Page 1

Substâncias e unidades estruturais (átomos, moléculas e iões) substância - é um material constituído por uma única unidade estrutural (componente). (Numa amostra de uma substância há uma repetição da mesma unidade estrutural. Por exemplo, numa gota de água há muitas (“bué”) moléculas de água) Exemplos:

Água – substância composta

Amoníaco – substância composta

Metano – substância composta

Oxigénio – substância elementar


Ozono – substância elementar

Enxofre – substância elementar

Fósforo – substância elementar

Ferro – substância elementar

Carbono (grafite) – substância elementar

Cloreto de sódio – substância composta


Substâncias elementares – São aquelas cuja unidade estrutural é formada apenas por um tipo de átomos (um elemento químico). (Ex: O3; O2; P4; He; Fe) Substâncias compostas – Aquelas cuja unidade estrutural é formada a por mais do que um tipo de átomos (2 ou mais elementos químicos). (Ex: CH4; H2O; C6H12O6)

Simbologia Química Os átomos e as moléculas (agregados de átomos) representam-se por letras. Os átomos representam-se por uma ou mais letras, no entanto, só a primeira é maiúscula (ex: O; H; Na; Fe; K). Numa molécula há vários átomos agregados. Portanto, na sua representação, colocam-se os vários símbolos de átomos “encostados” (ex: CO -> representa uma molécula de monóxido de carbono). Quando, na molécula, há vários átomos do mesmo elemento químico representa-se o símbolo do elemento, seguido do número de átomos em subscrito (ex:


O3 representa uma molécula de ozono _agregado de três átomos de oxigénio; H2O representa uma molécula de água _agregado de um átomo de oxigénio com dois átomos de hidrogénio). A representação de iões obedece às regras anteriores, colocando em sobrescrito a carga do ião (ex: K+ representa o catião sódio; ClO2representa o anião clorito).

Constituintes dos átomos

Um Átomo é a partícula mais pequena que é possível obter, de um determinado elemento químico, e que ainda carateriza esse elemento químico. Ele apresenta um núcleo com carga positiva que apresenta quase toda sua massa (mais que 99,9%) e um determinado número de eletrões em volta desse núcleo. É também importante saberes que, num átomo, o número de protões é sempre igual ao número de electrões. Assim, os átomos são electricamente neutros.


Elemento químico

Elemento químico - todos os átomos que possuem o mesmo número de protões no seu núcleo, ou seja, o mesmo número atômico (Z). Isótopos – são átomos diferentes (diferem no número de neutrões) pertencentes ao mesmo elemento químico (têm o mesmo nº de protões ou mesmo nº atómico).

Exercícios: 1. Indica a constituição de cada uma das seguintes espécies:


Atomos_Moleculas_Ioes  

(Numa amostra de uma substância há uma repetição da mesma unidade estrutural. Por exemplo, numa gota de água há muitas (“bué”) moléculas de...