Issuu on Google+

Envie seu olhar sobre o nosso condomínio para essa seção. E-mail: comunicacao@vila-verde.org.br

Quati - Imagem captada da janela da sala do morador Mauro Noffs em 25 de março.

Revista

Nosso Olhar

Vila Ver de

Nº 1 - Mar/Abr - 2009

Fonte de Vida

Água, um dos maiores bens da região e do planeta

Administração - Meio Ambiente - Eventos - Segurança - Dia-a-Dia - Dicas


Editorial

Meio Ambiente

Perda da fauna... No dia 09 de abril, a nova bióloga do Vila Ve r d e , A n d r é a F. F r e i x e d a , e a administração recebeu, via moradores do Condomínio e da região, uma Gambá (Didelphis Aurita) que havia sido atropelada na estrada do Pau Furado. Devido aos vários ferimentos que o animal apresentava foi levado ao Pelotão do Canil do Exército “Cães de Guerra”, onde se localizava a veterinária Kelli Spitaletti, responsável pelo Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos.

Chega agora em suas mãos o número UM da nossa nova Revista VILA VERDE. O número ZERO foi muito elogiado e sua grande aceitação nos mostrou que estávamos no caminho certo quando avaliamos que havia realmente uma necessidade na evolução do formato e, principalmente, na melhor qualidade da informação.

participativa. Exemplo disso foi o grande número de perguntas e opiniões surgidas na reunião e a participação de novos moradores, como é o caso do nosso futuro vizinho Carlos Henrique Solda, que mesmo ainda com a casa em construção, veio de muito longe e participou ativamente da reunião.

Nesta edição, a matéria de capa fala do cuidado vital que é preciso ter com a nossa água e como existe um importante trabalho de tratamento e manutenção feito por trás do simples ato de abrirmos nossas torneiras.

O exemplo vale ser seguido por aqueles que muito questionam e pouco participam. E serve de estímulo para nós, que nos colocamos aqui de forma voluntária, com o objetivo de implantar um novo modelo de gestão administrativa. Modelo este que, em pouco tempo, já mostrou resultado positivo e que nunca poderá perder o seu formato democrático. Democracia não se faz com 4 diretores e 7 conselheiros. Não para nós, dessa nova diretoria. Portanto, participe.

A cada edição, a “Coluna Eventos” virá mais recheada de novas atividades. Acreditamos que implantar um modelo administrativo repleto de atividades culturais, esportivas e, principalmente, educativas é tornar o condomínio um lugar de todos e para todos. O que cria em cada um de nós um espírito mais participativo. A coluna “Dia-a-Dia” mostra o novo projeto das portarias 2 e 3, aprovado na última Assembleia Extraordinária. Nesta assembleia, inclusive, já foi possível observar um maior interesse por parte dos presentes. Embora, ainda com um volume de participantes aquém do que gostaríamos, começa a emergir uma nova cultura 2

Visite nosso site renovado: www.vilaverde.org.br. Seja voluntário da nossa festa junina, inscreva-se em alguma de nossas comissões, visite nossa administração, que agora está com a porta realmente aberta para recebê-lo. Ou mande um e-mail para presidente@vila-verde.org.br. Abraços e boa leitura! Diretoria do Vila Verde

Caso algum morador encontre um animal ferido, favor comunicar imediatamente a administração do condomínio.

No dia seguinte, após o animal receber o atendimento, passou por um raio-X no “DogNóstico”, uma clínica especializada em diagnóstico veterinário em Alphaville, que não cobrou pelo serviço. Porém, mesmo com toda atenção e mobilização feita para o animal, os ferimentos eram muito graves e a solução foi anestesiá-lo e, após, infelizmente, sacrificá-lo.

quantos favores, quantas pessoas de locais diferentes se uniram para salvá-lo... as vibrações pela sua melhora foram expressas em palavras”.

Para a surpresa da bióloga Andréa e da administração, no dia 17 de abril mais um gambá foi encontrado ferido por atropelamento, próximo à portaria 2. Andréa relata sobre esses eventos: “Fico triste, porque, talvez, quem o atropelou nunca saberá o valor da vida desse animal, sua luta em tentar sobreviver..., e por causa dele

O controle de velocidade dos motoristas – além de prezar fundamentalmente pela vida e pela saúde das pessoas do condomínio, principalmente, crianças e idosos, também pode colaborar para a preservação de espécies que compartilham com o humano o mesmo espaço físico e que merecem todo cuidado e respeito.

