Page 1

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO CURSO DE JORNALISMO

PAULO EGÍDIO BERNARDI LIANE OLIVEIRA WILLIAM SZULCZEWSKI FERNANDO EIFLER

PLANO DE NEGÓCIOS: PLWF COMUNICAÇÃO

PORTO ALEGRE 2018


1. SUMÁRIO EXECUTIVO O presente Plano de Negócio trata da criação da empresa PLWF Assessoria, empreendimento do ramo de assessoria de comunicação com ênfase em redes sociais. Um empreendimento que fará a administração das mídias sociais das empresas contratantes com o objetivo que aproximar esses estabelecimentos de seus clientes e do público em geral. A PLWF iniciará com investimento pessoal dos quatro sócios e atuará, em um primeiro momento, na cidade de Porto Alegre podendo, logo após, ingressar no mercado da Região Metropolitana. A empresa terá sede no bairro Bom Fim, na capital, a fim de estar próxima de uma localidade repleta de pequenas e médias empresas e estabelecimentos. A PLWF tentará convencer esses empreendedores da importância das mídias sociais para o avanço de suas empresas. É preciso levar em consideração, também, que, apesar da crise econômica que atinge o Brasil, a área online é uma das que mais cresce no cenário econômico do país. Atuando nesta área, os sócio-fundadores têm a consciência de que estão ingressando num mercado em ascendência. E é essa a filosofia que buscaremos introduzir na mente dos nossos clientes. A atuação nas redes sociais também fará com que os empreendedores da PLWF foquem na divulgação da empresa contratante sem se preocupar com a questão de comunicação interna e de relacionamento com a imprensa, por exemplo.


2. IDENTIFICAÇÃO DOS EMPREENDEDORES Fernando Wasem Eifler – Jornalista formado pela Universidade do Rio do Sinos (Unisinos), já atuou na Agência Experimental de Comunicação (Agexcom) da Unisinos e como freelancer de jornalismo. Possui inglês fluente. Liane Dias de Oliveira – Jornalista formada pela Universidade do Rio do Sinos (Unisinos). Já atuou no jornal Semanário, de Bento Gonçalves (RS), na assessoria da prefeitura do município, além de ter experiências nas assessorias da Guarda Municipal, de Porto Alegre, da Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Agexcom. Paulo Egídio Bernardi – Jornalista formado pela Universidade do Rio do Sinos (Unisinos), já atuou nas rádios Paim FM, de Paim Filho (RS), e Web Piratini, do Governo do Estado. Também passou pela assessoria da Câmara Municipal de Porto Alegre e pelo Jornal do Comércio, onde trabalhou na editoria online. William Szulczewski – Jornalista formado pela Universidade do Rio do Sinos (Unisinos), tem experiência em jornalismo impresso atuando no Jornal Ibiá, de Montenegro/RS e em outras empresas como a Triunfo Concepa (na Radiovia Freeway), On Mídia Assessoria de Imprensa, Rádio Grenal e nas assessorias da Prefeitura Municipal de Montenegro e de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado.


3. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA Nome social: PLWF Assessoria de Comunicação Nome fantasia: PLWF Assessoria CNPJ: 22.223.785/0001-43 (fictício) Forma jurídica: Sociedade Empresária Ramo: Assessoria de Comunicação focada em redes sociais Localização: Vasco da Gama, 253 (fictícia) Bairro: Bom Fim Cidade de atuação: Porto Alegre (inicialmente) Missão: Auxiliar empresas de todos os ramos na comunicação com o público e seus clientes através das redes sociais da internet.


4. ATIVIDADE A PLWF é uma empresa de prestação de serviços de comunicação. Ela atua na área de assessoria de comunicação de empresas para facilitar o contato com o público e os clientes. O nosso empreendimento atuará na administração de mídias (Facebook, Instagram e Twitter) de empresas privadas com o intuito de divulgar ações e manter um relacionamento com os clientes dessas instituições. Dentro dessas mídias, nossa empresa trabalhará na produção de textos, imagens, coleta de informações e publicação de notícias, além de atuar na divulgação de eventos e promoções das instituições contratantes. Trata-se de uma iniciativa viável tendo em vista que as redes sociais possuem um público bastante considerável

nos

dias

de

hoje.

