Page 1

BIOLOGIA 01 – Em relação aos processos de divisão celular (mitose e meiose) e ao esquema referido abaixo, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). Cromossomos paternos (P)

1

Cromossomos Maternos (M)

2

1

Pares cromossômicos

2

Combinações dos cromossomos ou

e P

M 1

P

e

M 2

1

2

1

2

1

2

1

2

(01) A mitose é responsável pelos fenômenos de regeneração, renovação tecidual e crescimento dos organismos. (02) Nos vegetais superiores a mitose é denominada de anastral em razão de suas células não possuírem centro celular. (04) A principal diferença entre anáfase mitótica e a anáfase I da meiose é que, nesta última, não há divisão dos centrômeros, ocorrendo apenas separação dos homólogos, indo um deles para um dos pólos da célula e o outro para a extremidade oposta. (08) O esquema acima demonstra que a distribuição dos membros de cada par de homólogos ocorre ao acaso. (16) A permuta genética e a formação de quiasma não são eventos raros, e a sua freqüência varia de acordo com a espécie e com o tamanho dos cromossos.

02 – São características do Reino Protista: (01) ser constituído por organismos inferiores, unicelulares e eucariontes. (02) os organismos eucariontes que pertencem a ele, possuem núcleo bem individualizado pela presença de cariomembrana. (04) os protozoários não pertencem a este Reino. (08) as algas diatomáceas (crisófitas) pertencem a este Reino. (16) a maioria de seus componentes é dotada de organelas de locomoção, como pseudópodos, cílios e flagelos. (32) nenhuma das proposições anteriores caracteriza o Reino Protista.

2


03 – No transporte das soluções no interior da planta, desde a absorção pelas raízes até a perda pelas superfícies foliares, é correto afirmar que (01) de modo geral, o floema, que é um tecido vivo, é responsável pelo transporte descendente, ou seja, pela distribuição dos nutrientes orgânicos produzidos nas folhas pela fotossíntese, para todo o vegetal. (02) o xilema, que é um tecido morto, é responsável pelo transporte ascendente e que está ligado ao processo de respiração, ou seja, à perda de água na forma de vapor. (04) o xilema e o floema constituem o sistema vascular que percorre o corpo vegetal desde as raízes até as folhas. (08) entre as hipóteses para explicar os mecanismos de transporte que ocorrem no floema, está a Hipótese de Münch ou do Transporte em Massa. (16) ao se retirar um anel do caule de uma árvore qualquer, após um determinado tempo ela pode morrer porque nesse anel foi retirado o floema ou líber. (32) entre as hipóteses para explicar os mecanismos de transporte que ocorrem no xilema, pode-se citar a Teoria da Tensão-Coesão. (64) segundo a Teoria de Dixon, o transporte no xilema ocorre porque a transpiração diminui a pressão osmótica das células foliares e a água que está submetida a uma ausência de pressão circula numa coluna não-contínua.

04 – De acordo com o esquema abaixo, assinale a(s) alternativa(s) que associa(am) corretamente os números às estruturas por eles indicadas. 1 2 3

4

5 (01) (02) (04) (08) (16) (32)

1 – Quelícera, 2 – Pedipalpo, 3 – Olhos simples. 1 – Pedipalpo, 2 – Quelícera, 4 – Cefalotórax. 1 – Pedipalpo, 4 – Cefalotórax, 5 – Abdome. 1 – Quelícera, 4 – Abdome, 5 – Cefalotórax. 2 – Pedipalpo, 4 – Cefalotórax, 5 – Abdome. 1 – Quelícera, 3 – Olhos simples, 4 – Abdome.

3


05 – Define-se tegumento como a cobertura que protege os organismos. Nos vertebrados, o tegumento é constituído por tecido epitelial pluriestratificado pavimentoso, que tem, dentre outras, as seguintes funções: (01) proteção mecânica; identificação sexual (coloração) e regulação de temperatura nos homeotermos (aves e mamíferos). (02) respiração (especialmente nos anfíbios); sustentação do animal e realização de trocas gasosas. (04) realização de trocas gasosas (nos répteis); armazenamento de ar e manutenção de pressão hidrostática. (08) sustentação do animal; manutenção de pressão hidrostática e identificação sexual (coloração). (16) respiração (especialmente nas aves); auxílio nos processos digestivos e locomoção (como as penas nas aves). (32) nenhuma das funções citadas refere-se às do tegumento nos vertebrados.

06 – Quanto às briófitas e pteridófitas, é correto afirmar que (01) as briófitas são constituídas por três grupos: as Lycopodiaceas, as Filicales e as Hepáticas. (02) o ciclo básico de vida de um musgo verdadeiro é: germinação esporo gametófito feminino e masculino (n) → fecundação → gametófito adulto (geração duradoura). (04) constitui um exemplo de ciclo de vida em pteridófita: gametófito feminino e masculino → formação de anterozóides → fecundação → zigoto → gametófito adulto (geração duradoura). (08) o grupo das pteridófitas Filicales engloba muitas espécies de samambaias e suas folhas, chamadas frondes, representam a parte mais eminente do esporófito. (16) as pteridófitas podem produzir esporos de um só tipo e esporos de dois tipos; por isso recebem o nome de isosporadas e heterosporadas, respectivamente. (32) as briófitas possuem três grandes grupos de organismos: os musgos, os antóceros e as hepáticas.

07 – Quando uma planta recebe uma intensidade luminosa X, fazendo com que a razão ou taxa de fotossíntese seja igual à razão ou taxa de respiração, diz-se que se atingiu (01) (02) (04) (08) (16) (32) (64)

o máximo de valor de produtividade. o ponto de murchamento constante. o maior grau de hidratação do protoplasma. o ponto isoelétrico dos compostos fotossintéticos. o ponto de compensação luminoso ou fótico. o ponto de maior absorção da clorofila a. o ponto de maior taxa de transpiração.