Descrição do Gambá Um aliado para o controle de pestes

O gambá é um excelente controlador de populações de roedores, além de dispersor de sementes, já que se alimenta de praticamente tudo o que encontra: insetos, larvas, frutas, pequenos roedores, ovos, cobras, etc.

O gambá é um marsupial comum da região, também conhecido por saruê ou gambá-deorelha-preta. Mede de 60 a 90 cm e pesa até 1,6 kg. Abriga-se em ocos de árvores, entre folhas, ninhos de aves, forro de residências. Cada fêmea pode dar duas crias por ano. Muitas vezes, encontramos filhotes ainda presos ao corpo da mãe que foi atropelada em estradas típicas, como a do Pau Furado. A fêmea possui 13 mamas. Depois de cerca de 13 dias de gestação, em média 8 filhotes nascem e ficam presos em suas tetas por mais 3 meses numa bolsa na barriga.

Gambá - Caçador de cobras

Foto: Maja Kajin

Bom dia, amigo leitor!

11


Administração

Eventos

Acerto de Contas O Conselho Diretor, em prol da comunidade, aprovou melhores condições de pagamento das dívidas com a Associação. Tal atitude proporciona que mais associados fiquem em dia com suas obrigações e possam ajudar o Vila Verde a crescer com sustentabilidade e a ficar cada vez mais bonito, valorizado e dedicado à integração entre os vizinhos. As novas jurisprudenciais, que vêm sendo divulgadas na imprensa do país referente a condomínios, têm causado dúvidas e expectativa entre condôminos, em relação às restrições de uso das áreas comuns e até ao corte no fornecimento de água dos inadimplentes.

Agenda No nosso Vila Verde isso ainda não entrou em discussão. Continuamos a buscar o entendimento, para que todas as nossas ações, enquanto Associação, tragam benefícios e valorização, não apenas pecuniária dos nossos imóveis, mas acima de tudo, na qualidade de vida em meio a esta natureza exuberante. Se você está inadimplente, aproveite este momento para fazer uma proposta e tornese mais um a contribuir para o desenvolvimento do Vila Verde, exercendo seus direitos de associado.

Alexandre Stefanelli - Conselho Diretor

Mercado Verde £ Aulas particulares de Matemática - Mariana - Tel. 4145-2096 £ Professora de Inglês/Português - Adauta - Tel. 4145-2280

Oficina de Chocolate

Aula de design de mini bolos com Flávia Millas Sábado, 9 de maio de 2009 Local: salão de festas da AAVV Sobre o evento: Aula demonstrativa de Confecção do brownie, cobertura e decoração de mini bolos. O curso custará R$ 25,00 e a renda será revertida para a campanha de castração de cães e gatos. Inscrições na administração. Flash Back Party O melhor dos anos 60-70-80 Sábado, 30 de maio de 2009 Local: salão de festas da AAVV Sobre o evento: Participe desta grande festa com DJ contratado. Adquira seu CDConvite na administração por R$ 35,00 (comes e bebes inclusos).

Aconteceu nos dias 08 e 09 de abril a oficina de chocolate para Páscoa. O evento ocorreu no salão de festas e contamos com a presença de mais de 20 crianças, que aprenderam a fazer bombons, divertiram-se muito e tiveram a oportunidade de conhecer mais amiguinhos no Vila Verde.

Festa Junina Brincadeiras - Comidas - Música Dias: 19, 20 e 21 de junho de 2009 Local: Rua Comercial da AAVV Doe um agasalho ou 1 quilo de alimento não perecível (não obrigatório).

£ Professora de Português (Ensino Fundamental e Médio) - Teresinha - Tel. 4145-2106

Bazar do Dia das Mães

£ ENGLISH - Aulas personalizadas - Kinga - Tel. 4618-0615 / 9958-4043

Morador do Vila Verde envie seu classificado para mercadoverde@vila-verde.org.br Sujeito a análise.

Nos dias 25 e 26 de abril aconteceu no salão de festas da AAVV o Bazar do Dia das Mães com 21 pontos de vendas de variados produtos e grande presença de público.