Segundo

o

IBGE

(http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/04/150429_divulgacao_pnad_ibge_lg b), em pesquisa divulgada no ano de 2015, metade dos brasileiros já tem acesso à internet. Tendo em vista que já se passaram dois anos da última pesquisa, podemos levar em conta que muito mais pessoas devem ter acesso à internet e, consequentemente, às redes sociais. Sem contar que, cada vez mais, as empresas estão investindo em suas imagens nessas mídias. A PLWF Assessoria também busca a modernização da informação, não só usando texto e fotos, mas fazendo uso do design gráfico e das funções bastante utilizadas na atualidade como gifs, memes, entre outros, para chamar a atenção de clientes e do público das redes sociais.

4.1 Redes sociais que serão trabalhadas Facebook - Hoje 45% da população brasileira acessa o Facebook mensalmente. No total, cerca de 62 milhões de usuários acessam a rede diariamente, isso torna o Facebook uma ótima oportunidade para empresas interagirem com seus possíveis clientes. Segundo informações dadas pela mídia social, já são mais de 2,1 milhões de pequena e medias empresas que anunciam seus produtos e serviços na plataforma para gerar melhores resultados, porém muitas empresas não conseguem interagir com todos os clientes. (Fonte: Facebook)


Twitter – Com a diversidade e abrangência de ferramentas para a internet, o Twitter também ganhou seu espaço em 2006, nos Estados Unidos, onde a ferramenta começou a ser utilizada como um viés de comunicação nas principais empresas de jornalismo (TECMUNDO, 2010). Além disso, cidadãos comuns começam a utilizar a ferramenta não só para o entretenimento, mas também para consumir notícia. A rede social dos 140 caracteres superestimou seu número de usuários nos últimos três anos. Ao todo, o Twitter hoje soma 330 milhões de usuários mensalmente ativos – 4 milhões a mais do que tinha no fim de junho. No terceiro trimestre, a rede social teve receita de US$ 590 milhões, 4% a menos do que os US$ 616 milhões registrados há um ano. Segundo o Twitter, a redução se deve ao fechamento de um produto de publicidade. (Fonte: Estadão) Instagram – A rede social de fotos do grupo Facebook atingiu, no último mês, a marca de 2 milhões de anunciantes, dois anos e meio após a introdução dos anúncios no feed do usuário. O Brasil tem participação importante no número. Segundo o diretor de negócios global do Instagram, Vishal Shah, que esteve no Brasil para um evento com empreendedores na rede social, o país tem a segunda maior base de usuários da rede, com 50 milhões ativos mensais (são 800 milhões no mundo todo).(Fonte: Folha de S. Paulo). Pelo Instagram é possível divulgar a marca ou o produto por meio de postagens no feed e até mesmo com stories e lives que notificam nos perfis dos seguidores.


5. MERCADO 5.1 Concorrência Existe um grande número de empresas que atuam na área de assessoria de imprensa no Estado e no País. A maior parte delas oferece um amplo pacote de serviços, trabalhando com o relacionamento do cliente com veículos de imprensa, seja rádio, televisão ou impresso, e também nas redes sociais. Algumas empresas se destacam no segmento, dentre elas pode-se citar a gaúcha Fatto Comunicação, uma das maiores do Rio Grande do Sul, que possui clientes de peso dentro do Estado, como o Shopping Iguatemi Porto Alegre, Tramontina e Fecomércio. Ainda no RS, encontra-se a Quater Comunicação, que, da mesma forma, é um empreendimento grande com importante clientela, como a Zero Hora. Em nível nacional, é importante citar a Press Comunicação, que é uma empresa já consolidada, e que está no ramo há mais de 20 anos. Ela lida com redes sociais de algumas grandes empresas no país, como a FIAT e o Pontofrio, e é um forte concorrente no mercado nacional. O diferencial da PLWF é o foco nas redes sociais. Fazer com que a informação que a empresa queira divulgar seja muito bem difundida usando todas as formas possíveis de atração de leitores, ouvintes e telespectadores. A empresa também fará o contato com os clientes através das redes. O foco principal nas mídias sociais permite uma atuação mais eficiente e com enquadramento definido.

