center Recife. O cargo de supervisor, que ocupa há 15 anos, surgiu após uma seleção interna. Hoje, ele é responsável pela supervisão de dezenove lojas e encontra no dia a dia, vontade para motivar os colegas de trabalho a sempre seguir em frente. O colaborador relata que sempre recebeu incentivos e que nunca os desperdiçou. Até nas horas ruins, sinais se apresentavam como força para que ele continuasse firme. “Quando passei de gerente a supervisor, pude contribuir para melhorar a vida da minha família inteira. Hoje, estão todos bem e tenho orgulho de dizer que pude ajudar no crescimento de cada um deles. Procuro também fazer isso dentro da empresa. Temos que seguir melhorando e ajudando a melhorar sempre”, finaliza.


na vitrine

Calor total até nos pés O clima da es tação pede co nforto, ousad e uma explosã ia o de cores. Vi ndo com tod força, a tendên a cia colorblock ing deve predominar em va riados estilos e modelos de calçados. Para quem nunca tinha ouvido falar no term o, ele faz refe rê n cia a blocos de cores vibra ntes que apar ecem mistura das em um m esmo look ou peça. Marcas como Via Mar te e Mississipi apostam nesse arco-íris e traz em para o ve rão 2012 um interessante m a istura de tons contrastantes nos sapatos co mo a combin ação de roxo laranja, rosa, am , arelo, azul e ve rde.

em comum

spaação das e st e a rá se m as Essa també vem cair no gosto d e d o s. Além d drilhas que por sapato s al a ri d te a a n o (m ix apa sparto e o , la e b a usaclássico an orda que é c a o it fe é l arece com o qua odelos) ap m s e ss e d peepda no salto sapatilhas, m e e lh como deta escarpins. -toes e até

O verão pe de ainda le veza e fresc dar. Na tem or ao anporada das altas tempe ordem é ab raturas a rir mão do sa lto alto e ap conforto e p ostar no és à mostra das rasteirin básico para h as. Item os cheias de ch dias de calor, elas apa recem arm de flores, laço e e elegância, com ap liques s, pedraria, st rass, estamp rais, listrada s, retrôs, rúst as floicas, em anim e coloridas. al print Tem para to dos os gost ra que você o s. Agojá sabe a m oda que va cabeça e o i fazer a s pés da m ulhe mais fácil re alizar o dese rada, ficará ainda jo das cliente s.

Esta seção é dedicada a você, colaborador Esposende. Quais as atividades que pratica, quais são os seus hobbies, gostos, talentos, comidas preferidas, preferência musical, time? Queremos conhecer mais você. Quem sabe se seu colega de trabalho não gosta das mesmas coisas que você e ainda não teve oportunidade de saber? Então, para começar, queremos saber quem realiza alguma atividade voluntária fora do seu horário de trabalho. Mandem os seus relatos e fotos, tiradas durante a prática, para o e-mail pedaletra@esposende.com.br ou entregue o material ao seu chefe direto. Vamos adorar saber mais sobre a sua atitude cidadã e vamos mostrá-la aqui na próxima edição.


Pé da letra