Issuu on Google+

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE CUIABÁ - FOC LIGA ACADÊMICA DE CIRURGIA ORAL MAXILO FACIAL - LACOMFA

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO DE NOVOS MEMBROS PARA A LIGA ACADÊMICA DE CIRURGIA ORAL MAXILO FACIAL (Nº01/2013)

A Diretoria da Liga Acadêmica de Cirurgia Oral Maxilo Facial (LACOMFA) faz saber aos interessados que estarão abertas as inscrições ao processo seletivo 2013/1 para seleção de acadêmicos de Odontologia que desejam participar das atividades desenvolvidas pela LACOMFA.

I. DA LIGA I.1. A Liga Acadêmica de Cirurgia Oral Maxilo Facial, doravante denominada de LACOMFA, constitui-se de uma entidade civil, beneficente, sem fins lucrativos, de assistência social e orientação. É uma entidade formada por acadêmicos de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Cuiabá (FOC) da Universidade de Cuiabá (UNIC), Cirurgiões Dentistas e outros profissionais da Área de Saúde e tem autonomia administrativa, financeira, científica e terá duração por tempo indeterminado. A Liga oferece aos alunos da graduação conhecimentos técnico-científicos, desenvolvimento de aulas, cursos, seminários, palestras, jornadas, congressos, discussões de artigos e casos clínicos, produção de trabalhos científicos, estágio extra-muros supervisionado, além de atividades complementares de extensão.

II. DAS INSCRIÇÕES II.1. Antes de fazer sua inscrição o candidato deverá ler atentamente este Edital. Realizada a inscrição, o candidato deverá manter-se atento às atualizações que serão encaminhadas via email informado nas inscrições ou divulgadas através dos avisos afixados em mural, bem como a quaisquer outros editais que venham a ser publicados pela LACOMFA antes da realização do processo seletivo. II.2. O processo seletivo é específico para os alunos matriculados em 2013/1 do quinto ao sétimo período do curso de Odontologia da FOC/UNIC e que possuam ao menos uma janela (período matutino ou vespertino) durante a semana (segunda a sexta-feira). II.2. São de inteira responsabilidade do candidato ou de seu representante legal as informações prestadas no ato da inscrição, bem como a efetivação do correspondente pagamento da Taxa de Inscrição. II.3. As inscrições deverão ser realizadas diretamente com os membros fundadores da Liga (Paulo Ricardo Teles de Lima e Leonardo Demartini Penna – ambos do 5º semestre). II.4. No ato da inscrição os candidatos deverão apresentar: a) Formulário de inscrição, devidamente preenchido (sem rasuras e assinado); b) Comprovante original de recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 10,00 (dez reais);


c) Uma cópia do currículo lattes (sendo também obrigatória a apresentação da(s) cópia(s) do(s)

certificado(s) citado(s) no mesmo); d) Uma cópia da cédula de identidade; e) Uma cópia do CPF;

II.3. O valor da Taxa de Inscrição ao Processo Seletivo LACOMFA 2013/1 é de R$ 10,00 (dez reais). II.4. A inscrição deverá ser feita no período de 15/05/2013 a 07/06/2013, podendo ser efetivada pessoalmente, ou por outra pessoa que não o candidato desde que esta apresente a documentação exigida e o comprovante de pagamento da taxa. II.5. A inscrição só será efetivada após o pagamento da Taxa de Inscrição. II.6. No caso de serem identificados dois ou mais Requerimentos de Inscrição de um mesmo candidato será considerado válido o mais recente, desde que devidamente efetivado. II.7. Salvo em caso de cancelamento ou de anulação do Processo Seletivo LACOMFA 2013/1, em hipótese alguma será devolvido o valor da Taxa de Inscrição. II.8. O programa proposto terá duração de agosto de 2013 a dezembro de 2014. II.9. Não será aceita a inscrição do estudante que não se enquadra nessas exigências.

III. DA PROVA III.1. A prova será realizada no dia 15/06/2013 às 9h00min, horário de Cuiabá (GMT -4). III.2. O local de realização da prova será nas dependências da UNIC. III.2.1. As salas de prova serão fechadas, impreterivelmente, às 9h00min, horário de Cuiabá, não sendo permitida, em hipótese alguma, a entrada de qualquer candidato após esse horário. III.3. O não comparecimento da prova implicará em eliminação do candidato do concurso. III.4. A prova será individual e sem consultas. III.5. Será excluído da seleção o candidato que: a) for surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução das provas; b) que se comunicar com outro candidato; c) for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas

ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, iPod®, gravadores, pendrive, mp3 player ou similar, qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens, bip, notebook, palmtop, walkman®, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros, protetor auricular ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e/ou borracha; d) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as autoridades presentes ou com os demais candidatos; e) não entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;


f) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal; g) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o caderno de respostas; h) descumprir as instruções contidas no caderno de provas ou no caderno de respostas;

i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido; j)

utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do processo seletivo;

k) não permitir a coleta de sua assinatura.

