Page 1

Som O som é formado por ondas de compressão e rarefação nas moléculas do ar. Uma onda sonora carateriza-se por espaços onde as moléculas ficam mais comprimidas que o normal e por outros onde ficam mais rarefeitas que o normal. Podemos produzir som fazendo vibrar uma régua presa numa extremidade.

A propagação do som no ar é um exemplo de uma onda mecânica longitudinal. O som precisa de um meio material para se propagar. Também se pode propagar através de líquidos e sólidos por meio da vibração das suas partículas. A velocidade de propagação das ondas num determinado meio depende apenas das características do meio material (temperatura, densidade e elasticidade). Por exemplo, a velocidade de propagação de qualquer tipo de onda sonora através do ar é de 340 m/s (quando a temperatura é de 20º C).


Características do som Frequência – É o número de vibrações (oscilações) por unidade de tempo. É a frequência que nos permite distinguir sons graves de sons agudos. Sons graves têm frequências baixas; sons agudos têm frequências altas. Altura - Característica que permite distinguir um som agudo ou alto de um som grave ou baixo. Quanto maior for a frequência da onda sonora, mais agudo ou alto será o som; quanto menor for a frequência da onda sonora, mais grave ou baixo será o som. Intensidade - É a característica que nos permite distinguir um som fraco de um som forte. Está relacionada com a amplitude das ondas sonoras. Assim: - quanto maior for a amplitude da onda sonora, mais forte será o som; - quanto menor for a amplitude da onda sonora, mais fraco será o som. Timbre - É a característica que nos permite distinguir dois sons com a mesma altura e a mesma intensidade, produzidos por fontes sonoras diferentes. Som puro - É um som harmónico, simples ou sinusoidal.

(Ex: som emitido por um diapasão)


Som complexo – Resultam da sobreposição / combinação de sons puros.

Harmónicos (de uma onda) - São frequências componentes do sinal que são múltiplos inteiros da frequência fundamental.

Espectro sonoro

Som  

O som precisa de um meio material para se propagar. Também se pode propagar através de líquidos e sólidos por meio da vibração das suas part...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you