4


08 – De acordo com a lei de Hardy-Weinberg, para que uma população esteja em equilíbrio genético perfeito é necessário: I. II.

III.

ser uma população panmítica, ou seja, ser suficientemente grande para que os cruzamentos se deêm ao acaso. estar composta por indivíduos de uma mesma espécie que se reproduzam sexualmente e residam dentro de limites geográficos definidos, permitindo o intercruzamento. não sofrer ação (influência) dos denominados fatores evolutivos.

Considerando as proposições I, II e III, é correto afirmar que (01) (02) (04) (08)

todas estão incorretas. somente a I e a II estão corretas. somente a I e a III estão corretas. todas estão corretas.

09 – Com base no esquema representado abaixo, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). F

f

R

r

F

f

R

r

F R

f r

(01) A freqüência com que ocorre a permuta genética entre genes ligados está diretamente relacionada com a distância entre eles. (02) A existência de segregação independente entre dois locos gênicos constitui prova de que eles estão em cromossomos distintos. (04) Se não há segregação independente, podemos concluir pela existência de ligação gênica. (08) O linkage (em termos de proximidade entre os loci de dois pares de genes num mesmo cromossomo) pode ser considerado um fator limitante da recombinação gênica.

5


10 – Assinale a(s) afirmativa(s) correta(s). (01) As mutações nem sempre alteram a composição genética das populações onde ocorrem. (02) A suscetibilidade às mutações pode variar de acordo com o tipo de célula, loco gênico, sexo e fatores ambientais. (04) Os diferentes alelos de um mesmo loco gênico surgem em conseqüência de erros durante o processo de replicação do ácido desoxirribonucléico (DNA). (08) As mutações gênicas provocadas por agentes mutagênicos não podem ser consideradas pela moderna teoria evolucionista como um dos fatores evolutivos intrínsecos da evolução.

11 – De acordo com as figuras abaixo, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). ICTIOSSAURO

TUBARÃO

GOLFINHO

(01) As figuras representam o processo de evolução das espécies, denominado de irradiação adaptativa. (02) São grupos de animais diferentes, cujos ancestrais passaram pelos mesmos processos de seleção e mutação. (04) A extrema semelhança física entre as espécies se deve ao processo de adaptação convergente. (08) São grupos de animais derivados de uma espécie única de ancestral, todos eles muito bem adaptados à vida aquática.

6


12 – A revista Isto É, nº 1505, de 5 de agosto de 1998, noticiou a popularidade e o aumento do número de pedidos de reconhecimento de paternidade através do exame de DNA. Assinale a(s) proposição(ões) correta(s) relativa(s) ao tema. (01) Não há necessidade de exumação de um cadáver para se fazer o exame; pode-se contar, se possível, com o material genético de familiares, como os avós, irmãos e até mesmo outros filhos da pessoa investigada. (02) Ninguém é obrigado a fazer o exame, mas, através de determinação judicial, a mãe garante ao filho a quebra da inviolabilidade masculina no território da filiação. (04) O exame de DNA rompe com o direito à intimidade molecular do indivíduo. (08) A análise de DNA pode ser realizada com quantidades mínimas de material obtido, por exemplo, a partir de um fio de cabelo ou de uma gota de sangue. (16) A análise se baseia no fato de que cada ser humano possui uma composição genética única, isto é, não existem dois ou mais indivíduos com exatamente o mesmo genótipo. (32) Quando o exame é feito com amostras de sangue do suposto pai, da mãe e do filho, ele pode fornecer um resultado de 99,99% de acerto.

13 – Nos ecossistemas distingue-se mais de um tipo de produtividade, relativa à tranferência de energia através dos diferentes níveis tróficos. Leia atentamente as alternativas abaixo e assinale a(s) correta(s). (01) Produção terciária líquida refere-se à produção dos herbívoros menos a energia gasta na respiração dos produtores. (02) PPB – produção primária bruta: produtividade dos autótrofos pela fotossíntese, não incluindo a energia gasta na respiração. (04) Produtividade secundária líquida refere-se à produção dos herbívoros (consumidores primários) menos a energia gasta na sua respiração. (08) PPL – produtividade primária líquida: produtividade dos autótrofos menos a energia gasta na sua respiração. (16) Se PPL = PPB – R, então PSL = PSB – R onde, R = respiração; PPL = produção primária líquida; PPB = produção primária bruta; PSL = produção secundária líquida; PSB =produção sedundária bruta.

14 – Quanto aos ecossistemas, é correto afirmar que (01) se referem ao conjunto dos componentes exclusivamente bióticos. (02) produtores, consumidores e decompositores são as três categorias de seus componentes abióticos. (04) se referem ao conjunto dos componentes exclusivamente abióticos. (08) um aquário, um lago e uma floresta são exemplos de ecossistemas, embora possuam tamanhos diferentes. (16) se referem ao conjunto dos componentes bióticos e abióticos. (32) sua extensão não é percorrida por um fluxo de energia e matéria, não estabelecendo diferentes níveis tróficos. (64) pode ser definido como biocenose + biótopo, sendo biocenose sua comunidade e biótopo o conjunto de elementos abióticos do ambiente.