5.2 Clientes Os clientes da PLWF são empresas de qualquer tipo e tamanho que estejam em busca de auxílio especializado em administração de redes sociais e que visem divulgar suas ações com o maior alcance possível. Nossa empresa não faz distinção para aceitar um trabalho, pois estamos sempre dispostos a ajudar a impulsionar qualquer empresa que contrate nossos serviços desde que esteja enquadrada na lei e a favor dos direitos humanos. Como estaremos situados em uma região próxima ao centro de Porto Alegre, a PLWF


pretende atuar em empresas situadas na capital não destacando, futuramente, avançar para a Região Metropolitana. Temos a consciência de que não começaremos atendendo as maiores empresas

do

Estado,

portanto,

nosso

foco

inicial

será

nos

pequenos

empreendedores, que possuem um comércio com potencial de crescimento e que estejam dispostos a investir em uma assessoria especializada para auxiliar no crescimento de seu negócio.

5.3 Parceiros Buscaremos algumas parcerias que possam se encaixar nas nossas atividades e que tenham o mesmo objetivo que o da empresa. Faremos parcerias, por exemplo, com fotógrafos profissionais, para que possam nos auxiliar, inicialmente, na realização de imagens de alta qualidade quando se tratar de uma cobertura de grande evento produzido pela empresa contratante. Também firmaremos parceria com um designer, para que nos auxilie na criação de logos e nas campanhas de divulgação dos nossos clientes. Tudo isso pensado para que o serviço seja sempre de excelência e que os clientes se sintam sempre satisfeitos.

5.4 Estratégia de Penetração Visando entrar em um mercado já consolidado, a PLWF tem como objetivo oferecer um produto diferenciado. Tendo em vista que muitas das assessorias de comunicação existentes possuem foco dividido entre os mais variados meios de comunicação, a PLWF busca trabalhar, exclusivamente, com as mídias sociais, que já são uma realidade no campo mundial da comunicação. Utilizando todo o potencial que a internet proporciona, a empresa oferece o melhor para seu cliente, publicando imagens, informações, notícias e, principalmente, mantendo uma relação muito próxima do cliente com o público, criando assim uma relação de fidelidade. Para entrar nesse mercado e buscar seu espaço, a PLWF optou por iniciar com preços bastante competitivos.


5.5 Posicionamento de Mercado A PLWF não faz distinção de clientes. A empresa busca atender desde o pequeno empreendedor, que está em busca de ajuda para gerir redes sociais e assim conseguir aumentar sua divulgação e melhorar o relacionamento com seus clientes, até o grande empresário, que quer alguém especializado para fazer a gestão de suas redes e aproximar os clientes de sua empresa. O passo mais importante para definir o posicionamento da empresa é conhecer o mercado. Dessa forma, a estratégia utilizada é focar em um serviço específico dentro de uma assessoria de imprensa (as redes sociais). Ao invés de trabalhar com todos os meios de comunicação possíveis, dividindo atenções e, por consequência, não dando o devido cuidado a cada um, a PLWF está focada no mercado que mais cresce atualmente, que é o das mídias sociais. Acreditando nisso, o cliente que usufruir dos serviços da PLWF, não estará apenas contratando uma “gestora de redes sociais”, mas sim uma empresa que tem o olhar voltado para o futuro da comunicação. Assim, o cliente poderá sentir-se seguro ao contratar os serviços, pois terá a garantia de um trabalho de qualidade, onde as estratégias serão definidas caso a caso, visando sempre a melhor tática para cada empresa.

5.6 Perspectivas de Expansão A PLWF visa, no futuro, atender clientes em todo o estado do Rio Grande do Sul, dando preferência, em um primeiro momento, para empresas de Porto Alegre e, logo após, da região metropolitana. Focando nos clientes próximos, é possível tratar pessoalmente todas as questões envolvendo a assessoria. Nosso objetivo é levar ao cliente o melhor serviço encontrado no mercado, sempre com muita qualidade, com atendimento diferenciado, e o principal: contato direto entre o cliente e o empreendimento. Como dito anteriormente, inicialmente, pelo fato de a empresa estar começando e ter apenas os próprios sócios como funcionários, ela terá foco no mercado local. Após se estabelecer localmente, ampliando o número de clientes no


estado, fidelizando-os e, consequentemente, contratando mais funcionรกrios, pretendemos expandir nossos serviรงos para o Rio Grande do Sul.