Disk Pizza 4145-2601 / 4145-2951 Expediente - A Revista Vila Verde é um veículo produzido pelo Conselho Diretor da Associação dos Amigos do Vila Verde. Essa publicação não se responsabiliza por idéias ou conceitos emitidos por pessoas que não sejam do Conselho. Distribuição Gratuita. Administração - Estrada da Boa Vista, s/n, Itapevi - SP CEP 06670-330 - Tel/fax: 011-41451300 / 41451311 e-mail: vila-verde@vila-verde.org.br - Jornalista Responsável: Paulo Ishimaru - MTB: 53.592

Rua Jacutinga, 94 Vila Verde, Cotia


Capa O sistema conta com três poços semiar tesianos e duas captações superficiais, tendo a capacidade de produção total de 35 metros cúbicos por hora. O tratamento é convencional e inclui os processos de coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação. A qualidade é definida pela Re s o l u ç ã o CO N A M A 3 5 7 /2 0 0 5 , d o Ministério do Meio Ambiente, e monitorado pelos órgãos ambientais estaduais. O controle de qualidade da água distribuída é rigoroso, já que todas as normas de controle são praticadas. Porém, o início desse processo deve anteceder o tratamento. Algumas práticas simples geram ótimos resultados como: a instalação de caixas coletoras de gordura; não deixar lixo solto nas casas, pois as chuvas sempre o levam para lagos e córregos; não deixar produtos de limpeza escorrer pelas ruas e quintais; reciclar e, principalmente, pensar que qualquer lixo, por menor que seja, é um agente poluente em potencial.

Águas do Vila Nosso corpo é formado por aproximadamente 75% de água. O planeta terra é chamado de azul devido sua superfície ser composta por cerca de 2/3 de água. O útero de todas as mães enquanto gestantes é repleto de água. Nos dias de hoje, reivindicar a preser vação de mananciais, nascentes, rios, lagos e mares é, antes de qualquer apelo de ativismo ambiental, garantir a utilização infinita desse elemento primordial para concepção e manutenção de toda forma de vida. Diante disso, em 22 de março foi comemorado o Dia Mundial da Água. A preocupação mundial, para alguns, é apenas um alarmismo exagerado, e para outros uma realidade sem precedentes, que demanda urgentemente o emprego de políticas mais efetivas de preservação ambiental. O tema 4

1

“água” foi debate inclusive, este ano, do fórum mundial de preservação de águas, ocorrido na Turquia. Para os moradores do Vila Verde, o relacionamento com a água é mais estreito do que para a maioria da população, pois todo o abastecimento do condomínio é realizado com poços e mananciais locais. A coleta, purificação e distribuição são de responsabilidade da administração e da empresa Ser vice Condomíniuns Medeiros Serviço de Limpeza Ltda., assim, como é de todos o cuidado e a fiscalização dessas água s, poi s essas práticas im pa ct a m diretamente em custos financeiros de tratamento e na qualidade da água, que deve estar livre de micro-organismos responsáveis por diversas doenças.

2

Os problemas que assistimos e lemos nos grandes veículos de comunicação, como enchentes, doenças infecciosas, desmoronamentos, peixes mortos e tantos outros, são resultados da falta de visão da sociedade em relação aos seus bens naturais. Porém, se as pessoas se imbuírem do sentimento de qualidade de vida, a manutenção e a revigoração das águas se tornará uma tarefa prazerosa, com benefícios incalculáveis à saúde e à vida de todos. Fotos: 1 - Estação de Tratamento de Água - (ETA), 2 - Funcionário Flodoaldo José Esteves manuseando . produtos de purificação, 3 - Reservatório de água do Vila Verde.

3

Não usa água

Limpeza e conservação ecológica de veículos

11 - 4145.1528 www.ecomotive.com.br

Cultive essa idéia!


Curiosidades:

Segurança

Apesar de a superfície terrestre ser composta basicamente por água, sua totalidade está dividida assim: 1,32 bilhões km³ (97%) são água do mar. 40 milhões km³ (3%) são água doce. 25 milhões km³ (1,8%) como gelo. 13 milhões km³ (0,96%) como água subterrânea. 250 mil km³ (0,02%) em lagos e rios. 13 mil km³ (0,001%) como vapor de água. Todos os anos, 1,5 milhões de pessoas morrem por falta de água, das quais 90% são crianças com menos de 5 anos de idade. Anualmente, 10 milhões de pessoas morrem, metade com menos de 18 anos, com doenças que não existiriam se a água fosse melhor ministrada.