7


15 – Os ecossistemas podem sofrer interferência em seus mecanismos de equilíbrio natural, tal como a poluição. Considerando a afirmação feita, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). (01) Entre os principais poluentes do ar, pode-se citar fluoretos, esgotos e metais tóxicos, como o mercúrio. (02) Poluentes atmosféricos são chamados primários quando produzidos no ar pela reação entre outros poluentes e secundários quando se mantêm no ar na forma em que foram emitidos. (04) Monóxido de carbono (CO), partículas em suspensão e óxidos de enxofre (SO2) são considerados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como dos principais poluentes do ar. (08) A proteção da camada de ozônio é importante porque sua destruição e/ou diminuição faria com que a Terra recebesse maior quantidade de radiação infravermelha, que é biocida. (16) A inversão térmica que ocorre no frio causa dispersão de poluentes pelo ar aquecido, proporcionando condições de melhoria na qualidade do ar.

HISTÓRIA 16 – Leia atentamente o texto abaixo. “Há muitas maravilhas mas nenhuma é tão maravilhosa quanto o homem. (…) homem de engenho e artes inesgotáveis (…) soube aprender sozinho a usar a fala e o pensamento mais veloz que o vento (…) sagaz de certo modo na inventiva além do que seria de esperar e na destreza, que o desvia às vezes para a maldade, às vezes para o bem. (…)”(SÓFOCLES, Antígona – Sófocles viveu de 497 a 406 a.C.) A propósito do fragmento retirado da peça Antígona, é correto afirmar que (01) Sófocles foi um dos fundadores da filosofia tomista, que exerceu profunda influência no pensamento pragmático romano e, séculos mais tarde, também marcou a filosofia iluminista européia. (02) o texto citado faz uma clara menção à valorização do homem como o centro do universo, um princípio basilar da cultura grega clássica. (04) Sófocles viveu e produziu sua obra no Século de Péricles, considerado a idade de ouro da história ateniense em razão de seu formidável desenvolvimento cultural. (08) o humanismo correspondeu a uma etapa superior do desenvolvimento intelectual em Atenas, que evoluiu do pensamento fundado na crença dos mitos e na primordial preocupação com a origem do mundo, para uma filosofia centrada no homem e na razão. (16) Sócrates foi o grande expoente da filosofia grega e viveu no mesmo século de Sófocles.

8


17 – Sobre a Idade Média, é correto afirmar que (01) o regime de trabalho baseado na escravidão feudal propiciou crescimento econômico e evolução urbana à Europa, sobretudo na etapa conhecida como Baixa Idade Média. (02) as Cruzadas foram organizadas pela Igreja Católica com os objetivos de pacificar e evangelizar as comunidades árabes envolvidas numa luta milenar pelo domínio das províncias de Israel e do Afeganistão. (04) as cidades medievais, como espaços das atividades mercantis e artesanais, sediaram as Corporações de Ofício, que compreendiam associações de comerciantes e de artesãos, visando monopolizar a produção e seus respectivos mercados. (08) o crescimento das cidades na Baixa Idade Média provocou significativas mudanças na sociedade de classes então vigente, bem como o surgimento de uma nova sociedade baseada nos estamentos e nos privilégios feudais. (16) o domínio político dos senhores feudais, caracterizado pela descentralização de poder, foi gradativamente substituído por formas centralizadas de governo, tipificadas nas monarquias nacionais européias.

18 – Ao referir-se ao conjunto de práticas e de idéias econômicas do século XVI na Europa, Adam Smith, em seus escritos sobre a origem da riqueza das nações, afirmou: “…um país rico, tal como um homem rico, deve ser um país com muito dinheiro: e juntar ouro e prata num país deve ser a mais rápida forma de enriquecê-lo.” (apud HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do Homem. 3ª ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1967. p.130).

Considerando a afirmação contida acima, é correto afirmar que (01) Adam Smith refere-se à teoria da mais-valia que fundamentou as relações capitalistas características da passagem do feudalismo para o capitalismo. (02) Adam Smith refere-se ao Metalismo, base do Mercantilismo, praticado pelas nações poderosas e emergentes da Europa, tais como Espanha e Portugal, no início da Idade Moderna. (04) a acumulação de ouro e prata mencionada na obra de Adam Smith foi obtida pelas Coroas espanhola e portuguesa através da exploração de suas colônias, especialmente as da América. (08) Adam Smith refere-se à prática dos cercamentos de terras na Inglaterra e nas facilidades de explorar minas de ouro e prata mediante o emprego de máquinas a vapor. (16) Adam Smith refere-se à acumulação de ouro e prata como um princípio fundamental da teoria do livre mercado, inspirada na expressão francesa laisser-faire.

9


19 – Sobre a história da evolução do sistema capitalista na Europa e no mundo ocidental, é correto afirmar que (01) o Capitalismo Mercantil correspondeu a uma etapa do desenvolvimento econômico europeu que, por volta dos séculos XVI ao XVIII, caracterizou-se pelo crescimento do uso de trabalho assalariado e pelo predomínio das atividades mercantis sobre a produção e as finanças. (02) o período de desenvolvimento do Capital, no qual surgiram as grandes manufaturas, correspondeu também à intensificação das relações servis de produção e ao predomínio do setor financeiro sobre as demais esferas das economias européias. (04) a etapa do sistema capitalista conhecida como Revolução Industrial correspondeu a um salto qualitativo na produção em geral, sobretudo com a introdução de máquinas movidas a vapor nas fábricas. (08) na época da Revolução Industrial, a Inglaterra ficou conhecida como a “oficina do mundo”, em razão do seu pioneirismo na introdução de novas tecnologias na indústria e de novos investimentos que privilegiaram a produção. (16) na segunda metade do século XIX, o sistema capitalista viveu uma nova fase de sua evolução histórica a partir do crescimento de seu setor financeiro e da hegemonia deste sobre os demais setores da indústria e do comércio em âmbito internacional, caracterizando-se também pela concentração do Capital e pela formação de monopólios.