6. ENQUADRAMENTO AMBIENTAL Em 2018, teremos um ano de eleições, quando a economia deve sofrer mudanças dependendo do candidato que vencer. De acordo com Zeina Latif, economista-chefe da XP investimentos, um dos maiores receios do mercado é que, no ano que vem, um candidato populista vença as eleições. Segundo ela, “não há possibilidade de um governo se pautar no populismo tradicional de ‘abrir os cofres’, porque o dinheiro acabou”. O mercado está apreensivo com a indefinição dos candidatos para 2018 e com a consequente "disputa aberta" para a presidência. Segundo Alessandra Ribeiro, sócia da Tendência Consultoria, o risco de quebra na continuidade das reformas é preocupante. “Há chances de que um candidato reformista da base governista não se concretize com a pulverização das candidaturas dos partidos. Isso aumentará o risco de dois candidatos populistas chegarem ao segundo turno”, comenta. Para Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central e sócio da Tendência Consultoria, o melhor para a economia brasileira, nas próximas eleições, seria a vitória de um candidato de centro-direita, pois traria, assim, maior estabilidade à economia brasileira. Ele afirma que se o mercado perceber um resultado diferente desse, em 2018, pode ser que o ano tenha uma alta volatilidade no Dólar. "Isso traria dificuldades na gestão macroeconômica, investimento e PIB menores", comenta. Apesar da crise vivida pelo país e pelo mundo, nos últimos anos, nem todos os setores foram diretamente afetados. Um dos que conseguiu se manter firme é a publicidade online. Segundo estudo da Digital AdSpend 2017, do IAB (Interactive Advertising Bureau) Brasil em parceria com a comScore, o investimento em publicidade no mundo digital cresceu cerca de 26% em 2016, em comparação com o ano anterior, totalizando R$ 11,8 bilhões Para o presidente da IAB Brasil, Cristiano Nóbrega, 2016 mostrou que a saída para a crise pode estar no online. "À medida que os anunciantes necessitam de alternativas bastante concretas para buscar os resultados de comunicação, o digital se apresentou, talvez, como a grande alternativa, ainda que o cenário macroeconômico não estivesse”, comenta.


Ainda de acordo com dados da IAB Brasil, o formato "Display e Social", que inclui banners e redes sociais, e que é nosso foco de trabalho, foi o segundo que mais recebeu investimentos em 2016, totalizando R$ 3,8 bilhões, representando 32,5% de todo investimento online. Esses dados deixam claro que, apesar da crise instaurada em nosso país, o investimento em mídias sociais tende a continuar crescendo, pois ele está sendo uma válvula de escape para a publicidade tradicional. Portanto, nossa empresa, que presta serviço de assessoria de imprensa nas mídias sociais, tem boas possibilidades de conseguir um rápido crescimento.

6.1 Análise SWOT

MATRIZ SWOT

PONTOS POSITIVOS  INTERNOS (organização)

  

  EXTERNOS (ambiente)

PONTOS NEGATIVOS

Qualidade do serviço ofertado Melhor custo benefício do mercado Excelente localização Promoções para clientes

 

Lucro baixo Equipe reduzida

Mercado em expansão Aumento no investimento em publicidade nas mídias sociais

Forte concorrência de empresas já consolidadas no mercado

7. PLANO DE MARKETING


Com o objetivo de alcançar clientes que possam conhecer e se interessar pelos serviços oferecidos da PLWF Assessoria, tomamos como base o plano de Marketing do Sebrae. A partir dele, apresentamos as estratégias necessárias para atingir os objetivos. Primeiramente, vamos fazer o reconhecimento do nosso público e onde estamos inseridos fisicamente, propondo as estratégias necessárias para atingir os objetivos e metas propostos pela empresa. Para isso, elencamos cinco principais pontos para dar sequência no nosso Plano de Marketing. 7.1 Produto A PLWF Assessoria é uma empresa de produção de conteúdo para as mídias sociais de clientes que buscam um trabalho de comunicação para a divulgação de suas marcas nas plataformas digitais, como Facebook, Instagram e Twitter. 7.2 Preço Nossa empresa trabalhará com pacotes diferenciados para atender as demandas do público, como desconto para indicação de clientes e pacotes personalizados para as empresas. Para isso, vamos observar os concorrentes e tentar se sobressair para que o consumidor tenha satisfação em contratar os nossos serviços. Algumas observações devem ser levadas em conta para cobrança de um preço justo: frisamos aos nossos clientes que, além de criar o conteúdo de divulgação para as empresas, trabalhamos com a divulgação da marca. Isso envolve a criação de conteúdo em texto, vídeo, fotos e cards; a forma de como o produto vai ser distribuído; posts patrocinados; a interação e engajamento daquele produto para o público externo e a veiculação estão incluídos nos pacotes da empresa. A partir disso, trabalhamos com preços justos e respeitamos os orçamentos postos pelos nossos clientes. Dessa forma, nosso preço básico inicial é de R$ 900,00 por cliente.