Como diminuir riscos Instale sensores de presença luminosos nos jardins e áreas de acesso; Informe aos vizinhos suas datas de viagens e ausências, e se funcionários, amigos ou parentes passarão pela casa; Evite comentários em público sobre aquisição de jóias, armas ou bens de valor. A maioria dos criminosos visa objetos pequenos, que podem ser carregados a mão; Mantenha a porta sempre trancada, mesmo se for ausentar-se por um breve período; Guarde equipamentos esportivos, churrasqueiras, apetrechos e bicicletas, quando não os estiver utilizando.

Vandalismo e Irresponsabilidade

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no último meio século, a disponibilidade de água por ser humano diminuiu 60%, enquanto que a população aumentou 50%. Fonte: Internet

Pesca responsável no lago Um dos maiores bens do Vila Verde sem dúvida é o Lago Central. Concebido artificialmente e abastecido por nascentes e riachos locais, o lago é morada dos patos e serve como fonte para animais silvestres da região. Ele também é muito usado para pescaria. Recomenda-se, porém, que os praticantes da pesca esportiva tomem os seguintes cuidados: Utilizar anzol sem farpa, evitando assim ferir o peixe; Devolve-lo à água segurando o peixe na horizontal; Soltá-lo aos poucos, a fim do peixe se recuperar; Não mantê-lo muito tempo fora da água; Não manuseá-lo muito.

Lixo na Mata

Painel danificado Apesar de campanhas internas do condomínio, de entidades civis e da mídia, ainda há pessoas que, sem nenhuma consciência, cometem atos de vandalismo e sujeira. Cuide do que é seu. Divirta-se!

Aquecedores de água solar. www.tecnosol-aquecedores.com.br

6

Rua Nove de Julho, 12 - Granja Viana - Cotia

residências - piscinas - hotéis - clubes Tel.: 11- 4612.2777


Dia-a-Dia

Reforma completa nas portarias 2 e 3 No último dia 28 de março, foi aprovada por unanimidade a reforma das portarias 2 e 3 do condomínio Vila Verde. As obras serão iniciadas no início de junho e estarão concluídas num prazo previsto de cinco meses. A metragem total das novas portarias será de 150m². A reforma não implicará na contratação de novos terceiros. O intuito é melhorar a segurança das pessoas que vivem e

Dicas trabalham no condomínio. As novas portarias preencherão fisicamente um ponto re m o to , a te n d e n d o a u m a a n t i g a reivindicação dos moradores. O investimento de R$ 105.000,00 é oriundo do rateio aprovado em assembléia extraordinária do Vila Verde. Essa reforma é fruto direto da implantação de um novo modelo de gestão, focado em implantar as melhores práticas de administração, resultado da participação ativa dos membros do Conselho Administrativo.

Roteiro do Vinho Com a chegada da estação fria, percorrer o Roteiro do Vinho em São Roque pode ser um passeio agradável e com boas opções de adegas e restaurantes. A cidade que um dia comportou mais de uma centena de vinícolas, de propriedade de imigrantes italianos e portugueses, hoje conta com cerca de 15, a maioria localizada no Roteiro do Vinho. Mas apesar dessa queda, os remanescentes investem intensamente para recuperar a fama de São Roque como cidade do vinho.

1990, foi elevada à condição de Estância Turística. Além das atrações históricas, também há um roteiro de festas tradicionais. Mais informações podem ser obtidas no site www.saoroque.sp.gov.br. O Roteiro do Vinho e a cidade são ótimas opções para quem busca divertimento sem ir muito longe. “Apesar da fartura, não beba se estiver dirigindo”. Baco, Deus do Vinho

Aliada à tradição vinícola, o roteiro conta com pousadas, hotéis-fazenda e restaurantes. A via principal do roteiro, chamada de Estrada do Vinho, tem acesso ao km 54,5 da Rodovia Raposo Tavares. Recentemente, ela foi asfaltada inteiramente, ligando São Roque à Vargem Grande. Apesar da boa qualidade do asfalto, ela é muito estreita em alguns pontos e, por segurança, deve ser percorrida com cuidado e com baixa velocidade, para melhor aproveitar a paisagem que em dias de sol revela-se muito charmosa. Devido à proximidade do roteiro, o turista pode aproveitar o dia e conhecer outros pontos turístico-históricos da cidade de São Roque, que foi fundada como povoado em 16 de agosto de 1657. Em

Projeto das Portarias 2 e 3 9

7


Revista Mar-Abr 2009