20 – O intervalo entre os dois grandes conflitos bélicos mundiais, de 1919 a 1939, também chamado de período entre guerras na Europa, foi marcado por crises políticas e econômicas, tais como: (01) a guerra civil espanhola, com a vitória das forças do General Franco sobre os republicanos. (02) a revolução bolchevique no antigo Império russo, com o apoio dos principais países asiáticos. (04) a crise do sistema capitalista, com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque e a adesão dos Estados Unidos ao Plano Marshall. (08) a crise dos regimes liberais em importantes países da Europa, com a substituição dos sistemas democráticos e parlamentares por regimes totalitários e nazi-fascistas. (16) o surgimento de instituições internacionais como a ONU e o FMI, para auxiliar os países em dificuldades econômicas ou envolvidos em situações de instabilidade política.

10


21 – Sobre o desenvolvimento econômico dos Estados Unidos da América no século XIX, é correto afirmar que (01) um dos fatores do desenvolvimento norte-americano foi o processo de expansão de suas fronteiras até a costa do Pacífico, conhecida como a região do Far West. (02) os territórios do Oeste dos Estados Unidos da América foram conquistados através de um intenso fluxo interno de população e da implantação de uma economia baseada na lavoura monocultural da cana-de-açúcar e no trabalho escravo de índios americanos. (04) o deslocamento de gente e de caravanas em direção às novas fronteiras norteamericanas teve como principais impulsos a disponibilidade de terras aos pioneiros, as boas perspectivas econômicas oferecidas pela pecuária e a abertura de estradas de ferro ligando o país da costa atlântica à costa pacífica. (08) a necessidade de grande quantidade de matéria-prima para alimentar a indústria têxtil na Inglaterra fomentou a expansão das lavouras algodoeiras e as exportações dos Estados Unidos da América. (16) o desenvolvimento econômico norte-americano caracterizou-se pela expansão de seus territórios e pela diversificação de sua agricultura, destacando-se no século passado a grande lavoura de café, desenvolvida com trabalho escravo, para abastecer um mercado consumidor latino-americano.

22 – Leia atentamente o texto abaixo. “Coube a Portugal encontrar outra fórmula para a ocupação econômica de suas colônias americanas que não fosse a simples extração de recursos naturais. Fazia-se imperiosa a organização de exploração agrícola rentável que, ao mesmo tempo, interessasse os investidores metropolitanos e propiciasse recursos para a manutenção e defesa desses domínios. A distância entre o Brasil e Portugal só tornava viável a produção de mercadorias que, gozando de altos preços no mercado europeu, pudessem arcar com os custos do frete marítimo.” (FERLINI, Vera Lúcia do Amaral. A Civilização do Açúcar – Séculos XVI a XVIII. 4ª ed. São Paulo, Brasiliense, 1987. p 15-16).

Considerando que o texto citado refere-se à economia açucareira no Brasil, é correto afirmar que (01) a Metrópole portuguesa implantou em sua Colônia uma estrutura econômica com base na produção diversificada de gêneros tropicais de grande aceitação nos mercados europeus, utilizando mão-de-obra livre e assalariada, que trabalhava em pequenas propriedades. (02) a empresa açucareira foi implantada como solução viabilizadora da manutenção do Brasil como Colônia de Portugal. (04) a menção da existência de investidores metropolitanos, significa que a empresa colonial e a atividade de produção e exportação de açúcar resultaram de parcerias estabelecidas entre os interesses econômicos da Coroa lusa e de grupos integrantes de uma elite mercantil estabelecida em Portugal. (08) para obter sucesso na empresa açucareira em suas colônias na África e na América, Portugal contou com o apoio do governo inglês, que financiou a instalação de engenhos no Brasil. (16) a despeito dos esforços de Portugal de investir no plantio e na produção de açúcar no Brasil, o que de fato viabilizou a empresa colonial foram os lucros avultantes obtidos com o tráfico interno de índios brasileiros.

11


23 – Leia atentamente o texto abaixo. “Aos 41 anos, Isabel não lembrava em nada a menina que, transformada em herdeira da Coroa…, assumira o cargo pela primeira vez em 1871… Apesar disso, já na primeira regência Isabel assinaria a polêmica Lei do Ventre Livre.” (História do Brasil. 2ª ed. São Paulo, Publifolha/Zero Hora, 1997. p. 145).

O texto citado refere-se aos episódios marcantes dos anos finais do Segundo Reinado no Brasil, sobre os quais é correto afirmar que (01) ao ocupar o trono, durante o afastamento de seu pai Pedro II para tratamento de saúde, Isabel assinou a Lei do Ventre Livre, garantindo às mulheres do Império o direito ao aborto. (02) Isabel assinou diversas leis polêmicas, sendo a principal delas a Lei Áurea, que aboliu, em 13 de maio de 1888, a escravidão no Brasil. (04) a Abolição da escravidão no Brasil correspondeu a um lento e gradativo processo que esbarrou na oposição dos militares favoráveis à permanência da estrutura escravista e do recrutamento obrigatório dos escravos para o Exército. (08) a Lei dos Sexagenários, também conhecida como Lei Eusébio de Queirós, tornou libertos todos os escravos com idade superior a 60 anos. (16) a abolição dos escravos, festejada como ato de generosidade da Princesa Regente, na ocasião representando o governo imperial, foi um dos fatores que colaborou para a queda do regime monárquico no Brasil poucos anos depois.