7.3 Praça


Inicialmente ficaremos localizados na Rua Vasco da Gama, nº 253, no Bairro Bom Fim, em Porto Alegre. Neste local há uma alta circulação de grandes e pequenas empresas como, imobiliárias, cafés, restaurantes, salões de beleza, pet shop, entre outros. Sendo assim, podemos atingir grande público que se interesse em divulgar a sua marca. Além de ser um lugar bem localizado e de fácil acesso, fica próximo ao Centro Histórico de Porto Alegre, o que acreditamos que seja positivo para dar visibilidade à empresa. 7.4 Promoção Para atrair novos clientes, vamos divulgar nossas marcas, inicialmente, por dois canais de comunicação: posts patrocinados nas redes sociais e anúncios nos jornais. Além disso, faremos contato direto com empresas específicas que almejamos como público alvo ou cujos responsáveis façam parte de nosso círculo pessoal. Pretendemos deixar nossa marca sempre em evidência, para ser lembrada pelos atuais e futuros clientes. Vamos trabalhar com pacotes promocionais pontuais, ao mesmo tempo que buscaremos manter um contato próximo com os clientes para mostrarmos a fidelidade da nossa empresa com a deles. Também vamos trabalhar com press kit, a ser distribuído em datas comemorativas. Nosso press kit oficial será um pen drive com o logo da empresa, caneta e bloco de anotações. 7.5 Pessoas Nossos sócios são os principais responsáveis para o andamento da PLWF. Para isso, vamos priorizar o conforto e bem-estar dos mesmos, concomitante à busca

pela

profissionalização

permanente.

Tentaremos,

ao

máximo,

ter

representantes em cursos e eventos voltados para a área de comunicação, para que estes possam dividir, com os demais, as ideias mais atualizadas do ramo. Em termos organizacionais, nossa equipe se reunirá uma vez por semana para discutir questões determinantes para a empresa como: o que pode ser feito para melhorar a relação entre a PLWF e o cliente; pontos negativos dentro da


empresa que podem ser melhorados; soluções e alternativas para um bom convívio; e propostas de inovação.


8. PLANO DE PRODUÇÃO Como nossos serviços não terão custos materiais em larga escala, por ser um trabalho desenvolvido somente para o gerenciamento de conteúdo para a internet, vamos elaborar um plano onde nossos clientes serão atendidos de forma rápida e eficaz. Vamos definir dias específicos para as postagens dos produtos de cada cliente em uma plataforma diferente. Por exemplo: Na segunda-feira, vamos produzir conteúdo para o Facebook e para o banco de dados de cada empresa. Na terça, faríamos a publicação deste material (consequentemente, o que ficar no banco de conteúdo da nossa assessoria, sempre será publicado na segunda-feira seguinte). Também na terça, trabalharíamos com o conteúdo para o Instagram dos nossos clientes, com produção para a semana e também para o banco de dados/conteúdo. Já o Twitter, será atualizado todos os dias, com informações pertinentes à empresa, além de fazer a interação com novos consumidores para fins de divulgação da marca. A ideia é agendar, a depender da demanda, até três postagens por dia no Facebook e no Instagram dos clientes. Para isso, os sócios trabalharão de forma integrada, cada um cuidando de sua área, mas sempre dando apoio aos demais para facilitar a prestação dos serviços.


9. PLANO ORGANIZACIONAL E DE RH 9.1 Os sócios A PLWF Assessoria será formada por quatro jornalistas sócio-fundadores: William Szulczewski – Jornalista formado pela Unisinos. Fernando Wasem Eifler – Jornalista formado pela Unisinos. Liane Dias de Oliveira – Jornalista formada pela Unisinos. Paulo Egídio Bernardi – Jornalista formado pela Unisinos.