III.6. A LACOMFA/UNIC recomenda que, nos dias de realização das provas, o candidato não leve nenhum dos objetos citados na alínea “c” do subitem III.5 deste edital. A LACOMFA/UNIC não ficará responsável pela guarda de quaisquer desses objetos. III.7. A LACOMFA/UNIC não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem por danos neles causados. III.9. A LACOMFA/UNIC poderá modificar o presente edital, visando ao melhor êxito do processo seletivo. As modificações, se necessárias, serão divulgadas com antecedência, via email informado nas inscrições ou na página do Facebook (www.facebook.com/lacomfa).

IV. DO EXAME DE SELEÇÃO IV.1. O exame de seleção será feito em duas fases. IV.2. A primeira fase será composta de uma prova de múltipla escolha (PESO 2). IV.2.1 A prova constará de questões de múltipla escolha envolvendo as matérias: Anatomia Geral, Anatomia da Cabeça, Pescoço e Face, Fisiologia, Radiologia, Farmacologia Cirurgia, Anestesiologia e Patologia e terá duração de 3 horas. IV.2.2. Os 03 (três) últimos candidatos de cada sala de realização das provas só poderão se retirar da mesma, juntos, após assinatura no relatório de ocorrências da sala IV.3. A segunda fase será composta de análise do currículo (PESO 1), que será realizada por Banca designada pela LACOMFA. IV.3.2. LACOMFA/UNIC poderá estabelecer contato individual com cada candidato selecionado da segunda chamada em diante, para efeito de comunicação de resultado. IV.3.3. A análise do currículo visa avaliar o desenvolvimento científico, expectativas profissionais e a coerência com os dados apresentados.

V – DA CLASSIFICAÇÃO V.1. A nota final será determinada pela média ponderada da nota obtida na 1ª Fase (PESO 2) e da nota obtida na 2ª fase (PESO 1). V.2. A nota final será atribuída de zero a dez, considerando-se a casa centesimal e arredondando-se a casa milesimal segundo o seguinte critério: milesimal menor que cinco será considerada como zero, e maior ou igual a cinco será arredondada a casa centesimal para o número imediatamente superior.


V.3. Se houver empate entre os candidatos, expresso pela média ponderada entre as duas notas, os critérios de desempate obedecerão a seguinte ordem: 1. Maior nota no currículo lattes; 2. Maior idade.

VI – DAS VAGAS VI.1. Serão disponibilizadas 6 (seis) vagas distribuídas a alunos matriculados do sexto ao oitavo período em 2013/2, sendo 2 (duas) vagas para cada período.

VII – DO RESULTADO VII.1. O resultado da prova objetiva será divulgado dia 17/06/2013, através dos e-mails fornecidos no momento da inscrição pelos candidatos, na página da LACOMFA no Facebook e por listagem impressa no quadro de avisos da UNIC.

VIII – DA MATRÍCULA VIII.1. Os alunos aprovados deverão se matricular na Liga, junto aos membros fundadores, durante a primeira semana de aula do segundo semestre do ano de 2013 (2013/2). Caso a matrícula não seja feita, ocorrerá remanejamento.

IX – DO INÍCIO DAS ATIVIDADES IX.1. As atividades da Liga terão início na segunda semana de aula do segundo semestre de 2013, em local, horário e data a ser decidido.

X - DAS REFERÊNCIAS PETERSON L J et al. Cirurgia Oral e Maxilo Facial Contemporânea. 3ª edição. Guanabara Koogan 1998. GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. 11ª ed. Rio de Janeiro, Elsevier Ed., 2006. BRADLEY, R.M. Fisiologia Oral Básica. São Paulo: Editorial Médica Panamericana, 3ª Ed, 1996. Neville,B. et al. Patologia Oral e Maxilofacial. 3ª ed. ed: Elsevier, 2009 Malamed, S.F. Manual de Anestesia Local. 5ª ed. Rio de Janeiro, Elsevier Ed.,2005. Anatomia Humana Básica - 2ª Edição - Dangelo, Jose Neuroanatomia Funcional - 2º EDIÇÃO - ANGELO MACHADO - EDITORA ATHENEU Anatomia Odontológica: Funcional e Aplicada - Mario Eduardo Figun/ Ricardo Rodolfo Garino. Editora: Artmed. Gray, Henry. GRAY ANATOMIA, volume 2, ilustrado, 35ª ed., Ed. Guanabara Koogan


Freitas, Aguinaldo de. Radiologia odontológica.6ª ed., Ed.artes médicas.

COMPOSIÇÃO DA LIGA Paulo Ricardo Teles de Lima (5º período de Odontologia UNIC – 844807): Presidente da LACOMFA 2013 Leonardo Demartini Penna (5º período de Odontologia UNIC – 847227): Vice-presidente da LACOMFA 2013 Prof. Esp. André Fernandes da Silva: Coordenador Geral e de Ensino Prof. Ms. Alexandre Meireles Borba: Coordenador de Pesquisa Prof. Esp. José Abel Porto Almeida: Coordenador de Extensão

MAIORES INFORMAÇÕES: Facebook: www.facebook.com/lacomfa e-mail: lacomfa@hotmail.com


Edital processo seletivo lacomfa 2013 2 (4)