24 – Leia atentamente o poema abaixo. “Quedê o sertão daqui? Lavrador derrubou. Quedê o lavrador? Está plantando café. Quedê o café? Moça bebeu. Mas a moça onde está? Está em Paris. Moça feliz!” O poema Moça tomando café, de Cassiano Ricardo, refere-se à cultura cafeeira no Brasil, sobre a qual é correto afirmar que

12


(01) a expansão da lavoura cafeeira no Brasil deu-se através de formas predatórias e extensivas de ocupação de terras no interior, como agricultura monocultural e voltada para a produção e a exportação em larga escala. (02) duas regiões caracterizaram-se pela economia do café na época do Império: a do Vale do Paraíba, cuja produção era baseada na mão-de-obra escrava, e a do Oeste baiano, que utilizou mão-de-obra de imigrantes europeus livres. (04) o sucesso da economia cafeeira na época do Império gerou uma elite conservadora e aristocrática de grandes proprietários, composta pelos Barões do Café, que abraçou precocemente a luta abolicionista e deu preferência ao trabalho livre e assalariado de mulheres. (08) o café produzido no interior paulista, na fase republicana, caracterizou-se como uma economia baseada em relações sociais de produção e formas de ocupação da terra tipicamente capitalistas, mas ainda promovendo a sua expansão através de práticas predatórias de aproveitamento dos solos. (16) ao fazer a referência da moça que “está em Paris”, o poeta cita uma das características da vida social e cultural dos grandes cafeicultores paulistas que, cultivando hábitos requintados, freqüentavam as capitais européias e educavam seus filhos fora do Brasil.

25 – A propósito da chamada era de Vargas no Brasil, é correto afirmar que (01) no ano de 1932 surgiu no Estado de São Paulo um movimento, sob a denominação MMDC, cujos líderes Martins, Miragaia, Drausio e Camargo reuniram-se para apoiar o governo de Getúlio Vargas. (02) o período de Vargas caracterizou-se, entre outros fatos políticos, por conflitos violentos travados entre dois grupos antagônicos: de um lado, os integralistas, simpatizantes dos ideais fascistas; e de outro, os comunistas, que pregavam a revolução e a ascensão ao poder das classes trabalhadoras. (04) em 1937, Vargas promulgou uma nova Constituição com o apoio da maioria dos brasileiros, sobretudo porque instituiu o voto universal, consagrou os direitos da mulher e reconheceu o direito de greve dos trabalhadores em geral. (08) um dos fatores que garantiu as bases democráticas do governo de Getúlio Vargas nessa fase de 1937 a 1945, foi a criação do DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda. (16) em 1942, navios mercantes brasileiros foram afundados no Atlântico, fato que justificou a declaração de guerra formal do governo Vargas contra os países do Eixo.

13


26 – Leia atentamente o texto abaixo. “Quatrocentos mil quilos de erva já haviam saído daquela bolsa verde, deixando clareiras de árvores abatidas. Era crime derrubar as árvores da erva. Sabiam. Mas derrubavam. Nos começos, trabalhavam de tiru – subiam nas erveiras até o máximo de seis metros, e agarrados aos galhos cortavam os ramos. Depois, parece que o mundo endoideceu e começou a exigir mate a mais não haver. Abandonaram o tiru e começaram a bater machado, derrubando as árvores para desgalhar no chão. Rendiam mais assim! A ordem de todos os dias é produzir mais e mais. Isso mandam dizer, repetidamente, de Ponta Porã e de Buenos Aires – onde vivem os que mandam na erva e nos mineiros. Quando já não há o que derrubar, fazem os monteadores afundar no caatim buscando outra mina de erva.“ (DONATO, Hernâni. Selva Trágica. São Paulo, Edibolso, 1979. p. 18-19). Considerando o texto lido, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). (01) O texto citado faz referência à exploração das matas nativas de erva-mate, típicas da paisagem da fronteira sul de Mato Grosso, e menciona o cuidado que as empresas produtoras e os trabalhadores tinham com a preservação da natureza e a manutenção dos ervais. (02) O texto faz referência ao escoamento da produção de erva-mate mato-grossense, exportada através de sua fronteira com o Paraguai e destinada a abastecer os mercados consumidores da Bacia do Prata, através de Buenos Aires, seu principal centro distribuidor. (04) A Companhia Matte Larangeira foi a maior e a mais poderosa empresa a explorar os ervais nativos da fronteira sul de Mato Grosso, iniciando suas atividades após a guerra com o Paraguai. (08) A atividade extrativa da erva-mate caracterizou-se como uma economia extensiva e com produção em larga escala. Estas características estão expressas no texto de Hernâni Donato, quando o escritor descreve a urgência de desfolhar as árvores e a pressão dos empresários sobre os trabalhadores para extrair e explorar a maior quantidade possível de erva. (16) Uma característica marcante dessa economia foi a utilização do trabalho braçal e compulsório, exercido em sua grande parte por escravos africanos comprados em Assunção, no Paraguai.

14


27 – A propósito da história de Mato Grosso do Sul, é correto afirmar que (01) um dos primeiros baluartes na fronteira Oeste brasileira foi o Forte de Coimbra, fundado em 1775, às margens do rio Paraguai, servindo de anteparo às pretensões expansionistas dos colonos castelhanos. (02) a livre navegação através do rio Paraguai foi obtida através de um tratado de amizade com o Paraguai em 1856. Contudo, foi logo interrompida pela política isolacionista do governo Solano Lopes e só foi recuperada após a sua derrota na guerra da Tríplice Aliança. (04) a grande nação guaicuru dominou durante muito tempo parte do sul de Mato Grosso. Uma das principais características desta comunidade indígena foi a habilidade no uso do cavalo, que conferia mobilidade e rapidez nas investidas contra seus inimigos. Além disso, estes índios manejavam com maestria a canoa e percorriam com facilidade as grandes regiões alagadiças dos pantanais. (08) durante a guerra entre o Brasil e o Paraguai, na frente mato-grossense, soldados de ambos os exércitos foram acometidos por epidemias de cólera e de varíola, com muitas perdas humanas. (16) durante a República Velha, o Estado de Mato Grosso foi varrido por lutas intermitentes entre chefes políticos, dentre os quais podem ser mencionados os coronéis Jango Mascarenhas e Bento Xavier.

