Issuu on Google+

Propriedade: Secção de Andebol da Juventude de Mar

JU

R

Ano I n.º 1 Outubro de 2009

A

The Pitas Times

UDE DE NT M VE

Director: Paulo Martins e Luis Magalhães

Juv Mar soma

2 1 = 2 2+ e segue.. A Juv Mar na primeira divisão nacional, após 4 jogos, soma 4 vitórias. A equipa de séniores da Juv Mar, espera alcançar um resultado histórico na sua participação nesta divisão. A equipa de seniores, irá também participar na Taça de Portugal, onde espera alcançar o feito de outras épocas, onde a sua melhor qualificação foi os 1/4 de final da prova. Paulo Martins, disse ao The pitas times: “As seniores estão a trabalhar muito, sempre com o pensamento na vitória, mas as vezes a vida não é como se quer. Umas vezes ganha-se outras perde-se, mas o importante é olhar sempre para cima.” Neste sentido as seniores de Mar trabalham todos os dias para melhorar a sua performance e tentar atingir os objectivos propostos. A destacar nesta fase as meninas mais goleadoras da equipa de seniores: Andreia Martins - 21 Golos Teresa Santos - 25 Golos Andreia Escrivães - 31 Golos Joana Cepa - 15 Golos

Compre um cascol - 5€


A romaria de S. Bartolomeu

Se há amores fanáticos, no futebol há vários exemplos. E este é mais um levado ao extremo.Frazer Boyle, um pirado jovem de 20 anos, fanático pelo Motherwell Football Club, decidiu mudar o seu nome para o nome da sua equipa. “Sou o único fã do Motherwell em minha casa, por isso acredito que a minha família não tenha percebido a minha decisão. A minha namorada não está chateada, mas acredito que não goste de ser conhecida agora como a Miss Motherwell Football Club.” Já estou a ver. Catarina Juv Mar Losa Pereira ou Raquel Ferrari Juv Mar Rodrigues Pina. 2 Ou bem pior.

.

Ana Margarida Ron Ron Juv Mar Vilas Boas Couto

El pensador

The Pitas Times

Eu penso que...

A TRADIÇÃO

A Romaria do Banho Santo em honra de S. Bartolomeu, remonta ao século XVI e ainda hoje perdura. Todos os anos a localidade de S. Bartolomeu do Mar recebe centenas de crianças e milhares de fiéis que celebram esta antiga tradição. Reza o costume que neste dia o "diabo anda à solta" só voltando ao mar quando anoitece e S.Bartolomeu surge como o santo que o guarda, através do simbolismo do cão preso à imagem. Neste dia o Santo liberta o "bicho" e tudo é permitido. O ritual é representado pelos pais que se dirigem à igreja com a criança, que deve levar um frango preto nos braços. Antes de entrar dão três voltas à igreja. Segue-se a oferenda do frango, após o que colocam a imagem de S. Bartolomeu na cabeça. Depois partem para a praia onde se realiza o banho santo. As crianças tomam banho durante o dia nas águas "puras" e gélidas do Atlântico. A criança é agarrada pelo "banheiro", geralmente um sargaceiro, que inicia um baptismo com várias imersões que se devem fazer em número ímpar de ondas. O mergulho deve começar pela cabeça e é o banheiro que seca a criança antes de a entregar aos pais. Dizem que este baptismo cura a epilepsia, elimina os medos, más influências e "esconjura" todas as doenças e malefícios do diabo. Os adultos também repetem uma série de ritos para afastar efeitos demoníacos. Depois, a família vai para as dunas onde se enxugam as lágrimas e os medos, com o "jantarinho" que veio na marmita com toalha e manta e um garrafão de verde, em mistura com panados, arroz de forno anafado e cremoso. O frango preto ficou com as galinhas na capoeira da Confraria. Texto: Sofia Quintas


O planeta Juv Mar

O PITAS TEM NOVA CHEFE Andreia Susana V. Barros Martins Nascida 9 de Setembro de 1978 Atleta Sénior, Treinadora e Dirigente Andreia Martins, campeã nacional de seniores, assume a liderança do projecto “O Pitas”.Tal como na sua vida profissional, também na Juv Mar, ela é gestora de recursos... Andreia na sua vida sempre foi uma lutadora, tudo que conquistou na vida foi a pulso, pai pescador, mãe doméstica, nem sempre a vida foi fácil. Mas melhores tempos vieram e hoje, esta grande senhora é a Andreia, jogadora de raça, pita de afirmação, tudo onde toca brilha. Os seus grandes amores, as sobrinhas Catarina e Paula, duas meninas danadas. O seu maior amor, o andebol, aos 31 anos, após uma operação ao LCA, é a pivô das seniores. Os seus grandes hobbies, chatear o marido e andar de moto 4, na ultima ela é um perigo... Mas bem a Andreia é a Andreia, determinada, corajosa e lutadora... Ainda bem que é das nossas... Paulo Martins - FÃ n.º 1

Não sujes o Pavilhão

O Pitas

Mensagem do

The Pitas Times

3


Sara Filipa Matos Dias Atleta Juvenil Nascida a 13 de Maio de 1994 Tu como te caracterizas?

7

metro s

Elas respondem...

Sou uma rapariga no meio de tantas outras, com sonhos e objectivos, alegrias e tristezas. Gosto de ser sincera, mas envergonhada. Sou adepta de boas gargalhadas e brincadeiras, mas também do silêncio e da concentração.Não procuro ser diferente, mas sim eu própria e viver com sentido e dedicação na procura da felicidade.

Quais são os teus objectivos a curto e a longo prazo? A curto prazo procuro obter bons resultados escolares acima de tudo, aproveitar a adolescência, e procurar ser sempre melhor a nível desportivo e também como pessoa; a longo prazo tenho como objectivos formar-me em Medicina, fazer trabalho de campo em países necessitados, continuar a jogar andebol, ser feliz.

Qual foi a tua decisão mais difícil até hoje? A decisão mais difícil até agora foi ter de optar na área do curso a seguir, na passagem do 3º ciclo para o ensino secundário.

O que fazes no teu tempo livre? No meu tempo livre leio, ouço música, estudo, estou on-line, pratico andebol, saio com amigos, vou ver jogos de andebol e de futebol, passeio a pé e de bicicleta.

Quais são as tuas maiores qualidades? As minhas maiores qualidades são ser amiga do meu amigo, ser sincera, gostar de ajudar os outros, procurar sempre fazer o melhor e mais perfeitas possíveis as “coisas” e ser exigente comigo própria.

E pontos negativos/defeitos? Os meus pontos negativos são ser resmungona, trapalhona, muito fechada, ser muito introvertida quanto a conhecer pessoas novas.

Até hoje, quais foram as experiências desportivas que te deram maior satisfação?

VAI ao BAR da JUV MAR BEBER... ajuda a esquecer...

4 The Pitas Times

As experiências desportivas que me deram maior satisfação foram o facto de integrar a equipa da Juv. Mar, jogar contra o MaiaStars no escalão de juvenis femininos, e ter sido campeã nacional em iniciados femininos.


The Pitas Times