9.2 As funções Levando em conta os conhecimentos e as capacidades de cada um, as funções serão assim distribuídas dentre a equipe: William: Será responsável pela prospecção de novos clientes e pela montagem inicial dos textos de cada postagem; Liane: Será responsável por gerenciar as mídias sociais dos clientes (agendando publicações) e buscará ideias de novos conteúdos; Fernando: Trabalhará no design de cards e na edição de fotos e vídeos e será responsável por comandar as respostas e a interação com o público; Paulo: Tomará conta da gestão burocrática e do planejamento financeiro na PLWF, além de efetuar a edição e revisão final dos textos.

9.3 A administração Nossa empresa será administrada pelos quatro sócio-fundadores, em uma estrutura horizontal. A princípio, cada um terá funções específicas que, juntas, darão conta de todos os serviços da organização. A PLWF terá sede própria, em um imóvel alugado, no bairro Bom Fim, em Porto Alegre e atenderá empresas da capital gaúcha e da Região Metropolitana. Para um bom funcionamento e para conseguirmos realizar o trabalho de forma atender às expectativas dos clientes, estabelecemos como o máximo para


atendermos concomitantemente o número de quinze empresas – que pode ser ampliado de acordo com a contratação de mais pessoas para a equipe.


10. PLANO DE INVESTIMENTOS Para iniciar as atividades da empresa, planejamos realizar os seguintes investimentos iniciais: Despesa Custo estimado Burocracia R$ 1500 Mesas para escritório R$ 180 Cadeiras R$ 75 Computadores R$ 1500 Softwares R$ 400 Sistema operacionalR$ 135

Quantidade 4 4 4 4

Valor total estimado R$ 1500 R$ 720 R$ 300 R$ 6000 R$ 400 R$ 540

(Windows 8) Ar condicionado R$ 1000 Impressora R$ 250 Cafeteira R$ 90 Placa para fachada R$ 600 Câmera fotográfica CanonR$ 1400

1 1 1

R$ 1000 R$ 250 R$ 90 R$ 600 R$ 1400

PowerShot SX530 Total geral

-

R$ 12.710

-

Temos, ainda, uma estimativa sobre os custos mensais fixos: Despesa Energia Água Aluguel Telefone e internet Material de escritório Contador Total de custos mensais

Custo estimado R$ 250 R$ 50 R$ 1000 R$ 250 R$ 300 R$ 800 R$ 2.650

11. PLANO DE FINANCIAMENTO Tendo em conta as tabelas expostas na seção anterior, teremos dois custos primários para abrir a empresa: R$ 12.710 para os gastos iniciais e mais R$ 2.950, referentes aos gastos mensais do primeiro mês. A esses dois valores, acrescenta-se ainda um outro número, o capital de giro: R$ 4.000. Com isso, temos um custo geral total para abrir a empresa de R$ 19.660.


Esse

valor

será

levantado

de

forma

essencialmente

privada,

com

investimento pessoa igualitário por parte de cada sócio, sendo que cada um dos quatro contribuirá com o valor de R$ 4.915, a ser depositado na conta corrente da PLWF. Nossa intenção inicial é começar a operação da empresa com, no mínimo, sete clientes, pactuados por um período mínimo de três meses, o que garantiria uma receita aproximada de R$ 6000/mensais – o suficiente para cobrir os gastos do mês e garantir uma renda mensal, ainda que limitada, para os acionistas. A partir deste trabalho, poderemos montar um portfólio que nos permita ampliar a carta de clientes e vender nosso serviço a empresas de porte maior.

Profile for Paulo Egidio

PLANO DE NEGÓCIOS: PLWF COMUNICAÇÃO  

Esta Plano de Negócios trata da criação da empresa PLWF Assessoria, empreendimento do ramo de assessoria de comunicação com ênfase em redes...

PLANO DE NEGÓCIOS: PLWF COMUNICAÇÃO  

Esta Plano de Negócios trata da criação da empresa PLWF Assessoria, empreendimento do ramo de assessoria de comunicação com ênfase em redes...

Profile for paulog06
Advertisement