ESPANHOL DUERMA “POR CAPITULOS” 1

5

Si acaso le cuesta mucho conciliar el sueño por las noches, o despierta desvelada en plena madrugada, entonces trate de compensar esas horitas de descanso perdidas tomando siestas cortas durante el día. Los expertos afirman que una de 20 minutos ¡ vale más que 8 horas de sueño! Por otro lado, se ha demostrado que la siesta ayuda a estimular la creatividad, relaja los nervios, incrementa la atención y además, se dice, que rejuvenece, porque desaparece la tensión y el estrés que muchas veces pueden llegar a generar arrugas. Sin embargo, se debe tener muy en cuenta el horario de las siestas. Por ejemplo, jamás tome una después de las 4 de la tarde, ya que sólo conseguirá quedarse sin dormir por la noche. Revista Vea & Lea, año 2 – nº 22 – p.9 28 – Según el texto, es correcto afirmar que (01) uno tiene que dormir más de 8 horas de sueño al día para rejuvenecer. (02) hay que tomar la siesta después de las 4 de la tarde para quedarse sin dormir por la noche. (04) debido a la siesta uno no consigue conciliar el sueño por la noche. (08) la siesta tiene efectos positivos para la salud del hombre. (16) la siesta tiene doble función: compensa horas de sueño perdidas por la noche y ayuda a estimular la creatividad, relaja los nervios, incrementa la atención y, según se dice, rejuvenece.

15


29 – En la frase “(…) entonces trate de compensar esas horitas (…)” (línea 2), la palabra señalada es un demostrativo. Lea las frases siguientes y elija la(s) correcta(s). (01) (02) (04) (08) (16) (32) (64)

¿ Te gustan esos zapatos? No encuentro aquelles libros que compré. En aquella época la vida parecía más fácil. Eso me parece increíble. No me conviene essa situación. Estes alumnos han aprobado el examen. Aquel día nos lo pasamos muy bien.

30 – Señale la(s) frase(s) que presenta(n) la conjugación correcta de los verbos en presente de indicativo y pretérito perfecto compuesto, respectivamente. (01) (02) (04) (08) (16) (32) (64)

cuesta – ha cuestado hace – ha hecho dice – ha decido demuestra – ha demostrado cuerta – ha cortado tiene – ha tenido compriende – ha comprendido

LOS PADRES SON RESPONSABLES 1

5

10

Las leyes también reflejan la época de cambio del fin de siglo. Especialmente en lo que atañe a los jóvenes, a los que considera aptos para ir a la guerra o para votar desde los 18, pero menores de edad y legalmente dependientes hasta los 21 cuando se trata de responder materialmente por las consecuencias de sus actos. Según explica el decano de Derecho y Ciencias Sociales de la Universidad de Belgrano, Osvaldo Alfredo Gozaini, esta colisión de intereses también se refleja en la estructura jurídica. La autoridad administrativa confiere licencias para conducir a menores de edad pero, si se produce un hecho ilícito, la Justicia no los condena porque los considera “irresponsables” tanto en términos económicos –por su habitual insolvenciacomo en términos penales, en razón de su edad. ¿Quién paga, entonces, los daños? Para tutelar legalmente a las víctimas y acentuar el deber de solidaridad, la Ley 23.264 hace recaer en uno o en ambos padres, como una responsabilidad refleja, las consecuencias del daño causado, hasta tanto el hijo no haya cumplido los 21 años. SELSER, Cláudia. “Adolescentes al volante” en la Revista de Clarín. Buenos Aires, 1998, p. 27.

16


31 – Según el texto, es correcto afirmar que (01) los jóvenes están legalmente independientes de sus padres a partir de los 18 años. (02) los jóvenes responden materialmente por las consecuencias de sus actos a partir de los 21 años. (04) los jóvenes siguen siendo menores de edad hasta que no cumplan los 21 años. (08) los padres tienen que responsabilizarse de los actos de sus hijos hasta que éstos no cumplan 21 años. (16) las autoridades administrativas conceden el permiso para conducir a los menores de edad, pero les quita la responsabilidad de encima cuando se trata de asumir los daños.

32 – Elija la(s) alternativa(s) en que la relación entre singular y plural de los verbos, en el mismo modo, tiempo y persona esté correcta. (01) (02) (04) (08) (16) (32)

deberé - deberemos hayas - hayáis recaiga - recaigo condujo - condujeron confieres - conferían produzco – producimos

33 – Elija la(s) alternativa(s) en que la clasificación de los artículos esté correcta. (01) “(…) que atañe a los jovenes, (…)” (l. 2) – Artículo determinante, masculino, plural. (02) “Las leyes también reflejan (…)” (l. 1) – Artículo determinante, femenino, plural. (04) “(…) como una responsabilidad refleja (…)” (l. 12 y 13) – Artículo determinante, femenino, singular. (08) “Según explica el decano (…)” (l. 5) – Artículo determinante, masculino, singular. (16) “Especialmente en lo que atañe (…)” (l. 1 y 2) – Artículo determinante, masculino, singular. (32) “(…) si se produce un hecho ilícito, (…)” (l. 8) – Artículo indeterminante, masculino, singular.

17


34 – Elija la(s) alternativa(s) que presenta(n) el uso correcto de las preposiciones. (01) (02) (04) (08) (16) (32) (64)

Las llaves están arriba de la mesa. Se cayó por distraído. Voy hacia la ciudad. El sol se escondió tras los montes. Se puso a la sombra bajo el árbol. Llegó sobre las cinco. Vendremos de tren.

YA ES HORA DE QUE TE CAMBIES DE CALCETINES 1

5

¿Por qué te empeñas en quedarte años atrás? Ya no eres un mozalbete. Ahora puedes tomar tus propias decisiones y ponerte lo que te guste. Ya puedes ponerte los calcetines KLER. Nadie va a regañarte si decides llevar pantalón largo y combinar con él cualquiera de los colores de KLER. Que no te zurzan. KLER te da resistencia, suavidad y comodidad. KLER te pone de moda lo más feo de tu cuerpo, para que salgas a la calle pisando fuerte. ¡Cámbiate ya de calcetines ! Revista: EL País, nº 85, 04/10/1992, p. 103. 35 – De acuerdo con el texto arriba, es correcto afirmar que (01) el tratamiento empleado para dirigirse al lector es informal. (02) el plural de las palabras “suavidad” y “comodidad” (l. 6), es respectivamente, “suavidads” y “comodidads”. (04) los verbos “quedarte”, “ponerte” y “cámbiate” (l. 1, 2 y 8) llevan los pronombres pospuestos porque los mismos van en las formas de infinitivo e imperativo. (08) en la frase “(…) llevar pantalón largo (…)” (l. 4 y 5), el verbo “llevar” puede ser sustituido por el verbo “usar”. (16) el producto que anuncian en la propaganda se traduce al portugués por “calcinha”. (32) el adjetivo “largo” (l. 5) tiene como antónimo el adjetivo “estrecho”.

36 – Hay muchas palabras españolas que cambian la consonante h por la f en portugués como, por ejemplo, “Ha sido una huida hacia delante.” En esta frase, “huida” se traduce por fuga. Este cambio es pertinente en: (01) (02) (04) (08) (16)

harina, harapo. hada, hartura. hechizo, hez. hembra, herida. hambre, hecho.

18


37 – Señale la(s) frase(s) gramáticalmente correcta(s) en español. (01) Para muchas personas la eutanasia es una solución, para otras un acto de barbarismo. (02) El desafío de la medicina actual es encuentrar la cura del cáncer. (04) Las lágrimas son el lenguaje mudo de la dolor. (08) El amor es la única solución para resolver los problemas da vida. (16) En época de elecciones, uno tiene que saber muy bien en quién se está votando.

INGLÊS Texto para as questões 28 a 32. Mice Can Be Dangerous to Humans’ Health 1

5

10

15

20

25

Many people think mice are harmless and cute. That idea may come from Walt Disney’s Mickey and Minnie. But experts say mice are dangerous to your health. Glenn Dudderar is a wildlife biologist at Michigan State University. He says, “When people get bats in their house, they go nuts. But the real threat to human homes and health is mice.” Dudderar says mice spread illness. They can also gnaw through wiring and start fires. “If you have mice in your house, it’s your fault,” Dudderar says. “You’re feeding them, sheltering them, providing them with health insurance and a pension.” How do you get rid of the vermin? The experts say find out what the mice are eating. Then cut off their food supply. Mouse-proof your kitchen cupboards, if possible. At least put your grains and cereals where mice can’t enter. The same goes for apples and other produce. Make sure that pet food and birdseed are stored in metal or heavy plastic containers with lids. Do the same with garbage. After you stop feeding mice, you can catch them with traps. Load the traps with gumdrops, popcorn, or peanut butter on a bit of bread or cracker. Forget giving them cheese, say the experts. Try to keep the mice from coming back. Seal all openings into your house or garage. A mouse can squeeze through spaces as small as a dime. Use sheet metal, steel wool, or cement to close gaps. Check spaces around pipes, vents, and ducts. Of course, doors and windows must close tightly. Experts also advise getting rid of nesting sites for mice. Throw out old newspapers. Keep cardboard boxes, firewood, and building supplies off the floor and away from walls. Chasing mice out of your home is worth the trouble. A single pair of mice can produce 15,000 offspring in a year. News for You, vol 43 n.33, August 23, 1995.

19


Vocabulário: bats – morcegos to go nuts – ficar maluco threat – ameaça to spread – espalhar to gnaw through wiring – roer a fiação shelter – abrigo health insurance – seguro saúde to get rid of – livrar-se de

traps – armadilhas lids – tampas to seal – selar, fechar shell metal – folha de metal steel wool – lã de aço pipes – canos to chase – expulsar

28 – Assinale a(s) alternativa(s) correta(s), de acordo com o texto. (01) Na ratoeira devem ser colocados, entre outros alimentos, pipoca e queijo. (02) O primeiro passo para combater os ratos na nossa casa é dificultar-lhes o acesso à comida. (04) Os morcegos são mais prejudiciais ao homem do que os ratos. (08) O texto aborda os perigos que os ratos representam à saúde mas não apresenta medidas para evitar que eles apareçam. (16) Os desenhos de Walt Disney nos passam a falsa imagem de que os ratos são inofensivos e engraçadinhos. (32) Segundo o autor, o dono da casa é responsável pelo fato de ter ratos em casa.

29 – De acordo com o último parágrafo do texto, (01) expulsar os ratos é quase impossível mas vale a pena. (02) expulsar os ratos é problemático porque os laboratórios se interessam em comprálos por um alto valor. (04) não vale a pena expulsar os ratos de casa porque eles voltam e se proliferam rapidamente. (08) vale a pena expulsar os ratos de casa já que eles se proliferam de maneira espantosa. (16) a prole anual de um casal de ratos pode chegar a 15.000(quinze mil) filhotes. (32) apesar dos ratos se reproduzirem de maneira espantosa o ano todo, a taxa é maior na primavera.

30 – According to the text, (01) (02) (04) (08) (16) (32) (64)

bats are more dangerous than mice. bats are as dangerous as mice. bats are less dangerous than mice. bats are not so dangerous as mice. bats are as cute as mice. bats are cuter than mice. mice are more dangerous than bats.

20


31 – Assinale a(s) alternativa(s) em que o modal assinalado à esquerda corresponde à noção mencionada à direita. (01) (02) (04) (08) (16) (32)

That idea may come from Walt Disney’s Mickey and Minie (l. 1) …where mice can’t enter (l. 13) you can catch them with traps (l. 16) a mouse can squeeze through (l. 20) door windows must close tightly (l. 22) a single pair of mice can produce (l. 26)

probability advice obligation necessity obligation advice

32 – Assinale a(s) alternativa(s) em que as palavras com _ing sejam exemplos de verbos no present continuous. (01) … you’re sheltering them, providing them with health insurance and a pension. (l. 8/9) (02) After you stop feeding mice, you can catch them with traps. (l. 16) (04) Seal all openings into your house or garage. (l. 19/20) (08) The experts say find out what the mice are eating. (l. 10/11) (16) Keep cardboard boxes, firewood and building supplies off the floor. (l. 24) (32) Chasing mice out of your home is worth the trouble. (l. 20) (64) If you have mice in your house, it is because you’re feeding them.

Texto para a questão 33. São Paulo Antonio Mota da Graça, one of Brazil’s most important drug traffickers and chief of operations of the Colombian Cali cartel in the country, was arrested as he stopped to buy cigarettes en route to São Paulo’s airport. He had been on the run since 1992, after bribing his way out of Carandiru prison, where he had been serving a 10-year sentence for cocaine trafficking. TIME, May 26, 1997 Vocabulário: en route (expressão francesa) – a caminho

to bribe - subornar

33 – Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre Antonio Mota da Graça. (01) (02) (04) (08) (16) (32)

Foi arrastado quando parou para comprar cigarros a caminho do aeroporto. Fugiu do Carandiru em 92 e foi recapturado somente 5 anos depois. Casou-se na prisão do Carandiru. Foi levado de volta à prisão e sentenciado a 10 anos. Sua pena de dez anos teve início em 1992. Esteve foragido desde 1992, após sair do Carandiru através de suborno.

21


As questões 34 a 36 referem-se ao texto abaixo, sobre oferta de emprego.

Technical Sales Northern Home Counties

South East England

Oxoid Limited, the UK’s largest and best known independent microbiology company, is looking to strengthen its sales team with the appointment of young, enthusiastic microbiologists seeking a commercial career. Successful candidates are likely to have at least 4 years’ postgraduate laboratory experience. Sales experience may be useful but not essential as full training will be given. More important is the will to succeed in selling our products to clinical and industrial laboratories -–commitment and loyalty being the key attributes. In addition to an attractive salary and bonus package, we offer a quality company car, excellent pension fund and private medical insurance. If you are ready to take up the challenge call now to discuss your future with Richard Marsh, UK Sales Manager on 01256 694215.

OXOID from TELEGRAPH APPOINTMENTS

THURSDAY, JULY 30, 1998

34 – The advertisement is specific for: (01) professionals in the area of microbiology and computers. (02) a loyal, young, enthusiastic and experienced professional in the area of microbiology, looking for a commercial career. (04) a loyal, young and enthusiastic professional in the area of microbiology with special commercial and industrial attributes. (08) professionals with a post graduate work in microbiology and experience in sales. (16) professionals who, among other prerequisites mentioned by the company, are determined to succeed in selling Oxoid’s products. (32) professionals in the area of microbiology with qualities such as loyalty, enthusiasm and eagerness to succeed in selling Oxoid’s products.

35 – To apply for the job, (01) you have no other way but send Oxoid a fax. (02) you must write a letter to Oxoid. (04) you should dial 01256 694215 to discuss your future with Richard Marsh, the UK Sales Manager. (08) you should use the E-Mail to communicate with Oxoid. (16) you are expected to call and have an appointment with the UK Sales Manager. (32) you are expected to submit your Curriculum Vitae to the UK Sales Manager and ask for an interview.

22


36 – The qualified candidate is offered, besides an attractive salary, some advantages such as: (01) (02) (04) (08) (16) (32)

benefits and a car for personal use. protection against health problems. medical and dental protection. an extra payment, vehicle and medical protection. an extra payment for the family. school fees for the candidate’s children.

37 – Analisando as mensagens abaixo, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 1

SMOKING CAUSES LUNG CANCER, HEART DISEASE, EMPHYSEMA, AND MAY COMPLICATE PREGNANCY.

2

CIGARETTE SMOKE CONTAIS CARBON MONOXIDE.

3

IF YOU DON’T TALK TO YOUR CHILD ABOUT DRUGS, SOMEONE ELSE WILL.

4

SMOKING BY PREGNANT WOMEN MAY RESULT IN FETAL INJURY, PREMATURE BIRTH, AND LOW BIRTH WEIGHT.

5

IN A WORLD OF PAGERS, FAXES AND CELLULAR PHONES, SOMETIMES YOU JUST NEED TO GET IN TOUCH WITH YOURSELF.

(01) (02) (04) (08) (16) (32)

a mensagem 1 menciona o cigarro como causador de doenças pulmonares. as mensagens 1 e 4 mencionam o perigo do fumo na gravidez. as mensagens 1 e 4 mencionam as complicações cardíacas provocadas pelo cigarro. as mensagens 1 e 2 mencionam as complicações que o cigarro provoca no fígado. a mensagem 5 é a única que não diz respeito a vícios. todas as mensagens podem ser encontradas em propaganda de cigarros.

23

1999 bilogia, história, línguas  

vestibular

Advertisement